sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

Pirelli F1 - A história se repete em Sakhir: Sainz é o mais rápido no segundo dia de testes

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

“A história se repete”, escreveu Karl Marx em ‘O 18 de Brumário de Luís Bonaparte’. Podemos ignorar a segunda parte dessa famosa frase, mas é verdade que as notícias, inclusive as notícias sobre esportes, muitas vezes se repetem. Esse é o caso ao final do segundo dia de testes oficiais de Fórmula 1 no circuito de Sakhir, onde Carlos Sainz marcou o tempo mais rápido, assim como fez no segundo dia do ano passado, com uma diferença importante: em 2024 o espanhol estava pilotando uma Ferrari e este ano ele está ao volante de uma Williams. Sainz fez o melhor tempo de 1min29s348 com o pneu C3 na 63ª de suas 127 voltas, um tempo 573 milésimos mais rápido do que o seu melhor de 12 meses atrás. Isso encerra seu teste, já que amanhã o companheiro de equipe Alex Albon pilotará durante todo o dia.

Atrás de Sainz vieram os dois pilotos da Ferrari que dividiram a SF-25. Lewis Hamilton foi mais rápido que Charles Leclerc por apenas 52 milésimos - 1min29s379 para o inglês e 1min29s431 para o monegasco. Eles também fizeram seus melhores tempos utilizando o composto C3.

Hoje estava frio mais uma vez, com temperaturas oscilando entre 13 e 18°C, o que é definitivamente incomum para o Bahrein, assim como a chegada da chuva, que fez com que os 18 pilotos ficassem em suas garagens por um bom tempo: 18 porque Max Verstappen e Alex Albon não pilotaram hoje. A única exceção foi Esteban Ocon, que levou sua Haas para um stint com um conjunto de pneus Intermediários, a primeira vez que esse pneu foi utilizado em Sakhir desde os testes em abril de 2017, cortesia de Daniel Ricciardo na Red Bull. Na verdade, o piloto francês fez apenas três práticas de largada. 

Com apoio da FIA, CBA realizará 2a edição da Regional Cup de Kart Brasil com primeira classificatória em março e Final em agosto em Imperatriz/MA

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

Após a grande estreia em 2024, a Regional Cup de Kart segue no Brasil e terá sua 2ª edição em 2025 com as categorias OK Júnior FIA, OK FIA e MINI.

Organizada pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), a competição tem total apoio da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), que confiou ao Brasil a oportunidade de ser a sede da primeira Regional Cup na América do Sul, graças à força e tradição do kartismo no país.

A Comissão Nacional de Kart (CNK) da CBA divulgou nesta quinta-feira (dia 27) alguns detalhes da 2ª edição e as datas e locais da primeira classificatória e da Final. As demais etapas classificatórias serão divulgadas em breve.

Os regulamentos seguem as principais bases de 2024, com motores sorteados e os pilotos utilizando seus próprios chassis. Na OK Júnior e OK FIA, os competidores usarão os motores que foram enviados pela FIA para a Regional Cup no ano passado. Já na MINI, os pilotos passarão a utilizar os motores Vortex.

Ainda como em 2024, as categorias OK Junior e OK FIA irão classificar 16 pilotos para a disputa da Final e a MINI terá 12 finalistas. Os regulamentos técnico e desportivo também estarão disponíveis nos próximos dias.

Para as categorias OK Júnior e OK FIA, a primeira seletiva será realizada no dia 29 de março no Kartódromo da Granja Viana, em Cotia (SP), dentro da Copa São Paulo de Kart KGV.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

15º Rally Barretos abre Brasileiro de Rally Baja e Rally Raid e segue com inscrições abertas

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

Em março (14 a 16), começa mais uma temporada do Brasileiro de Rally Baja (CBM) e Rally Raid (CBA). O 15º Rally Barretos abre a temporada desses campeonatos celebrando uma parceria longínqua com os Independentes – Clube organizador da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos –, tendo como sede o Parque do Peão. 

“Levar o Rally Barretos para um lugar tão icônico como o Parque do Peão é algo extraordinário. O local tem uma das melhores e maiores estruturas para grandes eventos do país e Os Independentes recebem e apoiam o rally desde 2007 em sua casa. Além disso, o lugar traz um clima diferenciado para essa etapa. Fazer um rally em Barretos não seria a mesma coisa, se não tivéssemos o nosso parque de apoio no Parque do Peão”, enaltece o diretor geral da Rallymakers, Fernando Bentivoglio. 

O Rally Barretos é aberto para as categorias motos, quadriciclos, UTVs e carros, e as inscrições estão abertas pelo site www.rallymakers.com.br. E, por se tratar de um campeonato Brasileiro, a cidade localizada à Oeste do estado de São Paulo vai hospedar pilotos e navegadores de diversas regiões do país, tais como: Piauí, Ceará, Sergipe, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, além é claro, São Paulo. 

No grid, grandes nomes do motociclismo e automobilismo nacional, a começar pelo atual campeão Brasileiro de Rally Baja na categoria motos, Francine Rossi que, ao que tudo indica, terá como forte concorrente o jovem João Maurício Torres, vencedor do Rally Terra Verde, em dezembro passado. Mas, têm mais pilotos que prometem brigar pela vitória, como Fabrício Bianchini, Guilherme Bissoto, entre outros. 

Após 1.186km, pneu furado decide etapa do Mundial nos Emirados Árabes

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

 Longo, exaustivo e muito perigoso são bons adjetivos para definir o Abu Dhabi Desert Challenge (ADDC), cuja 34ª edição foi encerrada nesta quinta-feira (27) nos desertos dos Emirados Árabes Unidos, valendo pela segunda etapa do Campeonato Mundial de Rally Raid – a mesma modalidade do Rally Dakar. Mas este desafio gigante, que contou com 1.186km de percurso cronometrado contra o relógio, foi decidido por um detalhe corriqueiro na vida do motorista comum: um pneu furado. 

Na vitória do Dacia SandRider do piloto catarense Nasser Al-Attiyah, considerado o maior especialista em corridas no deserto do mundo, e o navegador francês Edouard Boulanger, a vantagem para o segundo colocado foi de apenas 2min28s, tempo que os separou dos vice-campeões do ADDC, a dupla formada pelo brasileiro Lucas Moraes e o navegador espanhol Armand Monleón. 

A diferença também corresponde aproximadamente ao tempo que as equipes do Mundial de Rally Raid demoram para fazer uma troca de pneus – um incidente que aconteceu duas vezes com o brasileiro Moraes e uma com Al-Attiyah. Além disso, na especial desta quinta-feira, que encerrou a competição, o representante do Brasil “abriu” a maior parte do percurso – ou seja, era o primeiro entre os competidores a ir para o trajeto, algo que é uma desvantagem grande nas provas no deserto, pois não há referências visuais na areia para quem é o primeiro a entrar na trilha.

2º Lugar: Lucas Moraes conquista pódio na segunda etapa do Mundial de Rally Raid

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

Nesta quinta-feira (27), o piloto de rally Lucas Moraes conquistou o segundo lugar na segunda etapa do Mundial de Rally Raid, o Abu Dhabi Desert Challenge. Ao lado do navegador espanhol Armand Monleón, o brasileiro manteve um desempenho consistente ao longo da competição, ocupando a vice-liderança em quase todos os dias de prova.

No primeiro dia, Lucas iniciou com uma vitória na primeira parcial. Na etapa seguinte, manteve um ritmo forte e chegou a liderar parte do percurso, mas um pneu furado acabou tirando a dupla da primeira posição. Ainda assim, o brasileiro conseguiu se recuperar e terminou em segundo lugar. Ao longo das cinco especiais, o brasileiro foi o único piloto que manteve-se firme no top 3 da classificação geral da competição.

“Esse resultado foi muito especial. Ficamos a poucos minutos do primeiro colocado, mas, com dedicação, esforço, estratégia e trabalho em equipe, conquistamos o pódio nesta etapa. Além disso, somamos pontos importantes para o Mundial e seguiremos na luta para sempre dar o nosso melhor”, destacou o piloto.

Após percorrer um total de 1.186 km cronometrados pelos desertos dos Emirados Árabes Unidos, Lucas Moraes demonstrou grande performance, fruto de sua dedicação, estratégia e domínio do esporte. A diferença para o primeiro colocado, Nasser Al-Attiyah, foi de apenas 2min28s. Além do pódio, o resultado garantiu pontos valiosos no Campeonato Mundial, reforçando a posição da dupla na disputa pelo título.

evvacomunicacao I evvacomunicacao.com

Tito Giaffone traz a tradição familiar para a NASCAR Brasil

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

Tito, o mais jovem do clã Giaffone, uma das famílias mais tradicionais e com duas gerações envolvidas no cenário automobilístico nacional, fará sua estreia na NASCAR Brasil Series em 2025. Ele será piloto titular da equipe Full Time Sports e correrá com um Ford Mustang de número 15.

“Estou muito feliz em anunciar que vou correr a temporada da NASCAR Brasil. É uma categoria que cresce a cada ano e que conta com alguns dos melhores pilotos do País. Vai ser um ano de aprendizado, será importante ter como companheiro de equipe alguém como o Rubens (Barrichello). Além disso, vou correr no mesmo evento do meu pai e do meu irmão que competem na Copa Truck. Vai ser um ano desafiador, mas divertido”, disse Tito Giaffone.

O piloto paulistano, de 17 anos, possui um brilhante histórico, é tetracampeão paulista de kart. Venceu a Seletiva para o Mundial de Rotax de 2022 e conta com excelentes resultados em competições Rotax, com o terceiro lugar do Open do Mundial, em 2022, e do Campeonato Sul-Americano de 2024. Além disso, tem sido destaque nos últimos anos da Copa São Paulo Bradesco de Kart e fez uma experiência na Copa Joy.

Maurício Ferreira, chefe da equipe Full Time, também destacou a chegada de Tito à equipe. "O Tito Giaffone é uma promessa no automobilismo brasileiro e, para nós, da Full Time, é motivo de muita satisfação contar com um piloto com um sobrenome de peso no esporte a motor, como tantos outros com quem nós já trabalhamos, e espero que ele tenha uma boa temporada de aprendizado no início da trajetória no automobilismo através da NASCAR junto da nossa equipe", disse o gestor.

Kiko Porto busca manter a liderança da VP Racing Sportscar Challenge em COTA

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

Os carros da VP Racing Sportscar Challenge já estão de volta à pista para a segunda etapa da temporada 2025. O Circuit of the Americas (COTA), em Austin, Texas, será o cenário da competição neste fim de semana, reunindo talentos do automobilismo internacional.

Líder da categoria GSX com 700 pontos, o pernambucano Kiko Porto (Toyota Gazoo Racing / Banco Daycoval / MC Games / Equipe: Rafa Racing) retorna às pistas após uma estreia brilhante na VP Racing Sportscar Challenge. O piloto brasileiro venceu as duas provas da rodada dupla em Daytona e agora busca manter a sequência positiva no exigente traçado texano.

"Foi um início excelente em Daytona, com duas vitórias muito importantes, mas a temporada está só começando. Precisamos manter esse nível de performance para continuar na frente", analisou Kiko Porto.

O Circuit of the Americas é um território familiar para o piloto. Em 2023, ele venceu no traçado de Austin quando competia na USF Pro 2000. No ano passado, também esteve na pista disputando uma etapa da Lamborghini Super Trofeo. Agora, encara um novo desafio ao volante do Toyota GR Supra número 8, defendendo as cores da Rafa Racing Team.

"São categorias diferentes, mas é sempre bom já conhecer o traçado. COTA é uma pista técnica, com trechos de alta velocidade intercalados com curvas de média e baixa, o que exige bastante do carro e do piloto", destacou Kiko.

Vicar informa ajuste no calendário da Stock Light

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

 Promotora da Stock Light e das principais categorias do automobilismo brasileiro, a Vicar anunciou hoje (26) uma retificação no calendário da competição. A etapa que havia sido marcada para o dia 25 de maio, em Cascavel (PR), será agora disputada no final de semana de 29 de junho, na pista do Velocitta, em Mogi Guaçu, interior de São Paulo. 

A medida visa distribuir melhor as etapas da categoria ao longo do ano, de forma a reduzir o intervalo entre o terceiro e quarto eventos da Stock Light. Com a medida, a Vicar cria um calendário mais equilibrado e, dessa maneira, gera um fluxo de trabalho mais racional e apropriado para pilotos, patrocinadores e equipes.

Na nova data, a Stock Light competirá no mesmo evento do qual farão parte a BRB Stock Car Pro Series e a BRB Fórmula 4 Brasil Credenciada pela FIA, categorias que também são promovidas pela Vicar.

Confira o novo calendário da Stock Light para a temporada 2025:
1ª etapa: 4 de maio, Interlagos (SP)
2ª etapa: 8 de junho, Velopark (RS)
3ª etapa: 29 de junho, Velocitta (SP)
4ª etapa: 7 de setembro, Cascavel (PR) – ou alternativa**
5ª etapa: 5 de outubro, Velocitta (SP)
6ª etapa: 30 de novembro, Brasília (DF) – ou alternativa**
*sujeito a alterações

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

Após vitória em Valência, Matheus Ferreira fecha Porsche Sprint Challenge na luta pelo vice-campeonato em Barcelona

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

Estreante nos carros de turismo em 2025, Matheus Ferreira conquistou sua primeira vitória na terceira etapa do Porsche Sprint Challenge Southern Europe e parte para mais um desafio inédito neste final de semana, desta vez no tradicional circuito de Barcelona, na Catalunha, palco que recebe a Fórmula 1, MotoGP e várias outras categorias mundiais.

“Estou com uma grande expectativa para correr pela primeira vez em Barcelona, ainda mais depois de termos conquistado a nossa primeira vitória. Nós saímos com o recorde de pontos da etapa passada por conta do primeiro e o segundo lugares na rodada dupla e agora espero poder voltar a vencer”, diz Matheus, que corre na divisão Sport pela equipe Target Competition.

Com quatro pódios conquistados em seis corridas disputadas, Matheus ocupa a quarta colocação do campeonato com 81 pontos entre os rookies e tem chances matemáticas de lutar pelo vice-campeonato, isso porque o segundo colocado tem apenas seis pontos a mais que o brasileiro na tabela.

Vitorioso no kartismo, Tito Giaffone estreia na NASCAR Brasil pela Full Time Sports

 


 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

Dono de uma trajetória vitoriosa no kartismo, Tito Giaffone vai dar um novo passo na carreira na temporada de 2025. O piloto vai estrear na NASCAR Brasil, um dos mais importantes campeonatos do automobilismo nacional, e defenderá a Full Time Sports. Será a primeira vez que o mais novo dos irmãos Giaffone vai disputar o campeonato completo em uma categoria de carros.

