segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026

Interlagos inaugura nova era do MBR com vitória de Edu de Paula no Endurance

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.faceook.com/paddockbrasiloficial       

Interlagos viveu um domingo diferente neste 1º de fevereiro. Mais longo, mais intenso, mais estratégico. Na abertura da temporada 2026 do Campeonato MBR – Marcas Brasil Racing, Edu de Paula venceu o primeiro Endurance da história da categoria, a bordo do VW Polo #222 da Duraline Racing, após duas horas de corrida marcadas por estratégia, resistência física e leitura precisa de Safety Car no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP).

Foi um dia simbólico para o campeonato. Um grid alinhou com carros padronizados, utilizando motor Toyota 2.0 e câmbio Volkswagen manual, reforçando o conceito de equilíbrio técnico que marcou o fim de semana. Para completar o cenário histórico, o MBR dividiu boxes, paddock e atenção do público com a Fórmula Truck, em uma parceria inédita que transformou Interlagos em um grande festival do automobilismo, com categorias se alternando na pista e compartilhando os bastidores.

A vitória de Edu de Paula teve contornos ainda mais emblemáticos. Pole position da prova, o piloto passou por diferentes posições ao longo do Endurance, acompanhando as variações naturais de uma corrida longa. Diferente das equipes em dupla, ele encarou todo o desafio sozinho, sem a possibilidade de alternar o volante entre stints, administrando ritmo, desgaste físico e concentração até a bandeirada final.

“Foi um final de semana perfeito. Desde sexta-feira, o carro se comportou tão bem que praticamente não fizemos alterações mecânicas, apenas ajustes simples de calibragem. Além da vitória, conquistamos nossa primeira pole position e nosso primeiro triunfo no asfalto e na modalidade Endurance”, disse Edu de Paula, destacando o trabalho coletivo da Duraline Racing.

Fórmula E: Mitch Evans garante vitória com manobra espetacular no E-Prix de Miami; com problemas, Drugovich foi apenas 18º

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.faceook.com/paddockbrasiloficial       

 Mitch Evans, da Jaguar TCS Racing, fez uma ultrapassagem espetacular para assumir a liderança da corrida e garantir a vitória em condições difíceis no E-Prix de Miami de 2026, subindo ao degrau mais alto do pódio, à frente de Nico Müller e Pascal Wehrlein, da Porsche. Apesar de largar da primeira fila e saltar para a liderança logo no começo, o brasileiro Felipe Drugovich teve problemas no decorrer da prova. 

O Estado da Flórida foi atingido por condições climáticas adversas antes da 3ª Etapa da Temporada 2025/26, e o tempo chuvoso exigiu o máximo de talento e concentração dos 20 pilotos da Fórmula E durante uma desafiadora corrida de 41 voltas. 

A primeira metade da corrida provou ser extremamente complicada para o pelotão, com Müller, que largou na pole position, liderando após a largada sob Safety Car. No entanto, Drugovich  aproveitou a ativação instantânea do MODO DE ATAQUE, com 50 kW extras e tração nas quatro rodas para subir à primeira posição na pista molhada logo no início da prova. 

Müller voltou à liderança após a primeira rodada do MODO DE ATAQUE e conseguiu tirar proveito de um incidente - com a chuva ficando mais forte - entre Drugovich e António Félix da Costa, da Jaguar TCS Racing, que vinha atrás e tirou a dupla da disputa pela vitória. 

Evans, da Jaguar, entrou na corrida sem nenhum ponto marcado nesta temporada, mas com a oportunidade de mudar isso largando em nono e vislumbrando chance de escalar do final do top 10 até as posições do pódio, antes de uma manobra perfeita na volta 27, que o colocou à frente de Müller. 

