quinta-feira, 3 de abril de 2025

NASCAR Brasil retorna para a segunda etapa da temporada em Londrina com corrida ao pôr do sol

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

A NASCAR Brasil segue com força total e a segunda etapa da temporada promete corridas eletrizantes em Londrina, Paraná. O tradicional Autódromo Internacional Ayrton Senna será o palco dessa disputa, que trará uma novidade especial: a primeira corrida acontecerá ao pôr do sol (#Sunset), oferecendo um espetáculo único para os fãs de automobilismo.

A programação começa na sexta-feira, 11 de abril, às 13h10, com o Shakedown, segue com o treino extra da categoria Challenge às 13h40 e o treino oficial às 17h35. No sábado, 12 de abril, o dia começa com o segundo treino oficial, às 11h40, e continua com a classificação às 14h15 e o top qualifying às 14h55. A grande atração do dia, no entanto, é a Corrida 1, que terá seu início às 17h30, com o belo anoitecer de Londrina como cenário.

O domingo, 13 de abril, começa cedo, com o warm up às 08 horas, seguido pelo tradicional desfile dos pilotos às 11h00 e o grid walk às 12h40. A segunda corrida do fim de semana, a Corrida 2, começa às 13 horas, fechando com chave de ouro o evento.

Para quem for acompanhar a etapa da NASCAR Brasil à distância a cobertura da etapa de Londrina estará garantida. Além da transmissão pelo Youtube da NASCAR Brasil, a Corrida 1 será transmitida pela RedeTV! e a Corrida 2 será exibida também pela ESPN e Disney+.

Não perca essa emocionante etapa da NASCAR Brasil, com velocidade e muita adrenalina.

Confira a programação da etapa 2 – Londrina/PR

Matheus Morgatto e Sarin Carlesso representam a SG28Racing no Endurance Brasil

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

O processo de evolução e crescimento da SG28 Racing está iniciando mais um ciclo. A equipe fará sua estreia no Endurance Brasil, principal campeonato de provas de longa duração no país, e terá como pilotos o campeão mundial de kart, Matheus Morgatto e o experiente Sarin Carlesso, vice-campeão de 2024, sob a supervisão técnica do renomado Juliano Moro.

“Estou muito feliz em anunciar a presença da equipe em mais uma categoria de alto nível, que acompanha nosso propósito. A nossa chegada no Endurance Brasil é bastante importante para toda essa transição dos pilotos para carros de competição. Conheço muito bem a estrutura da JLM Racing, pois já estive competindo com eles, e tenho certeza que vamos construir bons resultados”, afirma Carlos SG, CEO da SG28 Racing, que também irá defender o título na Stock Light.

Dono de um currículo invejável no mundo do kart, com diversos títulos nacionais e internacionais, Matheus Morgatto já faz parte da SG28 Racing através da BRAVAR SG28 Racing Academy, braço da equipe em diversas categorias do kart, e decidiu encarar o desafio nos autódromos e nos carros de corrida.

“É uma novidade muito grande na minha carreira, algo que sempre sonhei e graças a Deus está se realizando. Vai ser algo muito diferente do que estou acostumado, minha primeira vez em uma corrida de carro. Estou ansioso, porém, confiante que vou ter bons resultados”, comentou o piloto de 21 anos e que foi campeão mundial de Kart em 2022. Correndo nos Estados Unidos, Matheus conquistou a SKUSA Winter Series no último mês de fevereiro.

Felipe Sanches encara desafio no Campeonato Europeu de Kart com foco na evolução

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

Dedicado a uma intensa temporada internacional, Felipe Sanches  (Equipe Energy Corse / ITB / Sanches e Sabioni Sociedade de Advogados / Andrea Sanches Semijoias / Fazenda Pôr do Sol) segue sua jornada no kartismo europeu e, nesta semana, fará sua estreia no Campeonato Europeu de Kart. A primeira etapa será disputada no Kartódromo de Campillos, na Espanha, onde o piloto paulista volta a acelerar após competir no Champions of the Future na semana passada. Representando a equipe Energy Corse e guiando o kart de número 282 na categoria Júnior, Felipe busca mostrar sua evolução diante dos melhores pilotos do continente.

Aos 13 anos, Felipe encara 2025 como um ano fundamental para o seu crescimento no cenário internacional. Depois de abrir a temporada na Itália, competindo no prestigiado WSK Super Masters, o brasileiro se adapta rapidamente às exigências das corridas na Europa. Com garra e disciplina, ele segue em busca de aprendizado e se fortalece a cada etapa, enfrentando desafios técnicos e estratégicos que elevam seu nível como piloto.

"A expectativa para essa semana é muito boa. Na última rodada aqui em Campillos conseguimos coletar bastante informação e evoluir em alguns pontos importantes. Agora, o objetivo é transformar esse aprendizado em resultados. Correr na Europa é sempre um grande desafio, o nível é muito alto, mas estou pronto para essa batalha. Representar o Brasil em uma competição desse porte é um orgulho imenso, e vou dar o meu melhor a cada sessão na pista”, destacou Felipe.

A programação da categoria Júnior no Kartódromo de Campillos começa com os treinos livres nesta quinta-feira, preparando os pilotos para a tomada de tempo na sexta-feira. Ainda na sexta, acontecem as primeiras corridas classificatórias, que seguem no sábado, definindo os finalistas. No domingo, os pilotos disputam a pré-final e a grande final, que coroará o campeão da categoria.

Texto por Natally Domingos Marques / KMCom Assessoria


 

Velocitta volta a receber a Porsche Cup em desafio para os freios

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

Depois de uma abertura de temporada reunindo todos os ingredientes possíveis em um final de semana de corrida – pista seca e muito calor no sábado, com muita chuva e asfalto molhado no domingo, o circuito do Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), recebe a segunda etapa da temporada 2025 da Porsche Cup Brasil. Há duas semanas, a pista do interior paulista viu as vitórias de Christian Hahn e Miguel Paludo na Carrera Cup, e de Caio Chaves e Gerson Campos na Sprint Challenge.

O Velocitta é um dos circuitos mais desafiadores para os freios devido às suas 12 curvas e às retas curtas, resultando em uma média de uma curva a cada 287 metros. De acordo com o departamento de engenharia da Fremax, fornecedora oficial dos discos de freio da Porsche Cup, os pilotos passam cerca de 25% do tempo de volta com o pé no pedal do freio.

“Os freios são extremamente exigidos no Velocitta. As freadas em descidas têm de ser precisas e intensas para garantir a trajetória ideal e evitar perda de tempo nas curvas. Além disso, como as retas não são longas como em outras pistas, há menos tempo para a refrigeração dos freios, tornando o gerenciamento do sistema uma situação a ser observada ao longo da corrida”, explica Ronaldo Chremonezi, gerente de Engenharia de Produto da Fremax.

CBA realiza vistoria técnica para homologação do Kart Clube Paragominas, palco do Campeonato Norte Brasileiro de Kart em maio

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial 

Rubens Carcasci, presidente da Comissão Nacional de Kart (CNK) da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), visitou na última segunda-feira (31) mais um novo kartódromo do país e que será sede em maio do Campeonato Norte Brasileiro de Kart.

Ao lado de Roberto Pessoa Junior, o Juca, representante da CNK no Norte e Nordeste do país, Carcasci realizou vistoria técnica para homologação do Kart Clube Paragominas, no Pará.

Os dirigentes da CNK foram recebidos por Flavio Carminati e Danilo Chechin, presidente e vice-presidente do Kart Clube Paragominas, respectivamente, e acompanharam de perto os detalhes da pista de 1.070 metros de extensão e 10 curvas, que foi inspirada no circuito de Adria, na Itália.

A reta principal do kartódromo conta com 200 metros e a estrutura do local inclui 26 boxes (de 40m², todos com banheiro individual) e parque fechado de 500m².

quarta-feira, 2 de abril de 2025

Porsche Cup: após mostrar evolução na estreia, Paulo Reales busca resultados positivos no Velocitta

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial  

A temporada 2025 da Porsche Cup terá sequência neste final de semana, e Paulo Reales espera seguir o processo de evolução na segunda etapa do campeonato da Sprint Trophy, marcada para o Velocitta, autódromo localizado em Mogi Guaçu (SP). O piloto faz sua estreia no automobilismo após anos de dedicação aos karts e visa um desempenho melhor na segunda passagem da categoria pelo interior paulista.

Reales mostrou crescimento ao longo das atividades da primeira etapa do campeonato, disputada há duas semanas, melhorando seus tempos de volta em dez segundos. Na corrida, um problema de pressão de óleo em seu carro o impediu de completar a disputa. Mais adaptado ao carro e também ao circuito de 3.493 metros, o piloto do Porsche numeral 11 espera ter um desempenho ainda melhor neste final de semana.

“Vou chegar para esta segunda etapa da Porsche Cup empolgado por conta do aprendizado que tivemos na abertura do campeonato. Tive uma boa evolução ao longo da primeira etapa, e acumulei muita quilometragem em um circuito em que eu nunca tinha andado. Nosso objetivo agora é seguir evoluindo para brigar por bons resultados”, disse Paulo Reales, que tem o patrocínio de Sterling.

A programação da categoria Sprint Trophy da Porsche Cup em Mogi Guaçu terá início na sexta-feira (4) com um único treino livre, às 15h30. O sábado terá mais um ensaio, às 11h15, e a classificação, a partir das 17h30. A única corrida do final de semana será disputada a partir das 9h15 de domingo, e contará com transmissão do YouTube.

RF1 Jornalismo

 


 

Porsche Cup: Rafael Brocchi volta ao Velocitta e mira repetir pódios da prova de estreia

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial  

A estreia de Rafael Brocchi na Porsche Cup Brasil foi acima da expectativa do piloto. Em sua primeira prova na categoria, o competidor capixaba chegou na segunda e quarta colocações, respectivamente, nas duas corridas da classe Challenge Rookie, além de obter um quinto lugar na classe Sport. Agora, Brocchi volta no fim de semana ao Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), mesmo palco da prova inicial, de olho em repetir as conquistas.

Enquanto se prepara para o desafio, Brocchi confessou que os resultados obtidos em sua estreia foram acima de suas próprias expectativas. “A primeira etapa sempre tem uma pressão muito grande por ser uma estreia. A gente não sabe como vai ser, mas conseguimos superar esse nervosismo, tendo um excelente resultado que foi P2 numa corrida e P4 na outra”, destacou.
Brocchi se disse especialmente surpreso com o pódio conquistado, logo de cara, na classe Sport. “Na estreia, ainda conseguimos ficar em P5 na categoria de cima, então vamos trabalhar para melhorar cada vez mais. Estou em segundo lugar no campeonato, sei que ainda é cedo, mas já é alguma coisa pra quem está estreando na categoria. É muito bacana e agora vamos com tudo para essa próxima etapa”, frisou.

O cronograma da segunda etapa da Porsche Cup em 2025 prevê, no sábado (5), a disputa da sessão de classificação da Challenge Rookie às 10h05, com a corrida a partir das 14h15. No domingo (6), a corrida 2 do fim de semana inicia às 12h45. Todas estas sessões terão exibição ao vivo nos canais digitais da categoria.

Texto: Geferson Kern

   

Mitsubishi Cup: Accert Competições mira o tricampeonato na temporada 2025

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial    

A temporada da Mitsubishi Cup, o maior rally monomarca da América Latina, vai começar e a expectativa só aumenta. A Accert Competições está pronta para encarar os desafios da 26ª edição. O primeiro evento de 2025 acontece no próximo sábado, 5 de abril, na região da cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. A concentração será no Talula Park, que também sediará a premiação dos pilotos.

A equipe Accert Competições estará representada na etapa final de 2024 com três duplas: na L200 Triton Sport R com Kaio Cardoso/Aline Cardoso (#27); na Eclipse Cross R com Cristiano Rocha/Minae Miyauti (#20) e Leonardo Giacchetta/ Fábio Pedroso (#18).

Cristiano Rocha e Minae Miyauti estarão focados no melhor desempenho possível para abertura do campeonato de rally cross-country com os modelos de competição da Mitsubishi. A dupla estará no comando do Outlander Sport R #20.

 “Gostamos bastante das disputas em Ribeirão Preto. O objetivo de iniciar o ano na liderança na categoria, a equipe preparou e revisou minuciosamente o carro e vamos tirar o máximo de seu desempenho”, afirma Cristiano, campeão da categoria ASX RS em 2020 e vice-campeão de 2022 na Outlander Sport R PRO e campeão na Outlander Cross PRO R de 2023 e vice-campeão na Eclipse Cross PRO.

A etapa conta com um circuito inédito produzido especialmente para este fim de semana. Os competidores só conhecerão no dia da prova terão três tentativas para percorrer os cerca 30 quilômetros de curvas desafiadoras e lingas retas no menor tempo possível. Vence quem fizer mais pontos na soma das três voltas. Na sexta-feira, 4, estão previstos treinos livres e para convidados.

Mitsubishi Cup abre temporada 2025 em Ribeirão Preto

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial     

Os motores vão roncar na capital do Agronegócio: Ribeirão Preto (SP) foi a cidade escolhida para dar o início ao maior campeonato de rally raid de velocidade do país: a Mitsubishi Cup. Neste próximo sábado (05), pilotos e navegadores vão encarar um trecho cronometrado de 32,72 km, que será percorrido por três vezes, totalizando 98,16 km de pé fundo no acelerador. A concentração da 1ª etapa da Mit Cup estará no Talula Cable Park. 

E quem volta a acelerar é o jovem Pedro Marcondes – que estreou como piloto de rally na última etapa da temporada 2024 da Mit Cup, e contou com a navegação do experiente Artemio Pauluci. Juntos, eles passam a ser oficialmente a segunda dupla a representar a equipe Braço Curto MotorSport nos rally’s nacionais. 

“Estou muito feliz com a oportunidade de acelerar um dos carros de rally da Braço Curto MotorSport. Deu tudo certo no momento da minha estreia, sem qualquer tipo de ocorrência. Melhorei meus tempos volta-a-volta e fui adquirindo segurança para acelerar, de forma que fui conhecendo melhor o carro (limites e reações) a cada bateria”, explicou Pedro. “Estou bem otimista para esse ano. Vou aproveitar para treinar e me aperfeiçoar nas provas da Mit Cup, pois os planos da equipe para mim são mais ambiciosos”, falou o piloto, indicando que vem novidade para os próximos meses. 

A etapa terá alguns trechos inéditos, a exemplo de 5 km de areia que prometem desafiar os off-roaders. As estradas – que cortam canaviais – mesclam trechos de alta e média velocidade, intercalando setores mais sinuosos. 

Irmãos Emerick desembarcam em Santa Catarina para a etapa da Copa Beto Carrero

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial     

A pista do balneário de Penha recebe, entre os dias 4 e 5 de abril, a segunda etapa da Copa Beto Carrero de Kart. O evento contará com grandes nomes da base do automobilismo nacional, e entre os competidores confirmados estão os irmãos Miguel e Joaquim Emerick (Escola Múltipla / Equipe: Múltipla Racing Team / Coach: Gabriel Moura / Luiz Ricardo Pinheiro Corbacho), que já desembarcaram em terras catarinenses para mais um importante desafio.

Os dois jovens talentos do Espírito Santo têm sido presença constante no pódio da Copa São Paulo Light, com Miguel competindo na categoria Mirim e Joaquim na Cadete. Agora, a disputa na Copa Beto Carrero servirá como parte da preparação para o 60º Campeonato Brasileiro de Kart, que será realizado na mesma pista, a partir do dia 29 de novembro.

"Quero aproveitar essa prova pra treinar bem e conhecer melhor a pista, porque no Brasileiro vai ser bem difícil", comentou Miguel, animado com a oportunidade de acelerar no traçado catarinense.

Para essa etapa, os irmãos Emerick contarão com um reforço de peso nos bastidores. O coach (treinador) da dupla será o experiente Gabriel Moura, piloto que atualmente disputa a Turismo Nacional e que tem no currículo 12 títulos estaduais de kart em Santa Catarina, três conquistas do Sul-Brasileiro de Kart e um título da Fórmula Delta, entre outras importantes vitórias.

Irmãos Busato aceleram juntos na segunda etapa da Copa Beto Carrero em Penha

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

Neste fim de semana, o balneário de Penha, em Santa Catarina, será palco da segunda etapa da Copa Beto Carrero, competição que promete agitar o cenário do kart nacional. A pista, conhecida por suas curvas desafiadoras, receberá pilotos de diversas categorias, incluindo os irmãos do Paraná Guilherme e Rafael Busato (Shift Car / 7Place Veículos / Equipe: Kosta Racing / Coach Erick Lutum), que desta vez competirão juntos em Penha.

Na primeira etapa, disputada em fevereiro, Guilherme Busato conquistou o segundo lugar no pódio na categoria OKN Júnior, mostrando que está em em casa neste traçado. Enquanto isso, Rafael ainda se recuperava de uma lesão, mas agora está de volta com tudo. A dupla desembarca em Penha-SC com o objetivo de aproveitar a prova como preparação para o 60º Campeonato Brasileiro de Kart, que acontecerá no mesmo circuito no dia 22 de novembro.

"Foi legal estrear na Copa Beto Carrero com um pódio, mas o foco mesmo é o Brasileiro. Cada prova agora é uma preparação intensa, cada volta conta. Quero chegar lá no topo em novembro, mas se conseguirmos bons resultados da Copa vamos comemorar, claro!" diz Guilherme, com a empolgação típica de quem vive o automobilismo com intensidade.

CFA abre inscrições para a FIA Girls on Track Brasil Seletiva de Kart 2025

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial    

Estão abertas as inscrições para a terceira edição da FIA Girls on Track Brasil Seletiva de Kart, que a Comissão Feminina de Automobilismo (CFA) da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) realizará no Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri, na região metropolitana da capital paulista, nos dias 10 e 11 de maio. O prazo para inscrições para as 32 vagas disponíveis será encerrado em 15 de abril.

A Seletiva de Kart 2025 terá duas novidades. Será disputada em apenas duas categorias, Kids e Júnior, com 16 lugares no grid cada uma. E o prêmio às vencedoras será o valor de R$ 30 mil para cada uma. Nas edições anteriores, a FIA Girls on Track Brasil (FIA GOT BR) Seletiva de Kart teve as categorias Cadete, Júnior e Graduadas. E a premiação às vencedoras foi a participação gratuita na Copa Brasil de Kart em 2023 e no Campeonato Brasileiro de Kart em 2024.

“Fizemos essa mudança pois não necessariamente as campeãs têm como prioridade fazer o Campeonato Brasileiro de Kart, ou algumas já podem até estar se preparando para correr de fórmula ou de turismo. Esse valor do prêmio pode ser importante para o budget delas do ano, proporcionando uma melhora de performance, ou para investir no kart amador, para quem está começando”, explica Bia Figueiredo,  presidente da CFA - criada por Giovanni Guerra, presidente da CBA, no início de 2023 - com apoio da engenheira Rachel Loh e da especialista em marketing esportivo Bruna Frazão.

Fernanda Ribeiro de Barros Tomé, uma das proprietárias do Kartódromo Aldeia da Serra, está  animada com a Seletiva de Kart: "Nós nos sentimos muito honrados em receber um evento deste porte, e principalmente por apoiar as mulheres. Fico muito feliz em ver que temos mais apoio para, quem sabe um dia, termos uma pilota do Brasil na Fórmula 1”. 

Condições - Poderão se inscrever na categoria Kids meninas com idades de 10 a 14 anos completos em 2025, altura mínima de 1,40m e peso mínimo de 38kg. Na Júnior poderão se inscrever garotas com idade de 15 a 22 anos completos em 2025 e altura mínima de 1,55m. 

Aberta a venda de ingressos para a etapa de Londrina da Copa Truck, NASCAR Brasil Series e Copa Hyundai HB20

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial  

Está aberta a venda de ingressos para a grande festa da velocidade em Londrina, palco da segunda etapa das temporadas 2025 da Copa Truck, NASCAR Brasil e Copa Hyundai HB20.

Será uma oportunidade única de ver na pista tanto os grandes nomes da Truck e da NASCAR como Felipe Giaffone, Rubens Barrichello, Bia Figueiredo, Thiago Camilo, Débora Rodrigues e Vitor Genz, entre muitos outros, quanto a mistura de experiência e novos talentos que proporcionam corridas incríveis na Copa Hyundai HB20.

São dez modalidades de ingresso a partir de 25 reais que podem ser adquiridos exclusivamente por meio do site https://trucknascarbrasilhb20.byinti.com/ até o dia 11. As bilheterias físicas funcionarão apenas no sábado e no domingo do evento. 

Confira abaixo as principais informações:

terça-feira, 1 de abril de 2025

A emoção do drift chega com força total a São Roque em um evento imperdível para os amantes da velocidade

 

  CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial  

No próximo dia 5 de abril, a partir das 13h, o Dream Car Museum será palco da Liga DCM de Drift, um espetáculo imperdível para os apaixonados por velocidade e emoção, em São Roque, interior de São Paulo.

O evento, realizado em parceria com os Bandoleros Racing, promete uma experiência completa para o público, com mais de 25 pilotos competindo em disputas eletrizantes valendo premiação em dinheiro. Além disso, os visitantes poderão vivenciar a adrenalina do drift em uma Carona Radical ao lado de um piloto profissional e apreciar uma exposição de carros exclusivos.

A programação também conta com um DJ ao vivo, animando o evento, e a opção de adquirir o ingresso Paddock, que garante uma experiência ainda mais completa. Com ele, o público terá acesso aos boxes para ver de perto os carros e os pilotos, além de bebidas não alcoólicas liberadas, sorteios exclusivos e um simulador de corrida para sentir a emoção de pilotar um carro de drift.

