CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial
O TCR South America inicia seu 2025 neste final de semana com a disputa
da primeira de dez etapas. A categoria dos carros de turismo mais
produzidos do planeta dá a arrancada inicial no Autódromo Juan Manuel
Fangio, em Rosário, cidade localizada na província de Santa Fe, na
Argentina. Rosario fica distante cerca de 500 quilômetros da capital
Buenos Aires. A etapa marca a estreia da Hankook como fornecedora
oficial de pneus da categoria.
Presente em mais de 160 países, a
Hankook conta oito fábricas e cinco centros de pesquisa e
desenvolvimento espalhados pelo mundo, onde mais de 20 mil especialistas
altamente capacitados trabalham para impulsionar a inovação e a
qualidade, sempre com compromisso com o meio-ambiente. A fabricante já é
fornecedora oficial da Stock Car, Stock Light e Fórmula 4 Brasil desde
2023, e na atual temporada faz sua estreia com o TCR sul-americano e
brasileiro, além de equipar os pneus da Turismo Nacional.
Todos
os carros das cinco marcas presentes na disputa – Honda, Toyota,
Peugeot, Cupra e Lynk & Co – serão calçados pelos pneus Hankook
Ventus F200 slicks de medida 260/660R18. “A chegada da Hankook ao TCR
South America reforça nosso compromisso com a excelência e inovação no
automobilismo. Fornecer pneus de alta performance para a categoria é um
passo estratégico na consolidação da nossa marca no esporte a motor
sul-americano. Estamos confiantes de que os Ventus F200 garantirão
competitividade, segurança e durabilidade ao longo da temporada”,
destaca Carlos Lee, Diretor-Presidente da Hankook Tire Brasil.
Na
primeira etapa, pilotos e equipes terão duas sessões de testes
coletivos na sexta-feira (28) para se adaptarem aos novos compostos. Das
cinco equipes inscritas, duas são brasileiras – Cobra Racing e W2 ProGP
– e três argentinas – PMO Racing, Squadra Martino e Paladini Racing.
Entre as feras do grid, cinco brasileiros: o atual campeão Pedro Cardoso, que segue defendendo a PMO Racing no Peugeot 308 TCR, Raphael Reis, que continua com a W2 ProGP ao volante do Cupra León VZ, Nelsinho Piquet, que pela primeira vez fará uma temporada completa no TCR – ele pilotará o Honda Civic Type R FL5 da Squadra Martino -, e a única representante feminina fazendo sua estreia na categoria: Maria Nienkötter, de apenas 18 anos, que corre pela Cobra Racing a bordo do Toyota Corolla TCR.
Desafiante e técnico, o traçado de Rosário é sempre um dos preferidos pelos pilotos das diversas categorias que o visitam, devido ao seu alto nível de exigência, tanto para a parte mecânica quanto para o preparo físico do conjunto máquina e piloto. Ampliado há pouco tempo, o circuito eleito para a disputa tem 4.000 metros de extensão, trazendo uma mistura de curvas de altíssima velocidade com trechos travados, exigindo de freios e também toda a aderência dos pneus Hankook.
Cada curva do circuito apresenta uma dificuldade e um desafio único. Do veloz curvão – que se assemelha à de um circuito oval, com inclinação - às variantes mais lentas, intrincadas e sinuosas, que exigem precisão para serem encaixadas, o traçado de Rosário sempre proporciona disputas intensas, com manobras no limite e duelos acirrados, características marcantes do automobilismo nacional e regional, que o público tanto aprecia.
A temporada 2025 do TCR South America promete disputas equilibradas do início ao fim, com um calendário robusto de dez etapas realizadas em autódromos distintos. No total, serão 20 corridas disputadas no formato de rodadas duplas, levando a competição a três países sul-americanos.
Depois de Rosário, a categoria segue na Argentina. O país ainda receberá outras três etapas: Posadas (19 e 20 de abril), San Juan Villicum (10 e 11 de maio) e Termas de Río Hondo (31 de maio e 1º de junho). Em seguida, o torneio cruza a fronteira rumo ao Uruguai para duas rodadas em circuitos de grande tradição: Mercedes (12 e 13 de julho) e El Pinar (26 e 27 de julho), onde os pilotos enfrentarão desafios distintos e estratégicos.
A fase brasileira começa em agosto com a estreia da categoria em Belo Horizonte (MG) no circuito de rua montado no entorno do estádio Mineirão, coincidindo com a abertura da terceira temporada do TCR Brasil. Depois, as máquinas seguem para o Rio Grande do Sul (25 e 26 de outubro), Goiânia (15 e 16 de novembro) e, por fim, Interlagos, que mais uma vez será palco da Super Final nos dias 13 e 14 de dezembro.
No final de semana de abertura da temporada, a programação começa nesta sexta-feira (28) com dois testes coletivos para os pilotos se adaptarem às características dos novos pneus Hankook Ventus F200; o sábado (29) reserva dois treinos livres – às 9h50 e 13h10 – e a classificação a partir das 17h05. As duas corridas da etapa têm largada no domingo (30) às 9h15 e 12h30. A primeira prova tem 25 minutos mais uma volta de duração, e a segunda, 30 minutos mais uma volta.
P1 Media Relations
Nenhum comentário:
Postar um comentário