quarta-feira, 30 de abril de 2025

Firestone fornece mais de 1.900 pneus para o Grande Prêmio do Alabama

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

A Firestone, marca pertencente à Bridgestone, irá fornecer mais de 1.900 pneus de corrida Firehawk para as categorias NTT INDYCAR SERIES e INDY NXT by Firestone durante a 15ª edição do Children’s of Alabama Indy Grand Prix, que acontece neste fim de semana no Barber Motorsports Park, na cidade de Birmingham, Alabama, Estados Unidos. 

Conhecido por seu circuito natural de 3,7 km com 17 curvas fluidas e variação de elevação de 24 metros, o traçado desafia pilotos e equipes com um misto de velocidade e exigência técnica.

NTT INDYCAR SERIES

Para a principal categoria, a Firestone disponibilizará cerca de 1.500 pneus, que serão utilizados nos treinos, na classificação e na corrida de 90 voltas (cerca de 333 km). Cada carro receberá a seguinte alocação:

- 5 jogos de pneus primários (faixa preta) – com um jogo extra para estreantes durante o primeiro treino livre;

- 5 jogos de pneus alternativos (faixa vermelha);

- 5 jogos de pneus de chuva (faixa cinza).

Segundo o regulamento da INDYCAR, cada piloto deve utilizar pelo menos um jogo de pneus primários e um jogo de pneus alternativos novos durante a prova.

ELMS: Pipo Derani volta à Paul Ricard com boas expectativas para disputa das 4 Horas de Le Castellet

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

O brasileiro Pipo Derani volta à pista neste final de semana para a disputa da 2ª etapa da temporada 2025 do European Le Mans Series (ELMS), desta vez com as 4 Horas de Le Castellet, em Paul Ricard, na França.

A bordo do LMP2 #47 da equipe CLX Motorsport, Derani estará ao lado dos companheiros Enzo Fittipaldi e Manuel Espírito Santo em busca do bom resultado, que escapou nas voltas finais da etapa de abertura em Barcelona, na Espanha. O trio foi obrigado a abandonar em virtude de uma falha mecânica, após liderar grande parte da corrida.

“Esperamos mostrar o mesmo potencial este final de semana e, desta vez, terminar a corrida, o que infelizmente não conseguimos pela falha mecânica em Barcelona”, comentou Derani.

A pista francesa de 5,861 km de extensão é velha conhecida do bicampeão do IMSA, que este ano voltou à Europa onde também estará focado no desenvolvimento do protótipo da Genesis Magma Racing, marca de luxo da Hyundai Motorsport, para disputar em 2026 a classe principal do FIA WEC.

Piloto com paralisia cerebral estreia na Turismo Nacional com a Equipe Manzini

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

Após um ano de preparação, Douglas Mattos estreia no automobilismo e na Turismo Nacional (TN), pilotando o New Onix #71 da Equipe Roberto Manzini Centro Pilotagem (RMCP), conhecida como Equipe Manzini. Natural de Petrópolis (RJ), ele tem 37 anos, é pai de dois garotos, e é portador de paralisia cerebral. Condição que afeta sua fala, sua coordenação motora, e limita sua capacidade de locomoção.

Profissional da área de TI, Douglas começou a andar de kart há dois anos, quando era analista de suporte de uma multinacional de telecomunicações, foi acometido por síndrome de burnout, e buscou o kartismo para se livrar do stress excessivo por condições de trabalho.

Disputou as duas últimas edições do Campeonato Carioca de Kart e alcançou o quarto lugar como seu melhor resultado. Na temporada passada, ganhou o apoio de Roberto Manzini, comandante da RMCP e da Equipe Manzini, que ofereceu a ele, gratuitamente, o curso de pilotagem esportiva do programa Driver’s Academy.

“O Douglas é o primeiro piloto do mundo com paralisia cerebral em carro não adaptado”, Manzini explica. “Trabalhamos bastante para o desenvolvimento dele como piloto. Isso incluiu a participação do médico Victor Ramos, da Abramet (Associação Brasileira da Medicina do Tráfego), que orientou o preparador físico dele para os treinos necessários. E deu muito resultado. Ele melhorou bastante sua postura, está respirando melhor, e adquiriu maior controle muscular.”

Hankook abre temporada com operação inédita entregando mais de 1,1 mil pneus em Interlagos

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

O Autódromo de Interlagos será palco neste final de semana da abertura da temporada 2025 da Stock Car Pro Series, Stock Light, Fórmula 4 Brasil e Turismo Nacional. Para além da estreia do novo carro da Stock Car, que inaugura a nova era dos SUVs turbinados e da intensa programação com 121 corridas previstas ao longo do ano, o evento marca um ponto de virada para a Hankook Tire & Technology, que agora fornece pneus para 100% das categorias promovidas pela Vicar Promoções Desportivas.

A fabricante sul-coreana, que já atendia Stock Car, Stock Light e Fórmula 4 desde 2023, ampliou sua presença em 2025 ao assumir também o fornecimento exclusivo para a Turismo Nacional — categoria que utiliza modelos derivados dos carros mais vendidos no Brasil. Com isso, a Hankook se torna a parceira técnica de toda a plataforma de campeonatos da Vicar.

Somente neste final de semana em Interlagos, estarão na pista a Stock Car Pro Series, Stock Light, Fórmula 4 e Turismo Nacional. Todas calçadas por pneus Hankook.

“Assumir o fornecimento de pneus para todas as categorias da Vicar em 2025 representa um avanço significativo para a Hankook no cenário do automobilismo regional”, destaca Carlos Lee, diretor-presidente da Hankook Tire Brasil. “Estamos oferecendo uma solução tecnológica de alta performance que atende desde os monopostos da Fórmula 4 até os carros de turismo da Stock Car e da TN. Cada categoria exige um perfil diferente de pneu, e estamos preparados para entregar desempenho, confiabilidade e segurança em todas elas.”

Fórmula 1 reforça imagem de Miami como destino de luxo global

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

Palco do próximo circuito de Fórmula 1, que acontece neste domingo (4), Miami está cada vez mais longe de ser apenas uma cidade de praias e férias ensolaradas. Nos últimos anos, especialmente após a pandemia, o município passou por uma profunda transformação. Hoje, é um centro global de negócios, inovação e luxo. A realização da corrida anualmente e de outros grandes eventos esportivos reforça ainda mais esse novo e sofisticado momento da cidade. 

A Fórmula 1 é, por si só, um esporte associado ao luxo e à exclusividade. Desde as escuderias patrocinadas por marcas renomadas até o perfil dos espectadores, grande parte composto por pessoas de alto poder aquisitivo, a competição carrega uma atmosfera de sofisticação em cada detalhe. Ter Miami como sede de uma das etapas do circuito mundial reforça essa imagem da cidade como uma região luxuosa, além de movimentar a economia local.  

Um evento de Fórmula 1 movimenta, em média, cerca de 450 milhões de dólares na economia local. Só durante o fim de semana da corrida, os mais de 250 mil fãs que passam pelo autódromo costumam gerar em torno de 200 milhões de dólares em gastos com hospedagem, gastronomia, transporte e entretenimento. Esses valores tendem a aumentar cada vez mais, visto que a edição de 2024 estabeleceu um novo recorde de público, com 275 mil espectadores ao longo dos três dias de evento, superando os 270 mil de 2023. 

“A Fórmula 1 representa o auge do entretenimento esportivo global. Ela combina luxo, tecnologia, performance e exclusividade. Essas características se alinham perfeitamente com o novo momento de Miami, que hoje é uma das cidades mais desejadas do mundo para quem busca investir ou morar em uma cidade cada vez mais potente, além de ensolarada e com baixos impostos”, afirma o brasileiro Daniel Ickowicz, CEO da consultoria imobiliária Elite International Realty, que atua no mercado da Flórida, estado onde fica localizado Miami, há trinta anos.  

Interlagos dá início à era SUV na BRB Stock Car Pro Series

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

A partir desta semana, o fã brasileiro de automobilismo assistirá ao início de uma nova era com a estreia da geração SUV de carros da BRB Stock Car Pro Series, categoria que abrirá a temporada 2025 no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos. Depois de 45 anos com modelos do tipo sedan, a Pro Series passa a competir com uma geração de carros mais alinhada com as tendências da indústria automotiva global, apontando para um futuro baseado em tecnologia, segurança e sustentabilidade, mas sem perder as principais características do seu DNA: equilíbrio e imprevisibilidade.

Chevrolet, Toyota e Mitsubishi vão medir forças nesta nova fase do esporte com os modelos Tracker, Corolla Cross e Eclipse Cross, respectivamente. Se a bordo dos sedans a BRB Stock Car tornou-se referência de competitividade e excelência no automobilismo em nível nacional e global, a geração dos SUVs (sigla em inglês para Veículos Utilitários Esportivos) chega para adicionar a esse cenário a vanguarda da tecnologia e conectividade, além de levar o fã a um novo patamar de interação e imersão na categoria.

Foram anos de pesquisa e desenvolvimento para a construção do projeto SNG01, sigla de Stock New Generation. Encabeçada pela AudaceTech — braço de tecnologia automotiva e eletrônica do Grupo Veloci, controlador da Stock Car – a iniciativa tem ampla participação da indústria nacional e internacional por meio de parcerias sólidas estabelecidas com ArcelorMittal, IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Magna Compósitos, Tractian, MTR Performance Parts, ESPAS, Fueltech, Hipper Freios e Cobreq, entre outros. 

O sistema de conectividade 5G foi desenvolvido em parceria com a Qualcomm Snapdragon, que promete ser uma atração à parte. Movido a gasolina Petrobras Podium e calçado pelos pneus fornecidos pela Hankook Tire, o SNG01 passou por mais de 10 mil quilômetros de testes e finalmente vai acelerar nas mãos dos principais pilotos do Brasil neste fim de semana.

Concebido especialmente para o projeto, o aço DP980R fornecido pela ArcelorMittal deixou os carros da revolução na BRB Stock Car consideravelmente mais leves. Com 1.100 kg, os novos carros tiveram redução de 250 kg em relação aos modelos que estiveram em ação até o ano passado. Além do novo chassi, o bólido conta também com um motor mais leve e sustentável, turboalimentado, de quatro cilindros em linha e 2,1 litros, que promete surpreender o público com um ronco impressionante. 

MBR 2025: Novas regras aumentam competitividade

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

Com a proximidade da segunda etapa do campeonato automobilístico Marcas Brasil Racing (MBR), agendada para os dias 10 e 11 próximos, no Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel (PR), vale ressaltar algumas mudanças significativas foram realizadas no regulamento da competição para apimentar a temporada 2025.

Em relação às regras da temporada passada, o novo regulamento amplia o número de etapas de quatro para seis, elevando o total de corridas para 24 baterias ao longo do ano. A alteração aumenta a competitividade e torna a disputa pelo título mais aberta.

Mas a principal mudança está em relação à criação de novas categorias. Desde a primeira etapa de 2025, as divisões passam a ser: 1.6 Super, 1.6 Elite, MBR2000 A, MBR2000 B e MBR2000 Sênior, substituindo as antigas Super, Elite, CUP A, CUP B, Sênior e CUP Sênior. Outra mudança é o ano de fabricação dos veículos, que agora devem ser a partir de 2016.

A pontuação também foi ajustada. As quatro corridas de cada etapa têm pontuações mais equilibradas e a melhor volta de cada categoria vale um ponto extra. O piloto que marcar a pole-position geral de cada grid também receberá uma bonificação, substituindo o modelo anterior, que premiava o mais rápido de cada categoria.

De volta a Interlagos: icônico autódromo paulistano recebe a NASCAR Brasil Series

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

A temporada 2025 da NASCAR Brasil Series chega ao seu terceiro encontro nos dias 17 e 18 de maio, desta vez no tradicional Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Após as duas primeiras etapas em Campo Grande (MS) e Londrina (PR), os competidores encaram agora um traçado dinâmico, veloz e que exigirá muita técnica das equipes e pilotos. A última vez que o campeonato esteve no circuito foi na etapa final em dezembro do ano passado.

A NASCAR Brasil Series viverá um fim de semana especial, entre 17 e 18 de maio, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. A terceira etapa da temporada 2025 marca o retorno de uma das categorias mais importantes do esporte a motor na América Latina, e muitas são as ações previstas para proporcionar momentos especiais e únicos para os fãs de automobilismo.

Em parceria com a Mais Brasil — promotora e organizadora da competição — a NASCAR Brasil programou experiências para que seja possível ao apaixonado por corridas desfrutar de toda a emoção dos bastidores da NASCAR Brasil sob um ponto de vista exclusivo.

“A expectativa de correr em Interlagos é sempre grande! O mais importante e famoso autódromo brasileiro sempre proporciona ótimas corridas e um grande público!”, destacou Carlos Col, representante da NASCAR Brasil e CEO da Mais Brasil.

“Teremos várias atrações para o público que for ao autódromo, diversos desfiles, como o de carros clássicos Chevrolet e mais de 300 motos passeando pela pista, além do Show do Grid com atrações musicais antes da largada”, mencionou o gestor.

TV Cultura transmite o GP do Alabama, prova da Indy que antecede as 500 Milhas

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

Neste domingo (4/5), a TV Cultura transmite, com narração de Geferson Kern e comentários de Bia Figueiredo, o Grande Prêmio do Alabama, a partir das 14h30. O circuito acontece na cidade de Birmingham, Estados Unidos, no Barber Motorsports Park, e é a quarta etapa da Fórmula Indy de 2025.
 

A prova é reconhecida por suas subidas, descidas, curvas longas e de baixa velocidade. Além disso, conta com estátuas, uma aranha gigante e o manequim Georgina, que fica abaixo de uma passarela de pedestres e, por acidente, caiu na pista durante a prova de 2024.
 

O GP abre maio, mês mais esperado pelo automobilismo, e antecede a realização das 500 Milhas de Indianápolis, agendada para o dia 25 do mesmo mês. A Indy já vive o clima das 500 Milhas: os dois primeiros treinos foram realizados no fim do mês de abril, com liderança de Scott Dixon e Alex Palou, atual líder do campeonato e vencedor de duas das três provas deste ano. Eles competem pela equipe Chip Ganassi, parceira da equipe Meyer Shank, do brasileiro Hélio Castroneves.

imprensa@tvcultura.com.br

 

 

Inscrições abertas para o Erechim Rally Brasil

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

Com a divulgação do Regulamento Particular de Prova (RPP), nesta semana, foi aberto oficialmente o período de inscrições para o Erechim Rally Brasil (ERB), maior evento de rally de velocidade do Brasil, que este ano acontecerá entre os dias 22 e 25 de maio.

