terça-feira, 31 de março de 2020

Rally: votação popular premia temporada de Reinaldo Varela


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Tricampeão mundial de Rally Cross-Country, melhor piloto do Rally Dakar na soma dos três últimos anos e oitavo título do Sertões (dessa vez na categoria UTV Pro Over). E isso aos 60 anos de idade. Para coroar uma temporada na qual enfrentou as principais provas do off-road mundial com resultados excepcionais, Reinaldo Varela foi o vencedor do “Guidão de Ouro”, premiação que utiliza voto popular para a escolha dos melhores competidores do ano. Varela foi apontado como o melhor piloto em 2019 na categoria UTV na eleição promovida pela tradicional revista Dirty Action, especializada em competições fora de estrada.

“Foi incrível ver meu trabalho reconhecido pela votação popular. Ou seja, os fãs do esporte e praticantes do fora de estrada me escolheram como o melhor piloto da temporada. É uma grande alegria que divido com minha família, com a nossa equipe Monster Energy Varela Can-Am, e em especial com meu parceiro e navegador Gustavo Gugelmin – um craque que tenho ao meu lado. Sem eles eu jamais teria conquistado o que consegui no ano passado. Obrigado a todos que votaram em mim”, comemorou Reinaldo Varela, que ao longo da carreira somou nada menos que 36 títulos nacionais e internacionais, sendo o único tricampeão mundial do País.

Guidão de Ouro: votação pública elege Eric Granado como melhor piloto de 2019


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

O piloto Eric Granado foi o vencedor do “Guidão de Ouro”, premiação que utiliza voto popular para a escolha dos melhores competidores da temporada. O tricampeão brasileiro de Superbike e representante do país no Mundial de Moto-E foi apontado pelos fãs do esporte como o melhor piloto na categoria Motovelocidade em 2019, conforme anúncio do site da revista Motoaction, que realiza o pleito desde 2005. A versão impressa da publicação chega às bancas e aos assinantes a partir do próximo dia cinco de abril.

Este é o terceiro “Guidão de Ouro” consecutivo conquistado por Granado, que também foi apontado pelo público como melhor piloto de motociclismo do País nos pleitos relativos a 2017 e 2018. 

“Gostaria de agradecer muito a todos que fizeram parte desse prêmio, e também à revista Motoaction. Me sinto privilegiado de ser referência aqui no Brasil, como melhor piloto brasileiro pela votação do público. Isso não seria possível sem o apoio de todo o meu staff, tanto da equipe Honda aqui no Brasil quanto da equipe Avintia no Mundial”, resumiu Granado.

“O ano de 2019 foi incrível. Venci novamente o Superbike e também fechei o ano com chave de ouro no Mundial. Este ano estou como um dos favoritos no Mundial, algo inédito para o nosso país. Então estou muito contente e esse prêmio me dá mais ânimo ainda pra continuar me dedicando e representando o Brasil e meus patrocinadores da melhor forma. Obrigado a todos!”, disse Granado, que venceu as duas últimas etapas do Mundial e com isso terminou a temporada de 2019 em alta.

AV: Turismo Nacional lança campeonato virtual


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Enquanto seguem as indefinições sobre o retorno das atividades automobilísticas, os amantes da velocidade ganham mais uma opção para encarar a quarentena e matar as saudades. A categoria brasileira dos carros 1.6 está lançando o Turismo Nacional AV, que contará com a galera acostumada aos simuladores e os pilotos que aceleram nas pistas do Brasil.

O campeonato terá as mesmas divisões de categoria das pistas – Classe Super, Classe 1 A e 1B – que serão definidos de acordo com os tempos de volta dos pilotos ao longo dos dez dias de seletiva, de 1º  a 10 de abril.. Os pilotos incluídos na Classe Super iniciam o campeonato dia 13 de abril, enquanto a Classe 1 terá inicio em 20 de abril. Todas as etapas serão realizadas às segundas-feiras, 20 horas, com quatro corridas por classe e a mesma pontuação do campeonato real.

“Queremos atrair o público do virtual e aproximá-los ainda mais do mundo real. Além da disputa que vai existir, todos terão a oportunidade de aprender um pouco mais sobre os ajustes dos carros dentro da equalização que é a marca da Turismo Nacional”, afirma Angelo Correa, CEO da Turismo Nacional.

Guidão de Ouro: Honda Racing domina edição 2020 do tradicional prêmio


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A Honda Racing é a grande vitoriosa do Guidão de Ouro 2020, com nove troféus. A premiação, promovida pela Adrenal Editora, responsável pelas revistas Dirt Action, Motoaction e Bike Action, elegeu por votação popular online os melhores pilotos, eventos e produtos da temporada 2019. O esquadrão vermelho faturou todas as categorias relacionadas às competições de moto.


Pelo terceiro ano consecutivo, a equipe Honda Racing foi escolhida como a melhor do Motocross. Atual bicampeão brasileiro da MX1 e da Elite MX, Jetro Salazar venceu como melhor piloto. “Estou muito feliz com essa notícia, em um momento tão complicado por qual estamos passando por conta do coronavírus. É o segundo ano que recebo este prêmio – o outro foi pela temporada de 2016 –, que é muito significativo no meio. Sempre que a gente termina bem o campeonato, a chance de ganhar aumenta. Agradeço a todos que votaram”, ressalta Salazar. A motocicleta CRF 250R também recebeu o maior número de votos na categoria Motocross.

Primeira vez eleito o melhor piloto off-road, Bissinho Zavatti, tetracampeão do Rally dos Sertões e bicampeão brasileiro de Rally Cross-Country, na classe Brasil, superou adversários de peso como Jean Azevedo, Tunico Maciel e Bruno Crivilin. “Disputei com grandes nomes do motociclismo off-road e receber todo esse carinho do público é uma imensa conquista na minha carreira. Fico muito grato pelo reconhecimento, sinal de que estou no caminho certo”, comenta, emocionado, Zavatti. O modelo CRF 250F utilizado por ele venceu a categoria motocicleta nacional. “O público se identifica muito comigo por usar essa moto, que nos impressiona a cada competição”, completa.
 

sexta-feira, 27 de março de 2020

Kart: Guki Toniolo é líder pela Cadete na disputa do Troféu Kart Motor 2020


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

No momento atual, algumas notícias soam como um certo acalento em meio a tantas outras preocupantes devido a pandemia do Covid-19. Os eventos esportivos estão todos suspensos até que o surto seja contido, mas em breve, se cada um fizer a sua parte, estaremos novamente retomando as atividades normais em todos os setores. E que assim, seja.

Enquanto isso, o piloto gaúcho Guki Toniolo, que está isolado na residência com a família em Bento Gonçalves-RS, mas mantem exercícios de condicionamento físico, recebeu com entusiasmo a informação sobre a liderança na disputa pelo Troféu Kart Motor. O maior site do kartismo brasileiro, em parceria com a fabricante de troféus Zanoello irá premiar os melhores pilotos da temporada 2020. De acordo com o regulamento o critério para a premiação será a pontuação que os pilotos devem somar em eventos nacionais e estaduais.

Campeão da primeira etapa da Copa SPR Light de Kart, certame estadual catarinense que está entre os eventos de escore do Troféu Kart Motor, realizada no início de março, Guki Toniolo lidera a categoria Cadete com 19,8 pontos. “Fiquei muito feliz em saber que a minha primeira vitória do ano me colocou na liderança do prêmio. Esta notícia, junto com o apoio do grupo DVA como novo patrocinador, me motivam ainda mais. Não será nada fácil porque os concorrentes são bons, mas vou me esforçar e fazer o meu melhor”, comentou Guki Toniolo.

sexta-feira, 20 de março de 2020

Kartismo: Bruno Biondo vence a primeira na F4 Akasp 2020


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Atual campeão da categoria, o piloto Bruno Biondo (Urbi) estabeleceu a volta mais rápida e venceu a terceira etapa da F-4 da Associação de Kart Amador de São Paulo (Akasp), realizada na quarta-feira (18/3). Com a segunda colocação no Kartódromo Granja Viana, em Cotia (SP), Alberto Otazú Otazú (Pailler Racing/Bianchi Automóveis/Cardoso Funilaria e Pintura/No Fire Services/Speed Truck/Rolley Ball/AVSP) assumiu a liderança (87 pontos) do campeonato ao lado de seu companheiro Hélio Bianchi. Terceiro colocado, Rogério Cebola é o vice-líder (82) em dupla com Otazú, enquanto Biondo e Emílio Di Bisceglie sustentam o terceiro posto, com 79 pontos.

“Fiquei contente com a segunda colocação, pois acabei correndo com nove quilos a mais do que o Bruno (Biondo), e não tinha como acompanhar o ritmo dele. Então optei por economizar pneus para as próximas etapas, para o meu companheiro de equipe tentar segurar a liderança na próxima etapa”, comentou Otazú, que por correr em dupla com dois pilotos – a exemplo do Bruno -, ocupa as duas primeiras posições do campeonato. No certame da Akasp, o kart vencedor larga com cinco quilos a mais na etapa seguinte.

Logo na segunda volta da prova os pilotos Luiz Reche, Alexandre Albino, Arnaldo Biondo e Giovani Bondança se tocaram e rodaram, deixando de disputar as posições dianteiras. Melhor para Rogério Cebola, Heraldo Brasil e Luiz Sérgio Gonçalves, que andaram juntos na melhor disputa da competição durante as 33 voltas, com a terceira posição ficando em definitivo para Cebola apenas na última volta, com vantagem de 0s161 sobre Luiz Sérgio. Brasil, que chegou a andar em terceiro, recebeu a bandeirada em quinto, mas com boa folga sobre Emerson Rildo.

Piloto Alex Chicati está confirmado no Rally Ecológico 2020





CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil


Restam poucas vagas para o 12º Rally Ecológico – competição de rali de regularidade que, após comunicado oficial da CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo, teve a data adiada por conta da pandemia do Coronavírus – Covid 19 (até então, a prova seria realizada no dia 04 de abril). Até o momento 68 veículos estão inscritos, sendo 100 o limite para o grid. A largada acontecerá no Parque Tia Nair, em Cuiabá (MT) com chegada na Marina do Altayr, no paradisíaco Lago de Manso (MT). 

Organizado pela Cronorally, o evento é formado pelas categorias Carros 4x4 (Máster, Turismo e Expedition), Motos (Máster, Turismo e Over 40), Big Trail (destinada às motos com mais potência e peso). E, quem já confirmou presença no Rally Ecológico 2020 foi o piloto Alex Chicati – campeão mato-grossense na categoria Turismo de Velocidade na Terra; ele se inscreveu na categoria 4x4 Expedition e estará com a família a bordo de um Jeep Compass. 

“Participei outras duas vezes de provas de rali de regularidade (já tem alguns anos) e, agora, competirei junto do meu filho, que será meu navegador”, disse o piloto, admitindo ainda estar aprendendo as técnicas do off-road. “Sem dúvida, será um aprendizado diferente. Nas corridas em circuitos fechados, ainda que você não conheça a pista, na terceira volta já é possível fazer uma curva sem olhar; basta memorizar a pista e as marchas a serem usadas, as freadas etc., mas no rali não! É apenas uma volta e desconhecemos os obstáculos que haverá pela frente (um rio, uma valeta, uma serra, enfim) e, ainda temos que obedecer a média de velocidade estabelecida pelo diretor de prova. Sem dúvida, é uma modalidade que exige bem mais do piloto”, detalhou Chicati.

terça-feira, 17 de março de 2020

Full Time e Texaco renovam pela 7ª temporada seguida e seguem com Piquet pelo 3º ano na Stock Car


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A pandemia do coronavírus segue interferindo na rotina das pessoas e eventos em todo o mundo. Com o adiamento da primeira e da segunda etapas da Stock Car, inicialmente marcadas para o dia 29 deste mês em Goiânia (GO) e 12 de abril no Velopark (RS), a equipe Full Time Sports segue atenta às medidas de prevenção e cuidados com seus colaboradores, mantendo apenas as atividades essenciais na oficina em Vinhedo (SP) e trabalhando no desenvolvimento do novo Corolla, que fará sua estreia na principal categoria do país.

No último fim de semana, o time comandado por Maurício Ferreira divulgou o novo layout do Stock Car #33, pilotado por Nelson Piquet Jr. A equipe renovou pelo sétimo ano consecutivo o patrocínio da Texaco, uma tradicional incentivadora do esporte automotor no mundo e que há mais de 100 anos atua no Brasil na fabricação e comercialização de lubrificantes e graxas automotivos e industriais.
Já Piquet fará sua terceira temporada completa na Stock Car, todas com a Full Time. Nos dois anos anteriores, o piloto subiu quatro vezes ao pódio. Também tem uma pole na categoria, quando correu como convidado na Corrida de Duplas de 2015.

A temporada 2020 também será especial com a chegada da Toyota Gazoo Racing ao Brasil. A Full Time Sports, que completa 16 anos nas pistas, foi um dos times escolhidos pela montadora e terá quatro Corollas no grid.

“Aprendemos muito nas duas últimas temporadas. Ainda não alcançamos o patamar que esperamos, a Stock Car é uma categoria extremamente competitiva, mas vamos seguir trabalhando para que os resultados sejam melhores este ano. Será uma temporada de mudanças, um carro novo, a chegada da Toyota, mas, sem dúvida, essa continuidade com a equipe e a Texaco serão um ponto positivo a nosso favor”, comentou Piquet.

Kartismo: F4 Akasp tem continuidade nesta quarta-feira


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

O mais longo campeonato do kartismo vai ter continuidade na noite desta quarta-feira (18/3) no Kartódromo Granja Viana, em Cotia (SP). A terceira das 40 etapas da F-4 da Associação de Kart Amador de São Paulo (Akasp) começa com a liderança de Otávio Lotfi, com 58 pontos, apenas um de vantagem sobre a dupla Alberto Otazú/Hélio Bianchi, e dois sobre a dupla Alberto Otazú/Rogério Cebola.

“Como o Otávio (Lotfi) corre sozinho, ele se beneficiou de sua constância nas primeiras posições para assumir a ponta, mas estamos por perto para ‘roubar’ esta liderança”, comentou Alberto Otazú Otazú (Pailler Racing/Bianchi Automóveis/Cardoso Funilaria e Pintura/No Fire Services/Speed Truck/Rolley Ball/AVSP), vencedor das duas etapas, mas cada um com o kart de dupla diferente.
Com a inversão da metade dos ponteiros da etapa anterior para a formação do grid do terceiro encontro, um dos pilotos da dupla Heraldo Brasil/Saint Clair sairá da pole position, seguido de Rogério Cebola, Luiz Reche/André Relvas, Emílio Di Bisceglie/Bruno Biondo, Otávio Lotfi e Alberto Otazú, fechando os seis primeiros.

O campeonato da Akasp é composto por cinco turnos, com oito etapas cada. A decisão do certame sempre fica para o turno final, que começa com a pontuação recalculada depois das bonificações ao fim das 32 primeiras etapas. O certame de F-4 é disputado com karts Mega dos próprios pilotos, mas acertos de chassi fixos, equipados com motor Honda GX 390, de 18 hp, equalizados e sorteados pela MFS Racing. A novidade desta temporada é a utilização dos pneus Lecont.

Kart: Guki Toniolo comemora novo patrocinador e vitória na abertura do SPR Light de Kart


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

O último final de semana foi mais que especial para o piloto Guki Toniolo. A notícia do contrato fechado com o grupo catarinense DVA embalou as disputas da etapa de abertura da Copa SPR Light de kart, realizada no sábado (14), no kartódromo Beto Carrero, em Penha, litoral de Santa e Catarina.

“O apoio de um grupo forte, do segmento automotivo como a DVA motivou a todos nós. Esta parceria irá ajudar a nossa equipe a atingir o objetivo de buscar a excelência nas pistas, e consequentemente, vitórias”, comentou Gustavo Toniolo, pai de Guki.

 “Nós sempre acreditamos na importância da inserção das crianças no esporte. Podermos contribuir e dar este suporte nos deixa muito felizes. Ainda mais para um jovem talento do automobilismo, como o Guki, que em tão pouco tempo nas pistas já conquistou tantos resultados surpreendentes”, comentou Paulo Toniolo Júnior, diretor do Grupo DVA.

E a primeira vitória do ano foi conquistada. Durante os treinos Guki Toniolo ficou entre os cinco primeiros colocados e marcou o terceiro melhor tempo na tomada. Com disputas acirradas entre os ponteiros Guki conquistou o segundo lugar na primeira bateria e alcançou a vitória na segunda. A soma dos pontos colocou o piloto gaúcho no lugar de honra no podium da categoria Cadete.

Kart: Chassi quebrado prejudica rendimento de Alfredinho Ibiapina na etapa de abertura da Copa SPR Light


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Realizada nos dias 13 e 14 de março, no kartódromo Beto Carrero, em Penha-SC, a 1ª etapa da Copa SPR Light de Kart foi de muito trabalho para a equipe A8 Racing e o piloto curitibano Alfredinho Ibiapina (Orcali). Diante das últimas atuações nas competições de kart do início da temporada pela Júnior Menor, parecia estranho o rendimento do piloto durante os treinos livres e no classificatório. Vários ajustes foram feitos, mas o tempo de volta não melhorava.

“Eu fiz o 4º tempo na tomada e na primeira bateria o Kart não rendia de jeito nenhum. Ainda bem que eu consegui pelo menos defender a posição, mas não deu para avançar. Na segunda prova, depois que a equipe descobriu que o chassi estava quebrado e concertaram, eu pude entrar melhor na disputa, mas o kart ainda não ficou 100%. Terminei em 3º lugar e foi esta a minha posição no pódio”, contou Alfredinho Ibiapina, que agradeceu o empenho de Jefferson Neves e Jonas Milan, da equipe A8 Racing.

Di Grassi arrecada fundos para combater coronavírus


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

O piloto brasileiro Lucas Di Grassi colocou em ação um plano para auxiliar as autoridades a combater o coronavírus no Brasil. O campeão mundial de Fórmula E criou um crowdfunding (a tradicional “vaquinha”) para direcionar recursos que podem ajudar na mitigação do problema, inicialmente na cidade de São Paulo, a mais populosa do país. “A ideia é usar este dinheiro para comprar álcool gel e distribuir para as pessoas em locais onde pode haver alto índice de contaminação. Por exemplo, nos pontos de ônibus logo depois que o passageiro desembarca.

 Assim, podemos atender também às pessoas de renda mais baixa, que estão mais desprotegidas”, diz ele. Embaixador da ONU para o meio ambiente, Lucas agora se dedica a outra causa, algo que tem sido uma marca de seu trabalho fora das pistas. “Eu acredito que todos devemos ter consciência de que juntos podemos fazer muita coisa para ajudar em várias frentes e problemas que a sociedade enfrenta hoje. Essa é só uma das mais urgentes delas”, resumiu o piloto brasileiro.

A meta da campanha é arrecadar R$ 150 mil. As doações estão sendo realizadas atrás deste link do site vakinha.com.br.

Fonte: Imprensa Lucas Di Grassi

Moto-E: Granado encerra testes "com sensação de dever cumprido"


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

O brasileiro Eric Granado saiu satisfeito dos três dias de testes oficiais do Mundial de Moto-E, realizados em Jerez de la Frontera, na Espanha. O piloto da equipe Avintia Racing foi o mais veloz nos dois primeiros dias e terminou o último deles no segundo lugar, em um desempenho prejudicado por problemas na parte traseira da moto. O melhor piloto do terceiro dia foi o italiano Matteo Ferrari, atual campeão da categoria.

Os testes foram realizados de terça a quinta-feira da semana passada. Único representante do Brasil no campeonato, Granado imediatamente retornou ao país visando sua preparação para o Campeonato Brasileiro de Superbike, do qual é o atual tricampeão. Já o Mundial de Moto-E terá início no dia três de maio, também em Jerez de la Frontera.

“Estes três dias foram no geral muito bons, por que pudemos fazer vários testes que são impossíveis de realizar durante as etapas oficiais”, comentou o brasileiro da Avintia Racing. “No último dia tivemos um problema na traseira da moto, que nos roubou desempenho, mas vamos trabalhar para resolver isso até os próximos testes. O importante é que conseguimos ser competitivos. Lideramos os dois primeiros dias e chegamos ao final dos testes bastante motivados. E voltamos pra casa com a sensação de dever cumprido, mas certos de que ainda temos no que melhorar”, finalizou o jovem piloto de 23 anos, vencedor das duas últimas etapas do Mundial de 2019.

Brasileiro de Rally de Velocidade: Mineiro Victor Corrêa abandona na estreia


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Nem de longe a dupla formada pelo mineiro Victor Corrêa e o catarinense Maicol Souza esperava a estreia que tiveram na abertura do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade. O Rally de Pomerode, realizado no último sábado (14/03) em Santa Catarina durou apenas meia hora para o Peugeot da equipe Unifenas/RT One Rally.

“Situação muito chata, mas o esporte a motor é assim. Tivemos a junta do cabeçote queimada ainda na primeira Especial e fomos obrigados a abandonar”, comentou o piloto de Alfenas, sul de Minas Gerais.

Voltando ao rali um ano após conquistar o título de campeão brasileiro na categoria RC5 ao lado de Victor Corrêa, o navegador também se mostrou bastante frustrado. “É uma pena. Depois da preparação e expectativa foi uma ducha de água fria. Agora precisamos nos levantar para entrar na próxima etapa com foco total na vitória”, planeja Maicol Souza.

Igor Fraga é o mais novo membro da Red Bull Junior Team


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

O jovem mineiro Igor Fraga, 21 anos, é daqueles atletas que nasceram para surpreender os fãs do esporte. Depois de vencer o primeiro Mundial do famoso game Gran Turismo, único campeonato virtual homologado pela FIA (entidade máxima do automobilismo), e de fazer o mesmo no McLaren Shadow, campeonato realizado pela equipe britânica de F1, Fraga agora entra no círculo dos aspirantes à categoria maior do esporte a motor. Nesta segunda-feira (16), o piloto de Ipatinga foi anunciado como o novo membro da Red Bull Junior Team, academia da equipe de Fórmula 1 que já levou nomes como o tetracampeão Sebastian Vettel até a categoria máxima.

A conquista da vaga na academia veio após outro feito: Fraga venceu em fevereiro a tradicional Toyota Racing Series, campeonato disputado anualmente na Nova Zelândia com a participação de vários expoentes da nova geração do esporte mundial. Defendendo a equipe M2 Competitions, o jovem mineiro conquistou nove pódios, quatro vitórias, três poles e três melhores voltas nas 15 corridas. Fraga foi o primeiro brasileiro as vencer o torneio.

Logo após tornar-se campeão, em fevereiro, e também por sua carreira anterior, Igor foi convidado para integrar a equipe júnior da Red Bull pelo Dr. Helmut Marko, responsável pelo projeto. "Eu estou muito feliz pelo reconhecimento do meu trabalho”, comentou Fraga. “Realmente foi uma longa caminhada até a conquista do título do Toyota Racing Series. Para mim as coisas nunca foram fáceis, então eu dou um valor muito especial a cada conquista. Ingressar no programa da Red Bull certamente é uma das mais importantes. Somente jovens de grande potencial estão lá. É uma oportunidade mágica e vou me empenhar mais do que nunca para aproveitar ao máximo”, completou o brasileiro.

ZM fecha parceria para Copa HB20 com o piloto Raphael Abbate


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

 Aproveitando a identificação do público com a Copa HB20 para promover a marca juntamente ao público dono do carro, a ZM fechou parceria na sexta-feira dia 13, com o piloto da competição e campeão da temporada 2019, Raphael Abbate.

Iniciada em 2019, a Copa HB20 atrai a atenção e a admiração do público, que se identifica ao ver um carro visto comumente na rua, participando de corridas.

O modelo usado, o HB20 R Spec possui motor 1.6L e câmbio manual de seis marchas, produzidos igualmente em lote único na fábrica da Hyundai na cidade de Piracicaba, interior de São Paulo. No modelo preparado para a corrida, o motor ganha 20% de potência a mais que o modelo comum, podendo alcançar até 160cv, o que transferindo para a velocidade, pode fazer o veículo ultrapassar os 200km/h em pistas com grandes retas.

Motobatt anuncia nova parceria com o piloto Leandro Mello


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

 Referência do motociclismo brasileiro e mundial, o piloto Leandro Mello acaba de fechar parceria com a marca de baterias Motobatt

Leandro é conhecido e respeitado no mundo do motociclismo, pois, além de pilotar, atua como jornalista de testes em diversas mídias especializadas, entre elas o programa Auto Esporte, da Rede Globo e como editor da revista Duas Rodas.

Toda a experiência adquirida em cima de duas rodas o credenciou a compartilhar o seu conhecimento.  Leandro realiza trabalhos como piloto de testes, promove eventos e ministra cursos e palestras com foco em segurança no trânsito, motivação profissional e conhecimentos gerais sobre motocicleta.

Os números que Leandro Mello alcançou na carreira esportiva fazem referência, especialmente a dois fatores: o dom de pilotar e a escolha pelos melhores equipamentos. Não por acaso fechou parceria com Motobatt, marca de baterias americana que é sucesso de vendas em mais de 87 países. “Eu me orgulho em representar só marcas em que acredito plenamente na qualidade e performance. Muito diferente de questões comerciais, o primeiro ponto para fechar parceria é querer usar o produto por vontade própria. Por isso escolhi a Motobatt como todos outros parceiros”, esclarece Leandro Mello. O piloto destaca ainda algumas vantagens em utilizar uma bateria Motobatt. “Durabilidade realmente faz diferença. Fora isso, eu tenho oficina e trabalhamos por muitos anos com várias marcas diferentes. A única que nunca deu problema e necessidade de acionar garantia foi a Motobatt”, revela.

quarta-feira, 11 de março de 2020

Moto2: Tetsuta Nagashima conquista a vitória na primeira corrida do ano

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

O piloto japonês Tetsuta Nagashima começou a temporada 2020 da Moto2 da melhor maneira possível, conquistando a vitória na primeira corrida do ano, o fantástico GP do Qatar, nas últimas voltas. Com isso, ele tornou-se o sétimo piloto diferente a vencer uma corrida da Moto2 na era com motores Triumph, iniciado na temporada 2019. Nagashima saiu do 14º lugar no grid para finalmente cruzar a bandeira quadriculada após 20 duras voltas. Neste ano, a Triumph novamente é fornecedora exclusiva de motores do Campeonato Mundial de Moto2 da Federação Internacional de Motociclismo (FIM), com seus motores de três cilindros de 765 cc que redefiniram a categoria em 2019. 

Após intensos testes de pré-temporada, a expectativa é de uma competição ainda mais acirrada neste ano, e o GP do Qatar não decepcionou. Joe Roberts tornou-se o primeiro piloto americano em uma década a conquistar a pole position de um GP da Moto2, após um empate sem precedentes, com o italiano Luca Marini marcando exatamente o mesmo tempo que Roberts, inclusive no milésimo de segundo. Com Marini no segundo posto do grid, por conta do tempo da sua segunda volta mais rápida, Joe Roberts conseguiu sua primeira pole position na Moto2.

Marini e outro italiano, o piloto Enea Bastianini, se afastaram dos demais no início da corrida, seguidos somente por Roberts e Lorenzo Baldassarri, também da Itália, vencedor do GP do Qatar da Moto2 no ano passado. Apenas 1,5 segundo dividiam os oito primeiros pilotos. Um piloto que não chegou imediatamente no pelotão da frente foi Nagashima, que começou em 14º no grid, mas realizou uma pilotagem superlativa, especialmente nas voltas finais, ultrapassando um concorrente após o outro. Depois de uma confusão na última volta entre Marini, que liderou metade da corrida, com o britânico Jake Dixon, foi Nagashima quem subiu ao degrau mais alto do pódio com apenas 1,347 segundo à frente de Baldassarri, Bastianini e do herói norte-americano Roberts.

Campeonato RKC de Kart realiza segunda etapa em Interlagos



CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

O mais tradicional campeonato de kart sediado no Kartódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), vai realizar a sua segunda etapa de 2020 neste sábado (14/3). A perspectiva é que esta 10ª temporada do RKC Rental Kart seja uma das mais equilibradas, e isto poderá ser conferido nas disputas das três categorias. Depois das provas de abertura do certame, Alexandre Porche (ABC Automóveis) lidera a Light, enquanto Alberto Otazú (AVSP/Bianchi Automóveis/Cardoso Funilaria e Pintura/No Fire Services/Pailler Racing/Rolley Ball/Speed Truck) é o líder na Stock e na novíssima Challenge.

Entre os pilotos da categoria de entrada Alexandre Porche começou bem, largando da pole position e vencendo, mas sempre perseguido por Marcelo Costa, autor da volta mais rápida. Em terceiro terminou Hélio Matias, seguido de Thiago Meirelles, Miguel Sacramento e Elvis Lima, completando os seis do pódio da Light.

Na categoria dos pilotos mais experientes Alberto Otazú partiu da primeira posição, estabeleceu a melhor passagem e venceu. Mas ele não teve facilidade, pois foi sempre pressionado pelo campeão de 2018, Fábio PL, que chegou em segundo. Em terceiro ficou Henrique Luis Lemos, adiante de Eduardo Fiaminghi, Leonardo Ferreira e Geison Granelli. O atual campeão da Stock Fábio Cunha teve que abandonar com o kart quebrado e ficou apenas na 11ª posição do campeonato.

A grande novidade desta 10ª temporada do RKC Rantal Kart é a categoria Challenge, que em sua estreia teve Nelson Reple largando da posição de honra. No entanto, a melhor volta e a vitória ficaram com Alberto Otazú, na prova mais disputada do evento, com Reple recebendo a bandeirada em segundo. Completando os seis primeiros vieram o atual campeão da categoria Truck, Andrez Velasco, seguido de Cayto Grotkowsky, Marcelo Costa e Fábio PL.
Novos desafios

Em constante evolução, Guki Toniolo marca os primeiros pontos na Copa São Paulo de Kart


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Com pouco mais de 10 meses no kartismo brasileiro, o piloto gaúcho Guki Toniolo conquistou alguns resultados expressivos na categoria Cadete. Foi o 5º colocado no Sul-brasileiro, campeão da Copa Centro Serra Gaúcha e 4º lugar no Campeonato gaúcho. Focado em desenvolver as habilidades no esporte pelo qual é apaixonado ele enfrentou ainda o desafio de participar do Campeonato Sul-americano, Brasileiro e da Copa Brasil de Kart em 2019, mesmo com pouca experiência.

Em 2020, a agenda de Guki Toniolo está tomada pelas maiores e mais importantes competições do país. Na 2ª etapa da Copa São Paulo Light encerrada no último sábado, no kartódromo de Interlagos, o piloto do kart numeral 22 conquistou os três primeiros pontos com o 8º lugar na classificação, entre os 19 concorrentes na disputa. Esta será a primeira temporada completa de Guki Toniolo na competição paulista, que terá oito etapas em Interlagos e uma em Birigui. Em 2019 ele participou apenas da última rodada.

Moto-E: Granado abre a pré-temporada em primeiro nos testes oficiais


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

O brasileiro Eric Granado abriu os testes oficiais de pré-temporada do Mundial de Moto-E mostrando o que exibiu nas duas últimas corridas de 2019: forte ritmo e muito comprometimento com o trabalho da equipe Avintia Racing. O jovem brasileiro de 23 anos, que venceu as duas provas finais do ano passado, foi o mais rápido no primeiro dia de testes em Jerez de la Frontera (Espanha) superando o atual campeão, Matteo Ferrari (Itália, equipe Trentini), por apenas 0s084. Os testes prosseguem nesta quarta e quinta-feira.

Equipes e pilotos do Mundial focaram na adaptação das novidades incorporadas na moto Energica Ego Corsa. “São elementos que visam melhorar a estabilidade nas curvas e otimizar o desempenho da bateria, além de tornar as retomadas e largadas ainda mais impressionantes, por que a Energica já possui uma força incrível nessas situações, justamente por ser uma moto elétrica”, explicou Granado, terceiro colocado em 2019, melhor posição de um piloto brasileiro em um campeonato de nível mundial em toda a história.

No primeiro dos três dias, os pilotos puderam experimentar a nova configuração do garfo de suspensão dianteira fornecido pela especialista Ohlins, além de pneus Michelin de compostos novos na traseira e dianteira da moto. Outra novidade foi uma entrada de ar que visa refrigerar as baterias, melhorando tanto o desempenho em ritmo de competição quanto a velocidade da recarga.

Kart: TOP 3 no Paulista Light, Alfredinho Ibiapina se prepara para a abertura do SPR de Kart


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A temporada 2020 no kartismo brasileiro começou em grande estilo para o piloto curitibano Alfredinho Ibiapina. Destaque no Troféu Ayrton Senna, em janeiro, no kartódromo de Birigui, palco do Brasileiro e Mundial de Kart deste ano, o piloto estreou, no último sábado, um novo equipamento durante a 2ª etapa da Copa São Paulo Light e conquistou um lugar no pódio pela categoria Júnior Menor.

Com grid formado por 27 pilotos em Interlagos, Alfredinho Ibiapina largou do 5º lugar e terminou as duas baterias da Copa São Paulo Light em 3º.  “Foi uma etapa boa. Estou me adaptando ao novo kart, à nova categoria, e a minha equipe está satisfeita com o meu desempenho até agora. No ano passado tivemos grandes disputas, neste ano queremos pelo menos um título, estamos determinados, focados e se Deus quiser, vamos conseguir”, comentou Alfredinho Ibiapina.

O descanso foi somente no domingo. A semana começou forte com reposição de aulas e provas escolares. A partir de quinta-feira os treinos livres serão no kartódromo do Beto Carrero, em Penha-SC. Na sexta-feira, depois de quatro treinos oficiais, será realizada a tomada de tempos que definirá o grid de largada das corridas de abertura da 5ª edição da Copa SPR Light de Kart, no sábado.

Copa HB20 conclui treinos pré-temporada em Interlagos


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A Copa HB20 realizou nesta segunda-feira (9) em Interlagos seu último dia de pré-temporada visando a temporada 2020, que começa nos dias 4 5 de abril no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina (PR). A maioria dos 31 pilotos confirmados no grid pôde e fez questão de participar da sessão - uns para desenferrujar, outros para aprender cada vez mais.

Por conta da presença de um bom número de estreantes (dez, sendo quatro duplas), as sessões foram divididas em duas: clínica para os estreantes e treino livre para os mais experientes. Nas clínicas, os estreantes davam uma volta acompanhados por um dos consultores (Pedro Pimenta e Fabiano Cardoso) para tirar as dúvidas e depois aplicá-las na prática.

"Para a gente que está estreando na categoria, a clínica é algo muito importante - algo que poucos campeonatos fazem. Isso faz com que a gente não chegue tão cru na primeira etapa", comentaram os irmãos Fábio e Luis Albuquerque, que revezarão no volante ao lado do pai, Lula Albuquerque. "A gente aproveitou para treinar bastante, pois nosso pai é bastante competitivo e quando ele ver a gente andando bem, não vai aceitar ficar atrás", brincou a dupla.

Kartismo: Alberto Otazú vence a segunda consecutiva da F4 Akasp


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

O piloto Alberto Otazú (Pailler Racing/Bianchi Automóveis/Cardoso Funilaria e Pintura/No Fire Services/Speed Truck/Rolley Ball/AVSP) começou com força total no longo campeonato de F-4 da Associação de Kart Amador de São Paulo (Akasp). Menos de uma semana após vitória na abertura do certame, ele venceu ontem (09/3) a segunda etapa de forma dominante, liderando de ponta a ponta e ainda estabelecendo a volta mais rápida. Na segunda posição, 12s788 atrás terminou Otávio Lotfi, que assumiu a liderança isolada do torneio. Otazú ocupa a segunda e terceira posições, ao lado de Hélio Bianchi e Rogério Cebola, respectivamente.

“Estou feliz por vencer a segunda etapa seguida, com karts diferentes e manter a minha invencibilidade em 2020. Agradeço e dedico esta vitória ao dono do kart desta vez e meu parceiro Hélio Bianchi”, comemorou Otazú, que no ano passado foi vice-campeão da categoria justamente ao lado de Bianchi.

Logo na largada Alberto Otazú saiu na frente, mas na primeira curva levou um toque de Otávio Lotfi, que espalhou e perdeu várias posições. Enquanto Otazú ia abrindo vantagem na frente, Lotfi ia fazendo voltas rápidas e recuperando posições, até ultrapassar Emílio Di Bisceglie e assumir a vice-liderança. Na 20ª volta Otazú ganhou um ponto extra pela volta mais rápida (39s841).

F-Renault Eurocup: Caio Collet inicia testes de pré-temporada na Espanha


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

O brasileiro Caio Collet, de 17 anos, viveu diretamente nos últimos dias o grande impacto que o novo coronavírus vem causando mundialmente. Ao lado de outros pilotos do Renault Sport Academy (Christian Lundgaard e Hadrien David) e do diretor do programa Mia Sharizman, o brasileiro ficou em quarentena em um hotel na ilha de Tenerife, na Espanha, onde participava de atividades para o início da temporada 2020.

Hóspedes do hotel foram diagnosticados com o novo vírus, o que provocou a quarentena dos demais hóspedes e funcionários. Collet, que estava no hotel desde o dia 20 de fevereiro, felizmente não apresentou nenhum sintoma da doença e foi liberado nesta terça-feira, dia 10.

O piloto seguiu direto para Valência, também na Espanha, onde inicia na quarta e quinta-feira (11 e 12) os testes da pré-temporada da Fórmula Renault Eurocup.

“Ficamos no hotel desde o dia 20 de fevereiro, mas felizmente não tivemos nenhum sintoma, conseguimos seguir nossos treinamentos na parte física durante estes dias e agora vamos direto para Valência para os primeiros testes da pré-temporada”, contou aliviado.

Após sucesso do Pink Pig, Rodrigo Mello cria o Porsche LEGO para 2020


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Tudo começou como uma brincadeira sem pretensões que acabou tomando grandes e boas proporções. A ideia de aplicar em seu Porsche alguns dos layouts clássicos do automobilismo fez com que o apaixonado por corridas passasse a esperar ansiosamente as cores do carro de Rodrigo Mello para 2020.

Atual campeão da Porsche GT3 Cup 4.0, Mello começou a brincar com as pinturas clássicas em 2015, quando homenageou o seu ídolo Ayrton Senna ao reproduzir em sua máquina as cores da famosa Lotus preta utilizada pelo tricampeão nas temporadas de 1985 e 1986.

O retorno obtido com a homenagem foi considerado extremamente positivo pelo piloto, que planejou para 2019 uma de suas ideias mais ousadas: reviver a famosa pintura "Pink Pig", utilizada pela Porsche nas 24 Horas de Le Mans de 1971 e 2018 em seu modelo GT3 Cup 991 II. Em inglês, "Pink Pig" significa "Porco Rosa", cujo layout faz uma alusão clara e proposital ao diagrama com os cortes de carne do animal que fica exposto nas paredes dos açougues.

Além de ter se transformado no carro mais popular do grid, Mello também conseguiu repetir a história dos modelos antecessores, levando o Pink Pig ao título da GT3 Cup 4.0 em Interlagos na preliminar do GP do Brasil de F1, conquistando ainda mais fãs, uma vez que a categoria correu diante de 70 mil pessoas no Autódromo de Interlagos. Porém, junto com o título, veio o dilema: continuar ou não com o layout vencedor.

Zezinho Mugiatti, 16 anos, confirmado na Stock Light em 2020


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Em parceria com a Stock Car, a Toyota lançou no final do ano passado a última fase da Academia de Jovens Pilotos. Após três etapas que consistiram de uma série de palestras, treinamentos e avaliações, os seis pilotos que participaram foram submetidos na ocasião aos exames práticos de pista executados por uma equipe de Stock Light. O curitibano José Luiz Muggiati Neto foi o aprovado na primeira edição do projeto e nesta segunda-feira (9) foi anunciada sua participação na temporada 2020 da categoria de acesso da Stock Car.

Reunindo seis jovens kartistas de destaque no cenário nacional, a Academia de Jovens Pilotos Toyota Gazoo Racing colocou em jogo uma vaga na Stock Light – um prêmio muito cobiçado entre as novas gerações de praticantes do esporte. Mais conhecido no kartismo simplesmente como Zezinho Muggiati, ao ser escolhido o piloto de apenas 16 anos conquistou uma bolsa equivalente a 65% do montante necessário para uma temporada completa na equipe Carlos Alves Competições, Assim, Muggiati terá o experiente chefe de equipe Carlos Alves como mentor e coach nesta primeira temporada.

“Ser o piloto escolhido foi a melhor coisa que aconteceu até agora na minha carreira”, comemorou Zezinho Muggiati. “Um dos meus sonhos era andar de Stock e, claro, parte disso é competir na Light. Então mal posso acreditar que está acontecendo já em 2020!”, completou o piloto curitibano.

Alto rendimento – A iniciativa faz parte do projeto da Toyota de ingressar no automobilismo nacional de alto rendimento. A partir de 2020 a fábrica japonesa também estará no grid da Stock Car, com oito unidades do modelo Corolla, fazendo sua estreia na principal categoria do esporte a motor brasileiro, considerada uma das mais competitivas do mundo. Entre os pilotos do novo bólido japonês estão os ex-F1 Rubens Barrichello e Ricardo Zonta.

Rally Minas Brasil: disputas acirradas pelas serras de Minas Gerais


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Depois que largou, não tem mais volta... Acelerados e focados, pilotos e navegadores de diversas regiões do país marcaram presença no 3º Rally Minas Brasil – prova válida pela abertura dos campeonatos Brasileiro de Rally Cross Country e Rally Baja (somando pontos pelas primeira e segunda etapas da temporada 2020). 

O evento – organizado pela Rallymakers – foi realizado neste último final de semana (06 a 08 de março) e levou para a cidade de Patos de Minas (MG) cerca de 400 pessoas, entre competidores (e famílias), equipes de apoio e staff. No grid, foram alinhados 63 veículos entre motos, UTVs e carros. Só do município de Luiz Eduardo Magalhães (BA), vieram nove representantes acompanhados de seus parentes e alguns amigos, a exemplo do piloto de 19 anos, Matheus Broco Germiniani. “Trouxe meus pais, minha irmã e cunhado. A presença deles foi muito importante, pois é um incentivo essencial na hora de buscar um bom resultado. É legal saber que fora das trilhas, eles estão torcendo e aguardando por boas notícias”, disse Germiniani. 

O Rally Minas Brasil teve dois dias de competição, e neste domingo, as brigas pelo pódio foram ainda mais acirradas. Já com conhecimento do percurso e dos obstáculos (que foi o mesmo de sábado), os participantes estavam mais seguros para acelerar forte e buscar o menor tempo possível dentro do trecho cronometrado (127 quilômetros para motos e UTVs, e 137 quilômetros para carros). 

O segundo dia do certame, marcou uma disputa extremamente acirrada entre os três primeiros colocados da categoria Motos, que tiveram uma diferença de poucos segundos entre si. Destaque para o representante de Patos de Minas, o estreante no rali baja, o piloto Matheus Costa que, com uma Honda CRF 230 fez o tempo de 02h08min07seg, e venceu o dia com dez segundos de vantagem em cima de Francine Rossi (de São Sebastião do Paraíso, MG). E, 13 segundos depois, ocupando o terceiro lugar, veio o baiano Guilherme Bissoto (de Luiz Eduardo Magalhães, BA), com 02h08min30. 

Mundial de Moto-E: Granado participa de treinos coletivos em Jerez


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Eric Granado inicia a partir desta terça-feira (10) sua participação nos três dias de testes oficiais do Campeonato Mundial de Moto E, com os olhos das principais equipes e pilotos voltados para seu desempenho: depois da vitória nas duas últimas corridas de 2019, em Valência, o jovem de 23 anos confirmou sua condição de pretendente ao título. No ano passado, Granado terminou a competição no terceiro lugar – melhor resultado de um piloto brasileiro em campeonatos mundiais.

O testes serão realizados no traçado de Jerez de La Frontera, que fica na região da Andaluzia, Sul da Espanha. Com 4.428 metros de extensão, a pista será também palco da primeira etapa da temporada, no dia 01 de maio – daí a importância estratégica dada pelas equipes aos testes desta semana. Além disso, para 2020 a moto Energica Ego Corsa deve receber mudanças na carenagem visando aprimorar a aerodinâmica. E os pneus Michelin terão novos compostos – outro elemento que pode modificar bastante o comportamento da moto fabricada na Espanha.

Moto mais veloz - “A expectativa é que a moto fique mais veloz, tanto em curvas quanto em retas. Ao todo, daremos de 40 a 50 voltas por dia nestes testes, algo perto de 200km diários”, destaca Granado. “É uma ótima oportunidade para desenvolver a moto e explorar acertos diferentes. Nossa equipe está bem animada para trabalhar em Jerez”, conclui o piloto brasileiro.

Glauber Fontoura/Jonathan Ardigo são vice-campeões do 3º Rally Minas Brasil


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Após acelerar por 405 km, divididos em três Especiais (trechos cronometrados) por Patos de Minas, Arraial dos Afonsos, Santiago, Rio da Prata, Presidente Olegário e Trinta Paus, no interior de Minas Gerais, Glauber Fontoura/Jhonatan Ardigo #311 conquistaram pódio na abertura da temporada 2020 do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country. A dupla da FD Rally Team foi Vice-Campeã na geral do 3º Rally Minas Brasil e garantiu o 2º lugar na categoria T1 FIA Brasil, a bordo do Mitsubishi ASX Racing.

Neste domingo, os competidores tiveram 135 km do mesmo percurso do dia anterior, mas desta vez, com o piso um pouco mais seco. Fontoura/Ardigo completaram a Especial em 2h15m37s, como 2º tempo da categoria e o 4º da geral.  “Prova muito legal, bem travada e prazerosa de pilotar, um rali nota 10, mas como tivemos um problema na turbina, eu não podia extrapolar na velocidade e fui mais conservador. Foi uma corrida de estratégia viemos administrando nosso 2º lugar na geral para pontuar no campeonato e deu tudo certo”, explica Fontoura, agora vice-líder no Campeonato Brasileiro na T1 FIA.

No sábado, 7, a dupla abriu a prova vencendo a 1ª Especial na geral (2h15m11s). Na segunda volta fechou com o 2º tempo da geral (2h12m59s), sempre brigando com os ponteiros. Ao lado do novo navegador, Fontoura teve dois dias para se readaptar ao carro, pois estava há um ano sem competir com o ASX Racing. Em 2019, pilotou a Mitsubishi L200 Triton Sport R e conquistou os principais títulos da temporada com Minae Miyauti:  Campeão Brasileiro de Rally Cross Country, do Rally dos Sertões e do Sertões Series – na categoria Production T2.

Richard Fliter vence Rally Minas Brasil 2020


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

O piloto Richard Fliter, da equipe Casarini Racing, venceu a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Baja 2020. Após o segundo dia de prova, Richard somou o tempo de 3 horas 52 minutos e 18 segundo a bordo de um Can-Am Maverick X3.

O 3º Rally Minas Brasil contou com um circuito totalmente inédito com cerca de 300km em dois dias de prova. Entre 6 e 8 de março, as cidades de Patos de Minas e Presidente Olegário (MG) receberam grandes nomes do automobilismo off-road nacional nas categorias de UTVs, motos e carros.

A etapa foi marcada pela pequena diferença de tempo total entre os primeiros colocados. Disputando em casa, Maurício Rocha, da Quadrijet Racing, ficou na segunda colocação, seguido por Cristiano Batista, da Transmáquinas Racing, Christian Klawa, da KD Racing e Aristides Mafra Jr, da Bompack/Sanáutica. A diferença entre o primeiro e o terceiro colocado foi de apenas 32,8 segundos. Todos eles pilotaram o UTV Maverick X3 da Can-Am na prova.

Cristhiano Pressi é Campeão do Rally Minas Brasil na MT1


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Na estreia com sua nova moto - Husqvarna FE501 -, Cristhiano Pressi #19 foi o mais rápido da categoria MT1 (antiga Super Production) e subiu no lugar mais alto do pódio na 3ª edição do Rally Minas Brasil, que terminou neste domingo, em Patos de Minas (MG). O piloto da Bianchini Rally/Power Husky foi também o 5º mais rápido da geral na prova de abertura do Campeonato Brasileiro de Rally Baja.
 
Foram duas Especiais (trechos cronometrados) de 127 km, em cada dia. No sábado, Pressi completou em 4º na geral e 2º na MT1 em 2h23m35s, já neste domingo, diminuiu o seu tempo e completou em 2h16m37s e venceu a segunda Especial da prova na categoria. No acumulado finalizou a prova em 4h42m40s.

“Estou muito feliz com o resultado. Superou minhas expectativas!”, comemorou Pressi. “A Especial de hoje estava um pouco mais seca e por já conhecer o percurso estava mais confiante. Pois, no sábado o piso estava muito liso e mais difícil, mas gostei da prova, foi bem técnica, com curvas fechadas, mata-burros e vários trechos de trial”, completou o piloto de Sorriso, no Mato Grosso.  

Pressi aprovou a performance do modelo FE501 da marca de origem sueca conhecida por suas motocicletas com performance e grande diferencial de qualidade e afirmou disse a mesma colaborou para trazer esse resultado.  “Gostei muito do seu desempenho, em relação a estabilidade e retomada de velocidade. É uma moto silenciosa e me ajudou muito em vários trechos da prova. Estou me adaptando ainda”, explica Pressi.

Brasileiro de Enduro FIM: Honda Racing é destaque na abertura em Itapema (SC)


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A abertura do Campeonato Brasileiro de Enduro FIM 2020, em Itapema (SC), terminou neste domingo (8/3) com vitórias da equipe Honda Racing. Bruno Crivilin venceu a Enduro GP (disputa que reúne os melhores pilotos da etapa) e a categoria E1, com a CRF 250RX. Já Gabriel Soares foi o mais rápido na E2, com a CRF 450RX.


A competição contou com dois dias de disputas, formadas por seis voltas no total em um percurso de 45 quilômetros. O circuito trouxe três especiais a cada volta (trechos cronometrados, sendo um cross teste e dois enduro testes). 
Atual bicampeão brasileiro da Enduro GP e E1, Bruno Crivilin completou a etapa com vitória tanto no sábado quanto no domingo. “Vim muito preparado e sabia que se fizesse meu trabalho bem feito sairia com a vitória. E foi o que aconteceu. Agradeço a toda a minha equipe Honda pelo fim de semana brilhante e agora é se preparar porque mês que vem tem mais”, diz o capixaba, líder da classificação nas duas categorias.
Em busca do primeiro título do Brasileiro de Enduro FIM, Gabriel Soares, além de vencer na E2, também ficou em segundo lugar na Enduro GP. “Estou muito feliz com o resultado. É apenas a primeira etapa, mas são pontos importantes para seguir na disputa, que promete ser acirrada o ano todo. A segunda colocação na Enduro GP também foi bem bacana e é resultado de todo o trabalho e preparação que venho fazendo”, ressalta o mineiro.

Kartismo: Akasp faz segunda etapa de F-4 nesta segunda-feira


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

O dia é inusitado, mas pra piloto, todo dia é dia de corrida. A Associação de Kart Amador de São Paulo (Akasp) vai realizar a sua segunda etapa de seu campeonato de F-4 já nesta segunda-feira (9/3), no Kartódromo Granja Viana, em Cotia (SP). “Por mim, eu correria todos os dias, e sem descanso”, brinca Alberto Otazú (Pailler Racing/Bianchi Automóveis/Cardoso Funilaria e Pintura/No Fire Services/Speed Truck/Rolley Ball/AVSP), vencedor da primeira prova da temporada, e que assim lidera o certame em dupla com Rogério Cebola. Eles somam 33 pontos, três de vantagem sobre a dupla de filho e pai, Bruno e Arnaldo Biondo.

Normalmente as provas da Akasp são realizadas semanalmente às quartas-feiras, mas como o kartódromo será preparado para a Copa São Paulo Granja Viana que será realizada no final de semana, o certame foi antecipado. A partir da segunda etapa, os cinco primeiros da corrida anterior largam em posições invertidas. Desta forma, Hélio Bianchi tem o direito à pole position, mas ele será substituído justamente por Alberto Otazú. Em segundo partirá Eder Ayres, seguido de Otávio Lotfi, Arnaldo Biondo e Rogério Cebola. O vice-líder Bruno Biondo, que largou da primeira posição na abertura do campeonato, desta vez sair em oitavo, substituindo Emílio Di Bisceglie.

Outra novidade desta etapa será a estreia de Eduardo Abrantes como convidado, fruto do convênio da Akasp com a Associação dos Kartistas de São Paulo (AKSP), em que os seus campeões ganham gratuitamente uma prova de F-4. Abrantes foi campeão das categorias Graduados e Sênior da Akasp em 2019 e irá usufruir de seu prêmio nesta segunda-feira.

sábado, 7 de março de 2020

Rally Minas Brasil: trabalho duro do início ao fim da prova


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Faça sol ou faça chuva... Enfrentar desafios e superar limites é o lema de quem organiza e pratica o off-road. Após encarar mais de dois meses de fortes chuvas durante a preparação do Rally Minas Brasil, a Rallymakers – organizadora do evento –, orgulhosamente deu a largada para a terceira edição da disputa, neste sábado, dia 07 de março. A concentração está na cidade de Patos de Minas (MG), com um grid formado por 63 veículos (entre motos, UTVs e carros). 

“Posso afirmar que essa foi uma das provas mais difíceis de ser levantadas. Choveu muito em diversas regiões do país, e em Patos de Minas não foi diferente. Tivemos chuvas praticamente todos os dias, o que por diversas vezes, inviabilizou o trabalho que já havia sido feito. Inúmeros foram os contratempos que enfrentamos até a conclusão da parte técnica do Rally Minas Brasil, mas a etapa está entregue”, contou o diretor executivo da Rallymakers, Fernando Bentivoglio. 

O roteiro do 3º Rally Minas Brasil foi totalmente inédito, com largada do Arraial dos Afonsos, passando por Santiago, Rio da Prata, Presidente Olegário e Trinta Paus. O percurso bem sinuoso e sem grandes retas, exigiu habilidade e resistência dos pilotos. Entre os obstáculos naturais, teve muitas erosões e trial que demandaram cuidado com os pneus e suspensão. Subidas e descidas de serras (passando pelas cristas), terreno liso e lama foram alguns dos desafios encarados pelos competidores. 

sexta-feira, 6 de março de 2020

Bianchini Rally firma mais um ano de parceria com a Power Husky/Husqvarna Brasil


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

“Sabíamos que daria muito certo. Estou muito feliz em prosseguir com a parceria com a Power Husky/Husqvarna Brasil em 2020. E reitero, é uma marca que não pode ficar fora dos grids de rali, pela performance e grande diferencial de qualidade de suas motos”, ressalta Fabrício Bianchini, piloto e chefe da equipe Bianchini Rally. O competidor segue para terceira temporada competindo com uma Husqvarna FE501, com a qual foi Campeão Brasileiro de Rally Baja 2018, na categoria Production Aberta.
 
“Gaúcho” como é conhecido no off-road, tem uma trajetória de 25 anos nas motos e sempre admirou a marca e comemora o segundo ano de parceria. “É um prazer pilotar uma Husqvarna, pois é uma moto sensacional. Desde que fechamos a parceria estou empolgado e só tenho a agradecer o apoio e a tudo que a Husqvarna Brasil e a concessionária Power Husky têm nos proporcionado. E ter o Maurício Fernandes na equipe este ano será uma honra”, completa Bianchini.

