terça-feira, 25 de junho de 2024

Stock Car foca no fim de semana que soma mais pontos em jogo na temporada

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A Stock Car Pro Series viverá um fim de semana (28 a 30/06) atípico e, ao mesmo tempo, muito importante para os rumos da temporada 2024. O Autódromo Velocitta, localizado em Mogi Guaçu, no interior paulista, receberá três corridas em sequência da principal categoria do automobilismo brasileiro, distribuindo um total de 217 pontos. 

Na sexta-feira, a primeira prova do cronograma será válida pelo complemento da segunda etapa do campeonato, uma vez que a corrida principal da rodada disputada entre 22 e 23 de março foi suspensa por motivos de segurança após fortes chuvas na região do circuito. A quinta etapa do calendário acontece entre sábado, com a prova sprint, de 30 minutos de duração; e domingo, com a corrida principal da rodada, com 50 minutos, que levará o nome GP Toyota 100 em homenagem à marca centenária de corridas alcançada pela fabricante, que desde 2020 compete na Stock Car.

A pontuação máxima no Velocitta será distribuída da seguinte forma: 80 pontos pela vitória na corrida de sexta-feira, 55 pelo primeiro lugar na prova sprint de sábado e outros 80 no evento principal do domingo, além de outros dois tentos de bônus pela pole, totalizando 217.

Será também um fim de semana muito exigente para os pilotos, que vão colocar à prova todo o preparo físico e mental em uma das pistas mais técnicas e exigentes do calendário. Ao todo, serão mais de duas horas e dez minutos apenas em tempo de corrida no traçado de 3.493 metros em Mogi Guaçu, sem contar as duas sessões de treinos livres e a classificação.

Outra peculiaridade é que os competidores seguirão ao interior paulista já sabendo do grid de largada de uma das corridas da programação, a de sexta-feira. Vindo de uma longa jornada correndo nas 24 Horas de Le Mans e, uma semana depois, em Watkins Glen (EUA), Daniel Serra (Chevrolet Cruze da Eurofarma RC) vai largar na pole position e terá mais uma chance de triunfar em 2024 depois do duro revés em Cascavel no mês de maio, quando sofreu uma quebra três minutos antes do fim da prova que o levaria à vitória. Ao seu lado, na segunda posição, vai largar Felipe Baptista (Toyota Corolla da Crown Racing), uma das sensações do campeonato.

Pilotos das categorias Rotax tiveram fortes batalhas pelas vitórias na quinta etapa da Copa São Paulo de Kart KGV

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Os pilotos das categorias Rotax da Copa São Paulo de Kart KGV tiveram uma quinta etapa agitada no Kartódromo Granja Viana, em Cotia (SP), no último sábado (22). Além da disputa pelas vitórias e pela subida na classificação do campeonato, os competidores ainda tiveram a terceira rodada da seletiva que definirá os classificados para o Mundial de Rotax, competição que será realizada na Itália.

As atividades do dia no KGV começaram com a Rotax DD2, que teve Léo Reis como vitorioso após triunfar nas duas baterias. Matheus Comparatto foi o segundo colocado, seguido por Victor Manzini. Já na disputa da Rotax DD2 Masters, João Cunha ficou com a vitória na soma de pontos das baterias, com Michel Aboissa em segundo e Luiz Antonio da Silva em terceiro.

Na Rotax Júnior Max, Dudu Salamonde foi o vencedor do final de semana, com Pedro Lima terminando em segundo, à frente de Nick Martinez. Bernardo Gubert venceu na Rotax Micro Max, que teve Pietro Belizário e Lucas Bertanha completando o top-3. Já na Rotax Mini Max, Théo Morgado venceu, com Mathias Domingues em segundo e Francisco Rocha em terceiro.

Com apoio e reconhecimento da FIA, Campeonato Sul-americano de Kart será disputado em agosto no Brasil e terá participação de 11 países do continente

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Uma grande notícia para o kartismo da América do Sul foi revelada nesta segunda-feira (dia 24) pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). Num projeto inédito, reunindo 11 países do continente, o Campeonato Sul-americano de Kart voltará a ser disputado e passará a contar com total apoio e reconhecimento da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

A competição está marcada entre os dias 22 e 25 de agosto e acontecerá no kartódromo do Velopark, em Nova Santa Rita (RS). Lideradas pelo Brasil, federações de mais 10 países do continente se uniram para esta nova fase da competição, que visa o crescimento e evolução do kartismo na região: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

O Sul-americano não era realizado desde 2019, quando também foi disputado no Velopark. A competição deste ano englobará as categorias OK Júnior, OK FIA, KZ Graduado, KZ Master e X30 Master e será voltada a pilotos classificados nas competições nacionais ou indicados pelas federações dos países participantes.

“É com muita satisfação que anunciamos esta grande novidade para o kartismo da América do Sul. Não se trata apenas da volta do Sul-americano de Kart, mas de todo um projeto que passa a ter apoio da FIA e a união de 11 países que estão empenhados no crescimento e evolução do kart na região, para que nossos pilotos possam chegar cada vez mais preparados e fortes nos campeonatos Mundiais”, comentou Giovanni Guerra, presidente da CBA.

Quinta etapa da Copa São Paulo de Kart KGV tem disputas quentes na Shifter e na Pro 500

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A quinta etapa da Copa São Paulo de Kart KGV foi das mais agitadas para os pilotos das categorias Shifter e Pro 500. Em um sábado (22) de clima agradável e calor no Kartódromo Granja Viana, em Cotia (SP), os competidores tiveram disputas com temperaturas elevadas pela vitória tanto nas duas baterias da Shifter quanto na prova de 1h20 minutos de duração dos karts carenados.

Na parte da manhã, André Sousa saiu com a vitória entre os competidores da Shifter, triunfando pela maior pontuação na etapa. João Pedro Porto ficou com a segunda posição, seguido por Adriano Amaral. Diego Lozov triunfou na Shifter Sênior, enquanto Luís Carvalho venceu na Shifter Super Sênior, com Alexandre Trita e Alexandre Monea fechando o top-3. Luís Sousa venceu na Super Sênior Master, com Roberto Lazarini em segundo e João Carlos Fregonezi em terceiro.

Na parte da tarde, Rafael Reis e Marcel Coletta triunfaram na Pro 500. A segunda posição ficou com o kart 730 da DRC, enquanto Eraldo Silva foi o terceiro. A One – Jornada Rumo à Vitória, com Léo Reis e Rodrigo França, e o kart 731 da DRC completaram o top-5 da etapa da categoria dos karts carenados.

Etapa da Copa São Paulo de Kart KGV define classificados para a Regional Cup nas categorias OK e OK Júnior

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A quinta etapa da temporada 2024 da Copa São Paulo de Kart KGV, realizada nesse sábado (22) no Kartódromo Granja Viana, em Cotia (SP), contou com uma seletiva que classificou sete pilotos para o Regional Cup, torneio que reunirá competidores das categorias OK e OK Júnior. Além disso, o final de semana contou com provas das mais agitadas nas categorias Mirim, Cadete, Fórmula 4 Júnior e Fórmula 4, todas realizadas sob sol e calor no KGV.

Pela OK, Tito Giaffone saiu com a vitória na soma de pontos das duas baterias. Enzo Prando foi o segundo colocado, com Leonardo Cavalcanti completando o top-3 e as vagas para as finais. Na OK Júnior, a vitória ficou com Gustavo Bonk, vencedor das duas baterias do final de semana. Vinicius Ferro acabou com a segunda colocação, enquanto João Henrique Shimoda foi o terceiro, com Daniel Rebouças em quarto. Todos também estão classificados.

A fase final da Regional Cup será disputada entre os dias 29 e 31 de julho, no Circuito Paladino, em Conde (PB). Os melhores desta competição ainda terão a participação no Mundial de Kart, marcado para setembro, na Inglaterra, com isenção da taxa de inscrição e todos os equipamentos (chassis, motor e mecânico da equipe italiana Parolin) custeadas pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

Na Cadete, Pedro Faria venceu as duas baterias da etapa para ficar com a vitória. A segunda posição ficou com Davi Honório, enquanto Théo Saladino completou a lista dos três primeiros colocados. Já na Mirim, a vitória neste final de semana acabou nas mãos de Alexandre Gomes.

Miguel Costa fatura top-10 e é melhor brasileiro da etapa da Eslováquia do Europeu de Kart

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Um dos destaques do kartismo brasileiro no exterior, Miguel Costa garantiu um top-10 na terceira etapa do Campeonato Europeu de Kart, disputada no último final de semana no Slovak Kart Center, na Eslováquia. O piloto da Parolin completou a corrida final no leste europeu com a nona posição da classe OK, sendo o melhor brasileiro da competição.

O final de semana de Miguel em Orechová Potôň começou com um quinto lugar na tomada de tempos. Nas baterias classificatórias, o brasileiro seguiu mostrando força, acumulando dois quartos lugares e uma quinta posição como melhores resultados. Já no domingo, Costa foi o terceiro colocado na pré-final, e garantiu a nona posição na decisão.

“O final de semana começou promissor e tivemos uma boa classificação, assim como nas corridas classificatórias. Larguei da sétima colocação na pré-final e garanti um terceiro lugar, já correndo com pneus usados. Na final, mudaram o lado da largada, com o primeiro largando por fora. Foi um início complicado, mas terminei com um top-10. Mas saio orgulhoso da etapa”, disse Miguel.

O brasileiro foca esforços agora na primeira das três etapas do Campeonato Europeu de Kart para pilotos da categoria KZ, que abre sua temporada entre os dias 4 e 7 de julho no Motorland Aragón, kartódromo localizado na cidade espanhola de Alcaniz.

Paulista Digital

 

 

 

Átila Abreu destaca recorde de pontos da Stock Car em jogo no Velocitta: 217 pontos em 3 corridas

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A Stock Car retorna ao Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), neste final de semana para a disputa de uma rodada tripla. Isso porque além das corridas da quinta etapa do campeonato, vai ocorrer a prova principal da segunda etapa, adiada por conta da chuva que atingiu o circuito naquele final de semana. Um dos mais experientes pilotos do grid, Átila Abreu admite que será uma etapa diferente por conta das características da programação, com uma prova a mais.

A corrida que foi adiada no mês de março será disputada na sexta-feira, com os pilotos partindo para a etapa com os mesmos pneus daquele final de semana e acionamentos de push to pass iguais aos do encerramento da corrida Sprint da segunda etapa. Serão 217 pontos em jogo ao longo do final de semana, o equivalente à 76% dos pontos do líder do campeonato. Além disso, haverá apenas um treino antes da prova que abre o final de semana, condição em que o experiente piloto da Pole Motorsport jamais enfrentou na carreira.

“Essa vai ser uma etapa atípica, pois nunca fui para uma corrida depois de apenas um treino livre. E com cada piloto partindo com pneus desgastados de formas diferentes, pois os pneus foram lacrados depois da primeira corrida daquela etapa, e quantidades distintas de pushes. Voltamos para completar uma etapa que terá outra condição de pista, pois agora estamos no inverno”, diz Átila Abreu, que tem os patrocínios de PETRONAS, EMS, Sherwin Williams, Rede Sim, Vonder, Acquissima, Genial Investimentos, AllCross, Cachaça 51 e Usual Brinquedos.

Pietro Fittipaldi ganha dez posições e faz nova corrida de recuperação na Indy

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A etapa de Laguna Seca da Indy foi de superação para o brasileiro Pietro Fittipaldi. O piloto da RLL escalou dez posições para fechar a prova na 14ª colocação, mostrando um bom ritmo durante toda a corrida no tradicional circuito da Califórnia.

A boa estratégia de pit-stops de Pietro durante o GP de Monterey também foi outro trunfo, mas uma punição inesperada empurrou o brasileiro para o final do pelotão. O piloto da RLL não desistiu e deu um show de ultrapassagens na parte final da corrida.

“Estávamos com um ritmo muito bom durante a prova e fizemos a quinta melhor volta da corrida. Infelizmente cometi um erro na saída de box que nos deu um drive through e isso nos colocou lá atrás, mas recuperamos bem com várias ultrapassagens. Muito obrigado Eurofarma pelo apoio e ao time pelo trabalho na corrida”, diz Pietro, que tem os patrocínios de Eurofarma, Claro, Snapdragon, OakBerry, PneuStore, Baterias Moura, Stake e Localiza.

A próxima etapa da Indy será disputada em 7 de julho em Mid-Ohio.

 

 

Lucas Corrêa fica perto da vaga para final da Regional Cup durante etapa do KGV

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

O piloto catarinense Lucas Corrêa (Unicred Brasil / Unicred Central Conexão / Civil Obras / Kimber Empreendimentos / Grand Suites Family Resort / Equipe: Quirino Racing / Coach: Gabriel Moura) vai tentar buscar uma das vagas para a final da Regional Cup, na categoria OK Júnior, na última seletiva da competição, que será disputada em julho, na cidade de Conde-PB. Neste fim de semana, ele esteve na pista do Kartódromo da Granja Viana, em Cotia-SP, disputando a terceira seletiva. Chegou perto da vaga, mas um acidente tirou suas chances de garantir um lugar na decisão da competição.

Após os treinos livres, durante toda a semana de preparação para esta penúltima seletiva da Regional Cup, Lucas Corrêa chegou no sábado (22), dia das provas, focado em conseguir seu lugar na final. Na tomada de tempo, que definiu o grid de largada, Lucas fez a marca de 44 segundos e 100 milésimos, conseguindo um lugar na terceira fila da OK Júnior.

Na primeira bateria, foram dezessete voltas de muita emoção, com a perda de algumas posições, mas com uma boa recuperação durante a prova, cruzando a linha de chegada na sexta colocação. Na segunda bateria, era a chance de partir para cima em busca de uma das quatro vagas da seletiva. Quando já estava na quarta colocação, levou um toque de um adversário, que acabou fazendo Lucas Corrêa cair para o final do grid. Ainda assim, conseguiu concluir a segunda prova em nono lugar, mas longe das vagas para a final da Regional.

Francisco Rocha vai ao pódio no KGV, segue líder da Mini Max e da vaga para o Mundial

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

O piloto paulista Francisco Rocha (Equipe: Car Racing / Coaches: Alberto Cattucci, Léo Reis, Rafael Reis) teve um fim de semana movimentado e de muito trabalho pela quinta etapa da Copa São Paulo KGV, disputada na pista do Kartódromo da Granja Viana, em Cotia-SP. Francisco defendia a liderança da categoria Rotax Mini Max na temporada e lutava por uma vaga no Mundial Rotax, em outubro. Além disso, também estava na briga para garantir um lugar na final da Regional Cup, da categoria OK Júnior, que vai acontecer no final de julho, na Paraíba.

