CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil
Na tarde deste domingo (10), a pilota Amanda Vasconcellos, campeã de rally baja na categoria UTV 4 em 2020, tornou-se a primeira brasileira a superar os 6 mil metros de altitude em um veículo 4x4 (Ram 1500), um feito até hoje alcançado por poucos. Ao lado do piloto Renato Perotti, ela atingiu exatos 6.018 metros com ventos de 75km/h e 7 graus negativos de temperatura.
Para se ter uma ideia, essa altitude - cerca de 20 mil pés - é equivalente à altitude de voo de um avião comercial. Ao longo da jornada, a falta de oxigênio sempre foi a grande preocupação, pois poderia afetar a capacidade física e cognitiva da equipe. E, nesse quesito, o trabalho de aclimatação foi fundamental. Outra preocupação, além da resposta do motor e autonomia do veículo, foi em relação ao desempenho dos pneus nos terrenos severos dos Andes. Para isso, a equipe pôde contar com a tecnologia e a robustez da linha Grabber, da General Tire, marca norte-americana integrante do portfólio da Continental Pneus e patrocinadora do projeto.
A conquista, realizada com o apoio da TSO Brasil, especializada em eventos automotivos, foi realizada nos arredores do Bonete Chico, no lado argentino da Cordilheira dos Andes, um dos locais mais inóspitos do planeta e é parte do projeto da websérie “Desafio dos Andes”, da General Tire.
Amanda realizou o feito com uma Ram 1500 Rebel, eleita Picape do Ano 2022 pela revista Autoesporte e a mais potente da categoria no Brasil, com motor V8 de 400 cv, câmbio automático de oito marchas, tração 4x4 com reduzida e suspensão elevada, com amortecedores Bilstein. A caminhonete foi calçada com os pneus Grabber X3 na medida 33X12,50R18, da General Tire. Seu desempenho superior na lama, na terra, em terreno rochoso e até na neve – condições enfrentadas no percurso do desafio – é resultado de inovadoras tecnologias incorporadas pela marca General Tire. Tanto o veículo como os pneus são completamente originais de fábrica e não passaram por qualquer modificação.
“Na Cordilheira, tudo é imenso, as montanhas, o frio, o desafio. Só quem vive essa experiência de conduzir um 4x4 na altitude pode entender o tamanho do esforço e o significado dessa conquista. Aos 40 anos, essa vitória é um dos legados que deixo para as minhas filhas”, celebra Amanda.
Renato Perotti investiu cinco anos de sua vida para realizar o projeto de chegar aos 6 mil pela primeira vez em 2016. “Ter a oportunidade de reviver esse objetivo ao lado da Amanda se transformou no sonho de toda a equipe. Foram semanas de preparação no Brasil para enfrentar um off-road nível extremo, dificuldade máxima com areia, cascalho, penhascos, desfiladeiros assustadores, subidas muito inclinadas, neve, gelo, pedras e passando por locais isolados em um raio de 100 km sem sinal de vida”, destaca.
“Foi com grande entusiasmo que recebemos a oportunidade de patrocinar o projeto Desafio dos Andes, fornecendo nossos pneus para uma aventura dessa magnitude. E, claro, é muito gratificante poder celebrar a conquista da Amanda e do Renato. Para nós, esse resultado comprova na prática - mais uma vez - os atributos de resistência e de desempenho dos pneus General Tire nas mais críticas condições de condução”, destaca Rodrigo Bonilha, vice-presidente da Continental Pneus.
O “Desafio dos Andes” é uma aventura de 7 mil km que demanda muito planejamento, bons equipamentos, muita preparação, coragem e, profissionalismo. A partida foi da cidade de Campinas, no interior de São Paulo, no dia 1° de abril. O retorno será no próximo dia 15 e o percurso inclui, entre outros locais, Miranda, Portezuelo, Chilca e Las Placetas, além de parte do circuito do tradicional Rally Dakar em solo Argentino.
Os pilotos
Amanda Vasconcellos é pilota de rally crosscountry. Em 2020, foi campeã brasileira de rally baja na categoria UTV 4 e, em 2022, completa seu quinto ano consecutivo de dedicação a esse esporte.
Renato Perotti completa este ano sua 20ª participação no rally dos SERTÕES e nove no Dakar. Desde 2013, liderou 96 grupos em expedições internacionais, sendo mais de 30 nos Andes. Em 2016, estabeleceu a marca de 6.003 m de altitude em um veículo 4x4 e sem oxigênio em uma subida épica na Sierra del Valadeiro, na Argentina.
Fonte: MLP Assessoria de Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário