sexta-feira, 28 de junho de 2024

Campeonato rookie do BRB F-4 Brasil chega ao Velocitta com disputa intensa

 


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil   

Entre os dias 28 e 30 de junho, o Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, interior de São Paulo, será palco de intensas emoções com a disputa da terceira etapa do BRB Fórmula 4 Brasil Certificado pela FIA. A categoria, que visa revelar jovens talentos do automobilismo, tem sido marcada por uma competição de alto nível, principalmente entre pilotos novatos em 2024.
Atualmente, o líder rookie da temporada é Ethan Nobels, da Cavaleiro Sports, que acumulou 114 pontos até o momento, com quatro vitórias entre os novatos, sendo duas em Mogi Guaçu e outras duas em Interlagos. Logo atrás, o argentino Gino Trappa, da Oakberry Bassani F4, soma 90, com dois triunfos. A terceira posição está nas mãos de Rogério Grotta, mais um piloto da Cavaleiro, com 88 tentos.
Ciro Sobral, da TMG Racing, entra na briga pelo top-4, com 80 pontos somados, seguido por Pepê Souza, da Cavaleiro, que ocupa a quinta colocação (42), e Guilherme Favarete, da TMG, que acumula 36. Com 68 pontos em jogo na etapa em Mogi Guaçu, o top-5 está sujeito a diversas mudanças, e todos os pilotos estão na briga.

Nova realidade na terceira etapa — Ganhar confiança é um dos pontos-chave para os novatos do BRB Fórmula 4 Brasil. A grande maioria dos estreantes está dando seus primeiros passos com carros de fórmula e já tiveram a oportunidade de enfrentar o incomparável traçado do Autódromo de Interlagos, além de uma inédita situação de chuva forte no interior paulista.

Matheus Comparatto e Rafaela Ferreira comandam treinos extras do BRB Fórmula 4 Brasil no Velocitta

 

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil   

Nesta quinta-feira (27/06), o BRB Fórmula 4 Brasil Certificado pela FIA voltou a acelerar no Autódromo Velocitta após três meses desde a última visita ao circuito instalado em Mogi Guaçu, interior do estado de São Paulo. Os jovens pilotos do grid tiveram a oportunidade de realizar três treinos extras para praticar e aprimorar a performance da etapa do fim de semana, a terceira da temporada 2024.
As sessões, que aconteceram todas na parte da tarde, foram de sol entre nuvens, com a temperatura ambiente máxima em torno de 27ºC. O sol foi encoberto somente na última sessão. Rafaela Ferreira, da TMG Racing, comandou os dois primeiros treinos, enquanto Matheus Comparatto, da Oakberry Bassani F4, foi o mais rápido da última sessão e marcou o melhor tempo do dia com 1min26s286.
Além disso, o F-4 Brasil celebrou o retorno de dois pilotos ao grid da competição: Alvaro Cho e Arthur Pavie, ambos pela TMG Racing. Com a chegada dos jovens, o grid da categoria-escola cresce para as próximas etapas, tornando-se ainda mais competitivo. 

Como foram os treinos — A sessão que abriu os treinos extras em Mogi Guaçu teve início nas primeiras horas da tarde, com 50 minutos de duração. Com alternâncias na liderança em diversos momentos, Rafa Ferreira só conseguiu se estabelecer na ponta durante a parte final. Ela anotou 1min27s858 na melhor de suas 20 voltas. A diferença para seu novo companheiro de equipe, Arthur Pavie, foi de apenas 0s017. Já Matheus Comparatto iniciou o dia com o terceiro melhor tempo. Ethan Nobels, da Cavaleiro Sports, foi o quarto colocado e Alvaro Cho fechou o top-5.

Já o segundo treino, de 40 minutos, teve uma breve interrupção por bandeira vermelha. Por isso, a maioria do grid acabou realizando menos de 20 voltas. Apesar do fato, a sessão seguiu normalmente e Rafa Ferreira novamente deu a melhor volta no traçado, com 1min26s781. E, pela segunda vez no dia, Arthur Pavie se posicionou logo atrás do líder. Lucca Zucchini, da Cavaleiro, foi o terceiro, a 0s005 de Pavie. A quarta melhor volta foi do novato Guilherme Favarete, da TMG, seguido por Comparatto.
A terceira sessão, também de 40 minutos, ocorreu sem interrupções. O cenário de fim de tarde foi o ideal para Comparatto anotar a volta mais rápida do dia: 1min26s286. Alvaro Cho ficou em segundo, seguido por Rafa Ferreira, a 0s218 do líder. Ethan Nobels fechou em quarto e Rogério Grotta, o quinto, com o top-5 todo no mesmo segundo.

Antonella Bassani, patrocinada pela Volda, disputará no fim de semana etapa internacional da Porsche Cup C6 Bank

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil    

A pilota brasileira Antonella Bassani, patrocinada pela Volda, vai disputar nos próximos dias 29 e 30 de junho, a etapa do Porsche Cup C6 Bank no autódromo de Estoril, em Portugal. O horário da corrida nº 1 no sábado será às 10h40. Já a corrida nº 2 será no domingo, às 8h40. A Porsche Cup fará a transmissão pelo seu canal no You Tube.

Nesta temporada, Antonella é vice-líder do torneio, com 99 pontos, sete a menos que o líder Miguel Mariotti, e 16 a mais que o terceiro colocado, Sadak Leite. Apenas Antonella e Miguel venceram na categoria nesta temporada.

“Estamos na véspera de mais uma grande competição e a expectativa é enorme. Tenho trabalhado arduamente para garantir o meu melhor desempenho. Agradeço a todos os patrocinadores e aos fãs pelo apoio incondicional. Agora é mais um momento de lutar pelo lugar mais alto do pódio. Vamos com tudo”, afirma Antonella.

O campeonato terá mais duas etapas no segundo semestre de 2024. Além dessa prova de Portugal, os pilotos correrão nos finais de semana de 24 e 25 de agosto e 2 e 3 de novembro, na preliminar da Fórmula 1, ambos no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP).

Grupo Printer Comunicação

 

Stock Car: Time Lubrax pronto para três corridas no Velocitta

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil    

Créditos: Rodrigo Guimarães

Corrida de Stock Car na sexta? É isso aí! Os calangos Lu e Brás, mascotes dos Postos Petrobras, vão ter que trabalhar ainda mais, impulsionando os pilotos Felipe Massa e Julio Campos, do Time Lubrax, patrocinado pela Vibra, rumo às primeiras posições.

Vale lembrar que a segunda etapa deste ano, também disputada no Velocitta, não terminou. O ponto final promete ser nesta sexta, quando a categoria volta a correr na pista de Mogi Guaçu (SP), com a disputa da segunda prova, que não aconteceu por causa da chuva insistente naquele dia 24 de março.

Era apenas a segunda rodada do campeonato e Felipe Massa havia vencido a corrida sprint no sábado e esses pontos não foram computados até hoje, já que, pelo regulamento, a etapa precisa ser concluída. Com aqueles 55 pontos, Massa vai para a corrida desta sexta ocupando o terceiro lugar no campeonato.

“Finalmente agora, o campeonato vai deixar de ter asterisco, os pontos serão somados e teremos o retrato real da classificação. E é seguir disputando pódios e vitórias nas três corridas do fim de semana para sair do Velocitta entre os primeiros do campeonato”, disse Massa, da equipe TMG, que vai largar em nono nesta sexta.

Stock Car completa segunda etapa da temporada com corrida nesta sexta-feira

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil    

A segunda etapa da temporada 2024 da Stock Car Pro Series terá seu desfecho nesta sexta-feira (28/06), a partir de 14h40 (horário de Brasília). Há pouco mais de três meses, em 24 de março, a principal categoria do automobilismo brasileiro realizaria a corrida principal da rodada realizada no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu (SP). Contudo, a prova foi suspensa por motivo de segurança em razão do temporal que desabou na região do circuito. No regresso da Stock Car à pista de 3.493 metros e 14 curvas neste fim de semana, a etapa vai ser definitivamente concluída.

Por força do regulamento, os pontos somados pelos pilotos no fim de semana iniciado em 23 de março, no Velocitta, ainda não podem ser computados, até que a corrida suspensa seja realizada. Desta forma, somente depois do término da corrida principal, a ser realizada na sexta-feira, a tabela vai incluir a pontuação obtida pelos competidores na segunda etapa. Daniel Serra (Eurofarma RC) marcou a pole position na manhã daquele sábado, enquanto Felipe Massa (TMG Racing) venceu a corrida sprint, seguido por Ricardo Zonta (RCM Motorsport) e Felipe Fraga (Blau Motorsport), que completaram o pódio em Mogi Guaçu.

Os pilotos largarão nesta sexta-feira com a mesma alocação de pneus para pista seca que estaria definida para a prova que complementaria a segunda etapa, bem como a mesma quantidade de acionamentos do botão de ultrapassagem remanescentes por competidor na rodada e também com os eleitos do Vivo Fan Push by Snapdragon, em votação finalizada minutos antes do que seria a largada da corrida, em 24 de março. Os vencedores do pleito foram Arthur Leist, Gianluca Petecof (ambos Full Time Sports), Dudu Barrichello (Mobil Ale Full Time), Átila Abreu (Pole Motorsport), Felipe Fraga e Vitor Baptista (Scuderia Chiarelli).

A votação do Vivo Fan Push by Snapdragon que segue em curso é referente à quinta etapa, que será efetivamente disputada entre sábado e domingo (29 e 30/06) no Velocitta.

quinta-feira, 27 de junho de 2024

Coluna Bruno Baptista | ‘Confiança para manter o bom momento em um final de semana diferente da Stock Car com muitos pontos em jogo’

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil    

A próxima etapa da Stock Car acontece em um dos circuitos mais completos do calendário da Stock Car: o Velocitta. Com um traçado de 3.493 metros e 14 curvas, sendo de alta, baixa, com angulação e subida. Essas são situações que não vemos na maioria das pistas do país. Considero o traçado um dos mais difíceis do calendário da Stock.

A variação de estilos na pista do interior de São Paulo exige uma atenção maior de todos nós que estamos pilotando, quanto à estabilidade e segurança do carro. A preparação prévia da equipe para o acerto do carro é extremamente importante. Já tive a oportunidade de fazer a pole position em Mogi Guaçu e sei o quanto é valioso, uma vez que o circuito oferece poucos pontos de ultrapassagem. Estar bem colocado no grid é fundamental para conseguir chegar entre os primeiros colocados.

O circuito de Velocitta, por todas essas características, precisa de uma atenção especial para que nada saia fora do esperado durante a corrida. Ter parceiros confiáveis é um aliado para que eu possa desempenhar o melhor na hora da prova e ir bem, como tem acontecido.

Porsche Cup segue em Portugal com mais desafios aos freios nas corridas curtas

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil    

A Porsche Cup Brasil segue seu tour europeu e permanece em Portugal pelo segundo final de semana consecutivo. Depois da abertura do campeonato do Endurance Challenge, é a vez de os pilotos voltarem a se reunir, desta vez para a disputa da quarta etapa da temporada do campeonato Sprint.

No último final de semana, após três horas de corrida, o circuito do Estoril viu um dos finais mais apertados para uma prova de 300 quilômetros da Porsche Cup: venceu a dupla formada por Werner Neugebauer e Rubens Barrichello, com Marçal Muller e Enzo Elias apenas 0,3 segundo atrás. Dupla campeã do Endurance em 2023, Miguel Paludo e Allan Hellmeister fecharam em terceiro.

Agora, as duplas se desfazem e o foco se volta todo às duas corridas de 25 minutos mais uma volta programadas para o final de semana português da Porsche Cup, que na tabela do campeonato da Carrera Cup (992) tem o próprio Neugebauer na liderança com 131 pontos, seguido bem de perto por Marçal Muller (126) e Miguel Paludo (125).

Na Sprint Challenge, dos Porsche 991.2, a liderança da classificação geral é de Miguel Mariotti, que soma 106 pontos, apenas sete a mais que a campeã de 2023, Antonella Bassani. Sadak Leite (83), Celio Brasil (82) e Caio Castro (68) fecham os cinco primeiros da tabela.

Stock Car: Felipe Massa está pronto para três corridas no Velocitta

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil    

Corrida de Stock Car na sexta? É isso aí! Vale lembrar que a segunda etapa deste ano, também disputada no Velocitta, não terminou. O ponto final promete ser nesta sexta, quando a categoria volta a correr na pista de Mogi Guaçu (SP), com a disputa da segunda prova, que não aconteceu por causa da chuva insistente naquele dia 24 de março.
 
Era apenas a segunda rodada do campeonato e Felipe Massa havia vencido a corrida sprint no sábado e esses pontos não foram computados até hoje, já que, pelo regulamento, a etapa precisa ser concluída. Com aqueles 55 pontos, Massa vai para a corrida desta sexta ocupando o terceiro lugar no campeonato.
 
“Finalmente agora, o campeonato vai deixar de ter asterisco, os pontos serão somados e teremos o retrato real da classificação. E é seguir disputando pódios e vitórias nas três corridas do fim de semana para sair do Velocitta entre os primeiros do campeonato”, disse Massa, da equipe TMG, que vai largar em nono nesta sexta.
 
Após a corrida de sexta, que vai fechar a segunda etapa do ano, a quinta etapa da temporada 2024 da Stock Car segue o ritmo normal, com treino classificatório e corrida sprint no sábado, e a corrida longa no domingo.

Assessoria Felipe Massa: Alfredo Bokel /Foto: Rodrigo Guimarães

 

WOKIN Tools é a nova ferramenta oficial da Stock Car

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil    

A Stock Car Pro Series tem um novo parceiro. A Vicar anuncia nesta quinta-feira (27/06) a assinatura de uma aliança com a gigante global WOKIN Tools para atuação como fornecedora oficial de ferramentas da principal categoria do automobilismo brasileiro. O acordo de exclusividade tem validade até o fim da temporada 2025.

Com matriz sediada em Jiangsu, na China, a WOKIN Tools vende suas ferramentas em mais de 100 países, sendo referência em todo o planeta com produtos de nível industrial, desenvolvidos para lidar com os trabalhos mais difíceis, aliando qualidade, eficiência e preços muito competitivos neste segmento.

Sua linha de produtos inclui uma extensa gama de 2 mil itens em diversas categorias, desde ferramentas manuais a acionadas eletricamente, acessórios, ferramentas pneumáticas, a combustão, e equipamentos de proteção individual. Tudo em acordo com padrões internacionais como ISO e CE.

No Brasil, a WOKIN Tools tem sede em Itajaí, Santa Catarina, e dispõe de centro de distribuição com representantes comerciais e pontos de venda em todo o país.

Velocitta é o circuito que mais exige dos freios na Stock Car e será palco de três corridas

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil    

A Stock Car chega para sua quinta etapa na temporada 2024 e o palco das disputas será o Autódromo Velocitta, localizado em Mogi Guaçu(SP), que recebe a categoria pela segunda vez no ano. A etapa traz o desafio de abrigar três provas no mesmo final de semana e justamente em um circuito conhecido por ser o mais exigente com os freios do calendário.