Pole histórica: Edu de Paula lidera estreia do Endurance MBR em Interlagos

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.faceook.com/paddockbrasiloficial       

Hoje foi dia de cronômetro valendo em Interlagos. Na etapa de abertura da temporada 2026 do Campeonato MBR – Marcas Brasil Racing, Edu de Paula (VW Polo #222, Duraline Racing, categoria Super) foi o mais rápido do treino classificatório deste sábado (31/01), garantiu a pole position, já levantou o Troféu Zanoello de pole position e vai largar na frente na inédita prova endurance do MBR, que acontece neste domingo. “É um sentimento muito especial. Trabalhamos muito neste carro e este é só o começo da temporada”, afirmou o pole position do dia.

Logo atrás de Edu, a briga pelo grid deixou claro o tamanho do equilíbrio da categoria. Rafael Possenti/Davi Dal Pizzol ficaram com a segunda posição, a apenas 0s190 da pole position. Henrique Basso/Gustavo Magnabosco garantiram o terceiro lugar, a 0s258 do melhor tempo. Arthur Scherer/Lucas Pivetta apareceram em quarto, a 0s368. Fechando o top 5, Edgar Favarin/Odair dos Santos ficaram a apenas 0s384 da pole. Em menos de quatro décimos, os cinco primeiros colocados deram o tom da competitividade que promete marcar a estreia do endurance no MBR.

Antes do classificatório, o sábado já havia sido movimentado desde cedo com os dois últimos treinos oficiais da etapa, que mostraram evolução das equipes e deram o tom do equilíbrio que promete marcar o endurance. No terceiro treino oficial, quem apareceu na frente foi a dupla Edgar Favarin/Odair dos Santos, enquanto o quarto treino teve Junior Helte/Natan Sperafico no topo da tabela.

Edgar Favarin, convidado por Odair dos Santos a dividir o Onix Sedan #1 da Stumpf Preparações, destacou o processo do fim de semana. “O carro ainda está em desenvolvimento, mas já mostrou potencial. Ser o mais rápido no terceiro treino confirma que estamos no caminho certo”, afirmou o piloto.

Fórmula E: Brasileiro Felipe Drugovich larga na segunda posição, após Final da Classificação contra Nico Müller, no E-Prix de Miami de 2026

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.faceook.com/paddockbrasiloficial       

O brasileiro Felipe Drugovich chegou muito perto de conquistar sua primeira pole position na Fórmula E, em sua quarta participação em corridas, durante a Classificação para o E-Prix de Miami de 2026, neste sábado, após fazer o melhor tempo da sessão na fase Semifinal. No entanto, o piloto da equipe Andretti FE acabou desbancado na Final pelo suíço Nico Müller, da Porsche, que também garantiu sua primeira Pole, apesar de já seguir para sua 65ª largada na categoria. 

Drugovich fez sua estreia em Duelos no Autódromo Internacional de Miami, com a equipa Andretti a ostentar nova parceria e nova pintura amarela a partir desta corrida, mantendo o recorde da equipa sediada nos EUA de ter largado na primeira fila do grid em todas as edições do E-Prix de Miami. 

O melhor tempo de Drugovich foi de 55s393, obtido na Semifinal contra António Félix da Costa (Jaguar), mas na Final o brasileiro marcou apenas 55s584, enquanto Müller cravou 55s455. 

Ambos nunca haviam conquistado uma pole position antes chegaram à Final, que teve dois carros equipados com motores Porsche – isso significa que esta será a nona pole position consecutiva conquistada por carros com motores Porsche ou Jaguar na Fórmula E.  

Müller só havia participado da Final do Duelo uma vez, na Temporada 9, em Berlim, mas surpreendeu a todos ao marcar o melhor tempo e superar Drugovich por um décimo de segundo. 

