segunda-feira, 31 de março de 2025

MBR 2025 abre temporada com disputas acirradas e emoção do início ao fim

 

  CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial      

Se os campeonatos do Marcas Brasil Racing (MBR) já chamava a atenção com os potentes veículos da categoria MBR (1.6), as disputas entre as máquinas da nova categoria MBR2000 - equipadas com o motor 2.0 da Toyota - elevaram exponencialmente a emoção.  As oito corridas da etapa de abertura realizadas neste fim de semana em Campo Grande (MS) foram de arrepiar.

Depois de um sábado (29/03) com corridas sensacionais, os carros da MBR2000 A e B abriram os trabalhos do domingo no circuito do Autódromo Internacional Orlando Moura, com a largada da terceira corrida da etapa. E o destaque das corridas 3 e 4 foi a equipe Roger Preparações, que conquistou uma dobradinha com vitórias nas categorias MBR2000 A e B nas duas provas dominicais.

Na MBR2000 A, Henrique Basso - que divide com Gustavo Magnabosco a condução do Onix #17 da Roger Preparações – largou na frente na corrida 3 e conquistou a segunda vitória da dupla no fim de semana. Já na corrida 4, Magnabosco assumiu o volante e mais uma vez foi para o pódio, fechando a mais uma vitória na etapa. “Deu para ver que estamos competitivos para o resto do ano e os pilotos da dupla estão bem alinhados”, observou Basso. “O carro é um espetáculo. O trabalho que foi feito nele nos orgulha muito”, disse Gustavo Magnabosco.

Na MBR2000 B, Naor Petry, da mesma equipe, também venceu nas corridas 3 e 4 da categoria, com seu Onix  #132. “Mais um vitória dupla da equipe, que está de parabéns, com dois carros muito bons. Missão cumprida”, disse Petry.

As disputas da MBR (1.6) também foram eletrizantes. Na corrida 3, Wanderson Freitas (Sérgio Ferrari Racing) fez uma corrida de recuperação memorável, na MBR (1.6) Super. “Aprimoramos e aprendemos o acerto do carro. A equipe é muito competente e deu certo. Graças a Deus conseguimos e estou muito satisfeito”, contou o piloto que faz dupla com Leandro Freitas (Sérgio Ferrari Racing) na condução do Polo #77 e passou pela bandeira quadriculada com 24m56s928 de corrida.

Argentinos fazem valer "fator casa" com vitórias de Leonel Pernía e Fabricio Pezzini em Rosário

 

  CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial    

 O TCR South America Banco BRB concluiu neste domingo (30) a etapa inaugural da temporada 2025. O Autódromo Municipal Juan Manuel Fangio, em Rosário, na Argentina, foi palco de duas movimentadas corridas, repletas de grandes ultrapassagens e disputas empolgantes. Diante de bom público, os pilotos da casa subiram ao topo do pódio: com o Civic Type R FL5 da Honda YPF Racing, Leonel Pernía tirou proveito da sua experiência para triunfar na corrida que abriu o campeonato, no período da manhã. Já na prova que complementou a rodada, destaque maior para o campeão de 2022: com layout do capacete inspirado no seu ídolo, Ayrton Senna, Fabricio Pezzini cruzou a linha de chegada em primeiro lugar com o Cupra Leon VZ da equipe carioca W2 ProGP.

Os brasileiros tiveram uma jornada de êxito em Rosário. Na Corrida 2, Nelsinho Piquet terminou na segunda colocação com o Honda Civic Type R FL5 preparado pela Squadra Martino, seguido pelo atual campeão, Pedro Cardoso, a bordo do Peugeot 308 GTI TCR #1 da igualmente campeã PMO Racing. À tarde, Cardoso terminou em segundo na prova, enquanto a estreante catarinense Maria Nienkötter venceu a disputa na Copa Trophy. Raphael Reis ficou muito perto de terminar a segunda prova no pódio, mas um problema quando restavam poucas voltas para a bandeirada tirou do brasiliense a chance de marcar um bom resultado.

Com uma vitória e um terceiro lugar, Leonel Pernía foi o primeiro Driver of the Weekend Ademicon na temporada 2025, fechando a primeira etapa do campeonato na liderança com 71 pontos, contra 65 de Pedro Cardoso. Nelsinho Piquet é o terceiro, com 55.

A etapa inaugural da temporada foi batizada como Gran Premio Paladini e também foi marcada pela solidariedade, com uma campanha liderada pelo TCR South America Banco BRB de doações às vítimas das enchentes em Bahía Blanca, cidade portuária localizada a sudoeste de Buenos Aires, bastante prejudicada pelo incidente climático ocorrido em março.

Copa São Paulo Bradesco de Kart: Miguel Silva vence pela primeira vez na Rotax Junior Max e no KGV

 

  CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial     

Com uma performance beirando a perfeição, o piloto paulista Miguel Silva (RodOil/Shield Oil/SOS Bike Móvel) conquistou no último sábado (29/3) a sua primeira vitória no Kartódromo Granja Viana (Cotia/SP), e na categoria Rotax Junior Max, depois de largar da pole position e vencer as três baterias que compuseram a 2ª etapa da Copa São Paulo Bradesco de Kart. De quebra, ele assumiu a liderança do certame que dará como prêmio ao seu campeão a participação gratuita no Campeonato Mundial de Rotax, no Bahrein.

“Foi muito bom, estou feliz com o resultado. O equipamento estava rápido e constante, o que me deu confiança para me recuperar nas três provas e vencer. Agora vamos nos dedicar ainda mais para manter a liderança do campeonato”, comemorou o sorridente piloto da RodOil/Shield Oil/SOS Bike Móvel, que após o pódio levou um banho de água de seus oponentes, como batismo pela inédita conquista.

Na tomada de tempos ‘Miguelito’ já demonstrou que ia ser protagonista da etapa, ao estabelecer as duas voltas mais rápidas e garantir a pole position com mais de 2 décimos de segundo (0s232) de vantagem sobre Dudu Salamonte, o campeão da temporada passada, com quem dividiu a primeira fila para a largada. A seguir foram três baterias, em que Miguel Silva foi constantemente um dos três mais rápidos e venceu os três combates.

Largada oficial: MBR 2025 inicia com grandes duelos na pista

 

  CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial     

Campeonato Marcas Brasil Racing (MBR) deu a largada para a temporada 2025 neste sábado, no Autódromo Internacional Orlando Moura, em Campo Grande (MS). As duas primeiras corridas do fim de semana foram marcadas por disputas sensacionais entre os competidores das categorias MBR2000 e MBR 1.6.

Na MBR2000, a estreia da nova categoria prendeu o espectador do início ao fim das duas corridas do dia. Na corrida 1, o pole position Rafael Barranco (Stumpf Preparações) segurou sua posição com unhas e dentes e cruzou a linha de chegada em primeiro na classe A, com o VW Gol #9, garantindo a vitória.

“Conseguirmos manter tudo pelo que trabalhamos durante os treinos e a tomada de tempo e aplicar isso na corrida. O carro foi muito constante, rápido demais. Com certeza teremos muitos shows pela frente. Estou feliz por ser o primeiro vencedor”, disse.

Já na classe B, Junior Helte (JW Motorsport), com seu Chevrolet Onix #45 superou seus adversários e ficou com o lugar mais alto do pódio. “Prometi andar bem e cumpri, na primeira disputa. Estou conhecendo ainda a pista, acertando o carro novo e estou muito feliz. Foi um passo a mais para o título”, comemorou Helte.