Tito acumula diversos títulos no kartismo brasileiro. O piloto é tetracampeão paulista de kart, além da vencer a Seletiva para o Mundial de Rotax, em 2022. O mais novo dos irmãos Giaffone ainda possui bons desempenhos em competições Rotax, com o terceiro lugar do Open do Mundial, em 2022, e do Campeonato Sul-Americano de 2024. O piloto também é, há anos, destaque da Copa São Paulo Bradesco de Kart.

O piloto fez a estreia em competições de carros em 2024, correndo na Copa Joy, uma das categorias que integram o Campeonato Paulista de Automobilismo. Na NASCAR Brasil, Tito terá como companheiro de equipe Rubens Barrichello, brasileiro com mais largadas na história da F1 e bicampeão da Stock Car. Além disso, o novato ainda estará no mesmo evento do pai e do irmão, Felipe e Nic Giaffone, que correrão o campeonato da Copa Truck.

“Estou muito feliz em anunciar que vou correr a temporada da NASCAR Brasil. É uma categoria que cresce a cada ano e que conta com alguns dos melhores pilotos do País. Vai ser um ano de aprendizado, e será importante ter como companheiro de equipe alguém como o Rubens (Barrichello). Além disso, vou correr no mesmo evento do meu pai e do meu irmão. Vai ser um ano desafiador, mas divertido”, disse Tito Giaffone.

Os testes começam no Bahrein. Dois ingleses no topo com Norris à frente de Russell

 


 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

Todos os 20 pilotos foram à pista no dia de abertura, proporcionando uma primeira amostra do espetáculo que será oferecido a partir do evento de Melbourne. Eles enfrentaram o que, para o Bahrein, foram condições climáticas bastante incomuns, não apenas porque a temperatura real do ar ficou em torno de 15°C durante a maior parte do dia, mas também porque o fator de resfriamento do vento fez com que parecesse consideravelmente mais frio, graças às rajadas vindas do norte, que também sopraram areia na pista. Em relação aos pneus, o C3 foi o mais utilizado, completando mais de três quartos do número total de voltas (1017 de 1326, 76,7%). Dois outros compostos, dentre os seis possíveis, também foram utilizados: o C2 (279 voltas, 21,04%) e o C1 (30, 2,26%), este último apenas por Lando Norris (McLaren) e pelo francês Pierre Gasly (Alpine). Esses três compostos são, na verdade, os que estarão disponíveis para o GP a ser realizado neste circuito de 11 a 13 de abril.

Como aconteceu na segunda parte da temporada passada, o campo parecia muito equilibrado hoje, com os seis primeiros na tabela de tempos vindo de seis equipes diferentes. Norris foi o mais rápido em um conjunto de novos C3 com 1min30s430, nove décimos mais rápido do que o melhor tempo estabelecido no primeiro dia desse teste em 2024 por Max Verstappen (Red Bull), com 1min31s344. Hoje, o holandês tetracampeão mundial foi o terceiro mais rápido (1min30s674), atrás de George Russell, que registrou 1min30s587 na Mercedes, ambos com o composto C3. Atrás desse trio vieram dois pilotos que foram companheiros de equipe no ano passado, Charles Leclerc e Carlos Sainz: o piloto monegasco da Ferrari foi o quarto colocado com 1min30s878, enquanto o espanhol, agora na Williams, foi o quinto com 1min30s995. Fechando os seis primeiros, Gasly fez seu melhor tempo em 1min31s353. O piloto que deu o maior número de voltas hoje foi o francês Esteban Ocon (Haas, 88). O stint mais longo foi cortesia do piloto australiano Jack Doohan, da Alpine (24 voltas em um conjunto de C2), enquanto o stint mais longo com o C3 foi completado pelo japonês Yuki Tsunoda, que deu 23 voltas no Racing Bulls. O prêmio de distância no C1 foi para Norris, com 17 voltas.

A pista ficou aberta por uma hora a mais do que o planejado, pois a sessão teve de ser sinalizada com bandeira vermelha devido a um apagão que deixou toda a instalação do circuito sem eletricidade por quase uma hora. A FIA, a F1 e as equipes concordaram em compensar o tempo perdido, de modo que a bandeira quadriculada finalmente foi dada às 20h, horário local. O segundo dia de testes começa às 10h00, horário local, e termina às 19h00, com um intervalo obrigatório das 14h00 às 15h00.

Néctar Comunicação Corporativa / Assessoria de Imprensa da Pirelli

Stock Car: Cavaleiro Valda define Guilherme Salas e Ricardo Maurício como nova dupla de pilotos para 2025

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

A equipe Cavaleiro Valda terá dois pilotos de alto nível em seus carros para a nova era de SUVs da Stock Car, que será iniciada nesta temporada. Em 2025, o time liderado por Beto Cavaleiro contará com a experiência de um dos maiores nomes do automobilismo brasileiro, Ricardo Maurício, e de um dos grandes nomes da nova geração e último vencedor de 2024, Guilherme Salas.

“Fiquei muito feliz com o contato do Beto [Cavaleiro], sempre vi a equipe crescendo nesses últimos anos. Tivemos algumas conversas no passado, mas não conseguimos concretizar. Agora chegou o momento certo”, destacou Salas. “Creio que sou o piloto mais animado e motivado para 2025 na Stock Car, com os novos carros e numa equipe que obteve três vitórias em 2024. O Beto está realizando um dos meus sonhos. Tenho muitos amigos dentro da Cavaleiro e vamos trabalhar duro para brigarmos pelo título”, destacou o piloto de 30 anos, campeão da Stock Light em 2019.

Já Beto Cavaleiro comemorou muito a sua nova dupla. “Estou muito satisfeito com a nossa dupla de pilotos. Ano passado tivemos três vitórias na categoria e esse ano queremos concretizar todo esse trabalho na disputa do título. Os dois pilotos vem consolidar nossa evolução nos últimos anos”, frisou. “Agora chegou o momento certo de alinharmos todos esses players, com a liderança técnica do Marcos Laborda, um apoio incrível da Pastilhas Valda, que pertence ao grupo Eurofarma, da Rennova, Flexform e Caixa Seguridade grandes empresas que acreditam muito no nosso trabalho", destacou.

A temporada terá 12 etapas e começa no próximo dia 4 de maio, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP).

Imprensa Cavaleiro Sports - MS2 Comunicação

 

 

 

Moraes reduz diferença para 41s e decide vitória amanhã nos Emirados Árabes

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

 Foram 300 quilômetros de muita adrenalina e tensão. Esta quarta-feira (26) foi um dia de duelo intenso entre o brasileiro Lucas Moraes e o catarense Nasser Al-Attiyah durante o Abu Dhabi Desert Challenge, prova que realiza sua 34ª edição e é válida como segunda etapa do Campeonato Mundial de Rally Raid – versão do off-road na qual também se encaixam o Rally Dakar e o Rally dos Sertões. 

Apesar da longa distância, percorrida nas dunas dos desertos dos Emirados Árabes Unidos, a chegada viu o Moraes descontar apenas oito segundos da vantagem registrada por Al-Attiyah, que até ontem era de 49 segundos. Agora, faltando apenas os 167km a serem disputados para completar os mais de mil quilômetros da prova, a dupla deve decidir amanhã quem será o novo campeão dessa corrida, considerada uma das mais difíceis do mundo.

Lucas Moraes, que pilota um Toyota GR DKR Hilux navegado pelo espanhol Armand Monleón, é o único piloto até agora que chegou entre os três melhores em todos os dias da disputa, que se iniciou no último domingo – dia em que o brasileiro foi o vencedor. Nesta quarta-feira, Lucas cruzou a linha de chegada na segunda posição, com Al-Attiyah, que é pentacampeão do Dakar e é considerado o maior especialista do mundo em corridas no deserto, terminando na terceira posição. O catarense tem ao seu lado o navegador francês Edouard Boulanger, a bordo de um Dacia SandRider.

Tudo ou nada - A vitória do dia coube à dupla Erik Goczal (Polônia) e Oriol Mena (Espanha), que conduziu um Toyota Overdrive e, após 300km, terminou apenas 2min29s à frente de Moraes e Monleón. Al-Attiyah e Boulanger chegaram 2min37s atrás dos vencedores. Com este resultado, Al-Attiyah e Boulanger lideram a competição com o tempo de 12h22min30s para os 1.021km percorridos até aqui. Quarenta e um segundos atrás, Moraes e Monleón vão para o tudo ou nada na especial desta quinta-feira, que encerrará a prova.

Rubens Barrichello estreia na NASCAR Brasil pela equipe Full Time

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

A equipe Full Time anunciou a confirmação de mais um nome de peso em seu time da NASCAR Brasil: nada menos que Rubens Barrichello, o piloto de F1 que entrou para a história como quem disputou o mundial por mais tempo, de maneira ininterrupta. Com décadas de história no automobilismo, o paulistano de 52 anos fará sua estreia na NASCAR pilotando o Ford Mustang  da escuderia rubro-negra de Vinhedo, SP.

“A NASCAR Brasil é uma modalidade em ascensão. Todo mundo sabe que eu amo corridas. É uma situação que me fascina. E fazer isso junto a Full Time, a equipe que eu conheço e que sempre foi dedicada muito a mim, me deixa feliz. Tivemos conversas e eu adorei a forma de trabalho e as pistas em que irei correr. Estou muito entusiasmado. Vou dar o meu tudo nesse campeonato que promete bastante”, garantiu Rubinho. "Tenho que usar essa minha juventude, essa vontade que eu tenho e a velocidade, enquanto ela está comigo", comentou o piloto, ao anunciar em suas redes sociais a sua estreia na NASCAR Brasil.

“O Rubens é um ícone do automobilismo brasileiro e estrear na NASCAR com ele é sinônimo de respaldo e é sinal que o projeto ficará grande. Temos que trabalhar agora, pois sabemos que seremos competitivos com pilotos de alto nível. Vamos fazer o nosso melhor possível para disputar o campeonato”, disse Maurício Ferreira, chefe de equipe da Full Time.

Nesta temporada da NASCAR Brasil não faltam nomes de “peso pesado” vindos de outras modalidades do automobilismo. Assim como Rubens Barrichello, Cacá Bueno e Julio Campos, consagrados na Stock Car, já confirmaram presença nos grids de 2025.

Lucas Corrêa vai a Cascavel-PR e faz seu primeiro teste em um carro de Fórmula

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

A semana foi especial para o piloto catarinense Lucas Corrêa (Unicred Brasil / Unicred Central Conexão / Pulse Open Mall / Civil Obras / Kimber Empreendimentos / Grand Suites Family Resort), de apenas 14 anos, que viveu um marco em sua carreira: pela primeira vez, ele sentiu a emoção de pilotar um carro de Fórmula. O cenário escolhido para essa estreia foi o Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel, no Paraná, uma pista conhecida por seus desafios técnicos e retas de alta velocidade.

Lucas testou um Fórmula 4, dando os primeiros passos na transição do kart para as categorias de monopostos. O objetivo é claro: se adaptar à nova dinâmica de pilotagem antes da pré-temporada oficial da Fórmula Delta, categoria na qual ele competirá em 2025. A mudança do kart para um carro de Fórmula exige ajustes físicos e técnicos, e Lucas já começou a sentir isso na prática.

“Foi muito legal! Quando você senta no carro, parece que tudo muda. O barulho do motor, a posição de pilotagem, a sensação de velocidade… É bem diferente do kart, mas eu me senti bem à vontade. Claro que tem muito o que aprender ainda, mas já deu pra sentir que é isso que eu quero pra minha carreira”, contou Lucas.

O piloto contou com a orientação de Danilo Dirani, experiente nome do automobilismo brasileiro e atual destaque da Copa Truck. Dirani acompanhou de perto o teste de Lucas e destacou a importância desse primeiro contato. “Foi muito bom o Lucas ter vindo para Cascavel, uma pista de alta, onde ele já se acostuma com posição diferente, como que é a dinâmica do carro e numa pista que exige confiança também. O primeiro contato foi bom, a parte física também, ele viu e entendeu que tem músculos diferentes que trabalham no carro, em relação ao kart. É sempre muito válido quando você faz um treino extra, principalmente na transição do kart para o fórmula”, explicou Dirani.

Copa Truck 2025: Atual vice-campeão Pedro Paulo Fernandes está pronto para a temporada na classe PRO

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

Vice-campeão da Copa Truck 2024 entre os Super Elite, Pedro Paulo Fernandes anuncia a sua participação em mais uma temporada completa na principal competição de caminhões do planeta. O mato-grossense estará a bordo do “peso-pesado” Mercedes-Benz Actros #29, desta vez disputando pela divisão PRO, e com a equipe PP Motorsport. O piloto revela estar confiante em voltar a acelerar um “bruto” de quatro toneladas e meia pela primeira vez no circuito de Campo Grande (MS).

“Será um novo e grande desafio, principalmente por ainda não ter corrido no circuito de Campo Grande. É uma das pistas que fica mais próxima da cidade [Primavera do Leste], vamos buscar uma rápida adaptação e mostraremos que somos capazes", declara PP Fernandes, natural de Poxoréu e residente em Primavera do Leste, cidades do Mato Grosso.

Pedro Paulo Fernandes, que também gere a operação da equipe PP Motorsport, destaca a expectativa para a temporada a bordo do Mercedes-Benz Actros #29, na categoria PRO. Em 2024, foi o piloto que mais evoluiu na tabela de pontos na classe Super Truck, grandes vitórias e desempenho exemplar o levaram ao vice-campeonato da categoria Elite.

“O objetivo é andar regularmente entre os top 8, fazer um ótimo trabalho de desenvolvimento, tanto do caminhão quanto do time. Elevar o nível da equipe, pois contamos com grandes profissionais”, diz o único piloto no espectro autista a competir na Copa Truck.

Fórmula eVolution: João Guimarães confirma mudança de categoria

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

Focado na evolução da carreira no automobilismo, piloto paraibano João Guimarães (Armazém Paraíba, PBGás, TVT Transportes, TAXLAB Inteligência Tributária, Construtora Daterra, JR Esquadrias, ISEC - Idiomas, Somomassa e Brascryl Impermeabilizantes) anuncia sua mudança de categoria a partir da próxima etapa que acontecerá nos dias 7, 8 e 9 de março no Autódromo de Interlagos.

Após conquistar os títulos pernambucano e paraibano de kart, em 2024 migrou para o automobilismo através da Fórmula 1600 onde subiu ao pódio em todas as etapas disputadas, além de conquistar sua primeira vitória em seu ano de estreia na categoria.

Nessa temporada, João fará sua estréia na Fórmula eVolution, categoria de utiliza modernos carros de fórmula já visando uma breve migração para categorias internacionais.

Na Fórmula eVolution, o piloto será o mais jovem do grid e estará em nova casa: a escuderia San Race, comandada pelo experiente chefe de equipe Sandro Freitas, será a responsável pela adaptação e desenvolvimento do paraibano João Guimarães nessa sequência de carreira.

Scherer Autopeças é patrocinador do MBR - Marcas Brasil Racing na edição 2025

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

A Scherer Autopeças estará presente nas etapas da terceira temporada consecutiva do MBR – Marcas Brasil Racing. A Scherer é a maior distribuidora de autopeças do Sul do País. A companhia é uma das patrocinadoras do evento que terá a abertura do calendário entre os dias 28 a 30 de março, no Autódromo Internacional de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

“O automobilismo está no DNA da Scherer Autopeças. Por isso decidimos renovar o patrocínio do MBR. É uma forma de estar ainda mais presente no setor, incentivando o esporte e fortalecendo o valor da marca Scherer Autopeças e de nossos fornecedores. Estreitamos nosso relacionamento através de cada uma das etapas”, declara o diretor comercial da Scherer Autopeças, Assir de Lucca.

“É com grande satisfação que renovamos do nosso compromisso com a Scherer Autopeças, uma parceria que fortalece ainda mais o legado do Marcas Brasil Racing. Desde o início, acreditamos no poder do automobilismo para conectar marcas e fãs apaixonados por velocidade e desempenho. Assim como a Scherer confiou em um projeto em 2022, tornando possível o nascimento do MBR no ano seguinte, hoje seguimos firmes com parceiros que compartilham nossa paixão e nossa busca por velocidade e inovação. Juntos, vamos acelerar para mais uma temporada de grandes conquistas!”, destaca o diretor Guilherme Bonato Deczka, diretor do Marcas Brasil Racing.

F1 fará pré-temporada no Barein com Brasil de volta à pista

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

O Autódromo Internacional do Barein, no Oriente Médio, receberá a primeira atividade oficial de pista da F1 na temporada de 2025. As 10 equipes e 20 pilotos do grid irão para a pista em três dias de atividades. O principal objetivo será o de acertar os carros e acumular a maior quantidade de dados possíveis para o início do Campeonato Mundial.

Há oito anos sem um representante oficial o Brasil está de volta ao grid. O paulista Gabriel Bortoleto, de apenas 20 anos, é o novo embaixador das cores verde e amarela na principal competição do automobilismo mundial. Após as conquistas dos Campeonatos da F3 (2023) e F2 (2024) o piloto chega como o mais premiado dos cinco novatos que estreiam na competição esse ano.

Bortoleto terá pela frente o desafio de pilotar um dos carros da equipe Stake F1 Team | Kick Sauber. Ao seu lado terá como companheiro de equipe o experiente alemão Nico Hulkenberg e, como chefe, Matia Binotto – experiente dirigente com passagens por outras equipes antes de assumir o time suíço.

As atividades na pista da cidade de Manama serão divididas entre manhã e tarde nesta quarta (26), quinta (27) e sexta-feira (28). Cada time somente pode ter um carro na pista por sessão e, conforme definido pela equipe de engenharia da Sauber, Bortoleto participará das sessões da tarde na quarta e quinta-feira e, da sessão matinal, na sexta-feira.

Vicar adia abertura da temporada da Turismo Nacional e Stock Light

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

 Promotora da Turismo Nacional e Stock Light, a Vicar anunciou nesta terça-feira (25) o adiamento da primeira etapa da temporada 2025 das duas categorias, que estava marcada para o final de semana do dia 23 de março, em Cascavel (PR). Segundo a empresa, com os grids das duas categorias com capacidade máxima de participantes, o campeonato passará a contar com muitos pilotos e equipes novatos, que ainda se preparam para ingressar na competição. Além disso, novidades técnicas a serem anunciadas em breve e a chegada de novas unidades de câmbio da Stock Light, adquiridas para atender aos novos competidores, também estão gerando um volume maior de preparação para todos os envolvidos.

“Essa alteração foi solicitada pelas equipes das duas categorias com o objetivo de dar a todos o tempo necessário para que estejam 100% preparados para competir na estreia. Os dois campeonatos terão uma grande temporada, com grids cheios e muitos novos e promissores nomes que sonham em seguir uma carreira em categorias profissionais. Estamos muito orgulhosos pelo nível de pilotos, muitos bastante jovens, que teremos nos dois grids em 2025”, resumiu Lincoln Oliveira, CEO da Vicar. 

Com a decisão, a abertura da temporada da TN e da Stock Light será no dia quatro de maio, em Interlagos, juntamente com a primeira etapa da BRB Stock Car Pro Series e da BRB Fórmula 4 Brasil Credenciada pela FIA. “Mas Cascavel continuará no calendário das duas categorias, pois as provas marcadas para 23 de março agora estão agendadas para o dia 25 de maio, novamente em conjunto com a BRB Stock Car Pro Series”, observou o executivo da Vicar.

Confira o calendário das categorias promovidas pela Vicar:

Volda reforça parcerias estratégicas no automobilismo em 2025

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

Com o lema "Sempre em Movimento", a Volda, responsável por atender 90% da frota circulante brasileira entre automóveis, picapes, vans e SUVs com seus componentes de suspensão e transmissão, reforça sua essência ao construir conexões estratégicas com pilotos e pilotas. Em 2025, a marca continuará patrocinando os pilotos Antonella Bassani, Bia Martins, Renata Camargo e Walter Savaglia e do chefe de equipe Nonô Figueiredo que, ao longo de 2024, contribuíram para fortalecer sua identidade no setor automotivo.

No ano passado, a Volda patrocinou a equipe Cobra Racing Team (TCR), do Nonô Figueiredo, os pilotos Walter Savaglia e Bia Martins que disputaram o campeonato HB20 Racing, e Renata Camargo, que correu pela Copa Hyundai HB20 e participou da prova Cascavel de Prata. Além disso, também fez parceria com a Antonella Bassani, integrante da Porsche Cup, e com o piloto Bruno Baptista, que competiu no campeonato Stock Car.

Renata Camargo encerrou o ano passado na 8ª posição do campeonato Hyundai HB20, enquanto Bruno Baptista finalizou em 9º lugar na Stock Car. Já Antonella Bassani, pilota do programa "Young Racing Academy da Porsche", conquistou a segunda posição na Porsche Cup em 2024, após fazer história em 2023 como a primeira mulher campeã da competição.

Após dois anos de experiência na HB20 Cup, Bia Martins estreará, neste ano, na principal categoria do automobilismo brasileiro, que é a Turismo Nacional. Ela integrará a equipe da GS Sports, ao lado de seu marido e piloto, Murilo Fiore, e de Guilherme Sirtoli, proprietário da GS Sports. A pilota almeja competir na Stock Car.

Moraes empolga equipe com prova de superação no deserto

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

 O brasileiro Lucas Moraes surpreendeu novamente na disputa por bons resultados na 34ª edição do Abu Dhabi Desert Challenge, prova válida pela segunda etapa do Campeonato Mundial de Rally Raid, que vem sendo realizada nos desertos dos Emirados Árabes Unidos. Juntamente com o navegador Armand Monleón, Moraes foi obrigado a trocar um pneu de seu Toyota GR DKR Hilux já aos 500 metros dos 237km que teve a especial desta terça-feira (25). Com isso, o duo caiu para o 23º lugar na passagem da primeira das sete parciais em que se dividiu o percurso. A partir daí, Moraes e Monleón iniciaram uma prova de recuperação para terminar no terceiro lugar, a apenas um segundo dos segundos colocados na etapa de hoje, Seth Quintero (EUA) e Dennis Zenz (Alemanha).

A dupla formada pelo catarense Nasser Al-Attiyah e o francês Edouard Boulanger levou seu Dacia SandRider ao primeiro lugar na especial de hoje, tornando-se a terceira vencedora diferente em três dias de corrida. Eles também se tornaram a terceira dupla a liderar a classificação geral após três dias – as outras foram Moraes/Monleón, no primeiro dia, e Sébastien Loeb (França)/Fabian Furquin (Bélgica), no segundo. Com o resultado de hoje, Moraes/Monleón se mantêm no segundo lugar, apenas 49s atrás de Al-Attiyah/Boulanger, com Loeb/Furquin caindo para a terceira colocação.

Lucas Moraes vence a primeira especial da segunda etapa do Mundial de Rally Raid e fecha o dia seguinte em segundo lugar

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

 No último domingo (23), o piloto de rally Lucas Moraes iniciou sua participação na segunda etapa do Mundial de Rally Raid, o Abu Dhabi Desert Challenge, com uma vitória na primeira especial. Ao lado do navegador espanhol Armand Monleón, o brasileiro superou a concorrência e venceu por apenas 1min01s de vantagem sobre a dupla formada pelo francês Sébastien Loeb e o belga Fabian Lurquin.

Já nesta segunda-feira (24), Lucas começou o dia mantendo um ótimo desempenho e chegou a liderar parte do percurso. No entanto, um pneu furado acabou tirando a dupla da primeira posição. Ainda assim, o brasileiro conseguiu segurar um ritmo forte e terminou em segundo lugar, ficando a menos de dois minutos do vencedor da especial. Com esse resultado, ele se mantém na vice-liderança geral da competição.

Largando na frente no segundo dia de prova – algo considerado desafiador em corridas no deserto devido à falta de trilhas marcadas na areia e nas dunas, Lucas enfrentou dificuldades, mas manteve um bom ritmo. "Estou muito feliz com nosso desempenho até aqui. Vencemos a primeira especial, depois conseguimos um segundo lugar, e mesmo com o pneu furado, seguimos firmes na disputa. Vamos continuar focados, trabalhando duro para brigar pelo pódio em Abu Dhabi", afirmou o piloto.

A segunda etapa do Mundial de Rally Raid segue até a próxima quinta-feira (27), quando os competidores terão percorrido um total de 1.186 km cronometrados pelos desertos dos Emirados Árabes Unidos.

evvacomunicacao I evvacomunicacao.com

Diogo Moscato destaca bom rendimento em pré-temporada na Copa Truck em Campo Grande

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

Piloto revelação da Copa Truck na temporada passada, Diogo Moscato aprovou os testes de pré-temporada realizados com a Scuderia Chiarelli em Campo Grande (MS) na última semana. O piloto do caminhão Iveco número 54 viu com bons olhos ter acelerado na pista que abrirá a temporada em 23 de março.

“Os testes de pré-temporada em Campo Grande foram bons. É sempre positivo ter a oportunidade de acelerar na pista em que vamos começar o ano. Ainda não estávamos 100%, faltavam alguns ajustes importantes, então ainda é difícil de avaliar a velocidade para a temporada, mas o caminhão estava com uma aderência muito boa na pista”, revela o piloto baiano.

Com quatro pódios em suas quatro primeiras corridas na Super Truck Elite, Moscato destaca a importância dos testes para iniciar sua primeira temporada completa na Copa Truck. A estreia do piloto aconteceu em setembro de 2024 em Cascavel (PR).

Pedro Garcia engrossa fileira de jovens talentos e estreia na Stock Light pela RTR Sport Team

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

A temporada 2025 da Stock Light estará repleta de talento e jovialidade. Em meio aos nomes garantidos para a disputa do campeonato, um competidor que desponta como grande promessa tem a confirmação de sua entrada na categoria nesta terça-feira (25). Aos 17 anos, o paulista Pedro Garcia é o novo contratado da equipe RTR Sport Team, pilotará o carro de numeral #82 e chega para ser mais um concorrente ao título e ao superprêmio oferecido pelo Grupo Veloci — controlador da Vicar — ao campeão: o equivalente a R$ 2,5 milhões para ascender ao grid da Stock Car Pro Series no ano que vem.

Pedro começou sua trajetória nas pistas com somente 11 anos, quando debutou no kartismo, base da maioria dos pilotos. Foi na modalidade que o paulistano se destacou com vitórias em competições importantes no cenário nacional e também regional. A transição para os carros começou em 2023, quando empilhou troféus de vitórias nas etapas em que disputou na H Racing Cup.

No ano passado, Garcia viveu seu melhor ano até então. O piloto entrou para o grid da Copa Hyundai HB20 na categoria Elite, venceu seis provas e marcou 13 pódios em 16 corridas para faturar o título com um dia de antecipação.

Sonho realizado — Agora, Pedro Garcia dá mais um passo na sua carreira e, com o objetivo de um dia chegar à Stock Car, assina com a equipe baseada em Ribeirão Pires (SP) para disputar a temporada na categoria de acesso, conhecida pelo DNA de revelação de grandes nomes para o automobilismo brasileiro.
“A Stock Light sempre foi um sonho, então fico feliz demais com a oportunidade que a RTR Sport Team me deu. As portas se abriram de última hora, mas deu tudo certo no fim, e vamos batalhar muito para estar sempre lá na frente, desenvolver bem o carro e fazer bons pontos no campeonato para, se Deus quiser, chegar ao fim do ano com condições de lutar pelo título”, salientou.

Chefe da RTR, Maique Papareli saudou a chegada de Pedro Garcia e aposta na capacidade demonstrada pelo adolescente nos seus dois primeiros anos nos autódromos para impulsionar a equipe em busca de uma grande temporada.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

NASCAR Brasil: Bicampeão Julio Campos confirma presença na MX Vogel para 2025

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

Com dois títulos na categoria, Julio Campos chega com tudo para abrilhantar ainda mais o grid da NASCAR Brasil na MX Vogel, um nome de peso e expressão nacional confirmado para a temporada que terá abertura em Campo Grande (MS), nos dias 21 a 23 de março. 

Com 43 anos de idade e mais de três décadas de automobilismo no currículo, o piloto paranaense é bicampeão (2021 / 2023) e estará a bordo do Ford #7 em sua quarta participação no campeonato. A experiência será a principal estratégia em busca das vitórias na temporada e quem sabe o tricampeonato.

“Estou muito feliz em mais uma vez disputar a NASCAR Brasil. A novidade de ter equipes tão experientes fazendo a gestão dos carros também dará um diferencial competitivo bem grande a categoria. A MX Vogel tem um elenco com uma história de muitos títulos e uma experiência enorme no automobilismo! Juntos tenho certeza que faremos uma grande temporada”, declara Julio.

Na carreira são inúmeros títulos no kart em campeonatos regionais, brasileiros, sul-americano e pan-americano. Estreou nos monopostos em 2000, com o título da Dodge 2000. Cinco anos depois estreou na Stock Light e fez sua primeira prova na Stock Car em 2006 e desde então computa 301 corridas. Paralelamente as corridas na Stock, Julio disputou a Copa Montana em 2009 e conquistou o título com uma rodada de antecipação. 