Fórmula E: Lucas di Grassi tem incidente e danifica carro, em sessão liderada por Barnard, no Treino Livre 2 para o E-Prix de Miami de 2026

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.faceook.com/paddockbrasiloficial       

A sessão de Treinos Livre 2 terminou em incidente, com bandeira vermelha encerrando os trabalhos a poucos minutos do fim, após um toque entre o Lola Yamaha ABT do brasileiro Lucas di Grassi com o Jaguar TCS Racing de Mitch Evans. Mesmo com o impacto, que danificou o carro, Di Grassi consegui fazer o 10º tempo, 55s817, ficando logo após a colocação do outro brasileiro no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E, Felipe Drugovich, que ficou em 9º com a Andretti FE, com o tempo de 55s792. 

Enquanto Evans reduzia a velocidade após uma volta rápida, di Grassi acelerou e acabou saindo da pista, atingindo a lateral do carro da Jaguar, na curva 4 do circuito no Autódromo Internacional de Miami. O Lola Yamaha ABT sofreu danos significativos, acionando o extintor de incêndio devido ao impacto, e o carro teve que ser rebocado à garagem, o que pode trazer preocupação para a Classificação, logo mais. 

Como foi o TL2 do E-Prix de Miami 
Falando dos resultados do TL2, Taylor Barnard deixou a DS PENSKE satisfeita em sua corrida em casa, liderando a tabela de tempos no segundo e último treino livre de Miami. O tempo, 55s531, não pôde ser melhorado ao final da sessão, por conta do incidente, mas foi o suficiente.  

Atrás de Barnard ficou Jean-Éric Vergne, da Citroën Racing, com Nico Müller em terceiro, pela Porsche. Pepe Martí foi o quarto, pela CUPRA KIRO, e Norman Nato o quinto, pela Nissan.  

A sessão começou cedo e com bastante luz natural, às 9h30 no horário de Brasília (7h30, horário local). Sem hesitação, os 20 carros entraram na pista imediatamente, com Oliver Rowland ditando o ritmo inicial e liderando o pelotão. Tanto os carros da Andretti quanto os da DS Penske esperaram alguns minutos para registrar suas primeiras voltas completas, e, por se tratar de um circuito mais curto, havia bastante tráfego para contornar.  

Rally Cerapió - Campeões definidos em Teresina (PI)

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.faceook.com/paddockbrasiloficial      

A equipe Honda Racing iniciou a temporada 2026 no alto do pódio. Luciano Rocha (Intermediária) e Bárbara Neves (Feminina) confirmaram vitória em suas categorias no Rally Cerapió 2026 e foram premiados em Teresina, capital piauiense, na noite desta sexta-feira (30/1). A 39ª edição desta que é uma das mais tradicionais provas do off-road nacional se mostrou exigente e desafiadora, com muita navegação, trilhas e diferentes tipos de terreno, em quatro dias de disputas. 
 
Estreando em provas no formato do Enduro de Regularidade, Luciano Rocha não precisou de muito tempo para se adaptar à modalidade e suas características. O mineiro, com a motocicleta Honda CRF450R, liderou desde o primeiro dia e precisou se superar na etapa final, iniciada em Piracuruca e marcada pelo forte calor. "Foi um dia em que precisei entregar 100%. Muita navegação, estava bem quente e ainda enfrentei alguns contratempos, mas estou feliz com minha pilotagem e com a vitória na categoria. Já estou ansioso para a próxima edição", declarou.
 
Bárbara Neves, por sua vez, chegou à segunda conquista no Cerapió, depois de vencer em 2024. Com uma CRF250R, a goiana aproveitou bem a oportunidade de se preparar para o que vem pela frente. "Foram quatro dias de competição incríveis e completos, tivemos de tudo um pouco. Nesse último, mais uma vez havia muita navegação e trilhas e eu me saí bem. O Cerapió 2026 tem significado ainda mais importante, porque esse ano meu foco são as provas de rally, então me concentrei ao máximo para planilhar como vou fazer ao longo da temporada. Muito bom começar o ano com título."
 
Na Graduado, Alexandre Valadares, o Brankim, conseguiu completar sua terceira participação na prova, mesmo com uma queda que o atrasou no percurso desta sexta-feira. "Desloquei o ombro, a equipe médica o colocou no lugar, mas já havia perdido muito tempo. Essa edição foi muito boa, com navegação, trilhas, gostei bastante", disse o mineiro, que utilizou a CRF450R. 

