segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Laurent Guerinaud conquista título histórico: Campeão da Fórmula Vee 2020, em sua primeira temporada

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

 Um título histórico no Brasil e na França! O piloto francês Laurent Guerinaud se tornou campeão paulista da Fórmula Vee neste domingo (29/11), em Interlagos, num feito inédito na categoria mais tradicional do automobilismo brasileiro.

Em 53 anos de história no país, a FVee jamais havia tido um campeão estrangeiro. Com isso, Guerinaud está agora ao lado de grandes nomes que triunfaram na categoria, como Emerson Fittipaldi (primeiro vencedor, em 1967), Nelson Piquet (pela Super V, em 1975) e o austríaco Niki Lauda, todos campeões também na Fórmula 1.

“É uma grande honra para mim estar nesta galeria de grandes campeões, não apenas da Fórmula Vee, mas do automobilismo mundial”, afirmou Laurent Guerinaud, que disputou apenas a sua primeira temporada na categoria.

O título foi conquistado somente na última prova, numa campanha que mostrou a força de recuperação do piloto francês. Ele começou a competir no Paulista apenas na segunda etapa, quando estava 34 pontos atrás do primeiro colocado. A cada prova, ele foi reduzindo a diferença, até a virada de campeão.

“Não foi fácil sair lá atrás e conquistar o título, ainda mais porque eu nunca havia competido em monoposto, apenas de kart e provas de Turismo na Europa. Por isso, a sensação de alegria é ainda maior”, afirmou o francês, radicado no Brasil. 

Alberto Otazú é campeão da Copa Interior de Kart

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

 A desistência de última hora de um piloto, abriu a possibilidade do piloto Alberto Otazú (AVSP/Bianchi Automóveis/Cardoso Funilaria e Pintura/No Fire Services/Rolley Ball/Speed Truck/TS Sports) competir e se sagrar campeão da Copa Interior de Kart, disputada no último domingo (29/11) no Kartódromo Arena de Itú, no interior de São Paulo.

“Eu fui para assistir aos meus companheiros da equipe de Endurance RKC, mas como sempre, levo o meu equipamento. E como surgiu uma vaga, eles me convidaram pra correr e completar o grid de 25 pilotos na categoria dos pilotos mais pesados. E foi uma excelente, mas difícil estreia nesta pista. Ganhei a última bateria e fiquei com o título por um ponto”, comemorou Otazú, que venceu o segundo campeonato no intervalo de uma semana.

Foram três baterias bem disputadas. Na primeira Alberto Otazú terminou em quarto e na segunda, com grid invertido em quinto. Depois da segunda prova, três pilotos estavam empatados na liderança da categoria de 265 quilos de peso total, 15 quilos a mais do que as outras categorias: Alberto Otazú, Gilnei Júlio e o francês Luca Urbani. Depois de largar das últimas posições (20º) com o grid invertido, Otazú foi ultrapassando todos os adversários pouco a pouco, até assumir a liderança na penúltima volta para vencer e se sagrar campeão por apenas um ponto. Os vencedores das outras baterias foram Anthony Peperone e Fábio PL, respectivamente.

Brasileiro de Enduro – Contagem regressiva para a final em Marzagão, Goiás

 


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

 Está aberta a contagem regressiva para a grande final do Campeonato Brasileiro de Enduro. Com presença dos principais pilotos do país, as disputas marcadas para este fim de semana (5 e 6/12) na cidade de Marzagão, Goiás, irão definir os campeões de 13 categorias - além da classe Enduro GP, que reúne os mais rápidos da competição. O evento irá cumprir rigorosamente os protocolos de prevenção ao coronavírus e os participantes deverão usar máscaras de proteção, manter o distanciamento físico, utilizar álcool em gel e passar por medição de temperatura corporal. O acesso do público não será permitido. 

Localizada a 200 quilômetros da capital Goiânia, Marzagão recebe pelo terceiro ano consecutivo uma prova do Brasileiro de Enduro. As disputas serão válidas pela primeira vez como a decisão do campeonato e ainda têm papel beneficente, já que as inscrições incluem a doação de fraldas infantis para ajudar o Natal de pessoal carentes por meio de programa da Secretaria de Assistência Social do município. 

Em 2020, a abertura do Brasileiro foi realizada em Itapema (SC) e a competição também passou por Penha (SC), Santa Cruz de Goiás (GO) e Rio Negrinho (SC). Com a programação das finais, que incluem rodada dupla na cidade goiana, o campeonato fechará o ano com 12 etapas realizadas.   

“O percurso será inédito, mas na mesma região das etapas dos anos anteriores”, antecipa Rildo Gonzaga, diretor de prova em Marzagão. “Preparamos um trajeto bem variado, com trechos de areia, subidas, descidas, retas de altas velocidades, curvas com escoras, canaletas e trilhas de gado. O desafio vai exigir muita concentração, para não cometer erros, e preparo físico. O calor é um adversário a mais, segundo a previsão não deve chover, então será muito importante ter atenção com a hidratação”, continua Gonzaga. 

Brasileiro de Rally de Velocidade: Victor Corrêa/Maicol Souza com duas mãos na taça do título

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Correndo com o regulamento como se fosse a planilha de navegação, e fazendo o que era necessário para assumir a liderança do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade, a dupla Victor Corrêa/Maicol Souza (Unifenas) está muito próxima de repetir a conquista de 2018 sagrando-se campeões da categoria Rally 5. No último fim de semana (28 e 29/11) eles terminaram em segundo no tradicional Rally da Graciosa, na região metropolitana de Curitiba (PR) e dificilmente serão superados.

“Esse final de semana foi muito importante, o primeiro em que não tivemos problemas, possibilitando os dois bons resultados que nos deixaram com a mão de cada um da dupla na taça. Estamos com uma expressiva vantagem”, comentou o piloto mineiro Victor Corrêa, depois da segunda colocação na sexta e sétima etapas do certame nacional.

O Rally da Graciosa é o único evento da modalidade no Brasil realizado 100% em pisos pavimentados por asfalto e paralelepípedo, passando pela histórica e desafiadora Serra da Graciosa. Foram 313,09 km percorridos nos dois dias, sendo 138,44 km em oito Especiais cronometradas.

Vitória em Tarumã coloca Wanderson Freitas na briga pelo campeonato

 
CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

 A estreia de Wanderson Freitas no Autódromo de Tarumã acabou com vitória do piloto mineiro na última das seis corridas da terceira etapa da Turismo Nacional. As outras vitórias foram de Fabiano Cardoso (3), Lamartine Pinotti e Rafa Lopes. Nas outras baterias disputadas, Wanderson teve um terceiro lugar, dois sextos lugares, um sétimo e um oitavo.

“Fomos evoluindo a cada corrida. Eu evoluí na tocada, aprendendo os melhores pontos da pista, e a equipe foi achando os acertos, mexendo em cada detalhe. Como a pontuação em cada prova é diferente, a estratégia era buscar o resultado na última. Foi com cautela, evitando acidentes e aproveitando as brechas que os outros pilotos deixavam”, declarou Freitas após um fim de semana com seis corridas.

Com os resultados em Tarumã, o piloto que leva as cores da Takao Brasil, ContagemMotorpeças.com.br , Bastos Juntas, KS Kolbenschmidt, Ric Válvulas, Sintech do Brasil, Roltens, Netcarpeças.com.br, AFP Performance e Cyclo, entrou na briga pelo campeonato, que terá mais 170 pontos em disputa na última etapa.

Mercedes-Benz Challenge parte para decisão com apenas dois pontos separando os líderes da C300 Cup

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

O último domingo (29) não foi só de decisão nas urnas na cidade de São Paulo. Em Interlagos, o templo da velocidade brasileiro, foram definidos os candidatos ao título da temporada 2020 do Mercedes-Benz Challenge, que disputou no fim de semana sua penúltima etapa do calendário, restando apenas a decisão no dia 20 de dezembro em Curitiba (PR).

Na divisão mais disputada, a C300, Witold Ramasauskas cumpriu seu ritual tradicional: venceu mais uma vez, mantendo seu aproveitamento de 100% e, contando também com o resultado de seu companheiro Paulo Baldini na segunda corrida, ele sai de Interlagos como chegou: na liderança do campeonato, dois pontos à frente de seu principal concorrente, Alexandre Navarro.

"Por conta do regulamento, descartamos uma etapa inteira e, com isso, descartei uma vitória, o que valoriza ainda mais a regularidade que planejei para a temporada, conseguindo vencer todas as corridas que fiz. Agora é focar bastante em Curitiba, uma pista que a categoria não correu nos últimos anos e quem se adaptar primeiro levará vantagem. Novamente, irei para fazer minha parte, dar o meu melhor e sair de lá campeão", comentou Witold, da equipe Sambaíba Racing, que corre com o apoio da X Car, Sambaíba, D Sport, Ademimotors, Ademicon, Letter Consulting, Embreagex, Crediauto e Broker House.

quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Laurent Guerinaud busca neste domingo título histórico no Campeonato Paulista de Fórmula Vee

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

O francês Laurent Guerinaud terá a chance de fazer história no automobilismo nacional neste domingo, em Interlagos. O piloto da Rokim Automotive, diretor da GiPA do Brasil, vai tentar se tornar o primeiro estrangeiro a conquistar o título do Campeonato Paulista de Fórmula Vee.

Radicado no Brasil, Guerinaud disputa pela primeira vez a FVee. Ele só começou a competir a partir da segunda etapa do campeonato, quando o líder estava 34 pontos à sua frente. “Eu queria matar a vontade de competir e conhecer a Fórmula Vee. Agora, já tenho a chance de brigar pelo título, o que é algo maravilhoso”, afirma o piloto, que correu de kart e em provas de Turismo na Europa.

O francês é o segundo colocado na classificação geral, com 184 pontos. Com três vitórias nas últimas provas, ele conseguiu reduzir a diferença para o primeiro colocado a apenas 10 pontos. O paraense Augusto Santin lidera com 194.

Nesta 8ª e decisiva etapa do campeonato, a pontuação será dobrada. Assim, nas duas provas deste domingo, estarão em jogo 80 pontos. “Isso deixa o campeonato totalmente aberto. As chances são boas, vou confiante em busca desta conquista que pode ser inédita na categoria”, afirma Guerinaud.

Tarumã recebe a Turismo Nacional neste fim de semana

 


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

 O Turismo Nacional está desembarcando no Autódromo de Tarumã para a penúltima etapa da temporada. Serão mais seis corridas para cada uma das três categorias que integram a programação dos carros de fabricação nacional e que também estão pelas ruas do país. O mineiro Wanderson Freitas acelera pela primeira vez no autódromo gaúcho com a missão de somar o máximo de pontos para ter possibilidades de brigar pelas primeiras posições na última etapa.

“É minha estreia nesta pista que todos consideram desafiadora. Estudei algumas on-boards e usei o simulador para ter uma ideia de como será e gostei bastante. Acredito que estou preparado para encarar a etapa”, comenta Wanderson que pilota o VW Gol da Stumpf Preparações com o apoio da Takao Brasil, ContagemMotorpeças.com.br , Bastos Juntas, KS Kolbenschmidt, Ric Válvulas, Sintech do Brasil, Roltens, Netcarpeças.com.br, AFP Performance e Cyclo.

Depois de zerar na etapa inicial em Goiânia, Wanderson garantiu recuperação nas provas disputadas em Cascavel somando provas em cinco das seis corridas disputadas. Em Tarumã, estarão em jogo 170 pontos, o que pode mudar completamente a classificação.

500 Km de Interlagos: Mineiro Victor Corrêa realiza sonho de correr com seu pai

 


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Depois de 21 anos no automobilismo, passando por diversas modalidades desde o kartismo até categorias de monopostos e protótipos europeus, e agora no rali brasileiro, o mineiro Victor Corrêa (Unifenas) realizou um sonho no último fim de semana (21/11). Pela primeira vez ele correu em dupla com o seu pai, Victor Corrêa de Oliveira (66 anos), e a bordo de um Passat conquistaram a quarta posição na categoria T2.0 nos 500 km de Interlagos.

“Desde quando eu comecei a correr, sonhava com um momento como esse, de fazermos uma corrida de longa duração juntos. A gente teve um resultado considerável, tendo em vista que corremos com um carro bem menos potente do que os nossos concorrentes. Ter feito tudo isto, tudo o que representava a corrida e ainda ter terminado a prova com propriedade, tendo feito as coisas com muita cautela, foi fantástico. E essa foi só a primeira, se Deus quiser...”, comentou o Campeão Brasileiro de Rally de Velocidade em 2018.

Piloto amador na década de 70, o ‘velho’ Victor passou o gosto pelos carros e pelo automobilismo ao seu filho, que estreou na categoria Cadete aos nove anos de idade na Copa Alfenas de Kart, onde já se sagrou campeão, e desde então sempre estão juntos nas pistas e nas trilhas.

Endurance: Curitiba das boas lembranças para Léo e Átila

 


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A Império Endurance Brasil acelera para a penúltima etapa neste final de semana, no Autódromo Raul Boesel, em Pinhais, região metropolitana de Curitiba. Líderes da categoria GT4, Léo Sanchez e Átila Abreu voltam ao local de sua primeira vitória na temporada com o objetivo de repetir o feito na prova que terá quatro horas de duração.

“Pista que gostamos muito e de boas lembranças pra gente. A ideia é repetir o resultado da etapa disputada em setembro e sair de Curitiba com a liderança e uma boa vantagem para a decisão”, comenta Léo Sanchez.

O carro da dupla, a Mercedes AMG GT4 preparada pela equipe AMG MotorSport, sofreu na etapa de Goiânia com uma restrição de potência, algo que Léo Sanchez espera que não aconteça para esta etapa.

Brasileiro de Enduro de Regularidade – Dário Júlio segue na liderança do campeonato na categoria Brasil

 


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

 O piloto Dário Júlio, da equipe Honda Racing, venceu no último fim de semana (21 e 22/11), na categoria Brasil, a sétima edição do Enduro Costa das Baleias. O mineiro competiu com a motocicleta nacional CRF 250F. A prova, em Prado (BA), foi válida pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade.

Tetracampeão da modalidade, Dário Júlio está em busca de mais um título. O mineiro de Lavras é três vezes campeão brasileiro de enduro de regularidade na Master (2007, 2008 e 2009) e faturou a competição em 2018, na categoria Over 40.


“Apesar da chuva que caiu no fim de semana, a prova em Prado foi boa demais, porém bastante técnica. Cada dia contou com duas etapas e consegui ganhar todas. Essa vitória foi bastante especial e dedicada ao piloto Tunico Maciel, que nos deixou há duas semanas”, destaca Dário. Ele subiu ao pódio com uma camisa em homenagem ao amigo e companheiro de equipe, falecido após uma queda no último dia do Sertões. 

Kartismo: Disputas acirradas na penúltima etapa da AKSP alteram lideranças

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

 A cada etapa o campeonato da Associação dos Kartistas de São Paulo (AKSP) se mostra mais surpreendente e competitivo, sempre apresentando novos vencedores e novos líderes. E as provas da penúltima rodada, realizada no último fim de semana (21/11), confirmaram estas expectativas. Os vencedores foram Alberto Otazú (Elite), Leonardo Ferreira (Graduados), Luiz Gouvêa (Sênior) e André Alves (Luiz). E faltando apenas uma etapa para a definição dos campeões, os líderes do segundo turno são Alberto Otazú (Elite), Beto Dicker (Graduados), Edu Abrantes (Sênior) e Gabriel Medina (Light), enquanto que na tabela de pontuação da temporada os ponteiros são Luciano Montanhez (Elite), Beto Dicker (Graduados), Edu Abrantes (Sênior) e Gabriel Medina (Light).

A principal categoria proporcionou a corrida mais acirrada. Luciano Montanhez estabeleceu a pole position, seguido de Edu Abrantes, Alberto Otazú, Augusto Coutinho e Biel Gregório. Logo Montanhez, Otazú e Abrantes se destacaram, com os dois primeiros chegando a trocar de posição na liderança. Até que Alberto percebeu que não tinha equipamento para liderar e ficou no vácuo dos dois primeiros para aguardar algum erro de seus concorrentes. E foi o que aconteceu. Faltando cinco voltas ele passou para a vice liderança e já abriu uma folguinha sobre Edu, na antepenúltima volta fez a volta mais rápida (1min06s590) e ultrapassou Luciano, para abrir meio segundo (0s588) até a bandeirada. Com este resultado Otazú passou a liderar o segundo turno e está a apenas 7,5 pontos de Montanhez, que é o líder na classificação geral da temporada.