Para Fernando Martinelli, promotor do evento, a parceria com os Bandoleros Racing e a realização da Liga DCM de Drift no Dream Car Museum são marcos importantes para o cenário do automobilismo nacional. “Estamos proporcionando uma experiência única, que une competição de alto nível e entretenimento para toda a família. O Dream Car Museum é o local perfeito para essa fusão de adrenalina e paixão por carros, e contar com os Bandoleros Racing eleva ainda mais o nível do evento”, destaca Martinelli. 

Felipe Sanches estreia na Champions of the Future com aprendizado e evolução em Campillos

 

  CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

O piloto brasileiro Felipe Sanches (Equipe Energy Corse / ITB / Sanches e Sabioni Sociedade de Advogados / Andrea Sanches Semijoias / Fazenda Pôr do Sol) teve um novo desafio no último final de semana ao disputar a etapa de abertura da Champions of the Future, uma das competições mais prestigiadas do kartismo mundial, com sua primeira etapa realizada no Karting Campillos, na Espanha. Além da primeira experiência no torneio, Felipe também debutou na categoria OK Júnior, encarando um grid extremamente competitivo e de alto nível. 

Representando a equipe Energy Corse, Sanches teve que se adaptar rapidamente ao novo kart e à exigente categoria. Diante desse cenário, Felipe mostrou competitividade desde as classificatórias, enfrentando adversários experientes. O destaque veio na segunda bateria classificatória, quando o brasileiro conquistou um sólido 15º lugar, evidenciando sua evolução ao longo do evento.

No domingo, a decisão para a grande final veio no Super Heat, última oportunidade de garantir vaga na corrida decisiva. No entanto, um incidente logo nas primeiras voltas impediu Felipe de seguir na disputa, encerrando sua participação antes da final. Apesar do revés, o jovem piloto analisou o final de semana como um aprendizado importante para sua trajetória no kartismo europeu.

Hankook quebra recordes e agrada pilotos em estreia no TCR South America

 

  CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial 

O Autódromo Juan Manuel Fangio, em Rosário, Argentina, recebeu no último final de semana a etapa inaugural da temporada 2025 do TCR South America. A chegada da Hankook como nova fornecedora oficial de pneus agradou aos pilotos e aniquilou recordes na pista argentina.

Fazendo valer o fator casa, as vitórias foram de pilotos argentinos: Leonel Pernía venceu a primeira prova com o Honda Civic da equipe Honda YPF, e Fabricio Pezzini triunfou na segunda prova com o Cupra da equipe brasileira W2 ProGP.

Desde 2023 fornecendo pneus à Stock Car, Stock Light e Fórmula 4 Brasil, a Hankook passa a calçar os carros do TCR South America e sua versão brasileira, além da Turismo Nacional, chegando a cinco categorias de âmbito nacional e continental no automobilismo sul-americano.

O desempenho dos Hankook F200 de medidas 260/660R18 agradou, especialmente, aos pilotos. “É um pneu mais rápido que o anterior, sem dúvida. Por serem mais macios, eles trazem uma característica diferente: ao mesmo tempo que ele traz mais performance, ele permite adaptações estratégicas ao piloto na gestão do desgaste conforme o decorrer da prova. Gostei bastante”, explicou Pedro Cardoso, atual campeão da categoria e que foi ao pódio nas duas provas do final de semana com um terceiro e um segundo lugar com o Peugeot da equipe PMO Racing.

Gael Rampazzo faz prova consistente na Granja Viana e fica dentro do Top 6 na Mini Max

 

  CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial    

Neste fim de semana, o Kartódromo da Granja Viana, em Cotia, foi palco de muita velocidade e emoção na segunda etapa da Copa São Paulo KGV. Entre os talentos que aceleraram forte estava Gael Rampazzo (A Promo / Mark Representação / Equipe: SKM / Coach: Fran Di Mauro), piloto maranhense que representou seu estado na categoria Rotax Mini Max.

No sábado (29), dia das provas, Gael mostrou regularidade e ficou sempre entre os dez melhores, somando pontos importantes na tabela de classificação. Com um desempenho sólido, ele garantiu um lugar na terceira fila do grid, posição que aproveitou para brigar dentro do pelotão da frente.

Nas três baterias da Mini Max, Rampazzo manteve a consistência e terminou em sétimo na primeira corrida, além do oitavo nas duas provas seguintes. Os resultados lhe renderam a sexta colocação geral da categoria na etapa, um salto significativo em relação à primeira prova do campeonato.

"Fiquei entre os seis melhores, o que é muito legal. Não foi o melhor resultado que eu queria, mas melhorei muito desde a primeira etapa. Eu sei que posso chegar ainda mais forte na próxima", disse Gael, com a animação típica de quem vive cada volta no kart com paixão.

Guilherme Cysne estreia na MSL Motorsports para o Sertões 2025

 

  CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial     

Para a disputa da 33ª edição do rally do Sertões, a MSL Motorsports contará em seu elenco com uma nova dupla. A bordo do UTV Polaris RZR Pro R My25 estará a dupla Guilherme Cysne/ Bernardo Schafer Andrade, na categoria UTV1, durante a maior competição off road das Américas, que acontece entre 26 de julho e 03 de agosto.

Aos 41 anos de idade e mais de duas participações no Sertôes, Guilherme Cysne acumula quase duas décadas de experiência no mundo off road. Nos UTVs é bicampeão Paulista e de 2023 e 2024, vice-campeão Brasileiro de 2023 e campeão Brasileiro de 2024 na Geral e na categoria UTV1.

“Estou empolgado para encarar o desafio. A expectativa é pegar rápido o ritmo de prova e brigar entre os primeiros da Geral”, destaca Guilherme Cysne que conta com os patrocínios da Polaris Racing Brasil, Peak Automotiva, Frum Racing, Kondz, Utv Parts, Arisun Pneus, Action One e Espaço Lucas Zia.

“Estarei em boas mãos, vou competir no Sertões com apoio de uma equipe consolidada como a MSL, com uma estrutura e integrantes experientes”, afirma o piloto natural da Capital paulista e que reside em Socorro.

No comando das planilhas, Cysne terá um navegador, o catarinense que terá tudo novo pela frente. Esta será a primeira edição do catarinense Bernardo Andrade, de 17 anos, completará 18 em 11 de maio. E a estreia dos competidores como dupla no maior rali das Américas, a expectativa é alta.

Copa São Paulo Bradesco de Kart tem segunda etapa agitada no Kartódromo Granja Viana

 

  CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial     

A Copa São Paulo Bradesco de Kart viveu um sábado (29) repleto de emoções no Kartódromo Granja Viana, em Cotia (SP). A segunda etapa do campeonato reuniu alguns dos principais pilotos do País, que lutaram pelos primeiros lugares nas categorias Cadete, Mirim, OK, OK Júnior, F4, F4 Light, F4 Sênior, F4 Sênior 60+, F4 Júnior, Shifter, Shifter Sênior, Shifter Super Sênior, Pro 500, Pro 500 Light, Pro 500 Sênior e Pro 500 Sênior 60+.

Na Cadete, Pedro Zanguetin saiu com a vitória após gabaritar os primeiros lugares das três baterias do final de semana. Leonardo Almeida foi o segundo colocado, com Inácio Lopes completando o top-3. Já na Mirim, Rafael Canuto foi o vencedor na soma de pontos das três baterias. A segunda posição ficou com João Pedro, enquanto Alexandre Gomes foi o terceiro.

Pela OK, que contou com apenas duas baterias, Gabriel Koegnikan foi o vencedor, seguido por Nicollas Loretti e Heitor Farias, que fecharam a lista dos três melhores. Já pela OK Júnior, quem celebrou a vitória foi Edward Kirst, que viu Francisco Rocha ser o segundo colocado. Raphael Gebara completou a etapa com a terceira posição.

Lucas Viscardi levou a vitória na F4 Júnior, categoria que teve Noach Waissmann em segundo, e Marcella Assumpção com a terceira posição. Já na F4, Gustav Kirst venceu, com Roberto Azana e Danilo Garcia fechando a lista dos três melhores. Garcia acabou com a vitória na F4 Light, sendo seguido por Rafael Mikail e João Pompeo. Márcio Macagnan venceu na F4 Sênior, com Rodrigo França na segunda posição, enquanto Roberto Azana levou a vitória na F4 Sênior 60+, que teve ainda Cesar Gragnano em segundo.

Categorias Rotax promovem grandes disputas na segunda etapa da Copa São Paulo Bradesco de Kart

 

  CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial     

A segunda etapa da Copa São Paulo Bradesco de Kart foi realizada no último sábado (29) e foi palco de grandes disputas nas categorias Rotax. Um dos grids mais fortes da etapa, a Rotax DD2 contou com dobradinha dos irmãos Reis. Leo Reis, que vai disputar a temporada da Stock Light, venceu as duas provas, enquanto Rafa Reis, estreante na Stock Car, fechou ambas as corridas na segunda colocação. O terceiro lugar da etapa foi de Tito Giaffone, piloto que compete na NASCAR Brasil em 2025. O grid ainda teve Lucca Zucchini, mais um integrante do grid da Stock Light, que fechou na quarta colocação e dois pilotos da Turismo Nacional: Vasco Pedro em sexto e Victor Manzini em sétimo.

A Rotax DD2 Masters teve Fernando Guzzi levando o primeiro lugar na somatória de pontos, enquanto João Cunha fechou em segundo lugar e Michel Aboissa terminou na terceira colocação.

Entre os competidores da Rotax Micro Max, André Benícius repetiu a etapa de estreia e saiu como maior pontuador da categoria ao vencer uma corrida e obter dois segundos lugares. Na Rotax Mini Max, Theo Morgado triunfou em duas corridas do final de semana e saiu como o ganhador da categoria, sendo seguido por Pedro Faria e Matías Dominguez, que completaram a lista dos três melhores.

Na Rotax Max, Allan Croce venceu as três provas do dia e conquistou o troféu de primeiro lugar pela segunda vez consecutiva no ano. A segunda colocação foi de André Niscastro, enquanto Rafael Croce fechou a etapa em terceiro na categoria.

Piloto da GS Racing estreia carro novo e é vice-campeão no Paulista Off-Road

 

  CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

Na abertura da temporada 2025 do Paulista Off-Road, o piloto da GS Racing, Fernando Lage, de Belo Horizonte (MG), estreou um carro novo ao lado do navegador de Chapecó (SC), Enedir da Silva Júnior, o Bolacha. Por 24 anos o piloto acelerou apenas carros da marca Troller/Ford em provas por todo o Brasil, até decidir apostar na Toyota Hilux, em um modelo preparado especialmente para rally pela GS One Performance. Mesmo com a necessidade de adaptação à pilotagem do novo carro, Lage e Bolacha garantiram o segundo lugar na categoria Super Master, na etapa de Analândia (SP).