Depois dos treinos livres, no meio da semana, Francisco Rocha partiu confiante para a tomada de tempo e para as baterias válidas para esta quinta prova do ano, no KGV. Após ser o campeão do 1º turno na Mini Max, o piloto abriu este 2º turno cravando a marca de 46 segundos e 637 milésimos no treino de classificação e garantiu a primeira fila na bateria um do fim de semana.

Depois de assumir a ponta e andar na frente em boa parte da prova, Francisco Rocha perdeu rendimento nas voltas finais e foi ultrapassado, cruzando a linha de chegada na quarta colocação em sua categoria e ainda foi penalizado com o desarme do painel frontal, terminando na sétima posição. Na bateria dois, partindo da quinta fila, o piloto do kart 408 fez uma espetacular prova de recuperação e cruzou a linha de chegada em segundo lugar, mas com a penalização, também por painel frontal, do primeiro colocado, Francisco ficou com a vitória na segunda bateria. Assim, na soma das duas provas, garantiu a terceira colocação no pódio da Mini Max. Este resultado assegurou-lhe na liderança da categoria na temporada regular e a ponta da classificação daqueles que buscam uma vaga no Mundial Rotax, que vai ser disputado em outubro, na Itália.

Kiko Porto vai ao pódio e mantém liderança da Lamborghini Super Trofeo em Watkins Glen

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

O início da temporada 2024 do brasileiro Kiko Porto (Banco Daycoval / Equipe: Ansa Motorsports) foi meteórico, alcançando o topo da Lamborghini Super Trofeo Norte-Americana. Com três vitórias e quatro pódios na categoria PRO, ao lado de seu companheiro de equipe, o francês Nico Jamin, a dupla alcançou o topo da classificação do campeonato. No entanto, os desafios na prova deste fim de semana, em Watkins Glen, foram maiores do que o esperado para o time do carro número 4 da Ansa Motorsports.

Kiko correu pela primeira vez no traçado do estado americano de Nova Iorque, mas conseguiu uma adaptação rápida à pista de 5.430 metros de extensão, com onze curvas, muitas delas de alta velocidade. No primeiro treino de classificação, conseguiu a quarta colocação na sua categoria para a corrida de sexta-feira (21) e, para a corrida de sábado (22), alinharam na primeira fila, na segunda colocação.

Na corrida um, com Kiko Porto assumindo a primeira parte da prova, o carro apresentou um problema elétrico e a dupla foi obrigada a abandonar a prova antes mesmo da primeira meia hora de corrida. Na segunda, no sábado, Nico Jamin ocupou o assento do carro na primeira parte da prova e Kiko assumiu o comando do carro no trecho final. A equipe teve um problema no pit stop e, ainda, na volta para a pista, o carro quebrou a barra de direção, deixando-a desalinhada e dificultando as curvas para a direita. Mesmo assim, em uma corrida com muitas bandeiras amarelas, Kiko Porto fez o máximo para levar o carro até a terceira colocação e garantir mais um pódio na categoria PRO, mantendo a liderança na classificação.

Briga pelo título esquenta em Interlagos e FVee abre inscrições para competições em Piracicaba

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Com chegadas emocionantes, decididas por menos de meio segundo, Rafael Marques e Levi Simões venceram as provas pela 5ª etapa do Campeonato Paulista de Fórmula Vee em Interlagos e acirraram a disputa pela liderança.

O mato-grossense Rafael Marques, principal revelação na atual temporada, brilhou na primeira prova, disputa no último sábado. Ele travou um grande duelo com o atual campeão, Levi Simões, e venceu na linha de chegada por apenas 0s479.

Esta foi a segunda vitória na classificação geral do jovem piloto de Lucas do Rio Verde (MT), que em 2023 conquistou a FVee Open, competição para iniciantes. Henrique Pettinari foi o terceiro, seguido por Lucas Veloso, Felipe Oliveira e Rafael Junqueira, que completaram o pódio.

A prova foi marcada por um acidente na segunda volta. O paranaense Augusto Águila e o piracicabano Edmar Silva se tocaram no final da reta oposta. Águila perdeu o controle do carro e bateu de frente no guard-rail.

Com uma lesão no punho e o carro bastante danificado, o paranaense abandonou a prova e não teve condições de competir também no domingo. Edmar Silva conseguiu se manter na prova, mas foi punido pelos comissários desportivos por ter causado o acidente e acabou desclassificado.

Aston Martin retorna a Le Mans com hipercarros Valkyrie LMH em 2025

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A Aston Martin e a equipe Heart of Racing retornarão à categoria principal das 24 Horas de Le Mans com dois hipercarros Valkyrie AMR-LMH em 2025. A marca britânica de carros esporte ultraluxuosos tenta vencer a famosa corrida na classificação geral pela primeira vez desde 1959.

A Aston Martin pretende inscrever dois dos hipercarros Valkyrie AMR-LMH em todas as etapas do Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC) de 2025, desde que sua inscrição seja aceita. Isto segue uma mudança no regulamento do organizador do evento de Le Mans, o Automobile Club de l'Ouest (ACO) e do órgão regulador do esporte, a Federação International do Automóvel (FIA), estabelecendo que cada fabricante participante deve inscrever pelo menos dois carros na classe Hypercar a partir de 2025.

A Aston Martin e sua parceira de trabalho Heart of Racing apoiam esta mudança nos regulamentos, no interesse de trabalharem juntos para melhorar o ambiente desportivo para o benefício de todos. A Aston Martin continuará a trabalhar em estreita colaboração com ambas as organizações no futuro e durante a duração do programa Valkyrie AMR-LMH.

segunda-feira, 24 de junho de 2024

Designer revitaliza o icônico "Banheirinha" da Fapinha em comemoração aos 55 anos de lançamento do clássico

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Em um emocionante retorno às raízes, a Fapinha, em parceria com o Verissimo Design Studio, fundado pelos irmãos Isaque e Stevão Verissimo, anuncia a revitalização do icônico mini-veículo "Banheirinha", um marco da cultura automobilística brasileira. Celebrando o 55º aniversário do veículo, que será comemorado em 2025 e a releitura pode ser lançada em edição limitada e comemorativa assinada pelo designer Isaque Verissimo. 
 
O designer por trás do projeto, expressou seu entusiasmo com a oportunidade: "O desafio deste projeto está em capturar a essência do Banheirinha enquanto criamos um veículo que mantém suas proporções, mas com linhas contemporâneas. É uma tarefa significativa, pois estamos lidando com um modelo que deixou uma marca  na história de muitos entusiastas automotivos . É um carro pequeno com uma história gigante! É uma honra fazer parte deste projeto", comemorou Verissimo.
 
Lançado em 1970 pela FAPA, posteriormente conhecida como Fapinha, ganhou notoriedade com o modelo Fapinha-GT, carinhosamente apelidado de Banheirinha devido ao formato de sua carroceria. Este veículo se tornou um ícone e, ao longo dos anos, a Fapinha se consolidou como uma indústria respeitada no mercado de mini-veículos, com modelos lendários como o Xingu e o Cross Dream.