“A Bianchini Rally é uma equipe de sucesso e bem estruturada e isso ajuda a agregar valor à nossa marca. Além disso será um prazer competir junto com a equipe no Rally Sertões este ano e Fabrício e toda a equipe irão nos ajudar muito nesta edição”, ressalta Maurício Fernandes, que anuncia o seu retorno ao grid do maior rali das Américas após 15 anos e, desta vez, representando a Husqvarna Motorcycles Brasil. Fernandes já participou oito vezes do Sertões e possui uma extensa trajetória em competições internacionais como o Rally Dakar, Six Days Enduro FIM, RedBull Romaniacs, entre outros.

Motovelocidade - ICGP: brasileiro Bob Keller inicia o ano com dois pódios em Valencia


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A temporada 2020 do ICGP (International Classic Grand Prix, campeonato mundial para motos de GP clássicas) começou no dia 1º de março no circuito de Valencia, na Espanha. E teve brasileiro no pódio: Bob Keller, vice-campeão da categoria 250 cm³ em 2019, voltou à 350 cm³ com dois segundos lugares. À sua frente nas duas corridas da rodada dupla ficou o francês Jean-Paul Lecointe, quatro vezes campeão do ICGP.

Keller disputou suas primeiras corridas no ICGP com uma moto da categoria mais potente. Quando passou a se dedicar integralmente ao campeonato, optou pela categoria 250, na qual competiu até o ano passado com uma Yamaha TZ L. Na 350, Keller compete com uma BSR TZ. O chassi, construído pela empresa britânica Bill Simpson Racing, é uma réplica fiel das Yamaha TZ 350 construídas até o início da década de 1980, enquanto o motor é original da época. Segundo Keller, a readaptação não foi difícil: “Na verdade, foi mais fácil voltar para a 350 do que estrear na 250, uma moto que, apesar da potência menor, exige uma pilotagem mais afiada”, conta. “Eu já havia testado a moto antes e, em Valencia, precisei fazer somente acertos pequenos na suspensão e em algumas medidas”, conta. "O traçado é ótimo e, por ser uma pista que há anos encerra o Mundial de MotoGP, é moderno e muito seguro."

Sobre as provas realizadas em Valencia (realizadas dentro do evento Racing Legends, que neste ano homenageou o tetracampeão mundial Kork Ballington), Keller reconhece ter largado mal em ambas. “Eu estava no meio do grid. Os ‘pulos’ iniciais foram bons mas, com motos à esquerda e à direita, fiquei sem espaço para fazer a tomada ideal para a primeira curva e perdi posições. Consegui me recuperar, mas o fato é que largar melhor não ia mudar o meu resultado. O Jean-Paul [Lecointe] estava muito rápido e eu não conseguiria alcançá-lo”, conta. “Foi ótimo começar a temporada com dois pódios e espero que venham outros”, finaliza.

Kartismo: Alberto Otazú vence primeira etapa da F4 Akasp


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

O longo campeonato de F-4 da Associação de Kart Amador de São Paulo (Akasp) começou com a vitória de Alberto Otazú (Pailler Racing/Bianchi Automóveis/Cardoso Funilaria e Pintura/No Fire Services/Speed Truck/Rolley Ball/AVSP). Na última quarta-feira (04/3) o atual vice-campeão superou o campeão Bruno Biondo (Arbi) no Kartódromo Granja Viana, em Cotia (SP), por apenas um segundo, o que mostra que esta temporada de 40 etapas será novamente muito disputada. Em terceiro ficou Otávio Lotfi.

“Vencer o Bruno (Biondo) nunca é fácil, ele é um dos melhores pilotos que conheço”, admitiu o vencedor. “Estou contente em começar a temporada que será dificílima na frente e dedico esta vitória ao dono do kart e meu parceiro Rogério Cebola”, comemorou Otazú.

Para a primeira etapa do certame da Akasp foi realizada uma tomada de tempos de apenas três minutos, em que Bruno Biondo garantiu a pole position, seguido de Giovani Bondança e Alberto Otazú. Ainda na primeira volta Otazú assumiu a segunda colocação depois de boa briga com Bondança por diversas curvas. Mas esta disputa permitiu que Biondo abrisse um segundo e meio de vantagem.

Suzuki Day abre a temporada 2020 nas trilhas de Gonçalves (MG)


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A temporada 2020 do Suzuki Day – passeio por trilhas fora de estrada que reúne proprietários e fãs dos carros da marca – começa neste final de semana em meio à Serra da Mantiqueira, na cidade de Gonçalves, sul de Minas Gerais.

Ao longo do ano, a marca promoverá oito encontros do gênero, em cidades que reúnem as mais belas paisagens do Brasil como Chapada dos Veadeiros (GO), Pomerode (SC), Serra da Bocaina (SP), Aiuruoca (MG), Cambará do Sul (RS), entre outras.
Assista e conheça como é o Suzuki Day: https://youtu.be/h-kGGaI2nXQ

Com inscrições já esgotadas, a etapa de Gonçalves do Suzuki Day acontece neste final de semana, dias 7 e 8 de março, e deve reunir cerca de 120 veículos, que farão um passeio por uma trilha que percorre as montanhas da região e reserva bons desafios 4x4 aos participantes.

Para o Diretor de Marketing da Suzuki Veículos, Fernando Julianelli, “o Suzuki Day é uma excelente oportunidade para os proprietários e fãs da marca explorarem toda a capacidade dentro e fora de estrada de seus veículos, além de trocarem experiências e vivenciarem momentos bastante agradáveis entre seus familiares e amigos”.

Duas opções de percursos: Numa Boa e Numa Adrena
 
Todas as oito etapas do Suzuki Day que acontecerão em 2020 oferecerão aos participantes duas opções de percursos, com diferentes níveis de dificuldade: Numa Boa, desenhado como um passeio em família, com paisagens deslumbrantes.

Rally Minas Brasil: Glauber Fontoura abre a temporada acelerando o ASX Racing


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A equipe FD Rally Team começa a temporada com novidades. Após conquistar os principais títulos no ano passado na categoria Production T2 - Rally dos Sertões, Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country e Sertões Series –, com a navegadora Minae Miyauti, a bordo da Mitsubishi L200 Triton Sport R, Glauber Fontoura resolveu encarar novos desafios em 2020. O piloto abre a temporada em Patos de Minas (MG), neste fim de semana, 7 e 8, no Rally Minas Brasil, válido pelas 1ª e 2ª etapas do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, em nova categoria - a Protótipos T1 - e com o ASX Racing.  Outra novidade é que estará com novo navegador, o paranaense Jhonatan Ardigo.
 
“Vamos começar o Campeonato Brasileiro com essas novidades e isso também me motiva a encarar novos desafios e, agora na Protótipos T1. Faz tempo que não ando no ASX e estou bem animado para acelerar nesta prova em Minas”, explica Fontoura. “Além disso, Jhonatan e eu vamos nos adaptar para sincronizar a pilotagem e navegação e ele é muito bem-vindo na equipe”, completa o piloto, que já fez dupla com o Ardigo em uma prova de Rally de Regularidade, ou seja, será a estreia da nova dupla no Cross Country.

Natural de Apucarana (RS), aos 28 anos, Ardigo cultiva a paixão pelo off-road desde a infância, quando acompanhava o pai nas provas de Regularidade no banco traseiro como “zequinha”. De lá para cá são 11 anos no Regularidade conquistando títulos nos ralis Transparaná, Transcatarina, Campeonato Paranaense, Copa Troller, Mitsubishi Motorsport, Piocerá/Cerapió, Transbahia, entre outros. Já no Cross Country são quatro temporadas com um título no Brasileiro (Production T2) e outro no Sertões, na categoria UTV Pró. “Glauber tem muita experiência, acelera forte e vamos ter de nos entrosar e fazer alguns ajustes. Além do que, eu preciso conhecer o carro e saber como ele se comporta para juntos buscarmos um bom resultado”, afirma Ardigo, referindo-se também a trajetória de Fontoura que tem mais de 20 anos no off-road e reúne quatro títulos Brasileiros no Cross Country e é  cinco vezes Campeão do Sertões (três na Super Production, um na Pró Brasil e um na Production T2).