A corrida 2 da categoria MBR2000 teve um desfecho surpreendente. Na classe A, Rafael Barranco largou em primeiro e a duras penas manteve a posição. Na última volta Gustavo Magnabosco o ultrapassou em uma manobra espetacular por dentro de uma das curvas do circuito e garantiu o lugar no topo do pódio.

“Confesso que por essa nós não esperávamos. A Roger Preparações está de parabéns, pois nosso carro nasceu com velocidade e  promete muitas disputas no decorrer de 2025. A categoria MBR2000 realmente é feita de pilotos para pilotos. Estamos muito felizes e é só o começo”, declarou Magnabosco (Roger Preparações), que faz dupla com Henrique Basso no comando do Chevrolet Onix #17. Na classe MBR2000 B a disputa foi eletrizante. Naor Petry (Roger Preparações) largou em quarta colocação entre seu grupo e ao longo da competição fez ultrapassagens e conquistou o primeiro lugar.

Tiago Pernía e Nelsinho Piquet na primeira fila em Rosário. Argentina supera Brasil em estatística

 

  CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

O TCR South America Banco BRB abriu oficialmente a temporada 2025, a quinta da sua história. Ao longo deste sábado (29), o Autódromo Municipal Juan Manuel Fangio, em Rosário, na Argentina, viu disputas diretas entre os pilotos locais e os brasileiros pelo protagonismo, com direito a 1-2-3 de cada um dos países nos treinos livres. Na classificação que definiu os dois grids de largada da etapa inaugural do campeonato, os minutos finais indicavam que a pole position ficaria com Nelsinho Piquet, em sua segunda etapa na categoria. Mas o piloto da Squadra Martino foi surpreendido pelo argentino Tiago Pernía, que faz sua estreia. Ele superou o brasileiro em 0s074 para faturar a primeira posição de honra do grid em 2025.

Entre as montadoras, o grande destaque da sessão foi a Honda, agora com equipe oficial no TCR South America Banco BRB. Com Tiago Pernía e Nelsinho, a marca japonesa ocupa a primeira fila do grid de largada em Rosário com dois Civic Type R FL5. Já o atual campeão, Pedro Cardoso, obteve o terceiro melhor tempo na classificação com o Peugeot 308 GTI da PMO Racing, formando a segunda fila com outro piloto da Honda YPF Racing, o experiente Leonel Pernía, pai de Tiago e irmão de Mariano Pernía, outro estreante, que vai largar na nona posição. Único a largar em todas as 65 corridas da categoria continental, o brasileiro Raphael Reis obteve o quinto melhor tempo na sessão que definiu o grid em Rosário.

Em razão do regulamento em vigor nesta temporada, os dez primeiros na sessão classificatória fazem a inversão para o grid de largada da Corrida 1. Desta forma, quem vai puxar a fila na primeira prova da temporada será o panamenho Luis Ramírez, com Peugeot 308 GTI TCR da PMO Racing. E caberá a Tiago Pernía puxar a fila na prova que representará o complemento da primeira etapa da ‘Libertadores do Automobilismo’ em 2025.

A Honda marcou a 16ª pole position da sua história no TCR South America Banco BRB, que viu um desempate na estatística por países: a Argentina superou o Brasil e alcançou a 20ª pole no campeonato internacional promovido pela Vicar.

Marcas Brasil Racing (MBR) inicia temporada com treinos nesta sexta-feira em Campo Grande

 

  CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial    

Os motores começaram a se aquecer, nas quatro rodadas de treinos livres que ocorreram ao longo do dia, para que os 46 pilotos dos 40 veículos inscritos pudessem reconhecer o circuito, testar e fazer os últimos ajustes de suas máquinas antes do classificatório e das quatro provas agendadas para o sábado e domingo.

A novidade da temporada 2025 foi à criação de uma nova categoria: a MBR2000, que se soma à já existente MBR. Independentemente da marca e modelo, os veículos da nova categoria utilizam um kit único composto por um motor Toyota 2.0 e câmbio manual Volkswagen, garantindo maior equilíbrio técnico entre os competidores. “Dentro da categoria MBR2000 temos uma divisão entre classes A e B”, explica Guilherme Bonato Deczka, diretor da Marcas Brasil Racing.

Os pilotos, já nos treinos de hoje, sentiram o poder do motorzão 2.0 no circuito sul-mato-grossense, que nos seus 3.443 metros de extensão e tem uma reta de 960 metros – uma das mais longas dos autódromos brasileiros. Além do retão, o traçado tem nove curvas, quase todas de raio longo. Os carros chegam a aproximadamente 200 km/h nas retas e a média de velocidade dos carros durante uma volta no circuito chega a 150 km/h.

No MBR, os irmãos Leandro Freitas e Wanderson Freitas (#77/ Sérgio Ferrari Racing/Super/ VW Gol/categoria Super) estão otimistas com o final de semana. “Nós nos preparamos para a temporada e a equipe nos deu um carro competitivo. Fizemos os últimos ajustes necessários, aquecidos com os quatro treinos oficiais e um treino livre queremos bons resultados para começar o ano bem”, declarou o mineiro Wanderson Freitas,

Para os estreantes paranaenses Fernando Toffol e Rafael Salido (#707/RB Motorsport/ Peugeot 308/ Classe B), inscritos na categoria B, é tudo novidade. “Tudo, tudo novo. O carro novo, a pista e o campeonato. As primeiras voltas foram para experimentar e estou adorando. Nunca andei com esse tipo de carro. Estou curtindo bastante, está uma alegria, é uma estreia. A primeira nessa pista de Campo Grande e com esse calor intenso que judia um pouco. Competir ao lado dos amigos, a organização nota 10, está fantástico. Amanhã é acelerar para valer, vamos lá, pra cima”, disse Toffol.

F4 Espanhola: Miguel Costa crava segundo tempo dos Rookies em Aragón antes da estreia

 

  CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial  

Piloto em seu primeiro ano atuando nos carros, Miguel Costa foi um dos destaques da sexta-feira (28) de treinos livres para a disputa da etapa de abertura da F4 Espanhola, marcada para o MotorLand, em Aragón. O brasileiro, que defende a equipe Campos Racing, anotou o segundo melhor tempo entre os Rookies e foi o quinto melhor da última das duas sessões do dia.

Miguel já havia mostrado força na primeira atividade do dia, quando registrou o quinto melhor tempo entre os Rookies e o nono lugar geral. Após o encerramento dos treinos livres desta sexta-feira, o dono do carro número 5 da Campos Racing foca esforços na programação deste sábado, que terá a definição das posições de largada e a primeira corrida do campeonato.

“Foi um primeiro dia positivo aqui em Aragón com o segundo melhor tempo entre os Rookies na segunda sessão do dia. Partimos bem para o sábado, quando teremos a classificação e a primeira das três corridas do final de semana”, disse Miguel Costa, após o primeiro dia de atividades para a rodada tripla em Aragón.

FIA Regional Cup de Kart: Pilotos iniciam disputa neste sábado na Granja Viana de olho no título e prêmio para representar o Brasil em Mundiais

 

  CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

Vai ser dada a largada para as classificatórias da 2ª edição da FIA Regional Cup de Kart Brasil. Neste sábado (29), serão conhecidos os primeiros classificados para a Final nas categorias OK Júnior FIA e OK FIA, junto com a realização da Copa São Paulo de Kart KGV no Kartódromo Granja Viana, em Cotia (SP).

Serão definidos quatro finalistas em cada uma das categorias. Na Final, que será disputada nos dias 24 e 25 agosto no Kartódromo Internacional de Imperatriz (MA), as categorias OK e OK Júnior terão o total de 16 pilotos em cada. Além delas, a competição também reúne a categoria MINI, que terá 12 finalistas. A primeira classificatória da MINI acontecerá em 17 maio, no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos (SP).