Brasileiro de Rally Raid - Rally Jalapão chega ao fim no Tocantins

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Mais um desafio superado pela equipe Honda Racing no Campeonato Brasileiro de Rally Raid. O sábado (22/6) marcou o encerramento do Rally Jalapão após cinco dias de prova e 1270 quilômetros de percurso, sendo 840 de trechos cronometrados. Os competidores retornaram a Palmas (TO) ao fim de uma etapa iniciada em São Félix do Tocantins, com 378 km (178 de especial). A equipe Honda Racing levou seus quatro pilotos ao pódio, com direito à vitória na categoria Brasil, com Tiago Wernersbach.


Mason Klein garantiu a segunda posição na geral e na categoria Moto 1, com a motocicleta CRF 450RX. O norte-americano lidou com uma lesão na mão que prejudicou seu desempenho, mas mostrou capacidade de superação para chegar ao fim da disputa bem colocado. "Eu realmente gostei muito do rally. Andar na areia foi bem divertido para mim", destacou o vencedor do Sertões 2023.


Terceira posição final na Moto 1 para Martin Duplessis, também com a CRF 450RX. O argentino não esteve entre os primeiros a largar na especial decisiva, mas fez uma prova agressiva, com várias ultrapassagens, para ser também o terceiro do dia. "Parti mais atrás, peguei um pouco de poeira dos adversários, mas fiz uma grande prova. Terminamos mais um rally e agora teremos dois meses para treinar e evoluir até o Sertões", resumiu.

Rally Jalapão celebra 10ª edição na Praia da Graciosa em Palmas (TO)

 


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

O Rally Jalapão festeja a sua 10ª edição em prova válida para o  Campeonato Brasileiro de Rally Raid, realizado nesta semana de 17 a 22 de junho, no estado do Tocantins, passando pelas deslumbrantes paisagens do Jalapão. A quarta e última etapa realizada neste sábado, contou com um roteiro esplêndido e trechos rápidos em 378,9 quilômetros, sendo 178 quilômetros de trechos cronometrados para carros, motos e UTVs.

O calor e a areia densa foram os ingredientes adversários para os participantes que teve largada e chegada em Palmas (TO). A adrenalina esteve em alta em mais uma etapa desafiadora da temporada. Os elementos essenciais para um bom rendimento foram o entrosamento dos integrantes do certame, a resistência física, além do preparo e o domínio de seus veículos.

O grande destaque da edição 2024 foi o francês, radicado em Indaiatuba (SP), Adrien Metge (#1/MT1) – campeão de 2020 e 2021 -, que conquistou o tricampeonato da competição com a Yamaha WR 450 F, com o tempo acumulado de 09h08m33s71, depois de largar à frente, venceu as quatro etapas. A segunda posição foi garantida por Gabriel Soares (#3/MT2) no comando da Honda CRF 450 RX.

“Estes foram dias intensos e que valeram a pena! Estou muito feliz, a organização fez um belo trabalho e quero parabenizar a equipe Yamaha IMS Rally Team por todo o suporte mais uma vez”, comemora Adrien Metge.

Arena Cross: Husqvarna PowerHusky/Itaminas defende a liderança na 50cc e 65cc, neste sábado, em Jundiaí

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Os pilotos Pietro Fraga #152 e Lorenzo Ricken#16 da Husqvarna PowerHusky/Itaminas lideram o Arena Cross, respectivamente na 50cc e 65cc, após a vitória na etapa de abertura em Caraguatatuba (SP), no mês passado. Ambos defendem neste sábado, 22, a liderança na 2ª etapa em Jundiaí, no interior paulista.

Pilotos talentosos apesar da pouca idade – Pietro com 9 anos e Lorenzo 10 anos -, estão determinados e focados para buscarem mais um bom resultado para equipe oficial da Husqvarna. Eles chegam embalados pelas vitórias conquistadas, há duas semanas, na etapa de Interlagos do Campeonato Brasileiro de Motocross. O mineiro Pietro já conquistou o título da 50cc por antecipação, enquanto o catarinense Lorenzo ampliou ainda mais a vantagem na liderança da 65cc.

“Essa será minha terceira vez em Jundiaí. Eu estou muito animado. Ano  passado me senti bem à vontade na pista e liderei boa parte da prova, mas tive problema com os óculos e entrou areia no meu olho e terminei em 2º lugar. Esse ano vai ser top!”, explica Pietro de Coronel Fabriciano (MG) que pilota uma Husqvarna TC50.

Também em sua terceira participação na cidade, o catarinense de Rio Fortuna chega pronto para a 2ª etapa com sua Husqvarna TC65. “Tenho treinado muito e estou cada vez mais confiante para buscar o melhor resultado. Estou focado para manter a liderança na 65cc e queo ampliar a vantagem também no Arena Cross e vontade para a vencer em Jundiaí, não me falta”, afirma Lorenzo.

Porsche Endurance: Com emoção até o final, Neugebauer e Barrichello vencem a primeira corrida longa da temporada

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A etapa de abertura do Porsche Endurance Challenge teve emoção até os últimos metros, com a dupla formada por Werner Neugebauer e Rubens Barrichello triunfando e indo ao topo do pódio. Na corrida disputada no Circuito do Estoril, em Portugal, neste sábado (22), a dupla da Mahrte Racing Team largou da pole position e soube administrar o equipamento para definir a prova. Dividida em dois segmentos, Neugebauer/Barrichello ficaram com o segundo lugar na primeira metade da prova.

Quem começou a corrida foi o piloto titular da Porsche Carrera Cup Brasil. Partindo da posição de honra do grid, Neugebauer caiu para a segunda colocação e se manteve sempre perto do líder. No stint seguinte, quem assumiu o comando do Porsche 911 GT3 992 #8 foi Barrichello, que impôs um bom ritmo e terminou o primeiro segmento na segunda colocação.

O terceiro stint teve seu momento decisivo, quando Neugebauer atacou Marçal Müller para assumir a liderança da prova e entregar o carro para Rubinho finalizar a prova. O ex-Fórmula 1 ainda teve que administrar uma relargada após um Safety Car até ver a bandeira quadriculada.

“Muito bom, bom início de campeonato, ficamos com a segunda colocação no primeiro segmento da corrida e ganhamos a corrida, fomos os maiores pontuadores, então é muito bom. Pole, vitória... um bom início de tour em Portugal também. No próximo final de semana tem Sprint, a gente começa muito bem”, comemora o piloto que lidera o campeonato de corridas curtas. “É sensacional dividir o carro com o Rubinho, toda a experiência dele é muito legal e vamos com tudo para esse campeonato”, completou.

Wagner Pontes conquista pódio em estreia no Porsche Endurance Challenge com a D4U Immigration em parceria com André Gaidzinski

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A abertura do Porsche Endurance Challenge foi disputada neste sábado no Autódromo de Estoril, em Portugal, e o piloto Wagner Pontes conquistou o pódio na categoria Challenge Rookie com a D4U Immigration ao lado de André Gaidzinski. A dupla fez uma prova de recuperação durante os 300 km e chegou na terceira colocação após precisar largar em último no grid.

“Estou muito feliz por conquistar mais um pódio na Porsche Cup, o meu primeiro nas corridas de endurance. Nós tivemos problemas e não conseguimos treinar na quinta-feira, então conheci a pista mesmo nos treinos desta sexta-feira, dia em que já tivemos a classificação. Nossa evolução foi muito boa na corrida, o ritmo era forte e agradeço ao André (Gaidzinski) por essa parceria”, diz Pontes, que é CEO da D4U Immigration.