Na categoria Graduados Marcelo Argenton garantiu a pole position, seguido de Leonardo Ferreira e Rogério Cebola, que foram os protagonistas desta prova. Depois de acirrada disputa no início, Ferreira assumiu a ponta e foi abrindo vantagem, marcando o giro mais rápido (1min06s300) na 15ª volta. Ele chegou a abrir 4s145 de vantagem para conquistar a sua primeira vitória, com Cebola em segundo e Argenton em terceiro. Beto Dicker, que terminou em quinto, além do segundo turno, assumiu a liderança da classificação geral, apenas seis pontos à frente de Matheus Roque.

Stock Car anuncia plano de TV e divulgação em 2021

 


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

 Promotora da Stock Car, a Vicar Promoções Desportivas anunciou nesta segunda-feira (23) o pacote de televisionamento e também uma destacada ampliação de sua plataforma digital para 2021. Os direitos para as transmissões nacionais em TV aberta foram adquiridos pela Band por cinco temporadas. Entre outras iniciativas, a parceria prevê a exibição de todas as corridas da temporada ao vivo. O Grupo Globo renovou por mais dois anos os direitos de transmissão ao vivo em TV paga, dando continuidade à cobertura que já vinha sendo oferecida pelo Sportv, líder do segmento. Já a plataforma digital da Stock Car ampliará seu escopo, passando também a exibir as provas ao vivo e com sinal aberto para todas as regiões do mundo, em acordos com as principais redes sociais, como Instagram, Facebook e Youtube.

Segurança e estabilidade – A Band adquiriu os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro de Stock Car para a TV aberta nacional por um período de cinco temporadas a partir de 2021, com opção de renovação por mais cinco anos. Bastante abrangente, o acordo irá trazer muito mais exposição a plataforma Stock Car. Além da exibição da íntegra ao vivo das corridas, a parceria contempla a cobertura da pré-temporada e do campeonato pelo jornalismo esportivo e telejornais, matérias especiais e participação de personagens em programas da emissora, em uma abrangente sinergia entre os produtos da Band e o conteúdo e personagens da Stock Car.
“Estar com todas as provas ao vivo em um contrato de longo prazo dá a segurança e a estabilidade para que equipes e patrocinadores também invistam em acordos de longa duração, o que é excelente para todos os envolvidos do ponto de vista do negócio”, observa Fernando Julianelli, VP Comercial e de Marketing da Vicar Promoções Desportivas.

quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Com um MRX, Totti, Yoshi, Vilela e Ghizo vencem os 500 Km de Interlagos

 


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Perder a vantagem de largar na pole position não fez diferença para Leandro Totti, Léo Yoshi, José Vilela e Guga Ghizo. O protótipo MRX largou dos boxes e venceu neste domingo (22) a edição deste ano dos 500 Km de Interlagos, mais importante corrida de longa duração do País. Em apenas quatro voltas, o quarteto já estava entre os seis primeiros, protagonizou ótima disputa com o Cobalt Stock V8 de Ney e Neyzinho Faustini (líder desde a largada) e, depois, tomou a dianteira de forma definitiva, garantindo a vitória.

“Só tenho que agradecer ao (Leandro Totti) e a equipe. É uma emoção muito grande vencer essa corrida, que existe desde 1950”, disse Vilela, responsável por cruzar a linha de chegada. “É muito bacana vencer uma prova tão tradicional, em um autódromo icônico. Agradeço muito a equipe, pois sei o trabalho que foi”, comentou Yoshi.

“Nós começamos a travar o pneu dianteiro no final da corrida, então só pudemos comemorar quando o Vilela cruzou a linha de chegada. Mas a vantagem que abrimos durante a corrida nos tranquilizou”, explicou Ghizo. “Depois do warm up, a gente sabia que tinha um carro confiável. Mas tivemos o problema de embreagem antes da largada. Mas os meninos fizeram a parte deles e foi bom. Ganhar os 500 Km de Interlagos ficará marcado na história”, completou Totti.

A segunda posição acabou nas mãos do Spyder conduzido por Alexandre Zaninotto, Ciro Paciello e Leandro Guerra, que completaram a prova uma volta atrás dos vencedores. Júnior Victorette e Rafael Iserhard, com um Audi, terminaram em terceiro e venceram na classe Turismo Força Livre (TFL). Eduardo Pimenta e Luís Cesar Oliveira, com um Spyder, completaram em quarto, triunfando na classe P3, sendo seguidos por Maurício Airas e Rafael Kasai, que triunfaram na classe Turismo 2.0 com um Chevrolet Corsa muito bem preparado.  Sétimos colocados gerais, Leandro Pedro, Fábio Coelho e Ton Wagner Costa venceram na Turismo 1.6 com um Passat.

Brasileiro de Motocross – Lucas Dunka assume a liderança da categoria MX2

 


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Após vencer as duas corridas deste domingo (22/11), o catarinense Lucas Dunka assumiu a liderança da categoria MX2 no Campeonato Brasileiro de Motocross. O piloto da equipe Honda Racing atingiu 100% de rendimento com a CRF 250R na terceira etapa da competição, em Apiaí (SP). O time foi o destaque da categoria e, somando o desempenho das duas corridas, emplacou dobradinha com Leonardo Souza, segundo colocado no pódio da etapa. 

“Foi um final de semana perfeito. Somei bons pontos e saí líder, não poderia ter sido melhor”, afirma Dunka. Leonardo Souza, que também compete com a CRF 250R, subiu para o quarto lugar na tabela da MX2: “Foi muito bom, atingi boas velocidades e um ritmo muito forte. Sem dúvidas, uma ótima etapa”.

Na corrida da Elite MX, o venezuelano Anthony Rodriguez confirmou o segundo lugar, após ser ultrapassado pelo português Paulo Alberto quando faltavam duas voltas para o final. A bateria também somou pontos para a classe MX1. 

Já na corrida exclusiva da MX1, o piloto brigava pelas primeiras posições quando teve problemas com o pneu traseiro e teve de abandonar. “A etapa não foi como planejamos, mas vamos fazer todos os preparativos para chegar com tudo nas próximas corridas”, diz Rodriguez.

Com os resultados, o venezuelano agora está na vice-liderança da Elite MX e em terceiro na tabela da MX1. A equipe Honda Racing também foi representada na etapa pelo equatoriano Jetro Salazar (7º na bateria da Elite MX e 13º na soma das corridas da MX1) e pelo paulista Hector Assunção (12º na soma das corridas da MX1). Os três pilotos competem com a CRF 450R.     


Leist vence pela primeira vez na Stock Light, que parte para a final completamente indefinida

 


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A Stock Light encerrou o fim de semana em Goiânia com chave de ouro, apresentando mais um novo vencedor na temporada e seguindo completamente aberta para a Grande Final em Interlagos, no dia 13 de dezembro.

Oriundo dos monopostos, Arthur Leist, que tem como irmão o ex-piloto da Indy Matheus Leist, se tornou o mais novo integrante da lista de vencedores da categoria, triunfando tanto no geral quanto na classe dos estreantes com uma atuação de gala, largando da pole por conta do grid invertido e liderando todas as voltas para receber a bandeirada com dez segundos de vantagem para seu rival mais próximo, Raphael Reis.

Reis, por sua vez, fechou o fim de semana com dois segundos lugares e lidera a lista dos melhores rumo à decisão. Com 208 pontos, ele puxa uma relação que também conta com Pietro Rimbano (175), Matheus Iorio (170), Rafael Martins (170), o próprio Leist (145), Gabriel Robe (138), Gabriel Lusquiños (132), Felipe Baptista (131), Gustavo Frigotto (114) e Zezinho Muggiati (103), citando apenas os dez primeiros. Em Interlagos, 90 pontos estarão em jogo e os pilotos ainda descartarão os dois piores resultados.

Hipercompetitiva, Stock Car vira do avesso em Goiânia

 


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

 Foi mais um final de semana imprevisível e no limite da Stock Car em Goiânia, onde a categoria realizou no sábado a 10ª e no domingo a 11ª etapa. Com dois vencedores inéditos, o que elevou para 13 o número de pilotos a subir no topo do pódio nas 17 largadas realizadas este ano, a categoria assistiu a uma reação dos times equipados com o modelo Chevrolet Cruze, com a marca norte-americana ultrapassando no ranking pela primeira vez a Toyota, que utiliza o estreante Corolla.
Em mais uma reviravolta espetacular, Thiago Camilo, que em Curitiba havia construído uma liderança razoavelmente confortável, saiu do traçado goiano acuado por Ricardo Maurício e Daniel Serra, que agora estão empatados em 242 pontos contra 243 do líder no acumulado do ano. Mais do que isso, os dez primeiros ainda têm chances matemáticas de ficar com o título na Super Final, prova que será disputada em Interlagos no dia 13 de dezembro.

Vencedores inéditos –
A 10ª etapa foi disputada em rodada simples no sábado, com vitória do Chevrolet Cruze de Ricardo Maurício. Mas o domingo viu Guilherme Salas e Allam Khodair vencerem as Provas 1 e 2 da rodada dupla que valeu pela 11ª etapa. Salas e Khodair ainda não haviam vencido na temporada e, assim como a vitória de Maurício no sábado, os resultados das duas provas de hoje ajudaram a embolar de vez o campeonato, que vem experimentando reviravoltas a cada etapa. Neste momento, 11 pilotos têm chances matemáticas de chegar ao título. Nunca o campeão da Stock Car esteve tão indefinido faltando uma prova para o final.
No classificatório para o grid das provas do domingo a Stock Car voltou a mostrar um nível de competitividade impressionante, justamente no “momento premium” dos pilotos, quando todos estão com os carros preparados para máxima performance. Horas antes da largada, Diego Nunes foi o mais rápido na fase Q1 das tomadas de tempo, com Cacá Bueno fechando sua volta no 20º lugar a meros 0s503. O 24º e penúltimo colocado naquela sessão, Pedro Cardoso, ficou a apenas 0s817 do melhor tempo. Nesse quesito, o recorde da categoria foi registrado na etapa anterior, em Curitiba, quando 21 carros foram separados por menos de meio segundo.

Três líderes emparelhados – A pole position para a 11ª etapa foi registrada no Q2 por Allam Khodair, companheiro de Nunes na equipe Blau Motorsport, com a marca de 1min27s998. Khodair largou bem e manteve a dianteira, mas foi superado na segunda volta por Salas no miolo da pista. Na volta seguinte Salas, Khodair e Bruno Baptista chegaram a emparelhar na briga pela ponta na freada da Curva 1, com os dois últimos se tocando e saindo da pista. Melhor para Salas, que aproveitou a confusão para abrir vantagem, liderar até o final e conquistar a primeira vitória de sua carreira na Stock Car. Diego Nunes chegou em segundo, com Denis Navarro em outro forte desempenho na terceira colocação.
“Até que enfim veio essa vitória. Em Curitiba ela passou muito perto, mas hoje, graças a Deus, aos engenheiros, mecânicos, todo mundo, essa vitória aconteceu”, disse Salas. “A categoria é uma das mais difíceis do mundo. Todos andam muito próximos. Temos pilotos com passagem pela Fórmula 1. Minha jornada foi bem longa e difícil, pois esse é um esporte em que você precisa ter apoio, e não é fácil de arrumar. Mas vamos um passo de cada vez, degrauzinho por degrauzinho, e vamos chegar lá”, concluiu, referindo-se ao sonho de disputar o título.

Copa Shell HB20 celebra dois novos vencedores neste domingo

 


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A Copa Shell HB20 fechou sua quarta passagem por Goiânia na temporada 2020 com chave de ouro, celebrando dois novos vencedores nas categorias Pro e Super. Na divisão principal, Kleber Eletric fez história com vitória na Pro, enquanto Diego Vallini triunfou pela primeira vez na Super.

Com uma atuação perfeita, largando da ponta por conta do grid invertido, liderando todas as voltas e ainda fazendo a melhor volta, Eletric se tornou o primeiro piloto na história da Copa Shell HB20 a ter no currículo vitórias tanto na Super quanto, agora, na Pro. No ano passado, ele foi um dos protagonistas da Super, perdendo para Luciano Viscardi somente na Grande Final.

Já na Super, Vallini largou na pole, perdeu a ponta mas se deu bem com as diversas confusões envolvendo seus rivais, como Rafael Reis, Marcus Indio e Antonio Junqueira, entre outros. Após 13 voltas, o parceiro de Alexandre Canassa recebeu a bandeirada com menos de três décimos de segundo para Índio, enquanto Keka Teixeira, Rafael Reis e Fabio Albuquerque completaram o pódio.

Eric Granado dedica vitória a Matheus Barbosa e Tunico Maciel

 


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Eric Granado dedicou a vitória que obteve neste domingo (22) durante a sexta etapa do Superbike Brasil, em Curitiba, aos pilotos Matheus Barbosa e Tunico Maciel, falecidos recentemente devido a acidentes ocorridos quando atuavam em competições nacionais. Barbosa competia na Superbike na mesma categoria que Granado, enquanto Maciel era parceiro de Eric na equipe Honda Racing, mas era especialista em provas de rally cross-country.

“Eu vim pra pista já pensando neles, impossível não lembrar”, comentou Granado. “Ambos eram jovens talentos, meus amigos que tinham um grande futuro pela frente, e acho que tudo o que fizemos aqui e durante o restante do ano será em homenagem a eles. O esporte brasileiro perdeu muito com a passagem deles. E nós, que dividimos a pista ou éramos parceiros de equipe do Tunico e do Matheus, sentimos ainda mais essa perda. Essa vitória é para eles”, continuou Granado.

Quinta vitória - O resultado deste domingo representa a quinta vitória do piloto da Honda Racing, que mantém um aproveitamento de 100% dos pontos que disputou em 2020 – Eric não competiu na quarta etapa por conta da participação no Mundial de Superbike a convite da Honda do Brasil. A segunda posição ficou com Pedro Sampaio, companheiro de equipe de Granado. Danilo Lewis completou o top-3 em Curitiba.

Piquet Jr. e Barrichello colocam Full Time no pódio da corrida 2 e seguem com chances de título

 


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Definidos os pilotos que estarão na briga pelo título da Stock Car, em Interlagos (SP), no dia 13 de dezembro. A 11ª e penúltima etapa da temporada 2020, realizada neste domingo (22), em Goiânia, foi novamente cheia de emoção.

Na equipe Full Time, os melhores resultados vieram na segunda corrida do dia, com Nelson Piquet Jr. chegando em segundo e Rubens Barrichello, em terceiro. Os dois também seguem na luta pelo título em Interlagos, após os descartes dos três piores resultados ao final das provas em Goiânia.

Após largar em sétimo e chegar em décimo na corrida 1, Barrichello tinha tudo para conquistar sua sexta vitória na pista goiana. O piloto largou na pole na prova seguinte, saiu na frente após a parada obrigatória de pit stop, mas nos metros finais uma pane seca tirou o piloto do Corolla #111 do alto do pódio.

Já Piquet Jr., que largou em 23º na primeira prova e terminou em 13º, fez uma estratégia agressiva para a corrida 2 e chegou em segundo lugar pela quarta vez em Goiânia. Foi o quinto pódio do piloto na temporada 2020. Piquet já venceu em Interlagos, já havia sido segundo em Goiânia, na abertura do campeonato, foi segundo em Curitiba e terceiro em Londrina.

Os companheiros Rafael Suzuki e Matías Rossi tiveram um domingo mais difícil. Suzuki largou em 17º e terminou a corrida 1 em 11º. Na segunda prova, foi o 16º. Mesmo assim, deixou a pista satisfeito com seu desempenho a bordo do Corolla #8.

SuperBike Brasil – Eric Granado vence sexta etapa

 


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

 O piloto Eric Granado conquistou vitória consistente na sexta etapa do SuperBike Brasil 2020, neste domingo (22/11), no Autódromo de Curitiba, em Pinhais (PR). Pedro Sampaio foi o segundo colocado na corrida, após duelo acirrado com o piloto Danilo Lewis. O desempenho trouxe ainda mais vantagem para a equipe Honda Racing na briga pelo título da categoria principal, a SuperBike Pro. Granado agora soma 130 pontos na liderança da tabela, seguido por Pedro Sampaio (106) – ambos competem com a moto Honda CBR 1000RR Fireblade SP. O terceiro colocado é Bruno Corano, com 82 pontos.

Granado largou na pole position e logo na primeira curva viu Danilo Lewis assumir a dianteira. Sempre muito próximo de Lewis, Granado retomou a ponta no início da segunda volta. O forte ritmo do atual tricampeão da SuperBike Pro foi determinante para que ele disparasse na frente, até ganhar a bandeira quadriculada. “Foi sensacional, estou muito feliz, um ótimo trabalho da nossa equipe. Fiz uma corrida constante, com ritmo muito bom”, analisa Granado.  

 

A disputa pela segunda posição foi uma atração à parte. Assim que Granado ultrapassou Lewis, Pedro Sampaio já havia partido para o ataque. Quando faltavam cinco voltas para o final, Sampaio escapou pela esquerda enquanto Lewis passava um retardatário, avançando para o segundo lugar. O duelo permaneceu acirrado até a linha de chegada: Sampaio confirmou a posição com 29 milésimos de segundo de vantagem sobre Lewis.   

“Foi uma corrida bem disputada, no meio teve uma disputa com os retardatários e eu consegui negociar bem, tirar vantagem disso. Abri um pouco, fiz a minha corrida até o final e dei 100% até a bandeira quadriculada. Felizmente deu tudo certo, dobradinha para o time Honda de novo”, declara Pedro Sampaio. Ele e Granado dedicaram seus resultados aos pilotos Tunico Maciel (rally) e Matheus Barbosa (motovelocidade), falecidos recentemente.

A sétima e penúltima etapa do SuperBike Brasil está marcada entre os dias 3 e 6 de dezembro no Autódromo de Potenza, em Lima Duarte (MG). A equipe Honda Racing de Motovelocidade é patrocinada por Pro Honda, Alpinestars, DID e Seguros Honda.  

Pedro Aizza supera dificuldades e termina em sexto lugar na Copa Speed Park, em Birigui (SP)

 


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Competição que começou promissora para o piloto Pedro Aizza (Promax Bardahl/GM Motorsport/Rufato Distribuidora), a Copa Speed Park, em Birigui (SP), válida como Open do Brasileiro de Kart, acabou se transformando em momentos de superação para o paranaense de 15 anos. Após enfrentar duas quebras de motores, Aizza foi o sexto colocado da disputa realizada neste sábado (21), que antecede o Campeonato Nacional, em dezembro.

A disputa em Birigui teve Pedro Aizza como o piloto mais rápido na quarta-feira (18), dia de treinos livres. Porém, no último treino de quinta (19), faltando cinco minutos para início da sessão e no final da preparação de seu motor de corrida acabou quebrando e deu perda total. Assim, Aizza teve de utilizar um motor que não era tão forte quanto o principal.

"Já na sexta (20) fiz o treino e fomos para a tomada de tempo. Só que acabei sendo atrapalhado nas minhas voltas rápidas e fiquei em oitavo, mas com uma diferença pequena para a terceira colocação, apenas dois décimos. Dava para ter largado mais à frente, o que me deixou realmente chateado", comentou Aizza, dono do kart #35.

"Quando fomos preparar o segundo motor para a bateria 1 no sábado (21), ele acabou estourando e assim perdemos mais um. Ou seja, tivemos que pegar um emprestado de um piloto da super sênior", relatou o piloto. "Larguei bem na corrida 1, ganhei uma posição no começo e outras duas depois, para me manter em quinto lugar. Foi sofrido, mas é o que deu para fazer", explicou.

Vitórias de Salas e Khodair: Stock Car embolada a uma etapa do fim C

 


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A disputa pelo título da temporada 2020 da Stock Car segue quente como esteve este domingo (22) em Goiânia durante a disputa da 11ª etapa. Nas vitórias de Guilherme Salas (KTF Sports) e Allam Khodair (Blau Motorsport), pela primeira vez no ano a Chevrolet venceu todas as corridas do final de semana, contando o triunfo de Ricardo Maurício (Eurofarma-RC) no sábado. Os líderes não tiveram facilidade, e a uma corrida do final, a classificação do campeonato permite combinações em que até o 10º colocado alimenta chances matemáticas de ser campeão.

A grande final da Stock Car acontece no dia 13 de dezembro em Interlagos, em uma única corrida valendo o dobro de pontos (60 ao vencedor), ainda que haja a obrigatoriedade do descarte dos dois piores resultados de cada piloto na soma final dos pontos.

Por isso, são quadros diferentes a serem desenhados quando se fala na disputa pelo título. Sem contar os descartes, Thiago Camilo segue líder com 243 pontos, apenas um ponto à frente de Ricardo Maurício e dois de vantagem para o tricampeão Daniel Serra. Rubens Barrichello, líder da segunda corrida até a última volta, quando caiu para terceiro com falta de combustível, é o quarto (237), com Ricardo Zonta e Gabriel Casagrande em quinto e sexto, mas com os mesmos 224 pontos cada. Cesar Ramos é o sétimo com 213, seguido por Allam Khodair (195), Guilherme Salas (190) e Diego Nunes (185).

A ordem muda quando são computados os descartes até aqui – lembrando que, dependendo do resultado de cada piloto em Interlagos, pode haver mais um descarte a ser feito. Camilo segue em primeiro (238), mas com Daniel Serra em segundo (236). Ricardo Maurício cai para terceiro (231) e Zonta sobe para quarto, mais uma vez empatado em 224 com Casagrande. Barrichello cai para sexto com 223, enquanto Ramos (203), Khodair (195), Salas (190) e Nunes (180) seguem a mesma ordem.

Alberto Otazú é campeão do SM Kart Competition

 


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Não existe melhor maneira de se vencer um campeonato garantindo barba, cabelo e bigode, evitando que sua faixa seja carimbada. No último fim de semana (21/11/2020) Alberto Otazú (AVSP/Bianchi Automóveis/Cardoso Funilaria e Pintura/No Fire Services/Rolley Ball/Speed Truck/TS Sports) largou da pole position no Kartódromo de Interlagos (São Paulo/SP), estabeleceu a volta mais rápida (1min06s916) e liderou de ponta a ponta a última etapa do SM Kart Competition, para se tornar o primeiro campeão da categoria Graduados deste novo campeonato.

“Estou feliz por ter vencido esta prova desta forma, que acabou me confirmando como campeão. Quero agradecer aos meus apoiadores por esta oportunidade, ao Nenê (Valdo Gregório) pelo carinho, e parabeniza-lo pelo sucesso da organização e promoção de seu campeonato”, comentou Otazú, destacando que na última etapa o grid da principal categoria teve o saudável grid de 30 kartistas.

Confira os dez primeiros na última etapa na categoria Graduados: 1) Alberto Otazú, 16 voltas em 18min57s348;2) Irceu Ribeiro, a 8s206; 3) Leonardo Ferreira, a 8s445; 4) Adolfo Soares, a 8s839; 5) Beto Dicker, a 9s208; 6) Marco Verga, a 10s034; 7) Wanderley Borges, a 11s421; 8) José de Jesus Gonçalves, a 11s619; 9) Igor Mei, a 21s68; 10) Vinicius Silva, a 21s805.

STOCK: BRUNO BAPTISTA FAZ BOA CORRIDA COM 6º LUGAR E MELHOR CLASSIFICAÇÃO DE PILOTOS DE TOYOTA COROLLA. DOMÍNIO, EM GOIÂNIA, FOI DE MAURÍCIO E DOS CHEVROLET

 


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Conforme previu após o primeiro treino de ontem afirmando que o desempenho dos pilotos com modelos Chevrolet seriam melhores do que os de Toyota, o jovem Bruno Baptista, de Corolla, fez uma boa corrida na sexta etapa do Campeonato Brasileiro de Stock Car, realizada hoje (sábado, 21/11), no Autódromo Ayrton Senna. Largou em sétimo do grid e terminou em sexto lugar, sendo o primeiro entre todos os 8 Toyota da corrida que foi vencida por Ricardo Maurício (Cruze), seguido de mais cinco pilotos de carros Chevrolet: Guilherme Salas, o 2º colocado que largou na pole; Daniel Serra, o 3º classificado; Diego Nunes, o 4º; e Daniel Casagrande, o 5º.

“Eu já sabia que não seria uma corrida fácil para os pilotos de Toyota porque as mudanças aerodinâmicas entre os dois carros favoreceram demais os 16 Chebrolet nessa pista de Goiânia. Mas é o que manda o regulamento e não adianta reclamar. Assim, fiz uma das corridas mais difíceis, largando em sétimo e, pelo menos, consegui ainda levar vantagem sobre um excelente piloto de Cruze, o Alan Khodair, que terminou em sétimo. Acredito que nas duas provas de amanhã (domingo), os pilotos de Corolla devem melhorar um pouco, mas não o suficiente para vencer”, disse Bruno Baptista, piloto da equipe Toyota RCM Racing, que tem os apoios das empresas Webmotors, HERO, Pro Automotive, Loctite e NGK do Brasil.

Mesmo classificando em 10º lugar com seu Toyota Corolla, o líder do campeonato, Thiago Camilo ainda manteve a liderança, com 231 pontos. Mas agora está muito ameaçado por dois pilotos de Chevrolet Cruze: Ricardo Maurício, que com a vitória de hoje assumiu a vice-liderança, com 223 pontos e Daniel Serra, que com o terceiro lugar na corrida passou a ocupar a mesma classificação do campeonato, com 212 pontos. Com o 9º lugar na prova, Rubens Barrichello (Corolla) é o quarto do campeonato, seguido por mais dois pilotos de Toyota: Ricardo Zonta, em 5º e Cesar Ramos, em 6º, ambos com 198 pontos.

Mal acabou a 10ª etapa do brasileiro de hoje, amanhã (domingo), às 9 horas, os pilotos participam do treino classificatório para a largada da primeira prova da 11ª etapa, a ser realizada às 11 horas e, logo depois, da segunda. As duas com 30 minutos de duração, mais 1 volta. A classificação e as duas corridas serão transmitidas pelo SportTV2.

Fonte: Charles Marzanasco Filho / 
Foto: Carsten Horst

 

quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Território Motorsport faz balanço positivo com o título inédito de Luppi/Justo e mais dois pódios

 


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Os três UTVs da Território Motorsport subiram ao pódio na 28ª edição do Sertões, o maior rali das Américas, encerrado no último dia 7, no litoral do Maranhão. E mais do que isso, destaque para a dupla Rodrigo Luppi/ Maykel Justo #206 que conquistou o título inédito para o time, como Campeões da UT1 e, ainda vice-campeões da geral. Já Edu Piano/Solon Mendes #205 foram vice-campeões na Over Pró e a 12ª dupla na geral, enquanto Lélio Júnior/Weberth Moreira #215 fecharam em 5º na UT3. As três duplas competiram com UTVs Maverick X3 TM, preparados e desenvolvidos pela equipe.

“O resultado deste Sertões foi bem positivo para a equipe. Rodrigo/Maykel andaram muito e foram campeões merecidamente e conquistaram o melhor resultado para equipe nos UTVs, desde 2016, quando começamos a competir e desenvolver UTVs para a categoria”, ressalta Piano que neste ano completou 25 anos de Sertões. “Trabalhamos muito para evolução dos nossos UTVs que estão bem competitivos, então é muito gratificante ver o resultado dos três”, completa o piloto que também é preparador de veículos de competição e comanda a Território Motorsport há 21 anos.

Em sua nona participação Luppi comemorou o resultado e elogiou o trabalho da equipe. “Foi um Sertões muito bom, no qual usamos da estratégia e tivemos cabeça para conduzir a prova até o final. Apesar da pandemia, nos divertimos e trouxemos um título para casa e estou feliz com o resultado que Maykel e eu conquistamos. Com a chegada também de novos profissionais a equipe ganhou demais e tivemos um carro perfeito todos os dias, com uma mecânica preventiva que funcionou muito bem”, afirma o piloto campeão da UT1.

GS Racing vence prova do Mitsubishi Motorsports em Goiânia pela Master

 


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A quarta etapa do ano do Mitsubishi Motorsports foi realizada abaixo de muita chuva no último sábado, dia 14 de novembro, em Goiânia (GO). Seguindo rígidos protocolos de proteção contra o contágio do coronavírus, mais de 50 veículos Mitsubishi com tração 4x4 participaram do evento nas categorias Master, Graduados, Turismo e Turismo Light. Em uma disputa de mais de três horas a GS Racing venceu a Master, categoria destinada aos competidores mais experientes, com o navegador Tiago Poisl. Outros dois navegadores da equipe conquistaram a segunda e terceira colocação, Rafain Walendowsky e Cláudio Flores, respectivamente.

Os competidores enfrentaram um percurso desafiador de cerca de 200 quilômetros montado pelo diretor técnico de prova, Lourival Roldan. O trajeto incluiu estradas vicinais nos arredores de Goiânia, passando por cidades como Senador Canedo, Caldazinha e Bela Vista de Goiás (categoria Turismo Light), Brazabrantes e Inhumas (demais categorias). "O Lourival Roldan e a Mitsubishi Motorsports estão de parabéns porque usaram uma matéria prima fantástica. Já tinha feito outras provas em Goiânia esse ano, mas a maneira que a direção técnica usou os canaviais e as mangueiras foi muito legal. A prova foi de três horas e meia de navegação intensa em fazendas fechadas, com aquela terra vermelha bem típica da região. Choveu muito uns dias anteriores e praticamente seguiu assim até a metade da prova. A largada foi abaixo de água", descreve Tiago.

A largada aconteceu as 9h da manhã no Centro Cultural Oscar Niemeyer. De lá, os participantes enfrentaram grandes desafios de regularidade entre as belas paisagens da região. "A prova toda contou com navegação intensa e mudanças de trilha, estradinha, no meio de canavial, cana cortada, cana alta, pegava uns laços intensos mais curtinhos e depois bastante canavial em linha reta. Eu tenho andado praticamente todas as etapas da Mitsubishi desse ano e pra mim foi a etapa mais prazerosa, a mais rápida e que mais cobrou da navegação e da metragem. O piloto precisou acelerar bastante também e o resultado pra nós foi fantástico", comenta.

Sertões: Tricampeã, Sandra Dias é a 1ª piloto mulher com o título na categoria top do Regularidade

 


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Em sua quinta participação consecutiva no Sertões, o maior rali das Américas, a paulistana Sandra Dias conquistou o título principal da modalidade Regularidade e tornou-se a primeira mulher Campeã da categoria Master, ao lado do navegador paranaense Igor Quirrenbach. A dupla da FD Rally Team venceu três das cinco etapas e largou para o último dia como líder da categoria, chegando ao litoral do Maranhão, no último dia 7, no lugar mais alto do pódio.

“Estamos muito felizes com o título porque não foi tarefa fácil e quanto maior o desafio, a conquista tem um sabor especial. É muito gratificante também saber que as mulheres têm lugar garantido no pódio e que podemos competir de igual para igual com os homens”, afirma Sandra, a única mulher piloto do Regularidade, desde 2016, quando a modalidade voltou ao grid do Sertões. A competidora pilota uma Pajero Full #411 e comemorou o balanço positivo da participação da dupla nesta edição.

Diferentemente do Rali Cross Country, onde décimos de segundos são disputados, no Rali de Regularidade não é a velocidade que importa. O objetivo é manter as médias horárias pré-estabelecidas e completar o roteiro com muita perícia, capacidade de cálculo e raciocínio. E Sandra domina muito bem este rali de precisão, tanto que é tricampeã da competição. Em 2016 estreou no Sertões e foi Campeã na categoria Turismo, no ano seguinte conquistou o bicampeonato, ambos os títulos com Maurício Gonçalves. A partir de 2018, Quirrenbach passou a ser seu navegador e subiram para a Graduados, quando foram vice-campeões. No ano passado, subiram novamente de categoria, e passam a competir na Master - categoria top do Regularidade, formada por duplas mais experientes e com títulos -, e terminaram em terceiro, já em 2020, o título não escapou das mãos da dupla da FD Rally Team que mostrou técnica e habilidade de campeã.

Três mil quilômetros percorridos em cinco dias de prova entre a largada em Brasília (DF), no dia 2, a chegada em Barreirinhas (MA), após cruzar os estados de Goiás e Tocantins, sendo que a última etapa foi o dia mais longo com duração de 12 horas, com 730 quilômetros, dos quais 65 de trechos navegáveis, esse foi o desafio final. “É um privilégio poder participar do Sertões e competir em um esporte no qual somos apaixonados. Mais do que isto é superar nossos limites e anseios pessoais em um ano tão difícil para todos, por isso, minha gratidão é ainda maior. Este título veio coroar a minha parceria bem-sucedida com o Igor em nosso terceiro Sertões juntos”, ressalta Sandra.

Pedro Aizza compete em Birigui (SP) no último teste antes do Brasileiro de Kart

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

 O piloto Pedro Aizza (Promax Bardahl/GM Motorsport/Rufato Distribuidora) tem nesta semana a última oportunidade para se aperfeiçoar na pista do Campeonato Brasileiro de Kart, marcado para dezembro, em Birigui (SP). O curitibano de 15 anos está no município paulista, onde disputa entre sexta e sábado (20 a 21) a quarta etapa da Copa Speed Park.

A Copa Speed Park contará com treinos oficiais na sexta-feira, às 10h, para Pedro Aizza e seus adversários na Graduados, e em seguida a classificatória, às 11h45. Na manhã de sábado estão marcadas as duas baterias válidas para definição dos vencedores da categoria do piloto paranaense, às 9h20 e 11h20.

"Última prova em Birigui antes do Brasileiro. Depois disso, a pista ficará fechada para reformas. Comecei muito bem nos primeiros treinos livres, com meu kart bastante veloz em relação aos adversários. O traçado está renovado, com alguns ajustes em partes que estavam sendo problemáticas para os pilotos. Estou bem otimista com esse começo e espero evoluir até a classificatória e baterias oficiais", comenta Aizza, dono do kart #35.

Conheça Laurent Guerinaud, o piloto francês destaque da Fórmula Vee

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Laurent Guerinaud começou a competir na FVee em agosto, sem nunca ter participado de provas com um monoposto. Três meses depois, o piloto francês já soma três vitórias em Interlagos, assumiu a vice-liderança e está na briga pelo título do Campeonato Paulista. Conheça a maior revelação da temporada.

Depois de 13 anos longe das corridas, a saudade da competição automobilística era muito forte, e aos 41 anos Laurent Guerinaud decidiu voltar às pistas. Ele fez sua estreia no Campeonato Paulista de Fórmula Vee em agosto, na retomada da competição após a interrupção devida ao COVID-19, e desde então, acumulou os sucessos. “A princípio, seria apenas uma corrida para me divertir”, conta este francês, radicado no Brasil desde 2007, casado com uma brasileira, Solange, e pai de dois filhos. A mulher, inclusive, foi uma das incentivadoras da sua volta às pistas.

“Este carro é muito diferente de tudo que eu pilotei até agora e tive muito pouco tempo para me acostumar, já estar nesta posição, com chances reais de ganhar o campeonato, é realmente fantástico! » acrescenta o piloto.

Como muitos pilotos, Laurent Guerinaud começou no kart, aos 10 anos, no seu país de origem. Ele conquistou dois títulos de campeão de Île de France, em 1992 e 1993, entre outros sucessos nacionais. Ele competia com pilotos hoje renomados, como Sébastien Bourdais, que foi tetracampeão de Champ Car nos Estados Unidos e disputou duas temporadas na Fórmula 1. Aos 15 anos, Guerinaud até chegou a participar de uma corrida de kart com Alain Prost e ainda terminou na frente do tetracampeão de F1, com a melhor volta! 

Copa Shell HB20 entra na reta final em pista mais "democrática" do calendário

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Pela terceira vez - e a mais decisiva delas - em 2020, a Copa Shell HB20 desembarca em Goiânia para a disputa da sétima e penúltima etapa da temporada. As duas corridas no Autódromo Internacional serão vitais para as pretensões daqueles que pretendem ser candidatos aos títulos das divisões Pro e Super na grande decisão dos dias 12 e 13 de dezembro em Interlagos.

Além de tentarem conquistar o máximo de pontos nas provas, os pilotos também terão de trabalhar com a calculadora, uma vez que o regulamento desportivo obriga o descarte dos quatro piores resultados, o que divide um pouco os sentimentos da turma: por um lado, é bom para os que tiveram algum tipo de problema em alguma corrida; por outro, os mais regulares têm de abrir mão de pontos que podem fazer a diferença no fim.

Sem pensar muito em contas, o atual líder do campeonato, Diego Ramos, que até o momento descarta 12 pontos, quer tentar ser o primeiro do grid a vencer duas vezes em Goiás - feito que nenhum piloto da Pro conseguiu em oito corridas já disputadas desde o ano passado.

"Chego para a etapa de Goiânia bem confiante. É a pista na qual mais andamos no campeonato deste ano. Uma pista em que consegui uma vitória e andei superbem, então estou muito confiante. Vamos para cima e tentar manter a liderança do campeonato para a última etapa, em Interlagos", destaca Diego, o piloto mais jovem da Pro com 18 anos de idade, que tem 119 pontos no total, cinco a mais que Raphael Abbate e 17 à frente de André Bragantini, o terceiro.

SuperBike Brasil – Equipe Honda Racing disputa sexta etapa no Autódromo de Curitiba

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

 A equipe Honda Racing de Motovelocidade desembarca nesta semana no Autódromo de Curitiba, em Pinhais (PR), para a sexta e antepenúltima etapa do SuperBike Brasil 2020. Com moto a CBR 1000RR Fireblade SP, Eric Granado é o líder da principal categoria, com Pedro Sampaio na segunda colocação na disputa pelo título da temporada. 

A programação começa nesta quinta-feira (19/11) com os treinos extras. Na sexta (20/11) serão realizados os treinos livres e no sábado (21/11), os classificatórios, além da SuperPole, que define a ordem de largada no grid para as corridas de domingo (22/11). A prova da SuperBike será transmitida ao vivo, a partir das 13h, no YouTube Honda Motos Brasil, no Facebook Honda Racing Brasil e na RedeTV!.

Depois de três etapas seguidas no Autódromo de Interlagos, os pilotos vão encarar mais um diferente circuito no ano, já que a competição passou também por Goiânia em setembro. “O Autódromo de Curitiba é uma pista que eu gosto bastante. Lá tem pontos muito técnicos, que são importantes trabalharmos desde o primeiro dia de treinos. O objetivo é buscar o lugar mais alto no pódio e aumentar a vantagem no campeonato”, destaca Eric Granado, tricampeão do SuperBike Brasil. O paulista tem até o momento 104 pontos.

De volta à competição depois da ausência na última etapa, ao testar positivo para a Covid-19, Pedro Sampaio está recuperado e pronto para acelerar. “Felizmente não tive sintomas da doença, mas por não ter participado da corrida da quinta etapa perdi a liderança do campeonato. Agora é se manter saudável nas próximas semanas e evitar lesões para finalizar bem o ano”, explica o gaúcho, segundo colocado na classificação com 86 pontos. “A previsão é de chuva para Curitiba. Ano passado eu não tive um bom desempenho lá nessas condições. Porém, desta vez, estou mais preparado e confiante”, completa.

Stock Car: Piquet quer muitos pontos para chegar "vivo" à decisão em SP

 


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Nono colocado na temporada 2020 da Stock Car, Nelson Piquet Jr., da equipe Texaco Full Time Bassani, chega animado e confiante para a disputa de mais uma rodada tripla. E o circuito para essa fase decisiva da competição não poderia ser mais especial para Piquet Jr.

Dos oito pódios que o piloto tem em seus três anos na Stock Car, três foram em Goiânia (GO), palco da 10ª e 11ª etapas neste sábado e domingo (21 e 22). Com três segundos lugares (2018, 2019 e 2020), o objetivo agora é lutar para chegar ao lugar mais alto do pódio. Em 2015, quando correu como convidado na Corrida de Duplas, Piquet também conquistou a pole no circuito.

Com 84 pontos em jogo, a rodada também terá ao final os descartes dos três piores resultados. No dia 13 de dezembro, a decisão acontecerá em Interlagos (SP), com pontuação dobrada.

“Quatro meses após a primeira etapa da Stock Car, justamente em Goiânia, estamos de volta ao circuito para mais duas etapas e três corridas que serão decisivas. Em julho, largamos entre os dez, conquistamos um pódio e este é um dos circuitos que mais gosto no Brasil”, comentou o piloto do Corolla #33.

Stock Car: Bruno Baptista acredita que tem boas possibilidades de lutar novamente por poles e vitórias

 


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

 Para o jovem piloto Bruno Baptista, que só não saiu com uma vitória na última etapa de Curitiba por ter tido um problema elétrico no seu carro, este final de semana de disputa do Brasileiro de Stock Car, no Autódromo Ayrton Senna, em Goiânia, vai ser muito importante. Mesmo ocupando atualmente o 15º lugar do certame, Bruno acredita que tem boas possibilidades de lutar novamente por poles e vitórias na pista onde conseguiu justamente o seu primeiro pódio nesta temporada. Chegou em 3º lugar, na segunda prova, após largar do box na 24ª e última posição da corrida.

“Esse pódio de Goiânia que conquistei ultrapassando praticamente 21 concorrentes, saindo dos boxes, ficará sempre na minha memória. Agora, como praticamente não tenho quase nada a perder em relação ao campeonato, espero lutar novamente por poles e vitórias nas três provas deste final de semana. Meu objetivo principal é conseguir o máximo dos 84 pontos que estarão em jogo”, afirma Bruno Baptista, piloto da equipe Toyota RCM Racing, que tem os apoios das empresas Webmotors, HERO, Pro Automotive, Loctite e NGK do Brasil.

Sem carregar o lastro do sucesso, um peso a mais no carro que varia de 10 a 30 kg entre os cinco primeiros colocados do campeonato, Bruno acredita que a maior vantagem ainda sua e de outros pilotos em posições intermediárias será a de não ter preocupações relacionadas diretamente com a conquista do título.

“É claro que gostaria de estar nas primeiras posições do campeonato e ter a preocupação maior de fazer uma corrida mais segura. Porém, esse não é o meu caso e nem daqueles que atualmente se encontram com mínimas chances, praticamente só matemáticas, de chegar ao título. Por isso, acredito, ser mais viável, agora, vitórias daqueles quem não ocupam os cinco primeiros lugares”, finaliza o jovem piloto, de 23 anos, Bruno Baptista.

Com 120 pontos, Bruno ocupa atualmente o 15º lugar do campeonato. Caiu muito na classificação geral justamente na última etapa realizada, em Curitiba, onde havia largado na segunda posição do grid e chegou a liderar a prova e disputar a ponta contra o vencedor Thiago Camilo até ter um problema elétrico no carro, que o fez desistir também da segunda disputa.

Thiago Camilo (Toyota Corolla) é o líder do campeonato, com 222 pontos, seguido de Ricardo Zonta (Corolla), 2º com 198 pontos; Rubens Barrichello (Corolla), 3º com 196 pontos; Ricardo Mauricio (Chevrolet Cruze), 4º com 193 pontos; Cesar Ramos (Corolla), 5º com 190 pontos; e Daniel Serra (Cruze), 6º com 190 pontos.

As 10ª e 11ª etapas do brasileiro de stock acontecem dias 21 e 22 de novembro, no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia. A corrida de sábado, às 11h50 e as duas do domingo, a partir das 10h35 serão transmitidas pelo SportTV2.

Fonte: Charles Marzanasco Filho

Stock Car: Rafael Suzuki quer voltar ao pódio e retomar resultados positivos em Goiânia

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A Stock Car entra em sua reta final com mais uma rodada tripla decisiva. Neste final de semana (21 e 22), o autódromo internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO), receberá as 10ª e 11ª etapas da temporada 2020. Serão mais três corridas e o total de 84 pontos em jogo.

Para Rafael Suzuki, da equipe Full Time Bassani, o objetivo é voltar ao pódio. O piloto do Corolla #8 conquistou este ano sua primeira vitória na categoria, em Londrina (PR), e também esteve próximo do pódio em outras etapas.

“Goiânia será uma boa oportunidade de retomarmos os bons resultados. No Velocitta e em Curitiba, não estivemos tão bem, mas faz parte. A Stock Car é assim”, destacou o piloto, referindo-se às últimas etapas. 

Na abertura da temporada 2020, no circuito goiano, Suzuki conquistou o quarto lugar no grid de largada. Depois de enfrentar problemas na corrida 1, largou do final do grid na prova seguinte e mostrou grande recuperação, chegando em sétimo.

FRAS-LE & FREMAX informam: Stock Car, etapas de Goiânia (GO)

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Goiânia será a sede do penúltimo encontro da temporada 2020 da Stock Car. O final de semana será mais uma vez de rodada valendo por duas etapas, a décima e a 11ª, com três corridas programadas: uma no sábado (21), com 40 minutos mais uma volta de duração, e as duas habituais no domingo (22), ambas de 30 minutos mais uma volta e com a inversão dos dez primeiros colocados da primeira para a largada da segunda.

É um ponto de definição do campeonato, uma vez que 144 pontos ainda  estão na mesa – 84 em Goiânia e 60 em Interlagos, na grande final de 13 de dezembro, que será de corrida única e pontuação dobrada. E quem chega à capital goiana desfrutando do status de líder é Thiago Camilo. O piloto da Ipiranga Racing foi o verdadeiro matador da etapa anterior em Curitiba (PR): duas pole positions e duas vitórias em três corridas; desempenho que lhe alçou da quinta posição na tabela para a ponta com 222 pontos, 24 a mais que o vice-líder Ricardo Zonta e 26 a mais que Rubens Barrichello – os dois últimos, vencedores em Goiânia na abertura da atual temporada.

A pista em si representa sempre um desafio técnico, especialmente aos freios, cujos conjuntos de discos e pastilhas são fornecidos pela FREMAX e pela FRAS-LE, respectivamente. Isso porque, historicamente, Goiânia apresenta altas temperaturas tanto ambiente como de asfalto. Somado a isso o fato de o traçado de 3.835 metros promover altíssima competitividade, com os carros andando muito próximos um do outro, o que dificulta a refrigeração dos freios – especialmente nos novos carros de 2020, que apresentam maior peso e menor pressão aerodinâmica no auxílio às frenagens.

Das sete curvas, quatro são cruciais em termos de requisição dos freios. A curva 1 faz os pilotos reduzirem a velocidade de 250 para 136 km/h – de sexta para terceira marcha -, utilizando uma pressão de 100 bar (o equivalente a pouco mais de 100 quilos/cm³) sobre o pedal do freio. Na curva 2, os pilotos reduzem de 223 para 94 km/h, de quinta para segunda, com alta pressão no pedal (cerca de 95 bar).

Kartismo: AKSP disputa penúltima etapa com vários líderes

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Vai chegando ao final um dos certames mais democrático e competitivo do kartismo paulista. Neste sábado (21/11) será realizada a penúltima etapa do 2º Campeonato da Associação dos Kartistas de São Paulo (AKSP), a partir das 16 horas, no Kartódromo de Interlagos (São Paulo/SP). Com quatro categorias, o torneio tem sete líderes diferentes. Luciano Montanhez (Elite), Matheus Roque (Graduados), Edu Abrantes (Sênior) e Gabriel Medina (Light) lideram a classificação Geral, enquanto Igor Mei (Elite), Beto Dicker (Graduados), Edu Abrantes (Sênior) e Fernando Dias Barros (Light) são os ponteiros do segundo turno.

Como o segundo turno da AKSP distribui o dobro de pontos do torneio inicial, agora são 38,5 pontos em disputa por etapa e, consequentemente 77 pontos em jogo até o final da temporada, que encerra dia 5 de dezembro. Além disto, quem participou de todas as etapas do ano receberá uma bonificação de mais cinco pontos. Ou seja, as disputas em todas as categorias estão em aberto.

Neste segundo turno a AKSP tem novos apoiadores. A partir de agora também haverá premiação para quem estabelecer a volta mais rápida do dia entre todas as categorias, que será uma luva personalizada da DKR. Para a pole position mais rápida do dia o piloto levará uma camiseta personalizada com motivo de kartismo criada pela Harderthan. E a SM Reparação de veículos está oferecendo troféu exclusivo para estes premiados, além de ter sorteado um macacão Meg Star entre os pilotos que anteciparam pagamento, em que o sortudo foi Ricardo da Veiga Cesar.

segunda-feira, 16 de novembro de 2020

StockLight: Edgar Neto volta ao grid pensando em 2021

 


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A fase de aprendizado de Edgar Neto na Stock Light terá a segunda aula no Autódromo de Goiânia entre os dias 20 e 22 de novembro. O piloto paranaense vai disputar a penúltima etapa da temporada pela equipe MRF MotorSport em busca de mais experiência visando a temporada completa em 2021.
A primeira vez em um carro aconteceu na etapa de Interlagos, com um 12º lugar em um fim de semana de pista molhada.

“Vou para Goiânia buscar evolução e torcer para que o tempo esteja bom para poder andar bastante. Quero ter mais experiência e conhecer o carro e suas reações para poder dar a informação correta para a equipe. É tudo muito novo e bem diferente do kart, mas agora vou bem mais tranquilo que na estreia”, comentou Edgar Neto, que segue com as marcas da Havan e Max Atacadista através da Lei de Incentivo do Estado de São Paulo em seu carro.

A pista de Goiânia é outra novidade que o piloto vai encarar em busca de experiência.
“Dizem que é uma pista técnica, boa para desenvolvimento. Andei no simulador e gostei. Estou animado em fazer mais uma etapa este ano e decidido para evoluir e chegar mais experiente no ano que vem”, afirmou.