O Velocitta possui uma característica única entre outros traçados espalhados pelo Brasil: cerca de 25% da volta acontece com os freios acionados e isso ocorre por conta da sua particularidade de ter grandes variações impostas pelo relevo da região.

“O Velocitta é uma das pistas mais técnicas do Brasil. Considero a mais difícil por causa da enorme variedade de curvas. Freadas de todas as intensidades, em subida e em descida. É um circuito completo, o que só destaca a importância de se ter um carro bem ajustado no equilíbrio de freio, porque isso se traduz em um bom tempo de volta”, diz Gabriel Casagrande, atual campeão da categoria.

Os discos de freios produzidos pela Hipper Freios usam a tecnologia da retífica cruzada Hipper Grinding, permitindo que freios estejam prontos para uso desde os primeiros quilômetros. Os discos também contam com niobium steel na composição. Este material traz uma maior resistência mecânica e térmica, fazendo com que os freios aqueçam menos.

Eric Granado vai em busca do Top-5 no campeonato em etapa da MotoE na Holanda

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil    

A etapa da Holanda do Campeonato Mundial FIM Enel de MotoE, abre a última rodada dupla antes das férias da categoria. A pista de Assen, será o palco da quinta etapa da temporada 2024, onde o piloto Eric Granado, da LCR E-Team, vai em busca de pontos, entre os dias 28 e 29 de junho, para ganhar posições na tabela do campeonato.

Com duas pole positions e dois pódios na temporada, com o mais recente sendo um terceiro lugar na etapa da Itália, em Mugello, o brasileiro está em sétimo lugar no campeonato, com 18 pontos de distância para o quinto colocado, Hector Garzo. Cada etapa da MotoE entrega 50 pontos máximos.

“Eu acredito que a gente aprendeu bastante com os erros do começo da temporada. Infelizmente em algumas provas eu não pontuei, mas a gente conseguiu encontrar um acerto ideal para moto, para ser ainda mais competitivo”, comenta Eric. que disputa o Mundial de MotoE com apoio de Suhai Seguradora, Alpinestars, Shark Helmets, Oakley, Pneustore, Frota Assessoria Empresarial, Instituto Marazul, Camargo Alfaiataria, HoloStore, Zero Racing Design, EG51 Store e Edge Lifesports.

Jovens em ascensão apimentam temporada da Stock Series

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil    

A Stock Series está pronta para voltar a acelerar na temporada 2024. O próximo desafio será com a terceira etapa do calendário, entre sexta-feira e domingo (28 a 30/06), no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, no interior de São Paulo. Os novos talentos do automobilismo brasileiro voltam à pista em mais um capítulo da busca pelo maior prêmio do esporte a motor nacional, o equivalente a R$ 2,5 milhões para o campeão da Series ascender ao grid da Stock Car em 2025.

A segunda etapa do campeonato, disputada em maio no Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel, no oeste do Paraná, evidenciou o crescimento de jovens competidores com potencial para entrar na briga pela taça de campeão da categoria de acesso.

Alfredinho Ibiapina é um desses exemplos. No seu ano de estreia e com 16 anos recém-completados, o curitibano escalou o topo do pódio logo na sua segunda etapa correndo na Stock Series. 

Campeão brasileiro de kart, o piloto da W2 Racing ProGP vivenciou uma jornada de superação depois de ter enfrentado problemas e não ter conseguido fazer a classificação, o que determinou a ele a última posição do grid de largada nas corridas 1 e 2. Mas na terceira prova da rodada cascavelense, Ibiapina cruzou a linha de chegada na frente, em cenário que o colocou em quarto lugar no campeonato, sendo o segundo entre os ‘rookies’. É o primeiro ano de Alfredinho correndo em carros de turismo.

Outro debutante no grid da Stock Series que vem fazendo bonito é o gaúcho Guto Rotta. Com 22 anos, o piloto de Encantado tem muita experiência em carros de tração dianteira e acumula títulos importantes como o Brasileiro e o Gaúcho de Turismo 1.4, além de ter vencido três vezes as 12 Horas de Tarumã. Entretanto, 2024 tem sido o primeiro ano de Guto correndo com carros de tração traseira, como é o caso da Stock Series e da Stock Car.

Gabriel Souza quer voltar à liderança da Cadete na 6ª etapa da Copa São Paulo Light

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil  

Os motores já estão roncando na preparação e ajustes dos karts para a sexta etapa da Copa São Paulo Light, no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos. A prova será disputada no próximo sábado, dia 29, e entre os pilotos de destaque que vão acelerar está o mineiro Gabriel Souza (Gás Superminas / Supergasbras / Equipe: Sabiá Racing / Coach: Rodrigo Dantas). Ele, que já ocupou a liderança da Cadete, agora quer retomar a ponta da classificação de sua categoria neste próximo fim de semana.

Gabriel Souza tem se mostrado um grande talento da nova geração do automobilismo brasileiro, com resultados que merecem elogios de quem acompanha de perto o kart no país. Além de brigar pela liderança na Copa São Paulo Light, ele assumiu a ponta da classificação de sua categoria recentemente na V11 Aldeia Cup, com três vitórias consecutivas, iniciando a competição apenas na terceira etapa.

Esta prova da Copa São Paulo Light marca o início da segunda metade da temporada 2024 da competição e representa mais uma chance de vermos bons pegas na pista mais famosa do kart brasileiro, além de apreciarmos o talento de Gabriel. Nas primeiras cinco provas do ano, ele subiu ao pódio em três oportunidades, conquistando uma vitória, um segundo e um terceiro lugar. Atualmente, ocupa a terceira colocação na tabela de classificação da Cadete, com 34 pontos, apenas 6 pontos atrás do líder, posição que poderá ser alcançada neste sábado.

No GP TOYOTA 100, confira 100 fatos e curiosidades sobre a Stock Car

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil  

O final de semana será histórico para o automobilismo brasileiro na etapa da Stock Car no Velocitta: a TOYOTA GAZOO Racing fará sua centésima participação na categoria, e a primeira corrida será já nesta sexta-feira, com a disputa da etapa de março que foi adiada por conta da chuva.

Para celebrar a inédita marca, reunimos 100 fatos sobre a Toyota na Stock Car e também curiosidades da história da principal competição do automobilismo brasileiro. Confira:

1 - A Stock Car tem 45 anos de uma história iniciada em 1979.
2 - Dos 45 anos de Stock, a Toyota participou de cinco temporadas
3 - A estreia da Toyota ocorreu em 2020
4 - A Toyota é a quinta fabricante a ter carros na categoria
5 - O Corolla Cross, que estará nas pistas em 2025, será o segundo modelo da Toyota na Stock Car
6 - 29 pilotos defenderam a Toyota em pelo menos uma corrida na Stock Car
7 - A estreia da Toyota ocorreu na etapa de abertura da temporada 2020, em Goiânia.
8 - Ricardo Zonta foi o primeiro vencedor pela Toyota, em Goiânia, em 2020.
9 - Matías Rossi foi o primeiro piloto a ter um carro com as cores do TOYOTA GAZOO Racing
10 - Oito pilotos defenderam a Toyota na primeira temporada da marca na Stock Car: Bruno Baptista, Cesar Ramos, Matías Rossi, Nelson Piquet Jr., Rafael Suzuki, Ricardo Zonta, Rubens Barrichello e Thiago Camilo.

Copa São Paulo Light de Kart: Carioca Gabriel Fernandes quer manter invencibilidade na F4 Graduados B

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil  

Estreante e mais jovem piloto Graduado da categoria F4 na Copa São Paulo Light de Kart, Gabriel Fernandes (Techspeed/SOS Bike Móvel/Cinestúdio/Seepill Valves/Globo Construtora) quer continuar impressionando na sexta etapa do principal certame regional do kartismo brasileiro, que será realizada neste sábado (29/6) no Kartódromo de Interlagos (SP/SP). A sua maior motivação foi a recente vitória no Campeonato Carioca, quando venceu e ampliou a liderança no campeonato de seu Estado, utilizando o seu novo Techspeed.

“Mais um final de semana de corrida! Dessa vez Copa do Light, quero me aproximar cada vez mais da liderança geral, e na B já estamos muito na frente”, planeja o piloto de apenas 14 anos de idade. “Vamos pra cima, que mês que vem tem Nacional, e esta etapa vai dizer muito sobre nossa preparação”, completou Gabriel Fernandes.

Depois de ter vencido a Copa São Paulo Light do ano passado na F4 Júnior, Gabriel foi promovido para a Graduados nesta temporada. Competindo pela classe B, nas cinco etapas já realizadas ele garantiu quatro pole positions e venceu as 11 corridas, todas com as voltas mais rápidas, o que lhe garantiu a liderança absoluta com esta invencibilidade entre os Estreantes. Além disso, já venceu três vezes pela classificação Geral, com duas voltas mais rápidas, e subiu no pódio dos top 6 em todas as cinco etapas, despontando no terceiro posto na tabela de pontuação Geral.

“Estamos numa boa evolução. Frequentamos todos os pódios da categoria, agora vamos brigar pela vitória na classificação Geral”, avisou Odílio Brito, chefe da equipe Nikima Racing/Dai Motorsport.

Rolex 6 Horas de São Paulo já tem sua lista de inscritos e traz "constelação" a Interlagos

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil  

Campeonato Mundial de Endurance, o FIA WEC anunciou nesta quarta-feira (26) os inscritos para a disputa da Rolex 6 Horas de São Paulo, etapa marcada para os dias 12 a 14 de julho, a quinta da temporada 2024 e que representará a volta do “espírito de Le Mans” ao Brasil depois de dez anos. O Autódromo de Interlagos vai receber os protótipos mais espetaculares do automobilismo e os cobiçados superesportivos GT3 em um evento que, pouco mais de duas semanas antes da largada, já prova ser gigante em vários aspectos. Os ingressos ainda estão à venda e podem ser adquiridos por meio do link.

Ao todo, serão 109 os pilotos inscritos, de 28 nacionalidades e cinco continentes diferentes. A lista contempla 19 tripulações listadas na classe principal do FIA WEC, a Hypercar, e outros 18 GT3. O Brasil será representado na pista por dois pilotos, ambos na GT3: o curitibano Augusto Farfus, que acelera o BMW M4 LMGT3 #31 do Team WRT, e o carioca Nicolas Costa, que corre com a McLaren 720S GT3 Evo #59 da equipe United Autosports.

A relação traz poucas mudanças na comparação com a última prova de seis horas do calendário antes da etapa brasileira, a TotalEnergies 6 Horas de Spa-Francorchamps, disputada em maio — as 24 Horas de Le Mans, realizadas em junho, tiveram 62 carros inscritos, sendo 23 Hypercars, 23 GT3 e outros 16 LMP2, totalizando 186 competidores.

Uma das mudanças na escalação habitual do campeonato está na classe Hypercar. O Porsche 963 #99 da Proton Competition vai correr desfalcado do britânico Harry Tincknell, que terá compromissos no IMSA SportsCar em Mosport, no Canadá, e não terá substituto. Desta forma, a equipe será representada pela dupla formada pelo suíço Neel Jani e o francês Julien Andlauer, uma das sensações da etapa do FIA WEC disputada em Spa-Francorchamps.

Alvaro Cho retorna para tentar repetir vitória no Velocitta

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil  

O grid do BRB Fórmula 4 Brasil Certificado pela FIA vai aumentar a partir da próxima etapa, no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, interior do estado de São Paulo. Alvaro Cho, que nesta quinta-feira (27/06) faz aniversário e completa 17 anos, retorna ao carro #21 da TMG Racing justamente na pista em que iniciou a temporada 2024 com vitória e pole position.

A história de Alvaro com o F-4 Brasil se iniciou em 2022, quando ele se tornou o piloto mais jovem da categoria-escola ao estrear imediatamente após seu aniversário de 15 anos, na segunda etapa do ano, no Autódromo de Interlagos.

No ano seguinte, o jovem continuou sua jornada dentro da categoria certificada pela FIA, já com a TMG Racing, e entrou para a lista de vencedores, com uma vitória no circuito de Goiânia, quarta etapa do campeonato.

Em 2024, iniciou sua jornada com um bom desempenho no Velocitta em março, na rodada que abriu a temporada. Além de conquistar a pole position, Cho foi um dos vencedores naquele final de semana, ao lado de Matheus Comparatto, da Oakberry Bassani F4, e Ethan Nobels, da Cavaleiro Sports. Agora, o piloto retorna à categoria-escola para dar continuidade ao trabalho.

Gabriel Bortoleto chega na Áustria em busca de recuperação

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil  

Neste fim de semana, entre os dias 28 e 30 de junho, o Autódromo Red Bull Ring, em Spielberg, na Áustria, sediará a sétima rodada do Campeonato Mundial de Fórmula-2. A competição, que marcará também o fim da primeira fase do Campeonato, será decisiva para as pretensões do brasileiro Gabriel Bortoleto, piloto de desenvolvimento da equipe McLaren de F-1.

Este será o segundo de uma sequência de três finais de semana de competição. O primeiro deles, realizado na Espanha, não foi concluído como o esperado por Bortoleto. Apesar de ter feito uma boa classificação, ficando com a quarta colocação a apenas 55 milésimos do pole-position, nas corridas o carro #10 da Invicta Racing apresentou um excessivo desgaste de pneus. Com isso, Gabriel que figurou nas posições de pódio em ambas as corridas, perdeu várias posições nas últimas voltas terminando em quinto na Sprint Race e, apenas em décimo, na Feature Race.

Com os resultados, bem abaixo do que se desenhavam, o fim de semana que era para ter sido muito produtivo em termos de classificação do Campeonato acabou com Gabriel caindo duas posições na tabela. Atualmente o piloto da cidade de São Paulo está na sétima posição com 55 pontos conquistados.

VIRANDO A PÁGINA

Após três dias de muita análise de dados e, naturalmente, preparação para os desafios da Áustria, Bortoleto acredita que está pronto para voltar a lutar pelas primeiras posições. Junto à sua equipe de engenheiros o brasileiro já conseguiu determinar o que poderia ter sido mais eficaz no último fim de semana e, assim, segue confiante para este novo desafio.

quarta-feira, 26 de junho de 2024

Stock Car e Fórmula 4: a rodada tripla em dose dupla da Cavaleiro no Velocitta

 


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil  

Duas categorias com três corridas, cada, num mesmo fim de semana: este é o cenário da equipe Cavaleiro Sports no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), que neste sexta-feira (28), sábado (29) e domingo (30) recebe etapas da Stock Car e da Fórmula 4 Brasil. Na categoria de monopostos, já é tradição haver três baterias por prova, mas na Stock Car, o desafio adicional será a disputa da corrida principal da segunda etapa, no mesmo circuito, que ocorreria em abril e foi adiada pela chuva.

Assim, o time liderado por Beto Cavaleiro terá três dias consecutivos com, ao menos, duas grandes atividades de pista. Na sexta-feira, a corrida principal da segunda etapa da Stock Car ocorre às 14h40 e a classificação da Fórmula 4 às 16h40. No sábado, a categoria de base terá corridas às 10h e às 14h45, enquanto a categoria principal tem classificação às 11h e prova sprint às 16h. No domingo, a F4 encerra sua programação com bateria às 8h50, enquanto a Stock Car faz sua prova principal às 14h. “É uma maratona para equipe nenhuma colocar defeito, mas nos preparamos para isso e esperamos brigar pelo pódio em todos os desafios que tivermos”, destacou Beto Cavaleiro.

A principal categoria do Brasil terá suas atividades de pista transmitidas via internet pelo YouTube e na TV pelos canais Sportv e Bandsports, além da corrida dominical pela Band. Já a Fórmula 4 terá exibição pela internet no YouTube de sua terceira etapa da temporada.

Rafaela Ferreira vai em busca de mais um pódio no Velocitta

 


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A jovem piloto de 19 anos, Rafaela Ferreira corre no Autódromo do Velocitta, Mogi Guaçu SP, pista essa que recebe a 3ª etapa da temporada da F4 Br e a 5ª etapa da Stock Car Pro Series, no mesmo final de semana.

"Será uma etapa importante para nós, estou confiante e me sinto preparada para mais um desafio, tenho recebido um ótimo apoio do meu time e essa é uma pista que já tive bons resultados, então acredito que temos chances de repetir o feito e conquistar bons pontos pro campeonato, que serão importantes lá na frente", diz Rafaela que conta com o patrocínio da Anjo, Ventisol, Agratto e Usipe. 

Junto de sua equipe TMG Racing, na 1ª etapa do ano, também no autódromo do Velocitta, Rafaela começou a temporada com o pé direito. Conquistando um pódio com a segunda colocação na corrida 3, sendo esse o seu terceiro na categoria, que somado com a sua 2ª colocação na etapa de Interlagos, já soma 4 pódios na F4 Brasil, até o momento.

No campeonato, Rafaela se encontra como a terceira colocada, somando 60 pontos, a mesma quantidade de pontos que Ethan Nobels, o segundo colocado. Já sua equipe, a TMG Racing é a primeira colocada entre as equipes, com um total de 195 pontos.

A programação da F4 Br terá inicio na sexta-feira (28) com dois treinos livres ás 09h50 e 13h10 da tarde. Na sequência aconteceu a classificação às 16h40 que define o grid de largada. No sábado acontecem as duas provas, a 1ª corrida se inicia às 10h08 com duração de 30 minutos mais uma volta e a 2ª às 14h45 com duração de 20 minutos mais uma volta. Para encerrar essa etapa, no domingo acontece a 3ª e última corrida às 08h55 da manhã, com duração de 30 minutos mais uma volta, como de costume.

"Laboratório para pilotos", Velocitta recebe terceira etapa do BRB Fórmula 4 Brasil

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

O BRB Fórmula 4 Brasil Certificado pela FIA retorna no próximo final de semana, entre os dias 27 e 30 de junho, ao Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, interior do estado de São Paulo. A pista que foi palco da abertura da temporada 2024, em março, e presenciou vitórias de Alvaro Cho, Ethan Nobels e Matheus Comparatto, agora recebe a terceira etapa do ano.

A experiência na primeira rodada disputada no Velocitta esse ano foi de muito aprendizado para os pilotos, que precisaram enfrentar condições de chuva forte, algo novo até mesmo para quem já estava na categoria. Para os novatos, como Ciro Sobral, da TMG, o desafio enfrentado no autódromo interiorano ajudou a ganhar confiança.

“Eu acho que foi uma experiência crucial em meio a tantas outras que tivemos naquele final de semana. Foi minha primeira corrida na chuva, e saí de décimo para quinto. Acho que aquela prova me deu mais experiência e conhecimento sobre o carro da Fórmula 4 e sobre como os pneus se comportam em condição de chuva pesada, o que me deixa mais confiante se tivermos mais corridas na chuva”, declarou Sobral.

A pista de 3.493 metros e 14 curvas, percorrida em sentido anti-horário, está presente no F-4 Brasil desde o nascimento do campeonato, em 2022, e é considerada por pilotos e chefes de equipe como um ponto importante na missão da categoria-escola de extrair o melhor dos competidores, explorando seus pontos fortes e também mostrando os aspectos que cada um precisa melhorar.

“O Velocitta é uma pista muito seleta e complexa. A gente brinca que tem de tudo um pouco”, pontua Breno Borges, chefe da Cavaleiro Sports. “Tem freada na descida, na subida, curva média, curva de alta, curva aberta, abrange de tudo! Então, para o piloto, é muito boa para ajudar no desenvolvimento e, como tem poucas retas, o carro trabalha bem.”

Pirelli F1: GP da Áustria - Retorno do formato Sprint na Áustria

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A segunda etapa da primeira sequência de três corridas em três finais de semana da temporada, o GP da Áustria, acontece em Spielberg. Várias características inusitadas fazem desta uma pista única no calendário do campeonato. Primeiramente, ela tem o menor número de curvas (10) e o menor tempo de volta, ainda que seus 4,318 quilômetros de extensão a tornem o terceiro circuito mais curto depois de Mônaco (3,337 km) e Interlagos (4,309 km). O circuito da Red Bull é o segundo na lista de pistas com a maior variação de altitude, com uma diferença de 63,5 metros entre seus pontos mais altos e mais baixos, perdendo apenas para a variação de 102,2 metros de Spa-Francorchamps.

Como habitual neste evento, a Pirelli escolheu os três compostos mais macios da gama de 2024, o C3 como Duro, o C4 como Médio e o C5 como Macio. A superfície da pista de Spielberg é um tanto antiga e, portanto, altamente abrasiva, mas as forças laterais exercidas sobre os pneus são definitivamente abaixo da média da temporada, resultando num desgaste geral muito limitado. A tração nas curvas lentas e a estabilidade nas frenagens são fatores-chave para ser competitivo nesta pista. É importante administrar os pneus para evitar o superaquecimento, principalmente se rodarem em altas velocidades: os pilotos que não conseguirem mantê-los suficientemente frios podem ter dificuldade em se defender dos ataques de outros carros, especialmente no primeiro e no último setores. Portanto, outro fator importante será a temperatura ambiente num local onde o clima é frequentemente bastante variável. Nas duas últimas edições desta corrida, a estratégia de duas paradas se provou a mais rápida com pneus médios e duros e, no ano passado, nenhum piloto apostou nos macios.

As colinas da Estíria têm sido a única casa da Fórmula 1 na Áustria, com 37 corridas realizadas no circuito hoje conhecido como Red Bull Ring e uma, em 1964, numa pista conhecida no campo de aviação militar de Zeltweg, com os dois locais separados por apenas algumas centenas de metros em linha reta. A prova deste domingo será o 37º GP da Áustria e as corridas foram realizadas em três períodos distintos. Após a primeira em Zeltweg, as seguintes foram disputadas no então autódromo conhecido como Österreichring de 1970 a 1987, depois como A1-Ring de 1997 a 2003 e finalmente com a nomenclatura Red Bull Ring de 2014 em diante. Nos anos de 2020 e 2021, a pista também sediou o GP da Estíria.

O Red Bull Ring recebe o terceiro fim de semana em formato Sprint da temporada, o que significa apenas uma sessão de treinos livres na sexta-feira seguida pela classificação sprint. A corrida Sprint acontece no sábado, seguida pela classificação para o GP de domingo à tarde. Este formato foi utilizado nesta pista três vezes, todos os anos desde 2022. Até o momento, ocorreram 14 corridas Sprint e, não surpreendentemente, Max Verstappen conquistou a maior parte, vencendo nove delas. Valtteri Bottas venceu duas, enquanto Sergio Perez, George Russell e Oscar Piastri têm uma vitória cada.

Néctar Comunicação Corporativa / Assessoria de Imprensa da Pirelli

 

 

Stock Car: conheça os pilotos da TOYOTA GAZOO Racing no GP TOYOTA 100 no Velocitta

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A TOYOTA GAZOO Racing celebra neste final de semana 100 corridas na Stock Car, no Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), onde será disputado o GP TOYOTA 100. Dez pilotos representarão a marca nesta prova histórica.

A lista inclui nomes de grande experiência no esporte, como Rubens Barrichello (o primeiro campeão pela TOYOTA GAZOO Racing na Stock), Thiago Camilo (embaixador da marca na categoria e recordista de vitórias entre os pilotos em atividade) e Ricardo Zonta (que inclusive foi piloto Toyota na F1). A lista também traz vencedores na atual temporada, como Bruno Baptista, Cesar Ramos, Felipe Baptista e Dudu Barrichello, e jovens talentos como Arthur Leist, Enzo Elias, Gianluca Petecof, Vitor Baptista e Luan Lopes.

O GP Toyota 100 contará com três corridas ao longo do final de semana. A primeira delas será a prova adiada pela forte chuva da segunda etapa e está marcada para esta sexta-feira, a partir das 14h40, com 50 minutos de duração. A prova seguinte ocorre no sábado, com largada às 16h e 30 minutos de duração. No domingo, às 14h, ocorre a última prova do final de semana, a de número 100 da marca, mais uma vez com 50 minutos de duração.

Confira o perfil dos 10 pilotos da TOYOTA GAZOO Racing para o GP TOYOTA 100 (em ordem alfabética):

Arthur Leist
23 anos
Nascimento: 18 de junho de 2001
O gaúcho começou sua trajetória no kart, disputou duas temporadas na F4 Americana (2018 e 2019) conseguindo pódios e vitórias, e em 2020 passou a focar sua carreira no turismo ao estrear na Stock Series (antiga Stock Light). Leist mostrou bom desempenho nas suas três temporadas na categoria de acesso da Stock Car, fechando todos os campeonatos no top-5, inclusive com o terceiro lugar em 2022. Em 2023, Arthur teve a oportunidade inédita de substituir Tony Kanaan na Full Time Sports, em Tarumã, chamando atenção da equipe para fazer sua primeira temporada como titular em 2024.

Bruno Baptista
27 anos
Nascimento: 24 de março de 1997
Com passagem pela GP3, atual Fórmula 3, o piloto desembarcou na Stock Car em 2018 e já possui seis temporadas na categoria, com cinco vitórias conquistadas e 15 pódios. Baptista acelera o Toyota Corolla 44 da TOYOTA GAZOO Racing desde a entrada da fabricante no campeonato em 2020.

Cesar Ramos
35 anos
Nascimento: 25 de julho de 1989
Piloto com experiência em diversas categorias internacionais, Cesar Ramos é um dos embaixadores da TOYOTA GAZOO Racing e tem uma carreira consolidada dentro da Ipiranga Racing. O gaúcho possui três vitórias, 19 pódios e quatro poles na Stock Car.

Dudu Barrichello
22 anos
Nascimento: 23 de setembro de 2001
Depois de passar por categorias de base de fórmula na Europa e nos Estados Unidos, o piloto faz sua segunda temporada na categoria máxima do esporte a motor nacional e já possui duas vitórias com a Full Time Sports e TOYOTA GAZOO Racing, ambas conquistadas em Cascavel (PR), em 2023 e 2024.

Enzo Elias
22 anos
Nascimento: 8 de fevereiro de 2003
Jovem promessa do automobilismo nacional, Enzo tem dedicado sua carreira aos carros de turismo no Brasil. O piloto é bicampeão da Porsche Cup Brasil e está na sua segunda temporada na Stock Car, ambas acelerando o Toyota Corolla. Sua estreia, porém, aconteceu um ano antes, em 2022, ao vencer a segunda parte da Corrida de Duplas, quando foi o convidado do piloto Galid Osman. Em 2024, Enzo conquistou um pódio na etapa de Cascavel.

Felipe Baptista
21 anos
Nascimento: 8 de abril de 2003
Jovem piloto brasileiro que dedicou sua vida aos carros de turismo, Baptista chegou na maior categoria do automobilismo brasileiro em 2022, depois de ser campeão da categoria de acesso no ano anterior. Após demonstrar uma grande evolução em 2023, Baptista foi contratado pela Texaco Racing e acelera o Toyota Corolla 121. O piloto já chegou a liderar a temporada 2024 e acumula duas vitórias, cinco pódios e duas poles na sua breve carreira na Stock Car.

Gianluca Petecof
21 anos
Nascimento: 14 de novembro de 2002
Piloto com passagens pelas principais categorias de acesso à F1, Gianluca Petecof chegou na Stock Car em 2022, e é um dos pilotos que já guiou o Toyota Corolla nas cores da TOYOTA GAZOO Racing. Atualmente competindo pela Shell Racing na Full Time Sports, Gianluca é uma das figuras mais carismáticas da categoria e já conquistou três pódios na competição.

Ricardo Zonta
48 anos
Nascimento: 23 de março de 1976
Campeão da F3000 em 1997 e do Mundial de FIA GT em 1998, Ricardo Zonta competiu por sete temporadas na F1 e está em sua 17ª temporada na Stock Car. O paranaense possui um histórico de conquistas na categoria com 11 vitórias, 39 pódios e sete poles. Zonta atualmente corre com o Toyota Corolla 10 pelo Team RC.

Rubens Barrichello
52 anos
Nascimento: 23 de maio de 1972
O brasileiro com mais largadas na história da F1 segue em alta performance na Stock Car. Bicampeão da categoria, Barrichello conquistou seu último título em 2022, com a TOYOTA GAZOO Racing em parceria técnica com a Full Time Sports. O piloto tem 12 temporadas na Stock Car, onde acumula 20 vitórias, 54 pódios e 12 poles.

Thiago Camilo
39 anos
Nascimento: 20 de setembro de 1984
Maior vencedor em atividade da Stock Car com 39 triunfos, Camilo também é um dos pilotos com mais experiência do grid, além de ser um dos embaixadores da TOYOTA GAZOO Racing. Já são 21 anos de categoria e ele compete com o Corolla número 21 desde o ano de estreia da marca (2020). Thiago possui 350 GPs, além de 84 pódios e 28 poles.

 

Pela segunda vez no ano, Casagrande leva lastro de 30kg mesmo sem ser líder do campeonato

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Bicampeão da Stock Car, Gabriel Casagrande volta a acelerar em seu circuito preferido no calendário da categoria, o Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), palco de três corridas neste final de semana. Por conta dos 217 pontos em disputa, o piloto da AMattheis Vogel trata a etapa como uma das mais importantes da temporada.

“Estamos indo para um fim de semana que vai ser mais decisivo do que os outros. A gente precisa ter um carro muito bom para aguentar as três corridas e que tenha uma performance boa também para podermos pontuar muito bem. Acredito que teremos 50% a mais de voltas na pista do que seria um fim de semana normal, então temos que estar com as coisas todas bem alinhadas para pontuar bem, essa é a nossa meta em todo final de semana”, Casagrande, que tem os patrocínios de Baterias Júpiter, Axalta, ArcelorMittal, OnPetro, Cresol, Raumak Packaging, STP, Panter, Pay4Fun, RP Info, KTO e Rock Food.

A segunda etapa da Stock Car no Velocitta foi disputada pela metade em abril, quando a primeira corrida foi realizada no sábado e a segunda, que aconteceria no domingo, acabou adiada pela chuva. Na época, antes da primeira corrida daquela etapa, Casagrande era o líder, mas logo as coisas mudaram com o término da corrida 1. Como a pontuação do final de semana não foi completada por força do regulamento, o piloto seguiu como primeiro colocado na tabela para a etapa seguinte e precisará guiar novamente com o lastro máximo de 30 kg, mesmo agora sendo o quinto na classificação.

Stock Car: No Velocitta, Júlio Campos defende permanência no Top-3 do campeonato

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Se manter na briga pelo título até a última etapa é o objetivo de Júlio Campos para a temporada 2024 da Stock Car, mesmo que isso não signifique, necessariamente, liderar antes do final. Na terceira colocação da tabela, com 240 pontos, o piloto do Chevrolet Cruze #4 entende que, nas próximas etapas, estar entre os melhores e manter os rivais na alça de mira é a tática para buscar o título inédito em sua carreira, como campeão da maior categoria do país.

“Numa categoria de grid lotado e competitiva como a Stock Car, é muito difícil assumir a liderança e ainda abrir vantagem”, frisou o competidor da Pole Motorsport. “O próprio regulamento possui mecanismos para limitar isso, como o lastro do sucesso, que visa manter a disputa equilibrada até o final e tem funcionado muito bem, visto que, em 2023, tivemos nada menos do que sete pilotos chegando à decisão com chances de levantar a taça”, destacou. “Por isso, se manter entre os dois ou três primeiros e ter o líder por perto é um bom negócio e estamos cientes disso”, disse.

A briga pela manutenção entre os melhores continua neste fim de semana, com um desafio extra: uma rodada tripla no autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), em que a programação da quinta etapa será complementada pela corrida principal da segunda etapa, que ocorreria em abril no mesmo circuito e foi cancelada em função da chuva. “Será um fim de semana muito atípico na rotina de treinos e muito desgastante, mas nossa missão será a mesma: nos mantermos fortes e competitivos e somarmos o maior número de pontos para nos mantermos firmes em nossa campanha”, encerrou.

Copa Brasil de Kart: CBA divulga nova lista com 239 inscrições confirmadas para disputa na Paraíba em julho

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Está chegando a hora para a disputa de um dos campeonatos mais importantes do kartismo nacional. A Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) divulgou nesta terça-feira (dia 25) a nova lista de pilotos confirmados (ver abaixo) na 25ª edição da Copa Brasil de Kart, que será realizada entre os dias 17 e 27 de julho, no Circuito Internacional Paladino, no Conde/PB.

Além disso, as inscrições também foram reabertas no site da entidade (https://inscricoes.cba.org.br/pt/eventos/copa-brasil-de-kart-2024-25o-copa-brasil-de-kart-2024), agora com os valores do último lote e data até 8 de julho, como divulgado previamente em regulamento. Os valores das taxas de inscrição passam a ser de 2.400,00 reais (Mirim, Cadete e Mini 2T) e 4.350,00 reais (demais categorias).

A segunda inscrição de um piloto em outra categoria segue com desconto de 50% no valor de uma nova inscrição do mesmo piloto. Para isso, o competidor deverá ter pagado a primeira inscrição e, assim que o sistema identificar o pagamento, o desconto será concedido automaticamente.

Já são 239 inscrições confirmadas até o momento, dentre elas estão os dois maiores vencedores da Copa Brasil de Kart: André Nicastro, dez vezes vencedor do evento, e Olin Galli, que soma oito títulos.

terça-feira, 25 de junho de 2024

Stock Car foca no fim de semana que soma mais pontos em jogo na temporada

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A Stock Car Pro Series viverá um fim de semana (28 a 30/06) atípico e, ao mesmo tempo, muito importante para os rumos da temporada 2024. O Autódromo Velocitta, localizado em Mogi Guaçu, no interior paulista, receberá três corridas em sequência da principal categoria do automobilismo brasileiro, distribuindo um total de 217 pontos. 

Na sexta-feira, a primeira prova do cronograma será válida pelo complemento da segunda etapa do campeonato, uma vez que a corrida principal da rodada disputada entre 22 e 23 de março foi suspensa por motivos de segurança após fortes chuvas na região do circuito. A quinta etapa do calendário acontece entre sábado, com a prova sprint, de 30 minutos de duração; e domingo, com a corrida principal da rodada, com 50 minutos, que levará o nome GP Toyota 100 em homenagem à marca centenária de corridas alcançada pela fabricante, que desde 2020 compete na Stock Car.

A pontuação máxima no Velocitta será distribuída da seguinte forma: 80 pontos pela vitória na corrida de sexta-feira, 55 pelo primeiro lugar na prova sprint de sábado e outros 80 no evento principal do domingo, além de outros dois tentos de bônus pela pole, totalizando 217.

Será também um fim de semana muito exigente para os pilotos, que vão colocar à prova todo o preparo físico e mental em uma das pistas mais técnicas e exigentes do calendário. Ao todo, serão mais de duas horas e dez minutos apenas em tempo de corrida no traçado de 3.493 metros em Mogi Guaçu, sem contar as duas sessões de treinos livres e a classificação.

Outra peculiaridade é que os competidores seguirão ao interior paulista já sabendo do grid de largada de uma das corridas da programação, a de sexta-feira. Vindo de uma longa jornada correndo nas 24 Horas de Le Mans e, uma semana depois, em Watkins Glen (EUA), Daniel Serra (Chevrolet Cruze da Eurofarma RC) vai largar na pole position e terá mais uma chance de triunfar em 2024 depois do duro revés em Cascavel no mês de maio, quando sofreu uma quebra três minutos antes do fim da prova que o levaria à vitória. Ao seu lado, na segunda posição, vai largar Felipe Baptista (Toyota Corolla da Crown Racing), uma das sensações do campeonato.

Pilotos das categorias Rotax tiveram fortes batalhas pelas vitórias na quinta etapa da Copa São Paulo de Kart KGV

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Os pilotos das categorias Rotax da Copa São Paulo de Kart KGV tiveram uma quinta etapa agitada no Kartódromo Granja Viana, em Cotia (SP), no último sábado (22). Além da disputa pelas vitórias e pela subida na classificação do campeonato, os competidores ainda tiveram a terceira rodada da seletiva que definirá os classificados para o Mundial de Rotax, competição que será realizada na Itália.

As atividades do dia no KGV começaram com a Rotax DD2, que teve Léo Reis como vitorioso após triunfar nas duas baterias. Matheus Comparatto foi o segundo colocado, seguido por Victor Manzini. Já na disputa da Rotax DD2 Masters, João Cunha ficou com a vitória na soma de pontos das baterias, com Michel Aboissa em segundo e Luiz Antonio da Silva em terceiro.

Na Rotax Júnior Max, Dudu Salamonde foi o vencedor do final de semana, com Pedro Lima terminando em segundo, à frente de Nick Martinez. Bernardo Gubert venceu na Rotax Micro Max, que teve Pietro Belizário e Lucas Bertanha completando o top-3. Já na Rotax Mini Max, Théo Morgado venceu, com Mathias Domingues em segundo e Francisco Rocha em terceiro.