Fórmula E: Dan Ticktum foi o mais rápido no Treino Livre 1 para o E-Prix de Miami de 2026; brasileiros ficaram no final da tabela na sessão inicial

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.faceook.com/paddockbrasiloficial      

 O piloto britânico Dan Ticktum foi o mais rápido no primeiro Treino Livre para o E-Prix de Miami de 2026, com a equipe norte-americana CUPRA KIRO. A volta em 55s503, marcada nos minutos finais da sessão, não pôde ser superada, apesar dos esforços do também britânico Taylor Barnard, da DS PENSKE, que terminou em segundo (55s596), e do holandês Nyck de Vries, da Mahindra Racing, que ficou em terceiro (55s638).  

Nico Müller mostrou-se forte pela Porsche, e Nick Cassidy foi o quinto colocado pela Citroën Racing. No entanto, o líder do campeonato se envolveu em um desentendimento com António Félix da Costa durante a sessão, o que resultou em um pequeno contato entre os dois. 

Os pilotos brasileiros ficaram na parte de trás do grid, neste primeiro contato com a pista. Lucas di Grassi, da Lola Yamaha ABT, foi 17º, com o tempo 56s163, logo à frente de Felipe Drugovich, com a Andretti de pintura nova, que registrou sua melhor volta em 56s182. 
 
Veja o resultado completo do Treino Livre 1 neste link: 
https://www.fiaformulae.com/en/results?season=8088703b-96c1-410d-a48b-77fca322334f&race=7bc3ed84-ccfb-44ed-ad8a-fbf579bd93d7&tab=free%2520practice%25201 

Fórmula E: O'Sullivan é o mais rápido, pilotando Envision, no Treino Livre para Novatos do E-Prix de Miami

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.faceook.com/paddockbrasiloficial      

 O piloto britânico Zak O'Sullivan registrou o melhor tempo do Teste para Novatos, nesta sexta-feira, abrindo a programação do E-Prix de 2026. Piloto de simulador da Envision Racing, O'Sullivan fechou sua melhor volta em 55s810, quase um décimo à frente de Théo Pourchaire, que ficou em segundo lugar, com a Citroën Racing 

A sessão de 40 minutos, destinada especificamente a estreantes sem experiência em corridas da Fórmula E, contou com a presença de 11 dos mais promissores pilotos do automobilismo no Autódromo Internacional de Miami – um novo circuito para a Fórmula E.  

Antes da tradicional sessão de Treinos Livres 1, que acontece na tarde de sexta-feira (horário local), esta sessão oferece uma ótima oportunidade para novos talentos experimentarem os carros GEN3 Evo, além de permitir que as equipes coletem mais dados da pista. 

Pilotos como o atual campeão do DTM, Ayhancan Güven (Porsche); a campeã da F1 Academy, Abbi Pulling (Nissan); e o campeão da INDY NTX de 2025, Dennis Hauger (Andretti), foram para a pista para a importante sessão de treino. A lista completa foi a seguinte: 

Temporada 2026 do MBR começa em clima de estreia absoluta no templo do automobilismo

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.faceook.com/paddockbrasiloficial      

Sexta-feira de portão aberto, box fervendo e cronômetro trabalhando sem descanso. A temporada 2026 do Campeonato MBR – Marcas Brasil Racing foi oficialmente aberta nesta sexta-feira, 30 de janeiro, em um cenário que, sozinho, já muda o patamar da categoria: Interlagos. Pela primeira vez, o MBR acelera no Autódromo Internacional José Carlos Pace e faz isso do jeito mais simbólico possível, inaugurando também a primeira corrida de Endurance de sua história, em um ano que marca expansão, profissionalização e uma nova era técnica.

O dia foi inteiro dedicado à adaptação. Dois treinos oficiais colocaram os pilotos frente a frente com o traçado paulistano e, principalmente, com o novo pacote mecânico da categoria. Com o fim da MBR 1.6, todo o grid agora corre com motor 2.0 e câmbio padronizado, o que elevou o nível de igualdade, mas também bagunçou referências antigas de frenagem, peso e comportamento dos carros.

E como se não bastasse Interlagos cobrar tudo, o grid ainda está enorme. São 44 carros na pista, o que transforma cada volta limpa em um pequeno troféu pessoal.

No primeiro treino do dia, quem apareceu no topo do grid foi Raphael Futsuki, com o VW Up #777 da Cesinha Competições. O piloto destacou o processo de adaptação ao novo cenário técnico. “O motor é bem diferente, muda às frenagens e deixa o carro mais pesado. Ainda há muito a evoluir, mas a disputa promete ser bonita”, afirmou.

À tarde, o cronômetro virou a favor da dupla estreante Lucas Pivetta e Arthur Scherer, no GM Onix Sedan #272 da WC6, que fechou o segundo treino como a mais rápida do dia. Para Scherer, acelerar em Interlagos já carrega um peso especial. “Correr aqui é sempre um prazer, ainda mais abrindo uma temporada cheia de novidades. O carro nasceu bom e começar na liderança é um sinal positivo”, disse.

Na Master, Marcos Paioli voltou ao volante do GM Onix #96 da Paioli Racing, divide o box da equipe Paioli Racing com Peter Tubarão, e resumiu bem o sentimento do dia. “Correr em casa é sempre muito bom. Os acertos antigos não funcionaram, então precisamos reaprender rápido para pensar na corrida longa”, explicou.

Grande Prêmio Cidade de São Paulo 1000 Milhas 2026, G Force vence na geral com Ligier #22 após 12 horas de prova em Interlagos

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.faceook.com/paddockbrasiloficial      

O Grande Prêmio Cidade de São Paulo 1000 Milhas de 2026, realizado no domingo (25), no autódromo José Carlos Pace, na zona sul da Capital Paulista, celebrou não somente o aniversário de 472 anos da Cidade junto à Prefeitura, mas também a vitória maiúscula da Equipe G Force, com seu Ligier JSP 320 de numeral #22. Os nomes imortalizados com a conquista pela gloriosa vitória geral na mais longeva e tradicional prova em formato endurance do Brasil, foram os dos destemidos pilotos do quarteto composto por: Flávio Abrunhosa, André Moraes Jr., Rafa Brocchi e Daniel Lancaster. 

Após o drama vivido no ano anterior — quando, a apenas 1 hora e 15 minutos do fim e liderando a prova, uma batida os obrigou a abandonar — a equipe voltou em 2026 determinada a escrever uma nova história. Mesmo largando da pole position (cravando o melhor tempo de todos os dias 1:28.801) a conquista não foi simples, pois com o sistema de embreagem avariado desde a largada, enfrentando punições, tendo que lidar com as constantes mudanças de aderência (por conta do chove e para) e travando intensas, duríssimas batalhas principalmente com os GTs, como o Porsche 911 GT3 R #55 da equipe Stuttgart Motorsport e o Lamborghini Huracan GT3 EVO #420 da equipe Grid Racing, ao longo das ininterruptas 12h02min56s de corrida, a equipe G Force superou cada obstáculo. Ao final de 353 voltas pelo traçado de Interlagos, consagraram-se como os Campeões Absolutos em 2026, dentre os 62 a largarem (75 inscritos), com seu protótipo da classe P1.

 A aguardada batalha entre o campeão de 2025, o AJR da equipe FTR e o Ligier da G Force, acabou não ocorendo, pois o primeiro, o tricampeão do Grande Prêmio Cidade de São Paulo 1000 Milhas, enfrentando diversos problemas técnicos, não conseguiu fazer uma apresentação a altura nessa edição.   

Vencedor Geral 

Equipe: G Force