sexta-feira, 28 de novembro de 2025

Campeonato Brasileiro de Kart da CBA encerra edição histórica e com quebra de recorde neste sábado no Beto Carrero

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.faceook.com/paddockbrasiloficial       

Com o recorde de mais de 650 inscrições nos dois grupos, a histórica 60ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart, organizada pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), terminará neste sábado (29) com a definição dos nove campeões nas categorias 4 tempos.

As Finais do Grupo 2, no Kartódromo Internacional Beto Carrero, em Penha (SC), terão início a partir das 10h50 deste sábado, com transmissão ao vivo no Youtube CBA Kart, Metrópoles Esportes e Portal CATVE. O Bandsports também exibirá algumas provas da final em VT de terça para quarta-feira (dia 3), às 0h45.

Semana passada, o Grupo 1 revelou 13 campeões nas categorias 2 tempos. Nas categorias 4 tempos estão em jogo os títulos da Mirim, Cadete, F4 Júnior, F4 Novatos, F4 Graduado, F4 Sênior, F4 Super Sênior, F4 Grand Super Sênior e F4 Sênior 60+.

A considerar as primeiras classificatórias, realizadas quinta-feira (27), as decisões neste sábado têm tudo para serem equilibradas e emocionantes. Apenas em quatro categorias um piloto venceu duas vezes: Rodrigo Piquet (Grand Super Sênior), José Cabanas (F4 Novatos), Waldir Belizário (F4 Super Sênior) e Gabriel Fernandes (F4 Graduado). Piquet ainda venceu uma bateria da F4 Super Sênior. Murilo Fiore também venceu duas provas, mas em categorias diferentes: na F4 Graduado e na F4 Sênior.

As classificatórias e Super Classificatórias seguem nesta sexta-feira (28). Para ver todos os resultados do Grupo 2 até aqui, acesse: https://www.cronoelo.com.br/?fname=inc_resu&caid=277&etid=2 

Os finalistas: líder, Enzo Bedani busca "correr com a cabeça" na decisão em Brasília para alcançar grande objetivo

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.faceook.com/paddockbrasiloficial       

No ano em que reuniu seu maior grid no pós-pandemia, com 23 carros alinhados na maioria das etapas, a Stock Light entregou ao longo de 2025 uma temporada repleta de corridas de alto nível e grandes pilotos. Em meio a verdadeiros talentos da nova geração na luta pelo título e pelo cobiçado superprêmio — insumos, incentivos e uma bolsa mensal para ascender à BRB Stock Car Pro Series em 2026 —, liderar o campeonato desde a primeira corrida reflete o tamanho da jornada de Enzo Bedani, que chega à etapa decisiva do calendário no fim de semana de 28 a 30 de novembro, no Autódromo Internacional de Brasília, perto de dar o grande passo da sua trajetória nas pistas.

O jovem paulistano faz seu terceiro campeonato completo na Stock Light. Em dezembro de 2023, fez história por ser o mais jovem piloto a triunfar na categoria de acesso, em Interlagos, quando tinha apenas 15 anos. No ano passado, lutou pelo título até a etapa final e finalizou como vice-campeão. Na atual temporada, bem mais amadurecido e evoluído, o piloto da W2 Racing ProGP construiu uma campanha respeitável. Agora, se vê pronto para buscar o título.

Logo na abertura do calendário de 2025, no mês de maio em Interlagos, Bedani ficou perto de gabaritar a etapa: com pole position, vitória nas corridas 1 e 2 e segundo colocado na prova complementar da rodada no traçado paulistano, Enzo marcou 80 dos 84 pontos em jogo.

Desde então, o piloto do carro #98 aliou velocidade e maturidade. Foi bem-sucedido quando teve nas mãos carro para lutar por vitórias e pódios e somou pontos preciosos nas provas em que esteve mais distante das primeiras posições. Os números refletem essa construção da sua temporada: em 15 provas disputadas, Bedani terminou 14 delas entre os sete primeiros, marcando um total de três triunfos e sete pódios até agora. Não à toa, Enzo é o líder do campeonato, com 287 pontos.

Às vésperas da decisão do título, Bedani se mostra orgulhoso da evolução que alcançou ao longo do ano. “Fizemos uma temporada muito constante, de cabeça, mental, sempre ficando nas primeiras posições e sempre buscando os resultados importantes para o campeonato”.

Quem ainda segue na briga? Brasília vai "peneirar" candidatos ao título na BRB Stock Car 2025

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.faceook.com/paddockbrasiloficial       

O fim de semana especial para o esporte brasileiro com a reinauguração do Autódromo Internacional de Brasília, no Distrito Federal, também será crucial para a temporada 2025 da BRB Stock Car Pro Series. Entre 28 e 30 de novembro, a capital da República será o palco da definição dos pilotos que vão decidir o título da principal categoria do automobilismo nacional duas semanas depois, no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo. De volta ao calendário depois de 11 anos, Brasília vai ‘peneirar’ os candidatos ao Troféu dos Campeões depois de duas corridas e da aplicação dos descartes neste primeiro ano da nova era dos tecnológicos carros SUV.

De forma excepcional nesta temporada em razão do noviciado da nova plataforma de carros, ao término da penúltima etapa do campeonato, em Brasília, serão descartadas as cinco piores pontuações de cada piloto ao longo do calendário — não serão considerados, para efeito de descartes, corridas em que o piloto não pontuou por motivo de desclassificação.

Cada etapa da BRB Stock Car distribui um total de 137 pontos, da seguinte forma: 55 pelo triunfo na corrida sprint, 80 pela vitória na prova principal e mais dois tentos extras pela conquista da pole position. Em Cuiabá, na primeira jornada noturna da história da categoria, o tricampeão Ricardo Maurício (Valda Cavaleiro Sports) ficou muito perto de gabaritar a etapa no Mato Grosso e marcou 135 pontos — com os triunfos nas corridas sprint e principal.

Ao término da etapa de Brasília e na esteira da aplicação dos descartes, todos os pilotos com diferença de pontos inferior a 137 em relação ao líder da tabela seguirão para Interlagos com possibilidades matemáticas de conquistar o título da 46ª temporada da história da Stock Car.

Quem segue na briga? — Com 274 pontos ainda em jogo nesta reta final da temporada, Felipe Fraga (Eurofarma RC) vai para Brasília na condição de líder do campeonato com 787 tentos. A diferença que o separa do segundo colocado, seu companheiro de equipe, Gaetano Di Mauro, é de 65 pontos.

quinta-feira, 27 de novembro de 2025

STOCK LIGHT: Brasília marca novo desafio para João Bortoluzzi

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.faceook.com/paddockbrasiloficial       

Chapecó – Chegou a hora da decisão da Stock Light!!! A etapa final acontece entre os dias 28 e 30 de novembro no Autódromo de Brasília, marcando a reinauguração do espaço que foi fechado em 2013 e somente agora teve parte da obra de revitalização concluída. São quase 13 anos sem corridas por lá, o que faz com que a pista seja nova para quase todos os pilotos do grid. O catarinense João Bortoluzzi é um dos novatos que aposta em uma rápida adaptação para tentar repetir a vitória obtida na etapa anterior entre os Rookies.

“É um novo desafio, mas acredito que todos também estão utilizando os simuladores para entender melhor o traçado, que é bastante longo. A pista tem algumas mudanças em relação ao que era, mas já dá para ter uma noção do que vamos encarar a partir dos primeiros treinos”, comentou o piloto que tem os patrocínios do Grupo VAAPTY através da VAAPTY Franchising, além da voestalpine, Install, Autoprotect e Sul Corte.

A vitória na categoria rookie na prova disputada no mês de setembro ainda traz motivação para que Bortoluzzi busque um bom resultado na última etapa.

“São quase dois meses sem corridas, mas com muito trabalho da equipe para deixar o carro competitivo para estas provas. São as últimas três corridas do ano e quero fechar com chave de ouro”, completa Bortoluzzi que ocupa a quinta colocação no campeonato entre os pilotos estreantes e o 14º lugar no geral do campeonato que conta com 25 pilotos.

Piloto da casa Lucas Corrêa supera adversidades e fecha no Top 10 do Brasileiro de Kart

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.faceook.com/paddockbrasiloficial       

Retornando ao kart e mostrando perseverança, garra e determinação, o piloto catarinense Lucas Corrêa (Seek Higiene / Unicred Brasil / Unicred Central Conexão / Pulse Open Mall / Civil Obras / Kimber Empreendimentos / Grand Suites Family Resort) disputou em casa o Grupo 1 da 60ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart. Competindo na pista do Beto Carrero, na cidade de Penha, litoral norte de Santa Catarina, Corrêa conseguiu fechar no Top 10 da categoria OKN em uma etapa que teve recorde histórico de inscritos, com mais de 650 pilotos de todo o país.

Lucas, que está competindo na temporada regular da Fórmula Delta, aceitou o convite da equipe GG Motor Sport para alinhar no grid deste Brasileiro de Kart. A oportunidade de correr em casa, diante do público catarinense, representou um desafio especial para o piloto, que buscava aliar a experiência nos monopostos com o retorno às origens do automobilismo. 

Depois dos treinos livres em condições de chuva e pista seca, quando fez os ajustes finais de seu kart, Corrêa tinha a expectativa de fazer uma boa classificação e largar entre os primeiros colocados. No entanto, um imprevisto mudou completamente seus planos para o fim de semana, ao rodar na volta de aquecimento e não registrar tempo na sessão classificatória, o que comprometeu toda a sua estratégia inicial para as baterias.

"Vamos ter que largar de trás. Vai ser complicado, porque mais à frente tinha chance de fazer bons pontos e chegar com chances na final. Agora o cenário mudou completamente e vou ter que buscar recuperação em todas as corridas", explicou Lucas Corrêa.

Guilherme Moleiro resiste, reage e renasce na final do Brasileiro de Kart

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.faceook.com/paddockbrasiloficial       

 Disputando a categoria OK Júnior no histórico 60º Campeonato Brasileiro de Kart, o maior da modalidade no mundo, com mais de 600 inscritos, Guilherme Moleiro viveu um verdadeiro teste de resiliência. Ainda na saída da tomada de tempos, uma falha no motor do kart nº 6 já mostrava que a semana seria dura. O equipamento funcionou, mas logo na primeira volta Moleiro sofreu uma batida que destruiu o kart e o impediu de registrar tempo.

Obrigado a largar do fim do grid nas classificatórias de grupos, o piloto de Rolândia-PR respondeu com coragem: marcou a melhor volta em duas das provas, terminou em 12º, depois em 11º e em 7º. A soma colocou Moleiro na 21ª posição da Super Classificatória, corrida que valia 50% a mais de pontos. Mas, um novo incidente o tirou da disputa na quarta volta.

Mesmo com os percalços, o jovem paranaense garantiu vaga na final e entre os 38 pilotos inscritos na categoria, largou do 25º lugar em um dos grids mais competitivos do campeonato. Em uma corrida impecável, de ultrapassagens firmes e leitura precisa de pista, Moleiro escalou o pelotão, desviou de acidentes e escreveu mais um capítulo de superação ao cruzar a linha de chegada em 9º lugar.

Joaquim Emerick entra na segunda semana de Brasileiro de Kart em busca de evolução

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.faceook.com/paddockbrasiloficial       

A participação de Joaquim Emerick (Escola Múltipla / Equipe: Múltipla Racing Team / Telemetria: VB55-Victor Barvalle / Mecânico: Wandel Pereira / Coach: Luiz Ricardo Pinheiro Corbacho)  no 60º Campeonato Brasileiro de Kart marcou mais um capítulo importante na construção de sua trajetória no kartismo nacional. Competindo pela categoria Mini no Grupo 1, o piloto do Espírito Santo viveu dias de aprendizado no Kartódromo Internacional Beto Carrero, localizado no Balneário de Penha, em Santa Catarina. Com um campeonato que registrou recorde histórico de inscritos, Joaquim dividiu a pista com outros 31 competidores e teve a oportunidade de experimentar diferentes situações de corrida.

Depois de iniciar a semana com treinos livres promissores, Emerick foi para a tomada de tempo com o objetivo de buscar uma posição favorável no grid. O capixaba garantiu um lugar na nona fila para a primeira classificatória e apesar de pelotão extremamente competitivo, o piloto não ficou satisfeito com o resultado.

“Eu queria ter conseguido mais algumas posições para largar mais na frente. Eu tentei bastante, mas ainda faltou um pouquinho,” comentou Joaquim.

Na primeira classificatória, Joaquim mostrou velocidade e determinação. Ele escalava o pelotão e já havia alcançado o décimo segundo lugar quando, faltando duas voltas para o fim, acabou sendo tocado por um adversário. A saída da pista interrompeu sua progressão e o obrigou a completar a prova no fim do grid, um resultado que não refletiu seu ritmo.

Alfredinho Ibiapina quebra a banca e conquista o bicampeonato brasileiro de kart

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.faceook.com/paddockbrasiloficial       

O Kartódromo Beto Carrero foi palco de uma das mais emocionantes conquistas do kartismo nacional no último sábado (22). Alfredinho Ibiapina, talento curitibano radicado em Florianópolis, gravou seu nome na história ao sagrar-se campeão brasileiro de kart na categoria Shifter Graduados, a "Fórmula 1 do kartismo nacional". Aos 17 anos, o piloto da equipe A8 Racing exibiu uma combinação de técnica, raça e determinação para superar um grid repleto de estrelas na 60ª edição do Campeonato Brasileiro.

A trajetória de Ibiapina começou com uma largada discreta nos treinos, mas rapidamente ele mostrou potencial, garantindo a pole position por uma margem apertada de 0.070s, superando ninguém menos que o vice-campeão Europeu de Kart 2023, Gabriel Gomez. Nas duas primeiras baterias classificatórias, o jovem talento não deu chances aos adversários, vencendo de ponta a ponta e construindo uma vantagem confortável, demonstrando que estava ali para lutar pelo topo.

No entanto, a "Super Classificatória", que valia pontos cruciais, trouxe um desafio. Um atraso na largada, uma queda para o terceiro lugar e um toque que o tirou da pista na quinta volta fizeram com que Alfredinho caísse para oitavo, finalizando a prova em quarto lugar, em um grid de altíssimo nível. Mesmo com o contratempo, a soma de pontos o garantiu na primeira fila para a corrida decisiva, lado a lado com o campeão mundial de Kart de 2022, Matheus Morgatto, preparando o cenário para um duelo de titãs.

Gael Rampazzo enfrenta desafio na Mini e segue no Brasileiro de Kart de olho na Cadete

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.faceook.com/paddockbrasiloficial       

Mais uma experiência importante em campeonatos nacionais para o piloto maranhense Gael Rampazzo (A Promo / Mark Representação / Equipe: Evolution Motor Sport / Coach: Fran Di Mauro), que pela primeira vez disputou o Campeonato Brasileiro de Kart pela nova Mini, categoria que estreou este ano. O kartista do Maranhão demonstrou determinação e capacidade de superação ao enfrentar adversidades técnicas durante toda a competição

Ele entrou na pista na semana que passou para acelerar no Grupo 1 da 60ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart, realizado no traçado do Beto Carrero. O complexo localizado no Balneário de Penha, litoral norte catarinense, foi palco da edição recorde da competição nacional, que reuniu mais de 650 inscritos de todo o país. O kartódromo com condições desafiadoras para todos os competidores e um traçado técnico e exigente.