Em 2024, Pontes tem colecionado pódios competindo na Copa HB20 na classe Super e também na Porsche Sprint Challenge Rookie. O piloto fez um balanço de como precisou se adaptar rápido ao circuito de Estoril, onde nunca havia competido, e ainda disputar posições com pilotos da Stock Car.

Rafa Câmara conquista sétimo pódio na temporada em Hungaroring e segue líder da FRECA

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

O brasileiro Rafa Câmara conquistou seu sétimo pódio na FRECA neste sábado na abertura da rodada dupla da FRECA em Hungaroring, na Hungria. Com o terceiro lugar em uma prova bastante disputada, Rafa manteve o 100% de aproveitamento em pódios na temporada.

Em um dia que começou complicado pela chuva na Hungria durante a classificação, Câmara largou em oitavo e, mesmo em uma pista com poucos pontos de ultrapassagens, conseguiu boas manobras para terminar em terceiro lugar após a confirmação de uma punição de cinco segundos para Enzo Deligny.

“Estou feliz por mais esse pódio, eu sabia que seria difícil conquistar largando em oitavo em uma pista difícil de ultrapassar, mas nós não desistimos e o carro estava muito rápido no seco. Esperamos largar mais na frente amanhã e brigar pela vitória para continuarmos com uma boa vantagem no campeonato”, diz Câmara, que é integrante da Ferrari Driver Academy.

Mesmo com a vitória do finlandês Tuukka Taponen, Câmara ainda segue com uma larga vantagem de 63 pontos em relação ao vice-líder do campeonato, lembrando que a pontuação da FRECA é praticamente idêntica ao sistema da Fórmula 1, com a diferença em que não há pontos extras para o pole position e para a melhor volta da prova.

A programação da FRECA neste domingo terá mais uma classificação, definindo assim o grid para a largada da prova 2, que ocorre às 10h50 da manhã.

Paulista Digital

 

 

 

Pipo Derani não seguirá na Action Express Racing em 2025

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Bicampeão do IMSA WeatherTech SportsCar Championship, o brasileiro Pipo Derani não seguirá na equipe Action Express Racing na temporada 2025.

O brasileiro, de 30 anos, tem 12 vitórias, 12 poles, incluindo três nesta temporada, em 74 largadas no IMSA. Sete de suas vitórias aconteceram nas temporadas em que conquistou os títulos do IMSA (2021 e 2023) e do Campeonato Norte-americano de Endurance (2019 e 2023) correndo com um Cadillac.

Neste fim de semana, Derani e os companheiros Jack Aitken e Tom Blomqvist disputarão as 6 Horas de Watkins Glen, etapa em que o brasileiro e Aitken ficaram em segundo lugar no ano passado.

“Chegamos a um acordo mútuo de não continuarmos juntos após este ano”, comentou Derani. “Tivemos anos fantásticos juntos, com dois campeonatos no IMSA, dois campeonatos de Endurance e muitas vitórias e poles. Eu realmente aproveitei muito meu tempo com essa equipe e com a Cadillac”, continuou o brasileiro.

Rodrigo Varela vence terceira especial e retoma ritmo no Rally do Jalapão

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A sexta-feira (21) foi de recuperação para Rodrigo Varela na terceira e penúltima especial do Rally do Jalapão, que acontece no estado do Tocantins, norte do Brasil. O piloto da Varela Can-AM Monster Energy, ao lado do navegador Matheus Mazzei, fez uma excelente prova em São Félix do Tocantins e venceu entre os UTVs e na categoria UTV1.
Essa é a segunda vitória da dupla do Maverick #102, que também venceu na primeira especial da etapa. Dessa vez, Rodrigo precisou se recuperar depois de um dia difícil enfrentado na segunda especial. O plano de voltar aos trilhos deu certo e a dupla finalizou o trajeto de 246 km em 3h04min34s, com 3min09s de vantagem para os segundos colocados, Denísio do Nascimento e Gunnar Dums, da Bompack Racing.
Dessa vez, Bruno Varela teve problemas no trajeto. O piloto do Maverick #116, que compete ao lado do navegador Ari Fiúza na categoria UTV1, chegou a ter bons números na primeira parcial, porém, não conseguiu avançar para o último setor. Já Reinaldo Varela fez o terceiro tempo da Over Pro ao lado de Túlio Taniguchi, com 3h22min56, ficando em 18º na geral com o Maverick #120.

Rumo ao último dia - No acumulado geral do Rally Jalapão, a dupla Reinaldo e Túlio é a sexta colocada com 8h28min05, diferença de 24min40s43 para os líderes Denísio do Nascimento e Gunnar Dums, que somam 8h03min25s. Na Over Pro, a dupla da Varela Can-AM Monster Energy é a líder.
Já Bruno e Ari ocupam a 9ª colocação na UTV1, com 9h10min18s, os líderes são Nascimento e Dums. Rodrigo e Matheus estão em 12º. Na geral, as duplas ocupam a 30ª e 34ª posição, respectivamente.
O Rally Jalapão, quarta etapa do campeonato Brasileiro de Rally Raid, entra em seu último dia neste sábado (22), com uma especial de 178 km cronometrados que vai de São Félix do Tocantins até a cidade de Palmas, onde a competição será oficialmente encerrada.

BestPR Comunicação

 

 

 

E-Stock 2024: etapa de Road America tem vitórias de Luiz Felipe Tavares e Gabriel Felipe

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

 Duas semanas depois da abertura do campeonato, a E-Stock acelerou para a segunda etapa da temporada 2024 em sua primeira fase. Com patrocínio da Vivo Fibra Gamer, Banco BRB e Extreme SimRacing e organizado pelo IRB Esports em conjunto com a Vicar, o campeonato virtual oficial da Stock Car teve pela frente a rodada de Road America, pista norte-americana que foi palco de duas movimentadas corridas na noite da última quinta-feira (20) e que trouxe vitórias de Luiz Felipe Tavares (Toyota Corolla da Bengutan Racing) na classe Pro e de Gabriel Felipe (Corolla da Oak Racing Team) na categoria Pro-Am. Novamente, assim como na etapa de Interlagos, destaque para a quantidade de pilotos no grid: mais de 80 competidores, somando as duas classes em disputa.

Nesta nova temporada, a E-Stock segue a versão real da Stock Car Pro Series e traz no seu regulamento uma corrida de 50 minutos para cada uma das categorias, mantendo a parada obrigatória nos boxes — sem janela pré-estabelecida — e seis acionamentos do push to pass para cada piloto ao longo da prova.
Cada uma das duas fases do campeonato tem seis corridas para as categorias Pro e Pro-Am. Os cinco primeiros colocados de cada fase estarão classificados para a Super Final, que será realizada ao melhor estilo do Super Bowl da NFL e vai acontecer no mesmo fim de semana da Super Final BRB da Stock Car Pro, no Autódromo de Interlagos, em dezembro. Na união entre o automobilismo virtual e o real, o campeão na classe Pro vai ganhar um teste com um carro da Turismo Nacional em Interlagos.