As inscrições podem ser feitas pelo site oficial do evento, rallyerechim.com. A expectativa é manter o grid dos últimos anos, que envolveram competidores de ao menos cinco países e diversos estados do Brasil.

“Uma grande equipe de voluntários já está envolvida para fazer um grande evento aos competidores e ao público. Esperamos contar com um grande grid, para que o show seja de muita velocidade e emoção a todos”, destaca o presidente do Erechim Auto Esporte Clube (Eaec), Felipe Costa.

Informações sobre o evento já estão sendo disponibilizadas nas redes sociais oficiais do ERC. A programação prévia destaca a largada promocional, no centro da cidade, na quinta-feira, dia 22 de maio, shakedown (treino) e super prime noturno (primeira especial do Rally) na sexta, dia 23, e o desenvolvimento das demais especiais no sábado e domingo, dias 24 e 25.

O super prime no sábado a tarde, na pista da Accie, está mantido nesta edição. As demais especiais deste ano serão anunciadas em breve pelo comitê organizador.

Edson Castro

 

 

 

Kaká Magno estreia em novo time da Stock Light

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

Depois de duas temporadas, a curitibana Kaká Magno está de casa nova para a edição 2025 da Stock Series. Ela vai defender a recém-criada Infinity Competições ao lado do estreante Enzo Falquete.

Com 23 carros no grid, boa parte com pilotos estreantes, Kaká Magno aposta em corridas mais disputadas e com maior aprendizado ao longo da temporada.

“Será um ano bem diferente dos anteriores e estou muito motivada para fazer parte de tudo isso em busca de crescimento profissional”, conta a piloto que estará no cockpit do carro #25 com as marcas da Sanepar, CPA Postos, Usina Santa Terezinha, Copel, Sicredi e JMUSIC, além dos apoios da Vulton, Kapazi e Grupo Uninter. 

Destaques e representatividade

Copa São Paulo Bradesco de Kart: Com forte gripe, Miguel Silva mantém liderança compartilhada na Rotax Junior Max

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

Mesmo com um grande mal-estar em virtude de forte gripe, o paulista Miguel Silva (RodOil/Shield Oil/SOS Bike Móvel) manteve a liderança no campeonato da categoria internacional Rotax Junior Max, agora com a companhia de Dudu Salamonde. Na terceira etapa da Copa São Paulo Bradesco de Kart, realizada no Kartódromo Granja Viana (Cotia/SP) no último fim de semana (26/4), o piloto foi para o sacrifício mesmo com febre, e o máximo que conseguiu foi a sétima posição na rodada.

“Como eu estava muito mal, não participei de todos os treinos da semana. Então, no dia das corridas o kart não estava perfeito e eu estava muito irregular. Pelo menos somei alguns pontos e certamente descartarei um destes resultados como o pior do ano”, explicou o garoto de 13 anos de idade, visivelmente abatido.

Na tomada de tempo Miguel Silva fez o sexto tempo, em sua última volta, ficando a 0s620 do pole position. Na primeira bateria conseguiu melhorar um pouco a sua marca, mas em virtude da inconstância recebeu a bandeirada em oitavo. Na segunda bateria teve uma pequena melhora no ajuste de seu equipamento e terminou em quinto. E na terceira e última prova já conseguiu ser mais rápido, e novamente ficou com a quinta posição. Na soma de pontos, ficou empatado com o sexto colocado, mas no critério de desempate caiu para o sétimo posto, seu pior resultado do ano.

“Não fiquei nada feliz, mas eu tive que fazer este sacrifício em correr. É mais um aprendizado, que vai me dar força para brigar novamente pela vitória na próxima etapa”, reagiu o piloto apoiado por RodOil/Shield Oil/SOS Bike Móvel.

Renovação: BRB Fórmula 4 Brasil reúne elenco mais jovem da história

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

O principal propósito da FIA (Federação Internacional do Automóvel) quando concebeu a Fórmula 4, a partir de 2014, foi de possibilitar aos pilotos egrégios do kartismo a chance de dar o primeiro passo nos autódromos rumo ao Mundial de Fórmula 1. Desde 2022, tal via foi pavimentada pela Vicar para revelar talentos do automobilismo nacional e sul-americano ao trazer a categoria-escola ao país. A BRB Fórmula 4 Brasil Credenciada pela FIA tem uma trajetória relativamente curta, mas de muito sucesso e promete ainda mais em 2025, quando terá o mais jovem elenco da sua história.

A temporada, que terá início nesta semana, no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, reunirá grid cheio, com 16 carros. E nada menos que dez dos pilotos escalados para o quarto campeonato da história da BRB Fórmula 4 Brasil têm entre 15 e 16 anos.

A jovialidade de uma quase totalidade de adolescentes ajuda a abaixar a média etária do grid da categoria-escola para somente 16 anos e quatro meses.

Nunca houve um elenco tão jovem como o que vai alinhar em Interlagos no próximo fim de semana. Quando se leva em conta os pilotos que disputaram a primeira etapa dos três primeiros campeonatos, 2022 registrou 16 anos e seis meses de média de idade, contra 16 e oito meses de 2023. Em 2024, a BRB Fórmula 4 teve sua média mais alta: 17 anos.

Formação de talentos — Entre os pilotos com mais experiência na categoria, o paulistano Celo Hahn é o mais jovem. Com 15 anos, o piloto da TMG Racing disputou oito provas no ano passado como preparação para disputar a temporada completa em 2025.

Já o sorocabano Murilo Rocha estreou na BRB Fórmula 4 na etapa final de 2024, em Interlagos, e vai fazer o calendário integral neste ano como piloto da Starrett Bassani F4. Entre os estreantes, todos com 15 anos, estão o cearense Bernardo Gentil (Cavaleiro Sports), o gaúcho Heitor Dall’Agnol e o paulista Pietro Mesquita (TMG Racing) e Pedro Lima (Starrett Bassani).

terça-feira, 29 de abril de 2025

Rafael Busato é selecionado pela CBA para representar o Brasil no FIA Karting Academy Trophy Junior

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

O paranaense Rafael Busato, de apenas 12 anos, foi selecionado pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) para representar o país na edição de 2025 do FIA Karting Academy Trophy Junior, uma das competições mais importantes do mundo para jovens talentos do kart.

A vaga foi assegurada após a conquista do título no 59º Campeonato Brasileiro de Kart, realizado no ano passado, em Londrina (PR), na categoria OK Junior, quando o piloto chegou ao seu bicampeonato nacional. Além disso, Busato também está dentro de outros critérios estabelecidos pela FIA, como a idade dos competidores.

“Ser bicampeão brasileiro foi muito especial para mim. E ainda mais legal foi saber que essa conquista me garantiu essa vaga para correr o Academy Trophy. Fiquei muito feliz quando recebi a notícia, é um sonho correr lá fora de novo representando o Brasil”, comentou Busato, que já teve a experiência de correr no exterior.

Em 2023, ao lado de seu irmão gêmeo, Guilherme Busato, ele participou do Rok Cup Trophy e da Rok Cup Superfinal, na pista de South Garda Karting, em Lonato, na Itália.

A nova geração: Stock Light traz dez pilotos sub-20 para temporada 2025

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

A base vem forte para a mais nova temporada da Stock Light. De volta ao nome que a consagrou como a categoria que já revelou mais de 400 pilotos para o automobilismo brasileiro e mundial, a divisão de acesso à BRB Stock Car Pro Series traz para 2025 um aspecto que reforça seu DNA. Afinal, dos 23 pilotos que vão alinhar a partir deste fim de semana no Autódromo de Interlagos, dez deles têm menos de 20 anos.

O mais jovem desta relação é Gabriel Koenigkan. O brasiliense de somente 15 anos é um prodígio das pistas e construiu carreira vitoriosa no kartismo. Campeão brasileiro em 2017, o piloto foi pole e medalhista de prata na modalidade no FIA Motorsport Games, em 2022, além de ter sido bicampeão da Copa Brasil, em 2022 e 2024. Koenigkan vai correr pela equipe carioca W2 Racing ProGP no ano que marca sua transição do kart para os carros de turismo.

Enzo Falquete e Pedro Garcia chegam à Stock Light com perfis parecidos. Ambos com 17 anos, os jovens pilotos reúnem carreira bem-sucedida no kartismo e depois fizeram a transição para os carros de tração dianteira na Copa Hyundai HB20. Curitibano radicado em Florianópolis, Falquete foi campeão em 2023 na classe Super e terceiro colocado na Pro, em 2024, ano em que o paulistano Garcia faturou o título na categoria Elite. 

Os dois agora vão medir forças na Stock Light focados em buscar escalar o degrau rumo à BRB Stock Car: Falquete defenderá a nova equipe Infinity Competições, enquanto Garcia vai representar a RTR Sport Team, baseada em Ribeirão Pires (SP).

De volta ao automobilismo brasileiro, Helio Castroneves vai disputar a BRB Stock Car em 2025

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

Helio Castroneves está de volta ao cenário do esporte a motor brasileiro e vai disputar a BRB Stock Car Pro Series em 2025. O anúncio foi realizado nesta terça-feira (29) e traz ainda mais peso ao estelar grid da mais importante categoria do país. Aos 49 anos e com uma carreira que fala por si, Helinho vai correr com a RTR Sport Team, equipe que fará sua estreia na BRB Stock Car, e vai pilotar o Chevrolet Tracker nesta sua mais nova empreitada na carreira.

A última vez que Castroneves disputou uma temporada no seu país-natal foi em 1994, há 31 anos, portanto, quando competiu na Fórmula 3 Brasil e terminou como vice-campeão. Daí em diante, Helinho trilhou caminho internacional primeiramente na Europa, e a partir de 1996 seguiu para os Estados Unidos, onde se consolidou como um dos pilotos mais vitoriosos no seu tempo, com destaque para as quatro vitórias nas 500 Milhas de Indianápolis (2001, 2002, 2009 e 2021), além de triunfar em três oportunidades nas 24 Horas de Daytona (2021, 2022 e 2023) e levantar o título do IMSA SportsCar em 2020.

Sua primeira experiência na BRB Stock Car Pro Series aconteceu em 2012, quando correu como convidado da Shell Racing na Corrida do Milhão e acelerou o Peugeot 408 Sedan #3 em Interlagos, finalizando em 14º lugar.

Agora, Castroneves retorna ao automobilismo brasileiro consagrado e, em meio a grandes nomes do grid, mostra que ainda tem muita lenha pra queimar na sequência da sua trajetória nas pistas. “Estou muito feliz com o convite que o Lincoln Oliveira [CEO da Vicar] me fez e não pensei duas vezes na hora de aceitar, pois sou muito fã da categoria, principalmente agora que o desafio é redobrado com a entrada do inédito conceito SUV”, declarou o piloto.

“Não vejo a hora de entrar na pista de Interlagos, que tanto amo, com meu Chevrolet Tracker”, revelou Castroneves, que manterá nos Estados Unidos suas obrigações como sócio da Meyer Shank Racing, que compete na Indy e no IMSA, e também como piloto nas 500 Milhas de Indianápolis.

José Neto aposta em evolução técnica para corridas mais competitivas

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

O público goiano tem um bom motivo para acompanhar as corridas de abertura da temporada da Turismo Nacional, categoria de automobilismo que reúne alguns dos carros mais vendidos no país e serve como entrada para pilotos que almejam chegar na Stock Car. Ao menos seis pilotos goianos estarão no grid em busca de vitórias.

José Neto parte para sua segunda temporada completa com a equipe goiana Brandão Motorsport, que preparou o VW Polo para a competição. Ele terá a companhia dos conterrâneos Jairo Andrade, Edson do Valle e Paulo Fernando. Outra equipe com pilotos goianos é a Maranatha Racing, que terá Pablo Alves e Renato Braga em seus carros.

“Estou com uma expectativa enorme, principalmente pelas evoluções que o carro recebeu em termos de câmbio e pneus. Já com um ano de experiência na categoria, espero poder estar novamente na disputa pelo título e seguir evoluindo”, comenta José Neto, que terá o patrocínio da GO Imports e FBS Lubrificantes Especiais.

A partir desta quarta-feira, José Neto fará os primeiros treinos no Autódromo de Interlagos, visando o aperfeiçoamento técnico. Na sexta-feira, acontece a sessão de classificação, indicando a posição de largada para a corrida 1. As corridas acontecem no sábado e domingo com transmissão pelo youtube/turismonacionalbr e também pelo BandSports.

Osires Junior

 

 

 

Com pilotos experientes e estreantes de alto nível, Mitsubishi Motors reinicia sua história na Stock Car

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

Depois de mais de uma década, a Mitsubishi Motors está de volta à Stock Car Pro Series. A montadora japonesa, que marcou época na categoria nos anos 2000, estreia seu novo projeto neste final de semana, no tradicional Autódromo de Interlagos, em São Paulo, na tão aguardada abertura da temporada 2025 da maior categoria da América do Sul.

Com um modelo desenvolvido especialmente para a atual geração de carros da Stock Car, a marca promete agregar ainda mais competitividade a um grid que já conta com algumas das principais fabricantes do setor automotivo. Sua chegada representa um reforço de peso para a categoria, que vem investindo na diversidade de marcas e na evolução tecnológica dos carros.

Este é, aliás, o grande atrativo do final de semana: a estreia da nova geração do carro da Stock Car. O Audace SNG01 (SNG é sigla para Stock Car New Generation) promete uma verdadeira revolução – uma ruptura que divide a história da categoria após a chegada de um novo modelo repleto de inovações tecnológicas e motores quatro cilindros turbinados com 500 cavalos de potência - em substituição aos V8 aspirados que impulsionaram a categoria por 24 anos.

A etapa paulista marca o início de uma nova fase para a Mitsubishi Motors na principal competição do esporte a motor brasileiro, reafirmando seu DNA esportivo e sua ligação histórica com as pistas. Há 25 anos, a marca promove a Mitsubishi Cup, o maior campeonato de rally raid monomarca da América Latina.

segunda-feira, 28 de abril de 2025

Honda Racing abre contagem regressiva para a segunda etapa do MX1GP Brasil 2025

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

 O fim de semana começou com sol e grande presença do público em Canelinha (SC), palco da segunda etapa do MX1GP Brasil 2025, principal competição do motocross brasileiro. Em contagem regressiva para as disputas das categorias de elite, marcadas para este domingo (27/4), a equipe Honda Racing é a atual líder da MX2, com o piloto mineiro Bernardo Tibúrcio, estando a apenas um ponto da primeira colocação da MX1 (destaque para o francês Stephen Rubini). 

A cidade catarinense é um destino tradicional do motocross, tanto que recebe provas oficiais da modalidade há mais de quatro décadas e já sediou o Campeonato Mundial. A atual pista de Canelinha promete elevar o nível técnico da segunda etapa, como mostra Reinaldo Almeida, chefe da equipe Honda Racing de Motocross. 


"Canelinha é uma etapa muito especial para a gente, traz uma pista muito forte, de motocross verdadeiro, com subidas, descidas e bastante exigência técnica. O clima está muito bom, abriu sol neste sábado e a organização conseguiu tratar muito bem o terreno, então as expectativas com relação à pista são as melhores possíveis.” 


O objetivo do time é entregar o máximo no circuito, em busca das vitórias. “O público daqui é muito animado e conectado com o motocross, neste primeiro dia já está bem cheio. Trabalhamos forte nos últimos 15 dias para ajustar todos os detalhes com base no desempenho da primeira etapa, então toda a equipe está bem confiante. A atmosfera da Honda Racing está a melhor possível para buscar os resultados”, finalizou Almeida. 

Duelos nas motos e UTVs aquecem o primeiro dia do 20º Rally Cuesta

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

As principais equipes do país enfrentam um grande teste de resistência e habilidade no primeiro dia de disputas do Rally Cuesta, realizado neste sábado, 26 de abril, válido como segunda e terceira etapas do Campeonato Brasileiro de Rally Baja para motos e UTVs, que se encerra neste domingo em Botucatu (SP), cidade já conhecida como Terra da Aventura.

Consolidada como uma das principais provas de rali do país, o Rally Cuesta comemora a sua 20ª edição consecutiva na região do interior paulista. Como características o roteiro deste ano mescla trechos rápidos e travados, com piso predominante de areia, diversas curvas, subidas e descidas, pedras e lombadas.

João Maurício Torres, da equipe Mult Racing, nas motos e Gabriel Varela, da Varela Can-Am Monster Energy Rally Team, entre os UTVs dominaram a especial realizada neste sábado, com uma vitória no trajeto cronometrado de 105,03 quilômetros. A prova prossegue neste domingo com o mesmo percurso, totalizando aproximadamente 270 quilômetros com os deslocamentos nos dois dias de provas.

Os dois pilotos consideraram o trajeto difícil, mas muito prazeroso. “É gratificante e motivador começar com uma vitória, destacando que meus adversários são verdadeiras feras do esporte", disse João Torres. 

“Foi uma especial travada e manhosa. Mas consegui andar forte e manter um ritmo competitivo”, destacou Gabriel Varela.

STOCK LIGHT: D´Borcath se une ao projeto campeão da SG28Racing

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

Mais uma grande empresa brasileira está chegando ao automobilismo através da SG28 Racing. A equipe campeã de 2024 foi a escolhida pela D’Borcath Incorporadora para estar na Stock Light e apoiar os pilotos que a partir da próxima semana partem para a disputa da temporada 2025 em busca do título e do prêmio que assegura a entrada na Stock Pro Series.

“Essa parceria representa mais do que uma ação de marketing. É um gesto de valorização da garra, da disciplina e da busca constante por excelência, valores que também enxergamos dentro do Automobilismo. Estamos verdadeiramente lisonjeados em fazer parte do universo da Stock Light. Acreditamos no poder transformador do esporte e enxergamos nesta categoria uma oportunidade única de conectar nossa marca a histórias inspiradoras de superação e desempenho", afirma Douglas Borcath Junior, Presidente da DBorcath.

A empresa é referência no ramo de incorporações para moradia ou com investimentos na região de Curitiba. Afinal, a D’Borcath atua há mais de 50 anos, entregando solidez, inovação e qualidade em cada projeto, que a colocaram na liderança no mercado de imóveis compactos e de alto padrão na capital paranaense.

Com sua sede esportiva também localizada em Curitiba, a SG28 Racing terá um de seus carros com a marca da D’Borcath.
“Mais uma grande empresa chega para somar no nosso time. O automobilismo é uma ferramenta muito importante de negócios, e ter ao nosso lado parceiros que confiam no potencial da equipe, é fundamental para buscarmos bons resultados. Será um ano desafiador, de construção de resultados dentro e fora das pistas”, celebra Carlos SG, CEO da SG Racing.

sexta-feira, 25 de abril de 2025

Automobilismo: Manu Clauset não sai da pista

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

Vida de piloto é corrida. Literalmente. Depois de participar da abertura do campeonato da Fórmula Delta no último fim de semana, em Interlagos, neste sábado (26/4) a campineira Manu Clauset (VW Germânica/Liqui Moly/Freios Frum/Raceville/TSO/RCP) estará participando da 3ª etapa da Copa San Marino Fuzzi Açai de Kart, em Paulínia (SP). E no meio da semana ela prestigiou os seus patrocinadores Liqui Moly e Freios Frum, desfilando sua simpatia e carisma nos estandes da Automec – Feira Internacional de Autopeças, em São Paulo.

“Estas últimas duas semanas estão sendo bem agitadas, pois ainda tenho aulas pela manhã, treinos, etc. Ufa, é corrido, mas adoro tudo isto e quero mais!”, comentou a garota de apenas 15 anos de idade, que está próxima de assinar contrato com uma famosa marca feminina com linha de produtos para corpo e banho.

Neste fim de semana Manu Clauset vai voltar ao palco onde ficou no top 5 do Campeonato Brasileiro de Rotax Júnior Max, e participará da categoria Sprinter num grid de 25 karts. “Adoro kart e é uma oportunidade de me manter na pista, aprimorando meus reflexos, preparo físico e pilotagem. Meus treinos nesta semana foram muito bons e a XRacing aprimorou o acerto do meu Praga Kart para este kartódromo, que acho incrível, e onde dei as minhas primeiras aceleradas”, contou Manu, que pela segunda vez foi uma das 16 pilotas selecionadas para participar da 3ª edição do FIA Girls on Track Brasil Seletiva de Kart, que será realizada nos dias 10 e 11 de maio, no Kartódromo Aldeia da Serra. “Em minha primeira temporada completa no kartismo, no ano passado, já fiquei em terceiro, muito próxima da vice-campeã, sem ter muita experiência. Agora, com mais experiência e bom conhecimento da pista, quero lutar pelo título”, completou a representante de Campinas.

MasterMidia Marketing

 

 

 

Aberta a venda de ingressos para a etapa de Interlagos da Copa Truck Petrobras, NASCAR Brasil Series e Copa Hyundai HB20

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

Está aberta a venda de ingressos para a grande festa da velocidade no Templo de Interlagos, palco da terceira etapa das temporadas 2025 da Copa Truck Petrobras, NASCAR Brasil Series e Copa Hyundai HB20 nos dias 17 e 18 de maio.

Será uma oportunidade única de ver na pista tanto os grandes nomes da Truck e da NASCAR como a mistura de experiência e novos talentos que proporcionam corridas incríveis na Copa Hyundai HB20.

São sete modalidades de ingresso a partir de 25 reais que podem ser adquiridos exclusivamente por meio do site https://trucknascarbrasilhb20.byinti.com/ até o dia 16. As bilheterias físicas funcionarão apenas no sábado e no domingo do evento. 

Confira abaixo as principais informações:

 Data
17 e 18 de maio de 2025

 Local
Autódromo Internacional José Carlos Pace
Av. Sen. Teotônio Vilela 261 (Interlagos), São Paulo, SP, 04801-010

Com spoiler na Automec, Rafael Suzuki apresenta novo layout do seu Stock Car 2025

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

Aproveitando a realização da Automec, a principal feira de reposição e reparação automotiva da América Latina, o piloto Rafael Suzuki revelou o layout do carro com o qual vai correr pela equipe TMG Racing na temporada 2025 da Stock Car. No evento, está exposto o carro do piloto, o mesmo usado nas corridas da categoria até 2024, mas já com o layout atualizado nas cores da nova temporada, que começa em menos de uma semana. 

A pintura predominantemente nas cores verde, azul e branca destaca longas parcerias, como a Copa Energia (Liquigás e Copagaz), que já vai para o sétimo ano consecutivo ao lado de Suzuki. O Grupo Edenred - com as marcas Ticket Log, Repom e Ticket - já soma cinco anos de relação. Já o Grupo Comolatti (com as marcas Authomix e Rede PitStop), a Mahle, a Sika e a Rodoil estão juntos com o piloto há três anos, Sabó e Yanmar há duas temporadas, enquanto as estreantes são Cofap e a empresa de tecnologia Skyone. 

“São todas marcas fortíssimas em suas áreas de atuação. É uma honra contar com o apoio delas por anos e também receber novos parceiros que acreditam no nosso trabalho nas pistas. Todas são responsáveis diretas por cada bom resultado que conquistamos juntos”, afirmou Suzuki.

Depois de ser sexto colocado na temporada 2023, Suzuki se mudou para a TMG, onde sagrou-se campeão por equipes em 2024, em parceria com Felipe Massa, vencendo uma corrida, indo outras duas vezes ao pódio e ainda conquistando duas pole positions para terminar o campeonato do ano passado em sétimo lugar.

Copa Brasil de Kart: CBA divulga adendo com limite de vagas e critérios para inscrição na categoria OKN Master

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

A Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) divulgou adendo aos Regulamentos Geral e Desportivo para a 26ª edição da Copa Brasil de Kart, que será realizada entre 23 de julho e 2 de agosto no Kartódromo Emerson Fittipaldi, em Aracaju/SE.

O adendo traz informações sobre a categoria OKN Master, que terá o limite de 15 pilotos inscritos e será disputada com motores alugados e sorteados. Além disso, durante o primeiro lote de inscrições (que será encerrado em 15 de maio), apenas pilotos filiados PSK-Pro poderão se inscrever na categoria OKN Master, uma vez que há restrições de participação em outras categorias para parte deste grupo em função do currículo e resultados. Caso as inscrições sejam reabertas para o segundo lote e ainda restem vagas, pilotos PSK-Am também poderão se inscrever.

O documento ainda contém dados sobre os pneus utilizados e as taxas adicionais para locação de motores. Veja o adendo completo no link: https://cba.org.br/upload/downloads//827/adendo-no-1-regulamento-geral-26-ordf-copa-brasil-de-kart-2025-.pdf 

Como nas edições recentes, a Copa Brasil será dividida em dois grupos. Entre os dias 23 e 27 de julho, acontecerá a disputa do Grupo 1, onde estarão em jogo os títulos da Mirim, Cadete, F4 (aberta para pilotos com filiação PNK), F4 Sênior, F4 Super Sênior, F4 Grand Super Sênior / 60+, Shifter, OK N Júnior (antiga Júnior) e OK N (antiga Graduado).

F1600: Fachini larga do fundo do grid e vence em Interlagos

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

Vencedor da corrida 1 realizada no sábado (19) , Alan Synthes (Gara Competition) dominou também a corrida 2 realizada no domingo (20), mas não levou devido a uma punição de 20 segundos acrescida ao seu tempo de prova, por queima durante a relargada.

Com isso a vitória ficou com Marcel Fachini (Juka Motors), piloto de Amparo/SP que devido a um problema mecânico abandonou a corrida do sábado e foi obrigado a largada no fundo do grid, da 24ª colocação; na segunda volta o piloto já aparecia na 8ª colocação, entrando definitivamente na brida pela liderança.

Enquanto isso Vinicius Zanuto (Alfia Racing) e Alexandre Bonilha (Juka Motors) mantinham-se na disputa e traziam André Nobre (ART Racing), JP Morato (Fênix), Rogério Teixeira (ART Racing) e Lélio Assumpção (Alfia Racing). Na segunda volta o Safety Car foi acionado para a remoção do carro do piloto Dante Monteiro (Juka Motors) que ficou rodado na pista.

Com a relargada na 4ª volta, Synthes mantinha a liderança enquanto Fachini já aparecia em 5º lugar. JP Morato e André Nobre já surgiam logo atrás de Zanuto; o grupo formado pelos quatro pilotos vinham trocando de posição até na última volta quando Morato e Nobre se enroscaram no final da reta oposta batendo na barreira de pneus.

NASCAR Brasil começa temporada com equilíbrio total

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

Quatro diferentes pilotos e quatro diferentes equipes: isso demonstra o equilíbrio da NASCAR Brasil nas duas primeiras etapas da temporada. Foi um verdadeiro espetáculo de pilotagem protagonizado por Vitor Genz, Jorge Martelli, Thiago Camilo e Léo Torres.

O primeiro encontro foi repleto de novidades para todos no grid, desde os novatos até os mais experientes, que tiveram um incentivo extra para buscar a vitória já que todos os inscritos estavam com novas equipes na preparação de suas máquinas.

Na abertura do campeonato brasileiro em Campo Grande (MS), Vitor Genz (#46), da equipe RMattheis, abriu ao tabela de pontuação na corrida do sábado e Jorge Martelli (#87), da Team RC, garantiu a vitória no domingo. Já na segunda etapa em Londrina (PR), Thiago Camilo (#21), da equipe Full Time Sports, venceu Sunset Race e Léo Torres (#2), MX Vogel, foi o grande vitorioso na corrida 2. “Começamos o ano com muito equilíbrio no grid. A vitória em Londrina foi muito importante para mim e para a equipe, e hoje estou em 5º no campeonato, apenas cinco pontos atrás do líder. Isso mostra o quanto está tudo em aberto”, disse Léo Torres (#2), da MX Vogel.

“Interlagos é uma pista especial. Venho embalado pela vitória na última etapa e confiante no trabalho que temos feito. A expectativa é brigar novamente nas primeiras posições. O nível está altíssimo. Tem muitos nomes fortes no grid e cada corrida é uma disputa intensa. Isso só me motiva a seguir evoluindo e buscando o melhor desempenho”, ressaltou Léo.

Rally Estação começa nesta sexta com mais de 30 carros no grid

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

A cidade de Estação sedia a partir desta sexta-feira, 25, a etapa de abertura do Campeonato Brasileiro e a segunda prova da temporada do Gaúcho de Rally de Velocidade.

A programação do primeiro dia inclui reconhecimento dos trechos especiais pelos competidores e vistorias dos veículos de competição já no início da manhã, treino a partir das 15h30 e a largada promocional, no centro da cidade a partir das 19h30.

Já a corrida acontecerá ao longo do final de semana, entre o sábado e domingo, dias 26 e 27. As primeiras equipes chegaram na tarde desta quinta-feira ao Parque de Assistência, que fica junto ao Largo da Estação Ferroviária, no centro.

O acesso a toda programação do Rally é gratuito. O Parque de Assistência com os boxes das equipes, assim como a estrutura administrativa do evento estará junto a Estação Ferroviária. Mais de 30 duplas estão inscritas para a corrida.

Eduardo Tonial tem “dupla função” na prova. Além de ser um dos organizadores, ele também vai competir. “Como organizador nosso desejo é que o evento aconteça da melhor forma possível, estamos muito focados na questão da segurança, que seja uma prova tranquila para todos. E como competidor, andando em casa, é tentar andar bem e concluir”, frisa.

Inscrições abertas para o Campeonato Norte Brasileiro de Kart no Pará

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

Um dos mais novos kartódromos do país receberá nos dias 22, 23 e 24 de maio a edição de 2025 do Campeonato Norte Brasileiro de Kart, que terá supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) por meio de sua Comissão Nacional de Kart (CNK).

As inscrições para a disputa no Kart Clube Paragominas, no Pará, já estão abertas no site da CBA por meio do link: https://inscricoes.cba.org.br/pt/eventos/campeonato-do-norte-brasileiro-de-kart-2025-2025-campeonato-do-norte-brasileiro-de-kart-2025 

Serão 14 títulos em jogo, nas categorias Cadete Norte, F4 Batom, F4 Grand Super Sênior Norte, F4 Júnior Norte, F4 Graduado Norte, F4 Sprinter Norte, F4 Super Sênior Norte, Graduado Norte, Grand Super Sênior Norte, Júnior Norte, Sênior Norte, Sprinter Norte, Super Sênior Norte, Shifter Norte.

Até dia 22 de maio, os valores de inscrição/kit prova serão os seguintes:

Kit Prova Motor 2 tempos: R$4.600,00 (inscrição, motor, 2 carburadores, 1 jogo de pneus e combustível);
Kit Prova Motor F4: R$ 3.800,00 (inscrição, motor, escapamento, 1 jogo de pneus e combustível);
Kit Prova Motor Cadete: R$ 3.300,00 (inscrição, motor, 1 jogo de pneus e combustível);
Kit Prova Shifter Norte: R$ 1.500,00 (inscrição).

Em evolução no kartismo europeu, Felipe Sanches acelera em Portugal

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

O Kartódromo Internacional do Algarve, em Portimão, já respira velocidade e adrenalina nesta semana com a chegada de pilotos de diversos países para a disputa da segunda etapa do Champions of the Future, um dos campeonatos mais prestigiados do kartismo mundial. Em meio a essa atmosfera intensa de competição em solo português, o paulista Felipe Sanches (Equipe Energy Corse / Coach  David Vidales / ITB / Sanches e Sabioni Sociedade de Advogados / Andrea Sanches Semijoias / Fazenda Pôr do Sol) é um dos representantes brasileiros que entram na pista com o objetivo de seguir evoluindo e conquistar um bom desempenho ao lado da equipe italiana Energy Corse.

Após disputar a primeira etapa do campeonato na Espanha e acumular experiência na WSK Super Master Series, na Itália, o piloto vem se consolidando como um dos principais nomes da nova geração do kartismo nacional a competir no exterior. "Cada etapa tem sido uma grande escola. Estou aprendendo muito com a equipe, com os adversários e com os diferentes traçados. Estou mais confiante e focado do que nunca", destacou Felipe.

Os trabalhos em Portimão começaram oficialmente na quarta-feira (23), com os primeiros treinos oficiais. Foi a oportunidade ideal para que Felipe e a Energy Corse realizassem ajustes no equipamento e trabalhassem na adaptação ao exigente circuito português. "Usamos o dia para entender bem o traçado, testar diferentes configurações e encontrar o melhor acerto possível para o nosso kart", comentou.

Cascavel receberá o segundo desafio do Marcas Brasil Racing 2025

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

As feras do Marcas Brasil Racing vão ‘voar baixo’ daqui há duas semanas no Autódromo Internacional Zimar Beux de Cascavel (PR), onde será realizada a segunda de seis etapas dos campeonatos MBR nas categorias Super, Elite e do MBR2000 nas classe A, B e Sênior. Cascavel possui grande tradição no esporte a motor e é sempre sinônimo de um magnífico espetáculo de velocidade com grid em torno de 40 carros e 50 pilotos.

Depois da primeira etapa realizada em Campo Grande, a liderança do Campeonato Brasileiro na MBR 1.6 Super é a dupla Leandro Freitas/Wanderson Freitas (#77) e o vice-líder é Gustavo Magnabosco (#63). Na classe Elite, Raphael Futsuki (#777) é o líder, seguido de perto por Felipe Machiavelli (#47).  

Já na MBR2000 A, Henrique Basso (#17) e na MBR2000 B, Naor Petry (#132), são os primeiros colocados na tabela de classificação. Entre os competidores da divisão Sênior, o líder é Marcos Paioli (#96).

Em Cascavel, a disputa promete ser acirrada, devido às características do circuito. “É uma pista bastante técnica, que tem como maior desafio o chamado ‘Bacião’, uma curva em descida e de alta velocidade. Teremos corridas espetaculares e grandiosas com pilotos e equipes de altíssimo nível”, afirma Guilherme Deczka diretor do MBR.

STOCK LIGHT: Vogar é a nova parceira da SG28Racing

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

Uma das mais inovadoras do setor imobiliário do país é a nova parceira da SG28 Racing para a temporada 2025 da Stock Light, que começa no próximo dia 4 de maio, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. A VOGAR EMPREENDIMENTOS, é a primeira rede de loteadoras do Brasil e, a partir de agora, estará engajada em um projeto dentro do automobilismo de forma inédita. A marca estampará um dos carros da equipe paranaense, atual campeã da Stock Light, que por enquanto tem confirmados os pilotos Bruna Tomaselli, Juninho Berlanda, Lucca Zucchini e Mathias de Valle.

“A Vogar Empreendimentos investe no esporte desde a sua fundação. Patrocinamos futevôlei, futebol e o surf, principalmente as categoriais iniciais, onde tem o maior número de esportistas jovens, pois entendemos que o esporte salva vidas e educa as pessoas. Com o Automobilismo não seria diferente. Nossa parceria com a SG28 Racing mira a Stock Light, categoria de acesso a principal, para dar a nossa contribuição para a evolução e o desenvolvimento dos pilotos. Nossas expectativas para a temporada são as melhores possíveis. Acreditamos no potencial da equipe e seus pilotos para levar a marca Vogar Empreendimentos para a ponta e quem sabe trazer o título de campeão para a casa”, conta Felipe Ruthes Aquino, CEO da Vogar Emprendimentos.

As empresas do grupo VOGAR somam 18 loteadoras que trabalham com urbanização, loteamentos, bairros planejados, condomínios e chácaras em sete estados, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Goiás, Pernambuco, Ceará e Bahia, além do Distrito Federal. Atua com loteamento e urbanização de empreendimentos imobiliários horizontais, bairros planejados, condomínios e chacreamentos.

MX1GP Brasil - Palco tradicional de SC recebe as disputas

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

O MX1GP Brasil 2025, principal competição do motocross brasileiro, desembarca em um tradicional palco do esporte no país para sua segunda etapa. Canelinha (SC), próxima a Florianópolis, recebe provas da modalidade há mais de quatro décadas e já sediou inclusive o Campeonato Mundial. As disputas deste fim de semana (26 e 27/4) prometem escrever nova página na história da cidade, com destaque para a Honda Racing. Além de defender a liderança da classe MX2, a equipe vermelha vai em busca da ponta na MX1.    

Na categoria para motos de 450 cilindradas, apenas um ponto separa Stephen Rubini do topo da MX1. Se em 2024 a pista catarinense era uma novidade, desta vez o francês sabe bem o que encontrará, no comando da motocicleta Honda CRF 450R. "Estou bastante animado para a sequência do campeonato, estou otimista de que conseguiremos bons resultados para o time", afirmou. 


Também com a CRF 450R, Guilherme Bresolin espera confirmar a evolução mostrada nos treinos em sua segunda prova pela equipe. "Espero andar me divertindo, o que normalmente acontece quando estou rápido. A expectativa é ir ao pódio, estou muito bem e entusiasmado para Canelinha", comentou o gaúcho, sétimo na tabela da MX1. Ainda em recuperação de uma lesão, o experiente belga Jeremy van Horebeek desfalca o time no fim de semana.


Já na MX2, o objetivo é manter os dois primeiros lugares na classificação - atualmente ocupados, respectivamente, por Bernardo Tibúrcio e Vitor Borba, após a dobradinha na abertura em Ponta Grossa (PR). "A pista é incrível, com muitas subidas e descidas, no nível dos circuitos do Mundial. A previsão é de chuva e por isso fizemos ajustes no acerto da moto para um terreno mais pesado. Nos preparamos forte nos últimos dias e estou muito bem", garantiu o mineiro Tibúrcio.

Rafael Brocchi encara a terceira etapa da Porsche Cup Brasil 2025 em Interlagos

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

O capixaba Rafael Brocchi está pronto para acelerar em Interlagos na terceira etapa da Porsche Cup Brasil, que acontece neste fim de semana no icônico Autódromo José Carlos Pace, em São Paulo.

Competindo pela categoria Sprint Challenge Rookie, Brocchi busca consolidar sua performance após um início de temporada promissor. Na etapa inaugural no Velocitta, o piloto conquistou três pódios: segundo e quarto lugares na classe Rookie e um quinto lugar na classe Sport. Os resultados destacam o talento e a rápida evolução do estreante, que conta com o suporte do experiente piloto Noberto Gresse em sua jornada nas pistas.

“Interlagos é uma pista que já conhecemos bem, mas ainda estou em fase de adaptação ao carro. Precisamos dos treinos para colher dados e ganhar confiança para chegar forte na corrida”, comentou Brocchi. O piloto também relembrou um contratempo recente: “Fomos desclassificados na Corrida 1 da segunda etapa, o que nos fez cair de segundo para quarto lugar no campeonato. Mas conseguimos nos recuperar na Corrida 2 e seguimos firmes na luta para voltar ao topo da tabela.”

A programação da etapa Sprint em Interlagos começa na sexta-feira com os treinos livres e vai até domingo, com as corridas decisivas. Os fãs poderão acompanhar toda a ação ao vivo pelo Motorsport.com e pelo canal Motorsport.tv Brasil.

Gabriel Cayres enfrenta desafio duplo em fim de semana de competições em São Paulo

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

O fim de semana será de intensa atividade para o piloto jundiaiense Gabriel Cayres (Equipe: Br Goffredo / Coach: Renan Goffredo), que enfrenta um desafio duplo nas pistas paulistas. No sábado (26), o piloto disputará a terceira etapa da Copa São Paulo KGV, na categoria Rotax Mini Max, no Kartódromo da Granja Viana, em Cotia. No domingo (27), ele segue para o Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, onde defenderá a liderança da F4 Júnior Light na terceira etapa da V11 Arena Cup.

Em meio a uma temporada 2025 marcada por excelentes resultados, Gabriel Cayres continua a impressionar nas pistas. Com apenas 10 anos recém-completados, o piloto enfrenta novamente o desafio do Paulista KGV, buscando replicar nas baterias oficiais o desempenho que vem demonstrando nos treinos livres realizados durante a semana, quando tem consistentemente registrado suas melhores marcas e se mantido entre os líderes da categoria Mini Max.

"Estou me sentindo muito bem no kart, sabe? Só faltam alguns detalhes para eu melhorar ainda mais os tempos. A gente está trabalhando para acertar tudo direitinho para as corridas", comenta Gabriel, sobre como vem para a competições do fim de semana.

Os treinos livres na Granja Viana prosseguem até esta sexta-feira (25). A programação oficial da categoria Mini Max começa no sábado (26), com a tomada de tempos marcada para as 7h30. As três baterias da categoria serão disputadas às 8h30, 10h15 e 12h10, respectivamente, com transmissão ao vivo pelo canal oficial do Kartódromo Granja Viana no YouTube.

Dudu Salamonde busca mais uma vitória na temporada da Copa São Paulo KGV

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

O kartista paulista Dudu Salamonde (DKR / RL Eng. Design / Casa Barô / Vero Coco / SOMA Blindados / Equipe TR3 / Walter Travaglini) está de volta às pistas neste fim de semana para disputar a terceira etapa da Copa São Paulo KGV, no Kartódromo da Granja Viana, em Cotia. O piloto, que acumula títulos importantes como o tricampeonato KGV, Cadete e Mini Max em 2023, além do Rotax Júnior Mini Max no ano passado, busca manter a consistência que o tem feito figurar entre os líderes da sua categoria.

Com dois pódios já conquistados na atual temporada do Paulista KGV, incluindo sendo o vice-campeão na última etapa, Salamonde chega confiante para as disputas deste fim de semana. Os ajustes realizados em seu equipamento para esta etapa dão ao piloto a expectativa de poder brigar pelo lugar mais alto do pódio.

"Na segunda etapa, nosso rendimento não foi exatamente o que a gente esperava, sabe? Mas a equipe trabalhou muito nos ajustes do kart e agora estou super confiante que podemos mandar muito bem na pista", comentou Dudu, demonstrando otimismo.

Depois de ter vencido a corrida de abertura da competição, na primeira prova da etapa de estreia de 2025, o piloto paulista chega tendo como principal objetivo, conquistar mais vitórias que, consequentemente, o fariam avançar ainda mais na tabela de classificação do campeonato.