sexta-feira, 30 de maio de 2025

Fórmula E: Da Costa e Porsche são os mais rápidos na abertura dos treinos livres em Xangai

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

António Félix da Costa (TAG Heuer Porsche) foi o piloto mais rápido em Xangai após o primeiro treino livre, com um tempo de 1m09.280s – quatro segundos mais rápido que o melhor tempo da temporada passada. Tendo vencido uma das corridas aqui na Temporada 10, da Costa quer manter o ciclo de conquistas no Circuito Internacional de Xangai na corrida de amanhã.  

Um décimo atrás de Da Costa ficou a Mahindra Racing de Nyck de Vries, que busca consolidar o bom momento desde o o primeiro pódio da temporada obtido em Mônaco. O campeão mundial de Fórmula E da Temporada 7 mostrou força na temporada passada, mas agora tem um carro mais potente para desenvolver esse potencial. 

Completando os três primeiros na bandeira quadriculada, esteva a Maserati MSG Racing de Jake Hughes, que também alcançou sucesso na temporada passada com uma Julius Baer Pole Position e seu primeiro pódio na Fórmula E com a NEOM McLaren. Agora com as cores azuis, será que a história pode se repetir no fim de semana do seu aniversário?  

Pascal Wehrlein terminou em quarto pela Porsche, seguido pelo quinto lugar de Nick Cassidy, da Jaguar TCS Racing. Taylor Barnard ficou em sexto pela NEOM McLaren, Dan Ticktum em sétimo pela CUPRA Kiro, com Jake Dennis, da Andretti, Norman Nato, da Nissan, e Stoffel Vandoorne, da Maserati MSG Racing, completarando os 10 primeiros. 

"Volta ao mundo": a longa aventura de JP de Oliveira para correr na BRB Stock Car

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

 Dono de uma carreira repleta de conquistas alcançadas no Brasil, Europa e especialmente no Japão, onde viveu por mais de 20 anos, João Paulo de Oliveira regressou ao seu país-natal para representar a Full Time Gazoo Racing e a Toyota na principal categoria do automobilismo nacional, a BRB Stock Car Pro Series.
Paralelamente à sua nova jornada no Brasil, o paulista de 43 anos seguirá participando de provas na Terra do Sol Nascente, como vai ser o caso neste fim de semana, com as 24 Horas de Fuji. Considerando todos os deslocamentos necessários para encarar esse desafio, JP terá pela frente uma verdadeira “volta ao mundo”: em apenas 15 dias, terá percorrido uma distância superior à circunferência da Terra.

No intervalo de duas semanas, entre 21 de maio e 4 de junho, João Paulo de Oliveira terá percorrido pouco mais de 41 mil quilômetros, somente em viagens de avião, pouco mais do que uma volta completa ao mundo – a circunferência da Terra na linha do Equador mede 40.060 km. “Será bastante corrido, mas só posso agradecer por fazer aquilo que amo”, destacou o piloto, feliz por trilhar novos horizontes a partir de 2025 em seu regresso ao esporte a motor brasileiro.

O longo período de viagens de JP teve início na quarta-feira passada (21), quando seguiu de São Paulo rumo a Cascavel (PR) para a disputa da segunda etapa da temporada da BRB Stock Car. De volta à capital paulista na noite de domingo, o piloto ficou poucos dias na sua cidade antes de voar rumo ao Japão para disputar uma das provas de longa duração mais tradicionais do país. Logo em seguida, Oliveira viajará de volta para o Brasil para disputar a etapa da Pro Series no Velopark, em Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul.

Fórmula E: Fatos e números da rodada dupla do E-Prix de Xangai

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

Oliver Rowland detém a maior vantagem no campeonato da história da Fórmula E - 77 pontos. A maior diferença na Temporada 10 foi justamente no E-Prix de Xangai, quando Nick Cassidy liderou por 25 pontos. 

- Mitch Evans venceu a primeira corrida em Xangai na última volta, ultrapassando Wehrlein na curva 1 – a única ultrapassagem para a vitória, na volta final, na história da Jaguar TCS Racing. 

- Dois pilotos chineses correram na história da Fórmula E: Ho Ping Tung (China Racing e Jaguar) e Ma Qing Hua (Team Aguri). 

- Nas duas corridas da temporada passada, houve 17 mudanças de liderança, e oito pilotos diferentes lideraram uma volta. 

- Jake Hughes conquistou a pole por apenas 0,001 segundo no último ano, igualando a menor margem de todos os tempos (primeira corrida de Berlim, Temporada 3). 

- As voltas mais rápidas do fim de semana para as 11 equipes foram separadas por apenas 0,315 segundo no ano passado. 

Gael Rampazzo quer pódio e pontos na quinta etapa da Copa São Paulo KGV

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

A Copa São Paulo KGV chega à sua quinta etapa da temporada 2025 neste fim de semana, reunindo os principais nomes do kartismo nacional no Kartódromo da Granja Viana, em Cotia. Entre os destaques está Gael Rampazzo (A Promo / Mark Representação / Equipe: SKM / Coach: Fran Di Mauro), representante do Maranhão, que disputa a categoria Rotax Mini Max em busca de uma boa colocação para seguir firme na briga pelo título.

Após quatro etapas disputadas, Rampazzo ocupa posição de destaque dentro do Top 10 da Mini Max, somando 349 pontos na tabela de classificação geral. O piloto maranhense tem demonstrado consistência ao longo da temporada e agora foca em conquistar pontos importantes para se manter entre os principais candidatos ao título paulista.

"Estou muito animado para esta etapa. Quero conseguir uma boa colocação para tentar subir mais na classificação e entrar na segunda metade do Paulista KGV com chances de continuar brigando lá na frente na Mini Max", declarou Gael Rampazzo.

O piloto tem aproveitado os treinos livres realizados até esta sexta-feira (30) para se adaptar perfeitamente ao traçado escolhido pela organização para esta quinta etapa. Durante as sessões de preparação, Rampazzo e sua equipe têm trabalhado intensamente no acerto do kart, buscando encontrar o melhor setup para as condições da pista.

Dudu Salamonde quer ampliar vantagem na Júnior Max em etapa da Copa São Paulo KGV

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

 O piloto paulista Dudu Salamonde (DKR / RL Eng. Design / Casa Barô / Vero Coco / SOMA Blindados / Equipe TR3 / Walter Travaglini) se prepara para mais um fim de semana decisivo no kartismo. Líder da categoria Rotax Júnior Max na Copa São Paulo KGV, ele chega à pista da Granja Viana, em Cotia, com o objetivo claro de manter a ponta da tabela de classificação e, quem sabe, ampliar sua vantagem na briga pelo título.

Com 443 pontos conquistados até aqui, Salamonde possui uma margem de 20 pontos sobre o segundo colocado, o que torna a quinta etapa do Paulista KGV fundamental em sua estratégia para chegar à fase final da competição com chances reais de conquistar o tetracampeonato. A vantagem, embora confortável, exige que o piloto mantenha a consistência que o levou à liderança.

Durante os treinos livres realizados ao longo da semana, Dudu já demonstrou que vem em grande forma para este fim de semana. O paulista registrou o melhor tempo de sua categoria, sendo 4 décimos de segundo mais rápido que seus principais concorrentes, um gap significativo no mundo do kartismo.

A confiança do piloto transparece em suas palavras sobre o traçado escolhido para esta etapa. "Esse é um dos meus traçados preferidos, conheço bem o desenho que foi escolhido para esta etapa. Estou focado e espero conseguir corresponder às expectativas, para conseguir bons resultados", declarou Salamonde.

Ricardo Forte busca segundo triunfo consecutivo na Race Kart Sports em Barueri

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

O Kartódromo de Aldeia da Serra, em Barueri, recebe neste fim de semana a segunda etapa da RKS - Racing Kart Sports -, competição que estreia no calendário do kartismo paulista em 2025, mas já conquistou o reconhecimento dos principais pilotos do país. A categoria reúne talentos de diferentes regiões, consolidando-se como uma das principais vitrines do automobilismo nacional de base.

