quarta-feira, 20 de abril de 2022

Kartódromo de Aracaju passa por vistoria final da CBA/CNK para receber a Copa Brasil de Kart em julho

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil  

Membros da Comissão Nacional de Kart da Confederação Brasileira de Automobilismo estiveram nesta segunda e terça-feira (18 e 19) no Kartódromo Emerson Fittipaldi, em Aracaju (SE), para a vistoria final no complexo que receberá a 23ª Copa Brasil de Kart, entre os dias 20 e 30 de julho.

O kartódromo passou por uma ampla reforma, realizada em parceria com a prefeitura de Aracaju. Entre as mudanças, destaque para o asfalto do traçado, que conta com 1.360 metros, e foi completamente trocado.

Além disso, o kartódromo ganhou nova iluminação, terá novas pinturas interna, externa e do asfalto, 8 mil pneus para barreiras de segurança, novas zebras, um novo parque fechado, além de área para restaurante, bar e pista de kart indoor.

“Viemos acompanhar as melhorias que havíamos solicitado para a Federação Sergipana de Automobilismo, além de ver o novo asfalto, e fomos surpreendidos positivamente. Está tudo muito adiantado e alguns pontos, como a pintura das áreas externas, em fase de acabamento. O novo asfalto parece muito bom e já poderá ser testado este final de semana, depois da fase de cura, durante o Campeonato do Nordeste de Kart, mas acredito que estará aprovado”, comentou Rubens Carcasci, presidente da CNK.

1000 Milhas Históricas Brasileiras entra na fase final de preparativos

 

Faltando um mês para a largada, as 1000 Milhas Históricas Brasileiras entra na fase final de preparativos para a oitava edição de sua história. Organizada pelo MG Club do Brasil, acontecerá no período de 18 a 22 de maio e, como nos outros anos, tem chancela da FIVA (Federação Internacional de Veículos Antigos). Será a volta de um dos mais importantes eventos de carros clássicos do calendário nacional depois de uma paralisação de dois anos causada pela pandemia da covid-19.

Em 2022, as 1000 Milhas Históricas Brasileiras estreiam um novo formato. Na véspera da largada, dia 17 de maio, os carros clássicos ficarão expostos no estacionamento do Shopping Center Iguatemi, das 17:00 às 23:00. No dia seguinte, todos os participantes partirão rumo ao Santa Clara Eco Resort, em Dourado (SP), ponto central dos percursos que serão feitos até o dia 21. O dia 22 será de programação livre.

Cada dia de prova terá um percurso diferente, sempre com largada e chegada no Santa Clara e um passeio integrando a programação. Entre esses passeios, estão uma visita ao Museu Mario Fava, em Bariri (que conta a história de uma viagem de carro de ida e volta entre São Paulo e Nova York, iniciada em 1928 e encerrada dez anos depois); um passeio no barco turístico NM Homero Kränenbühl, que navega em um trechos mais belos do rio Tietê, incluindo passagem pela eclusa de Barra Bonita e almoço a bordo depois de um serviço de canapés no convés do barco; e visitas a duas coleções particulares de veículos clássicos, uma delas a do Museu Agromen.

Fraiburgo recebe pela 14ª vez a largada do Transcatarina

 

  

Tradição renovada na edição 2022 de um dos principais e mais charmosos eventos do off-road brasileiro. Como acontece desde sua criação, o Transcatarina terá como ponto de partida a cidade de Fraiburgo (SC). A Terra da Maçã, situada no Vale dos Imigrantes, novamente acolherá a caravana com off-roaders de vários estados que, no dia 05 de julho, iniciará os percursos das categorias de Competição e Passeio rumo a Jaraguá do Sul, onde a aventura terminará no dia 09. 

Situada a 1.043 metros de altitude e com forte influência de imigrantes europeus – o que se traduz na arquitetura e na culinária –; Fraiburgo festejou no ano passado seis décadas de existência. Se as baixas temperaturas do inverno serão um desafio a mais para os inscritos no Transcatarina, mais uma vez não faltará calor humano na cidade. O que, aliás, se repetirá nas demais paradas, em Canoinhas e São Bento do Sul. 

O prefeito Wilson Ribeiro Cardoso Junior destaca a importância da presença do Transcatarina no município em diversos aspectos. "O Transcatarina traz para Fraiburgo uma visibilidade importante, além da questão econômica, uma vez que recebemos cerca de 800 pessoas de todo o Brasil, que consomem de nossos hotéis, restaurantes, postos de combustíveis e demais serviços. No ano passado, a organização do evento arrecadou 12 toneladas de alimentos produzidos aqui no município e doados para instituições da nossa comunidade. Por tudo isso, se trata de um acontecimento tradicional de nosso calendário e ficamos muito felizes em apoiá-lo"

Rally Rota Sudeste será em São Manuel (SP) e abre inscrições para a sua 16ª edição

 

O Rally Rota Sudeste que integra o calendário Campeonato Brasileiro de Rally Baja 2022, marcado para os dias 14 a 15 de maio em São Manuel, interior de São Paulo, será de disputas emocionantes e reunirá as principais feras do off-road nacional das motocicletas, quadriciclos e UTVs. As inscrições estão abertas no www.arenarally.com.br.

As atividades estarão concentradas no Centro de Exposições Mario Covas, em São Manuel, onde funcionará a secretaria de prova, sala de imprensa, posto médico e parque de apoio (área de box) para manutenção dos veículos, como também o local das largadas e chegadas da prova e a premiação.

A programação terá início sexta-feira (13), com as vistorias técnicas e briefing com a abertura oficial do evento para os competidores. No sábado e domingo, 14 e 15, acontecem as disputas dos trechos cronometrados (Especiais). A população poderá visitar gratuitamente durante o final de semana a área de concentração dos pilotos.

Porsche Cup: Werner Neugebauer acredita que cuidado com os pneus pode ser decisivo no Velocitta

 

Neste fim de semana de feriado prolongado os pilotos da Porsche Carrera Brasil terão trabalho duro no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu (SP). Entre os dias 21 e 24 de abril o circuito do interior paulista recebe a segunda etapa da temporada 2022 da categoria dos carros de corrida mais vendidos do planeta. Werner Neugebauer, piloto campeão da categoria em 2018 e 2019, está curioso para saber a reação dos novos carros numa pista em que frenagens fortes e retomadas rápidas são decisivas para a conquista de bons resultados. Essa será a primeira etapa do Porsche 992 em uma das pistas mais técnicas do calendário.

A favor de Werner estão as estatísticas. O gaúcho tem um total de dez corridas no Velocitta, com presença no pódio em 60% delas, sendo duas vitórias e uma pole position, mas nada disso faz com que o trabalho seja fácil. “O Velocitta tem um dos traçados mais técnicos da temporada, a pista é travada, é o circuito mais lento e é um ambiente que é necessário cuidar dos pneus, tanto pelo asfalto quanto pela temperatura. Estou curioso para saber como o 992 vai reagir na pista, pois ele tem uma frenagem melhor e tem mais pressão aerodinâmica que o carro anterior, vamos ver como vai ser essa combinação”, disse o piloto de 36 anos, que carrega o selo de Carbono Neutro, por ter neutralizado toda a emissão de carbono da temporada 2021.