A GS Racing é a atual campeã do Paulista Off-Road com uma Toyota Hilux projetada para rally pela GS One Performance. A nova máquina de Fernando Lage recebeu os mesmos cuidados pelas mãos do atual campeão paulista e responsável pelo projeto da Hilux, Gustavo Schmidt.

“A gente fez um projeto incrível para o Lage. Na parte de performance, aplicamos nossa solução completa, com Stage 2, uma pimentinha a mais, escapamento full inox, pedal buster e amortecedores Baratec. Na parte estética, totalmente funcional, colocamos para-choque dianteiro, para-choque traseiro, snorkel e proteções na parte inferior do veículo”, explica Gustavo.

Vice-campeão na estreia da Hilux

A prova de Analândia aconteceu no sábado, dia 22 de março, e reuniu cerca de 30 carros. De acordo com o navegador Bolacha, a qualidade da prova se manteve em alto nível, assim como as realizadas na temporada de 2024, sob a direção de Clayton Prado. 

Gabriel Souza fecha etapa da Copa São Paulo KGV mais uma vez dentro do Top 10

 

  CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial    

A segunda etapa da Copa São Paulo KGV foi marcada por muita velocidade e disputas acirradas no Kartódromo Granja Viana, em Cotia, na Grande São Paulo. Entre os competidores, Gabriel Souza (Gás Superminas / Equipe: Sabiá Racing / Coach: Rodrigo Dantas) entrou na pista determinado a evoluir seu desempenho e buscar um lugar no pódio da categoria Rotax Mini Max.

No sábado (29), dia das provas, Gabriel iniciou sua programação com o treino classificatório, para definição das posições na largada. Com uma boa performance, o piloto de Minas Gerais conquistou um lugar na quarta fila do grid, garantindo uma posição estratégica para a primeira corrida.

Disputando três baterias ao longo do dia, Gabriel fez o máximo que seu equipamento permitiu para se manter competitivo no pelotão. Nas duas primeiras provas, cruzou a linha de chegada na décima colocação, enquanto na última bateria conseguiu avançar para cruzar a linha de chegada no sétimo lugar. Com a soma dos resultados, garantiu a nona posição geral, novamente aparecendo entre os dez melhores da categoria, como foi na etapa de abertura.

Pirelli F1: GP do Japão - Em Suzuka com algo novo e algo antigo

 

  CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial      

O C1, composto mais duro da gama de 2025, faz sua estreia na temporada nesta terceira etapa, acompanhado, como de costume, pelo C2 e pelo C3. Isso se deve ao fato de Suzuka ser uma das pistas mais difíceis do calendário quando se trata de pneus e, portanto, a Pirelli sempre selecionou o trio de compostos mais duros.

Uma novidade para este ano é o fato de que grande parte da pista foi recapeada, da saída da última chicane ao final do primeiro setor. Essa é uma seção importante, pois apresenta curvas de média e alta velocidade, algumas delas longas, como as duas primeiras após a reta de chegada, onde os pneus são muito exigidos.

A Pirelli também tem algo novo a oferecer neste fim de semana. No pódio de Suzuka, como também aconteceu em Melbourne e Xangai, os pilotos utilizarão uma edição especial do Boné do Pódio, desenhado por Denis Dekovic e inspirado na cultura da Terra do Sol Nascente. O boné faz parte de uma coleção produzida pela Pirelli Design, composta por 14 versões diferentes dentre os 24 GPs do calendário e está à venda em uma plataforma de e-commerce dedicada (https://store.pirelli.com).

Os compostos

Como já mencionado, para Suzuka, os três compostos mais duros da gama estarão disponíveis. Vale a pena observar que, dos três, o C1 é o que mais se assemelha à sua iteração de 2024, enquanto o C2, especialmente, e o C3 foram os que sofreram mais mudanças em termos de performance, sendo mais macios do que no ano passado. Portanto, será interessante ver como as equipes administrarão a alocação de pneus ao longo das três sessões de treinos livres, enquanto tentam estabelecer a melhor configuração para seus carros, com foco na estratégia de corrida. 

Dudu Salamonde é vice-campeão da 2ª etapa da Copa São Paulo KGV em Cotia

 

  CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial       

O Kartódromo da Granja Viana, em Cotia, na Grande São Paulo, foi palco de um fim de semana de alta velocidade, com a disputa da segunda etapa da Copa São Paulo KGV. O talentoso Dudu Salamonde (DKR / RL Eng. Design / Casa Barô / Vero Coco / SOMA Blindados / Equipe TR3 / Walter Travaglini) esteve entre os destaques da etapa, buscando se recuperar na competição, após o quarto lugar na prova de estreia, quando o motor de seu kart quebrou na terceira bateria. O piloto paulista correspondeu às expectativas e foi o vice-campeão desta segunda etapa.

No sábado (29), dia principal da programação do KGV, Salamonde mostrou sua força já no treino classificatório ao conquistar um lugar na primeira fila do grid da Rotax Júnior Max. Com uma volta rápida e consistente, ele ficou a apenas dois décimos do tempo da pole position, demonstrando sua competitividade.

Na primeira bateria, Dudu teve uma largada impressionante e assumiu a liderança logo nas curvas iniciais, mas não conseguiu sustentar a ponta até o fim. Mesmo assim, garantiu um sólido segundo lugar. O mesmo roteiro se repetiu nas duas provas seguintes: grande ritmo, disputas intensas e mais dois segundos lugares, consolidando o piloto para subir no pódio em segundo na etapa.

F4 Espanhola: Miguel Costa fatura duplo top-5 entre os Rookies e destaca velocidade em Aragón

 

  CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial     

O brasileiro Miguel Costa garantiu dois top-5 entre os pilotos Rookies na primeira etapa da temporada 2025 da F4 Espanhola, disputada no MotorLand, em Aragón, nesse final de semana. O piloto da Campos Racing mostrou velocidade ao longo de toda a etapa e garantiu dois quartos lugares entre os competidores que fazem o primeiro ano na categoria. De quebra, o dono do carro número 5 ainda obteve pontos para a tabela geral do campeonato.

Depois de demonstrar bom ritmo na sexta-feira, Miguel teve um sábado de superação. Após ser o oitavo na pista depois de largar de décimo, o piloto foi punido posteriormente. No domingo, com pneus novos, o brasileiro foi o quarto colocado entre os Rookies e sétimo geral na corrida 2, e garantiu a segunda melhor volta da prova. Na corrida 3, um carro parado na largada o atrapalhou, mas o piloto ainda obteve um novo quarto posto entre os Rookies e a nona colocação geral.

“Estamos definitivamente entre os mais rápidos. Eu estava confiante pois tínhamos um jogo de pneus novos para o domingo. A corrida 2 foi perfeita, saindo de 13º para sétimo geral e quarto entre os Rookies. Fiz uma boa largada na corrida 3, mas um carro parado me atrapalhou. Houve uma entrada de Safety Car e me poupei para não ser punido por limites de pista. Terminei em quarto entre os Rookies e nono geral. Estava decepcionado pelo sábado, mas os pontos positivos são que mostramos muita velocidade e estamos aprendendo rápido”, disse Miguel Costa.

Francisco Rocha sobe duas vezes ao pódio da Granja Viana e está na final da Regional Cup

 

  CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial      

O fim de semana foi de pura velocidade no Kartódromo da Granja Viana, em Cotia (SP), com competições acirradas que deram sequência a este início de temporada de 2025. Entre os destaques, o piloto paulista Francisco Rocha (Equipes: Car Racing, CRG Brasil/ Coaches: Alberto Cattucci, Léo Reis, Rafael Reis, Olin Galli), mais uma vez deixou sua marca, subindo ao pódio na categoria Rotax Júnior Max e garantindo vaga para a grande final da 2ª Regional Cup Brasil, em agosto, no Maranhão.

No sábado (29), durante a segunda etapa da Copa São Paulo KGV, Francisco somou pontos importantes na competição pela categoria Rotax Júnior Max, único caminho no Brasil, para quem  quer uma vaga para o Mundial de Kart Rotax, no Bahrein. Com um desempenho sólido, o piloto largou da segunda fila e manteve consistência nas três baterias, terminando em quarto na primeira corrida e em terceiro nas outras duas. Uma penalidade de 10 segundos na primeira prova, no entanto, o colocou no quarto degrau do pódio, mas não apagou seu bom desempenho.

"Não foi o melhor fim de semana, mas o importante foi marcar pontos e seguir na briga. Agora sou vice-líder, e o campeonato está só esquentando.", comemorou Francisco, mostrando que mesmo sem o desempenho ideal, a estratégia valeu a pena.

A tarde de sábado ainda reservava mais emoção. A pista da Granja Viana recebeu a primeira classificatória da 2ª Regional Cup Brasil, para as categorias OK e OK Júnior. A prova definiu os finalistas que, em agosto, disputarão a vaga para o Mundial de Kart na Suécia. Francisco não decepcionou, na OK Júnior, garantindo a pole position e vencendo a primeira bateria de ponta a ponta, dominando a pista.

FIA Regional Cup de Kart: Gabriel Koenigkan (OK) e Edward Kirst (OK Júnior) são os vencedores da 1ª seletiva de 2025 na Granja Viana

 

  CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial      

A 2ª edição da FIA Regional Cup de Kart Brasil já tem os seus primeiros classificados para a final de 2025 nas categorias OK Júnior e OK FIA.

Organizada pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e com apoio da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), a competição teve a primeira de cinco classificatórias no Kartódromo Granja Viana, em Cotia (SP), no último sábado (29).

A disputa contou com duas corridas. Na OK FIA, o brasiliense Gabriel Koenigkan, atual campeão da Regional Cup, dominou a classificatória, com a pole position e vitória nas duas baterias. Nicollas Loretti foi o segundo colocado na soma de pontos, seguido por Heitor Farias e Marcos Borenstein. Os quatro já estão classificados para a grande final da competição, que acontecerá em agosto, no Kartódromo de Imperatriz (MA).

Na OK Júnior, Edward Kirst foi o vencedor da etapa, com um segundo lugar na primeira bateria e uma vitória na segunda corrida. Mas a conquista foi muito apertada, com apenas um ponto de diferença para o segundo colocado Francisco Rocha, que fez a pole e venceu a corrida 1. Raphael Gebara terminou em terceiro e Daniel Rebouças em quarto. Os quatro também garantiram suas vagas na decisão.

“Estou muito feliz e com a sensação de dever cumprido. Estava muito rápido desde o começo da semana. Consegui controlar bem o equipamento nas corridas e a distância para os outros competidores. Vamos agora para mais uma final e espero repetir o feito do ano passado e novamente representar o Brasil no Mundial”, declarou Koenigkan, lembrando que a premiação da CBA para o campeão vale vaga, inscrição e todos os equipamentos para disputar o Mundial da FIA em setembro na Suécia.