Ricardo Forte (Equipe: Forcolin Racing / Coach: Giulliano Forcolin) , piloto que compete na categoria Mirim, retorna ao traçado da Aldeia da Serra com a confiança de quem conhece o sabor da vitória. O paulista conquistou a prova de abertura da RKS, disputada no início de maio, e agora busca manter a sequência positiva para ampliar sua vantagem na liderança do campeonato.

O momento vivido pelo piloto do kart número 16 é um dos mais especiais da temporada. No último fim de semana, Forte celebrou mais uma conquista importante ao vencer o 1º Turno da V11 Cup, na categoria Mirim Rookie, resultado que o manteve na liderança de sua classe e reforçou seu status como um dos principais nomes da nova geração do kartismo brasileiro.

A temporada de 2025 tem sido de intensa atividade para Ricardo Forte, que divide sua agenda entre diferentes competições. Além da RKS, o piloto tem se destacado na Copa São Paulo Light, onde acumula resultados consistentes que o colocam entre os favoritos ao título da categoria.

Dupla jornada: O empreendedor que acelera nos negócios e no automobilismo

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

Wagner Pontes é um exemplo notável de como a paixão e a determinação podem impulsionar o sucesso em diferentes áreas da vida. Como CEO da D4U Immigration e piloto de automobilismo da Porsche Cup, ele adquiriu a capacidade de equilibrar a adrenalina e competitividade das pistas com a gestão estratégica e liderança de sua empresa, que já auxiliou mais de 13 mil brasileiros a irem morar definitivamente fora do país. 

A infância de Wagner foi marcada por desafios em um cenário de extrema pobreza. O executivo conta que após um episódio crucial em sua vida aos 12 anos, ele virou uma chavinha dentro de si que despertou uma determinação precoce para mudar sua realidade. Essa adversidade foi o catalisador para o desenvolvimento de sua mentalidade empreendedora. Aos 12-13 anos, Wagner já trabalhava como empacotador de mercado e em outros “bicos”, demonstrando sua resiliência e vontade de progredir. Aos 17 anos, ao lado de sua mãe, que era manicure, teve a vontade de fazer um curso de cabeleireiro, e abriu, em uma garagem emprestada, seu primeiro empreendimento: um pequeno salão de beleza de bairro. O empreendimento não durou muito, mas ali foi o start de sua veia empreendedora, que mais tarde o levaria ao sucesso nos negócios e no automobilismo. 

Wagner então começou a revender produtos de beleza e aí a sua trajetória de empreendedor começou a deslanchar. Aos poucos ele foi crescendo, ganhando espaço no mercado e criou um e-commerce, que em 2013 foi comprado pela líder do segmento. Impedindo de, nos próximos anos, poder voltar a atuar no mesmo segmento, Pontes decidiu ir estudar o mercado dos Estados Unidos - ainda sem perspectiva sobre em qual setor atuaria de fato. Porém, já em solo americano enfrentou um problema com seu visto para residir temporariamente no país, devido a uma falha da empresa que o assessorou juridicamente, fazendo com que eu fosse notificado pelo Governo Americano. 

Depois de levar um belo susto, solucionar a questão e entender o erro burocrático, enxergou no problema, uma oportunidade e fundou a D4U Immigration, uma empresa especializada em assessoria legal imigratória para os Estados Unidos, Europa e Dubai. Apesar do sucesso nos quase 10 anos da empresa, Wagner nutria um sonho que só recentemente começou a realizar: tornar-se piloto profissional de automobilismo.

Felipe Sanches acelera em Viterbo na terceira etapa do Champions of the Future

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

A pista do Leopard Circuit Viterbo, na Itália, já pode sentir o ronco dos motores de pilotos de várias partes do mundo, pois nesta semana a terceira rodada do Champions of the Future promete agitar o circuito italiano com uma intensa disputa. Entre os nomes que estarão acelerando em busca de boas colocações está o paulista Felipe Sanches  (Equipe Energy Corse / Coach  David Vidales / ITB / Sanches e Sabioni Sociedade de Advogados / Andrea Sanches Semijoias / Fazenda Pôr do Sol), que, com experiência prévia no traçado, busca agora um desempenho ainda mais sólido nesta etapa de alto nível.

Felipe já conhece bem a pista de Viterbo, tendo competido lá no início da temporada durante o WSK Master Series. Essa experiência lhe deu a confiança necessária para encarar o desafio com ainda mais foco e determinação. "A pista de Viterbo é muito técnica e exige precisão, mas já tive a oportunidade de andar nela antes e sei como ela funciona. Estou animado para voltar e tentar melhorar o meu desempenho em relação ao que fiz no começo do ano", comentou Felipe, que compete na equipe Energy Corse.

O piloto brasileiro tem se firmado como uma das grandes promessas do kartismo brasileiro. Em sua trajetória, já acumula experiências valiosas e está cada vez mais confiante para se destacar entre os melhores. "Cada etapa é uma oportunidade de aprender e evoluir. Competir na Europa tem sido desafiador, mas também uma motivação enorme para seguir em frente e buscar resultados cada vez mais expressivos", afirmou o piloto.

Kart: Erick Mesquita confiante para segunda etapa do Race Kart Sport

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

Acontece no próximo domingo (01/06) a segunda etapa do Race Kart Sport, campeonato de kart realizado no Kartódromo Aldeia da Serra e organizado pela Innovation Racing Sports onde o piloto guarulhense Erick Mesquita (Proquip Motorsport, Samacar Motor Parts, WFB Consultoria, Makeshop e VG3 Assessoria e Comunicação) está confiante para conquistar um bom resultado.

Após a estreia no mês de maio com o 6º lugar na categoria F4 Junior, o ex-piloto de Dragster Junior agora com 13 anos recém completados (no último dia 26) está confiante para um bom resultado nesse final de semana.

“Fiz um treino para conhecer o traçado que vou correr e ainda não conhecia e fiquei muito satisfeito com o resultado”, comentou Erick. “Agora vamos trabalhar no acerto do meu kart para quem sabe conquistar meu primeiro pódio”, finalizou o piloto do kart #26.

Toda a etapa acontecerá no domingo, dia 1º de junho, conforme a programação abaixo:

2ª ETAPA – RACE KART SPORT 2025 – F4 JUNIOR

Augusto Sangalli vence corridas Sprint, com show de ultrapassagens e pódio na prova Endurance da Turismo Nacional

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

Abrindo a temporada de 2025 da Turismo Nacional com sucesso absoluto em Interlagos, Augusto Sangalli deu sequência no campeonato em Cascavel durante o último final de semana com novas vitórias, e uma grande recuperação na primeira prova endurance do campeonato, quando 31 ultrapassagens marcaram o desempenho do piloto paulista junto de Bernardo Cardoso durante as 3 horas de prova finalizada com o segundo lugar, fechando o final de semana somando mais duas vitória no campeonato nas provas Sprint.

Somando agora quatro vitórias pela categoria B, o jovem piloto que recentemente completou 18 anos, vem sendo o principal nome do campeonato, mantendo uma sequência de vitórias, além dos ótimos desempenhos sempre figurando dentro do “Top 10” entre o grid geral da Turismo Nacional.

Realizando sua segunda temporada no automobilismo nacional, Sangalli está disposto a buscar o título da categoria B deste ano, após ser o melhor Rookie em 2024, terminando o campeonato na terceira posição. - “Começamos esse ano com o objetivo de nos manter pontuando em todas as etapas, buscando sempre o melhor resultado possível. E então, nosso início de campeonato foi melhor do que esperávamos, com as duas pole positions (Interlagos e Cascavel), vitórias nas quatro provas Sprints já realizadas, as quatro melhores voltas, garantindo uma boa vantagem de pontos na liderança do campeonato.” - ressaltou.

