terça-feira, 1 de outubro de 2024

Campeões no topo e sete vencedores diferentes: a história da Stock Car em Buenos Aires

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil      

 A Stock Car Pro Series está de volta a terras argentinas e realizará no próximo final de semana (5 e 6/10) a nona etapa da temporada 2024, em Buenos Aires. Na terra do tango, a principal categoria do automobilismo brasileiro tem uma história crescente. Entre a sua primeira ida à capital do país vizinho, em 2005, e a última passagem pela fronteira, no ano passado, foram realizadas sete corridas marcadas por fatos curiosos. Em toda sua história, a Stock Car viu somente campeões terminarem no topo do pódio na Argentina.

Giuliano Losacco (2005), Ingo Hoffmann (2006), Cacá Bueno (2007), Felipe Fraga e Rubens Barrichello (2017) e Gabriel Casagrande (2023) foram os vencedores da Stock Car no país vizinho, enquanto Matías Rossi, que venceu no ano passado correndo “em casa”, ostenta no seu currículo o pentacampeonato do TC2000, importante categoria argentina que vai acelerar na tarde de domingo com a disputa dos 200 Km de Buenos Aires. 

A primeira prova da história da Stock Car em Buenos Aires aconteceu em 30 de outubro de 2005. Com 41 carros no grid, a corrida foi vencida por Giuliano Losacco, a bordo de um Chevrolet Astra, em resultado que foi fundamental para terminar aquela temporada como bicampeão da categoria, com somente um ponto de vantagem para Cacá Bueno, que conheceria o sabor da vitória na capital argentina dois anos depois.

Antes, em 2006, Ingo Hoffmann superou a chuva forte com seu Mitsubishi Lancer #17 e deu um show após ter largado do oitavo lugar para vencer pela 76ª e penúltima vez na Stock Car. A prova foi marcada pelo acidente impressionante sofrido pelo carioca Gualter Salles nas voltas finais.

Piloto de enorme sucesso e um dos brasileiros mais bem-sucedidos no automobilismo argentino, Cacá Bueno morou no país vizinho por três anos e por lá competiu entre o fim dos anos 1990 e o início da década de 2000. De volta ao Brasil e consagrado como campeão da Stock Car, o carioca brilhou em Buenos Aires com Mitsubishi Lancer, venceu e encaminhou o segundo título dois meses depois.
A Stock Car Pro voltou a correr na Argentina após hiato de uma década. Campeão vigente em 2017, Felipe Fraga acelerou o Chevrolet Cruze para conquistar a vitória no exterior. “Foi uma das melhores atuações na carreira”, disse o piloto à época. Naquele mesmo fim de semana, Rubens Barrichello aplicou a estratégia de priorizar a Corrida 2 com o regulamento que vigorou até o ano passado, largou em 19º e terminou a rodada no topo do pódio.

STOCK CAR: Muggiati aposta em novo traçado por bom resultado em Buenos Aires

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil       

Embalado pelo pódio conquistado no Velopark, Zezinho Muggiati fará sua estreia internacional no próximo final de semana com a realização da 9ª etapa da temporada da Stock Car no Autódromo Oscar y Juan Galvez, em Buenos Aires. A etapa terá duas provas com 40 minutos de duração e marcará a abertura da reta final do campeonato.  O piloto estreante da temporada acredita que tem boas chances de bom resultado uma vez que o traçado a ser utilizado é diferente das outras passagens da categoria pela Argentina.

“Estou treinando bastante neste novo traçado. Acredito que a mudança vai equilibrar as coisas entre os mais experientes que já andaram lá e os novatos como eu. Isso dá uma zerada no game”, declarou o piloto paranaense que tem em seu carro as marcas do Grupo Potencial, Motorfix, BRG Geradores, FoxLux/Famastil, Paybrokers, Philco, Grupo Pinho, BRG Geradores, GCF Transportes, Engepeças, Demobile, The Basement, Sanepar, Copel e Prefeitura de Curitiba através dos projetos de incentivo ao esporte.

O traçado que será utilizado em Buenos Aires tem 3.353 metros e 10 curvas, com todo o setor 1 sendo percorrido pelo anel externo.

Sobre a primeira participação internacional, Muggiati se mostra muito motivado.

Brasil x Argentina: Cacá Bueno corre em Buenos Aires e mostra que rivalidade no automobilismo é diferente do futebol

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil     

A Stock Car volta a correr na Argentina neste final de semana, abrindo o terço decisivo da temporada com a nona etapa, marcada para o circuito 9 do Autódromo Oscar y Juan Galvez, em Buenos Aires. Vencedor neste circuito em 2007, Cacá Bueno acredita ter condições de lutar por bons resultados na rodada dupla argentina, após mostrar bom ritmo no Velopark e alcançar o pódio em Belo Horizonte.

O piloto do Chevrolet Cruze número 0 da KTF Sports competiu na Argentina entre 1998 e 2001, ainda em seu início de trajetória no esporte a motor, antes de voltar as atenções para a Stock Car, onde conquistou cinco títulos e, hoje, é o maior campeão em atividade. Cacá conhece bem o circuito em que será disputada a etapa e espera brigar pelas primeiras posições.

“Estou com a expectativa alta para a etapa de Buenos Aires, uma pista e uma cidade bem especial para mim. Morei e competi lá por muitos anos, e o carro vem rendendo bem nas últimas etapas, tanto no Velopark quanto em Belo Horizonte, quando conquistei um pódio. Conheço bem o traçado de Buenos Aires, sempre sou bem recebido por lá, o clima é bem mais amistoso do que futebol, e o nosso carro está em um bom momento. Vamos para cima para buscar bons resultados”, disse Cacá Bueno, que tem os patrocínios de Betnacional, ACDelco, TekBond, Paraflu e Prime You.

A programação da Stock Car em Buenos Aires será iniciada na sexta-feira (4), com os dois treinos livres. O sábado terá a classificação, a partir das 9h35, e a corrida Sprint, que neste final de semana contará com 40 minutos, às 15h30. O domingo terá a prova principal, também de 40 minutos, a partir de 12h20, com transmissão de Band, Sportv e YouTube.

Paulista Digital

 

Brasileiro de Kart: Gabriel Souza desembarca em Birigui para disputar competição nacional

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil     

A movimentação no Speed Park, localizado em Birigui, interior de São Paulo, já está intensa com a chegada da 59ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart. O circuito será o palco das disputas das categorias do Grupo 1, e para o piloto mineiro Gabriel Souza (Gás Superminas / Supergasbras / Equipe: Sabiá Racing / Coach: Rodrigo Dantas), esta é a chance de buscar seu primeiro título nacional na categoria Cadete.

Gabriel já conhece bem a pista de Birigui. Para se preparar para o maior evento do kartismo nacional, ele participou da segunda etapa do Circuito Paulista de Kart no Speed Park, onde teve seu primeiro contato com o traçado. Além disso, esteve presente no Open do Brasileiro, e agora retorna determinado e com a confiança em alta para brigar pelos melhores resultados.

“Estou muito animado para essa competição. Me dediquei bastante, evoluí a cada treino e corrida no Speed Park, e agora estou totalmente focado em buscar esse título tão importante," declara Gabriel. O piloto mineiro abriu mão de outros compromissos para se dedicar integralmente à preparação para o Campeonato Brasileiro nas últimas semanas.

De acordo com a programação oficial, os treinos livres para as nove categorias do Grupo 1 começam na terça-feira (8). Na quarta, além dos treinos, os pilotos enfrentam a tomada de tempo. As duas classificatórias acontecerão na quinta-feira, e a sexta-feira será marcada por mais treinos e pela Super Classificatória. A grande final está programada para sábado. Além da Cadete, o Grupo 1 do Brasileiro de Kart contará com competidores das categorias Mirim, F4 Júnior, F4 Graduado, F4 Sênior, F4 SS, F4 Sênior 60+ e Super F4. Acompanhe Gabriel Souza no canal oficial da CBKart, no YouTube.

Texto por Kako Marques / KMCom Assessoria

 

GS Racing domina pódio do Aparados Off-Road e é campeã brasileira de rally regularidade

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil     

A equipe GS Racing participou da quarta edição do Aparados Off-Road entre os dias 18 e 21 de setembro em Cambará do Sul, cidade localizada nos Campos de Cima da Serra Gaúcha, e tratou de dominar mais um pódio da categoria Master. Além de garantir o título da competição com o piloto Leandro Riffel, de Piratuba (SC), e o navegador Michael Masson, de Capinzal (SC), a equipe também comemorou o segundo lugar geral do piloto Fernando Lage, de Belo Horizonte (MG), que com o resultado garantiu o título brasileiro de rally regularidade de 2024. 

No total, foram três dias de provas e nove etapas que completaram um percurso de 600 km entre áreas de reflorestamentos e as belas paisagens gaúchas. Leandro e Michael já haviam vencido juntos em 2022 e agora repetiram o feito, sendo que Michael comemorou o tricampeonato, já que foi o campeão da primeira edição da competição ao lado do piloto Gustavo Schmidt. “Foi um rally extremamente bem-feito, desde a organização, a escolha das fazendas e as médias de velocidade. Estava tudo perfeito. Só entramos no carro e nos preocupamos em andar e nos divertir”, disse Michael.

O Aparados Off-Road é a terceira e última etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Regularidade, que começa com o Cerapió/Piocerá ainda em janeiro e tem outra etapa realizada no Rally do Cerrado na metade do ano. Fernando Lage participou de todas as competições, cada uma com um navegador diferente, e conquistou seu décimo título brasileiro de rally regularidade. “Fiquei surpreso com o nível da prova. Estava tudo perfeito, foi um ‘provaço’. No segundo dia choveu e ainda deu uma apimentada. Conseguimos um segundo lugar geral e eu ainda saí como decacampeão brasileiro. Foi bom demais”, disse Lage.

Stock Car: Campos crê em retomada da liderança na volta a Buenos Aires

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil     

A Stock Car está de volta neste fim de semana ao Autódromo Oscar y Juan Gálvez, em Buenos Aires, capital da Argentina. A prova integra um grande festival sul-americano de velocidade, com diversas categorias. Para Júlio Campos, a incursão em solo estrangeiro pode ser a oportunidade para reassumir a liderança do campeonato, já que após a prova em solo argentino, a Stock Car terá nova passagem pelo exterior no final de outubro, no circuito de El Pinar, no Uruguai.

 

“Vamos voltar para a Argentina, que é uma etapa muito bacana, um festival realmente incrível”, frisou o titular do Chevrolet Cruze #4, do Time Lubrax. “Os argentinos são realmente apaixonados por automobilismo, então é muito legal estar voltando para Buenos Aires. A pista é muito bacana e eu acho que é um lugar que a gente pode ter bons resultados”, destacou Campos, que atualmente é o terceiro colocado no campeonato, com 600 pontos, a quatro provas do final da temporada.

 

O plano de Campos é se recuperar do problema ocorrido na última prova, disputada no Velopark, em Nova Santa Rita (RS), que lhe custou pontos preciosos na tabela. “A ideia é fazer uma boa tomada de tempo e conseguir o maior número de pontos possíveis. Na última etapa tivemos uma quebra na volta de apresentação da sprint, então acabamos perdendo muitos pontos. Vamos buscar fazer muitos pontos em Buenos Aires e, quem sabe, voltar à liderança do campeonato”, frisou.

 

A programação da Stock Car em Buenos Aires terá, no sábado (5), a disputa da classificação às 9h35 e da prova sprint às 15h30, respectivamente, com transmissão ao vivo pela TV nos canais SporTV e Bandsports e via internet pelo YouTube. No domingo (6), a corrida principal será exibida ao vivo também em TV aberta, pela Band, com largada às 12h20.

 

Texto: Geferson Kern / Imprensa Júlio Campos - MS2 Comunicação Integrada

 

Brasileiro de Kart tem inscrições para o Grupo 1 prorrogadas até dia 7 de outubro

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil    

A Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) divulgou nesta segunda-feira (dia 30) a prorrogação do prazo para as inscrições do Grupo 1 da 59ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart até dia 7 de outubro, data de início da competição, que acontecerá no kartódromo Speed Park, em Birigui/SP.

As categorias, no entanto, terão limites de vagas, como já divulgado anteriormente:

Mirim - 36
Cadete - 56
F4 Junior - 56
F4 Graduados - 60
F4 Sênior - 72
F4 SS - 36
F4SSM / F4 S60+ - 36
Super F4 – 25

Para se inscrever, basta acessar o link no site da CBA: https://inscricoes.cba.org.br/pt/ 

Tito Giaffone conquista pódio no Sul-Americano de Kart Rotax no Chile

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil     

Jovem destaque do kartismo brasileiro, Tito Giaffone conquistou um pódio na Rotax DD2 Senior no Campeonato Sul-Americano de Kart, no último sábado (28), no kartódromo de Las Perdices, no Chile. Alternando entre baterias em que lutou pela vitória e disputas em que precisou se recuperar, o paulistano fechou a competição com uma terceira posição.

Giaffone mostrou ritmo forte ao longo de toda a competição, sempre figurando entre os dez mais rápidos. Na pré-final, o piloto largou do último posto por conta de um acidente em uma das baterias classificatórias, mas Tito mostrou velocidade e força para ganhar 18 posições e terminar em oitavo. Na decisão, partindo da quarta fila, o piloto completou a disputa em terceiro.

"Começamos a semana com bastante dificuldade na adaptação da pista, já que ela tem um estilo totalmente diferente do que somos acostumados. Tivemos problemas nas duas baterias, mas conseguimos fazer uma grande corrida de recuperação na pré-final. Na final, sabia que tinha um bom equipamento e só fui com tudo, garantindo o terceiro lugar”, disse Tito Giaffone.

Endurance Brasil: Ingressos para etapa de outubro no Velocitta já estão à venda

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil     

Já estão à venda os ingressos para a sétima e penúltima etapa da temporada 2024 do Império Endurance Brasil. A prova, com três horas de duração, será realizada no próximo dia 19 de outubro, um sábado, no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), que neste ano já foi palco da terceira etapa do campeonato. Como nas provas anteriores neste ano, a venda se dá de forma online e exclusiva pelo site da DiskIngressos, parceira oficial da categoria na comercialização dos bilhetes.

Para a prova no Velocitta, os ingressos custam a partir de R$ 46. As opções de entrada são as modalidades Camarote e Paddock/Mirante. Para esta última, os 100 primeiros a adquirirem seus bilhetes (com exceção de ingressos do tipo meia entrada) ganham, como cortesia, uma camiseta oficial da categoria. Todas as modalidades de ingresso garantem visitação aos boxes na manhã do dia da corrida e estacionamento nas dependências do Velocitta. 

Dentro da pista, a categoria também terá novidades, como a estreia do protótipo AJR de Gustavo Martins e Gustavo Kiryla pela equipe JLM, que venceu as duas últimas provas com a dupla Vicente Orige/Sarin Carlesso em modelo idêntico. Kiryla foi um dos vencedores da última prova do Endurance no Velocitta, ao lado de Renan Guerra, na Ligier da equipe KTF, quando substituía o titular Marco Pisani. Agora, volta a estar no mesmo box que Orige, seu companheiro no título geral da categoria em 2022, também de AJR.