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A Copa Truck retorna ao Rio Grande do Sul para a sétima e antepenúltima etapa da temporada. O palco é o tradicional – e reformulado – autódromo de Tarumã, em Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre. A pista recebeu melhoras em estrutura e também reformas ampliando algumas áreas de escape, visando aumentar a segurança dos pilotos em pontos antes considerados críticos.
O tradicional e desafiador traçado de 3.016
metros é um dos que proporcionam as maiores médias de velocidade por
volta entre os autódromos brasileiros. Junto de Cascavel, no Paraná,
palco da etapa anterior, Tarumã forma a dupla de pistas mais rápidas do
calendário da Copa Truck. No entanto, há um ponto específico que exige
muito do sistema de freios – e, consequentemente, das pastilhas de freio
Fras-le, desenvolvidas especialmente para a categoria: a curva 4. Nessa
seção, os caminhões se aproximam a cerca de 170 km/h e, em uma frenagem
brusca, reduzem para apenas 60 km/h em apenas quatro segundos, cobrindo
uma distância de aproximadamente 130 metros.
“A pista de Tarumã é
altamente veloz e técnica. Neste ano teremos algumas novidades, como as
reformas e ampliação de algumas áreas de segurança, especialmente na
curva 1. No entanto, as pastilhas de freio enfrentam uma carga muito
alta na Curva do Laço: esta curva, em particular, demanda grande
habilidade dos pilotos, que precisam equilibrar uma frenagem forte com a
rápida retomada de velocidade,” explica Francisco Bisotto Jardim,
engenheiro de aplicação da Fras-le.
“Esse tipo de pista faz com
que os freios operem em temperaturas mais baixas do que em circuitos
mais exigentes, o que torna o assentamento do material de atrito ao
disco mais lento. Como resultado, a estabilização da força de frenagem
aplicada pelo piloto demora mais. Por isso, ao contrário de outras
etapas, os pilotos e equipes tendem a utilizar as pastilhas de freio por
mais tempo, visando a melhor acomodação para os treinos
classificatórios e a corrida,” aponta.
O campeonato da classe Pro
tem a liderança de Felipe Giaffone, da Volkswagen, com 172 pontos, 25
pontos à frente de André Marques, o vice-líder que defende a mesma
marca. Beto Monteiro vem em terceiro com 136 formando a trinca da VW. Em
quarto lugar, Wellington Cirino, com os mesmos 136, e Danilo Dirani com
134, formando a dupla da Iveco que fecha os cinco primeiros da
classificação geral. Na elite, liderança de Bia Figueiredo, da
Mercedes-Benz, com 190 pontos, também 25 a mais que o vice-líder,
Rodrigo Taborda. Djalma Pivetta é o terceiro com 147, três pontos a mais
que Pedro Perdoncini. Pedro Paulo Fernandes fecha o top-5 com 121
pontos, empatado com Daniel Kelemen.
A Copa Truck tem transmissão ao vivo das duas corridas de domingo (1º) por Band, canais SporTV e na internet pelo portal HighSpeedTV e pelo canal oficial da categoria no YouTube.
P1 Media Relations
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