A disputa na Granja Viana poderá ser acompanhada ao vivo pelo Youtube (https://youtube.com/live/h_asKegNYmQ?feature=share) e o Live Timing estará disponível no aplicativo speed hive.

Com a presença do brasiliense Gabriel Koenigkan - atual campeão da FIA Regional Cup Brasil na OK FIA - confirmada, a disputa na Granja Viana também ganhou mais um nome de peso no grid. O gaúcho Heitor Farias, terceiro colocado em 2024 na Seletiva OK N, realizada junto com a Regional Cup, também está entre os inscritos.

sexta-feira, 28 de março de 2025

Rafael Câmara é o piloto mais rápido dos testes da F3 no Bahrein

 

  CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial      

Vencedor da F3 na etapa de estreia na Austrália, Rafael Câmara segue demonstrando força para a sequência da sua temporada. O piloto brasileiro liderou as duas sessões do último dos três dias de testes da categoria no Bahrein, cravando o tempo mais rápido com a equipe Trident ainda na parte da manhã desta sexta-feira (28) com o tempo de 1min48s252.

“Estou muito feliz com o resultado. Estamos com uma grande expectativa para a próxima corrida. Nós temos ainda muito trabalho pela frente, mas estamos no caminho certo e vamos seguir acelerando forte”, diz Rafael, que integra a Ferrari Driver Academy.

Atual campeão da FRECA, Câmara iniciou a temporada 2025 cravando a pole position da F3 na Austrália e venceu a primeira prova principal do ano com a pista molhada, em Melbourne.

A próxima etapa da F3 é justamente no Bahrein, com a rodada dupla sendo disputada nos dias 12 e 13 de abril.

RF1 Jornalismo

 


Hankook estende presença no automobilismo e estreia no TCR South America

 

  CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial    

 O TCR South America inicia seu 2025 neste final de semana com a disputa da primeira de dez etapas. A categoria dos carros de turismo mais produzidos do planeta dá a arrancada inicial no Autódromo Juan Manuel Fangio, em Rosário, cidade localizada na província de Santa Fe, na Argentina. Rosario fica distante cerca de 500 quilômetros da capital Buenos Aires. A etapa marca a estreia da Hankook como fornecedora oficial de pneus da categoria.

Presente em mais de 160 países, a Hankook conta oito fábricas e cinco centros de pesquisa e desenvolvimento espalhados pelo mundo, onde mais de 20 mil especialistas altamente capacitados trabalham para impulsionar a inovação e a qualidade, sempre com compromisso com o meio-ambiente. A fabricante já é fornecedora oficial da Stock Car, Stock Light e Fórmula 4 Brasil desde 2023, e na atual temporada faz sua estreia com o TCR sul-americano e brasileiro, além de equipar os pneus da Turismo Nacional.

Todos os carros das cinco marcas presentes na disputa – Honda, Toyota, Peugeot, Cupra e Lynk & Co – serão calçados pelos pneus Hankook Ventus F200 slicks de medida 260/660R18. “A chegada da Hankook ao TCR South America reforça nosso compromisso com a excelência e inovação no automobilismo. Fornecer pneus de alta performance para a categoria é um passo estratégico na consolidação da nossa marca no esporte a motor sul-americano. Estamos confiantes de que os Ventus F200 garantirão competitividade, segurança e durabilidade ao longo da temporada”, destaca Carlos Lee, Diretor-Presidente da Hankook Tire Brasil.

Na primeira etapa, pilotos e equipes terão duas sessões de testes coletivos na sexta-feira (28) para se adaptarem aos novos compostos. Das cinco equipes inscritas, duas são brasileiras – Cobra Racing e W2 ProGP – e três argentinas – PMO Racing, Squadra Martino e Paladini Racing.

Felipe Sanches encara desafio inédito na Champions of the Future, na Espanha

 

  CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial     

Após competir na WSK Super Master Series, na Itália, o piloto brasileiro Felipe Sanches (Equipe Energy Corse / ITB / Sanches e Sabioni Sociedade de Advogados / Andrea Sanches Semijoias / Fazenda Pôr do Sol) se prepara para mais um grande desafio internacional. Neste fim de semana, acelerando na categoria OK Junior, ele estreia na Champions of the Future, uma das competições mais prestigiadas do kartismo mundial. A primeira etapa da temporada acontece no Campillos International Karting Circuit, na Espanha, e marcará não apenas a primeira participação de Felipe no campeonato, mas também sua estreia acelerando em solo espanhol. 

Com um forte histórico de evolução no kartismo europeu, Felipe chega confiante e focado em buscar o melhor desempenho possível. Representando a equipe Energy Corse, o piloto tem utilizado cada etapa no continente como uma oportunidade de aprendizado e crescimento.

"Tenho certeza que será mais uma ótima experiência na minha carreira. Esses passos que estou dando aqui na Europa têm sido de extrema importância. Com a Energy Corse tenho apresentado evolução e desenvolvido ainda mais a minha pilotagem", destacou Felipe.

Matheus Ferreira é selecionado para programa de desenvolvimento da Porsche Carrera Cup Alemã

 

  CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

Um dos mais talentosos pilotos brasileiros da nova geração, Matheus Ferreira deu um passo importante para a sequência de carreira no automobilismo europeu. Matheus foi selecionado para integrar o Porsche Talent Pool, programa de desenvolvimento de pilotos do Porsche Carrera Cup da Alemanha.

O brasiliense vive a fase final de preparação para a disputa da temporada do Porsche Carrera Cup Alemã. Antes, em suas primeiras corridas em categorias de Turismo, se destacou no Porsche Sprint Challenge Southern Europe, onde conquistou uma vitória e quatro pódios. Ferreira, atualmente com 18 anos, será o primeiro sul-americano a participar do Porsche Talent Pool.

O Porsche Talent Pool oferece aos pilotos desenvolvimento em diversas áreas. Dentro do programa está o apoio de coachs para evolução de pilotagem, workshops para o trabalho junto da mídia especializada em esporte a motor e também com patrocinadores.

quinta-feira, 27 de março de 2025

Motul 300V Cup retorna para fortalecer o motociclismo brasileiro

 

  CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial    

Com o objetivo de impulsionar o crescimento dos esportes a motor no Brasil, a Motul, multinacional francesa especializada em fluidos de alta tecnologia, promove por mais um ano a categoria Motul 300V Cup, dentro do Moto1000GP. O evento acontecerá junto às etapas do campeonato Moto1000GP, com a primeira corrida marcada em Cascavel nos dias 5 e 6 de abril. A competição, que estreou no ano passado, mantém sua proposta de incentivar o esporte, oferecer suporte técnico e estrutural aos pilotos que não contam com equipes próprias, além de reforçar a proximidade da marca com os atletas e o público.

Serão disponibilizadas 24 vagas para os competidores. Assim como na edição anterior, a 300V Cup seguirá independente, contando com um box próprio onde os pilotos terão acesso a produtos Motul e suporte técnico especializado. Esse ano, para aprimorar a proteção dos corredores, será disponibilizado um macacão exclusivo da 300V Cup, fornecido pela Alpinestars, referência mundial em segurança para motociclistas.

"Contar com uma categoria exclusiva foi extremamente benéfico para a visibilidade da marca", destaca Luan Maria, gerente de Comunicação e Marketing da Motul. "Estamos trazendo uma série de aprimoramentos para esta edição, incluindo melhorias na segurança e na estrutura das etapas da competição de motos 300cc. Além disso, a parceria entre as marcas patrocinadoras reforçou a 300V Cup, assegurando equipamentos de qualidade para os pilotos."