Na categoria Mini, Rampazzo teve que enfrentar outros 31 pilotos em busca de posições no grid. Logo após os treinos livres, o piloto maranhense encarou suas primeiras dificuldades quando identificou falta de potência em seu motor durante a tomada de tempo. O problema comprometeu seu desempenho, colocando-o na décima fila para a primeira prova classificatória.

"Nem acreditei na colocação na classificação, mas minha equipe viu que não tinha tanta potência no motor", comentou Gael Rampazzo, que manteve a confiança mesmo diante do cenário difícil.

Na primeira prova classificatória, o piloto maranhense iniciou sua trajetória de recuperação no pelotão. Após ter caído para a vigésima terceira posição nos primeiros giros, Rampazzo conseguiu se recuperar gradualmente ao longo das voltas. Com ultrapassagens precisas cruzou a linha de chegada em décimo quinto lugar.

Os finalistas: Guto Rotta ressalta "temporada mágica" em segundo ano na Stock Light

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.faceook.com/paddockbrasiloficial       

Guto Rotta é um talento forjado nas corridas com carros de tração dianteira e ostenta histórico vitorioso: foi campeão do Brasileiro e Gaúcho de Turismo 1.4, além de já ter vencido na Turismo Nacional e triunfou três vezes nas famosas 12 Horas de Tarumã. Atraído pelo superprêmio oferecido ao campeão da Stock Light e pela chance de um dia realizar o sonho de chegar ao grid da BRB Stock Car Pro Series, o gaúcho fez sua estreia na categoria de acesso ano passado e faz, em 2025, sua segunda temporada. Sempre com a Garra Racing Team, o piloto de Encantdo (RS) alcançou neste ano as suas primeiras vitórias na Stock Light e chega à última etapa do campeonato, neste fim de semana de 28 a 30 de novembro, em Brasília (DF), como um dos cinco finalistas.

Foi em 2025 que Guto Rotta mostrou verdadeiro encaixe com o carro de tração traseira da Stock Light, similar ao da Stock Car, mas muito diferente ao que estava acostumado nos tempos de Turismo 1.4 e Turismo Nacional. O piloto da equipe sediada em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, venceu corridas nas etapas do Velopark, correndo em casa, e no Velocitta, em Mogi Guaçu, interior paulista, além de ter somado um total de quatro pódios.

Ao chegar à etapa derradeira do campeonato com chances matemáticas de lutar pelo título, Rotta se mostra bastante contente por alcançar o primeiro nível em meio a um grid formado, em boa parte das etapas, por 23 pilotos. “Foi uma temporada de altos e baixos, com grid fenomenal, repleto de pilotos bons. E é um grande passo por estar entre os finalistas. Posso dizer que foi uma temporada mágica para mim, uma das minhas melhores até hoje, isso nem falo tanto em termos de resultado, mas sim de crescimento”, analisou.

Muito além dos resultados em si, Guto Rotta enfatizou o seu crescimento de forma global como piloto ao longo do seu segundo ano na categoria de acesso.

quarta-feira, 26 de novembro de 2025

NASCAR Brasil encerrará temporada com homenagem internacional ao campeão

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.faceook.com/paddockbrasiloficial       

A temporada 2025 da NASCAR Brasil reserva um encerramento à altura de sua evolução. O fim de semana decisivo, entre 5 e 7 de dezembro, no Autódromo de Interlagos, na capital paulista, encerra o calendário com a nona e última etapa da temporada, válida também como a terceira e derradeira prova do Campeonato Special Edition. Da soma das pontuações do Special Edition com o Campeonato Brasileiro, finalizado em agosto, sairão os campeões do Overall e o Rookie of the Year.

O campeão geral do Overall receberá um troféu especial, inspirado na Bill France Cup — a taça máxima da NASCAR Cup Series, entregue ao campeão norte-americano — e um bracelete exclusivo, criado para simbolizar a conquista de forma que o piloto carregue o prêmio em seu dia a dia. A esses prêmios soma-se o registro do nome do campeão no Hall da Fama da NASCAR, em Charlotte, nos Estados Unidos, tradição que reforça a conexão entre a operação brasileira e o centro histórico da marca.

Um troféu à altura de um campeão

A taça que será entregue ao campeão geral do Overall foi desenhada para carregar a essência do automobilismo americano. Inspirada na Bill France Cup, o troféu oficial da NASCAR Cup Series, a peça foi concebida para remeter ao legado da categoria. Com 45cm de altura, 20cm de largura, 17 de profundidade e 7kg de peso, a taça será o novo símbolo da consagração na NASCAR Brasil, ocupando lugar de destaque na estante do campeão.

“Neste ano fomos nesta linha: criar um troféu que remeta ao título norte-americano. Só o campeão geral, o Overall, o receberá seguindo os moldes da NASCAR Cup”, explica Thiago Marques, representante da NASCAR Brasil. “O campeão da Challenge receberá outro modelo de troféu”, completa.

Dimy Kalinowski, primeiro piloto autista do Brasil, vivencia experiência inédita na Stock Car

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.faceook.com/paddockbrasiloficial       

Dimy Kalinowski, o primeiro piloto autista do Brasil e membro da Projetax, viveu uma experiência inesquecível na décima etapa da Stock Car Pro Series, realizada em Cuiabá, durante a inauguração do novo Autódromo Internacional de Mato Grosso. Convidado pela equipe Crown Racing, Dimy, que mora na capital mato-grossense, teve a oportunidade única de conhecer de perto a dinâmica dos bastidores da Stock Car, sendo recebido com muito acolhimento e carinho pela equipe.

Durante o evento, o jovem piloto participou do track-walk, visitou os diversos boxes, conversou com os pilotos e membros das equipes e ainda teve o privilégio de assistir e caminhar pelo primeiro grid noturno da história da categoria. A experiência foi um marco importante, tanto para Dimy quanto para sua mãe, Branca Fernandes, que sempre o acompanha em sua jornada no automobilismo.

“Tive a oportunidade de conhecer os bastidores da Stock Car de pertinho e de falar com alguns dos pilotos que me inspiram no automobilismo. Foi uma experiência incrível acompanhar de perto a inauguração desse autódromo. Obrigado a todos da Crown Racing por me receberem tão bem. Eu e minha mãe fomos acolhidos no box e ficamos protegidos das fortes chuvas”, salientou Dimy.

Branca Fernandes, mãe de Dimy, destacou a importância desse momento para a carreira do filho. “Agradeço imensamente à equipe da Crown Racing por nos receber de braços abertos. Foi uma experiência única para nós dois. O acolhimento que recebemos nos deu ainda mais forças para continuar buscando o sonho do Dimy no automobilismo brasileiro”, afirmou Branca, que tem sido fundamental no apoio à carreira do filho.

Motul renova parceria de longo prazo com o Campeonato Mundial de MotoGP™

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.faceook.com/paddockbrasiloficial       

A Motul anuncia a renovação de sua parceria com o Campeonato Mundial de MotoGP™ por mais cinco anos, até 2030.

O envolvimento da Motul na MotoGP™ abrange o patrocínio do Campeonato Mundial de MotoGP™, bem como o naming rights do Motul Grande Prêmio do Japão e do Motul Grande Prêmio de Valência.

Como líder no setor de motocicletas, a Motul tem orgulho de ser parceira do campeonato de motovelocidade mais prestigiado do mundo, a MotoGP™, há mais de 15 anos. Essa colaboração de longo prazo visa reforçar o reconhecimento global da marca Motul e fortalecer ainda mais sua posição de liderança no esporte a motor.

Além da visibilidade global, a parceria proporciona à Motul oportunidades poderosas para aprofundar o envolvimento local com os fãs e os laços comerciais em todo o mundo. A marca ainda aproveita as ativações 360° durante as etapas e online, reforçando seu impacto regional e traduzindo a tradição da marca nas corridas e a excelência técnica em relações comerciais duradouras.

O envolvimento da Motul na MotoGP™ complementa sua presença na categoria de protótipos por meio de duas equipes de ponta: Red Bull KTM Tech3 e Prima Pramac Racing.

Rafa Brocchi acelera rumo à final do Endurance da Porsche Cup Cem Interlagos

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.faceook.com/paddockbrasiloficial       

Neste fim de semana, Rafa Brocchi disputará a decisão da temporada 2025 da Porsche Cup Brasil, na icônica pista do Autódromo José Carlos Pace em Interlagos. A etapa 9 da Porsche Cup, que define os campeões da modalidade Endurance, será palco de uma celebração especial com mais de 40 Porsche 911 GT3 Cup no grid, além de show musical em evento noturno.

A corrida de longa duração, 500 km, acontece neste sábado em Interlagos. Brocchi forma dupla ao lado de Vitor Genz, com quem vem se preparando para o desafio. Brocchi chega com bagagem: ele estreou com destaque nas etapas internacionais da categoria, como em Portimão e mostrou ritmo, o que lhe dá confiança para encarar essa última etapa decisiva.

“Chego motivado a Interlagos, um dos meus circuitos favoritos. Quero aproveitar essa última etapa para marcar presença e mostrar a minha evolução”, afirma Brocchi.

As classificações começam às 14h45, com a sessão da Trophy. Às 15h40, é a vez da Carrera Cup, com transmissão da Motorsport.com e Motorsport.tv Brasil, que também exibem a classificação da Challenge às 16h30. A sexta-feira fecha com a Corrida 1 da Sprint Trophy às 17h45, também transmitida pelos mesmos canais.

Rubens Barrichello e Scuderia Bandeiras juntos na Stock Car a partir de 2026

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.faceook.com/paddockbrasiloficial       

A temporada 2026 da Stock Car já nasce histórica para a Scuderia Bandeiras. Em um movimento que promete redefinir o cenário do automobilismo nacional, Rubens Barrichello — um dos maiores nomes da história do esporte — passa a integrar a estrutura mais nova, moderna e ousada da categoria.

Com 322 GPs na Fórmula 1, 11 vitórias, 68 pódios e os vice-campeonatos de 2002 e 2004, além dos títulos da Stock Car em 2014 e 2022, Barrichello se junta ao chefe de equipe Christian Fittipaldi, com quem dividiu pistas na F1, e a Átila Abreu, CEO da Scuderia Bandeiras e um dos maiores talentos da categoria.

“A chegada do Rubens é gigante. É a prova viva do nosso compromisso de ser a maior estrutura do automobilismo brasileiro. Sua experiência, sua capacidade de desenvolvimento e sua mentalidade vencedora combinam perfeitamente com o projeto de longo prazo que estamos construindo”, destaca Átila Abreu.

“Ter o Rubens conosco é mais um passo para elevar o nível da Stock Car. Ele sempre foi referência dentro e fora das pistas, e agora chega para fortalecer uma estrutura moderna, profissional e preparada para entregar excelência a pilotos, patrocinadores e fãs”, afirma Christian Fittipaldi.

terça-feira, 25 de novembro de 2025

MOTO1000GP: Na disputa pelo título da GP1000, Theo Manna chega confiante e sem pressão à final e dará seu máximo na pista

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.faceook.com/paddockbrasiloficial       

O MOTO1000GP, Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, desembarca no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel (PR), neste fim de semana (de 28 a 30 de novembro) para uma etapa decisiva que definirá os campeões da temporada 2025. Theo Manna, piloto da Ipiranga Bioleve Racing, é um dos candidatos ao título da categoria GP1000, a principal do evento. Após um ano sólido e consistente, Theo, de 19 anos, chega à decisão ocupando o segundo lugar no campeonato, com 152 pontos conquistados.

Theo vive um ano de ascensão no MOTO1000GP, em que demonstrou velocidade, evolução e maturidade, evidenciadas pelos resultados em pista. Foram seis pódios na temporada: três vitórias, três segundos lugares, além de três pole positions e três Voltas Mais Rápidas, com direito a quebra de recordes. Feitos notáveis conquistados ao longo de 2025, especialmente na segunda metade do campeonato.

Apesar do grande momento e das boas chances de brigar pelo título, o piloto da BMW S1000RR #77 adota uma postura tranquila e sem pressão. Ele encara a decisão como “uma etapa como qualquer outra”. Theo está confiante e com chances de ser campeão. O jovem de 19 anos disputará com a mesma garra de sempre e dará o seu melhor, apesar de saber que não depende só de si, fato que não tira sua motivação, pelo contrário, ele quer entrar para ganhar. Mesmo que dependa de uma combinação de resultados para alcançar o triunfo.

Dedicação, performance, velocidade e resultados não faltam a Theo. Por isso, ele tem trabalhado fortemente na preparação para a última etapa do ano. O objetivo é buscar os melhores resultados. Não tem pressão. Theo sabe que as vitórias e título serão consequências de um trabalho constante e de seu desempenho apresentado ao longo do ano.

Mathias de Valle reencontra Brasília em busca do Top5

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.faceook.com/paddockbrasiloficial       

 O piloto goiano Mathias de Valle terá um fim de semana para matar a saudade do Autódromo de Brasília, que será reinaugurado após 11 anos. Apesar de nunca ter acelerado por lá, a pista traz boas recordações para o piloto que ocupa a sexta colocação na Stock Light.

“É uma memória de infância. Uma pista onde cresci vendo meu pai correr, mas nunca tive a oportunidade de acelerar nela. Estou muito curioso para esse fim de semana”, ressalta o piloto da equipe ArtCon Racing que tem em seu carro as marcas da ArtCon, Vobe, Baguá Records, Cinex Arch Mato Grosso e SG Alumínios.

A etapa em Brasília marca o fim da temporada, com cinco pilotos com chances matemáticas de título. Porém, Mathias pretende fazer parte da festa com pódio e encerrar o campeonato entre os cinco primeiros.

“Faltou pouco para estar nesta final com chances de título. Quero terminar o ano da melhor forma possível, de preferência no pódio. É uma pista nova para todos e isso deixa as condições muito iguais para as três corridas”, pontuou.

A programação da Stock Light começa na sexta-feira (28), com shakedown e duas sessões de treinos. No sábado, os pilotos disputam o classificatório, a partir das 10 horas e fazem a corrida 1 a partir das 12h15. Domingo acontecem a rodada dupla, às 11h40. Todas as corridas terão transmissão no canal do youtube Stock Car Channel e pelo Bandsports e Sportv.

Felipe Sanches encerra WSK Final Cup com desempenho consistente e já mira o Trofeo delle Industrie nesta semana

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.faceook.com/paddockbrasiloficial       

A última etapa da WSK Final Cup, realizada no último fim de semana no tradicional South Garda Karting, em Lonato, na Itália, marcou o encerramento da competição e mais um capítulo importante na temporada europeia de Felipe Sanches (Equipe Energy Corse / Coach David Vidales / ITB / Sanches e Sabioni Sociedade de Advogados / Fazenda Pôr do Sol). A terceira e decisiva rodada teve sua final disputada no domingo (23), após uma programação intensa que começou na sexta-feira (21), logo após dias de treinos livres.

Na sexta, Felipe abriu o dia com P7 no treino livre, avançando para um P8 no qualifying do grupo S1 e P16 no qualifying geral, além de um sólido P5 no Heat 1. No sábado (22), o brasileiro iniciou acelerando forte e marcou P1 no warmup, mas enfrentou desafios nos heats seguintes, terminando o Heat 2 em P17 e o Heat 3 em P19.

No domingo (23), durante a pré-final, Felipe teve um excelente início, mas acabou se envolvendo em um acidente, escapando por pouco de uma lesão mais séria nas costelas. Com isso, foi forçado a abandonar a corrida. Mesmo assim, graças à pontuação acumulada ao longo da semana, o piloto garantiu sua vaga na final.

Largando da 31ª posição, Felipe protagonizou uma arrancada impressionante: ainda na primeira volta, conseguiu 12 ultrapassagens para chegar até a 19ª colocação. Na sequência, garantiu mais algumas posições, chegando ao 14º lugar e se juntando ao pelotão da frente, com 14 pilotos separados por apenas 3 décimos que brigavam pela liderança da prova. No fim, alguns erros acabaram custando posições, e ele recebeu a bandeirada em P18. Posteriormente, uma penalização de 10 segundos o colocou em P24 no resultado final.

Marcelino Ramos e Viadutos sediam etapa decisiva do Gaúcho de Rally neste final de semana

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.faceook.com/paddockbrasiloficial       

Vem aí a decisão do Campeonato Gaúcho de Rally de Velocidade! Será nesta sexta, dia 28 e sábado, dia 29, nas cidades de Marcelino Ramos e Viadutos, região norte do Estado.

A programação abre na sexta com o reconhecimento das especiais pelos competidores e street stage, a ser realizada a partir das 19h, no centro de Marcelino Ramos.

No sábado serão duas especiais, repetidas três vezes cada, pelo interior dos dois municípios. O Parque de Assistência (boxes das equipes) ficará junto ao Termas de Marcelino Ramos.

Toda a programação é gratuita ao público. A orientação do Automóvel Clube de Marcelino Ramos (Automar), organizador do evento, é que o público busque informações no Mapa da Prova, que pode ser acessado pelo Instagram do @rsrally, chegue ao menos 1h45min antes da primeira largada prevista e se posicione de maneira segura, nunca do lado de fora de curvas ou atras de fitas vermelhas.

“Nossa expectativa é muito boa, já temos um grid com 20 carros, certamente vai ser uma grande disputa que vale título, então o público verá uma grande corrida”, destaca Cassandro Maloz, do Automar, organizador do evento.

O diretor de Rally, da Federação Gaúcha de Automobilismo, Luis Felipe Trentin demonstra expectativa positiva para esta última etapa da temporada. “Tivemos mais um grande campeonato, com participação de competidores de diversos estados, o que mostra a importância que o Gaúcho de Rally ganhou nos últimos anos”, frisa.

Em final eletrizante, João Paulo Bonadiman vai ao pódio no maior Brasileiro da história

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.faceook.com/paddockbrasiloficial       

 O piloto capixaba, João Paulo Bonadiman, foi um dos grandes destaques do Grupo 1 do 60º Campeonato Brasileiro de Kart, disputado entre 18 e 22 de novembro no Kartódromo Beto Carrero. Em um evento recorde, que reuniu mais de 600 pilotos, ele encarou a desafiadora categoria OK Jr, que reuniu 38 concorrentes em busca de 36 vagas na Super Classificatória e na Final.

Após um 13º lugar na tomada de tempos, ele reagiu com determinação nas disputas de grupos.  Com a soma dos resultados das três baterias classificatórias garantiu a 14ª vaga na Super Classificatória, em que terminou na 7ª posição, assegurando o 10º lugar no grid da corrida decisiva.

A final da OK Jr foi um verdadeiro espetáculo de adrenalina, com pilotagem de altíssimo nível do início ao fim. Bonadiman escalou o pelotão com maestria, chegando a disputar a liderança volta a volta contra os melhores. Em um desfecho eletrizante, um tumulto nas duas últimas voltas o afastou da ponta, mas não o impediu de cruzar a linha de chegada em terceiro lugar, em meio a uma briga acirradíssima.

O piloto agradeceu o trabalho da equipe A8 Racing, da DNA Telemetria, dos parceiros de equipe e o apoio constante do pai, Eduardo. Para ele, conquistar um pódio em uma categoria tão técnica e disputada é a prova de que está no caminho certo rumo à sua evolução no automobilismo. 

Jornalista responsável: Eni Alves / Fotos: Cristiano Rodrigues e Eni Alves

Campeonato MBR define títulos da temporada 2025 em Londrina

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.faceook.com/paddockbrasiloficial       

O Campeonato Marcas Brasil Racing (MBR) chega ao seu momento mais aguardado: a grande final da temporada 2025. Entre os dias 28 e 30 de novembro, o Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina (PR), recebe novamente o encerramento do campeonato, onde serão conhecidos os novos campeões das categorias MBR 1.6 — nas classes Super e Elite — e MBR 2000 — dividida em A, B e Sênior.

A etapa decisiva reunirá cerca de 40 carros e 50 pilotos de várias regiões do país, em um fim de semana marcado por treinos intensos, quatro baterias por categoria e um clima de total indefinição na tabela. Tanto no MBR 1.6 quanto no MBR 2000, seguem com a disputa pelo título segue aberta e prometem corridas acirradas até a última bandeirada. A programação será compartilhada com a tradicional prova Londrina 600, ampliando ainda mais a movimentação no circuito paranaense.

As atividades começam na sexta-feira (28), com treinos oficiais desde as primeiras horas da manhã. Pilotos e equipes terão quatro sessões de pista para cada categoria, fundamentais para ajustes finais de acerto e estratégia, considerando que cada ponto pode ser decisivo na luta pelos títulos.

O sábado (29) será o dia mais intenso do fim de semana. Logo cedo, os classificatórios definem o grid de largada das primeiras provas. A partir do fim da manhã, começam as primeiras baterias do MBR 1.6 e MBR 2000. À tarde, as segundas corridas das duas categorias seguem elevando a disputa, com pódios que já podem dar sinais importantes de como se desenhará a corrida pelo título.

JP Batista inicia batalha no Grupo 2 do 60º Campeonato Brasileiro de Kart em Penha

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.faceook.com/paddockbrasiloficial       

O kartismo brasileiro vive mais uma semana decisiva no Kartódromo Internacional Beto Carrero, onde já começou a disputa do Grupo 2 do 60º Campeonato Brasileiro de Kart. Entre os mais de 650 competidores que participam desta histórica edição, está o paulista JP Batista (Equipe: PCR / Coach: Francesco Di Mauro), que dá sequência em sua temporada de estreia na F4 Júnior.

A edição de 2025 do Brasileiro atingiu o maior número de inscritos da história, e a F4 Júnior confirma seu peso ao reunir um impressionante grid de 72 pilotos. Para JP, que já convive com o ambiente competitivo do kartismo paulista, estar neste cenário é a combinação perfeita entre aprendizado e desafio. Ele chega preparado para enfrentar a forte concorrência em busca de um resultado expressivo.

“É muito bom voltar a disputar um Campeonato Brasileiro. Eu gosto muito desse clima, da correria e de tudo que envolve o evento. Vai ser uma competição difícil, claro, mas vou tentar levar o melhor resultado possível para casa”, destacou JP Batista.

JP acumula importantes resultados ao longo de sua trajetória. Ano passado, ainda na Cadete, conquistou o título da V11 Cup, um dos campeonatos mais técnicos do kartismo paulista. No Brasileiro disputado em Birigui, fez a pole position e garantiu presença entre os oito melhores da categoria.

Os finalistas: piloto com mais poles, Alfredinho Ibiapina enfatiza "ano de muito sucesso" na Stock Light

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.faceook.com/paddockbrasiloficial       

De todos os cinco finalistas e postulantes ao título da Stock Light em 2025, Alfredinho Ibiapina é o mais novo. Com 17 anos completados em abril, o adolescente natural de Curitiba e residente atualmente em Florianópolis foi um dos grandes nomes do campeonato na categoria de acesso. Atraído pela chance de subir para a BRB Stock Car com a premiação oferecida ao campeão da Stock Light para ascender à principal categoria do automobilismo brasileiro, Alfredinho completará seu segundo ano na competição com grandes momentos e resultados positivos na bagagem.

O piloto do carro #8 da W2 Racing ProGP é quem mais faturou poles no ano e venceu três corridas, sendo duas no Velopark e uma no Velocitta. Na jornada que marca o desfecho do calendário, em Brasília (DF), entre 28 e 30 de novembro, o agora bicampeão do Brasileiro de Kart — seu segundo título foi conquistado no último fim de semana, correndo pela categoria Shifter Graduados no Kartódromo Beto Carrero, em Penha (SC), inclusive superando o campeão mundial de kart, Matheus Morgatto — chega a Brasília com chances matemáticas de levantar a taça e ocupa a quarta colocação da tabela, com 218 pontos.

Alfredinho reúne duas poles na temporada — para efeito de estatística, é considerado pole na Stock Light o piloto que registra a volta mais rápida da sessão classificatória —, subiu ao pódio em três oportunidades e foi o autor da volta mais rápida em quatro corridas — recordista também nesta estatística.

Na visão do jovem piloto, 2025 foi um ano de crescimento e grandes momentos na Stock Light, embora a sensação é que seria possível ir além no campeonato se não fosse por fatores externos.

“Foi uma temporada bem boa para nós, com três vitórias, poles… um ano de muito sucesso. Tivemos alguns altos e baixos durante o ano e enfrentamos quebras, algumas batidas nas quais não tive culpa, o que acabou prejudicando um pouco na posição em si. Mas o ano, em termos de performance, foi bem legal, e agora chegamos a Brasília como um dos finalistas, então vamos com tudo dar o nosso melhor lá”, analisou.

segunda-feira, 24 de novembro de 2025

"Fórmula E: Driver" - Série documental retorna para segunda temporada no Amazon Prime Video

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.faceook.com/paddockbrasiloficial       

A Fórmula E, o esporte a motor com carros de maior aceleração do mundo, anuncia que a segunda temporada da série documental de sucesso "Fórmula E: Driver" será lançada exclusivamente no Amazon Prime Video, na sexta-feira, 28 de novembro, sem custo adicional para membros Prime. 

link para pôster oficial e mais imagens da segunda temporada é o seguinte: https://drive.google.com/drive/folders/1wyw-gnLi02xInW5UBKlGZoMoNKLwdrxF 

Se você tem interesse em receber o link antecipado para avaliação do episódio inicial, entre em contato pelo e-mail: eugeniobrito@textual.com.br 


Sobre a série
 
Todos os quatro novos episódios de "Formula E: Driver" estarão disponíveis simultaneamente para transmissão em 38 territórios, inclusive no Brasil, permitindo que os fãs de automobilismo se inteirem dos bastidores e de toda ação ocorrida na Temporada 2024/25 do Campeonato Mundial de Fórmula E, se preparando assim para o início da Temporada 2025/26, com a corrida em São Paulo, no dia 6 de dezembro. 

A série "Formula E: Driver" levará, mais uma vez, os segredos por trás das corridas para todos os espectadores, dessa vez acompanhando a campanha crítica da Temporada 11 (2024/25). As câmeras da Astronaut Films acompanharam os companheiros que se tornaram rivais dentro da equipe Porsche, Pascal Wehrlein e António Félix da Costa (este último agora piloto da Jaguar TCS Racing), bem como Dan Ticktum, da Cupra Kiro, Oliver Rowland, da Nissan, e Taylor Barnard pela Neom McLaren (agora piloto da DS Penske). As câmeras tiveram autorização para filmar dentro e fora das pistas, examinando os desafios diários enfrentados pelos pilotos de elite ao longo de uma temporada cheia de pressão. 

Di Grassi apresenta projeto de supercarro que aponta para o futuro do esporte

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.faceook.com/paddockbrasiloficial       

Conhecido por seu talento na área da engenharia, o piloto brasileiro Lucas Di Grassi apresentou hoje (18/11) um projeto realizado em conjunto com a icônica fabricante Lola Cars cujo objetivo é colocar em um mesmo carro de corridas a tecnologia mais avançada em todos os sistemas que compõem um veículo. O resultado é o DGR-Lola, que nas simulações realizadas na pista de Mônaco foi 4,3 segundos e dez vezes mais eficiente do que a última pole position da F-1 naquela pista, assinada por Lando Norris, para a McLaren.

Piloto da equipe Lola Yamaha ABT no Mundial de Fórmula E, Lucas mostrou em detalhes o projeto do DGR-Lola, que ele espera que indique o caminho para possíveis futuras evoluções utilizando tecnologias já viáveis. O brasileiro também informou que pretende construir o DGR-Lola nos próximos anos.

Elementos radicais - O projeto foi produzido utilizando recursos do próprio piloto. O DGR-Lola combina elementos radicais, mas já viáveis tecnicamente, como aerodinâmica ativa e variável, bateria modular e dispositivos de segurança otimizados e integração de software livre -- que pode ser trabalhado por outros players do campeonato. Um elemento importante é o sistema de sucção biturbo que pode ser modulado de acordo com o tipo de traçado, gerando grandes quantidades de downforce em qualquer velocidade. Outra característica importante é a tração nas quatro rodas, com potência de 600kW (ou 804 cv) gerada por dois motores elétricos.

O desenvolvimento do DGR-Lola foi realizado em parceria com a Lola Cars, utilizando as instalações de tecnologia avançada da construtora britânica em sua base de Silverstone, Inglaterra. O projeto foi trabalhado em software CAD (computer aided desigh) pela LamTec, com renderings gerados pela Chris Paul Design. Os estudos de CFD (computational fluid dynamics) são da Airshaper.

Álvaro Medeiros conquista TOP 4 no SKUSA Supernationals em Las Vegas

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.faceook.com/paddockbrasiloficial       

O jovem piloto Álvaro Medeiros mostrou personalidade, velocidade e capacidade de reação em um dos palcos mais desafiadores do kartismo mundial. De 12 a 16 de novembro o piloto disputou o SKUSA Supernationals, realizado no kartódromo Motorspeedway, em Las Vegas (EUA), e encerrou sua participação com no TOP 4 na categoria Micro Swift, que reuniu 45 pilotos de diversos países.

A trajetória do jovem talento ao longo do evento foi marcada por superações. Largando da 7ª posição do grid, Álvaro iniciou o primeiro heat com ousadia e ritmo forte, conquistando um sólido 4º lugar. No segundo, um incidente o tirou da pista, o que o fez despencar para a 29ª posição, comprometendo a soma de pontos. Mostrando maturidade além da idade, ele reagiu no terceiro heat com uma atuação impecável, vencendo a bateria após disputas intensas.

Com os resultados combinados, Álvaro alinhou em 8º lugar para a final. Em uma corrida recheada de ultrapassagens e duelos milimétricos, o piloto brasileiro entregou mais uma performance de alto nível e cruzou a linha de chegada na quarta colocação, consolidando sua presença entre os destaques do evento.

Para o telemetrista e coach Jeison Teixeira, o resultado confirma o alto nível do jovem piloto. “O Álvaro foi rápido o tempo todo e se adaptou muito bem ao traçado. O incidente comprometeu sua classificação, mas ele reagiu como um verdadeiro competidor. Ele é um piloto de ponta e tinha totais condições de lutar pela vitória”, avaliou.

Guilherme Moleiro reage no Velocittá e mantém sequência de pódios na Fórmula Delta

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.faceook.com/paddockbrasiloficial       

A penúltima etapa da Fórmula Delta 2025, realizada nos dias 15 e 16 de novembro no Velocittá, interior paulista, colocou Guilherme Moleiro diante de um fim de semana intenso. O piloto de Rolândia (PR), que completou 14 anos em maio e é o mais jovem do grid, iniciou a rodada com o 6º melhor tempo no treino de classificação.

A corrida 1 terminou antes do esperado. Um incidente na largada danificou o bico do fórmula numeral 6 e, mais tarde, uma tentativa de ultrapassagem resultou na quebra da barra da roda traseira. Sem estabilidade e dirigibilidade, Moleiro precisou recolher ao box e abandonar a disputa.