Com apoio e reconhecimento da FIA, Campeonato Sul-americano de Kart será disputado em agosto no Brasil e terá participação de 11 países do continente

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Uma grande notícia para o kartismo da América do Sul foi revelada nesta segunda-feira (dia 24) pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). Num projeto inédito, reunindo 11 países do continente, o Campeonato Sul-americano de Kart voltará a ser disputado e passará a contar com total apoio e reconhecimento da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

A competição está marcada entre os dias 22 e 25 de agosto e acontecerá no kartódromo do Velopark, em Nova Santa Rita (RS). Lideradas pelo Brasil, federações de mais 10 países do continente se uniram para esta nova fase da competição, que visa o crescimento e evolução do kartismo na região: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

O Sul-americano não era realizado desde 2019, quando também foi disputado no Velopark. A competição deste ano englobará as categorias OK Júnior, OK FIA, KZ Graduado, KZ Master e X30 Master e será voltada a pilotos classificados nas competições nacionais ou indicados pelas federações dos países participantes.

“É com muita satisfação que anunciamos esta grande novidade para o kartismo da América do Sul. Não se trata apenas da volta do Sul-americano de Kart, mas de todo um projeto que passa a ter apoio da FIA e a união de 11 países que estão empenhados no crescimento e evolução do kart na região, para que nossos pilotos possam chegar cada vez mais preparados e fortes nos campeonatos Mundiais”, comentou Giovanni Guerra, presidente da CBA.

Quinta etapa da Copa São Paulo de Kart KGV tem disputas quentes na Shifter e na Pro 500

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A quinta etapa da Copa São Paulo de Kart KGV foi das mais agitadas para os pilotos das categorias Shifter e Pro 500. Em um sábado (22) de clima agradável e calor no Kartódromo Granja Viana, em Cotia (SP), os competidores tiveram disputas com temperaturas elevadas pela vitória tanto nas duas baterias da Shifter quanto na prova de 1h20 minutos de duração dos karts carenados.

Na parte da manhã, André Sousa saiu com a vitória entre os competidores da Shifter, triunfando pela maior pontuação na etapa. João Pedro Porto ficou com a segunda posição, seguido por Adriano Amaral. Diego Lozov triunfou na Shifter Sênior, enquanto Luís Carvalho venceu na Shifter Super Sênior, com Alexandre Trita e Alexandre Monea fechando o top-3. Luís Sousa venceu na Super Sênior Master, com Roberto Lazarini em segundo e João Carlos Fregonezi em terceiro.

Na parte da tarde, Rafael Reis e Marcel Coletta triunfaram na Pro 500. A segunda posição ficou com o kart 730 da DRC, enquanto Eraldo Silva foi o terceiro. A One – Jornada Rumo à Vitória, com Léo Reis e Rodrigo França, e o kart 731 da DRC completaram o top-5 da etapa da categoria dos karts carenados.

Etapa da Copa São Paulo de Kart KGV define classificados para a Regional Cup nas categorias OK e OK Júnior

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A quinta etapa da temporada 2024 da Copa São Paulo de Kart KGV, realizada nesse sábado (22) no Kartódromo Granja Viana, em Cotia (SP), contou com uma seletiva que classificou sete pilotos para o Regional Cup, torneio que reunirá competidores das categorias OK e OK Júnior. Além disso, o final de semana contou com provas das mais agitadas nas categorias Mirim, Cadete, Fórmula 4 Júnior e Fórmula 4, todas realizadas sob sol e calor no KGV.

Pela OK, Tito Giaffone saiu com a vitória na soma de pontos das duas baterias. Enzo Prando foi o segundo colocado, com Leonardo Cavalcanti completando o top-3 e as vagas para as finais. Na OK Júnior, a vitória ficou com Gustavo Bonk, vencedor das duas baterias do final de semana. Vinicius Ferro acabou com a segunda colocação, enquanto João Henrique Shimoda foi o terceiro, com Daniel Rebouças em quarto. Todos também estão classificados.

A fase final da Regional Cup será disputada entre os dias 29 e 31 de julho, no Circuito Paladino, em Conde (PB). Os melhores desta competição ainda terão a participação no Mundial de Kart, marcado para setembro, na Inglaterra, com isenção da taxa de inscrição e todos os equipamentos (chassis, motor e mecânico da equipe italiana Parolin) custeadas pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

Na Cadete, Pedro Faria venceu as duas baterias da etapa para ficar com a vitória. A segunda posição ficou com Davi Honório, enquanto Théo Saladino completou a lista dos três primeiros colocados. Já na Mirim, a vitória neste final de semana acabou nas mãos de Alexandre Gomes.

Miguel Costa fatura top-10 e é melhor brasileiro da etapa da Eslováquia do Europeu de Kart

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Um dos destaques do kartismo brasileiro no exterior, Miguel Costa garantiu um top-10 na terceira etapa do Campeonato Europeu de Kart, disputada no último final de semana no Slovak Kart Center, na Eslováquia. O piloto da Parolin completou a corrida final no leste europeu com a nona posição da classe OK, sendo o melhor brasileiro da competição.

O final de semana de Miguel em Orechová Potôň começou com um quinto lugar na tomada de tempos. Nas baterias classificatórias, o brasileiro seguiu mostrando força, acumulando dois quartos lugares e uma quinta posição como melhores resultados. Já no domingo, Costa foi o terceiro colocado na pré-final, e garantiu a nona posição na decisão.

“O final de semana começou promissor e tivemos uma boa classificação, assim como nas corridas classificatórias. Larguei da sétima colocação na pré-final e garanti um terceiro lugar, já correndo com pneus usados. Na final, mudaram o lado da largada, com o primeiro largando por fora. Foi um início complicado, mas terminei com um top-10. Mas saio orgulhoso da etapa”, disse Miguel.

O brasileiro foca esforços agora na primeira das três etapas do Campeonato Europeu de Kart para pilotos da categoria KZ, que abre sua temporada entre os dias 4 e 7 de julho no Motorland Aragón, kartódromo localizado na cidade espanhola de Alcaniz.

Paulista Digital

 

 

 

Átila Abreu destaca recorde de pontos da Stock Car em jogo no Velocitta: 217 pontos em 3 corridas

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A Stock Car retorna ao Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), neste final de semana para a disputa de uma rodada tripla. Isso porque além das corridas da quinta etapa do campeonato, vai ocorrer a prova principal da segunda etapa, adiada por conta da chuva que atingiu o circuito naquele final de semana. Um dos mais experientes pilotos do grid, Átila Abreu admite que será uma etapa diferente por conta das características da programação, com uma prova a mais.

A corrida que foi adiada no mês de março será disputada na sexta-feira, com os pilotos partindo para a etapa com os mesmos pneus daquele final de semana e acionamentos de push to pass iguais aos do encerramento da corrida Sprint da segunda etapa. Serão 217 pontos em jogo ao longo do final de semana, o equivalente à 76% dos pontos do líder do campeonato. Além disso, haverá apenas um treino antes da prova que abre o final de semana, condição em que o experiente piloto da Pole Motorsport jamais enfrentou na carreira.

“Essa vai ser uma etapa atípica, pois nunca fui para uma corrida depois de apenas um treino livre. E com cada piloto partindo com pneus desgastados de formas diferentes, pois os pneus foram lacrados depois da primeira corrida daquela etapa, e quantidades distintas de pushes. Voltamos para completar uma etapa que terá outra condição de pista, pois agora estamos no inverno”, diz Átila Abreu, que tem os patrocínios de PETRONAS, EMS, Sherwin Williams, Rede Sim, Vonder, Acquissima, Genial Investimentos, AllCross, Cachaça 51 e Usual Brinquedos.