sexta-feira, 24 de junho de 2022

Categorias Adventure trazem o off-road raiz ao Transcatarina

 

  CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

O que é o off-road raiz? A resposta é possível encontrar no Transcatarina – um dos maiores encontros do fora-de-estrada nacional. Com três tipos de categorias diferentes, é na Adventure que os apaixonados por 4x4 encontram obstáculos pesados que, somente veículos com tração nas quatro rodas e bem-preparados (pneus, guincho e suspensão) são capazes de transpor. 

“Entre o melhor e o pior caminho a ser percorrido, sempre escolheremos o pior”, diz o coordenador da Adventure 2, Marcelo Walther, que garante que nesta 14ª edição do Transcatarina, haverá vários desafios na terra. “Teremos inúmeros atoleiros para testar os equipamentos. Os participantes passam o ano inteiro trabalhando em seus veículos, instalando novas peças e acessórios, para torná-los bem robustos. Agora, chegou a hora de ver do que eles são capazes”, completa Walther. 

O piloto Julio César Sanzovo afirma que para encarar os desafios da Adventure tem que gostar de trilhas. “É muita lama, pedras, obstáculos em rios e matas fechadas. Essa será a minha terceira participação, mas eu não estava programado para ir ao Transcatarina deste ano, em virtude de estar me preparando para a minha primeira expedição para o Pantanal. Mas, não pude ficar de fora”, salientou Sanzovo, que mora em Erechim (RS). 

Entre os destaques da Adventure 2 estão a passagem pela Represa de Timbó Grande, Trilha da Cobrinha, Trilha Beira Rio, Trilha das Antenas, Trilha do Jony Traves, entre outras. “Mas não é só de atoleiro que ‘viveremos’ neste Transcatarina. Teremos trilhas com diversas subidas e pedras, cachoeiras, travessias de rios e lindas paisagens”, pontua Walther. 

Para cada gosto, uma Adventure 

Apesar de ser uma categoria bastante específica, muitos são os aficionados pelo off-road raiz, por isso, no Transcatarina são três grupos de Adventure. E cada um, faz um percurso diferente. Uma missão difícil para os responsáveis pelo levantamento dos roteiros, uma vez que é preciso sempre levar algo de diferente aos participantes. 

“Temos que explorar bem as regiões próximas as cidades que receberão o Transcatarina. Fazemos contato com os Jeep Clubes locais, pesquisamos e utilizamos a tecnologia a nosso favor para encontrar os caminhos existentes pelo interior. E não pode ser qualquer caminho, tem que ser aquele bem complicado de passar”, explica o coordenador da Adventure 3, Leonardo de Freitas Branco. O comboio passará pela Trilha do Tropeiro, Trilha da Enduma, Trilha da Barragem, incluindo as trilhas da cidade de Ibirama, com parada em uma cachoeira.   

Os aventureiros das Adventure’s estarão espalhados por Santa Catarina. “São quatro dias de aventuras e de grandes experiências. O que vale é o convívio e a superação que o off-road nos traz, e só seguimos adiante depois que todos os participantes entraram e saíram de um determinado desafio. Se alguém tem alguma dificuldade, todos ajudamos. O clima de alegria e união é o mais contagiante. Isso é o que conquista e atrai sempre novos adeptos”, explica Maikon Cesar Giovanella, coordenador da Adventure 1, que passará pelas Trilha Cabana da Mata, Trilha Pachocão, Trilha Boi Preto, Trilha Putinga e Trilha do Alambique. 

As inscrições seguem abertas pelo site www.transcatarina, sendo que a categoria Adventure tem poucas vagas. As demais categorias são Passeio (Passeio Radical 1, 2 e 3, e Passeio Expedition) e Rally de Regularidade (Máster, Graduados, Turismo, Turismo Iniciante e Turismo Light). 

Fonte: Liberdade de Ideias

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário