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O
fim de semana no Autódromo Velocitta promete fortes emoções, pois além
das etapas da Stock Car Pro Series e da Stock Series (antiga Stock
Light), a Fórmula 4 Brasileira irá fazer sua corrida inaugural. E com
todas essas categorias tendo um elo importantíssimo
em comum: os pneus Pirelli. Essa será a primeira vez que as três
categorias correm juntas, uma vez que a F4 Brasileira foi oficialmente
anunciada no final de 2021.
Todos
os pneus das categorias são produzidos na planta da Izmit, na Turquia, a
mesma que produz os pneus de GT das principais competições do mundo,
além de ser a fábrica backup de pneus da Fórmula 1. A partir desse ano,
os carros da Stock Car Pro Series e da Stock Series possuem os mesmos
pneus: 305/660 – 18, tanto na versão P Zero, de pista seca, quando na
versão Cinturato, de pista molhada. Já os carros
da Fórmula 4 possuem diferentes medidas nos eixos dianteiro e traseiro:
na frente vão pneus 200/540 – 13 Slick enquanto no eixo motriz os F4
são calçados com pneus 250/575 – 13. As dimensões entre os modelos P
Zero e Cinturato também não variam nos fórmulas.
“Para nós é um grande orgulho ampliar a parceria técnica com a Vicar, equipando também os pneus da categoria monoposto mais rápida do País, que será a Fórmula 4 Brasileira. Os pneus serão exatamente iguais aqueles utilizados na Europa, o que faz com que um piloto que corra no Brasil tenha uma igualdade de equipamentos em comparação aos de outros países”, disse Fábio Magliano, gerente de produtos Car e Motorsport da Pirelli para a América Larina.
O carro da Fórmula 4 Brasileira fez seu primeiro teste em terras brasileiras no Circuito Panamericano, o complexo multipistas de testes da Pirelli, situado na cidade de Elias Fausto, no fim do mês de abril. O bólido, como esperado, se comportou muito bem equipado com os pneus Pirelli.
Para as corridas da Stock Car Pro Series, da Stock Series e da F4 Brasileira, o traçado do Velocitta é bastante exigente com os pneus. Não há curvas que demandem muita força lateral, mas constantemente o pneu está submetido a forças longitudinais, como em acelerações e frenagens.
“Os
pilotos não têm descanso no Velocitta – e os pneus acompanham esse
esforço. A todo o momento ou eles estão acelerando, freando ou fazendo
curva.
O desgaste costuma ser mais alto do que em algumas pistas, mas nada que
comprometa a segurança ou o desempenho”, finalizou Fabio Magliano. No
Velocitta, o pneu que mais se desgasta é o traseiro direito, devido ao
sentido anti-horário da pista e pelo eixo de
trás ser o da tração nos carros.
A
Band é a responsável por exibir a Stock Car Pro Series na TV aberta.
Além disso, o SporTV segue como parceiro da categoria para as
transmissões
em TV fechada. O SporTV transmite o treino classificatório para a
terceira etapa, no Velocitta, no sábado às 13h25, enquanto as corridas,
no domingo, serão ao vivo na Band e no SporTV a partir das 13h30. O
canal oficial da Stock Car no YouTube, o site motorsport.com
e o Facebook do Auto Vídeos também transmitirão ao vivo a etapa. A
Stock Series e a Fórmula 4 Brasil terão transmissões de forma online e
pelo Bandsports.
Fotos:
Duda Bairros/Vicar
INFORMAÇÕES STOCK CAR PRO SERIES
PNEUS DISPONÍVEIS
Pista seca: P Zero na medida 305/660-18
Pista molhada: Cinturato na medida 305/660-18
CARACTERÍSTICAS DA PISTA (entre 1 e 5):
Abrasividade da pista: 3
Força lateral: 2
Pneu mais exigido (traseiro direito)
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS P ZERO:
Cambagem recomendada dianteira: (-5,0°)
Cambagem recomendada traseira: (-3,0°)
Calibragem recomendada a frio: 24 PSI
Calibragem recomendada a quente: 32 PSI
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS CINTURATO:
Cambagem recomendada dianteira: (-2,0°)
Cambagem recomendada traseira: (-0,0°)
Calibragem recomendada a frio: 26 PSI
Calibragem recomendada a quente: 32 PSI
SEXTA, 13 DE MAIO
14h10
– 15h20: treino livre 1 Stock Car Pro Series
SÁBADO, 14 DE MAIO
10h30 – 11h40: treino livre 2 Stock Car Pro Series
13h25 – 14h10: treino classificatório Stock Car Pro Series
DOMINGO, 15 DE MAIO
13h40: corrida 1 Stock Car Pro Series
14h18: corrida 2 Stock Car Pro Series
Fonte: Néctar Comunicação Corporativa / Assessoria de Imprensa da Pirelli
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