Neste fim de semana o piloto corre para recuperar o revés da primeira etapa, onde teve um quinto lugar na primeira corrida em Goiânia (GO) e foi obrigado a abandonar quando liderava a segunda prova com a quebra da correia do motor. Com o resultado o piloto somou 14 pontos na primeira etapa e ocupa a nona colocação na classificação do campeonato, que prevê o descarte dos dois piores resultados até a definição do título.

terça-feira, 19 de abril de 2022

Kartismo: GP Arlequim e Colombina abrirá o ‘Karnaval’ no Kartódromo de Interlagos

 

O Kartódromo de Interlagos vai fazer uma grande festa na noite desta quinta-feira (21/4) para comemorar o retorno do Carnaval. E quem irá desfilar no circuito da zona sul de São Paulo serão os cerca de 100 pilotos da Associação dos Kartistas de São Paulo, que disputarão o GP Arlequim e Colombina, terceira etapa do 4º campeonato da AKSP. Os líderes do certame são Alberto Otazú (Elite), Fábio Gudima (Graduados), Jorge Roque (Sênior) e Fernando Braga (Light).

“É hora de alegria e descontração. Além das disputas em alta velocidade nas cinco corridas, sendo uma delas a estreia da bateria feminina Mulheres em Ação, no pódio teremos premiação de Karnaval, e na praça de eventos teremos muita comida, bebida, resenha, diversão e música! Vai ser show”, anuncia Rita Sanches, responsável por eventos do Kartódromo de Interlagos.

A categoria feminina terá um pódio diferenciado, com premiação inédita e sorteios exclusivos, que inclui luvas, capacete, camiseta, kit de cerveja, curso de violão, curso de inglês, drenagem, peeling, aparelho bucal, etc. Na praça de eventos a piloto de kart, carro e moto Suzane Carvalho, que além de jornalista atua hoje como instrutora de pilotagem irá autografar os seus livros Curso de Pilotagem de Kart e Curso de Pilotagem de Moto, que serão vendidos a preços promocionais.

Outra ação diferenciada leva em conta o patrono dos odontologistas. Nesta etapa a AKSP vai contemplar o trabalho da Associação Vila das Pratas, que realiza trabalhos sociais a famílias, e em especial crianças, dando apoio físico e emocional. Neste mês será realizado um trabalho por profissionais da saúde, que ensinarão as crianças como realizar a higiene bucal. Sendo assim, nesta etapa será arrecadado creme, escova e fio dental, para montagem de kits para 400 crianças de 5 a 12 anos de idade.

GB3: Roberto Faria fatura dois pódios na etapa de abertura em Oulton Park e destaca bom ritmo da Carlin

 

 

A GB3, campeonato britânico de Fórmula 3, abriu a temporada de 2022 no tradicional circuito de Oulton Park, localizado no noroeste da Inglaterra, e o jovem piloto brasileiro Roberto Faria (Carlin e Sauber Academy) começou o ano com o pé direito após se classificar com o terceiro melhor tempo e faturar dois pódios.


“No quali, eu saí com o pneu zero e peguei tráfego, então parei, coloquei dois pneus zeros de um lado e saí novamente. Faltavam menos de sete minutos para acabar a sessão, mas consegui fazer o terceiro melhor tempo. Poderia ter sido melhor, mas, como peguei tráfego, classificar em terceiro foi bom”, analisa Roberto.Apesar de ter feito o terceiro melhor tempo, devido à uma punição ao Granfors, Roberto ganhou uma posição e largou de P2 na corrida um.


O quali e a corrida aconteceram no último sábado (15). Já na primeira prova do ano, Roberto garantiu um lugar no pódio, mantendo a posição do grid (P2). “O Rees, que finalizou em terceiro, tentou ameaçar a minha posição, mas a pista de Oulton é bem travada, tornando a ultrapassagem bem complicada”, comenta.

Thiago Lourenço e Ricardo Domenech dominam provas da Old Stock Race em Interlagos

 

 O fim de semana não poderia ser melhor para os Opaleiros. Até mesmo o clima de outono colaborou e, mesmo com o feriado de Páscoa, o público compareceu ao Autódromo de Interlagos para acompanhar as duas provas válidas pela segunda etapa da Old Stock Race 2022.
 

Melhor que para os Opaleiros, a competição foi perfeita para os pilotos Thiago Lourenço e Ricardo Domenech, que faturaram o lugar mais alto do pódio nas corridas.


Domenech, por sinal, viveu um fim de semana inspirado. Nas duas provas cravou o melhor tempo: 2'00"199 na primeira, e 1'59"855 na segunda, sendo o único piloto a andar abaixo da casa dos 2 minutos/volta.


As duas provas foram marcadas por embates ferrenhos em dois pelotões, além de ultrapassagens limpas, belas manobras e sem acidentes. Essas características mostram a alta qualidade dos pilotos e da competição como um todo.

Pedro Clerot lidera testes coletivos da F4 na Itália

 

A Fórmula 4 Italiana realizou neste fim de semana testes de pré-temporada no tradicional Autódromo Nacional de Monza, localizado a menos de 25 km de Milão. Como preparação para a Fórmula 4 Brasil, que tem sua etapa de abertura no dia 15 de maio, Pedro Clerot participou das atividades, liderando a sessão da segunda manhã com o tempo de 1min54s254.

“Os testes em Monza foram bastante positivos. Não é a toa que Monza recebe o apelido de 'Templo da Velocidade', a pista é de fato muito rápida, consegui atingir os 244 km/h no final da reta principal”, disse Pedro, que acelerou pela equipe italiana AKM Motorsport.

“Estou super contente de ter liderado a manhã de testes do segundo dia. O carro estava muito bom e mostra como estou evoluindo nos fórmulas, desenvolvendo minha pilotagem e interpretação dos pedais. Se eu fosse comparar com o kart, diria que você tem que ser mais preciso e tranquilo na direção e nos pedais um pouco mais agressivo que no kart”, comentou Clerot.

Lourenço Varela vence a 2ª etapa do Circuito Paulista de Kart pela Mini 2T

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Nos dias 15 e 16 de abril, o kartódromo Speed Park, em Birigui-SP, abriu a temporada 2022 do Circuito Paulista de Kart. Realizado no sistema de rodadas duplas, com duas corridas classificatórias e uma final, a competição teve o piloto catarinense Lourenço Varela (Inusitá) no pódio da categoria Mini 2T.

Lourenço Varela foi o segundo mais rápido na tomada de tempos da primeira etapa, realizada na sexta-feira, 15/04. Venceu as duas classificatórias, mas na corrida final um incidente o colocou para fora da pista logo após a largada. Distante do pelotão da frente, terminou na quarta posição. Disputada no sábado, a segunda etapa do Circuito teve o domínio do piloto catarinense do kart numeral 64. Vencedor das duas classificatórias, conquistou a vitória na final e marcou ainda a volta mais rápida na categoria Mini 2T.