Na corrida 2, largando do fim do pelotão, o piloto reagiu com ritmo e precisão. Escalou posições volta a volta e cruzou a linha de chegada em terceiro, garantindo seu terceiro pódio consecutivo, sequência que inclui a vitória na etapa anterior, em Cascavel. Encerrada a missão no Velocittá, Moleiro segue direto para Penha (SC), onde disputa, a partir desta terça-feira, o Campeonato Brasileiro de Kart na categoria OK Júnior, com a final marcada para sábado (22).

A atuação na 7ª etapa da Fórmula Delta reforça a curva de crescimento de Guilherme Moleiro na transição para os monopostos. Mesmo após um abandono inevitável, o piloto demonstrou capacidade de reação, leitura de prova e controle emocional para recuperar posições na segunda bateria. A constância recente e o entendimento cada vez mais sólido do equipamento elevam seu nível técnico para o encerramento da competição em Interlagos, de 19 a 21 de dezembro, e fortalecem sua preparação para a disputa nacional no kart, aonde ele chega em ritmo competitivo e evolução evidente.

Jornalista responsável: Eni Alves / Crédito das Fotos: Jackson de Souza

Campeonato Brasileiro de Kart da CBA inicia edição histórica e com recorde de inscrições no Beto Carrero

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.faceook.com/paddockbrasiloficial       

O Campeonato Brasileiro de Kart, organizado pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), chega esta semana a sua histórica 60ª edição. Um marco de uma modalidade que é muito mais do que a porta de entrada do automobilismo — é a sua verdadeira escola.

É no kart que o piloto aprende, ainda criança, os fundamentos que levará para toda a carreira: o traçado perfeito, o ponto exato de frenagem, a sensibilidade no acelerador, a coragem nas ultrapassagens. É o alicerce que revela grandes campeões, como os tricampeões da Fórmula 1 Nelson Piquet e Ayrton Senna, que começaram suas carreiras no kart.

Com o recorde de mais de 600 inscrições nos dois grupos, a edição deste ano no Kartódromo Internacional Beto Carrero, em Penha (SC), é ainda mais especial devido a este marco, que supera o recorde anterior (545 inscrições no Brasileiro de Kart de 2021 também na pista catarinense).

E o novo capítulo desta história começou a ser escrito nesta terça-feira (18) com a realização dos primeiros treinos livres para o Grupo 1, que reunirá até sábado (22) as categorias Mini, OKN Júnior, Novatos, OKN, Sênior AM X30, Sênior PRO X30, OKN Master, Super Sênior, Grand Super Sênior, Sênior 60+, Shifter Graduado, Shifter Sênior e Shifter Super Sênior.

Neste grupo estão 255 inscrições. Veja a lista completa aqui: https://www.dropbox.com/scl/fi/xnwnz2dvbnrysbhk5ha7e/Grupo-1-LISTA-DE-INSCRITOS-60-CAMP.-BR-DE-KART-2025.xlsx?rlkey=byj7z7c4t1o7s1ckmb0qrm2v4&dl=0 

Na próxima semana, entre os dias 24 e 29, serão definidos os campeões do Grupo 2, com a disputa pelos títulos da Mirim, Cadete, F4 Júnior, F4 Novatos, F4 Graduado, F4 Sênior, F4 Super Sênior, F4 Grand Super Sênior e F4 60+. Todas as disputas acontecerão no traçado de 1.200 metros (sentido horário).

Felipe Sanches disputa última etapa da WSK Final Cup em Lonato, na Itália

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.faceook.com/paddockbrasiloficial       

 Felipe Sanches (Equipe Energy Corse / Coach David Vidales / Machac Motors / ITB / Sanches e Sabioni Sociedade de Advogados / Fazenda Pôr do Sol) inicia nesta semana a disputa da terceira e última etapa da WSK Final Cup, no tradicional circuito de South Garda Karting, em Lonato, na Itália. O piloto de Birigui representa a Energy Corse na categoria OK Júnior e chega motivado para encerrar o campeonato em uma de suas pistas favoritas.

A etapa anterior, disputada em Cremona, apresentou desafios e importantes aprendizados para Sanches, que tem dedicado toda a temporada às competições europeias. A rotina intensa na Itália e em outros países do continente tem sido fundamental para sua evolução, tanto em ritmo quanto em consistência. Após a WSK Final Cup, Felipe encerra o ano no 53º Trofeo delle Industrie, que será realizado novamente em South Garda, na última semana de novembro.

O retorno a Lonato traz boas lembranças ao paulista. Em outubro de 2024, ele disputou a 52ª edição do Trofeo delle Industrie e, em fevereiro de 2025, voltou ao traçado italiano para a terceira rodada da WSK Super Master Series. A familiaridade com o circuito reforça a confiança para este novo desafio.

"A Energy Corse tem sido fundamental no meu crescimento técnico ao longo da temporada. Construímos uma parceria muito forte e estou bastante animado para esta rodada final. Lonato é uma pista onde me sinto muito confortável e acredito que posso entregar um bom desempenho. Quero fechar este ciclo na Europa com resultados sólidos e preparar bem o caminho para o Trofeo delle Industrie", destacou Felipe Sanches.

NASCAR Brasil segue brilhando na NASCAR Awards

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.faceook.com/paddockbrasiloficial       

A maior premiação da marca mundial de competições automobilísticas foi realizada nesta sexta-feira (21 de novembro) na cidade de Charlotte, na Carolina do Norte,— conhecida como o “coração” da NASCAR, onde fica seu quartel-general e a sede de várias das principais equipes. Pela terceira vez na história, a prestigiosa homenagem contou com elenco brasileiro.

Desta vez, celebrou o título do Campeonato Brasileiro conquistado por Rubens Barrichello, que não pode comparecer por compromissos profissionais e o piloto Jorge Martelli, campeão do Campeonato Brasileiro da NASCAR Brasil Series 2025 na categoria Challenge, conquistando seu segundo título consecutivo.

O evento de premiação NASCAR Awards – Regional & International, realizado no Charlotte Convention Center, teve início às 16h30 (horário local), com a passagem do campeão pelo tapete vermelho. Após o jantar, servido às 19h, e a exibição de um vídeo destacando a temporada 2025 da NASCAR Brasil Series, o piloto foi reconhecido no palco diante da cúpula do automobilismo mundial.

Martelli expressou sua alegria ao ser homenageado no evento internacional. “Uma experiência incrível e uma grande honra prestigiar um momento dessa grandeza. Nunca imaginei estar no mesmo palco que vários grandes nomes do automobilismo mundial. É uma felicidade sem tamanho”, declarou o bicampeão. No decorrer do dia, Martelli participou de duas visitas programadas: a primeira a uma equipe e outra ao Hall of Fame.

Copa Joy Chevrolet tem fim de semana de gala em Mogi Guaçu

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.faceook.com/paddockbrasiloficial       

 Após um longo período de férias, a Copa Joy Chevrolet retornou com força total no último fim de semana, no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, trazendo de volta toda a emoção da categoria em uma rodada dupla movimentada.

No sábado, duas corridas Sprint agitaram o público, com disputas intensas e condições climáticas variáveis. As vitórias ficaram com Aleandro Fortunato e Maurício Gallian na primeira prova e com Eber e Jeff Gomes na segunda corrida da categoria Extreme. Nas demais categorias, Rafael Rúbio (Novatos) e André Magno (Sport) dominaram a etapa, vencendo ambas as corridas.

Já no domingo, o clima era de decisão com a disputa do Mini Endurance, prova de 300 km dividida em três baterias de 100 km. Sem descartes, cada resultado teve peso total na soma final, tornando a estratégia elemento chave ao longo da competição.

Após intensas trocas de posição e duelos acirrados, a dupla Luiz Cirino e Marcus Bassetti conquistou a vitória geral. Jeff Gomes, que faz dupla com Eber Gomes, mas precisou conduzir sozinho por força de regulamento, garantiu o segundo lugar. Na categoria Sport, André Magno confirmou seu domínio ao vencer novamente, enquanto na Novatos a temporada manteve seu roteiro com mais um triunfo de Rafael Rúbio.

Com os resultados do fim de semana, André Magno confirmou o título em sua categoria. Rafael Rúbio também garantiu o campeonato, conquistando seu primeiro título no automobilismo real após migrar do virtual. Na Extreme, a definição veio no detalhe: a dupla Cirino/Bassetti, do carro #59, sagrou-se campeã.

Gabriel Bortoleto está em Las Vegas para 22ª etapa do Mundial de F1

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.faceook.com/paddockbrasiloficial       

 Gabriel Bortoleto encerrou a primeira rodada de atividades do GP de Las Vegas com foco total no trabalho de preparação e se diz confiante para os próximos desafios do fim de semana. Em sua estreia no traçado urbano de Nevada - Estados Unidos, o piloto brasileiro completou 40 voltas ao longo das duas sessões noturnas, priorizando o entendimento do comportamento dos pneus e das características únicas do circuito.

Bortoleto registrou 1m36s398 no TL1 (19º lugar) e 1m35s499 no TL2 (20º posição). A pista, que apresenta características de média-alta velocidade, registrou velocidades superiores a 350 km/h durante os treinos, estabelecendo novo recorde de velocidade máxima da temporada 2025.

"Foi um dia positivo e produtivo no geral", afirmou Bortoleto após os treinos. "É um pouco difícil interpretar os tempos, já que alguns pilotos completaram voltas com os compostos mais macios e outros não. Minha própria tentativa com o composto mais macio foi interrompida por bandeira vermelha", explicou o piloto, que atualmente ocupa a 19ª posição no Mundial com 19 pontos conquistados.

O único representante brasileiro na categoria destacou que o trabalho focado nos pneus mais duros trouxe informações valiosas para a sequência do fim de semana. "Rodar principalmente com os pneus duros me ajudou a entender como os compostos se comportam. Até a sessão ser interrompida, os macios também pareciam decentes", avaliou.

Bortoleto chega a Las Vegas após um GP do Brasil particularmente difícil em Interlagos, mas demonstra estar renovado para o desafio. "Brasil foi especialmente duro, mas aprendi com isso, tive um tempo tranquilo para descansar e agora estou ansioso para seguir em frente", declarou o piloto antes do início das atividades.

terça-feira, 18 de novembro de 2025

Leonardo Cavaletti e Murilo Spironelo confirmam participação no Rally del Atlántico 2025

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.faceook.com/paddockbrasiloficial       

Os gaúchos Leonardo Cavaletti e o navegador Murilo Spironelo, participarão da 30ª edição do Rally del Atlántico, que será realizada de 20 a 23 de novembro de 2025 em Punta del Este, Maldonado, Uruguai. Esta será a primeira participação da dupla em uma competição fora do Brasil, marco importante na trajetória dos campeões nacionais 2024. A prova integra quatro campeonatos: a edição inaugural do Campeonato Panamericano de Rally FIA, a quinta etapa do Regional FIA CODASUR, a sexta etapa do Regional FIA NACAM e a oitava etapa do Campeonato Nacional de Rally.

O Panamericano de Rally será disputado pela primeira vez com equipes das três Américas e do Caribe reunidas em um único evento. Punta del Este foi escolhida como sede desse início e concentrará todas as atividades da competição.

A programação prevê shakedown em Bellaca e largada cerimonial em Los Dedos na sexta-feira. No fim de semana, os competidores enfrentarão 11 trechos cronometrados em pista de terra, com deslocamentos por vias asfaltadas. A edição inclui pela primeira vez o trecho Cerro Catedral, com 27,80 quilômetros, repetido duas vezes.

A direção do evento reforça que a disputa seguirá o Código Desportivo Internacional da FIA e os regulamentos regionais. O compromisso ambiental será mantido dentro do Programa de Sustentabilidade, conforme previsto no material oficial.

Gael Rampazzo chega à Santa Catarina para a disputa do 60º Brasileiro de Kart

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.faceook.com/paddockbrasiloficial       

Chegou a hora de acelerar no evento mais aguardado da temporada do kartismo nacional. A 60ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart começa oficialmente para Gael Rampazzo (A Promo / Mark Representação / Equipe: Evolution Motor Sport / Coach: Fran Di Mauro)  e para os mais de 650 competidores inscritos, recorde absoluto na história da competição. O piloto do Maranhão desembarcou em Santa Catarina pronto para mais um grande capítulo de sua trajetória.

Gael volta ao Kartódromo Internacional Beto Carrero, no Balneário de Penha, litoral norte do estado, onde já competiu este ano no Open do Brasileiro e em duas etapas da Copa Beto Carrero, disputando tanto pela Cadete quanto pela Mini. O cenário é conhecido, mas o desafio agora é ainda maior e isso motiva o piloto a buscar seu melhor desempenho.

Nesta semana, Rampazzo entra na disputa pelo Grupo 1, na categoria Mini, equipada com motores 2 tempos. Pela Cadete, ele só entra na pista na próxima semana, junto às categorias do Grupo 2, que inicia suas atividades no dia 24 de novembro. O foco total agora está em aproveitar cada treino e cada volta na Mini.

Antes de iniciar oficialmente sua participação, Gael destacou a confiança com que chega ao Brasileiro. “Eu estou confiante. Quero fazer um Campeonato Brasileiro muito bom e vou tentar conseguir o melhor resultado para mim e para a minha equipe”, afirmou o piloto.

Ao longo de 2025, Gael Rampazzo encarou uma intensa agenda de competições, sempre com o objetivo de chegar ainda mais preparado ao Brasileiro. O planejamento incluiu participações em provas, que além do Open e da Copa Beto Carrero, inclui também eventos do kartismo nacional, como o Norte Brasileiro, a Copa Brasil e o Brasileiro Rotax. Ele também marcou presença nos campeonatos Paulistas Rotax e Light.

Rafael Guimarães está pronto para encarar o Campeonato Brasileiro pela 4ª vez

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.faceook.com/paddockbrasiloficial       

A competição mais importante do kartismo brasileiro está prestes a começar. A 60ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart será realizada no Kartódromo Internacional Beto Carrero, no Balneário de Penha, em Santa Catarina, reunindo pilotos de diversas regiões do país. Entre eles está o mineiro Rafael Guimarães, que desembarcou nesta segunda-feira (17) em solo catarinense preparado para mais um grande desafio. As atividades do Grupo 1 terão início nesta terça-feira (18), com a final marcada para o sábado (22).

Esta será a quarta participação de Rafael no Campeonato Brasileiro, representando Minas Gerais. A competição será a penúltima disputa da temporada 2025, e a última será a etapa final da Copa São Paulo Light, na qual Rafinha chega na liderança. O ano tem sido marcado por evolução constante, conquistas expressivas e experiências fundamentais para o crescimento do piloto.

No último mês, Rafael esteve em Lonato, na Itália, onde acelerou na Rok Super Final, realizada no tradicional Circuito South Garda Karting. A oportunidade foi conquistada após ele liderar a categoria Mini na Copa São Paulo Light de Kart até a sétima etapa, rodada em que também garantiu a vitória.

Agora, Rafael chega motivado e confiante ao lado da equipe Speed Racing, determinado a fazer o seu melhor na pista e fechar o ano com chave de ouro. "Cheguei muito focado para esta semana. O Brasileiro sempre exige o máximo de nós, e quero aproveitar cada treino para evoluir e dar o meu melhor na pista. Tive um ano incrível, com muitas oportunidades, e quero encerrar 2025 de forma especial. Agradeço a todos que acreditam no meu trabalho. Vamos com tudo em busca desse título”, afirmou o piloto.

Programação do Grupo 1 do Campeonato Brasileiro de Kart: