sexta-feira, 29 de agosto de 2025

Pirelli F1: GP da Holanda - O 500º fim de semana da Pirelli na Fórmula 1 começa em Zandvoort

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

Hoje marca o início de um fim de semana especial para a Pirelli, já que a Holanda é o palco de sua 500ª participação em um GP de Fórmula 1, feito que nenhum outro fornecedor de pneus conseguiu. Como parte das comemorações, todos os pneus para pista seca, assim como os vinte carros, exibem um logotipo especial que foi revelado em 18 de fevereiro, em Londres, durante o evento de celebração dos 75 anos da Fórmula 1.

Ambas as sessões de treinos neste primeiro dia em Zandvoort foram marcadas por interrupções, com vários carros saindo da pista, alguns deles batendo nas barreiras. Em termos de tempos de volta, Lando Norris foi o líder incontestável, o mais rápido em ambas as sessões, com 1min10s278 no TL1 e 1min09s890 no TL2. Na segunda hora, tanto o inglês quanto seu companheiro de equipe Oscar Piastri (1min09s979) ficaram abaixo da barreira dos 1min10s, mas entre as duas McLaren estava a Aston Martin de Fernando Alonso, que registrou o melhor tempo de 1min09s977.

O DIA NA PISTA

Apesar da ameaça de chuva pairando sobre a segunda hora, os pneus de chuva permaneceram nas prateleiras das equipes durante o dia todo. Nada menos que nove pilotos utilizaram um dos seus dois conjuntos de pneus Duros disponíveis neste fim de semana. Tsunoda no TL1; Leclerc, Hamilton, Verstappen, Russell, Lawson, Hadjar, Albon e Sainz no TL2. Na verdade, o piloto francês da Racing Bulls não completou sequer uma única volta com seus C2, pois teve de estacionar o carro no início da volta devido a um problema técnico. Algo semelhante aconteceu no TL2 com Antonelli, que escapou para a brita no início da sessão. Na segunda hora, o piloto italiano da Mercedes se concentrou nos pneus Macios, rodando com dois conjuntos de C4, e assim será o único piloto a ter dois conjuntos de pneus Duros e dois de Médios para o restante do fim de semana. Os outros dez pilotos têm dois conjuntos de Médios e um de Duros, obviamente além dos Macios que serão utilizados na classificação.

Xsports alcança 6,1 milhões de telespectadores em menos de duas semanas

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

A Xsports, canal com programação 100% esportiva na TV aberta, alcançou mais de 6,1 milhões de telespectadores em todo o Brasil nos seus primeiros 13 dias de operação, segundo projeção na área de cobertura da Xsports. O desempenho reflete uma média diária de mais de 1 milhão de pessoas, consolidando a emissora como uma das novidades mais relevantes do mercado televisivo em 2025. 

Em São Paulo, principal praça de medição de audiência, a Xsports registrou números expressivos em transmissões recentes. No duelo entre Arsenal 5x0 Leeds United, pela Premier League, a emissora conquistou 0,5 ponto de média e pico de 0,72. Pela Serie A italiana, na vitória da Roma sobre o Bologna por 1x0, chegou a meio ponto de pico. Já no jogo entre Unión de Santa Fé 0x0 River Plate, pela Copa da Argentina, obteve 0,4 de média e pico de 0,55. 

O próximo fim de semana promete ainda mais atrações ao vivo. No sábado (30), a Xsports transmite Manchester United x Burnley, às 10h45, com destaque para os brasileiros Casemiro e Matheus Cunha em campo. Às 13h15, é a vez de Augsburg x Bayern de Munique, pela Bundesliga, com o artilheiro Harry Kane. Mais tarde, às 17h20, a emissora leva ao ar a Maratona de Sydney. 

No domingo (31), a programação começa às 9h45 com Nottingham Forest x West Ham, reunindo nomes como Douglas Luiz e Lucas Paquetá, de volta à Seleção Brasileira. Às 15h30, a bola rola para Inter de Milão x Udinese, direto do estádio Giuseppe Meazza. E, para encerrar o fim de semana, às 19h, os fãs de automobilismo poderão acompanhar a Nascar Cup Series – 500 Milhas de Darlington. 

Projeção com base na cobertura da Xsports: 150MM espectadores

giusticom.com.br

 

Estreia em setembro o Sertões Series Tocantins

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

A primeira edição do Sertões Series Tocantins já vem com a importância e o peso da final do campeonato Brasileiro de Rally Raid 2025. Com quatro etapas e 1.088 km de percurso – sendo 956 km de trechos cronometrados –, pilotos e navegadores vão acelerar - de 23 a 27 de setembro – entre Palmas, Ponte Alta do Tocantins e Dianópolis (TO). 

De acordo com o diretor técnico do Sertões Series Tocantins, Edgar Fabre, quando se fala em um rally no Tocantins se imagina provas com muita areia, porém, o roteiro levantado para essa competição vai surpreender. “Andaremos por uma região atravessada pelo Sertões há mais de 20 anos e, por isso, é novidade para boa parte dos competidores. Os deslocamentos são mínimos, o que facilita a logística das equipes. O Series Tocantins será bastante desafiador, e ao mesmo tempo, divertido e completo”. 

Definição do título Brasileiro 

O Campeonato Brasileiro de Rally Raid é composto pelo Rally Barretos, Rally RN 1500, Rally Minas Brasil, Rally Jalapão, Sertões e Sertões Series Tocantins, totalizando 21 etapas realizadas, sendo que no ranking geral, as etapas do Sertões Series Tocantins têm peso dois, justamente por se tratar de uma final. Por este motivo, a expectativa é de grid cheio com motos, UTVs e carros. 

Gabriel Bortoleto busca sequência de pontos no retorno da F1 em Zandvoort

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

O piloto brasileiro Gabriel Bortoleto está pronto para mais um desafio em sua temporada de estreia na Fórmula 1. Neste fim de semana, o jovem de 20 anos representará a Stake F1 Team | Kick Sauber no Grande Prêmio da Holanda, 15ª etapa do Campeonato Mundial, que marca o retorno da categoria após três semanas de pausa para as férias de verão europeias.

Vivendo um momento de grande evolução em sua primeira temporada na F1, Bortoleto chega a Zandvoort embalado por três chegadas consecutivas na zona de pontuação, conquistadas nas últimas corridas antes da pausa. Com 14 pontos somados até agora, o brasileiro ocupa atualmente a 17ª posição no campeonato de pilotos, demonstrando o crescimento consistente que tem apresentado ao longo de 2025.

"Estou muito animado para este retorno. As três semanas de pausa foram fundamentais para recarregar as energias, mas também para me manter em atividade constante. Trabalhei muito no simulador, tanto na fábrica em Hinwil quanto no meu equipamento pessoal, além de manter o condicionamento físico em dia", comentou Bortoleto.

O Autódromo de Zandvoort representa um desafio especial para o piloto paulista. Sua última passagem pela pista holandesa foi em 2022, ainda competindo no Campeonato FRECA, com carros de potência muito inferior aos atuais F1. "Praticamente tive que começar minha preparação do zero para esta etapa. A diferença de potência e downforce é gigantesca comparada ao que conhecia da pista", explicou o brasileiro.

Todo o empenho durante as férias mostrou resultados imediatos. No primeiro treino livre desta sexta-feira, Bortoleto demonstrou boa adaptação ao circuito, terminando na nona posição com o tempo de 1min11s509. Já no segundo treino, com foco na preparação para a corrida, o brasileiro registrou 1min11s320 e fechou a sessão em 13º lugar.

Portal e TV High Speed Brazil volta com grande final de semana de transmissões

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

O retorno do Campeonato Paulista de Automobilismo promete fortes emoções, com categorias de grande expressão como a AMG Cup, a Old Stock Race e a Fórmula Delta que estarão em Velocitta, traçado técnico e que promete ser fator primordial nas disputas.

Todas as provas terão transmissão ao vivo pelo canal oficial no YouTube, além de exibição na PicTV, na CBTV e em diversas outras multiplataformas parceiras.

Além das categorias nacionais, o público também poderá acompanhar, através do canal High Speed na PicTV, as três principais divisões da NASCAR: Cup Series, Xfinity Series e Truck Series.

Complementando a programação, o canal apresentará ainda seus conteúdos independentes, como o Área de Box, que vai ao ar na sexta-feira, às 20h, trazendo análises e destaques do automobilismo, e o After Racing, exibido excepcionalmente no domingo, às 17h, com foco especial na etapa da Fórmula 1 na Holanda. 

ISDE 2025 - Brasil perto da chegada na Itália

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

A Seleção Brasileira está a um dia da linha de chegada no 99° International Six Days Enduro (ISDE), em Bérgamo, na Itália. Nesta quinta-feira (28/8), o quinto e penúltimo dia de disputas, os pilotos Bruno Crivilin, Luciano Rocha e Vinicius Calafati, da Honda Racing, ao lado de Renato Paz “Muguinho”, ajudaram a equipe nacional a avançar mais um degrau no evento considerado a Copa do Mundo da modalidade, assumindo a 13ª colocação no ranking por seleções. 

A previsão de chuva foi confirmada, motivo para a organização cortar alguns trechos do percurso do estágio, priorizando a segurança dos competidores. Crivilin, que possui quatro medalhas de ouro e uma de prata no ISDE, segue como o melhor brasileiro. Ele está em 25° lugar na categoria E1 e em 69° da classificação geral, com a Honda CRF 250RX. 


"Fim do quinto dia e tiveram que cortar bastante coisa do trajeto, já que choveu muito nesta madrugada. As especiais (trechos cronometrados) que tinham terra e grama ficaram bem lisas, difíceis de fazer. Já as especiais nas trilhas tinham mais pedra e ficaram boas de andar, eu gostei. Nós quatro terminamos de novo pela Seleção, isso foi bem positivo. Agora só falta o último dia, que tem disputa no formato de motocross, e vamos botar mais um Six Days na conta", concluiu o capixaba, pela sexta vez na prova. 


Luciano Rocha, 38° da E2 e 81° da geral, faz sua estreia no ISDE com a motocicleta Honda CRF 450RX. "Terminei mais um dia no Six Days e foi um estágio muito difícil por conta da chuva, que veio para apimentar ainda mais as disputas, já que as especiais ficaram bem destruídas. No geral foi um dia muito legal, vamos para cima que falta pouco", disse o mineiro. 

Tabela do Campeonato MBR 2025 embaralha após Tarumã

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

A temporada 2025 do Campeonato Marcas Brasil Racing (MBR) entrou oficialmente na fase decisiva, após as corridas no Autódromo de Tarumã (Viamão /RS), no começo deste mês de agosto. A quarta etapa mexeu nas tabelas de classificação de várias categorias, deixou as brigas ainda mais acirradas e já começa a indicar quem são os principais favoritos ao título. Com mudanças de posição, viradas na pontuação e até empates, o campeonato promete emoção até a última bandeirada, em novembro.

Restam duas etapas, em Cascavel (03 a 05 de outubro) e em Londrina (28 a 30 de novembro). Estão programadas 16 corridas regulamentares até a bandeirada quadriculada final do campeonato MBR. Ainda serão disputadas oito corridas para o campeonato MBR 1.6 e oito corridas para o MBR 2000, são 91 pontos por etapa, 182 pontos em jogo para serem decididos na pista.

Segundo previsto em regulamento quatro baterias deverão ser descartadas do total de 24 baterias realizadas no campeonato. Além disso, o piloto e/ou dupla que efetivamente participarem de no mínimo cinco etapas, receberão bonificação na pontuação final do campeonato. Portanto, quem fizer cinco etapas recebe 15 pontos bonificação e se foram seis etapas são mais 20 pontos.

MBR2000 A: duelo de gigantes

Samuel Damin se prepara para novos desafios após Endurance da Copa Hyundai HB20 em Velocitta

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

O fim de semana das 3 Horas de Endurance da Copa Hyundai HB20, disputado em Mogi Guaçu, interior paulista, foi marcado por emoção, desafios e muito espetáculo.

Ao lado de Felipe Malinowski e Galid Osman, Samuel Damin mostrou competência e regularidade. O trio encaixou grandes voltas e garantiu a quinta colocação, conquistando um lugar no pódio e escrevendo história com o carro #43, patrocinado pela Shell.

Após esse grande desafio, o piloto — “The Doctor” — já se prepara para mais dois compromissos importantes. O primeiro será em mais uma etapa do Campeonato Paulista de Marcas e Pilotos, onde divide o Chevrolet Onix #6 com Thiago Arns a disputa da Fórmula Delta, categoria de monopostos em que competiu na temporada de 2024.

“O Endurance da Copa HB20 foi um verdadeiro espetáculo. Quero agradecer aos meus companheiros Felipe Malinowski e Galid Osman, à equipe HRacing e, claro, a todos os pilotos, pois foi uma disputa incrível. Conquistamos o pódio, entramos para a história da categoria e agora é olhar para frente”, destacou Damin (Blue M – Oxygen For Health, Doctor Assistant AI, Arcanjo Bonés e Portal e TV High Speed Brazil).

Lucas Corrêa quer consolidar evolução na categoria na quarta etapa da Fórmula Delta

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

O estado de Santa Catarina tem seu representante da Fórmula Delta pronto para mais um desafio. O piloto Lucas Corrêa  (Seek Higiene / Unicred Brasil / Unicred Central Conexão / Pulse Open Mall / Civil Obras / Kimber Empreendimentos / Grand Suites Family Resort) entra na pista neste fim de semana no autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, interior paulista, para disputar a quarta etapa da temporada 2025, em uma das principais categorias escola do automobilismo brasileiro.

Com uma trajetória de evolução constante na competição, Lucas ocupa hoje a sétima colocação entre os estreantes, somando 27 pontos na classificação dos estreantes. Na classificação geral da Fórmula Delta, o piloto catarinense conseguiu se manter dentro do Top 10 da categoria, com 14 pontos nas três etapas disputadas até aqui.

"Cada prova é um aprendizado novo pra mim. Tô muito contente com minha evolução. Vem sendo gradativa, mas constante. Cada fim de semana que passa eu sinto que tô melhorando e mais confiante", comenta Lucas Corrêa.

Esta etapa no Velocitta marca exatamente a metade do campeonato da Fórmula Delta em 2025, demonstrando que ainda há muito a ser disputado pela frente. A competição promete seguir acirrada, com os pilotos buscando consolidar suas posições na tabela de classificação.

Henrique Krüger espera voltar ao pódio na quarta etapa da Fórmula Delta no Velocitta

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

A Fórmula Delta retorna ao Autódromo do Velocitta, em Mogi Guaçu, para a quarta etapa da temporada 2025, marcando a chegada à metade da competição. Entre os destaques está o piloto capixaba Henrique Krüger (MedSênior / Timenow / TBS Saúde / FUCAPE / Veronord / F-Delta / Coach: Maurizio Sala), do Espírito Santo, que busca consolidar sua evolução na categoria escola do automobilismo brasileiro.

A categoria, que serve como porta de entrada para pilotos que fazem a estreia em carros de fórmula, chega neste fim de semana em um momento decisivo do campeonato. Krüger figura entre os principais nomes que dão seus primeiros passos no automobilismo de monopostos, demonstrando consistência e potencial ao longo das primeiras etapas.

"Chegamos na metade da temporada da Delta e tem sido muito importante para minha carreira. São muitos desafios a cada prova, mas estou aprendendo muito e evoluindo constantemente", comentou Henrique Krüger sobre sua experiência na categoria.

O piloto capixaba ocupa atualmente a oitava posição na classificação Rookie e o décimo primeiro posto na tabela geral da categoria. A posição demonstra a competitividade da Fórmula Delta e o bom desempenho do estreante em sua primeira temporada no automobilismo de fórmula.

Rally Serra Azul começa nesta sexta-feira no Rodoserv Stop em Pardinho

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

O 11º Rally Serra Azul, que integra o calendário do Campeonato Brasileiro de Rally Baja 2025 (7ª e 8ª etapas) nas categorias motocicletas, quadriciclos e UTVs, acontece neste final de semana, de 29 a 31 de agosto, no Posto Rodoserv Stop, localizado às margens da Rodovia Presidente Castelo Branco, em Pardinho, interior de São Paulo. As inscrições seguem abertas no site oficial: www.arenarally.com.br.

Com programação em dois dias pelo sexto ano consecutivo em parceria com o Rodoserv Stop, o evento promete uma etapa eletrizante com roteiro diferenciado. Organizado pela Arena Promoções e Eventos, o percurso total terá aproximadamente 400 quilômetros, somando os dois dias de disputas, incluindo quatro especiais de 98 km cada, deslocamentos, um shakedown de 4,5 km e um prólogo de 6,48 km.

As atividades começam na sexta-feira (29), a partir das 13h30, no Posto Rodoserv Stop, que sediará o parque de apoio das equipes, a secretaria de prova, as vistorias técnicas dos veículos, além de largadas, chegadas e premiação até o domingo (31).

A abertura oficial será às 19h30 da sexta-feira, durante o briefing dos competidores, com presença de representantes da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM).

O hotel oficial do evento é o Rodoserv Hotel (Rodovia Castelo Branco, Km 193). Reservas podem ser feitas pelo e-mail atendimento@rodoservhotel.com.br ou pelos telefones (14) 3886-9050 / 99748-1087.

M1GP: Theo Manna vive expectativa da estreia da BMW S1000RR M e trabalha por rápida adaptação com a moto na rodada dupla de Cascavel

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

 Está de volta a Cascavel neste fim de semana, dias 30 e 31 de agosto, para a realização de uma rodada dupla, com provas válidas pelas 4ª e 5ª etapas da temporada 2025 do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade. Para Theo Manna, piloto da Ipiranga Bioleve Racing, além do foco para as duas corridas ‘longas’, há uma expectativa grande com relação à estreia de seu novo equipamento, a BMW S1000 RR M Pack, já que será a primeira vez da moto em configuração de competição.

A etapa paranaense terá transmissão ao vivo, tanto das provas de sábado e como as de domigo nos canais BandSports, New Brasil, canal internacional do Grupo Bandeirantes, e na RACER Network, uma plataforma digital e de transmissão de automobilismo dedicada exclusivamente a fornecer conteúdo abrangente sobre esporte a motor por TV a cabo, canais FAST e streamings.

Retornar ao circuito Zilmar Beaux traz boas recordações ao jovem talento Theo Manna. Na abertura da temporada, em abril, o piloto de 19 anos conquistou dois Top-5, no oeste do Paraná, sendo um quarto lugar na corrida sprint, e um pódio com o segundo lugar na prova principal. Agora, Theo volta ao traçado em condições diferentes e precisando adaptar rapidamente seu novo equipamento à pista.

“Para essa etapa de Cascavel vamos focar em aprender sobre a nova moto e desenvolver o máximo possível o equipamento. Temos que trabalhar rapidamente para conseguir obter muitos dados, e assim saber lidar com a perfomance da BMW. E como serão duas corridas longas, a programação será um pouco mais dinâmica. E por isso é importante nos concentrarmos nessa adaptação com a moto, e focar no desenvolvimento do setup dela para pista”, analisa o piloto da Ipiranga Bioleve Racing.

O circuito é o mais curto e mais veloz do calendário e exige bastante dos pilotos na questão dos pneus, além de oferecer um desafio a mais na famosa curva do Bacião, por ser uma curva de 180 graus e com 300 m de extensão.

quinta-feira, 28 de agosto de 2025

GS Racing é vice-campeã da etapa de Bom Jesus do Gaúcho de Regularidade

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

Em um final de semana de muito frio nos Campos de Cima da Serra Gaúcha, a GS Racing garantiu segundo lugar na etapa do Campeonato Gaúcho de Rally Regularidade 4x4. A dupla formada pelo piloto Rafael Cardoso, de Novo Hamburgo, e pelo navegador Tiago Poisl, de Santo Antônio da Patrulha, compete pela categoria Graduado. A prova, terceira realizada em 2025, aconteceu no dia 9 de agosto em Bom Jesus e também contou com disputas nas categorias Turismo e Novato. 

Rafael e Tiago conquistaram dois segundos lugares nas duas provas da etapa e somaram pontos importantes para a classificação geral do campeonato. “Acho que foi a etapa mais fria de todo o histórico do campeonato. As temperaturas oscilaram entre 3° e 4°, e chegamos a 0°. Enfrentamos muita neblina e aquele chuvisqueiro constante, então o piso ficou maravilhoso para o rally. Foi muito legal andar a prova praticamente toda em um reflorestamento fechado, com estradinhas sempre molhadas e passando bem perto das árvores”, contou o navegador. 

De acordo com Tiago, a segunda prova da etapa foi realizada inteiramente dentro de um pomar de macieiras na região de Bom Jesus. “O piso estava muito liso, a grama escorregadia, com trilhas, estradinhas e muita navegação. Foram três horas intensas em uma prova muito técnica. Conseguimos a segunda colocação e seguimos na briga pelo título da competição”, afirmou. 

A próxima etapa do Campeonato Gaúcho de Rally Regularidade acontece em São Francisco de Paula (RS) no dia 8 de novembro e vai definir os campeões gaúchos de 2025. 

Lucas Freitas encara nova jornada dupla agora no Velocitta

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

O Autódromo Velocitta localizado no município de Mogi Guaçu à 169km da capital paulista recebe nesse final de semana (29, 30 e 31/08) mais uma etapa do Campeonato Paulista de Automobilismo.

Atual líder na Fórmula eVolution, Lucas Freitas (Action, Dogão da Praça, San Race, VoandoJá, Nitroneedles STEM Racing Brazil) busca novos triunfos na categoria de fórmula que mais cresce para aumentar a diferença na ponta da tabela de classificação.

Assim como aconteceu durante a última etapa realizada no Autódromo de Interlagos no mês de julho, esse final de semana o piloto paulista terá nova jornada dupla: além da Fórmula eVolution estará novamente no comando da AMG A45 Cup nº 999 substituindo Cadu Fonseca.

No último mês, Lucas saiu de Interlagos com duas vitórias na Fórmula eVolution e dois pódios na AMG Cup Brasil (2º e 4º lugares); nessa etapa o piloto quer sair do Velocittá mais próximo do 100% de aproveitamento.

“Consegui duas vitórias na Fórmula eVolution, lutei pela vitória na corrida 1 da AMG Cup Brasil, mas uma falha no carro fez com que eu perdesse a liderança. Isso deixou uma vontade imensa de subir no degrau mais alto também na AMG e vou em busca dessa vitória em Mogi Guaçu”, comentou o piloto que me 2024 somou quatro vitórias na maior categoria Mercedes-Benz do mundo.

Rio Verde (GO) é o destino dos pilotos da Rinaldi, neste fim de semana, na penúltima etapa do Brasileiro de Motocross

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

A programação de competições do motocross nacional não para. Neste fim de semana, 30 e 31, o palco da disputa será Rio Verde, no interior goiano, que sediará a 8ª etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross – MX1 GP Brasil. A Rinaldi chega com novidades para a penúltima prova da temporada. Além de João Gabriel Wovst #70 (Bolachinha), vice-líder na categoria 65cc, a fabricante de pneus brasileira consagrada no motociclismo off-road, anuncia a contratação do mineiro Benjamin Sagae #4 (Ben), atualmente em 3º no ranking da 50cc.

“A aposta da Rinaldi nas categorias de base não será em vão. O talento das novas gerações do motocross nacional nos faz acreditar nisso todos os dias. Além do ótimo desempenho do Bolachinha, que vem defendendo muito bem a marca na 65cc, a chegada de Ben vem confirmar que teremos um futuro promissor também na 50cc”, afirma Jan Brun Nalin, Head de Marketing da Rinaldi.


Aos 11 anos, Bolachinha segue para a terceira semana de disputas e muito focado para buscar mais um pódio e defender sua vice-liderança no Campeonato Brasileiro. “Ufa, serão três semanas seguidas de corridas, isso é bom demais e estou muito animado para lutar por mais um pódio, agora em Rio Verde”, diz o gaúcho de Montenegro. Até o início da semana estava em São Paulo, onde disputou a final do Arena Cross, no Parque Villa Lobos. Na última corrida da temporada, após uma ótima largada, teve atuação consistente e bom ritmo e manteve a 2ª colocação até o final. Com o 2ª lugar no pódio da etapa, fechou 2025 no Top3 da 65cc.


Assim como Bolachinha, Ben Sagae começou cedo. Com três anos de idade já andava de moto e um ano depois, entrou para as competições. Aos nove anos já tem na bagagem títulos dos Campeonatos Mineiro, Goiano e Brasiliense de Motocross e, no último sábado (23), foi Campeão do Arena Cross, na 50cc. “Foi uma temporada de muitos desafios. Esse título do Arena significou muito para mim, porque me dediquei e treinei bastante para terminar como o mais rápido da categoria”, explicou o piloto de Paracatu (MG). “Muito feliz em poder contar com o patrocínio da Rinaldi, a partir de agora, e vou dar o meu melhor neste fim de semana na etapa do Brasileiro”, completa.

Pilotas e piloto parceiros da Volda conquistam pódios em 2025

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

A Volda acredita que o patrocínio no automobilismo vai muito além da visibilidade: é um investimento em talento, inspiração para novas gerações e incentivo à diversidade no esporte, que é predominantemente masculino. O apoio aos pilotos Antonella Bassani, Bia Martins, Renata Camargo, Walter Savaglia, Maria Nienkötter, Raquel Stein e Christina Xavier fortalece suas trajetórias e já se reflete em resultados expressivos.

“Pódios conquistados em diferentes categorias mostram como a confiança da marca impulsiona a performance e destaca o protagonismo desses atletas nas pistas. É muito satisfatório para nós acompanharmos o desenvolvimento de nossos parceiros”, afirma Ivan Furuya, Diretor Comercial e de Marketing da Volda.

Maria Nienkötter, pilota da equipe Cobra Racing Team, reforça a importância dessa parceria: “A marca caminha junto com os nossos sonhos e exerce um papel fundamental ao dar visibilidade ao profissional que está atrás do volante. Com a segurança que sentimos pelo apoio recebido, nossa performance melhora em 100%. Eles seguem lado a lado conosco, acreditando e apostando no nosso potencial”.

Para Nonô Figueiredo da Equipe Cobra Racing Team, a exposição da marca dos patrocinadores e os números de engajamento são métricas tangíveis, mas o retorno intangível, como a conexão emocional com o público e o alinhamento de valores, é igualmente valioso. Apoiar o automobilismo permite que a empresa se conecte com atributos como paixão pelo esporte, trabalho em equipe, inovação e tecnologia, reforçando sua identidade”, destaca.

ISDE 2025 - Quarto dia finalizado na Itália

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

O 99° International Six Days Enduro (ISDE) entra na reta final com a Seleção Brasileira em 14° lugar na tabela do evento considerado a Copa do Mundo da modalidade, a apenas quatro segundos da equipe da Alemanha, a 13ª colocada. Os pilotos Bruno Crivilin, Luciano Rocha e Vinicius Calafati, da Honda Racing, que defendem o time nacional ao lado de Renato Paz “Muguinho”, cumpriram mais um percurso desafiador nesta quarta-feira (27/8). Eles estão a dois dias da chegada, programada para esta sexta-feira (29/8), em Bérgamo, região italiana da Lombardia. 

"Fim do quarto dia e tivemos algumas especiais novas. Foi um percurso mais duro, mais de enduro mesmo", analisou o capixaba Crivilin, que acelera a motocicleta Honda CRF 250RX. Dono de quatro medalhas de ouro e uma de prata no ISDE, ele é o melhor brasileiro em ação até o momento, em 25° lugar na categoria E1 e 69° da classificação geral. "Não foi o meu melhor desempenho, mas todos do time completamos o dia e as motos estão no Parque Fechado. Vamos para o quinto dia, que tem previsão de muita chuva. Estamos no caminho."  

Com a Honda CRF 450RX, Luciano Rocha é o 36° da E2 e 79° da geral. O mineiro disputa a prova pela primeira vez. "Finalizei o quarto dia, que foi muito bruto, com algumas especiais novas. Fiquei muito feliz com a minha performance, sei que posso melhorar alguns pontos ainda, mas foi bom demais. Quero agradecer o apoio de todo mundo. Vamos pra cima, a chuva está prometendo chegar e vai apimentar ainda mais", disse. 

Vinicius Calafati, que possui uma medalha de ouro e duas de prata no ISDE, ocupa o 42° lugar da E2 e 92° do ranking geral. O paulista também compete com a CRF 450RX. "Estou feliz em finalizar mais um dia. Fiquei um pouco travado e senti cansaço, ainda sinto dificuldades pela transição para a moto de 450 cilindradas, mas acredito que vai melhorar. Temos um novo dia pela frente, uma nova chance", explicou.


Kartismo: Nova pontuação acirra disputas no AKSP Interlagos Trophy

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

A quarta etapa do campeonato de kartismo amador AKSP Interlagos Trophy apresentou novos vencedores, e acirrou mais ainda a briga pelos títulos com a nova pontuação para as etapas finais do certame. Os vencedores no último fim de semana (23/8) no Kartódromo de Interlagos foram Arthur Camilini (Light), André Silva (Sênior) e Mirna Lopes (Mulheres em Ação). Agora, Felipe Gonçalves mantém a liderança na Light, Valdo ‘Nenê’ Gregório assumiu a liderança na Sênior, e Lucimara Reimberg continua na ponta do Mulheres em Ação na Graduadas, e Mirna Lopes entre as Novatas. Sérgio Inácio (Graduados) e Allan Félix (Elite) continuam na dianteira de suas categorias, que não competiram desta vez.

Dois pilotos da Elite, Allan Félix e Rodrigo Parmezzani correram junto com os pilotos da Light como treinamento, e serviram de referência para o desenvolvimentos dos novatos e estreantes, ao terminarem respectivamente nas duas primeiras posições. Entre os elegíveis à pontuação, Arthur Camilini venceu pela segunda vez, seguido de Pietro Nadai, que estreou no campeonato. O líder Felipe Gonçalves terminou em quarto, logo atrás de Ed Gähr. Fechando o pódio chegaram os estreantes Rayque de Oliveira – que largou da pole da Light - e Gustavo Borges. Destaque para a estreia dos cariocas Vitor Barros e Guilherme Gomes. Felipe Gonçalves acumula 91,5 pontos, seguido de Arthur Camilini com 83, e Ed Gähr com 75,5 pontos.

Na Sênior, houve troca de líder na categoria. Estreando, André Silva largou da pole position e venceu de ponta a ponta, seguido de Paulo Policeno -  autor da volta mais rápida de todo o evento – e de Guto Oliveira. Com a quarta posição Valdo ‘Nenê’ Gregório assumiu a liderança do campeonato. Em quinto terminou o veterano Miguel Sacramento, com Jorge Filipe a seguir. Gregório soma 65,5 pontos, apenas 2,5 a mais que o antigo líder, que terminou em nono e agora é o vice-líder. Em terceiro está Guto Oliveira, com 59,5 pontos.

A Mulheres em Ação proporcionou uma bela surpresa. Pela primeira vez uma pilota da Novatas largou da pole position, estabeleceu a volta mais rápida e venceu de ponta a ponta: Mirna Lopes, que ampliou a liderança que já detinha nesta sub-classe. Em segundo, Lucimara Reimberg, que disparou na pontuação entre as Graduadas. Cláudia Franco (Novatas) ficou em terceiro, seguida de Beatriz Marsili (Novatas), a estreante Beca Friese (Graduadas), e Rita Sanches (Graduadas), completando as seis primeiras. Esta etapa teve a estreia de cinco pilotas, mostrando que a modalidade feminina não para de crescer. Lucimara lidera a Graduados com 108 pontos, seguida de Grazi Gonçalves, 63, e Aurélia Freitas, com 60. Entre as Novatas, Mirna tem 93,5 pontos, Cláudia Franco 79,5 e Claudia Leite, 48 pontos.

Pré-venda de ingressos para Arquibancada Shell no Grande Prêmio de São Paulo começa nesta quarta-feira

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

A Shell, marca licenciada pela Raízen, deu início nesta quarta-feira (27/08) na pré-venda para a Arquibancada Shell no Grande Prêmio de São Paulo, que permite acesso aos três dias de evento, com vista privilegiada, área coberta e experiências exclusivas com brindes. O resgate poderá ser feito exclusivamente pelo app Shell Box, no programa de fidelidade Shell Box Clube. Será permitido adquirir até dois ingressos por CPF. 

Na pré-venda (27/08), para realizar o resgate de um ingresso, o consumidor deverá estar a partir do nível 3 no Shell Box Clube, trocar 50 pontos stix e realizar um investimento de R$ 1.798,50. Esses clientes ainda ganharão um brinde exclusivo da Shell em parceria com a Ferrari. 

Os membros do Shell Box Clube a partir do nível 2 poderão realizar o resgate nos demais lotes. O primeiro será aberto no dia 03/09 e o segundo no dia 10/09. Para realizar o resgate de 1 ingresso em ambos os lotes, o consumidor deverá trocar 50 pontos stix e realizar um investimento de R$ 1.998,50. 

Fórmula Indy encerra temporada neste domingo (31/8), com transmissão pela TV Cultura

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

 Foto James Black

Neste domingo (31/8), chega ao fim a temporada 2025 da Fórmula Indy. A última prova da categoria é o Grande Prêmio de Nashville, que conta com transmissão da TV Cultura, a partir das 15h30. A narração é de Geferson Kern e os comentários de Dedê Gomez

Com muitos dos principais pilotos do grid sem vitória neste ano, o GP promete ser disputadíssimo. Em 2024, a corrida foi marcada por um duelo de dois dos pilotos mais arrojados da nova geração: o mexicano Pato O'Ward e o americano Colton Herta, que superou o rival a cinco voltas do fim para vencer. Josef Newgarden, bicampeão da categoria e das 500 Milhas de Indianápolis, é natural de Nashville, e também deve lutar para vencer em casa. 

A pista da cidade é a única do calendário feita de concreto, com extensão de 2.140m. A inclinação, que chega a 14 graus nas curvas, permite muitos duelos com disputas lado a lado e ultrapassagens. Também é uma pista muito rápida, com voltas em velocidade média de 320km/h

O evento é chamado oficialmente de Music City Grand Prix - ou Grande Prêmio da Cidade da Música, em referência à cidade que é a capital da música, em especial do country, nos EUA. A programação do final de semana na cidade também inclui shows de artistas consagrados, e o vencedor da prova leva, em vez de um troféu, uma guitarra do clássico modelo Les Paul da marca Gibson, sediada na cidade.

imprensa@tvcultura.com.br 

 

Mulheres abrem novos caminhos no automobilismo

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

As mulheres estão conquistando espaço em indústrias historicamente dominadas por homens, inspirando novas gerações a enxergar diferentes segmentos de trabalho como oportunidades de realização e crescimento profissional. Essa transformação cultural também se reflete no setor automotivo. Como apoiadora da inclusão social, a Volda vem liderando diversas iniciativas para promover um futuro mais representativo e competitivo para a mulher em toda a cadeia automotiva.

Pilotas como Antonella Bassani, Bia Martins e Renata Camargo são apoiadas pela Volda, assim como o Programa Mulher AutoMotiva e Instituto Mulheres V8. O que têm em comum? Estão conquistando cada vez mais espaço e destaque nas mais diversas atividades dentro do setor automotivo, incluindo as pistas de competições, o empreendedorismo e os eventos.

Além da coragem e do amor pela velocidade, Antonella Bassani, de apenas 18 anos, mostra que não existem limites para ela. A jovem pilota acelera nada menos do que um esportivo da Porsche a 330 km/h pela pista de Interlagos, mostrando que as mulheres podem pilotar tão rápido quanto um piloto masculino e inspirando meninas e jovens a sonharem com o automobilismo profissional sem medo de preconceito ou limitações.

Para a Volda, que tem como um de seus pilares estratégicos o incentivo à presença feminina no setor automotivo, a presença de Antonella no grid representa a diversidade que o esporte precisa. Como uma das patrocinadoras da pilota, a companhia reforça seu compromisso de investir em talentos femininos para gerar resultados concretos e contribuir para transformar a percepção do público sobre o papel das mulheres no automobilismo.

Kartismo: Com antecipação de três meses, Miguel Silva inicia sua preparação para o Brasileiro de OK-N Junior

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

O tempo voa, e nem sempre é recomendável esperar pela próxima oportunidade. Pensando no principal evento do kartismo nacional, o piloto Miguel Silva (RodOil/Shield Oil/SOS Bike Móvel) irá correr neste final de semana (29 e 30/8) na 4ª etapa da Copa Beto Carrero, em Balneário de Penha, Santa Catarina, como preparação para o 60º Campeonato Brasileiro da modalidade, que irá acontecer de 20 a 22 de novembro, no Kartódromo Internacional Beto Carrero.

“Estamos antecipando em quase três meses a nossa preparação para o Brasileiro da OK-N Junior, pois a categoria é muito equilibrada e disputada. A ideia é ir aprimorando a pilotagem para o traçado do Beto Carrero e iniciar os testes dos equipamentos e ajustes iniciais do chassi”, aponta Miguel Silva, um dos cinco melhores pilotos da OK-N Junior no principal certame regional da modalidade internacional.

Os pilotos ainda terão outra chance de treinarem para o Brasileiro em condições de corrida durante o Open, em meados de outubro. “Nosso objetivo é disputar também a 5ª etapa da Copa Beto Carrero, mas nunca sabemos o que pode acontecer lá na frente. Quanto mais testarmos e treinarmos, mais afinados estaremos para as provas da principal competição. Vamos nos esforçar e trabalhar muito para alcançar o melhor resultado lá na frente”, completa o paulista que completou 14 anos de idade nesta semana.

A 4ª etapa da Copa Beto Carrero inicia na sexta-feira (29/8), quando acontecem dois treinos livres de 15 minutos para cada categoria e a tomada de tempo, com duração de 5 minutos. No sábado (30/8), acontecem as duas corridas.

MasterMidia Marketing

 

F1600: De volta ao Velocitta, F1600 chega repleta de novidades

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

A 7ª etapa do Campeonato Paulista de Fórmula 1600 está marcada esse final de semana (28, 29 e 30 de agosto) no Autódromo Velocitta em Mogi Guaçu à 169 km da capital paulista e chega repleto de novidades.

A maior categoria de fórmula do Brasil recebe uma atualização importante: asas dianteiras de aleta dupla e aerofólio traseiro. A novidade foi apresentada em um protótipo durante a última etapa no Autódromo de Interlagos e o novo layout muito mais agressivo e bonito gerou elogios.

Além disso a categoria utilizará nessa etapa os pneus semi slick da Itaro, substituindo os da marca Zestino que a categoria vinha utilizando até então.

Todas essas mudanças devem dar um toque especial a essa etapa, já que será a primeira vez que o novo conjunto entrará na pista com todos os carros andando juntos. “Com a adição da asa dos do aerofólio o carro deve mudar o comportamento, ponto de freada, curva e o vácuo. Vamos ver como será, mas estou ansioso”, comentou Daniel Almeida, campeão da divisão Master em 2024 e responsável pela área técnica da categoria.

A liderança da divisão Super está nas mãos do piloto Marcel Fachini (Juka Motors) com 139 pontos contra 112 de Lélio Assumpção (Alfia Racing) que estará de fora dessa etapa devido ao acidente que sofreu durante a última etapa.

Fórmula eVolution: De volta ao Velocitta

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

 A Fórmula eVolution, a categoria que não para de crescer no automobilismo paulista viaja até a cidade de Mogi Guaçu à 169km da capital paulista para a realização da 6ª etapa da temporada 2025 no Autódromo Velocitta nesse final de semana (29, 30 e 31 de agosto).

Durante a última etapa realizada no Autódromo de Interlagos o paulista Lucas Freitas (San Race) venceu das duas corridas e chega ao Velocitta na liderança do campeonato com 147 pontos.

O baiano André Eidt (Thomaz Race) teve uma última etapa difícil, sofrendo um acidente durante a largada da corrida 2 e ficando de fora assim que as luzes se apagaram, perdendo também a liderança do campeonato. Para essa etapa o piloto do carro #91 quer repetir o primeiro lugar que alcançou em julho quando a corrida esteve no autódromo e recuperar os pontos perdidos para reassumir a ponta na tabela de classificação.

Na divisão rookie a liderança está com Everaldo Tozzi (Rosset Racing) com 126 contra Pedro Scherner (West Racing) com 4 pontos a menos; vencedor da última etapa, o jovem Gustavo Moreno (Rosset Racing) alcançou em Interlagos sua primeira vitória e já soma um segundo lugar no Velocitta, podendo subir na tabela de classificação com bons resultados no interior paulista; Miro Oliveira (Thomaz Race) que esteve ausente da última etapa também está de volta ao grid.

terça-feira, 26 de agosto de 2025

Rafael Marques volta ao Velocitta em disputa acirrada pelo bicampeonato na FVee Júnior

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

O piloto mato-grossense Rafael Marques volta neste fim de semana ao autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), para renovar as suas esperanças na briga pelo bicampeonato da Fórmula Vee Júnior.

Numa disputa acirrada, apenas dois pontos separam o garoto de Lucas do Rio Verde da primeira colocação: ele soma até agora 134 pontos contra 136 do paranaense Augusto Águila, faltando três etapas para o encerramento da competição.

“Este pode ser um momento decisivo na disputa pelo título”, afirma Rafael Marques, de 20 anos, que conta com o apoio da BRF, da Prefeitura e da Secretaria de Esporte e Lazer de Lucas do Rio Verde. “Eu já conquistei neste ano uma vitória no Velocitta e estou confiante para garantir resultados que podem me levar ao bicampeonato.”

Na pista de alta velocidade no interior paulista, o jovem piloto do Mato Grosso se saiu muito bem na etapa disputada em junho. Ele venceu uma prova na Júnior e ainda levou um segundo lugar na classificação geral.

“O traçado do Velocitta é desafiador e, como diz o próprio nome, muito rápido e com bons pontos de ultrapassagem. Espero que possa ter um carro bem acertado, corrigindo os problemas das provas passadas e lutando por mais vitórias”, disse.

Rafael Marques tenta se tornar o primeiro piloto a conquistar dois títulos na Fórmula Vee Júnior, que reúne jovens de 14 a 21 anos. Ele foi campeão pela primeira vez no ano passado. Em 2023, ele faturou a FVee Open, categoria para iniciantes.

Semana decisiva da Porsche Cup em Estoril traz duas etapas e a freada mais intensa do ano

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

 A última semana de agosto reserva fortes emoções para a Porsche Cup Brasil em solo europeu. O palco será o tradicional Circuito do Estoril, em Portugal, a 30 quilômetros da capital Lisboa, onde os carros mais icônicos do campeonato monomarca vão exigir o máximo de desempenho dos discos de freio Fremax, que equipam a categoria há 18 anos.

O grande espetáculo técnico da etapa acontece logo ao final da reta principal de 985 metros. Ali, os Porsche 911 GT3 Cup 992 reduzem de 266 km/h para 80 km/h em apenas 4,5 segundos. A manobra significa uma desaceleração de 2,65 G – mais do que duas vezes e meia a força da gravidade –, exigindo uma pressão de freio superior a 230 bar. É a freada mais intensa de todo o calendário, um verdadeiro teste de resistência e eficiência para os discos desenvolvidos pela Fremax e que equipam todos os carros da categoria.

O Estoril, com seus 4.360 metros e 14 curvas, gira em sentido anti-horário e guarda ainda um valor histórico especial: foi ali que, em 2011, a Porsche Cup realizou sua primeira corrida em solo europeu. Desde então, o traçado em Cascais já recebeu 20 provas, sempre marcadas por disputas acirradas. Agora, a passagem pela tradicional pista portuguesa se torna ainda mais decisiva, já que depois dela restam apenas uma etapa de sprint e outra de endurance para definir os campeões da temporada 2025.

A programação é intensa: as corridas sprint acontecem na quinta (27) e sexta-feira (28), seguidas pela prova de endurance no domingo (31). Nessa disputa, os pilotos formam duplas para encarar 300 quilômetros de corrida — cerca de 64 voltas em um desafio que combina velocidade, estratégia e confiabilidade dos equipamentos.

Bernardo Tambasco conquista pódio na abertura da Taça RBC Minas de Kart

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

Um dos destaques de Minas Gerais na temporada do kart brasileiro, o piloto Bernardo Tambasco (Lider Drive / Grupo Lider / Mira Incorporações /  GRacing / Equipes: Car Racing-SP e JNA-MG) disputou neste fim de semana a primeira etapa da 3ª edição da Taça RBC Minas de Kart. O kartista demonstrou todo seu potencial na pista, mas problemas mecânicos impediram que conquistasse resultados ainda melhores na abertura da competição estadual.

As disputas aconteceram no traçado do Kartódromo de Vespasiano, na região metropolitana de Belo Horizonte, palco tradicional do kartismo mineiro. O circuito recebeu pilotos de diversas categorias para a disputa desta importante competição regional, que movimenta o cenário do kart em Minas Gerais.

Com o acerto dos treinos livres, Tambasco garantiu uma boa posição de largada para a primeira bateria na segunda fila, com o terceiro lugar, na categoria Sprinter. Na primeira corrida do fim de semana, após a largada, Bernardo já havia conseguido o segundo posto, com vista à liderança da prova quando o motor de seu kart quebrou o pinhão, sendo obrigado a abandonar a corrida. O problema mecânico frustrou as expectativas de uma possível vitória logo na bateria de abertura.

Na segunda bateria, largando da parte de trás do pelotão, na décima quinta posição, em poucas voltas conseguiu uma escalada espetacular, com doze ultrapassagens para fechar a prova em segundo lugar em sua categoria e em terceiro na geral, na junção de outras categorias. A performance mostrou a habilidade do piloto juntamente com o acerto do kart poderia superar as situações adversas.

Vinícius Canhedo supera desafios e vive fim de semana marcante no Velocittá

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

O Autódromo Velocittá, em Mogi Guaçu (SP), foi palco de fortes emoções para Vinícius Canhedo na etapa da NASCAR Brasil Series, nos dias 23 e 24 de agosto. Mais do que os resultados, o piloto viveu um momento especial: após 21 anos, teve os pais presentes em uma corrida de Turismo. “A última vez que eles me viram correr foi em uma vitória na Fórmula. Eles são a minha maior motivação”, destacou.

Na corrida 1, Canhedo largou em 21º, mas logo surpreendeu com uma manobra na primeira curva, conquistando seis posições. O bom desempenho, porém, foi interrompido por um toque que danificou a suspensão e a direção hidráulica. Mesmo com o carro comprometido, ele retornou à pista após passar pelos boxes e cruzou a linha de chegada em 15º geral e 6º na Challenge.

O domingo trouxe novos obstáculos. Antes da corrida 2, falhas no alternador e no motor de arranque impediram sua largada, mesmo com o esforço da equipe que trabalhou intensamente durante a noite. Apesar da frustração, o piloto encarou o episódio como parte da intensidade de um esporte de alto rendimento, em que cada detalhe pode mudar o rumo de um fim de semana.

Brasileiros aumentam ritmo no segundo dia do International Six Days Enduro 2025

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

Os pilotos Honda Racing que defendem a Seleção Brasileira no 99° International Six Days Enduro (ISDE) aumentaram o ritmo nesta segunda-feira (25/8), o segundo dia de disputas do evento considerado a Copa do Mundo da modalidade, em Bérgamo, Itália. No mesmo percurso realizado no dia anterior, Bruno Crivilin, Luciano Rocha e Vinicius Calafati conseguiram baixar valiosos segundos de seus tempos, colaborando para que o Brasil alcançasse a 15ª posição na tabela do World Trophy, a disputa por nações, de acordo com os resultados extraoficiais. O desempenho também rendeu ganho de posições nas classificações individuais.  

Como na abertura, o caminho deste segundo dia do ISDE ficou cada vez mais desgastado com a passagem das motocicletas. A tradicional prova reúne cerca de 700 competidores de 33 países, sendo que a disputa por seleções inclui 20 equipes. Melhor brasileiro até o momento, o capixaba Bruno Crivilin subiu para o 26° posto na categoria E1 e o 72° na classificação geral. “O time melhorou neste segundo dia, isso foi positivo, mas eu ainda não me encontrei totalmente aqui. Dia após dia eu devo me sentir melhor, temos um novo desafio pela frente, com novas especiais, e eu vou para cima. Tem muita coisa pela frente ainda”, avaliou. Crivilin, dono de quatro medalhas de ouro e uma de prata na competição, disputa o ISDE pela sexta vez. Ele acelera a motocicleta Honda CRF 250RX.

Estreante na prova, Luciano Rocha está animado com a experiência. O mineiro aparece na 36ª posição da categoria E2, com a Honda CRF 450RX, além do 77° lugar na classificação geral. “Foi mais um dia muito intenso aqui na Itália, assim como no primeiro as especiais ficaram bem destruídas. Eu me senti muito feliz com o meu desempenho e com os resultados de todo o time, todos nós melhoramos e conseguimos nos encaixar melhor no trajeto. Vamos em frente porque tem muita corrida ainda pela frente”, lembrou.


Vinicius Calafati, com a mesmo modelo de motocicleta, é o 44° da E2 e 95° da geral. O paulista possui uma medalha de ouro e duas de prata no ISDE. “O segundo dia foi bom para a Seleção, conseguimos andar os quatro num ritmo bem melhor que na abertura. Eu me senti melhor também, consegui me soltar um pouco mais, já que estou competindo com outra moto (na temporada nacional utiliza a CRF 250RX), então o primeiro dia foi mais de adaptação. Comecei a me divertir um pouco mais na trilha e agora vamos tentar melhorar para subir mais posições.” O time brasileiro também conta com o piloto Renato Paz “Muguinho”, 42° da E2 e 89° da geral. A delegação nacional é comandada por Rômulo Bottrel, o chefe da equipe Honda Racing de Enduro.

Pirelli F1: GP da Holanda - Presente desde o início, 75 anos atrás, Pirelli atinge à marca de 500 GPs

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

O GP da Holanda deste fim de semana representa um marco na história da Pirelli na Fórmula 1, já que esta corrida será a 500ª etapa do campeonato mundial da categoria mais importante do motorsport em que a marca italiana tem presença oficial. A história remonta a 13 de maio de 1950 e ao GP da Inglaterra, que também foi a primeira prova do campeonato mundial. Naquele dia, em Silverstone, quatro Alfa Romeos e quatro Maseratis foram equipados com pneus Pirelli e o vencedor da corrida, Giuseppe Farina, seguido por Luigi Fagioli e Red Parnell, todos pilotando Alfas, deram aos pneus italianos uma vitória esmagadora no pódio. Desde então, a Pirelli esteve presente em 499 eventos, divididos em três eras: de 1950 a 1958, de 1981 a 1991 (exceto em 1987 e 1988) e, a partir de 2011, como Parceira Global de Pneus do Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA. 

Haverá celebrações na pista de Zandvoort, que continuarão no fim de semana seguinte, quando Monza receberá o GP da Itália, do qual a Pirelli é o Title Sponsor. Na Holanda, todos os carros e todos os pneus slick terão um logotipo especial do 500º GP, que foi revelado em Londres no dia 18 de fevereiro, durante as comemorações dos 75 anos da Fórmula 1. Em Monza, os membros das equipes e pilotos se juntarão à alta administração da F1, da FIA e da Pirelli para uma foto comemorativa algumas horas antes do início da corrida. 

Os compostos

Para a corrida na Holanda, a Pirelli deu um passo mais macio com relação aos compostos em comparação com o ano passado. As equipes poderão escolher entre o C2 como Duro, o C3 como Médio e o C4 como Macio, enquanto em 2024 os compostos disponíveis eram C1, C2 e C3. A decisão, tomada em conjunto com a FIA e a promotora do campeonato, tem como objetivo aumentar a probabilidade de uma estratégia baseada em duas paradas, em vez de apenas uma, que tem sido a escolha predominante desde que esta corrida voltou ao calendário em 2022. Um passo adicional nessa direção decorre da decisão da FIA de aumentar o limite de velocidade no pit lane de 60 para 80 km/h, reduzindo, assim, o tempo necessário para um pit stop. De acordo com simulações fornecidas pelas equipes, a parada única ainda é a mais rápida, em parte porque ultrapassar é notoriamente difícil em Zandvoort, com poucas retas além da principal, combinado com o fato de que a pista toda é bastante estreita.

COPA TRUCK: Cirino celebra pódio e se mantêm no G5

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

A Copa Truck teve uma de suas etapas mais acidentadas no último domingo no Autódromo Potenza, em Minas Gerais, o que ocasionou uma série de punições aos pilotos envolvidos. Um dos “sobreviventes”, o paranaense Wellington Cirino conseguiu concluir as duas baterias e somar pontos importantes para o campeonato da categoria PRO, em que se mantém entre os cinco primeiros colocados e, apenas, 19 pontos de distância do novo líder, o paulista Felipe Giaffone. Na corrida 1, Cirino terminou na 10ª colocação, enquanto na corrida 2 somou um quarto lugar e celebrou mais um pódio na temporada.

“Acredito que foi uma etapa muito boa por conta da pontuação que conquistamos, valorizando todo o trabalho que a equipe tem feito para evoluir, cada vez mais, o caminhão. Ainda restam três etapas e seguiremos firmes para buscar as primeiras posições”, salienta o piloto da equipe Iveco Usual Racing, que tem no seu caminhão as marcas da Iveco, Cresol, Usual Brinquedos, Librelato, Cirino Sabadin, FPT, Nexpro e Meritor.

Por conta do relevo do traçado mineiro, um dos pontos mais sentidos por Cirino foi a tração do caminhão nas saídas das curvas de baixa para as subidas, algo que o time pretende melhorar para a próxima etapa, também em Minas Gerais, mas no Autódromo de Curvelo.

segunda-feira, 25 de agosto de 2025

Arena Cross - Wilson (Pro) e Tibúrcio (AX2) são campeões

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

Uma decisão eletrizante valeu à equipe Honda Racing os títulos das duas principais categorias do Arena Cross 2025, na noite deste sábado (23/8). No circuito montado no Parque Villa-Lobos, em São Paulo (SP), a quarta e última etapa da temporada reservou emoção até a bandeirada final, consagrando os pilotos Dean Wilson na categoria Pro e Bernardo Tibúrcio na AX2. 

O escocês Wilson avançou até o segundo lugar na primeira bateria mesmo com um susto - caiu no fim da sequência de costelas, um ponto bastante complicado da pista. Na segunda prova, ele e Enzo Lopes, que duelavam pelo campeonato, se chocaram e acabaram no chão, mas retornaram à disputa. Mal sabia Wilson que o mais complicado ainda viria. Sem conseguir desviar, ele acertou uma moto caída no meio de sua trajetória, o que danificou a parte inferior do motor de sua Honda CRF 450R. Os mecânicos identificaram um vazamento de óleo e, com a placa de sinalização, o orientaram a parar para repor o lubrificante. Uma decisão acertada, que permitiu concluir a corrida para festejar o campeonato de forma inédita.

 

"Que prova completamente louca. Tantas coisas malucas aconteceram, o óleo vazou e precisei parar para completá-lo, mas consegui levar a moto até o fim. Tive muita sorte e de fato a moto é muito resistente. Agradeço demais a Honda Racing, conseguimos fazer acontecer", comemorou Wilson.

 

O aniversariante Guilherme Bresolin somou um décimo e um nono lugares que o levaram à quinta posição final em seu ano de estreia na categoria principal. "Estou satisfeito com o desempenho e a minha velocidade. Muito feliz pela temporada, a Pro contava com vários estrangeiros fortíssimos. Isso me motiva a treinar ainda mais para o ano que vem", destacou o gaúcho, que também comanda uma CRF 450R.

 

Na AX2, Tibúrcio fez valer a regularidade e o ritmo forte para chegar ao tricampeonato. Acostumado a decisões emocionantes, o mineiro também passou por alguns sustos na corrida única da categoria, mas, com o segundo lugar, alcançou o esperado objetivo com a Honda CRF 250R. "Foram disputas intensas desde o início da competição, estou bem feliz com mais esse título, cheguei aqui com apenas dois pontos de vantagem. É um campeonato muito curto que exige atenção. Acredito que a constância prevaleceu", resumiu.

NASCAR Brasil: Jorge Martelli é campeão do Campeonato Brasileiro de 2025 com antecipação

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

Não teve para ninguém. Jorge Martelli e seu Chevrolet Camaro #87 entraram neste sábado (23) no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu (SP) com foco em busca do título do campeonato. A etapa decisiva começou quente logo cedo: no treino oficial da manhã, o catarinense cravou o 5º melhor tempo geral e o 2º melhor entre os carros da categoria Challenge. Já no classificatório, que definiu o grid, o piloto terminou em 13º lugar na geral e 5º na categoria, o que deixou clara a necessidade de uma prova de recuperação.

E foi exatamente isso que aconteceu. Largando do meio do pelotão, Martelli mostrou tranquilidade de campeão. Escalou posições com estratégia, se manteve fora das confusões e cruzou a linha de chegada da Corrida 1 em 4º lugar geral e 1º na Challenge, resultado que matematicamente lhe garantiu o título por antecipação. Com seus principais adversários não pontuando o suficiente, a festa começou já neste sábado.

“É muito satisfatório conquistar este título antes da corrida final. É o que todo piloto busca, depois de um ano de trabalho árduo meu, da equipe e do meu coach”, comemorou o piloto. “Já vi título virar na última volta e foi mais ou menos o que aconteceu aqui”, disse Martelli, lembrando da largada em 13º lugar.

“Só tenho de agradecer a Deus, aos meus patrocinadores — sem eles nada disso aconteceria — e à minha torcida de Mato Grosso e de Santa Catarina. Amanhã a festa será boa e com certeza vai faltar garganta para soltar o grito ao receber o troféu do campeonato”, avaliou.