Mesmo com um domingo glorioso nas provas Sprints, o sábado que estava reservado para a primeira prova endurance do ano, teve seu destaque a parte no final de semana, quando Sangalli e seu parceiro na corrida de longa duração, Bernardo Cardoso, realizaram uma incrível recuperação durante as 3 horas de prova, após serem obrigados a largar da última posição, devido uma quebra do prisioneiro da roda dianteira, ainda na primeira volta da Classificação.

quinta-feira, 29 de maio de 2025

Maria Nienkötter: entre a evolução e maior visibilidade às mulheres no TCR South America Banco BRB

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

 Tudo tem sido novo na carreira de Maria Nienkötter em 2025. Vitoriosa em um inédito processo seletivo realizado no fim de 2024 e desenvolvido pelo TCR South America Banco BRB em conjunto com a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e a Cobra Racing Team para lançar o próximo talento feminino no grid da categoria internacional promovida pela Vicar, a catarinense fez a transição dos monopostos para os carros do conceito consagrado em todo o mundo e ampliou seus horizontes no automobilismo. Hoje, além de fazer parte do grid de uma das competições mais importantes na América Latina, Maria é nova referência para mulheres que almejam viver do esporte a motor dentro ou fora das pistas.

Vinda de família com tradição no automobilismo, a jovem de 18 anos foi impulsionada pela vitória no processo seletivo e saiu da Fórmula Delta, categoria de desenvolvimento de pilotos em monopostos baseada em Interlagos, para competir contra grandes nomes no cenário continental como os compatriotas Pedro Cardoso — atual campeão do TCR South America Banco BRB e TCR Brasil Banco BRB —, Nelson Piquet Jr. — ex-Fórmula 1, primeiro campeão mundial de Fórmula E e atualmente no grid da BRB Stock Car Pro Series — e Raphael Reis, bem como argentinos como Leonel Pernía, Juan Ángel Rosso, Fabricio Pezzini e Fabián Yannantuoni.

Chefiada pelo experiente Nonô Figueiredo, piloto de longa trajetória no esporte e vencedor na BRB Stock Car, Maria Nienkötter passou a guiar o moderno Toyota Corolla TCR. Outro aprendizado para a ‘rookie’ diz respeito às pistas do calendário. Nesta primeira fase do campeonato, as etapas são disputadas em circuitos localizados na Argentina. Desta forma, a catarinense já estreou em Rosário, Oberá e San Juan Villicum. O próximo desafio da pilota será neste fim de semana (31 de maio a 1º de junho) no moderno Autódromo de Termas de Río Hondo, atual palco do Mundial de MotoGP na América do Sul.
Feliz com sua nova fase na carreira, Maria fala com satisfação sobre a chance de aprender e evoluir a cada etapa no TCR South America Banco BRB.

“Tudo tem sido muito diferente para mim, desde o início. É minha primeira experiência lidando como profissional 100% em uma categoria de alto nível, internacional, com pilotos de patamar extremamente elevado. Jamais antes havia andado em um carro de turismo, sem contar que também tive de construir a minha experiência em cada uma das pistas, todas completamente novas para mim, diferente dos meus adversários, muitos com um conhecimento prévio dos circuitos que compõem o calendário. Então, todo esse contexto eleva o desafio, mas gosto disso. Estamos correndo atrás para elevar esse conhecimento e aprendizado”, disse Nienkötter.

Inscrita na Copa Trophy, certame à parte no TCR South America Banco BRB que mescla ‘rookies’ e competidores de idade mais elevada, Maria triunfou em Rosário e subiu ao pódio em Oberá e Villicum. Em Termas de Río Hondo, a brasileira tem pela frente mais um degrau a escalar na caminhada natural de sua evolução pessoal e profissional.

“Percebo que evoluí muito sobre o ‘sentir’ o carro, no aspecto técnico da coisa. A cada etapa, noto que o feedback vem se tornando mais preciso. E, obviamente, esse intercâmbio de experiência e ideias me faz crescer no aspecto pessoal e profissional. Tudo isso me puxa para cima, percebo que a cada corrida vou ficando mais fortalecida, na busca por mais confiança, o que me faz evoluir muito dentro e fora da pista”, explicou.

“O conhecimento das novas pistas e o convívio com outros pilotos, bem mais experientes no automobilismo, vários com vitórias, títulos, tudo isso vem acelerando meu conhecimento pessoal no automobilismo. É muito enriquecedor!”, destacou Maria.

Mitsubishi Cup: Accert Competições desembarca para o desafio em Canitar

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

O segundo desafio da Mitsubishi Cup 2025, maior rally cross country de velocidade do Brasil, acontece nesta sexta e sábado, 30 e 31 de maio, na região da cidade de Canitar, distante 368 quilômetros da Capital paulista e a apenas sete quilômetros de Ourinhos, pela segunda vez. A equipe Accert Competições desembarca nesta quinta-feira e estará com tudo pronto no box montado no parque de apoio na Fazenda Reunidas Santa Lúcia para as primeiras atividades.

A equipe Accert Competições estará representada na etapa com três duplas: na L200 Triton Sport R com Kaio Cardoso/Aline Cardoso (#27); na Eclipse Cross R com Cristiano Rocha/Minae Miyauti (#20) e Leonardo Giacchetta/ Fábio Pedroso (#18).

Nesta sexta-feira, 30, das 12 às 17 horas, terá um treino livre em uma pista de aproximadamente cinco quilômetros, com planilha e marcadores n padrão Mitsubishi Cup, cada carro poderá dar no máximo três voltas. A definição da ordem de largada para a etapa será através da melhor volta cronometrada entre as três de cada competidor nos treinos da sexta-feira.

No sábado, 31, a partir das 8 horas, os pilotos e navegadores deverão percorrer um circuito de 30 quilômetros no menor tempo possível, seguindo os regulamentos estabelecidos pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). O trajeto, no entanto, só será revelado aos competidores no dia da prova, e eles possuem três tentativas de percorrer o caminho sem perder pontos.

Após bom desempenho em Tóquio, Di Grassi espera lutar por pontos na China

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

As equipes do Campeonato Mundial de Fórmula E já estão na China para as rodadas 9 e 10, entre os dias 30 de maio e 1º de junho. O ePrix de Xangai, que fez sua estreia no calendário do Mundial no ano passado, conta com um dos circuitos mais rápidos do ano e pode ser palco de mais uma boa performance de Lucas Di Grassi, que vem garantindo pontos importantes para a equipe estreante Lola Yamaha ABT.

Duas semanas atrás, no ePrix de Tóquio, o brasileiro viveu altos e baixos na capital japonesa. Um dia chuvoso atrapalhou as perspectivas da equipe na prova do sábado, enquanto o domingo resultou em um quinto lugar para Di Grassi, seu segundo melhor resultado de 2025. Antes, em Miami, Lucas foi o segundo colocado e ampliou para 41 o recorde de pódios que detém na categoria.

Cuidado extra com os pneus - A boa performance na classificação de Tóquio mostrou que o carro melhorou em ritmo de volta rápida e faz as expectativas aumentarem para a rodada na China, que acontece no traçado de 3.051 km do Circuito Internacional de Xangai, projeto pelo alemão Hermann Tilke.

Recentemente pavimentada, a pista possui um traçado longo e sinuoso. As curvas 1 e 2 impõem um grande desgaste aos pneus, tornando tanto o gerenciamento um fator crítico para uma boa prova. Além disso, outro desafio é o retorno do Pit Boost na primeira corrida do fim de semana.

A.Mattheis anuncia Helio Castroneves na BRB Stock Car

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

Equipe multicampeã da BRB Stock Car Pro Series, a A.Mattheis Motorsport anunciou nesta quinta-feira (29) que Helio Castroneves passará a integrar o time baseado em Petrópolis (RJ), ao lado de Thiago Camilo e Cesar Ramos, dois nomes sempre listados entre os favoritos a vitórias e ao título na principal categoria do automobilismo brasileiro. 

A mudança vem após Castroneves fazer sua estreia na temporada 2025 da BRB Stock Car em Interlagos pela equipe RTR Sport Team. O piloto, no entanto, não disputou a segunda etapa, em Cascavel, por coincidir com as 500 Milhas de Indianápolis, no último fim de semana. Mas agora o paulistano está de volta para o restante da temporada da BRB Stock Car. 

"Estou muito honrado em fazer parte da A. Mattheis Motorsport, uma equipe que sempre admirei e sou fã do trabalho do Andreas. Não vejo a hora de acelerar no Velopark e me integrar rapidamente à equipe. Quero agradecer à equipe RTR, fera na Stock Light e que fez um esforço enorme para que eu pudesse estrear em Interlagos, na primeira etapa", disse Castroneves.

"É uma grande notícia para a A.Mattheis poder contar com um piloto tão consagrado quanto o Helinho. É um reforço de peso para o nosso time e nos dá ainda mais entusiasmo pelo potencial do nosso time para 2025. Bem-vindo, Helinho, uma grande temporada nos espera", comentou Andreas Mattheis, uma das lendas da galeria de heróis da Stock Car e hoje conselheiro do time chefiado pelo engenheiro Guilherme Gonçalves, o ‘Guiga’.

A parceria entre Castroneves e a A.Mattheis Motorsport para a sequência da temporada 2025 marca o reencontro do piloto com a família Mattheis, uma referência brasileira no esporte a motor. A estreia de Helinho na BRB Stock Car aconteceu por meio do time chefiado por Rodolpho Mattheis, filho de Andreas, na Corrida do Milhão de 2012, em Interlagos.

Braço Curto MotorSport acelera na segunda etapa da Mit Cup

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

Neste próximo sábado (31/05), tem sequência a temporada 2025 da Mit Cup. A pequena e tranquila cidade de Canitar (SP) – cerca de 370 km da capital paulista –, recebe a segunda etapa do maior campeonato de rally raid de velocidade do país. Pilotos e navegadores vão acelerar por um trecho cronometrado de 33 km, que será percorrido por três vezes, totalizando quase 100 km de disputas. O parque de apoio estará na Fazenda Reunidas Santa Lúcia. 

Para essa etapa, o piloto Pedro Marcondes contará com a navegação de Rogério Palmegiano (o Alemão), uma vez que seu navegador oficial, Artemio Pauluci está em viagem ao exterior. “Depois de capotar na primeira etapa da Mit Cup, agora, o objetivo principal é terminar a prova”, ressalta Pedro, que acelera em seu terceiro rally. “Estou em processo de aprendizagem, portanto, minha estratégia será manter a cautela, acelerando de forma consciente e sem correr riscos”, completa. A dupla – que representa a Braço Curto MotorSport –, disputará o pódio da categoria Triton ER; as demais categorias são Eclipse Cross R, Outlander Sport R, Triton Sport RS e Triton Sport R. 

De acordo com a organização do evento, em Canitar será mais uma etapa em alta velocidade e com diversas curvas. “Inclusive, as curvas serão fundamentais para conquistar um bom resultado, pois pedirão manobras mais ousadas, com frenagens mais fortes e retomadas de velocidade mais rápidas. Por isso, a contagem regressiva dos navegadores será fundamental para uma boa pilotagem”, analisa Rogério. O percurso margeará as plantações da Fazenda Reunidas Santa Lúcia. 

A largada será autorizada às 8h, tendo sequência as segunda e terceira baterias às 10h20 e 12h40, consecutivamente. A premiação tem início previsto para às 16h.

Liberdade de Ideias

 

 

 

Francisco Rocha busca primeiras colocações na Copa São Paulo KGV após experiência em Mônaco

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

Os principais pilotos do kartismo brasileiro se reúnem neste fim de semana na pista da Granja Viana, em Cotia, Grande São Paulo, para a disputa da quinta etapa da Copa São Paulo KGV. Entre os destaques da competição está o paulista Francisco Rocha (Equipes: Car Racing, CRG Brasil/ Coaches: Alberto Cattucci, Léo Reis, Rafael Reis, Olin Galli), que chegou esta semana da Europa, onde acompanhou de perto os bastidores do GP de Mônaco da Fórmula 1.

Francisco Rocha chega à pista de Cotia com um objetivo claro de lutar pelas vitórias e encurtar a distância de pontos para líder de sua categoria, a Rotax Júnior Max. O paulista ocupa atualmente a vice-liderança da categoria com 423 pontos, na tabela de classificação de pilotos.

A experiência vivida em Mônaco trouxe ainda mais motivação para o piloto, que teve a oportunidade de conhecer e conversar com grandes nomes da Fórmula 1. Durante sua estadia na Europa, Francisco recebeu incentivo de estrelas da categoria máxima do automobilismo mundial, incluindo o tetracampeão mundial Max Verstappen e o chefe da Red Bull Racing, Christian Horner.

"A cada passo que dou na carreira, estou mais certo do que quero para meu futuro como piloto. Foi muito bom viver o ambiente da F1, em Mônaco, mas a estrada ainda é longa. Vamos para esta etapa do Paulista KGV com mais vontade ainda", declarou Francisco.

Portal e TV High Speed Brazil tem final de semana de estreia de muita velocidade

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

O Portal e TV High Speed Brazil exibirá neste fim de semana uma programação especial, com a transmissão inédita do Britcar Endurance Championship, além da cobertura completa da Copa São Paulo de Kart Bradesco, Gold Classic e Gold Turismo.

A programação começa na sexta-feira, 30, às 17h00, com a primeira corrida da Gold Turismo, direto de Campo Grande (MS). No sábado, o canal transmite três corridas da Gold Turismo e duas da Copa Frum Gold Classic, com narração de Paulo Arnaldo e comentários de Nathan Saihun e Jeff Montenegro.

Paralelamente, o Kartódromo Granja Viana (SP) será palco da Copa São Paulo de Kart Bradesco, com transmissão iniciando às 8h30, narrada por Tom Silva, do Kart Amador SP.

A novidade fica por conta da estreia do Britcar Endurance Championship com transmissão em português, incluindo duas corridas ao vivo às 10h00 e 12h00. A narração será de Matheus Furlan, com comentários de Rodrigo Carelli e Rodrigo Favoreto. O campeonato conta com a participação do piloto brasileiro Adriano Medeiros, reforçando o interesse nacional.

“Trazer o Britcar para o nosso público é um passo importante para o fortalecimento do canal, sem deixar de lado os campeonatos nacionais que são a base do automobilismo brasileiro”, afirma Pedro Rodrigo, diretor geral do HSB.

Gabriel Bortoleto chega à Espanha para a nona etapa do Mundial de F1

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

Gabriel Bortoleto, piloto brasileiro de 20 anos da Stake F1 Team Kick Sauber, chega ao Circuito de Barcelona-Catalunya determinado a continuar sua impressionante trajetória de aprendizado em sua temporada de estreia na Fórmula 1. O paulista, que se tornou o primeiro brasileiro a conquistar os títulos consecutivos de F3 (2023) e F2 (2024) como rookie, tem demonstrado maturidade e dedicação notáveis em suas primeiras oito corridas na principal categoria do automobilismo mundial.

RETROSPECTO DA TEMPORADA

Em sua temporada de estreia na F1, Bortoleto tem impressionado pela consistência e pela rápida adaptação às complexidades da categoria máxima. O jovem brasileiro tem se destacado pela sua capacidade de extrair o máximo do carro em todas as sessões, demonstrando o talento que o levou a ser campeão nas categorias de base.

A sólida parceria estabelecida com o CEO da equipe, Mattia Binotto, e o chefe de equipe, Jonathan Wheatley, tem sido fundamental para o desenvolvimento contínuo do piloto. Binotto, com sua vasta experiência na Ferrari, tem sido um mentor valioso na transição de Bortoleto para a F1, enquanto Wheatley, conhecido por seu trabalho estratégico na Red Bull Racing, tem contribuído significativamente para o refinamento das habilidades de corrida do brasileiro.

"O Gabriel tem mostrado uma maturidade impressionante para alguém tão jovem. Sua capacidade de absorver informações e aplicá-las rapidamente em pista é excepcional", comenta Mattia Binotto sobre o desempenho do piloto brasileiro.

Após pódio em casa, César Braga acelera rumo à Copa São Paulo no próximo sábado

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

 Com apenas 12 anos, o piloto César Braga já está com os olhos voltados para a próxima curva: neste sábado, 31 de maio, ele será um dos representantes do Centro-Oeste na Copa Bradesco São Paulo de Kart, disputada no tradicional Kartódromo Granja Viana, competindo simultaneamente nas categorias Rotax Mini Max e F4 Júnior.

A performance recente no Campeonato Goiano de Kart solidificou o potencial de Braga. Competindo pela primeira vez na categoria F4 Júnior em casa, ele demonstrou garra ao conquistar uma vitória logo na sua estreia. Garantiu também um terceiro lugar, mesmo diante de um incidente com punição tardia. Com o apoio da família na arquibancada, César finalizou a etapa como vice-campeão, consolidando sua posição entre os destaques locais.

Mais do que resultados, a participação de César visa aprimorar suas habilidades e inspirar o esporte em sua região. Com o foco em competições nacionais e internacionais, cada prova é uma oportunidade valiosa para acumular horas de pista. O piloto busca não apenas o seu desenvolvimento, mas também o fomento do kartismo goiano, atraindo visibilidade e apoio para a formação de novos talentos.

Kartismo: Novos vencedores e mudança entre líderes do Interlagos Trophy

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

O campeonato de kartismo amador AKSP Interlagos Trophy apresentou provas muito disputadas que alteraram o equilíbrio de forças em todas as categorias depois da terceira etapa, realizada no Kartódromo de Interlagos, zona sul de São Paulo (SP). Os vencedores foram Felipe Gonçalves (Light), Jorge Filipe (Sênior), Lucimara Reimberg (Mulheres em Ação, Ricardo Barros (Graduados) e Allan Félix (Elite).

Os líderes do certame depois de três etapas são Felipe Gonçalves (Light), Ricardo Barros (Sênior), Lucimara Reimberg (Mulheres em Ação), Sérgio Inácio (Graduados) e Allan Félix (Elite).

O evento começou com a Light, que apresentou quatro estreantes. E o domínio total foi de Felipe Gonçalves, o terceiro vencedor diferente da categoria. Ele largou da pole position, liderou a prova de ponta a ponta, estabeleceu a volta mais rápida (51s036), e de quebra assumiu a liderança do campeonato. A seguir a disputa foi ferrenha entre quatro pilotos, com as colocações decididas apenas na última passagem. Em segundo terminou o estreante Gabriel Cabrera, seguido de Arthur Camilini – vencedor da primeira etapa -, Edicarlos Tomiazzi, e Victor Vieira, vencedor da segunda etapa e o líder anterior.

Na categoria Sênior, para pilotos com mais de 40 anos, o mais velho conquistou a pole position e venceu. Jorge Filipe, 70 anos, em sua primeira prova na temporada mostrou que voltou para brigar por mais um título ao ser o terceiro vencedor diferente da temporada. Ele se aproveitou do enrosco de entre Valdo Gregório – autor da volta mais rápida (50s160) e líder na última curva – e Henrique Morbi, para recuperar a ponta nos metros finais. Mesmo com punição Morbi ficou em segundo, à frente de José de Jesus, Ricardo Corrêa e Beto Dicker. Sétimo colocado, com regularidade Ricardo Barros agora é o novo líder da classe dos veteranos.

quarta-feira, 28 de maio de 2025

TCR: Pneus Hankook terão "refresco" em Termas de Río Hondo

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

A cidade de Termas de Río Hondo, na província de Santiago del Estero, recebe neste fim de semana a quarta etapa do TCR South America. Localizado a cerca de 1.100 quilômetros da capital Buenos Aires, o circuito marca o encerramento da ‘fase argentina’ da temporada, depois de passar por Rosário, Oberá e San Juan Villicum, antes das duas próximas etapas no Uruguai e das quatro finais no Brasil, válidas também pelo TCR Brasil.

Com 4.805 metros de extensão, 12 curvas e um traçado que permite diferentes linhas de trajetória, o circuito se destaca pela largura e pela qualidade do asfalto. A principal freada do traçado está ao final da reta oposta, onde os carros superam os 235 km/h em sexta marcha e reduzem para a segunda, enfrentando a curva mais lenta da pista.

Apesar das curvas longas, que exigem bastante dos freios e dos pneus, o nível de abrasividade do asfalto é baixo e há poucas ondulações. Isso resulta em uma menor degradação dos compostos, oferecendo um ‘refresco’ para os pneus Hankook Ventus F200 260/660 R18. No entanto, a previsão de temperaturas amenas – entre 6°C e 19°C – representa um desafio para que os pilotos alcancem a janela ideal de operação dos pneus, que fica entre 80°C e 100°C.

Segundo Leandro Figueiredo, técnico de Garantia e Qualidade da Hankook, o traçado técnico e a baixa abrasividade do asfalto tornam o desgaste menos crítico, mas colocam mais responsabilidade sobre os pilotos. “Com o clima mais frio e o asfalto de excelente qualidade, o desafio passa a ser aquecer os pneus corretamente. Entrar na janela certa de funcionamento é essencial para extrair o máximo desempenho, especialmente nas primeiras voltas de cada stint. Isso exige atenção à pilotagem e à escolha dos momentos ideais para forçar o ritmo.”

Brasil chega com três pilotos para etapa do GT World Challenge em Monza

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

Augusto Farfus, Marcelo Tomasoni e Pedro Ibrahim representam o Brasil na disputa das 3 Horas de Monza, segunda etapa da temporada 2025 do GT World Challenge Endurance Cup. Os três pilotos integram diferentes equipes da BMW Motorsport e chegam confiantes para enfrentar um dos grids mais fortes do automobilismo internacional — com 59 carros confirmados para a prova deste domingo (1).

A montadora alemã aposta em um pacote competitivo, embora os olhares também estejam voltados para o BOP (Balance of Performance), sistema utilizado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para equilibrar a performance entre os diferentes modelos no campeonato. O BOP é definido com base em dados técnicos e telemetria das etapas anteriores, e pode influenciar diretamente no equilíbrio da disputa.

Marcelo Tomasoni, piloto bronze da BMW, vem ganhando destaque ao longo da temporada. Após uma sólida atuação em Paul Ricard (Fra), palco da primeira etapa do ano, foi reconhecido pela equipe como um dos cinco melhores bronzes do grid. A consistência e a rápida adaptação do brasileiro à categoria GT3 têm chamado atenção dentro do paddock, especialmente em um cenário tão competitivo como o do GT World.

“Tem sido um ano de extrema evolução e aprendizado. Cada quilômetro dentro do carro representa um passo muito grande. Estou focado em fazer um trabalho consistente e ter o Augusto (Farfus) como apoio tem facilitado demais”, destacou Tomasoni, que tem sua carreira gerenciada por Farfus.

Segunda etapa da Mitsubishi Cup 2025 agita Canitar (SP) com frio histórico e desafios off-road

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

A Mitsubishi Cup 2025, maior competição de rally raid monomarca das Américas, segue a todo vapor com a realização da segunda etapa da temporada, que acontece neste fim de semana em Canitar (SP).  

A mais de 350 km da capital paulista, a pequena cidade do interior se prepara para receber um grid de mais de 60 veículos de competição preparados pela Mitsubishi Motors, em um fim de semana que promete ser o mais frio já registrado nos últimos anos.  

As temperaturas, que devem despencar, somam-se aos obstáculos naturais do percurso. Com mais de 30 km, o trajeto mistura estradas de terra, solos de cascalho, trechos de alta velocidade combinados com curvas fechadas e passagens por canaviais e fazendas — cenário ideal para que as equipes testem toda a força e robustez dos veículos 4x4 da marca.  

Apesar do clima atípico na região, a etapa deve contar com dias ensolarados e promete ser eletrizante, além de levantar muita poeira no circuito de terra vermelha da cidade, banhada pelo rio Paranapanema.  

Organizada pela Mitsubishi Motors, em parceria com a Spinelli Racing, a Mitsubishi Cup é homologada pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e oferece uma experiência completa dentro e fora das trilhas, com infraestrutura de alto nível e ambiente descontraído para participantes, equipes e familiares.  

Capital Moto Week surpreende com anúncio de novos produtos, palcos e ativações na edição 2025

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

Com o lema “Surpreendente!”, o Capital Moto Week lançou oficialmente sua edição 2025, em evento nesta terça-feira (27) em um dos cartões postais de Brasília, a Torre Digital. Com o pôr-do-sol da capital federal, a organização do maior festival de motos e rock da América Latina, anunciou o inédito Capacete CMW 2025, em parceria com a LS2, a repaginação dos palcos Rock Saloon e Moto Bar, além das 90 iniciativas de sustentabilidade, diversidade e inclusão. A edição 2025 acontece de 24 de julho a 2 de agosto, em Brasília. Ingressos disponíveis na Bilheteria Digital

“Muito além de um festival, o Capital Moto Week é um movimento que une paixão, liberdade e propósito. A cada edição criamos uma verdadeira cidade que celebra o rock, o motociclismo, a sustentabilidade e a diversidade, enquanto impulsiona a economia e o mercado. Somos uma plataforma viva que conecta pessoas, negócios e experiências!”, explica Pedro Franco, CEO do CMW. Um dos destaques de 2025 é o lançamento inédito do Capacete LS2 CMW, que exibe grafismos marcantes da silhueta da asa e o motor do logotipo. O modelo LS2 Advant CMW, que é limitado, está disponível em pré-venda até 18 de julho neste site

Nesta edição, são esperadas 800 mil pessoas, 300 mil motos e mais de 1,8 mil motoclubes de diversos países circulando pela Cidade da Moto. No total, serão 107 shows de bandas de todo o Brasil. A edição deve movimentar mais de R$ 60 milhões na economia local, além de receber 120 mil turistas, com expectativa de 98% de ocupação da rede hoteleira da cidade. Com estrutura de 320 mil m² e 17 mil postos de trabalho, o festival se consolida como uma plataforma estratégica de negócios, turismo, cultura e sustentabilidade. 

Durante a coletiva, o Secretário de Turismo do GDF, Cristiano Araújo, reforçou a importância do CMW para a cadeia produtiva do turismo da capital federal, citando o passeio motociclístico como um ponto alto. O fomento ao rock e à economia criativa foi comentado pelo Secretário da Cultura, Cláudio Abrantes, enquanto o presidente da Novacap, Fernando Leite, destacou a preparação da Cidade da Moto. Por fim, João Eduardo Silveira, gerente de Patrocínios do Banco BRB, atestou: “O BRB tem uma longa história com o Capital Moto Week, é um orgulho estarmos juntos novamente neste festival, que é democrático e popular”.

Copa São Paulo Bradesco de Kart: Miguel Silva quer se recuperar na Rotax Junior Max para assumir liderança

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

O super disputado certame da categoria internacional Rotax Junior Max entra em sua segunda metade, com a realização da quinta rodada tripla da Copa São Paulo Bradesco de Kart neste sábado (31/5), no Kartódromo Granja Viana. Com 120 pontos em jogo a cada evento, os seis primeiros da tabela de pontuação tem a chance de pular para a liderança, com Dudu Salamonde puxando a fila com 443 pontos, seguido por Francisco Rocha (423), Edward Kirst (413), Miguel Silva (390), Henrique Werner (365) e Felipe Lancelotti (339). Os principais favoritos desta turma são Salamonde, Rocha e Silva, que já alcançaram uma vitória e lideraram a competição.

“A categoria está extremamente competitiva e equilibrada. Eu consegui liderar o torneio por duas rodadas, mas cai para quarto por ter abandonado uma das baterias da etapa passada, que deixarei como descarte. Vamos tentar a recuperação ainda neste fim de semana”, avisa Miguel Silva (RodOil/Shield Oil/SOS Bike Móvel), que venceu a segunda etapa.

O chassi CRG de Miguel Silva vem sendo aprimorado a cada etapa pela equipe Dai Motorsport, que está otimista em brigar por outra vitória e ser a primeira a vencer duas etapas, já que até o momento ninguém venceu duas vezes. Os vitoriosos até agora foram Francisco Rocha, Miguel Silva, Marcella Assumpção e Dudu Salamonde, respectivamente.

Paraguaios levam o tri do Rally Erechim

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

Se ganha três vezes, pede música! E foi no ritmo de Fabricio Zaldivar e Marcelo Ohanesian que terminou neste domingo, 25, o Erechim Rally Brasil (ERB)< edição 2025, a 27ª da história do maior rally de velocidade do Brasil.

A dupla paraguaia, a bordo do Hyundai i20 venceu a prova com a marca de 1h28min, 25 segundos mais rápidos que Agustín Alonso/Edgardo Galindo.

A prova neste final de semana teve pontuação para os campeonatos Sul-americano, Brasileiro e Gaúcho. Entre os brasileiros, o melhor tempo geral para os irmãos Juliano e Rafael Sartori em 1h38min16, a bordo do VW Polo MR.

“Um rally muito difícil, a chuva trouxe um ingrediente a mais e embora as adversidades, estamos felizes pela conquista da vitória”, disse ao final o ganhador da prova.

terça-feira, 27 de maio de 2025

Em Cascavel Arthur Leist marca seus primeiros pontos na temporada 2025 da Stock Car

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

Neste domingo (25) o autódromo Zilmar Beux, em Cascavel, foi palco da corrida principal, válida pela segunda etapa da Stock Car Pro Series. Foi mais um fim de semana desafiador para Arthur Leist, piloto da Texaco Racing. Mas na base do máximo empenho e do esforço, tanto seu e como do time Crown Racing, o gaúcho de Novo Hamburgo concluiu a disputa e marcou os primeiros pontos da temporada 2025, concluindo a prova em 21º e anotando 12 tentos. A próxima etapa será nos dias 07 e 08 de junho, ‘na casa’ de Leist, pois acontecerá no autódromo do Velopark, em Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul.

A corrida deste domingo colocou à prova, mais uma vez, a superação e resiliência do time e do piloto de 23 anos. Enfrentando desafios desde o começo da etapa, todo o elenco não mediu esforços para colocar o carro, modelo SUV Corolla Cross #81 da Toyota, na pista. Foram dias e noites em um trabalho incansável e os primeiros pontos vieram, com a corrida deste domingo, que mesmo diante das dificuldades, Arthur seguiu na disputa até o fim, completando as 48 voltas em 21º e anotando 12 pontos.

“Foi um fim de semana desafiador aqui em Cascavel. A palavra para definir é superação. Todo meu agradecimento à equipe, aos mecânicos que colocaram o carro na pista depois das quebras que tivemos nesta etapa. Só agradecer a todo esse time que não mediu esforços para que pudéssemos estar na prova. Diante do cenário, o objetivo era se manter na pista, pois não tínhamos ritmo. Também foi importante para obter mais dados e ampliar nosso aprendizado sobre o carro. E, ainda conseguimos salvar alguns pontos. Vamos seguir trabalhando pela evolução, sempre em busca dos melhores resultados”, observou Arthur Leist.  

TCR South America Banco BRB vai a Termas de Río Hondo para fechar "giro argentino" em 2025

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

A temporada 2025 do TCR South America Banco BRB chega neste fim de semana (31 de maio a 1º de junho) a um dos momentos mais importantes do calendário. Batizada como Gran Premio DirecTV Ocasa, a quarta jornada do campeonato está marcada para o moderno Autódromo Internacional de Termas de Río Hondo, palco também do Mundial de MotoGP, e vai concluir o “giro argentino” de corridas nesta primeira parte do calendário. Localizado na província de Santiago del Estero e distante 1.135 km da capital, Buenos Aires, o traçado é o mais longo do ano, com 4.804 metros, e oferecerá outro grande desafio aos pilotos em razão das suas características: bastante largo, com um mix de curvas de alta, média e baixa velocidades, além de trechos de reta.

O grid para Termas de Río Hondo contará com 15 pilotos, sendo Santino Ballerini a única baixa em relação à etapa realizada em San Juan Villicum, no mês de maio. Serão cinco as marcas em ação na pista argentina neste fim de semana: Honda, Peugeot, Toyota, Cupra e Lynk & Co.

Vai ser a terceira vez seguida que o TCR South America Banco BRB visitará Termas de Río Hondo. Nas duas primeiras edições, a categoria realizou etapas Endurance, quando os pilotos competiram em dupla. Em 2022, o brasileiro Fabio Casagrande triunfou ao lado do argentino Esteban Guerrieri com o Honda Civic Type R da Squadra Martino. No ano seguinte, a vitória ficou para o local Jorge Barrio e o brasiliense Raphael Reis a bordo do Cupra Leon TCR da equipe brasileira W2 ProGP.

A única etapa sprint em Termas foi disputada no ano passado, em jornada que consagrou o uruguaio Juan Manuel Casella na Corrida 1 com Honda Civic da Squadra Martino, enquanto Leonel Pernía faturou a segunda prova, acelerando à época o Peugeot 308 da PMO Racing.

Francisco Rocha vive experiência única no GP de Mônaco e se encontra com estrelas da F1

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

 O piloto paulista Francisco Rocha (Equipes: CRG Brasil, Car Racing / Coaches: Olin Galli, Alberto Cattucci, Léo Reis, Rafael Reis) teve um fim de semana memorável entre as estrelas da principal categoria do automobilismo mundial, no GP de Mônaco de Fórmula 1. A experiência no Principado proporcionou ao kartista brasileiro momentos únicos ao lado de grandes nomes do esporte a motor internacional.

Francisco vem se destacando nas competições do kart no Brasil, a exemplo do título Brasileiro de 2024 na Rotax Mini Max. Nesta temporada, o piloto está entre os ponteiros da OKN Júnior, na Copa São Paulo Light e, na Copa São KGV, pela Rotax Júnior Max, consolidando sua trajetória ascendente no automobilismo nacional.

Durante sua estadia em Mônaco, Rocha teve a oportunidade de conversar sobre sua carreira com Christian Horner, chefe da equipe Red Bull Racing. O encontro representou um momento especial para discutir os caminhos do automobilismo e as perspectivas de crescimento no esporte.

Rocha também reencontrou o piloto japonês Yuki Tsunoda, com quem havia tido contato durante o GP de São Paulo do ano passado. O reencontro reforçou os laços criados anteriormente e demonstrou a continuidade das relações no paddock da Fórmula 1.

Ale Xavier conquista Top-5 na categoria B da etapa de Cascavel da Turismo Nacional

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

Em um fim de semana repleto de disputas intensas e desafios no Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel, o piloto Ale Xavier brilhou ao conquistar a quinta colocação na categoria B da Turismo Nacional, mesmo após enfrentar uma sequência de contratempos mecânicos.

Ale encarou uma jornada de superação desde os primeiros treinos até a bandeirada final. “Começamos bem nos treinos de quinta-feira, mas enfrentamos problemas mecânicos na sexta. Isso comprometeu nossa classificação, e o resultado não foi o que esperávamos. Fizemos ajustes no carro e, na Endurance, largamos em 22º. Chegamos a estar em quinto, mas acabamos penalizados. Na classificação da sprint, o mesmo problema voltou a aparecer. Consertamos novamente e, mesmo largando de 17º e com todas as dificuldades do fim de semana, conseguimos cruzar em quinto e garantir um lugar no pódio.”

Apesar dos obstáculos, o resultado foi comemorado como uma vitória moral. “Foi um fim de semana de muito aprendizado e boas disputas. O nível da categoria é altíssimo, então sair de Cascavel com um top-5 é motivo de orgulho e combustível para seguir evoluindo. Agradeço à equipe pelo trabalho duro e já estou de olho no Velopark”, completou o piloto.

A Turismo Nacional volta à pista em duas semanas para a terceira etapa da temporada 2025, no Autódromo do Velopark, em Nova Santa Rita (RS). A rodada reserva oito corridas — seis válidas pela etapa gaúcha e duas para repor as provas pendentes da abertura do campeonato, em Interlagos.

Texto: Sérgio Syber

Os pneus mais duros estão de volta para a Espanha

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

A segunda rodada tripla da temporada termina em outra pista clássica da Fórmula 1, o circuito de Barcelona-Catalunha, que recebeu o GP da Espanha todos os anos desde 1991. É um evento muito aguardado, pois a pista é uma das mais completas, oferecendo uma variedade de desafios técnicos. É por isso que foi uma das pistas mais populares para testes, pois se um carro funciona bem aqui, funciona em qualquer lugar.

Neste fim de semana, entra em vigor uma nova diretriz técnica da FIA referente à flexibilidade das asas, que alguns especialistas consideram que pode afetar a performance do carro. Além disso, Barcelona tem sido tradicionalmente a pista onde as equipes trazem atualizações significativas, especificamente para testá-las em um circuito exigente.

Os pilotos que subirem ao pódio do GP da Espanha vestirão uma edição especial do clássico Boné de Pódio da Pirelli, desenhado por Denis Dekovic e com uma cor laranja inspirada na paisagem ensolarada da região da Catalunha. É a sexta versão do Boné de Pódio apresentada este ano pela Pirelli Design e já está à venda na plataforma de comércio eletrônico dedicada (https://store.pirelli.com/).

Os compostos

A pista não é apenas um desafio para os carros, mas também exige muito dos pneus. Depois de duas etapas consecutivas com o trio mais macio da gama de 2025, como de costume, a Pirelli escolheu os mais duros, ou seja, o C1 como Duro, o C2 como Médio e o C3 como Macio. Os três compostos foram revisados desde o ano passado, especialmente o C2, tornando as diferenças de performance entre eles mais equidistantes. Isso pode fazer com que o Médio e o Macio sejam os preferidos para a corrida.

Fórmula E volta às raízes na China, enquanto Rowland tenta manter o ritmo forte; onde assistir ao E-Prix de Xangai

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

A Fórmula E retorna à China para a rodada dupla do E-Prix Hankook de Xangai de 2025, marcando as Etapas 10 e 11 da Temporada 11, no icônico Circuito Internacional de Xangai. Os 22 pilotos se preparam para acelerar na pista com a máquina GEN3 Evo, que estreia no país em mais uma competitiva temporada do campeonato de monopostos totalmente elétricos. 

O E-Prix de Xangai também contará com o retorno do PIT BOOST, um recurso inovador e obrigatório no meio da corrida, introduzido na Temporada 11 para eventos de rodada dupla. Este elemento estratégico será implementado durante a Etapa 10, no sábado. 

O PIT BOOST permite que os carros recebam recarga de 10% na energia (3,85 kWh) na energia da bateria por meio de carga de 600 kW durante 30 segundos no pit lane. Embora todos os pilotos precisem fazer essa parada, cada equipe recebe apenas um equipamento PIT BOOST, evitando o acúmulo de baterias e adicionando camada crucial de tomada estretégica de decisão, que pode impactar significativamente a corrida. 

O E-Prix Hankook de Xangai de 2025 começa às 04h05 de Brasília (15h05, horário local), no sábado, 31 de maio. 

GEN3 Evo enfrenta a pista do CIrcuito Internacional de Xangai 
A Fórmula E está pronta para retornar ao icônico Circuito Internacional de Xangai, uma instalação de automobilismo de primeira linha, conhecida por seu layout exclusivo que lembra o caractere chinês "上" (shang), que significa "superior". 

Projetado para eventos globais de automobilismo de alto nível, o circuito apresenta uma combinação desafiadora de retas de alta velocidade e curvas fechadas, incluindo o icônico traçado das curvas 1 e 2. Com instalações de última geração, o circuito oferece uma experiência excepcional para equipes, mídia e espectadores. 

O traçado no sentido horário, com 3.051 metros, é uma versão reduzida do circuito tradicional de Grande Prêmio, o que permite mais voltas de corrida com os recursos adicionais que compõem um emocionante E-Prix de Fórmula E. Por exemplo, o posicionamento da ativação do MODO ATAQUE ficará na parte externa da longa tomada para a direita da curva 2. 