Raquel Stein fará neste domingo a sua segunda etapa no Enduro Paulista de Regularidade

 

  CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial     

Raquel Stein participa no próximo domingo, 30 de março, do Campeonato Paulista de Enduro de Regularidade 2025 na prova Enduro Cantareira Off Road, que ocorre em Mairiporã (SP) com  concentração do evento no Ginásio de esportes Florêncio Pereira – Sarkizão, localizado na Rodovia Arão Sahm, 400.  A pilota da equipe MSL Motorsports é patrocinada por MSL Corporate, Castrol e Leatt.

Inscrita na categoria Feminina, Raquel utilizará as provas de enduro para testar a resistência física, estratégia e as habilidades de pilotagem. Além disso, compete nesta modalidade de regularidade como preparação e aprimoramento, principalmente no quesito navegação, enfrentando terrenos variados e desafiadores. Nesta prova, vence quem fizer o percurso selecionado com a melhor estratégia regular no comando da sua motocicleta em meio a um grid que chega a ter 150 competidores.

Raquel optou por adotar nessa etapa uma moto diferente, uma nova Honda CRF 230. “Será a minha estreia com essa motocicleta. Vamos fazer uma tentativa de ter uma moto que é mais fácil de comandar e mais baixa, para eu justamente só focar na navegação e na superação dos obstáculos do que necessariamente domar a moto. No Enduro o foco não é andar rápido”, disse.

O roteiro do dia é composto de aproximadamente 150 quilômetros, dividido em duas fases por uma parada de abastecimento (neutro). “Nesta prova de um dia utilizamos um aplicativo de navegação, nada de papel. O meu intuito de praticar as provas é justamente aprimorar a minha navegação para ter um know-how mais robusto antes da estreia no Sertões”, conta.

Prometeon e Copa Truck aceleram juntas na temporada 2025

 

  CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

A Prometeon, líder no desenvolvimento, produção e comercialização de pneus comerciais, agro e OTR, e a Copa Truck, principal campeonato dos pesados do Brasil, estão em mais uma temporada juntas nas pistas do País. Com cerca de 40 caminhões entre as categorias Super Truck Pro e Super Truck Elite, o grid está todo equipado com os pneus Prometeon/Pirelli Serie 02 Proway Steer na medida 295/80R22.5 TL.

Esta é a segunda temporada desde o retorno da Prometeon a competição como patrocinadora e fornecedora de pneus em 2024, que ficou marcado pela estreia dos pneus que levam a marca Prometeon Engineered, símbolo de todo o conhecimento e investimento em pesquisa e desenvolvimento da fabricante, resultando em produtos com máximo desempenho, segurança e robustez.

Sobre mais um ano nas pistas de corrida, Ricardo Susini, CEO da Prometeon para as Américas, fala: “A temporada 2024 foi extremamente positiva para a Prometeon na Copa Truck. Voltamos a competir e levamos o que temos de melhor para ser avaliado pelos pilotos mais rápidos e exigentes do Brasil. O resultado não poderia ter sido melhor, seja dentro ou fora da pista. Estamos felizes de poder contribuir com nossa tecnologia em mais uma temporada", diz.

Ao todo, são nove etapas programadas da Copa Truck para 2025. Campo Grande, Londrina (PR), Interlagos (SP), Rio Grande do Sul, Cascavel (PR), Santa Cruz do Sul (RS), Curvelo (MG) e novamente Londrina e Interlagos compõem o calendário, que começou oficialmente nos dias 21 a 23 de março e vai terminar em sete de dezembro no Autódromo José Carlos Pace na capital paulista.

Desenvolvimento: Turismo Nacional fica bem mais veloz com novos câmbio e pneu

 

  CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial    

Poucas vezes na história do automobilismo brasileiro uma categoria de base recebeu tantos desenvolvimentos importantes em tão pouco tempo quanto a Turismo Nacional, um campeonato que ainda por cima consegue mesclar os slogans “categoria mais raiz do Brasil” e “campeonato dos carros mais vendidos do país”.  Para 2025, a TN passará a usar um câmbio de competição especialmente desenvolvido para seus carros, além de pneus Hankook com composto mais eficiente do que o utilizado no ano passado. Como resultado, os TN serão quatro segundos mais velozes em Interlagos, circuito de 4.309 metros onde foi realizada a última aferição.

No total, desde 2022, a Turismo Nacional realizou mais de 15 mil km de testes de desenvolvimento, dos quais resultaram a incorporação de novidades que mudaram a realidade da competição que, para 2025, tem grid cheio e não possui mais vagas para pilotos. De um cenário em que motores e câmbios apresentavam falhas e quebras constantes, gerando prejuízo e frustração para pilotos e equipes, a TN passou a utilizar o Kit Audace, desenvolvido pela especialista em engenharia automotiva Audacetech, que também está construindo os novos Stock Cars. Com o kit, todos os carros são equipados com o sistema motriz equalizado e com garantia de troca imediata em caso de problemas técnicos. 

Consultoria e apoio — Outra inovação importante foi a central de apoio que permite aos próprios pilotos e engenheiros a identificação de variações de performance no equipamento em comparação a todos os outros competidores, de forma a substituir imediatamente itens deficientes. No ano passado, os competidores também passaram a contar com a assistência do piloto consultor, profissional especializado nos carros da TN cuja missão é fazer os novatos atingirem o nível de desempenho dos mais experientes.
“Agora, com as inovações para 2025, o carro já está quatro segundos mais rápido. Mas temos certeza que esses tempos serão ainda melhores quando as equipes desenvolverem o acerto de suspensão para trabalhar melhor as reações do pneu e câmbio ao longo do ano”, diz Marcelo Karam, gerente da Turismo Nacional, categoria promovida pela Vicar, mesma promotora da BRB Stock Car Pro Series. “A combinação do novo câmbio e o novo pneu Hankook tornou o carro muito mais eficiente nas freadas e contornos de curva, além de proporcionar retomadas e velocidade final maiores do que tínhamos até 2024”, conclui.

Embalada por vitória, Marcella Assumpção chega para segunda etapa como líder da Copa São Paulo Bradesco de Kart

 

  CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial  

Um dos mais importantes campeonatos regionais do País, a Copa São Paulo Bradesco de Kart tem neste final de semana a disputa de sua segunda etapa da temporada 2025. E Marcella Assumpção parte em busca das vitórias nas categorias Rotax Júnior Max e F4 Júnior. A disputa ocorre neste sábado (29), no Kartódromo Granja Viana, em Cotia (SP).

A pilota chega embalada por bons resultados na etapa de abertura do campeonato, realizada em fevereiro. Na ocasião, Marcella venceu as três baterias da F4 Júnior. A representante feminina do grid também vem de pódios na classe OKN Júnior e F4 Júnior da Copa São Paulo Light, em Interlagos.

“Vamos para a segunda etapa com uma expectativa muito boa. Na primeira etapa da Copa São Paulo Bradesco venci as três baterias da F4 Júnior, e a ideia é brigar pela vitória novamente. E quero ter bons resultados também na Rotax Júnior Max para brigar por um lugar no pódio. Vou trabalhar nos treinos para isso”, diz Marcella Assumpção.

Embalado por vitória na rookie, Miguel Costa estreia na F4 Espanhola em Aragón

 

  CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

A temporada 2025 da F4 Espanhola começa neste final de semana com a disputa da primeira de sete etapas, marcada para o MotorLand, autódromo localizado em Aragón. Embalado por bons desempenhos no Spanish Winter Championship, Miguel Costa parte para a primeira rodada tripla do ano confiante em brigar por vitórias e pódios.

O SWC com carros de F4 foi formado por três etapas, todas elas com três corridas cada. Miguel garantiu um pódio, com o segundo lugar em Navarra, e cinco chegadas entre os dez primeiros, resultados que o colocaram na oitava posição do campeonato. Para a estreia na F4 Espanhola, o piloto da Campos Racing espera manter o bom desempenho.

“A gente vem de uma boa participação no torneio de inverno e trabalhei no simulador na última semana. Estamos prontos para a primeira etapa da temporada da F4 Espanhola. Vamos para Aragón buscando subir no pódio e brigar por vitórias nesta primeira etapa do campeonato”, disse Miguel Costa.

A programação da F4 Espanhola em Aragón terá início nesta sexta-feira, quando ocorrem duas sessões de testes coletivos. O sábado contará com um treino livre, a primeira classificação do final de semana e a corrida que abre o campeonato, com 30 minutos de duração. O domingo fecha a etapa com duas corridas, uma de 25 minutos e outra de 30 minutos. O YouTube mostra a rodada tripla.

Conheça Rosário, palco da abertura do TCR South America Banco BRB em 2025

 

  CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial 

 A quinta temporada da história do TCR South America Banco BRB terá início em um lugar especial para os argentinos: a cidade natal de Lionel Messi. Rosário receberá a primeira etapa do campeonato neste fim de semana (29 e 30 de março) e dará sequência a uma história de tradição e amor pelo automobilismo, que começou há mais de um século.

Principal cidade da província de Santa Fé e localizada 300 km a noroeste de Buenos Aires, Rosário é o terceiro município mais importante da Argentina, atrás somente da capital federal e de Córdoba. Segundo o último censo promovido pelo INDEC (Instituto Nacional de Estatística e Censos) em 2022, Rosário conta com pouco mais de 1 milhão de habitantes.

Além de ser sede de dois times de futebol famosos e competitivos, o Newell’s Old Boys e o Rosário Central, a cidade possui uma longa tradição no segundo esporte mais amado pelos argentinos, o automobilismo. Rosário foi palco, em 1910, do Primer Gran Premio, organizado pelo Automóvil Club Argentino. Também foi lá que aconteceu a primeira corrida do chamado Campeonato Argentino, com largada e chegada na cidade, em uma prova disputada por estradas ao longo do país.

O traçado — O Autódromo Municipal Juan Manuel Fangio foi inaugurado em 1982. As tratativas para a obra, contudo, tiveram início em 1961, quando a Associação dos Automobilistas de Rosário negociou junto ao poder público para viabilizar uma área para a construção do autódromo.

GS Racing é campeã e vice nos carros no maior rally regularidade do mundo

 

  CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial  

Na 31ª edição do Transparaná, o maior rally regularidade do mundo em número de dias de prova e quilometragem percorrida, a GS Racing foi destaque na categoria Master nos carros e nos UTVs. O piloto Leandro Riffel e o navegador Bernardo Schafer, de Piratuba (SC), foram os campeões dos carros, enquanto o piloto Flávio Kath (Poder), de Blumenau (SC), e o navegador Rafain Walendowsky, de Brusque (SC), ficaram com o vice-campeonato. A equipe ainda subiu no pódio geral com o 4º lugar do piloto Hamilton Medeiros (Miltinho), de Curitiba (PR), e o navegador Enedir da Silva Júnior (Bolacha), de Chapecó (SC). Nos UTVs, a dupla de pai e filho, Oscar Schmidt e Gustavo Schmidt, de São José (SC), foram os grandes campeões com um Polaris RZR Turbo R equipado com pneus Yokohama GEOLANDAR M/T G003.

A competição atravessou o estado do Paraná entre os dias 1º e 8 de março, com largada de Guaíra, na fronteira do Paraguai e chegada no litoral, na praia de Guaratuba. Foram dois mil quilômetros de provas que passaram ainda pelas cidades de Campo Mourão, Guarapuava, Telêmaco Borba, Siqueira Campos e Curitiba. O 31º Transparaná contou com categorias de Rally de Carros e UTVs, Motos, Adventure e Trilha 4x4.

Dobradinha nos Carros

Entre os competidores mais experientes da categoria Master, uma dupla inédita se reuniu na cidade de Piratuba para seguir brigando pelo lugar mais alto do pódio nas competições de rally regularidade. Leandro Riffel e Bernardo Schafer são, respectivamente, padrinho e afilhado e foram adversários no rally até o ano passado. Em 2024, em duplas separadas, os dois disputaram o título da Master no Transparaná ponto a ponto, com vantagem para o padrinho. Agora em 2025, competindo juntos, Leandro conquistou seu terceiro título do Transparaná, enquanto Bernardo comemorou o troféu inédito na carreira de navegador. 

STOCK LIGHT: SG28Racing/Artcon apresenta layouts de seus quatro carros

 

  CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial  

A quarta-feira (26) foi de encontros, boas conversas e muito trabalho na sede da SG28 Racing/Artcon entre os pilotos e o time que vai cuidar dos carros ao longo da temporada da Stock Light. Bruna Tomaselli, Juninho Berlanda, Lucca Zucchini e Mathias de Valle tiveram o primeiro contato com os seus carros e puderam apreciar os novos layouts preparados pela design Cintia Azevedo, da PROSports Media. O dia também serviu para a confecção dos bancos e prova dos novos macacões.

“Estamos trabalhando bastante para oferecer a melhor estrutura para os pilotos. Foi especial ter a presença de todos eles conosco. Essa interação com a equipe é importante para eles se sentirem em casa e conhecerem as pessoas que estarão trabalhando ao longo da temporada. É um grande passo que todos nós estamos avançando para construir um ano promissor em busca de nossos objetivos“, afirma o CEO do time, Carlos SG.

Em jejum das pistas desde dezembro do ano passado, os pilotos sentiram o gostinho de estarem dentro de seus carros por alguns minutos e ficaram entusiasmados com o trabalho que está sendo feito.
“Foi meu primeiro dia na nova casa, e foi muito legar ter esse primeiro contato com todos. Gostei muito da estrutura e me senti muito confortável dentro do carro”, afirmou Bruna Tomaselli.

quarta-feira, 26 de março de 2025

Gael Rampazzo acelera na 2ª etapa da Copa São Paulo KGV em Cotia

 

  CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial      

A emoção da Copa São Paulo KGV está de volta. Neste fim de semana, o Kartódromo da Granja Viana, em Cotia, recebe a segunda etapa da temporada 2025, reunindo os melhores talentos do kart nacional. Entre eles, Gael Rampazzo (A Promo / Mark Representação / Equipe: SKM / Coach: Fran Di Mauro), o destaque maranhense da categoria Mini Max, que chega determinado a subir ao pódio e entrar de vez na briga pelo título.

O traçado desafiador da Granja Viana será o palco das intensas disputas, com pilotos de todo o país em busca não apenas de vitórias, mas também de uma vaga no cobiçado Mundial Rotax, o Grand Finals 2025. O evento, que acontecerá no Bahrein, entre 29 de novembro e 6 de dezembro, é o sonho de qualquer piloto de kart – e Gael sabe que só há um caminho para chegar lá: ser campeão da KGV.

"É uma meta difícil, porque só o primeiro lugar garante a vaga para o Bahrein, e tem muitos pilotos bons", diz Gael. "Mas eu tô na briga, vou dar tudo na pista."