A partir de amanhã, todas as equipes estarão na pista em Sakhir: um vade mecum para os pneus

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

A espera acabou: a partir de amanhã, o circuito de Sakhir, no Bahrein, sediará a única sessão oficial de testes antes do início da temporada 2025 da Fórmula 1. É a única oportunidade de ver os dez novos carros juntos na pista antes que as luzes fiquem verdes no final do pit lane em Melbourne, dia 14 de março, para sinalizar o início dos treinos livres para o GP da Austrália, a etapa de abertura das 24 corridas do calendário. Os três dias proporcionam às equipes um total de 24 horas de tempo de pista, das 10h00 às 14h00 e das 15h00 às 19h00, sem dúvida fornecendo algumas indicações iniciais do que esperar desta temporada.

O teste também será uma oportunidade de ver em ação toda a linha de pneus homologados para clima seco da Pirelli deste ano. Sua construção foi ligeiramente modificada para se adequar melhor às cargas aerodinâmicas maiores a que serão submetidos pela versão mais recente desta geração de carros. Seis compostos estão disponíveis em Sakhir e podem ser identificados da seguinte forma: C1, com as palavras Pirelli e P Zero em branco, mas sem faixas; C2, com as palavras e faixas em branco; C3, com as palavras em amarelo, sem faixas; C4, com as palavras e faixas em amarelo; C5, com as palavras em vermelho, sem faixas; C6, com as palavras e faixas em vermelho. Os pneus intermediários e de chuva extrema mantêm suas cores habituais de verde e azul, respectivamente.

A próxima temporada marca a estreia do C6, que, de acordo com o sistema de nomenclatura adotado pela Pirelli há vários anos, fica na extremidade mais macia da gama. Ele será adequado para GPs realizados em circuitos de rua e em outras pistas onde suas características significam que os pneus estão sujeitos a baixos níveis de energia. Quanto aos outros compostos, o C1 é novamente o mais duro e permanece muito semelhante à versão 2024, enquanto o C2 está agora mais próximo do C3, sendo este último o mais versátil em termos de equilíbrio e cuja degradação é substancialmente a mesma que a versão homologada para as duas temporadas anteriores. O trabalho no C4 se concentrou em reduzir a possibilidade de granulação na superfície da banda de rodagem e de degradação, como também é o caso do C5, com o objetivo de aumentar sua capacidade de trabalhar em condições de corrida. 

Rally Cuesta será em Botucatu nos dias 25 a 27 de abril

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

A cidade de Botucatu (SP) receberá o Rally Cuesta. A tradicional competição chega a sua maioridade e valerá pontos para a terceira e quarta etapas do Campeonato Brasileiro de Rally Baja para as categorias motos e UTVs.

Em 2025 a prova mantém o formato de dois dias de disputas em um roteiro riquíssimo de belezas naturais da região interiorana do estado paulista. Os competidores enfrentarão entre as características da prova trechos com lombas, curvas diversas, subidas e descidas, além de percurso rápido e outros travados com diversos obstáculos em aproximadamente de 400 quilômetros entre especiais cronometradas e deslocamentos.

“É uma satisfação receber mais uma vez as equipes e competidores de diversas áreas país em Botucatu, cidade onde a Arena Promoções e Eventos teve sua fundação. E o nosso intuito é o de proporcionar um evento de altíssimo nível ao campeonato brasileiro”, destaca o diretor de prova, Henrique Arena.

A prova promove inscrições para as Motocicletas nas categorias Moto 1 (antiga Super Production), Moto 2 (Production), Moto 3 (Marathon), Moto Brasil, Moto Over; para Quadriciclos; para o UTV nas categorias UTV Ultimate, UTV 1 (antiga PRO Elite), UTV 2 (PRO), UTV 3 (Super Production), UTV Over PRO, UTV Double, UTV Over 50, UTV Over 55. As inscrições podem ser realizadas no site www.arenarally.com.br.

Felipe Sanches tem desempenho de destaque na terceira rodada do WSK Super Master Series em Lonato

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

Mostrando evolução e determinação, o jovem piloto Felipe Sanches (Equipe Energy Corse / ITB / Sanches e Sabioni Sociedade de Advogados / Andrea Sanches Semijoias / Fazenda Pôr do Sol) foi um dos grandes destaques da terceira rodada do WSK Super Master Series, disputada neste fim de semana no tradicional South Garda Karting, na Itália. Competindo na categoria OKN Júnior, em um dos campeonatos mais prestigiados do kartismo mundial, Felipe teve um desempenho impressionante e conquistou um resultado expressivo na Final.

Na Pré-Final A, Felipe fez uma recuperação espetacular, ganhando 12 posições e cruzando a linha de chegada na terceira colocação. Já na grande decisão, o piloto da Energy Corse foi ainda mais além: largando do meio do pelotão, escalou 14 posições e finalizou em sétimo lugar. No entanto, uma penalização o reposicionou para a nona posição oficial. Apesar disso, Felipe encerrou a etapa com a sensação de missão cumprida, destacando sua evolução constante e sua capacidade de superação diante dos desafios. No resultado geral da etapa, Felipe garantiu a 14ª colocação na categoria OKN Júnior, competindo contra mais de 50 pilotos.

"A sensação é de dever cumprido! Foi um fim de semana muito positivo, onde conseguimos demonstrar um grande ritmo e evolução ao longo das provas. A Energy Corse me deu um kart extremamente competitivo, e juntos mostramos que temos potencial para brigar sempre pelas primeiras posições. Agora é manter o foco e seguir trabalhando para a próxima etapa", afirmou Felipe Sanches.

Com o ótimo desempenho na rodada de Lonato, Felipe segue confiante para a sequência da competição. Ele permanecerá na Itália para os preparativos da próxima etapa do WSK Super Master Series, que será realizada no moderno circuito de Franciacorta Karting Track,no segundo fim de semana de março. O piloto e sua equipe seguem determinados a continuar a trajetória de crescimento e buscar resultados ainda mais expressivos na temporada.

Texto por Natally Domingos Marques / KMCom Assessoria

Categorias Rotax abrem temporada da Copa São Paulo Bradesco de Kart com ótimos grids

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

 As categorias Rotax tiveram boas disputas na abertura da temporada 2025 da Copa São Paulo Bradesco de Kart, realizada no último sábado (22) no Kartódromo Granja Viana, em Cotia (SP). Os pilotos das categorias Rotax Micro Max, Rotax Mini Max, Rotax Max, Rotax Max Masters, Rotax Júnior Max, Rotax DD2 e Rotax DD2 Masters foram para a pista na parte da manhã e travaram duelos interessantes pelas vitórias.

Entre os competidores da Rotax Micro Max, a vitória ficou com André Benícius, que saiu com o primeiro lugar nas três baterias. Na Rotax Mini Max, Pietro Belizário foi o melhor nas três baterias e ficou com a vitória, sendo seguido por Rafael Guimarães e Matías Dominguez, que completaram a lista dos três melhores.

Na Rotax Max, Allan Croce foi o vencedor, com Rafael Croce ficando com a segunda posição, seguido por Olin Galli, terceiro melhor da categoria. Pela Rotax Max Masters, Gabriel Rosa saiu com a vitória ao final das baterias, com João Gonçalves ficando com a segunda posição, e Adriano Amaral foi o terceiro. Já Rodrigo Giacomini foi o ganhador na Rotax Max Super Sênior, com Munir Aboissa e Márcio Gazquez completaram o top-3.

TV Cultura transmite temporada 2025 da Fórmula Indy a partir deste domingo (2/3)

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

 Será a primeira temporada em que a Fórmula Indy irá usar a tecnologia híbrida durante todo o campeonato, o que faz os motores chegarem a 850cv e consolida a modalidade como a competição com as velocidades mais altas do mundo.

"A Fórmula Indy, além de toda a história que ostenta com a televisão brasileira, é uma das modalidades pioneiras na nossa retomada das transmissões esportivas. Uma longa parceria que nos permite oferecer ao público um dos principais campeonatos do automobilismo mundial", diz o Diretor de Esportes da TV Cultura, Vladir Lemos.

Nesta temporada, a Fórmula Indy terá 27 carros no grid e 17 provas até o dia 31 de agosto. Entre elas, as 500 Milhas de Indianápolis com uma premiação ao vencedor de quase US$ 4 milhões, a maior do mundo para um ganhador de corrida.

O piloto brasileiro Hélio Castroneves, que completa 50 anos de idade em maio, irá em busca da quinta vitória nas 500 Milhas de Indianápolis. Se vencer, Castroneves se tornará isoladamente o maior vencedor da principal prova de automobilismo do planeta e o mais velho a alcançar o feito. O brasileiro é um dos sócios de sua equipe, a Meyer Shank, que a partir deste ano terá parceria técnica com a multicampeã Chip Ganassi, equipe que venceu quatro dos últimos cinco campeonatos da Indy e que pode se igualar neste ano à equipe Penske como maior vencedora da história.

Miguel Costa briga pela vitória em sua segunda etapa de F4 em Portimão

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

Em seus primeiros passos na carreira nos monopostos, Miguel Costa disputou nesse final de semana a segunda etapa do Winter Series da F4 Espanhola, realizada em Portimão, em Portugal. O piloto da Campos Racing enfrentou uma etapa desafiadora, e teve bons momentos, especialmente na segunda corrida no seletivo traçado português.

O piloto mostrou bom potencial ao longo de todo o final de semana, inclusive brigando pela vitória até as voltas finais da etapa 2.

Miguel também foi destaque na classificação, quando esteve próximo de largar entre os cinco melhores. Nas corridas, alguns incidentes impediram Miguel de conquistar resultados positivos. Ainda assim, o brasileiro da equipe Campos Racing mostrou boa velocidade nas três disputas do final de semana em Portimão.

“Foi um final de semana em que começamos com um bom potencial. A classificação foi com pista úmida e tínhamos condições de terminar entre os cinco melhores. Fui o sétimo entre os rookies na primeira corrida na pista, mas sofri uma punição por limites de pista. Na segunda prova, larguei da pole position e liderei a maior pare da disputa, mas após uma relargada, sofri um toque”, disse Miguel Costa.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

Marcella Assumpção vence as 3 provas da F4 Júnior na abertura da Copa São Paulo Bradesco de Kart

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

Principal destaque feminino no kartismo brasileiro, Marcella Assumpção teve uma estreia perfeita na temporada 2025 da Copa São Paulo Bradesco de Kart, realizada nesse final de semana no Kartódromo Granja Viana, em Cotia (SP). Competindo na categoria F4 Júnior, a pilota venceu as três provas da rodada inaugural do campeonato, celebrando o primeiro lugar da etapa.

A etapa foi das mais intensas e exaustivas para Marcella, já que a kartista estava na Europa e só desembarcou no Brasil na quinta-feira, terceiro dia de treinos para a etapa de abertura da temporada da Copa São Paulo Bradesco de Kart. Se houve pouco tempo de descanso, o esforço foi recompensado com a vitória nas três baterias que compuseram a etapa.

“Foi muito legal, pois eu estava na Europa, cheguei na quinta-feira de manhã e à tarde já estava treinando para poder ir bem nesta etapa. Tinha certeza de que daria tudo certo. Eu tive um bom desempenho
e acho que fiz minha lição de casa”, disse Marcella, que destacou o triunfo na segunda bateria da etapa, quando foi pressionada por competidores rivais.

“São três corridas, então a gente precisa ter muita cabeça. Venci a primeira corrida, e a segunda bateria foi a mais difícil do final de semana, pois vinha sendo pressionada. Mas eu pensava apenas em ir para frente”, disse a pilota, que ainda falou sobre sua ida à Europa, onde correu no kartódromo de Lonato, na Itália.

Moraes lidera novamente, mas furo em pneu tira de brasileiro liderança em Abu Dhabi

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

 Lucas Moraes segue brigando com os melhores pilotos do mundo pela vitória na 34ª edição do Abu Dhabi Desert Challenge, disputado nos desertos dos Emirados Árabes Unidos. Depois de vencer a etapa de ontem, nesta segunda-feira (24) o piloto brasileiro liderou metade do trajeto de 228km cronometrados mas foi retirado da liderança por um pneu furado no km 140 da disputa. Mesmo assim, Lucas chegou em segundo, a apenas 1min42s do primeiro colocado do dia, e com isso se mantém na vice-liderança geral da prova, que termina na próxima quinta-feira.

A vitória nesta segunda-feira foi do Dacia SandRider pilotado pelo francês Sébastien Loeb, com navegação do belga Fabian Lurquin. O segundo lugar foi de outro grande nome do esporte: o catarense Nasser Al-Attiyah (Qatar), que conduziu o Dacia SandRider navegado pelo francês Edouard Boulanger. O Toyota GR DKR Hilux de Moraes e do navegador o espanhol Armand Monleón chegou apenas 55 segundos na frente de Al-Attiyah e Boulanger. Os vencedores Loeb e Lurquin precisaram de 3h09min35s para completar os 228km da etapa de hoje.

"Encontramos um bom ritmo" - “Estamos muito felizes com nosso desempenho”, disse Moraes. “Fizemos o segundo tempo no prólogo, vencemos no domingo a primeira especial e hoje chegamos no segundo lugar na segunda especial, mesmo com um pneu furado. Acho que encontramos um bom ritmo e se tudo der certo vamos até o final disputando um pódio aqui em Abu Dhabi. Estamos ganhando experiência, aprendendo bastante sobre competir nas dunas e isso tem nos ajudado, especialmente diante de gigantes como o Loeb e o Al-Attiyah. Tudo isso é muito especial para alguém que só está em sua segunda temporada no Mundial”, comentou o piloto brasileiro.

Matheus Ferreira vence em Valência e vai ao pódio duas vezes na Porsche Sprint Challenge Southern Europe

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial

Em seus primeiros passos atuando em GTs, Matheus Ferreira alcançou sua primeira vitória no Porsche Sprint Challenge Southern Europe, categoria que teve a disputa da terceira etapa de 2025 no Circuito Ricardo Tormo, em Valência, na Espanha. O brasileiro, que defende a equipe Target Competition, venceu entre os competidores da divisão Sport da classe Rookie, além de obter um segundo lugar.

“Foi um final de semana muito positivo em Valência. Conquistei minha primeira vitória rookie, e terminei com dois pódios e um quarto lugar geral. Estou feliz com a minha evolução durante o campeonato. Estamos no caminho certo”, disse Matheus Ferreira, após a disputa da rodada dupla no circuito da região da Andaluzia.

O resultado mostra uma rápida evolução do piloto nascido em Brasília (DF). Na etapa anterior, disputada há duas semanas no Autódromo do Estoril, em Portugal, Ferreira havia garantido um segundo lugar em sua categoria. Com os resultados do final de semana, o brasileiro avançou para o quarto lugar do campeonato, apenas seis atrás do vice-líder.