A transmissão ao vivo da etapa de Road America contou com a participação especial de Luiz Fontes, que é médico, ator, criador de conteúdo e cofundador da Only Good Games, que também falou sobre a ação realizada em conjunto com a E-Stock no festival Só Track Boa, realizado no último fim de semana em São Paulo e que teve a presença de mais de 60 mil pessoas.

Decisão só no fim — A Pro-Am abriu a rodada norte-americana. A sessão classificatória foi protagonizada por Gabriel Felipe, que virou 2min14s197 em sua volta mais rápida para garantir a pole position com quase 0s2 de vantagem para Gelson Xavier, segundo colocado. O traçado de 6,5 km de extensão ofereceu grande desafio para os pilotos.

Reinaldo Varela é destaque ao vencer segunda especial do Rally Jalapão na classe Over Pro

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

O segundo dia de atividades do Rally Jalapão, disputado na quinta-feira (20), trouxe mais um bom desempenho de Reinaldo Varela na quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Raid. O piloto do Maverick R #120 da Varela Can-Am Monster Energy garantiu a vitória na classe UTV Over Pro ao lado do navegador Túlio Taniguchi. Destaque também para Bruno Varela e Ari Fiúza, que fecharam o dia no top-10 geral.
No dia anterior, Reinaldo e Túlio já haviam garantido a vitória na classe Over Pro, mas não conseguiram se manter no top-10 geral entre os UTVs. O cenário desta quinta-feira foi diferente: com 2h48min49s no trajeto de 216 km na cidade de São Félix do Tocantins, a dupla conquistou a segunda vitória na classe e ainda se estabeleceu no sétimo lugar geral, com 4min26s de diferença para os líderes, Denísio do Nascimento e Gunnar Dums, da Bompack Racing, que correm pela UT1.
Também competidores da UT1, Bruno Varela e seu navegador, Ari Fiúza, fecharam o dia com 2h49s43, se estabelecendo na oitava colocação da geral com 5min20s de diferença para a dupla líder, Nascimento e Dums. Entre os UT1, a dupla do Maverick X3 #116 ficou na sétima colocação. Já Rodrigo Varela e Matheus Mazzei, que correm na mesma classe de Bruno, não completaram o trajeto. A dupla foi a vencedora da primeira especial da etapa no Tocantins.

Fase final do Rally Jalapão - No acumulado geral, Bruno Varela e Ari Fiúza estão na quarta colocação, com 4h59s53, diferença de 4min54s para Thomas Luza e Flávio França, da Cotton Racing. A dupla ocupa a mesma posição no acumulado da UT1. Reinaldo Varela e Túlio Taniguchi seguem em oitavo na geral, com 5h05min04s. O tempo é o melhor da classe Over Pro.
O trio Varela segue em São Félix do Tocantins, onde o rally faz sua terceira e penúltima etapa que vai contar com 249 km. No sábado, dia 22, a competição deixa São Félix e retorna à Palmas em um circuito de 178 km cronometrados que encerra a etapa.

BestPR Comunicação

 

 

 

sexta-feira, 21 de junho de 2024

Brasileiro de Rally Raid - Rally Jalapão chega à metade

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

 O Rally Jalapão chegou à metade nesta quinta-feira (20/6), com a realização da segunda entre as quatro etapas previstas. O percurso do dia incluiu 228 quilômetros, dos quais 216 cronometrados, em torno de São Félix do Tocantins (TO). A areia representou a grande dificuldade em caminhos rápidos e técnicos. Para os pilotos da equipe Honda Racing, a etapa foi de superação que os manteve nas primeiras posições da geral e de suas categorias.

Mason Klein mostrou garra ao fazer parte da especial com a mão machucada, consequência do choque com uma árvore. Ainda assim, o norte-americano, com a motocicleta CRF 450RX, assegurou a segunda posição na geral e na classe Moto 1 - mesmo desempenho no resultado acumulado da prova. "Até agora o rally foi incrível, apesar do incidente. O terreno se ajusta às minhas características. Vou fazer o meu melhor até o fim da prova", resume.


Com outra CRF 450RX, Martin Duplessis conquistou o terceiro lugar na geral e na Moto 1. O argentino, campeão latino-americano, voltou a se sentir bem na moto em um tipo de piso que é um de seus prediletos. "Foi um percurso muito rápido, que teve de tudo. Agora é descansar e buscar mais um bom resultado na terceira etapa."


Vice-liderança da Moto 2 para Gabriel Soares, o Tomate, com mais uma CRF 450RX, apesar da queda na parte final da especial. "Vinha entre os três primeiros e liderando a categoria, levei um tombo mas felizmente está tudo bem. Consegui terminar e estou pronto para mais um dia", disse o mineiro, atual campeão brasileiro da Moto 2.

10º Rally Jalapão: a adrenalina e a emoção invadem coração do Tocantins

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Na segunda etapa do 10º Rally Jalapão, válido para o Campeonato Brasileiro de Rally Raid, realizada nesta quinta-feira, 20 de junho, enquanto entre as motocicletas e os carros as primeiras posições foram mantidas com relação aos resultados do dia anterior, nos UTVs foi uma reviravolta. Após percorrerem 238,46 quilômetros, - 215,96 quilômetros de especial cronometrada -, Adrien Metge, (Yamaha), Mason Klein (Honda) e Martin Duplessis (Honda) garantiram os melhores tempos pelo segundo dia consecutivo.

Denisio do Nascimento/Gunnar Dums (#101/Can-Am Maverick X3), voaram baixo cruzando primeiro a linha de chegada. Na sequencia, Denisio Casarini/Breno Rezente (#112 /Can-Am Maverick R) e João Pedro Franciosi/Cesar Valandro (#111/Polaris RZR Pro R).

Já na categoria Carros, Marcos Baumgart/Beco Andreotti (#302/ Toyota) foi única dupla a repetir o desempenho no segundo dia de provas. Do segundo ao quinto lugares do dia ficaram: Lelio Vieira/Weberth Moreira (#321/Can-Am), Alessandro Tozoni/Cristina Bordini (#365/T-Rex), Pedro Queirolo/Lauro Sobreira (#304/Buggy Giaffone) e Cristiano Rocha/Anderson Geraldi (#371/Mitsubishi).

“O Jalapão é sempre perigoso, e sempre uma surpresinha, tem sido uma prova dura. A característica da segunda etapa prevaleceu a areia e contou com trechos com lombas e pedras. Vamos para os outros dois dias domar o bicho papão do Jalapão”, disse Marcos Baumgart.

AMG Cup: Thaline Chicoski abre metade final da temporada de olho em briga pelo campeonato

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A temporada 2024 é uma missão quase sem descanso para Thaline Chicoski. Depois de se manter na liderança da classe Elite da Copa Hyundai HB20 no último fim de semana, com dois pódios na etapa disputada no Autódromo Potenza, em Lima Duarte (MG), a pilota Cavaleiro Sports já está a postos para seu próximo desafio: a quinta etapa do campeonato da AMG Cup, que ocorre neste fim de semana no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP).

Na disputadíssima última etapa da competição, em maio, também em Interlagos, Thaline finalizou na sexta colocação na classe CLA AMG, mas espera alçar voos mais altos a partir da metade decisiva da temporada. “Sabíamos que esse ano poderíamos brigar pelo campeonato, porém ainda não conseguimos atingir nossa melhor performance, o que esperamos atingir a partir de agora”, contou.