Na primeira etapa do Paulista KGV, o desempenho do kart não correspondeu ao talento de Rampazzo e mesmo assim, com habilidade e garra ficou entre os dez primeiros em uma das três baterias. Por isso, a equipe trabalha para melhorar o rendimento nesta etapa. "A gente ajustou o kart e espero um resultado melhor agora." Afirma o piloto maranhense.

Gabriel Souza quer primeiro pódio no ano na segunda etapa da Copa São Paulo KGV

 

  CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial       

O Kartódromo Granja Viana, em Cotia (SP), será palco da segunda etapa da Copa São Paulo KGV 2025, reunindo pilotos de todo o Brasil neste fim de semana. Entre os competidores da categoria Mini Max, o mineiro Gabriel Souza (Gás Superminas / Equipe: Sabiá Racing / Coach: Rodrigo Dantas) tem como meta conquistar seu primeiro pódio da temporada.

Na prova inaugural do campeonato, Gabriel enfrentou dificuldades técnicas com seu kart, mas, mesmo assim, garantiu presença no Top 10 ao final das duas baterias. Desde então, ele e sua equipe trabalharam para melhorar o desempenho, com o objetivo de estar mais competitivo nesta rodada.

"Meu kart não estava tão rápido como eu queria na primeira etapa, mas fizemos muitos ajustes e acho que agora estou mais forte. Estou bem animado e quero muito trazer meu primeiro troféu do ano", afirmou Gabriel Souza.

A temporada da Copa São Paulo KGV também serve como classificação para o Mundial Rotax 2025, que acontece no Bahrain International Karting Circuit, em Sakhir, entre 29 de novembro e 6 de dezembro. Para garantir a vaga no evento internacional, o piloto precisa ser campeão ao final do Paulista KGV, o que torna cada etapa ainda mais decisiva.

FIA Regional Cup de Kart: Campeão em 2024, Gabriel Koenigkan disputa 1ª classificatória na Granja Viana em busca da vaga para brigar pelo bicampeonato

 

  CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial     

Vencedor da 1ª edição da FIA Regional Cup de Kart Brasil na categoria OK FIA, o brasiliense Gabriel Koenigkan inicia neste sábado (29) sua trajetória para estar mais uma vez na final e brigar pelo bicampeonato na edição de 2025.

Realizada pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e com total apoio da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), a primeira classificatória deste ano acontecerá junto com a 2ª etapa da Copa São Paulo de Kart KGV, no Kartódromo Granja Viana, em Cotia (SP), para as categorias OK e OK Júnior.

As inscrições para participar da seletiva seguem abertas no site da CBA: https://inscricoes.cba.org.br/pt/eventos/1a-class-2a-ed-reg-cup-brazil-2025-1a-classificatoria-2a-edicao-regional-cup-brazil 

No ano passado, Koenigkan foi o campeão na grande final, realizada no Circuito Internacional Paladino, no Conde (PB), e como prêmio integrou a Academia CBA de Pilotos e disputou o Mundial de Kart, na Inglaterra, com inscrição, equipe e equipamentos concedidos pela CBA.

“Foi algo muito importante na minha carreira e que me deu a chance de disputar o Mundial pela primeira vez. Vamos em busca novamente da vaga para a final da Regional Cup para ter a chance de lutar pelo bicampeonato e estar novamente no Mundial representando o Brasil”, declarou o piloto de 15 anos, que tem uma trajetória de muito sucesso no kart, com títulos regionais e nacionais.

GS Racing é campeã e vice nos carros da categoria Master no 31º Transparaná

 

  CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial      

Crédito: Dom Fotografia

Na 31ª edição do Transparaná, o maior rally regularidade do mundo em número de dias de prova e quilometragem percorrida, a GS Racing foi destaque na categoria Master nos carros e nos UTVs. O piloto Leandro Riffel e o navegador Bernardo Schafer, de Piratuba (SC), foram os campeões dos carros, enquanto o piloto Flávio Kath (Poder), de Blumenau (SC), e o navegador Rafain Walendowsky, de Brusque (SC), ficaram com o vice-campeonato. A equipe ainda subiu no pódio geral com o 4º lugar do piloto Hamilton Medeiros (Miltinho), de Curitiba (PR), e o navegador Enedir da Silva Júnior (Bolacha), de Chapecó (SC). Nos UTVs, a dupla de pai e filho, Oscar Schmidt e Gustavo Schmidt, de São José (SC), foram os grandes campeões com um Polaris RZR Turbo R equipado com pneus Yokohama GEOLANDAR M/T G003.

A competição atravessou o estado do Paraná entre os dias 1º e 8 de março, com largada de Guaíra, na fronteira do Paraguai e chegada no litoral, na praia de Guaratuba. Foram dois mil quilômetros de provas que passaram ainda pelas cidades de Campo Mourão, Guarapuava, Telêmaco Borba, Siqueira Campos e Curitiba. O 31º Transparaná contou com categorias de Rally de Carros e UTVs, Motos, Adventure e Trilha 4x4.

Dobradinha nos Carros

Entre os competidores mais experientes da categoria Master, uma dupla inédita se reuniu na cidade de Piratuba para seguir brigando pelo lugar mais alto do pódio nas competições de rally regularidade. Leandro Riffel e Bernardo Schafer são, respectivamente, padrinho e afilhado e foram adversários no rally até o ano passado. Em 2024, em duplas separadas, os dois disputaram o título da Master no Transparaná ponto a ponto, com vantagem para o padrinho. Agora em 2025, competindo juntos, Leandro conquistou seu terceiro título do Transparaná, enquanto Bernardo comemorou o troféu inédito na carreira de navegador. 

Ricardo Fox é o novo piloto da Triumph na categoria GP600 do MOTO1000GP

 

  CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial    

Uma grande novidade agita o cenário do MOTO1000GP: o piloto Ricardo Fox será o novo representante da Triumph Motorcycles na categoria GP600, competindo com a icônica Street Triple 765 RS. A parceria promete ser um marco importante tanto para a marca britânica quanto para o campeonato, unindo a tradição de excelência da Triumph ao talento e à paixão de Ricardo Fox.

A Street Triple 765 RS, reconhecida por seu desempenho impressionante e agilidade nas pistas, conta com o mesmo motor utilizado na categoria Moto2 do mundial de motovelocidade. Essa será a máquina que o piloto brasileiro Ricardo Fox utilizará em sua jornada. Equipada com um motor de 765cc e eletrônica de ponta, a moto se destaca pela combinação de potência, manobrabilidade e confiabilidade — características que fazem da Triumph uma das marcas mais respeitadas do universo motociclístico. O modelo que será utilizado na competição é o mesmo disponível nas 38 concessionárias da montadora no Brasil, com preços a partir de R$69.990,00

Ricardo Fox, que já conquistou fãs e respeito no cenário mundial do motociclismo, pilotará a Street Triple 765 RS em busca de novos pódios em sua estreia na categoria. Entusiasmado com o desafio, o piloto celebra a oportunidade de representar a Triumph em um dos campeonatos mais exigentes e emocionantes do mundo.

"Estou muito empolgado e honrado com a oportunidade de pilotar a Triumph Street Triple 765 RS no MOTO1000GP. A Triumph tem uma história incrível no motociclismo, e a Street Triple 765 RS é uma moto excepcional, que combina potência e controle de forma única. Acredito que temos tudo para fazer uma temporada inesquecível na categoria GP600 e dar aos nossos fãs muitos motivos para celebrar", declarou Fox.

Após vitória na estreia do Paulista KGV, Francisco Rocha tem desafio duplo em Cotia

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial     

A única competição nacional que garante vaga para o Mundial Rotax, no Bahrein, está de volta neste fim de semana. Estamos falando da Copa São Paulo KGV, que tem sua segunda etapa no Kartódromo da Granja Viana, em Cotia (SP), prometendo muita emoção na pista.

Na estreia da temporada, o piloto paulista Francisco Rocha (Equipes: Car Racing, CRG Brasil/ Coaches: Alberto Cattucci, Léo Reis, Rafael Reis, Olin Galli) já mostrou que veio para ser um dos concorrentes pelo título. Ele venceu a etapa de abertura na categoria Rotax Júnior Max, após um grande desempenho: segundo lugar na primeira bateria e duas vitórias nas seguintes, com a última corrida vencendo de ponta a ponta.

O objetivo de Francisco é repetir o sucesso de 2024, quando foi campeão da Mini Max e garantiu vaga para o Grand Finals na Itália. Agora, na Júnior Max, ele quer estar novamente no Mundial, que desta vez vai ser no Bahrein, no fim do ano.

"O Paulista KGV é muito difícil, tem pilotos excelentes. Fiz uma boa primeira etapa, mas não podemos relaxar. Tenho que continuar trabalhando forte se eu quiser chegar lá", diz Francisco, sabendo que o caminho para o topo exige foco e esforço.

Dudu Salamonde quer a recuperação na segunda etapa da Copa São Paulo KGV

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial     

A Copa São Paulo KGV, única competição do Brasil para motores Rotax, realiza neste fim de semana a segunda etapa da temporada de 2025. Além da busca pelo título regional, os pilotos encaram a disputa com um objetivo ainda maior: garantir a vaga para o Rotax Max Challenge Grand Finals, que será realizado de 29 de novembro a 6 de dezembro, no Bahrein.

Entre os principais competidores do evento está o paulista Dudu Salamonde (DKR / RL Eng. Design / Casa Barô / Vero Coco / SOMA Blindados / Equipe TR3 / Walter Travaglini), que chega determinado a se recuperar do resultado da primeira etapa. Tricampeão do KGV, com títulos na Cadete e Mini Max em 2023 e na Rotax Júnior Max em 2024, ele terminou a prova de estreia desta temporada no pódio, mas não da forma como gostaria.

Salamonde brilhou no início da competição, conquistando a pole position e vencendo a primeira bateria. No entanto, nas duas corridas seguintes, enfrentou problemas no equipamento e, na última delas, foi forçado a abandonar após o motor do kart apagar repentinamente na última volta. Apesar das adversidades, ainda conseguiu garantir a quarta colocação no pódio da Júnior Max.

Agora, o foco está na recuperação. Atual Campeão Brasileiro Rotax na sua categoria, Dudu está determinado a deixar os contratempos para trás e partir para um fim de semana perfeito. "O que aconteceu na primeira etapa ficou para trás. Agora é olhar para frente e focar em fazer tudo certo para conseguir o melhor resultado possível", afirma o piloto.

Atual campeão, ex-Fórmula 1, "Girl Power": os brasileiros no grid do TCR South America Banco BRB 2025

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

A partir deste fim de semana (29 e 30 de março), o TCR South America Banco BRB abre a temporada 2025 no Autódromo Municipal Juan Manuel Fangio, em Rosário — região central da Argentina — com quatro representantes do Brasil alinhados no grid de largada. O país desembarca no seletivo e desafiador traçado de 4 mil metros com uma mescla de juventude, experiência, pioneirismo e muitos títulos na bagagem.

São quatro nomes de características bem distintas e que certamente vão chamar a atenção ao longo da temporada. A começar pelo atual campeão, Pedro Cardoso, primeiro brasileiro a conquistar o título do TCR South America Banco BRB. Prestes a completar 26 anos, o também atual campeão do TCR Brasil Banco BRB fará jus ao #1 que estampará no lugar do habitual #43 em seu Peugeot 308 ao longo de 2025.
Com experiência anterior de 76 largadas na BRB Stock Car Pro Series, Cardoso dá sequência à sua jornada no conceito TCR como um dos representantes da equipe argentina PMO Racing, também campeã na temporada passada. 

Depois de grande campanha, com três vitórias — uma delas justamente em Rosário, na etapa final do último campeonato, e com pódio no TCR World Tour, em Interlagos —, Cardoso chega ao seu terceiro ano na categoria com fome para mais e pronto para buscar novos títulos. Mas o piloto sabe que terá adversários de muita força, entre eles dois conterrâneos.

Brasiliense como Pedro Cardoso, Raphael Reis persegue seu primeiro título continental, mas já tem muita história escrita no TCR South America Banco BRB. Perto de completar 32 anos, o experiente piloto, que tem no currículo a taça de campeão da Stock Light (em 2018) e nove corridas na BRB Stock Car Pro Series, estreou no TCR em 2021 e, desde então, alinhou ininterruptamente no grid de todas as 65 provas da competição sul-americana.

Copa São Paulo Bradesco de Kart: Miguel Silva vai atrás do quinto pódio consecutivo neste início de temporada

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial    

A Copa São Paulo Bradesco de Kart realizará a sua segunda etapa neste sábado (29/3), quando centenas de pilotos se reunirão no Kartódromo Granja Viana, em Cotia (SP), em busca do sucesso, troféus e metas bem mais ambiciosas.  O paulista Miguel Silva (RodOil/Shield Oil/SOS Bike Móvel), multi-campeão no kartismo em categorias com motor de quatro tempos nos dois últimos anos, quer conquistar o seu quinto pódio neste começo de ano, mas pensando já no final da temporada, quando poderá ter a oportunidade de participar do Campeonato Mundial de Rotax, na categoria Rotax Junior Max, uma das principais com motor dois tempos, e que projetou alguns pilotos que chegaram na Fórmula 1, como Max Verstappen e Charles Leclerc.

“Estou feliz por participar de mais uma etapa no KGV, e confiante de que tenho condições de alcançar um resultado ainda melhor do que na abertura do campeonato da Rotax Junior Max. Estamos progredindo no acerto do kart e no reconhecimento dos diversos traçados deste Kartódromo. Vamos pra cima!”, comentou Miguel, que na abertura do campeonato já mostrou que será um dos protagonistas da categoria, já que subiu no terceiro degrau do pódio da Rotax Junior Max

O objetivo de Miguel Silva é representar o Brasil no Campeonato Mundial de Rotax deste ano. Para isto, ele terá que acumular o máximo de pontos nas oito etapas da Copa São Paulo Bradesco de Kart, para ser contemplado com inscrição, chassi, pneus, motor, combustível, macacão e caixa de ferramentas cedidas gratuitamente em Sakhir, no Bahrein, quando será disputado o Rotax Max Challenge Grand Finals 2025, entre 29/11 e 6/12. “Nesta etapa vamos mais forte, a expectativa novamente é muito boa. Vamos testar dois chassi diferentes um dia antes da prova para tirarmos uma dúvida e depois é só partir para mais um sucesso”, reforça Odair Brito, chefe da equipe Dai Motorsport.

Ferramenta oficial da BRB Stock Car, WOKIN premiará melhores pit-stops em 2025

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial  

 Um dos momentos-chave das corridas da BRB Stock Car Pro Series é o pit-stop, quando o piloto vai aos boxes para que a equipe faça a troca de pneus antes do regresso à pista para continuar a prova. Não são poucas as vezes em que a vitória é decidida justamente nesta operação, em que o trabalho e o esforço dos mecânicos envolvidos são determinantes. Foi com este propósito que nasceu o Troféu WOKIN Pit Stop, entregue pela fabricante da ferramenta oficial da BRB Stock Car e que premia a equipe com o melhor trabalho de pit stop em um fim de semana de etapa.

A premiação foi instituída no segundo semestre da temporada passada. As equipes TMG Racing, A.Mattheis Vogel, Blau Motorsport e Eurofarma RC levaram para suas respectivas sedes o belo exemplar do Troféu WOKIN Pit Stop, que será entregue em cada uma das 12 etapas do calendário da temporada 2025.
“Além do Troféu WOKIN, a equipe que realiza o pit stop mais rápido da etapa também recebe como prêmio um voucher, que pode ser trocado por um conjunto de ferramentas de escolha da equipe e composto pelos principais utensílios utilizados pelos mecânicos. É um incentivo a mais para os mecânicos que realizam um trabalho de excelência e que faz a diferença na busca pela vitória na principal categoria do automobilismo brasileiro”, diz o Gerente Nacional da WOKIN Tools no Brasil, Daltro Oliveira. 

Projeto revolucionário — A WOKIN é a responsável pelo fornecimento de ferramentas para a Audace Tech, empresa de pesquisa, desenvolvimento e tecnologia responsável pela fabricação da revolucionária geração SUV de carros da BRB Stock Car Pro Series, que estreará oficialmente no fim de semana de três e quatro de maio no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, abrindo a temporada 2025.
Daltro Oliveira ressaltou a importância da aliança estabelecida com a BRB Stock Car justamente em um momento de revolução com a chegada da nova era de carros, que promete ser um grande divisor de águas no automobilismo nacional.

Rafael Guimarães passa a integrar a DB Racing, com mentoria de Dudu Barrichello no iRacing

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

Rafael Guimarães tem se destacado com sua determinação e iniciativa, alcançando uma nova etapa em sua carreira no automobilismo. Agora, sob a mentoria de Dudu Barrichello, o piloto de Minas Gerais não só aprimora suas habilidades de pista no simulador iRacing como também faz parte da equipe DB Racing.

A oportunidade ganhou impulso graças ao convite de seu amigo, e também piloto mineiro, Bernardo Tambasco, que o incentivou a explorar oportunidades no automobilismo virtual. Determinado a avançar, Rafael utilizou seus próprios recursos (mesada) para viabilizar o treinamento e, com grande persistência, resolveu todas as questões para iniciar sua jornada.

“O Rafa chegou e falou comigo: ‘eu já resolvi lá tudo com o Dudu, você precisa me ajudar aqui no computador a instalar o iRacing. E você tem que ligar pro Dudu, porque o Dudu quer conversar com você e tal’. Ele mesmo deu esse passo com as próprias pernas e essa foi a parte mais legal”, relatou Cláudio Guimarães, pai do piloto.

Durante as sessões no simulador, a performance de Rafael chamou a atenção de Dudu Barrichello, que elogiou a qualidade de sua telemetria e enxergou potencial para seu futuro no esporte. “Tô muito feliz com essa novidade e acredito que vai contribuir muito na minha caminhada nas pistas. O Dudu é gigante e sei que vou aprender muito com essa mentoria dele”, disse Rafinha. 

Copa São Paulo Bradesco de Kart realiza segunda etapa neste sábado

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial 

Uma das principais competições regionais do kartismo brasileiro, a Copa São Paulo Bradesco de Kart realiza neste final de semana a segunda etapa da temporada 2025. Pilotos de 15 categorias irão para a pista do Kartódromo Granja Viana, em Cotia (SP), já a partir desta terça-feira para, neste sábado (24), lutar pelas vitórias da etapa.

O período da manhã contará com a disputa das categorias Rotax e da Shifter, com as tomadas de tempo e as baterias, que vão se estender até próximo das 13h. Diferente do que ocorre normalmente, a Pro 500 correrá a partir das 12h55, e não no fechamento do evento. Já as categorias Fórmula 4, Mirim, Cadete e OK partem para a pista, com a programação se encerrando já na parte da noite.

A programação, contudo, começa muito antes do sábado. Nesta terça-feira os pilotos das 15 categorias que integram a Copa São Paulo Bradesco de Kart já partem para a pista, em duas sessões, se repetindo até a sexta-feira. A exceção é a Pro 500, que abre suas atividades na quarta-feira, sempre com uma atividade livre por dia.

terça-feira, 25 de março de 2025

Paulo Reales destaca evolução durante estreia na Porsche Cup no Velocitta

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial  

O Velocitta, autódromo localizado em Mogi Guaçu (SP), recebeu a etapa de abertura da Porsche Cup. E Paulo Reales, piloto que fez sua estreia nas competições de automobilismo vindo do kartismo, destacou a evolução que teve ao longo de todo o final de semana competindo pela Sprint Trophy, divisão de entrada da categoria.

Ao longo de três dias de atividades, Reales demonstrou rápida adaptação ao carro. Prova disso é que o piloto do Porsche número 11 melhorou em quase dez segundos seus tempos de volta. Na corrida, o estreante vinha para completar a disputa, mas um problema na pressão de óleo o obrigou a abandonar a corrida.

“Foi um final de semana de muito aprendizado, consegui muita quilometragem e evoluí muito. Se pegarmos do início das atividades no Velocitta para o melhor tempo de volta, a evolução foi muito grande, com quase dez segundos de diferença. Só tenho que agradecer a Porsche Cup e todos da equipe. Vamos para a próxima”, disse Paulo Reales, que tem o patrocínio de Sterling.

TOYOTA GAZOO Racing anuncia João Paulo de Oliveira e Arthur Gama para temporada da Stock Car

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial 

Pouco mais de um mês antes do início da temporada 2025 da Stock Car, a TOYOTA GAZOO Racing anuncia a chegada de João Paulo de Oliveira e Arthur Gama como pilotos da fabricante para o campeonato deste ano. A dupla, formada por um dos mais vencedores nomes do País no exterior e por uma promessa do automobilismo brasileiro, vai defender a equipe Full Time Sports e pilotará o modelo Toyota Corolla Cross nas pistas por onde a principal categoria do esporte a motor brasileiro passar.

João Paulo tem 43 anos, nasceu em São Paulo (SP) e iniciou sua carreira no Brasil competindo em categorias de fórmula ainda no final dos anos 1990, quando conquistou o título da Sudam Light 1999. O piloto também foi campeão de F3 na Alemanha em 2003 e se mudou para o Japão em 2004. No ano seguinte, Oliveira conquistou a F3 Japonesa, defendendo a Toyota, e também carrega no seu currículo várias outras experiências internacionais marcantes como teste na F1 pela Williams em 2006 e os títulos da Super Fórmula em 2010 e o bicampeonato de Super GT (2020 e 2022).

“A expectativa é de chegar para trabalhar firme, com muita humildade. É um campeonato de um nível técnico altíssimo. Muitos dos pilotos que estão na categoria tem capacidade de brilhar no mundo inteiro. Vamos chegar com os pés no chão. Espero conquistar o meu espaço através da minha experiência e também conseguir bons resultados, brigar por vitórias e títulos, então vamos trabalhar bastante para que isso se torne realidade”, diz Oliveira, vencedor da Corrida de Duplas de 2018 ao lado de Daniel Serra.

Gama, por sua vez, alcança a Stock Car um ano após se sagrar campeão do principal campeonato de acesso à categoria máxima do esporte a motor nacional, a Stock Light. A campanha do piloto nascido em Porto Alegre (RS) contou com nove vitórias, 15 pódios em 18 corridas disputadas, além de sete poles positions, garantindo o título em Interlagos, mesmo local que recebe a abertura da temporada deste ano.