Fórmula E na China: um olhar para a história 
A China foi a primeira sede de uma corrida de Fórmula E, dando início à Temporada 1 com o E-Prix de Pequim de 2014, e é por isso que o E-Prix Hankook de Xangai de 2025 dá a sensação de que o campeonato está retornando ao ponto de partida - em um país que ocupa um lugar tão especial em sua história. 

Desde aquele evento inaugural, a Fórmula E correu em quatro locais chineses diferentes, incluindo os circuitos de rua de Hong Kong e Sanya. Nessas nove corridas, tivemos oito vencedores diferentes, demonstrando a natureza imprevisível e competitiva da competição. 

Vitórias notáveis incluem a de Lucas di Grassi no primeiro E-Prix de Pequim. Sébastien Buemi é o único com duas vitórias na China, em Pequim (Temporada 2) e Hong Kong (Temporada 3). Mais recentemente, Mitch Evans, da Jaguar TCS Racing, e António Félix da Costa, da TAG Heuer Porsche, conquistaram vitórias na rodada dupla de Xangai do ano passado.  

Com o retorno da Fórmula E a Xangai, a pergunta que fica é: surgirá um novo vencedor na China? 

Tudo definido? Classificação da Temporada 11 começa a tomar forma 
À medida que a Temporada 11 se aproxima das últimas voltas, a primeira temporada da era GEN3 Evo se mostra extremamente competitiva. As nove primeiras etapas do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E contaram com seis vencedores diferentes e quatorze pilotos no pódio, com oito equipes atualmente representadas entre as dez primeiras do ranking de pilotos. 

Oliver Rowland, da Nissan Formula E Team, domina atualmente a classificação do Campeonato Mundial de Pilotos da FIA com impressionantes 161 pontos, significativamente à frente de seu concorrente mais próximo, Pascal Wehrlein, que soma 84 pontos pela TAG Heuer Porsche. O desempenho notável de Rowland inclui três Julius Baer Pole Positions consecutivas desde Mônaco e um total de quatro vitórias e três segundos lugares nesta temporada. Este sucesso consistente destaca uma poderosa colaboração entre o talento de Rowland e o trem de força da Nissan no carro GEN3 Evo. 

A atual era GEN3 Evo da Fórmula E tem se mostrado incrivelmente competitiva, com todas as equipes conquistando um pódio até a Etapa 9. Isso ressalta a profundidade do talento e dos maquinários presentes no campeonato. 

Os pódios notáveis desta temporada incluem o primeiro pódio de Dan Ticktum na Fórmula E, em Tóquio, pela CUPRA Kiro, o retorno de Nyck de Vries, da Mahindra Racing, aos três primeiros em Mônaco, e o novato Taylor Barnard garantindo quatro pódios em sua temporada de estreia em tempo integral até agora. 

ENTRETENIMENTO FORA DAS PISTAS 
Além da emoção na pista, os fãs da Fórmula E podem esperar um dia inesquecível na Fan Village da Fórmula E, o vibrante centro de todos os eventos do E-Prix. Os portadores de ingressos podem testar suas habilidades nos simuladores de Fórmula E, assistir a apresentações cativantes de artistas locais e curtir a música ao vivo. 

Para as famílias, a Área Infantil oferece um dia de exploração sem fim, com atividades projetadas para despertar a curiosidade e inspirar a inovação, além de promover a sustentabilidade. Quando a fome apertar, os fãs podem se aventurar na praça de alimentação para saborear uma variedade de sabores locais. 

Sustentabilidade no centro do palco em Xangai 
À medida que a Fórmula E mantém sua posição como o esporte mais sustentável do mundo, ela continua a apoiar as comunidades e o meio ambiente como parte de seu propósito mais amplo de acelerar o progresso humano sustentável. 

Com base no impacto do ano passado, a Fórmula E intensificará seus esforços de engajamento local em Xangai por meio do apoio renovado à Fundação de Ajuda Mútua de Xangai por meio do seu Fundo Better Futures, além do retorno do tour comunitário "Inspiration Hour", oferecido em colaboração com a FIA CareerShift neste mercado.  

Essas ações, juntamente com o programa FIA Girls on Track, reforçam a missão da Fórmula E de moldar um futuro mais inclusivo e sustentável para além do automobilismo. 

Durante a semana da corrida, a Fórmula E se alinhará com parceiros locais no distrito de Jiading para implementar iniciativas que promovam mudanças ambientais e sociais de longo prazo, reforçando o objetivo do campeonato de impulsionar o progresso humano sustentável e criar um impacto duradouro em todos os locais de corrida. 

As credenciais de sustentabilidade e impacto social no E-Prix de Xangai 2025 incluem: 

  • Fontes de energia sustentáveis: O E-Prix de Xangai será abastecido por uma mistura de energia renovável composta por energia da rede e combustível HVO 100% sustentável. 
  • Fundo Better Futures: pelo segundo ano consecutivo, a Fórmula E apoiará a Fundação de Ajuda Mútua de Xangai, uma organização local que atende jovens e famílias vulneráveis no distrito de Jiading. A doação de € 25.000 do Fundo Better Futures da Fórmula E apoiará o programa Jiading com Amor, que apoia crianças e jovens vulneráveis que enfrentam diversos desafios, juntamente com suas famílias. 
  • Change. Accelerated. Live Shanghai presented by FIA: A plataforma de eventos de liderança inovadora da Fórmula E, Change Accelerated Live, retorna a Xangai na quinta-feira, 29 de maio, reunindo especialistas dos setores do automobilismo, política, educação e sustentabilidade. Com o icônico cenário do histórico bairro à beira-mar na Antiga Prefeitura, no Bund, Change Accelerated Live apresentará discussões ousadas sobre ação climática, transição energética equitativa e as inovações que estão impulsionando um futuro com zero emissões líquidas no esporte, nos negócios e na sociedade. 
  • Inspiration Hour: realizada na sexta-feira, 30 de maio, a principal experiência comunitária da Fórmula E receberá um total de até 200 participantes, incluindo estudantes e famílias envolvidos na iniciativa Jiading com Amor, além de alunos de escolas locais. A iniciativa também inclui 50 estudantes universitários convidados pelo programa CareerShift da FIA. Os participantes participarão de uma caminhada pelos boxes, explorarão a Gaming Arena e visitarão a Fan Village, com acesso exclusivo aos bastidores do mundo da Fórmula E. 
  • FIA Girls on Track: Até 120 adolescentes e jovens mulheres, com idades entre 12 e 18 anos, participarão de atividades no local, incluindo workshops, jogos, palestras sobre carreira e uma caminhada pelos boxes. O programa continua a defender a igualdade de gênero e a educação STEM, envolvendo meninas de diversas origens em experiências de automobilismo. Uma das participantes do programa participará de uma cerimônia de entrega de troféus no dia da corrida, destacando o talento feminino e o envolvimento no automobilismo de elite. A ação conta com o apoio orgulhoso da Hankook (Parceira Apresentadora), da ABB (Parceira Principal) e da Fortescue Zero (Parceira Oficial). 

Programação e onde assistir ao E-Prix de Xangai de 2025 
O E-Prix Hankook de Xangai de 2025 começa na sexta-feira, 30 de maio, com o Treino Livre 1 às 05h00 de Brasília (16h, horário local), com o Treino Livre 2 às 21h00 de Brasília (08h00 de sábado, no horário local).  

A Classificação começa às 23h20 da sexta-feira, horário de Brasília (10h20 do sábado, horário local). 

O apagamento das luzes para a largada da Etapa 10 ocorre na madrugada do sábado, 31 de maio, às 04h05 (15h05, horário local). 

A Etapa 11 segue cronograma semelhante: Treino Livre 3 às 21h00 de Brasília do sábado, 31 de maio (08h00 de domingo, no horário local), seguido pela Classificação às 23h20 de Brasília (10h20 de domingo, horário local), com a Corrida às 04h05 de Brasília no domingo, 1º de junho (15h05, horário local). 

Para o Brasil, a transmissão fica a cargo da Band (https://www.band.com.br/) na televisão, com o Grande Prêmio (https://www.grandepremio.com.br/) pelo YouTube.