Para reverter os tropeços no campeonato da metade inicial, Thaline confia no trabalho da equipe Cavaleiro Sports para brigar pelo pelotão de ponta. “A equipe trabalhou duro e continua trabalhando incansavelmente. Sabemos que temos um carro como nunca tivemos em mãos, então nosso objetivo é ir para a prova e nos classificar no Top-5 nas duas corridas. Somar bons pontos é importante e também estamos com sede de resultados melhores, vamos lutar e brigar por isso”, frisou.

As provas da quinta etapa da AMG Cup em Interlagos ocorrem neste domingo (23). A primeira bateria começa às 9h50, enquanto a largada derradeira será às 14h. As provas terão transmissão ao vivo pela internet, no canal de YouTube da AMG Cup.

Texto: Geferson Kern

 

 

Inscrições para o 16º Transcatarina seguem abertas

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

O Transcatarina 2024 está chegando: de 03 a 13 de julho, adeptos do fora-de-estrada de diversas regiões do Brasil estarão em Santa Catarina para uma aventura 4x4 que contemplará todo o entorno do Vale dos Imigrantes e Vale dos Encantados. Entre Fraiburgo e Jaraguá do Sul – com pernoites em Caçador, Canoinhas e São Bento do Sul – o roteiro deste ano está repleto de desafios e belezas naturais que farão valer a pena cada quilômetro percorrido pelo interior catarinense. 

Com dois tipos de modalidade (competição e turismo) e 13 categorias, restam poucas vagas para essa 16ª edição do evento e, para garantir participação, basta acessar o site www.transcatarina.com.br. Até o momento estão confirmados mais de 250 veículos, com pessoas de 16 estados e mais de 150 munícipios. 

Para quem deseja acelerar no rally de regularidade, as categorias disponíveis são Máster, Graduados, Turismo, Turismo Iniciante e Turismo Light. E para quem quer fazer turismo com uma boa dose de off-road tem as categorias Adventure 01, 02 e 03, Passeio Radical 01, 02, 03 e 04, e Expedition. 

Ansiedade e expectativa

FRECA: Pedro Clerot é destaque sendo o mais rápido entre os rookie e segundo na geral nos testes na Hungria

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

O brasileiro Pedro Clerot mostrou uma rápida adaptação com o circuito de Hungaroring, na Hungria, palco da etapa deste final de semana da FRECA. O piloto da VAR cravou o segundo tempo mais rápido do dia de testes coletivos em 1min40s267, sendo o melhor rookie desta quinta-feira.

“Foi um início positivo para nós aqui. Eu nunca tinha guiado nessa pista e conseguimos encontrar um bom ritmo já na primeira sessão quando fui sexto colocado. Depois, conseguimos melhorar quase sete décimos, então evoluímos bem. Esperamos melhor um pouco mais amanhã e aí já ficamos no caminho para brigar pelas primeiras colocações nas corridas”, diz Clerot, que tem patrocínio do Banco BRB.

Primeiro campeão da história da F4 Brasil, Clerot tem chamado atenção na FRECA pelo bom início de temporada. Na etapa passada disputada em Zandvoort, na Holanda, o piloto venceu entre os rookies e conquistou dois top-5 na geral.

Os testes desta quinta-feira na Hungria contaram com a presença de 32 pilotos. As atividades continuam nesta sexta-feira com mais dois testes coletivos. A classificação e a primeira corrida, marcada para 8h25, serão realizadas no sábado, enquanto o domingo prevê mais uma classificação e a corrida 2 às 10h50. As provas são exibidas ao vivo no YouTube.

Paulista Digital

 

 

 

Líder da AMG Cup Brasil, Enzo Gianfratti busca ampliar vantagem sobre rivais em Interlagos

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A temporada 2024 da AMG Cup Brasil chega em sua metade neste final de semana, quando a quinta será disputada no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP). Líder do campeonato da GT4 com uma campanha de seis vitórias em oito corridas disputadas, Enzo Gianfratti busca ampliar suas marcas na mais nova das classes do campeonato.

O dono do carro número 19 soma 209 pontos e carrega uma frente de 41 pontos em relação ao segundo colocado. Gianfratti, que venceu corridas em todas as etapas disputadas na atual temporada, parte para a rodada dupla deste final de semana confiante no desempenho demonstrado nas corridas anteriores.

“Minha expectativa é muito boa para essa etapa. O acerto do carro está muito bom e eu estou confiante para pontuar bastante e manter a liderança do campeonato da AMG Cup. Interlagos é uma pista que eu gosto muito”, disse Enzo Gianfratti, que RodOil, Shield Oil, Hi Tech Automotive, G Racing, AutoShine e Lattine Group.

A programação da AMG Cup Brasil terá início no sábado (22), quando serão disputados os treinos livres e a classificação que determinará as posições de largada. As corridas estão marcadas para o domingo, às 9h50 e às 14h. O BandSports e o YouTube mostram as duas provas.

Paulista Digital

 

 

 

Pietro Fittipaldi corre pela primeira vez em Laguna Seca e busca manter boa evolução na Indy

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A temporada 2024 da Indy terá sequência neste final de semana com a disputa do Grande Prêmio de Monterey, oitava etapa do campeonato, marcada para o tradicional circuito de Laguna Seca. A prova é importante para Pietro Fittipaldi, que estreará em mais um circuito neste ano, buscando converter o desempenho com o carro da RLL em um bom resultado.

O dono do carro número 30, que terá um layout especial neste final de semana com as cores de uma das suas patrocinadoras, a Eurofarma, tem demonstrado uma performance cada vez mais consistente, tanto nas classificações quanto nas corridas. Mesmo em sua primeira vez no circuito de 3.602 metros, Pietro acredita que pode sair da corrida com um resultado positivo.

“Temos um bom progresso com o carro desde o início da temporada. Laguna Seca é um circuito histórico da Indy e será incrível correr lá. Vamos trabalhar para evoluir durante os treinos para conquistar um resultado positivo ao final das 95 voltas da corrida”, disse Pietro Fittipaldi, que tem os patrocínios de Eurofarma, Claro, Snapdragon, OakBerry, PneuStore, Baterias Moura, Stake e Localiza.

Kartismo: AKSP chega na metade do campeonato comemorando Dia dos Namorados

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Os campeonatos de rental kart AKSP Master Challenge e Mulheres em Ação chegaram na metade da temporada no Kartódromo Granja Viana (Cotia/SP), com a realização do GP Pousada Caminhos da Vila Chantal em comemoração ao Dia dos Namorados, válido como sexta rodada e terceira etapa do KGV Trophy.

Os vencedores do GP Pousada Caminhos da Vila Chantal foram Gabriel Vitorino (Light), Gabriel Palmyro (Graduados), Marcelo Mesquita (Elite), André Lolo (Sênior) e Geiza Pereira (Mulheres em Ação).

O líderes do AKSP Master Challenge depois de seis etapas são Gabriel Vitorino (Light), Allan Félix Espadrezani (Graduados), André dos Reis e Paulo Policeno(Elite), Marco Verga (Sênior) e Janaína Zoumbounelos (Mulheres em Ação).

Os líderes do KGV Trophy depois de três encontros são Gabriel Vitorino (Light), Allan Félix Espadrezani (Graduados), Paulo Policeno (Elite), Marco Verga (Sênior) e Janaina Zoumbounelos (Mulheres em Ação).

Provas dinâmicas

Pilotos Antonella Bassani e Letícia Bufoni correm juntas na Porsche Cup neste sábado em Portugal

 


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A piloto brasileira Antonella Bassani, patrocinada pela Volda na categoria Sprint Challenge, vai disputar neste próximo sábado, dia 22 de junho, em Portugal, a primeira etapa do Porsche C6 Bank Endurance Challenge, campeonato de corridas de longa duração da Porsche Cup C6 Bank.  A prova será disputada em duplas. Antonella correrá com a skatista brasileira  Letícia Bufoni, considerada um dos maiores nomes da história desse esporte, que estreou neste ano na Porsche Cup.

“Estou muito feliz de correr ao lado da Letícia. Vamos brigar pelo título mais do que nunca, e tenho certeza que será uma temporada de muito aprendizado. Vai ser incrível dividir o carro com ela”, afirma Antonella.

A prova será disputada no Autódromo Fernanda Pires da Silva, conhecido como autódromo do Estoril, distante 31 quilômetros de Lisboa. O local já foi palco de vários GPs de Fórmula 1, inclusive da primeira vitória de Ayrton Senna, com a Lotus, em 1985. A corrida terá 300 quilômetros ou 2h30 de duração máxima. Disputarão a etapa, no total, 41 Porsches e 82 pilotos, um novo recorde de participação.

O Porsche C6 Bank Endurance Challenge terá três etapas em 2024. Além dessa prova de Portugal, os pilotos correrão no final de semana de 21 ou 22 de setembro, na Argentina, e no dia 16 de novembro, na grande final, em Interlagos, em São Paulo (SP).

Porsche Cup atravessa o Atlântico para a maior frenagem da temporada

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

O quarto encontro da temporada 2024 da Porsche Cup Brasil acontece a oito mil quilômetros de distância: o circuito do Estoril, em Portugal, volta a receber a categoria em 2024 e será a "casa" do campeonato brasileiro por dois finais de semana consecutivos. Neste sábado (22), começa a temporada da Endurance Series, o campeonato de corridas longas, com três horas de duração, nas quais os pilotos correm em dupla. E o retorno se dá com desafios ainda maiores aos discos de freio da Fremax, fornecedora oficial da categoria.

Na última oportunidade em que a Porsche Cup Brasil correu no tradicional circuito português foi em 2019. Então, esta será a estreia dos Porsche 911 GT3 da geração 992, que estrearam na categoria brasileira em 2023 e são equipados com os discos de freio que a Fremax fornece à categoria desde 2008.

O retorno, cinco anos depois, traz a maior freada de todo o calendário, superando a desaceleração de 2,1G e 175 km/h do S do Senna em Interlagos. A frenagem mais forte ocorre ao final da reta principal, de 985 metros. Os carros reduzem de 262 para 79 km/h - uma desaceleração de 2,65 vezes a força da gravidade, e que em apenas 4,4 segundos tira 183 km/h de velocidade do Porsche 911 GT3 992. Para atingir tal performance dos discos de freio da Fremax, o piloto aplica uma força que gera uma pressão de freio superior a 230 bar.

O circuito de 4.182 metros é seletivo, misturando trechos extremamente rápidos com curvas bastante lentas. Outro ponto importante para os discos de freio da Fremax fica na curva 6, onde o piloto aciona o pedal do freio a 235 km/h baixando a velocidade para apenas 94 km/h. São reduções de 180 km/h na primeira curva e 140 km/h na sexta, garantida em poucos metros pelos discos Fremax, que suportam mais de 800ºC em condições extremas de uso.

quinta-feira, 20 de junho de 2024

Vitória dupla em família: no Jalapão, Rodrigo e Reinaldo Varela vencem na geral e na categoria Over Pro

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A quarta-feira (19) que abriu as especiais do Rally Jalapão, quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Raid, foi positiva para a Família Varela. Rodrigo Varela, ao lado de Matheus Mazzei, venceu a primeira fase cronometrada da competição no Tocantins, enquanto Bruno Varela e Ari Fiuza garantiram um top-10 entre todas as classes de UTV. Ambas as duplas disputam pela UTV1. Reinaldo Varela e Túlio Taniguchi também mostraram bom desempenho e levaram a vitória na classe UTV Over Pro para a equipe Varela Can-AM Monster Energy.

Rodrigo e Matheus conseguiram apenas o 26º tempo no prólogo realizado na tarde do dia anterior, mas amenizaram a situação com um excelente desempenho na manhã da quarta-feira, ao longo de pouco mais de 190 km disputados entre as cidades de Palmas e São Félix do Tocantins. A dupla do Maverick X3 #102 completou o percurso em 2h05m44s, superando em 2min13s a dupla vice, formada por José Hélio e Bissinho Zavatti, da Casarini Racing.

Dia de comemoração - A dupla composta por Bruno Varela e Ari Fiuza, garantiu o sexto melhor tempo do dia com o Maverick X3 #116, com 2h10min09s, ficando 4min35s atrás dos líderes e se colocando entre os dez melhores da competição até então. Na esteira de bons resultados, Reinaldo Varela e Túlio Taniguchi completaram o trajeto em 2h16min19s e venceram na classe Over Pro com o Maverick R #120.

Agora, o trio da família Varela enfrenta a primeira das duas especiais que serão realizadas exclusivamente em São Félix do Tocantins, sendo a primeira nesta quinta-feira, com 216 km no relógio em um trajeto de muita poeira e alta velocidade nas trilhas do estado do norte brasileiro.
A cidade também será palco da terceira especial, que acontece na sexta-feira e conta com 249 km. No sábado, dia 22, a competição deixa São Félix e retorna à Palmas em um circuito de 178 km cronometrados que encerram a etapa.

 

 

Opalas voltam a acelerar em Interlagos neste fim de semana

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Equipes e pilotos já estão preparados para disputar a terceira etapa do campeonato da Old Stock Race 2024. Os bravos Opalas disputarão cada curva e reta do Autódromo de Interlagos em duas provas neste final de semana (22 e 23 de junho).

O piloto Thiago Lourenço, líder do campeonato na categoria Pro, busca se distanciar dos rivais. Ele está 15 pontos a frente do segundo colocado, Rafael Lopes, e 30 pontos distante do terceiro, Rodrigo Helal. (Confira a classificação geral ao final do texto)

Na divisão Old Man, disputa ainda mais acirrada. Apenas dez pontos separam os cinco primeiros colocados: Perseu Alarcón, Fábio Mencarelli, Marcelo Apostólico, Luiz Carlos Zapelini e Marco de Sordi.

Na sexta-feira, dia 21 de junho, os treinos livres acontecem às 11h30 e 16h30. As emoções ficam ainda maiores no sábado, dia 22, pois a classificação - com transmissão ao vivo pelo YouTube da Old Stock Race - acontece às 10h55. A primeira corrida está marcada para apenas horas depois, às 16h50.

No domingo, dia 23, tudo estará pronto para receber a nação opaleira. Às 7h o portão T/L já estará aberto para recepcionar os fãs do automobilismo raiz, em nosso parque totalmente equipado com food trucks, lojas de souvenires, encontro de carros antigos, e show com a banda Rock ao Cubo. A segunda corrida, do domingo, acontece às 12h05, também com transmissão ao vivo.