“Foi uma pena o incidente na primeira etapa, que me tirou a chance de brigar pela vitória. Mas no sábado deu tudo certo e consegui o lugar mais alto do pódio. Agradeço muito o trabalho da equipe Ife Racing, o meu kart estava um foguete. Obrigado, pai e mãe, pelo apoio de sempre, obrigado por todos que ficaram na torcida por mim. Agora o foco é o Campeonato do Nordeste de Kart, meu compromisso nesta semana pela categoria Cadete”, comentou Lourenço Varela, piloto de 9 anos.

Palco da 2ª etapa da Porsche, Velocitta é desafio para Josimar Junior

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

O palco da segunda etapa da Porsche Cup C6 Bank Mastercard, no próximo fim de semana, será um grande desafio para Josimar Junior. Isso porque no autódromo Velocitta o piloto vai descobrir o caminho das pedras a bordo, desta vez, do porsche #77. Esta será a terceira vez que irá percorrer os 3.438 metros do circuito, localizado na cidade de Mogi Guaçu, interior de São Paulo.

“Após a corrida de estreia, estou muito motivado para toda a temporada, o desempenho na primeira etapa foi satisfatório e vamos buscar lugares mais altos no pódio e lutar pelo campeonato na categoria Sprint Challenge, na classe Sport”, afirma o piloto pernambucano.

Josimar já competiu por duas vezes no Velocitta. “É um circuito dos mais bonitos do Brasil e que gosto muito de guiar, pois tem muitas curvas e exige bastante do piloto. Estou me preparando bem, pois o desgaste físico é grande e a temperatura deve estar alta no final de semana das corridas”, destaca.

O Velocitta é uma pista completamente diferente da de Goiânia, onde Josimar correu a etapa de abertura do campeonato no início do mês, então precisa chegar com uma base para uma pista que é travada, que tem algumas ondulações, subidas e descidas, freadas mais fortes, baixa velocidade e freadas em curva.

“Competir com Porsche 911 4.0 é muito prazeroso, o carro tem uma potência muito grande e apesar de desafiante, é bem divertido para pilotar, estou me adaptando e espero evoluir rapidamente em todas as condições de pistas e temperatura”, salienta.

Laurent Guerinaud dribla problemas em Interlagos, ganha mais uma, e mantem a liderança na FVee

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

 Apesar das dificuldades, Laurent Guerinaud conseguiu manter a liderança do Campeonato Paulista de Fórmula Vee, no último fim de semana, em Interlagos.

O piloto Rokim/Motul enfrentou problema de superaquecimento do motor na prova de sábado e terminou em terceiro. No domingo, quando iniciou uma reação em busca da vitória, ele rodou e foi obrigado a abandonar.

“Na primeira prova, eu estava liderando com uma vantagem confortável que aumentava a cada volta quando o motor começou a cortar e superaquecer devido à tampa do reservatório de expansão que soltou. Eu tive que levantar o pé para minimizar os cortes e administrar a corrida para salvar o terceiro lugar e a vitória na Máster”, disse o francês radicado no Brasil e atual bicampeão estadual da categoria.

“No domingo, na segunda prova, com pista molhada, eu estava em terceiro, esperando o momento para atacar os líderes. Me sentia muito bem e confiante nestas condições difíceis, mas quando encostei para ultrapassar, com visibilidade muito ruim, a roda traseira pegou na zebra, rodei e bati no guardrail. Tive que abandonar”, lamentou o piloto, que vinha de quatro vitórias consecutivas no campeonato. 

Miguel Costa brilha na Espanha, vence baterias e garante top-5 no Champions of the Future

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Miguel Costa viveu um grande final de semana no kartódromo de Zuera, na Espanha, onde foi realizada a segunda etapa do Champions of the Future, campeonato que serve como “open” do Europeu de Kart. O brasileiro foi um dos principais destaques entre os competidores da classe OK Junior, vencendo baterias classificatórias e ficando com a quinta posição na final.

O piloto, integrante da academia da Sauber, foi o segundo mais rápido na classificação, e triunfou em três das cinco baterias classificatórias do final de semana. Tais resultados o deixaram como o terceiro melhor entre os 72 competidores. Na pré-final, Costa foi o segundo colocado, largando em terceiro na decisão, da qual foi o quinto colocado.

“O final de semana foi quase perfeito. Fizemos a segunda melhor volta do final de semana, ganhei três corridas. Garanti um segundo lugar na pré-final e cheguei a liderar a final. Infelizmente, a calibragem dos pneus estava um pouco baixa e não consegui manter o ritmo para vencer. Mas mostrei meu real potencial, e estou pronto para a próxima etapa do Europeu, aqui na Espanha”, diz Miguel.

segunda-feira, 18 de abril de 2022

Fórmula Vee: etapa de Interlagos embola a disputa pelo título paulista

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

 Com duas vitórias, Lucas Veloso dominou a 3ª etapa do Campeonato Paulista de Fórmula Vee, no último final de semana em Interlagos, e embalou a disputa pelo título.

O piloto de Itapevi (SP) quebrou uma série de quatro vitórias seguidas do francês Laurent Guerinaud, que viu sua vantagem na liderança da competição cair para apenas quatro pontos.

No sábado, Lucas Veloso ganhou a vitória de presente. Guerinaud liderava com boa vantagem quando teve problema de superaquecimento de motor e precisou reduzir o ritmo. Mesmo assim, terminou em terceiro. Renan Casetta, que fez as duas pole positions no fim de semana, foi o segundo colocado.

Na segunda bateria, com a pista molhada por uma leve garoa na manhã de domingo, Lucas Veloso brigou pela vitória até o final. Ele travou um grande duelo com o paraense Augusto Santin, que não resistiu à pressão e acabou ultrapassado na penúltima volta. O estreante Vinas de Andrade chegou em terceiro. Líder do campeonato, Guerinaud bateu ao tentar uma ultrapassagem e abandonou a prova.

“O meu objetivo era justamente esse, vencer as duas provas e encostar na briga pelo título”, disse Lucas Veloso. “Este é um momento especial, porque tenho me esforçado demais para poder participar do campeonato neste momento de muita dificuldade e falta de apoio ao automobilismo”, afirmou o piloto, que chegou à sua terceira vitória na Fórmula Vee e comemorou ao estilo do piloto australiano de F1 Daniel Ricciardo, tomando espumante na sapatilha.

quarta-feira, 13 de abril de 2022

Com as cores do Brasil, Pietro Fittipaldi estreia no ELMS em Paul Ricard

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Piloto reserva da Haas na F1, Pietro Fittipaldi iniciará um novo desafio neste final de semana: disputará a temporada 2022 do European Le Mans Series, um dos principais campeonatos de endurance do planeta, guiando pela InterEuropol Competition na classe LMP2.

“Estou muito animado para começar essa temporada. A equipe tem trabalhado muito bem desde o primeiro teste que fizemos nessa semana aqui na França. Nós treinamos tanto com chuva lá em Val de Vienne quanto no seco aqui em Paul Ricard, então estou bem preparado”, diz Pietro, que tem apoio de Banco do Brasil, Baterias Moura, Claro, Gate.io, Fantom, Oak Berry, Hyper X, Furia, Stake.com, HRX e Fields 360.

Pietro guiará o protótipo Oreca 07 verde e amarelo, nas cores da bandeira brasileira, e seus equipamentos também terão detalhes nestes tons, como as luvas e o macacão. Fittipaldi revezará o carro com o dinamarquês David Heinemeier-Hansson e o suíço Fabio Scherer.

Público liberado para segunda etapa da Old Stock Race 2022

  CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A segunda etapa da Old Stock Race, marcada para o dia 17 de abril, no Autódromo de Interlagos, seguirá com as fortes emoções que marcam a categoria dos amantes de velocidade. Essa etapa levará o nome do engenheiro Roberto Botelho Beccardi, que homenageia o criador do motor 250-S, falecido no início do mês de abril.


Uma das grandes novidades é a liberação do público para comparecer ao circuito. Desde o anúncio, vários clubes de entusiastas do automobilismo e dos clássicos Opalas já confirmaram presença.


Esse é um resgate das tradicionais corridas, mundo afora, que sempre foram acompanhadas por famílias e grupos de amigos que confraternizam cada volta e ultrapassagem com muita vibração, churrasco, música com bandas de rock, e seus carros particulares. É uma excelente dose de adrenalina e entretenimento para todos.

Fórmula Vee recebe novos pilotos e já encara clima de decisão em Interlagos

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

 O autódromo de Interlagos recebe neste fim de semana de Páscoa a 3ª etapa do Campeonato Paulista de Fórmula Vee. Mesmo ainda no início da competição, o clima já é de decisão e as provas terão a participação de novos pilotos.

Laurent Guerinaud venceu as quatro corridas disputadas até agora. Assim, o objetivo de seus principais rivais é impedi-lo de disparar ainda mais na liderança. Na busca pelo tricampeonato estadual, o francês radicado no Brasil lidera com 80 pontos. Gérson Zarpelão Jr está em segundo, com 56, e Lucas Veloso em terceiro, com 46.

“Espero repetir os bons resultados das últimas corridas, mas a FVee é sempre muito competitiva”, diz Guerinaud. “Os carros estão muito equilibrados e acredito numa disputa bem maior daqui pra frente.”

Para os seus adversários, é a hora de virar o jogo. “Apesar de ainda termos seis etapas pela frente, não podemos deixá-lo abrir muita vantagem, porque depois será difícil alcançá-lo”, afirma Lucas Veloso, de Itapevi (SP), que já acumula dois segundos lugares nesta temporada.

E o pelotão para quebrar a hegemonia do francês será reforçado. Esta etapa contará com a estreia de novos pilotos. Entre eles está Paulo Campanelli, que volta a competir na FVee após dois anos.

Bia Figueiredo é a nova representante da CBA na FIA

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Indicada pelo presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, Giovanni Guerra, a pilota Bia Figueiredo passa a integrar a Comissão Mulheres no Automobilismo da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), pelo biênio 2022/2023.

Bia ocupa o assento que foi de Fabiana Ecclestone até dezembro passado, eleita para o cargo de vice-presidente de esportes para América do Sul, na chapa vitoriosa do presidente Mohammed Ben Sulayem. Dessa forma, as duas brasileiras na FIA já estão irmanadas em prol das mulheres no automobilismo brasileiro, em particular, e América do Sul como um todo.

A nova função de Bia Figueiredo se soma à de coordenadora para o Brasil do programa FIA Girls on Track, para a qual foi convidada logo no início da atual gestão da CBA.

Sua missão é emprestar toda sua experiência ao esforço da FIA em fomentar a participação feminina no esporte, já a partir do kartismo, ao mesmo tempo em que desenvolve políticas contra toda forma de preconceito. O automobilismo já mostrou que é, sim, lugar de mulher e a carreira de Bia é prova viva dessa realidade.

Dignity Gold GT Sprint Race: estreantes iniciam jornada ao título do Rookie Of The Year

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

O ano prepara muita adrenalina para os pilotos, principalmente aos estreantes. Além de concorrem ao título das suas categorias as quais estão inscritos PRO, AM ou PROAM, terão a possibilidade de arrematar mais um belo título ao final do calendário. O torneio Rookie of the Year é um prêmio anual da Dignity Gold GT Sprint Race desde a temporada de 2013, concedido ao melhor novato do ano da temporada regular da competição e que participaram de até três etapas nos anos anteriores da categoria.

O vencedor é selecionado por sua melhor pontuação na tabela de classificação do campeonato e recebe um troféu e R$ 25 mil, revertidos a um desconto com valor equivalente aos pilotos para a próxima temporada.  A tabela de classificação é diferenciada, não há distinção de categoria, segue a pontuação padrão (1º - 25 pontos, 20, 16…), contabilizando a posição de chegada em cada corrida no geral.

Nas três primeiras posições no ranking do Rookie Of The Year estão os jovens Arthur Gama (16 anos), Diogo Moscato (17) e Edgar Bueno Neto (20). “A minha etapa de estreia foi muito legal, todo mundo me dando os parabéns e tudo, repercutiu bastante. Vou tentar manter a constância nos resultados, sempre tentando fazer bons pontos e não me envolvendo em acidentes para tentar ser campeão”, declara o gaúcho Arthur Gama do GTSR #09.

Diogo Moscato (GTSR #54) diz que está gostando bastante do carro. “Estou me adaptando cada vez mais com a quilometragem. Já em Velocitta consegui demonstrar isso, conquistando as duas poles, tenho grande confiança que disputarei mais esse título durante esse ano”, destaca de Salvador (BA).

Stock Car: com pódio no final, Bruno Baptista dá show de recuperação nas duas corridas do Galeão

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

 Bruno Baptista foi o piloto com o maior número de ultrapassagens nas duas corridas do GP do Galeão disputadas neste último domingo (10/04), na nova pista do Aeroporto internacional do Rio de Janeiro, válidas pela 3ª etapa do Campeonato Brasileiro de Stock Pro Series 2022. Ao todo, na veloz pista de aviões, foram 24. 

O piloto largou em 26º lugar do grid na primeira prova e terminou em 14º lugar na vitória de Daniel Serra. Na segunda, foi para o pódio com importante terceiro lugar, subindo com Marcos Gomes em 1º e Ricardo Maurício em segundo lugar.

No entanto, com penalização de cinco segundos por ultrapassar com bandeira amarela Ricardo Maurício na penúltima volta da disputa, Gomes caiu para o sexto lugar e Ricardo Maurício e Bruno Baptista ficaram, respectivamente, no primeiro e segundo postos da última prova, que teve ainda Gaetano Di Mauro em terceiro.

“Depois de todos os problemas mecânicos inesperados que tive no meu carro nos treinos livres e oficiais do sábado, só dá para sair destas duas corridas do Galeão satisfeito com uma das minhas melhores atuações na principal categoria do automobilismo brasileiro. Na pista parecia que estava voando de posições na última corrida, já que na primeira prova fiz uma estratégia de economizar botões de potência para ficar entre os 15 primeiros. Porém fui muito prejudicado pelas duas entradas do Pace Car que foram demoradas e só pude fazer a minha entrada no box quase no fim da disputa", explicou Bruno Baptista.

terça-feira, 12 de abril de 2022

Laurent Guerinaud tenta manter invencibilidade e aumentar a vantagem na Fórmula Vee neste fim de semana

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

 Com 100% de aproveitamento neste início de temporada, o francês Laurent Guerinaud tenta ampliar o seu domínio na Fórmula Vee neste fim de semana, na disputa da 3ª etapa do Campeonato, em Interlagos.

O piloto Motul/Rokim venceu as quatro provas disputadas até aqui (duas em Interlagos e outras duas no Velocitta, em Mogi Guaçu). É o melhor início da história de um piloto na competição, e ele quer mais.

“A Fórmula Vee é uma categoria muito disputada e por isso é importante conseguir a maior vantagem possível na briga por mais um título”, diz o francês radicado no Brasil, atual bicampeão da categoria.

Guerinaud lidera o Campeonato Paulista com 80 pontos. Gérson Zarpelão Jr está em segundo, com 56, e Lucas Veloso em terceiro, com 46.

“Claro, meu objetivo é repetir os bons resultados das últimas corridas. Mas como os carros estão muito equilibrados e os pilotos sempre aprimorando, espero uma disputa cada vez mais acirrada”, afirma o francês. 

Após vitórias no Light, Pedro Clerot é destaque novamente nos testes de F4 na Europa

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Pedro Clerot segue em preparação para a temporada da F4 Brasil, categoria que terá seu primeiro campeonato disputado neste ano, em diversas frentes. O piloto participou nos últimos dias da etapa da Copa São Paulo Light de Kart, em Interlagos, de onde saiu com a vitória na classe Graduados, e tem participado desde então de testes com o carro da Fórmula 4 na Europa.

Na Europa, as atividades foram realizadas em Imola, que recebeu os testes coletivos da Fórmula 4 Italiana, um dos campeonatos mais fortes do planeta nesta divisão. Contando com 40 pilotos, Clerot sempre esteve entre os mais velozes no circuito Enzo e Dino Ferrari, na Itália.

“Tem sido semanas intensas de preparação, primeiro com as vitórias na Copa São Paulo Light, em Interlagos, e depois viajando para a Itália para participar de testes da Fórmula 4. As atividades são divididas em grupos, chegamos a liderar alguns treinos e fui o segundo mais rápido em um deles. Somando todos, fiquei sempre entre os melhores e fui evoluindo bastante em cada sessão”, disse Clerot, que treinará ainda sob orientações do ex-piloto de Fórmula 1 Vitantonio Liuzzi.

Brasileira supera desafio inédito nos Andes em um veículo 4x4

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Na tarde deste domingo (10), a pilota Amanda Vasconcellos, campeã de rally baja na categoria UTV 4 em 2020, tornou-se a primeira brasileira a superar os 6 mil metros de altitude em um veículo 4x4 (Ram 1500), um feito até hoje alcançado por poucos. Ao lado do piloto Renato Perotti, ela atingiu exatos 6.018 metros com ventos de 75km/h e 7 graus negativos de temperatura.

Para se ter uma ideia, essa altitude - cerca de 20 mil pés - é equivalente à altitude de voo de um avião comercial. Ao longo da jornada, a falta de oxigênio sempre foi a grande preocupação, pois poderia afetar a capacidade física e cognitiva da equipe. E, nesse quesito, o trabalho de aclimatação foi fundamental. Outra preocupação, além da resposta do motor e autonomia do veículo, foi em relação ao desempenho dos pneus nos terrenos severos dos Andes. Para isso, a equipe pôde contar com a tecnologia e a robustez da linha Grabber, da General Tire, marca norte-americana integrante do portfólio da Continental Pneus e patrocinadora do projeto.  

A conquista, realizada com o apoio da TSO Brasil, especializada em eventos automotivos, foi realizada nos arredores do Bonete Chico, no lado argentino da Cordilheira dos Andes, um dos locais mais inóspitos do planeta e é parte do projeto da websérie “Desafio dos Andes”, da General Tire.

Polaris domina abertura da UTV Cup em São Carlos

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Qualidade e quantidade deram o tom para a Polaris na primeira etapa da Rallymakers UTV Cup, em São Carlos (SP). Na mais nova competição brasileira de rally baja, os modelos RZR da marca representaram 50% do grid, dominaram os cinco primeiros lugares na classificação geral e garantiram a vitória em cinco categorias. Uma participação reforçada pela presença da norte-americana Sara Price, um dos destaques do off-road internacional. 

Ao fim de três voltas pelo percurso de 25 quilômetros em meio a um canavial, considerado técnico e desafiador pelos pilotos, o português radicado no Brasil Nuno Fojo superou Marcus Cotton por apenas 28 segundos. Lucas Moraes, Júnior Siqueira e Kaique Bentivoglio, também apoiados pela fábrica, completaram o Top 5 na classificação geral. 

Fojo – que comandou o novo RZR Pro R para a primeira vitória do modelo fora dos Estados Unidos –, também dominou a classe UT1, assim como Cotton (UT2); Siqueira (UT3); Guilherme Rodrigues (UT4) e Pedro Tocci (UT5). 

"É motivo de grande satisfação o resultado da Polaris como um todo. Reunimos 11 UTVs da marca no grid e fizemos os cinco primeiros lugares na geral de um rally, algo que não acontecia desde 2015. Mostramos que estamos fortes na briga, com vários modelos diferentes, inclusive com configuração original. Com a chegada dos novos Pro R e Turbo R para venda, esse cenário tem tudo para se repetir muitas vezes", festejou Fojo, que também é o gerente de Produto Internacional da Polaris para Ásia Pacífico e América Latina. 

Miguel Costa se destaca com terceiro lugar em bateria no Europeu de Kart

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Miguel Costa teve um final de semana positivo em Portimão, kartódromo português que recebeu a etapa de abertura do Campeonato Europeu de Kart. O piloto faturou um terceiro lugar em uma das baterias classificatórias e esteve na maior parte entre os dez melhores, sendo um dos destaques entre os competidores que disputaram a etapa da classe OK Junior.

Mesmo sofrendo com um forte resfriado, Costa mostrou forte desempenho ao longo do final de semana. Além do terceiro lugar, o brasileiro, integrante da academia da Sauber, um quinto, um sexto e um sétimo posto em outras três disputas. O bom desempenho seguiu na pré-final, quando Miguel terminou novamente entre os dez melhores.

Na decisão da etapa, Costa largou da 16ª posição, muito por conta de um acidente em uma das baterias classificatórias, e escalou o pelotão para completar a prova na 11ª posição. A FIA, porém, entendeu que uma das ultrapassagens foi passível de punição, e o brasileiro acabou com o 20º lugar da etapa.

Rally RN 1500: Accert Competições já está a caminho de Campina Grande (PB)

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

O Rally RN 1500, uma das mais importantes e tradicionais provas do rali cross-country brasileiro, será disputada entre os dias 18 a 23 de abril, na Paraíba e no Rio Grande do Norte.  Serão dois dias para as vistorias e prólogo e quatro dias de especiais com mais de mil quilômetros de percurso.

O evento terá como tema “Os caminhos portugueses no sertão nordestino”, reunirá o que há de melhor nas categorias Carros, Motos, Quadriciclos e UTVs, e contará pontos, mais uma vez, para os Campeonatos Brasileiros de Rally Cross Country das Confederações Brasileiras de Automobilismo (CBA) e Motociclismo (CBM).

Cristiano Rocha e Anderson Geraldi, da Accert Competições, estão inscritos na categoria PRO Brasil entre os Carros. “A prova é conhecida pela diversidade de terrenos e nível técnico. A intenção é fazer uma prova limpa, rápida e constante”, destaca o piloto nascido em Irati (PR) e que reside em Goiânia (GO).

O Rally RN 1500, cada vez mais nordestino, terá muitas novidades, a começar do novo local de largada, Campina Grande, na Paraíba, recém-eleita a 2ª melhor cidade para se viver no Nordeste, e famosa por suas festas de São João.  

Rallymakers UTV Cup começa em grande estilo

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Início mais que promissor para a nova competição dos ralis brasileiros: a etapa de estreia da Rallymakers UTV Cup, em São Carlos (SP), reuniu um grid de alto nível técnico, com direito à participação da norte-americana Sara Price, e desafiou os participantes com um percurso veloz e ao mesmo tempo técnico, elogiado por todos. 

Foram três voltas por um circuito bastante técnico de 25 quilômetros em meio a canavial (a plantação estava alta), e as primeiras aceleradas já levantaram muita poeira. Em trechos de alta velocidade, os competidores atingiram os 140 km/h – velocidade máxima permitida pelo regulamento do evento. As lombadas fizeram os UTVs saltarem e testaram o conjunto de suspensão. 

“Um percurso rápido e com cana alta: foi a configuração perfeita. Isso aumentou a adrenalina e apimentou a disputa, pois aceleramos no ‘cego’, ou seja, não conseguíamos ver o que vinha pela frente. Tem que acreditar nas placas de sinalização do trajeto e obstáculos, ler rapidamente o terreno e aplicar tudo o que se sabe sobre pilotagem”, descreveu o piloto Kaique Bentivoglio. “É um campeonato que vem para ficar, com uma configuração que aumenta bem a disputa, todo mundo briga por segundos. Com certeza a Rallymakers UTV Cup nasceu para brilhar”, concluiu.

23ª Copa Brasil de Kart em Aracaju terá categoria especial para pilotos com mais de 60 anos

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

As últimas edições da Copa Brasil de Kart e do Campeonato Brasileiro de Kart tiveram um bom número de pilotos com mais de 60 anos no grid. O atual campeão brasileiro da Super Sênior Master, Amilcar Mugnaini, por exemplo, é um dos representantes desses sessentões que aceleram muito.

Para premia-los e incentivar ainda mais a participação de pilotos nesta faixa etária nos principais eventos nacionais, a 23ª edição da Copa Brasil de Kart, que acontecerá em julho, em Aracaju (SE), terá uma categoria só para os pilotos 60+, tanto nas disputas com motores 2 Tempos, quanto 4 Tempos.

Na 2 Tempos, eles correrão juntos com os pilotos Super Sênior e Super Sênior Master. E na F4, com os competidores da F4 Super Sênior e F4 Super Sênior Master (veja as diferenças entre as categorias no final do texto). As pontuações de cada categoria serão separadas.

“Como o próprio nome já diz, será uma categoria destinada a pilotos com 60 anos ou mais. Este grupo tem crescido nos últimos eventos e entendemos que valeria a pena fazer uma pontuação separada para eles, ainda que estejam correndo com outros pilotos no mesmo grid”, destacou Rubens Carcasci, presidente da Comissão Nacional de Kart (CNK).

No inédito GP Galeão, Rafael Suzuki vai ao Q3, soma 9º lugar e se mantém no top-10 do campeonato

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Após 10 anos de intervalo, o Rio de Janeiro voltou a receber a Stock Car, dessa vez, para o inédito GP Galeão, realizado na pista do aeroporto. Foram dois dias intensos de atividades, que culminaram em provas movimentadas neste domingo (10). Para Rafael Suzuki, que vinha de um bom 4º lugar em Goiânia, o evento marcou sua primeira vez correndo no Estado do Rio de Janeiro, e mais uma oportunidade de brigar no pelotão da frente. Com o 9º lugar na corrida 1, o piloto do carro #8 somou 12 pontos, e se mantém entre os 10 melhores na classificação geral, de um total de 36 pilotos.

O primeiro contato dos pilotos com o circuito foi na sexta-feira, com o reconhecimento de pista a pé. No sábado, após dois treinos livres, a classificação definiu o grid de largada para a corrida. Rafael esteve sempre entre os mais rápidos no Q1 e no Q2, garantindo-se no grupo de seis pilotos que brigaram pela pole position. Na terceira e decisiva fase, Suzuki marcou o 4º melhor tempo, mas por conta de uma punição, perdeu uma posição e largou em 5º.

O domingo foi de forte calor para as corridas. Saindo da terceira fila, Suzuki fugiu das confusões da largada e se manteve na disputa com o grupo da frente. A prova foi movimentada, e após o pit-stop, ele voltou com ritmo mais forte, completando as 27 voltas em 9º lugar, garantindo o quatro top-10 em seis corridas já realizadas. 

segunda-feira, 11 de abril de 2022

Tricampeões dominam GP Galeão, que faz festa do automobilismo no Rio

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Após uma década de ausência, o GP Galeão festejou a volta do automobilismo ao Rio de Janeiro com duas corridas bastante movimentadas e emocionantes neste domingo (10) no Circuito Cacá Bueno, instalado na pista 10/28 do Aeroporto Internacional RIOgaleão Tom Jobim. Em dia protagonizado por dois tricampeões da Stock Car Pro Series, Daniel Serra e Ricardo Maurício, ambos da Eurofarma-RC, saíram da Cidade Maravilhosa com as vitórias nas Corridas 1 e 2, respectivamente. Serrinha ainda assumiu a liderança do campeonato e agora soma 99 pontos, um a mais que o atual campeão, Gabriel Casagrande.

Ricardinho, porém, deixou o Rio de Janeiro como o maior pontuador da etapa. Terceiro colocado na Corrida 1, o tricampeão conquistou a vitória na segunda prova do dia depois que Marcos Gomes, da Cavaleiro Sports, foi punido em 5s após passar Maurício na Curva Petrópolis, quando o trecho era sinalizado por bandeira amarela. Com isso Ricardinho concluiu o fim de semana com 46 pontos e faturou o “Claro 5G Man of the Race”, prêmio concedido a quem atinge a maior pontuação no final de semana.

Aviões no circuito — A primeira corrida da Stock Car em um aeroporto comercial foi bastante movimentada do início ao fim. Com arquibancadas e camarotes cheios, a primeira boa surpresa foi o sobrevoo de dois aviões de caça modelo F-5M da Força Aérea Brasileira, capazes de operar a até 1,6 vezes a velocidade do som, em mais uma demonstração de sinergia entre o local escolhido para a prova e espetáculo oferecido ali pelo esporte a motor. 

Em pista de alta, frenagens fortes garantem o show da Stock Car no Galeão

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

 Quem esperava um desempenho massacrante dos Toyota Corolla na rápida pista do GP do Galeão viu suas teorias caírem por terra. Os Chevrolet Cruze da Eurofarma-RC venceram as duas provas, foi o carro da pole position e das voltas mais rápidas de cada corrida. O domingo (10) de velocidade no Rio de Janeiro foi marcante não apenas para o automobilismo nacional, com a primeira prova a ser disputada em um aeroporto em atividade, mas também pela qualidade das disputas e a quantidade de ultrapassagens, em pontos de frenagens fortes após as longas retas dos 3.225 metros – especialmente na curva 4, depois de um trecho de 1.300 metros de aceleração plena e velocidades que chegaram muito próximas dos 270 km/h.

Daniel Serra dominou a disputa da primeira prova largando da pole position, tendo Matías Rossi e Ricardo Maurício fechando o pódio; na segunda, Ricardo Maurício venceu, mas sua vitória só foi confirmada pouco mais de uma hora após a bandeirada: ele havia sido ultrapassado por Marcos Gomes na penúltima volta, mas em um ponto em que a bandeirada amarela era mostrada pelos fiscais em virtude de um acidente – situação em que as ultrapassagens são proibidas. Após análise dos comissários, Gomes foi penalizado com o acréscimo de cinco segundos a seu tempo de corrida e acabou em sexto. Maurício venceu tendo Bruno Baptista em segundo e Gaetano di Mauro em terceiro. Gomes entrou com pedido de reconsideração da punição, que foi indeferido, e manifestou à Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) por escrito que vai recorrer da decisão no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) caso a mesma seja mantida.

Mudanças antes da largada
Algumas mudanças aconteceram no grid entre o fim da classificação e o início da primeira prova. O argentino Matias Rossi abriu reclamação contra três competidores, mas acabou tendo a sua melhor volta no Q3 eliminada após uma reclamação feita por César Ramos. Com isso, o piloto do carro #117 caiu da quarta para a sexta colocação no grid, saindo da segunda para a terceira fila. Quem também teve sua posição revista foi Denis Navarro, que teve o seu tempo registrado como 25º colocado, mas após revisão foi para 16º, com Ricardo Zonta e todos os demais partindo uma posição para trás.

Matías Rossi conquista pódio inédito para a Argentina na história da Stock Car no Rio de Janeiro

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

O argentino Matías Rossi mostrou o porquê a casa preferida dos “hermanos” no Brasil é o Rio de Janeiro. Mesmo sem nunca ter corrido em uma prova na cidade antes, o piloto da equipe AMattheis Vogel conquistou o segundo lugar na prova principal da Stock Car no Aeroporto Rio Galeão.

“A sensação de conquistar este pódio é muito boa aqui no Rio. É fruto de um grande trabalho da equipe, que vem acontecendo desde minha estreia em Goiânia e aqui também. O carro estava muito firme e performando muito bem. A primeira corrida foi fantástica para nós, largando da sexta posição e conseguimos chegar em segundo”, diz Matías, que foi o primeiro argentino a subir no pódio no Rio de Janeiro na Stock Car. A Cidade Maravilhosa estava fora do calendário desde 2012, com o fim do Autódromo Jacarepaguá.

Matías esteve rápido com o Toyota Corolla em todas as atividades de pista neste final de semana no Galeão. Na corrida 2, em que a pista estava escorregadia por conta de uma chuva breve, Rossi acabou sendo tocado e ficou fora dos pontos.

“A segunda corrida foi uma pena o que aconteceu. Não vi a imagem de fora do carro, apenas minha onboard e o que pareceu de dentro do carro é que o Cesar Ramos saiu para fora da pista e sem querer acabou me levando junto. Não pude fazer nada, uma pena, mas são situações de corrida. O importante é que estamos bem. Agora o foco é a próxima corrida e seguir com a nossa meta de vencer corridas”, diz Matías.

A próxima etapa da Stock Car será disputada no Velocitta, palco em que Rossi também já foi ao pódio, em 15 de maio.

Fonte: Paulista Digital / Foto: Lucas Miranda/RF1

Stock Car: toque impede Rodrigo Baptista de finalizar GP Galeão no top-10

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

O estreante Rodrigo Baptista, piloto da equipe Crown Racing, ficou próximo de conquistar seu melhor resultado até então na Stock Car neste domingo (10). O competidor do Chevrolet Cruze número 3 disputava posições entre os dez primeiros da prova, porém um toque acabou impedindo Baptista de terminar o GP Galeão no top-10.

“Saio de hoje um pouco triste, mas ao mesmo tempo feliz porque vimos que o ritmo era bom, ainda mais depois de ir para último na primeira volta da corrida 1 e conseguimos fazer uma estratégia boa, que nos pontos. Para a corrida 2 estávamos com uma estratégia muito forte, mas com certeza os safety cars atrapalharam um pouco. Estávamos conseguindo nos manter no top-10 e infelizmente um toque acabou nos tirando da disputa”, afirma Baptista, que finalizou as provas do GP Galeão em 19º e 17º, respectivamente.

“No final, estou contente pela equipe, pelo menos vimos que o ritmo era bom e onde podemos melhorar para andarmos lá na frente, mas foi um grande avanço de Goiânia para esta etapa do Rio. O fato de ser uma pista inédita para todos acaba igualando um pouco os já experientes e estreantes na categoria, mas disso o que mais gostei é que o carro estava bom o suficiente para nos colocarmos na frente e, como eu disse, nos mostrou o potencial e onde precisamos melhorar”, completou Baptista, que é patrocinado pela PROLAM Termolaminação e Grupo Souza Lima.

Cacá Bueno comemora "dia inesquecível" com volta da Stock Car ao Rio

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Cacá Bueno terminou o final de semana do GP Galeão, etapa que marcou o retorno da Stock Car ao Rio de Janeiro (RJ) satisfeito com a repercussão que as corridas realizadas no circuito montado no aeroporto do Galeão tiveram. Após uma semana repleta de compromissos, o piloto da iCarros ACDelco Crown Racing celebrou a realização do evento, que lhe rendeu homenagens como o nome do traçado, chamado “Circuito Cacá Bueno”.

“Estou muito feliz com a homenagem. Parabéns a todos os envolvidos, pois foi um dia inesquecível para mim e para os cariocas, é muito emocionante ver o Rio de Janeiro de volta à Stock Car. Foi bacana ter um final de semana tão agitado fora da pista, com muitas entrevistas, recebendo amigos e convidados de patrocinadores”, disse Cacá, que tem os patrocínios de Itaú, iCarros, ACDelco, Red Bull, Paraflu e Grupo Souza Lima.

Na pista, o pentacampeão da Stock Car focou sua estratégia na segunda corrida, mas uma manobra evasiva para se livrar de um acidente e um longo período em bandeira amarela frustraram os seus planos. Desta forma, Cacá Bueno foca seus esforços na próxima etapa da Stock Car, marcada para o autódromo do Velocitta, que marca a prova “da casa” do time comandado por William Lube.

Casagrande conquista dois top-5 no GP do Galeão e segue forte na disputa da Stock Car

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

O paranaense Gabriel Casagrande voltou a conquistar bons resultados na rodada dupla da Stock Car no Rio de Janeiro. Mesmo carregando 30 kg de lastro em uma pista com a reta mais longa da temporada, o piloto da AMattheis Vogel esteve competitivo, apresentou velocidade e foi protagonista em grandes disputas na etapa para chegar em quarto na prova 1 e em quinto na corrida 2.

“O carro estava muito bem preparado para as duas corridas, com um ritmo forte e alucinante até o final. Foram muitas disputas e queria dar os parabéns para todos os pilotos. Foram disputas muito limpas, pelo menos as que aconteceram comigo”, disse Casagrande, que abriu a temporada com vitória em Interlagos em fevereiro na Corrida de Duplas.

Com os resultados deste final de semana, Casagrande é o vice-líder do campeonato com 98 pontos conquistados e está apenas um ponto atrás do líder. Seguindo com objetivo de ser buscar o bicampeonato e mostrar bom desempenho em todas as provas, o piloto da AMattheis Vogel segue animado para o próximo desafio da categoria.

Felipe Massa conquista melhor resultado na Stock Car

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Cada vez mais adaptado à Stock Car, Felipe Massa conquistou, neste domingo, seu melhor resultado na principal categoria da América Latina. O piloto da equipe Lubrax | Podium Stock Car Team largou em nono e terminou em sexto na primeira corrida do GP do Galeão, terceira etapa da temporada. Na segunda corrida, Massa brigava pelo top-10, mas foi tocado e bateu a poucos segundos do fim, terminando em 22º.
 

Já Julio Campos não teve sorte nas duas corridas. Na primeira, perdeu a visibilidade em um acidente entre Rubens Barrichello e Sergio Jimenez, que levantou poeira. Para não bater também, saiu do traçado, perdeu muitas posições e terminou em 24º. Na segunda, vinha recuperando posições e já estava entre os 15 quando se envolveu em outro incidente, terminando em 23º.

O que eles disseram:

Tony Kanaan soma pontos e aprova retorno da Stock Car ao Rio de Janeiro

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil 

Tony Kanaan se mostrou satisfeito com o retorno dele e da Stock Car ao Rio de Janeiro (RJ), cidade que recebeu neste domingo (10) o GP Galeão, no circuito montado no aeroporto internacional Tom Jobim. O piloto da Texaco Racing fez um balanço positivo do final de semana que de corridas da principal categoria do esporte a motor brasileiro.

“Vamos olhar o lado positivo, a gente teve a Stock Car voltando para o Rio de Janeiro, uma cidade da qual nunca deveria ter saído e espero que tenha sido um sucesso e que a gente possa voltar mais vezes”, disse Kanaan, que focou em uma estratégia para a segunda corrida, quando somou pontos ao terminar em 16º. Na primeira corrida, o baiano foi o 22º.

“A gente já teve uma classificação complicada porque perdemos o vácuo, infelizmente não deu para classificar mais a frente, então optamos por uma estratégia na segunda corrida, que estava funcionando super bem, até tomar o toque na largada e comprometer tudo. Não foi um final de semana em termos de performance como esperávamos, pois a gente vem de dois finais de semana muito bons”, seguiu o piloto.

Depois da passagem pelo Rio de Janeiro, Kanaan foca seus esforços na próxima etapa da Stock Car, marcada para o Velocitta, autódromo localizado em Mogi Guaçu (SP). “Velocitta é uma pista que foi favorável para nós como equipe e temos condições de conquistar mais resultados entre os primeiros como foi em Interlagos e Goiânia”, completou o piloto da Texaco Racing.

A rodada dupla de Mogi Guaçu da Stock Car está marcada para o dia 15 de maio.

Fonte: RF1 Jornalismo

     

IMSA: Pipo Derani completa etapa de Long Beach na quinta posição

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil     

Atual campeão do IMSA WeatherTech SportsCar Championship, o brasileiro Pipo Derani foi o quinto colocado na terceira etapa da temporada 2022, realizada neste sábado (9), no circuito de rua de Long Beach.

Após conquistar o quarto lugar no grid com o #31 Whelen Engineering Cadillac DPi-V.R, da equipe Action Express Racing, Derani já aparecia entre os três primeiros na sexta volta da prova, que teve 100 minutos de duração.

Na volta 23, o brasileiro fez mais uma excelente manobra sobre o Acura #60 para assumir a segunda posição. No entanto, logo depois, Derani acabou escapando na curva 5 e caiu para terceiro. Na volta 25, ele trouxe o Cadillac #31 para os boxes, para troca de pneus, reabastecimento e a entrada do companheiro Tristan Nunez.

O norte-americano voltou para a pista na sexta posição, mas infelizmente duas voltas depois teve um problema elétrico na reta do circuito e ficou parado. Quando conseguiu religar o carro, já havia perdido uma volta para o líder.

Arthur Leist gabarita no RIOgaleão e fecha etapa na liderança da Stock Series

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil      

O fim de semana da Stock Series no Aeroporto Internacional RIOgaleão Tom Jobim teve nome e sobrenome: Arthur Leist. O gaúcho de 20 anos abriu e fechou a segunda etapa da temporada 2022 com vitória. Depois do triunfo obtido na tarde do último sábado, com ultrapassagem decisiva na última volta, o piloto da Motortech dominou a Corrida 2 depois de assumir a liderança na volta 4 na quente manhã deste domingo (10) no Rio de Janeiro. Vitor Baptista, da W2 ProGP, conseguiu seu quarto pódio na temporada ao finalizar a disputa em segundo, enquanto Zezinho Muggiati, da W2, fechou o top-3.

A conquista de Leist ganha ainda mais valor em razão do lastro de 25 kg que o piloto carregou no carro por conta da segunda posição no campeonato antes da etapa do Rio. De quebra, o competidor foi o primeiro piloto a alcançar a contagem centenária de pontos na temporada. Com as duas vitórias obtidas no RIOgaleão, o triunfo e o terceiro lugar na etapa de Goiânia, Arthur agora soma 100 pontos, contra 92 de Muggiati. Baptista vem logo a seguir e tem 90.

Vitória e domínio no calor do Rio — Lucas Kohl, da Motortech, assumiu a liderança na largada e a sustentou até a volta 4, quando Leist passou o companheiro de equipe e abriu vantagem. Desde então, Arthur jamais foi ameaçado e manteve a dianteira até a bandeirada.