quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Fórmula E: Comunicado sobre situação de Valência

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil    

Tendo em conta a situação que se desenvolveu durante a noite em Valência, Espanha, estamos trabalhando em estreita colaboração com as autoridades locais e os representantes do Circuito Ricardo Tormo, antes do teste oficial da FIA Fórmula E agendado para a próxima semana.

Nossos pensamentos vão para as pessoas afetadas pelas condições meteorológicas extremas na Espanha. Devido aos danos na estrada de acesso principal causados pelo deslizamento da margem de um rio nas proximidades, o circuito está atualmente inacessível a veículos.

Quatro membros da equipa da Fórmula E ficaram no circuito na noite passada por precaução, mas estão seguros e podem se deslocar para e do circuito a pé.

As condições da pista não mostram sinais de danos e continuamos a avaliar as garagens e a área de carga. Estamos avaliando as vias de acesso alternativas para entrar e sair do circuito.

Acompanhamos de perto a situação e forneceremos mais atualizações em tempo útil. Estamos a postos para apoiar os nossos colegas em Valência tanto quanto possível nesta situação difícil.

textual.com.br

 

Bia Martins enfrenta fim de semana desafiador no Velocitta pela 4ª etapa da HB20 Racing Cup

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil    

A quarta etapa da HB20 Racing Cup, realizada no Velocitta, trouxe para a piloto Bia Martins  (Volda Peças / Hipper Freios / OMP Racing e Bell Helmets / Pilot Up / Empwr Corretora / Oficina Certa /GHC incorporações) uma série de desafios técnicos que marcaram o fim de semana e comprometeram suas chances de brigar por uma posição de destaque. Desde os treinos, a paraibana precisou lidar com uma sequência de problemas no carro, começando por um primeiro treino sob chuva e um segundo no seco, seguidos de uma quebra no comando do motor durante o quali.

Apesar das dificuldades, a equipe trabalhou para realizar a troca de motor antes da primeira corrida. Contudo, logo na largada, outro contratempo: o câmbio quebrou, encerrando suas chances de avanço. Na segunda corrida, o problema foi o superaquecimento do motor, que afetou o desempenho do carro, reduzindo drasticamente sua potência. "Foi uma etapa para descartar, realmente. Mas faz parte da trajetória de um piloto, e cada desafio desses me deixa mais determinada para voltar ainda mais forte", desabafou Bia.

Mesmo com os obstáculos, Bia continuou na pista para completar a segunda corrida, mas sentiu a perda de rendimento do motor em cada volta, o que resultou em um déficit de 2 a 3 segundos em relação aos concorrentes. "Meu objetivo agora é usar cada aprendizado para chegar em Interlagos pronta para competir com tudo o que tenho. Quero fechar o campeonato com um resultado positivo", completou.

Agora, a piloto se concentra na etapa final, que será disputada em Interlagos, com a esperança de finalizar a temporada com um desempenho que reflita seu esforço e determinação.

Texto por Natally Domingos  /  KM Assessoria

F1600: Copa ECPA na reta final para a decisão da temporada

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil  

Nesse sábado (02) acontece no Autódromo de Piracicaba (ECPA) a 5ª etapa da temporada 2024 da Copa ECPA de Fórmula 1600, a penúltima etapa do campeonato criado para revelar novos talentos para a maior categoria de fórmula do Brasil.

O campeonato é dividido em duas categorias: A para os pilotos que já possuem alguma experiência no automobilismo e B destinada para os estreantes que estão no primeiro campeonato da carreira.

Juliano Gandelim (Juka Motors) lidera na categoria A com 102 pontos, dez a mais em relação a Daniel Rienda (San Race); Marcos Fortuna (Juka Motors) com 75 pontos aparece na terceira colocação e pode ainda lutar pelo título.

Entre os estreantes (categoria B), Gustavo Palermo (San Race) é o atual líder com 120 pontos, 13 a mais do que Guilherme Barbosa (Alfia Racing); os pilotos fazem um campeonato muito constante e devem brigar pelo título até a última volta, mas precisarão estarem atentos à Deco Paiato (Juka Motors) que não participou da última etapa, mas tem chances de apimentar o campeonato nesse final.

Todas as atividades da Copa ECPA de Fórmula 1600 acontecerão no sábado (02) com a realização de três treinos livres de 20 minutos cada e a partir das 12h10 o classificatório que definirá o grid de largada. A corrida 1 está marcada para as 14h e a corrida 2 as 15h30.

Pirelli F1: GP de São Paulo - Um quebra-cabeça difícil em Interlagos

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil  

O GP de São Paulo encerra a longa viagem da Fórmula 1 nas Américas, com as corridas em Austin, Cidade do México e agora Interlagos, todas com intervalos de uma semana.

Há um ponto em comum, muito duvidoso neste caso, que liga as três pistas mencionadas: o asfalto novo. No entanto, enquanto em Austin e na Cidade do México apenas partes da pista foram recapeadas, em São Paulo todos os 4,309 quilômetros foram renovados, incluindo o pit lane. O trabalho foi concluído recentemente e depois o asfalto foi completamente limpo, utilizando um sistema de lavagem com água de alta pressão que remove o brilho que normalmente aparece no betume novo, o que também aumentou a abrasividade da superfície.

Por isso, a superfície da pista será um fator completamente desconhecido para pilotos e equipes neste fim de semana. Para complicar ainda mais o quebra-cabeça, a Pirelli optou por trazer ao Brasil um trio de compostos mais macios do que no ano passado: o C3 será o Duro, com o C4 como Médio e o C5 como Macio. Além disso, é um fim de semana Sprint, de modo que há apenas uma sessão de treinos livres para as equipes encontrarem a melhor configuração, mesmo que, como visto em Austin, a corrida "curta" tenha sido muito útil para ajustar o equilíbrio do carro para a principal.

Em Interlagos, as forças laterais e longitudinais exercidas sobre os pneus nas 15 curvas desta pista no sentido anti-horário são de intensidade média a baixa e bem-distribuídas em ambos os eixos. Além disso, a nova superfície da pista pode reduzir os tempos de volta e, como consequência, aumentar o estresse a que os pneus estão sujeitos.

Fórmula eVolution: Disputa pelo vice-campeonato terá sequência em Piracicaba

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil  

A Fórmula eVolution se prepara para encarar os desafios do Autódromo de Piracicaba (ECPA) quando nesse sábado acontecerá a 7ª etapa do Campeonato Paulista de Fórmula eVolution.

Com o título já definido em favor do bicampeão Heitor Nogueira Filho (HEVE Racing), agora a briga é pelo vice-campeonato que nesse momento está nas mãos de André Suenaga (Rosset Racing), com a vantagem de apenas 4 pontos em relação ao piloto baiano André Eidt (Thomaz Race).

O petropolitano Antonio de Souza aparece na quarta colocação apenas 3 pontos atrás de Eidt, e tem o jovem piloto Davi Sena que vem mostrando extrema evolução em seu primeiro ano após migrar do kart.

O autódromo piracicabano é um antigo conhecido da maioria das equipes, já que os chassis são construídos no município e muitos times utilizam a pista para teste. As atividades do campeonato paulista terão início na sexta-feira com a pista liberada todo o dia para treinos livres.

No sábado (02) a partir das 8h55 os Fórmula eVolution entram na pista para a realização de um treino de aquecimento; o treino classificatório que definirá o grid de largada está marcado para as 12h25 e terá 15 minutos de duração. As duas corridas da etapa acontecerão no sábado as 15h e 16h30 respectivamente.

Felipe Sanches estreia no kartismo europeu e mostra potência no Trofeo delle Industrie, na Itália

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil  

O último fim de semana foi de pura adrenalina no South Garda Karting, em Lonato, Itália, com a 52ª edição do Trofeo delle Industrie, uma das competições de kart mais tradicionais do mundo. O piloto brasileiro Felipe Sanches (Sanches e Sabioni Sociedade de Advogados / Andrea Sanches Semijoias / Fazenda Pôr do Sol / Coach James Ricci / Telemetria: Beto Zanini Motorsports), em sua estreia internacional e a convite da equipe Energy Corse, enfrentou o desafio com determinação e mostrou seu potencial. Ao longo de uma semana intensa, o piloto paulista se destacou pela resiliência e rápida adaptação tanto ao traçado quanto às mudanças climáticas constantes que marcaram o evento.

Nos treinos livres, Sanches trabalhou para se familiarizar com o traçado e com as condições de pista molhada e instável, que variavam a cada minuto. No qualifying, conquistou o 15º tempo entre 36 competidores, uma posição sólida para as classificatórias. Na primeira, demonstrou arrojo ao ganhar 11 posições e finalizar em P6. Já na segunda, cruzou a linha em P4, mas um leve deslize fez o bico do kart entrar, resultando em uma penalização que o reposicionou para P7.

No domingo, Sanches marcou o 6º tempo no warm-up. Com a pista seca, enfrentou o desafio de se adaptar ao traçado, ao grid cheio e à quantidade de borracha acumulada no asfalto. Na pré-final, largou de P6 e terminou em P12; na final, saindo de P12, concluiu a corrida em P22. Considerando a falta de treinos em pista seca, o resultado foi compreensível e, segundo o piloto, cada volta foi uma oportunidade de evolução e amadurecimento.

Depois da vitória escapar no Japão, Nicolas Costa espera bom resultado no WEC

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro, acontecem as 8 Horas do Bahrein, a última prova do calendário 2024 do Mundial de Endurance da FIA (FIA WEC). Nicolas Costa, representando o Brasil na McLaren United Autosports, está otimista em encerrar a temporada com resultados positivos, especialmente após sua performance na etapa anterior, no Japão, onde ficou muito próximo da vitória.

Ao lado do britânico James Cottingham e do suíço Gregoire Saucy, Nicolas viveu bons momentos na temporada. Embora ainda não tenham subido ao pódio, os pilotos do McLaren 720s EVO #59 se destacaram em várias corridas, chamando atenção na classe LGMT3 e colocando o nome da fabricante em evidência em seu retorno após 26 anos fora do WEC.

Bahrein é novidade - O último desafio será no traçado de 5.412 km do Bahrein. O circuito é inédito para Nicolas, que espera aprender a lidar com o carro rapidamente para ir atrás de seu primeiro pódio na categoria.

STOCK CAR: Muggiati supera erro e repete maior escalada da etapa

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A temporada de estreia de Zezinho Muggiati vai sendo escrita com capítulos bem interessantes. Pela segunda etapa seguida, o piloto paranaense da equipe KTF Sports foi o maior ganhador de posições nas corridas da Stock Car. Na etapa disputada na pista uruguaia de El Pinar, ele conquistou 27 posições ao longo das duas corridas, pagando o preço do aprendizado que teve com o treino de classificação.

“O classificatório tinha pista molhada, mas eu estava com o carro bom e arrisquei o limite. Acabei na caixa de brita e sem poder fazer uma volta rápida. A consequência foi largar da última fila nas duas corridas da etapa”, comenta Muggiati, que tem em seu carro as marcas do Grupo Potencial, Motorfix, BRG Geradores, FoxLux/Famastil, Paybrokers, Philco, Grupo Pinho, BRG Geradores, GCF Transportes, Engepeças, Demobile, The Basement, Sanepar, Copel e Prefeitura de Curitiba através dos projetos de incentivo ao esporte.

No sábado, com pista seca, Muggiati mostrou resiliência e superação. Na corrida 1, após largar de 26º, terminou em 19º. Poucas horas depois foi disputada a corrida 2, e ele largou da 27ª colocação para terminar em 12º lugar. 

Primeira vitória de Senna no Grande Prêmio de F1 de São Paulo completa 33 anos

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

"Ayrton Senna pertence ao Brasil. Isso é demonstrado pelo grito fervoroso e interminável com que comemorou sua primeira vitória no Grande Prêmio em sua casa, Interlagos, em 1991". Assim conta o jornalista e escritor Leonardo Guzzo no prefácio de seu livro Veloz como o Vento, lançado no Brasil pela Maquinaria Editorial. Neste ano, o Grande Prêmio de São Paulo marca três décadas desde a morte do piloto e os 33 anos de sua primeira vitória no circuito.

O Grande Prêmio de Fórmula 1 de São Paulo é um dos eventos mais aguardados da temporada, afinal, o impacto da primeira vitória de Senna, engrandecido por sua morte, foi fundamental para estabelecer o circuito de Interlagos como a sede definitiva do evento no Brasil, tornando o local um ‘templo’ do automobilismo para fãs brasileiros.

Brasileiro ou não, fã é fã: italiano, o escritor Leonardo Guzzo demonstra de forma original sua paixão por Senna - que ganhou três Grandes Prêmios de Fórmula 1 do Brasil, o último pouco antes de sua morte, em 1994 - em Veloz como o Vento, livro que retrata de forma romanceada, com realismo, paixão e inventividade as relações de Ayrton Senna com amigos, familiares, amores, adversários e suas eternas corridas, numa narrativa que reúne talento, paixão e carisma de um homem que desafiou o tempo e os próprios limites.

terça-feira, 29 de outubro de 2024

Pedro Clerot faz balanço de sua primeira temporada na FRECA após vitórias na categoria Rookie e pódios na geral

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A temporada 2024 da FRECA foi encerrada no último final de semana em Monza, na Itália, e o brasileiro Pedro Clerot finalizou seu ano de estreia com o terceiro lugar na tabela da categoria Rookie e na oitava colocação geral do campeonato com a equipe Van Amersfoort Racing.

“Foi um ano de muitos altos e baixos, mas no fim eu saio com a cabeça erguida e orgulhoso do trabalho que foi feito esse ano. Não foi exatamente o que eu queria, mas aprendi e cresci bastante em áreas que acredito que vão fazer diferença no futuro. Gostaria de agradecer ao Banco BRB pelo apoio esse ano e a todos que de alguma maneira fizeram parte dessa jornada. Obrigado a todos pela torcida e apoio sempre. Seguimos trabalhando forte”, diz Clerot.

A carreira de Clerot tem sido marcada por conquistas precoces. O brasiliense é o mais jovem piloto a ganhar uma corrida de fórmula no Brasil, após triunfar na Fórmula Delta com apenas 14 anos em 2021. Após ser campeão rookie da categoria, Clerot obteve a maior conquista de sua carreira em 2022, quando foi o primeiro campeão da história da F4 Brasil. Em 2023, Clerot disputou sua primeira temporada na Europa e estreou na F4 Espanhola com duas vitórias e três pódios em sua primeira etapa.

Em 2024, Pedro deu um passo à frente em sua trajetória seguindo o sonho de chegar na F1 e no seu ano de estreia na FRECA obteve três vitórias na categoria Rookie, além de dois pódios na geral.

Paulista Digital

 

 

 

FIA Motorsport Games 2024, Espanha vence ao lado da Pirelli

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Os FIA Motorsport Games, único evento de automobilismo do mundo em que equipes nacionais competem entre si em várias modalidades, terminaram ontem em Valência, com uma vitória da Espanha, que, deste modo, segue a Itália no rol de honra. A Pirelli desempenhou um papel fundamental no evento, administrado pelo SRO Motorsports Group, em conjunto com a FIA, não apenas como a fornecedora exclusiva de pneus para as competições mais aguardadas do evento, mas também como o único elo entre os carros e as corridas tão diferentes.

Especificamente, a Pirelli foi parceira das equipes que competiram nos desafios para GT, Carros de Turismo, F4, Rali Moderno, Estrada Elétrica e Ferrari Challenge, não apenas fornecendo pneus, mas também a assistência dos engenheiros da P Lunga, no que foi um dos desafios logísticos mais exigentes da temporada para a empresa italiana em termos de implantação de veículos e pessoal.

AS DISCIPLINAS

Das 25 medalhas de ouro em disputa, a Espanha ganhou 6 e a Alemanha 3, assim como a Itália, embora esta última tenha conquistado menos medalhas no total. Aqui, em detalhes, os vencedores das corridas populares e categorias do motorsport, todas equipadas com pneus Pirelli.

TOYOTA GAZOO Racing luta por títulos do WEC em decisão no Bahrein

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

O Mundial de Endurance (WEC) terá neste sábado (2) a decisão da temporada 2024 com a disputa das 8 Horas do Bahrein, corrida marcada para o circuito de Sakhir, e que tem a TOYOTA GAZOO Racing na luta pelos títulos de construtores e de pilotos. Por ser uma prova com oito horas de duração, são oferecidos 38 pontos, o que deixa o campeonato aberto.

No campeonato mundial de construtores, a TOYOTA GAZOO Racing ocupa a vice-liderança da classificação, apenas dez pontos distante do líder. Com duas vitórias na atual temporada, obtidas em Ímola e em Interlagos, a TGR entra na disputa dependendo das próprias forças. Um triunfo na etapa marcada para o Oriente Médio significará a conquista do título.

Entre os pilotos, Kamui Kobayashi e Nyck de Vries ocupam a terceira colocação, 37 pontos atrás dos primeiros colocados, e ainda têm chances matemáticas de título. Para isso, a dupla, que dividirá a pilotagem do Toyota GR010 Hybrid com Mike Conway, que não disputou as 24 Horas de Le Mans, precisa vencer a corrida e contar com tropeços dos adversários para ficar com o título. Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa são os sétimos na classificação.

“É o fim de uma temporada emocionante. Como equipe, tivemos grandes momentos e também alguns momentos difíceis. A competição foi difícil durante toda a temporada, mas graças ao grande esforço de todos, vamos para a última corrida com o destino do Mundial de Construtores ainda sob nosso controle”, diz Kamui Kobayashi, piloto e chefe da TOYOTA GAZOO Racing no WEC.

Etapa de Virgínia da E-Stock tem redenção de Pedro Picanço e primeira vitória de Carlos Erwig

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A temporada 2024 da E-Stock concluiu a quarta etapa, válida pela segunda fase do campeonato. O campeonato virtual oficial da Stock Car Pro Series, disputado sob a plataforma iRacing, teve rodada realizada na pista norte-americana de Virgínia International Raceway, que consagrou como vencedores Pedro Picanço e Carlos Erwig. Na PRO, Picanço viveu uma tarde de redenção no último sábado (26 de outubro) depois do revés na etapa de Oschersleben, onde cometeu um erro que lhe tirou a chance de triunfar. Por sua vez, Erwig venceu pela primeira vez na AM e ampliou a liderança do campeonato, ficando muito perto de garantir uma das cinco vagas nesta segunda fase rumo à Super Final presencial, que será realizada no Autódromo de Interlagos, entre 13 e 15 de dezembro.

O campeonato virtual da Stock Car traz uma premiação especial. O futuro campeão na categoria PRO terá a oportunidade de testar um carro da Turismo Nacional em Interlagos, fazendo com que o piloto tenha a oportunidade de experimentar todas as emoções e fazer a imersão para o automobilismo real no “templo do automobilismo brasileiro”.

Promovida pela Vicar e organizada pelo IRB Esports, a temporada 2024 da E-Stock é disputada sob a plataforma do iRacing e tem o patrocínio de Vivo Fibra Gamer, Banco BRB, Hankook Tire, Extreme SimRacing e Razer.

A quinta e penúltima etapa da segunda fase vai ser realizada já nesta semana e terá como local a pista virtual de Charlotte, na configuração Roval, com mescla de oval e circuito misto. A categoria AM acelera na noite da próxima quinta-feira, 31 de outubro, enquanto a PRO completa a rodada na tarde de domingo, 3 de novembro.

AMG Cup Brasil: Bruno Alvarenga descarta etapa do Velocitta e foca na final


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

O piloto paulista do AMG #99 Bruno Alvarenga, da equipe HRS Racing, se envolveu em um acidente em uma das curvas rápidas do Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), deste domingo (27/10) e ficou fora da segunda prova da oitava etapa da AMG Cup Brasil.

Bruno Alvarenga fez bons treinos, o carro que vinha de uma recuperação após acidente na etapa anterior em Goiânia, se mostrou competitivo. No treino classificatório deu sinais que nçao estava tão bem assim com o sistema de freios e ficou com a 15° posição no grid da categoria CLA Cup para a primeira corrida. Após a largada na manhã do domingo, precisou parar por duas vezes no box da ajustes pela equipe.

“Foi uma pena, a adrenalina estava alta. Todos estavam muito próximos, estava num bom ritmo nas primeiras voltas. O Autódromo Velocitta é um circuito de curvas de altas e médias velocidades, estava me divertindo. Já na segunda largada nem deu tempo para fechar a primeira volta quando houve o imprevisto”, lamentou o piloto que vinha de uma recuperação após acidente na etapa anterior em Goiânia.

“Como todos os pilotos, minha meta era subir ao pódio novamente e garantir uma melhor classificação nesta final de campeonato tão concorrido”, disse o piloto. “Agora, a ordem é recuperar o veículo para a última etapa do ano, dia 24 de novembro. Que venha Interlagos!”, concluiu.

segunda-feira, 28 de outubro de 2024

Com duplo top-5, Rafael Suzuki é um dos maiores pontuadores na estreia da Stock Car no Uruguai

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Rafael Suzuki garantiu um duplo top-5 no fim de semana de estreia da Stock Car no Uruguai, onde foi realizada a 10ª etapa do campeonato, concluindo um mês que teve duas disputas internacionais na categoria - após passagem por Buenos Aires. No desafio inédito para a Stock Car, que correu pela primeira vez no circuito de El Pinar, na zona metropolitana de Montevidéu, Suzuki aproveitou a vantagem de ser o único a conhecer a pista, e esteve entre os melhores durante toda a rodada. 

Desde as primeiras atividades, o piloto da TMG ditou o ritmo, sendo o mais rápido no shakedown e no treino livre 2. No outro, fez o segundo melhor tempo. Até então, todas as atividades haviam acontecido com pista seca. Mas uma forte chuva caiu na hora da classificação que definiu os grids de largada, na tarde de sexta-feira. 

Mesmo assim, Suzuki mostrou grande performance também sob essa condição. Na primeira parte do qualy, marcou o 4º melhor tempo em seu grupo, enquanto no Q2, foi o 2º mais rápido entre os 20 pilotos que estavam na pista nesse momento. No Q3, porém, o piloto e a equipe TMG optaram por seguir com os pneus de chuva, enquanto seis adversários trocaram para pneus slicks. A pista secou mais que o esperado, e Suzuki ficou com o 7º lugar - sua posição de largada para a Corrida Principal. 

Excepcionalmente nesta etapa - por conta de eleições nacionais no Uruguai, as duas provas foram disputadas no sábado. Na corrida Sprint, pela regra de inversão dos 12 melhores na classificação, Suzuki largou em 6º. Na primeira parte da disputa, ficou preso no trânsito do pelotão dianteiro, mas, após o pit-stop obrigatório, conseguiu imprimir forte ritmo e avançar até terminar a prova em 5º lugar. 

SuperBike Brasil – Eric Granado vence, seguido por Guilherme Brito

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A equipe Honda Racing garantiu dobradinha na oitava e penúltima etapa do SuperBike Brasil 2024, neste domingo (27/10), na pista do Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina (PR). Eric Granado conquistou vitória na corrida da categoria principal, a SuperBike Pro, seguido por Guilherme Brito, acelerando a Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP. Com a mesma motocicleta, João Carneiro, que completa o time vermelho, cruzou a linha de chegada na sexta posição. Outro destaque na programação foi a prova da Copa Pro Honda CBR 650R, vencida por Gui Foguetinho.  

De ponta a ponta, Granado dominou a corrida da SuperBike Pro e ficou ainda mais próximo de conquistar o quinto título na categoria de elite do campeonato de motovelocidade. “Protegi a minha posição na largada para conseguir manter a liderança e colocar meu ritmo de prova. Consegui me concentrar muito no começo para não cometer nenhum erro. Estava ventando bastante, então era fácil cometer um erro, principalmente na freada do Bacião, que é uma curva muito rápida e com pouca margem de erro”, explicou. 

“Deu tudo certo, consegui mais uma vitória e estou muito feliz. Obrigado demais ao time Honda Racing pelo ótimo trabalho no fim da semana. A pista de Londrina é muito técnica e conseguimos a pole position, a volta mais rápida e a vitória. Estou muito feliz, vamos agora finalizar com chave de ouro em Interlagos”, continuou Granado, referindo-se à final do SuperBike Brasil 2024, com rodada dupla no famoso autódromo paulistano, nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro. 

Agora em segundo lugar na tabela da SuperBike Pro, Guilherme Brito também saiu satisfeito com o desempenho em Londrina e a dobradinha. “Foi uma corrida muito boa, tive um ritmo forte a prova inteira. Tentei largar bem, mas acabei me enroscando na primeira curva. Preferi manter o meu ritmo, manter o segundo lugar e terminar a corrida, é importante somar o máximo de pontos possível para o campeonato. Eu me sinto feliz pelo trabalho e agradeço a Honda Racing, todo o time trabalhou bastante. Agora vamos comemorar em equipe”, declarou. 

Campeão da FRECA, Rafa Câmara finaliza 2024 com mais uma vitória em Monza

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

O brasileiro Rafa Câmara encerrou sua trajetória na FRECA com mais uma vitória. Desta vez, o triunfo do piloto que integra o Ferrari Driver Academy veio no Autódromo Nacional de Monza, na Itália, em uma corrida marcada por acidentes e entradas do Safety Car. Com um carro da Prema, o campeão de 2024 tomou a liderança na volta inicial, garantindo a sétima vitória no ano.

Câmara teve um início forte: largando da terceira posição, o brasileiro assumiu o primeiro lugar rapidamente. Depois, uma série de acidentes fez a corrida ficar em regime de Safety Car por três oportunidades e ter seu final decretado sob bandeira vermelha. Em 2024, Rafa conquistou nove vitórias na temporada, sendo sete delas na FRECA e duas na Fórmula Regional do Oriente Médio.

“Estou muito feliz. Tive uma largada muito boa, a primeira volta foi incrível, eu queria assumir a liderança. Depois disso, eu sabia que não estávamos rápidos, mas felizmente nós administramos bem para ter relargadas seguras para manter a distância. Foi uma boa temporada, lutamos em toda a corrida com o objetivo de vencer e este foi o melhor final de temporada possível”, disse Rafa Câmara.

Com a disputa da décima etapa, Câmara encerra a campanha campeã da FRECA em 2024 com sete vitórias, 12 pódios e 18 top-10 ao longo de 20 corridas, além de sete poles positions. Em 2025, o brasileiro está confirmado para fazer a temporada da Fórmula 3 com a equipe Trident.

 

 

Enzo Gianfratti vence no Velocitta e é campeão da AMG Cup Brasil

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Um dos destaques da nova geração do automobilismo brasileiro, Enzo Gianfratti conquistou neste domingo (27) o título da temporada 2024 da AMG Cup Brasil, após vencer a primeira corrida da penúltima etapa do campeonato, disputada no Velocitta, em Mogi Guaçu (SP). Correndo na classe GT4, a principal do campeonato, o piloto do Mercedes número 19 largou da pole position e liderou a maior parte da prova, garantindo a vitória e o título nesta manhã.

Gianfratti travou um duro duelo com Rodrigo Detílio, que o pressionou o por toda a disputa. Na metade final da corrida, a negociação com os retardatários fez com que os dois trocassem ultrapassagens pela liderança da prova algumas vezes. No final, Enzo tomou a primeira posição definitivamente e seguiu para definir a conquista do título da AMG Cup Brasil.

“Estou muito feliz com a vitória e o título. Foi uma corrida muito difícil aqui no Velocitta. O Detílio jogou duro, mas consegui espaços para ultrapassá-lo. Tivemos alguns toques, mas isso é coisa de corrida. Sou campeão da AMG Cup”, disse Enzo Gianfratti, que tem os patrocínios de RodOil, Shield Oil, Hi Tech Automotive, G Racing, AutoShine e Lattine Group.

Mit Cup rica em aprendizado para time do FIA Girls on Track Brasil em São João da Boa Vista

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A rodada dupla da Mitsubishi Cup, com a quinta e a sexta etapa realizadas em uma fazenda em São João da Boa Vista (SP), foi repleta de desafios. A primeira prova, na sexta-feira, 25, teve apenas duas das três voltas programadas realizadas, por conta da lama decorrente da forte chuva que caiu no interior paulista desde a noite anterior. Já a sexta etapa foi disputada sob calor intenso e umidade relativa do ar bem alta no sábado, 26.

Na primeira prova, vários carros atolaram no barro, inclusive o Eclipse Cross R #61 do time do FIA Girls on Track Brasil na equipe Spinelli Racing, na primeira volta. No sábado, com o piso secando ao longo da manhã, conforme a temperatura foi aumentando, a segunda prova começou bem, mas, na terceira volta, a junta homocinética do carro quebrou.

“A prova de sexta-feira foi desafiadora. Correr em terreno liso e na chuva foi novidade para mim”, relata a pilota Pâmela Bozzano.”No sábado, tivemos um problema mecânico na segunda volta e uma quebra na terceira. Mas estou feliz com a minha evolução pilotando o Eclipse Cross R. Tenho melhorado a cada etapa.”

Em sua primeira vez no time do FIA Girls on Track Brasil e na Mit Cup, o navegador Enio Bozzano apreciou a experiência no formato desse rally cross-country de velocidade, em que cada prova é composta por três voltas no mesmo circuito. “Você vai tirando informações para melhorar na próxima volta, e vai aumentando o ritmo, porque já sabe onde são os perigos. Todos vão ficando cada vez mais competitivos. Gostei bastante”, ele comenta.

Felipe Fraga coroa grande fim de semana com vitória no Uruguai

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Felipe Fraga está de volta ao topo da Stock Car Pro Series. O tocantinense concretizou um grande fim de semana na estreia da principal categoria do automobilismo brasileiro no Uruguai e, depois de conquistar a pole position, consolidou performance soberana com vitória na corrida principal disputada no Autódromo Victor Borrat Fabini, em El Pinar, na tarde deste sábado (26 de outubro), a bordo do seu Chevrolet Cruze. Este é o primeiro triunfo de Fraga correndo com a Blau Motorsport, também o primeiro desde seu retorno à Stock Car e o 20º da carreira, em feito que o coloca entre os dez maiores vitoriosos da Pro Series.

Dudu Barrichello (Toyota Corolla da Mobil Ale Full Time) foi outro nome de destaque desta tarde em El Pinar. Combativo, o jovem de 23 anos largou em quarto e indicou que poderia até ser um postulante à vitória, mas marcou mais um resultado positivo na temporada com seu quarto pódio ao receber a bandeira quadriculada na segunda posição. Fraga e Dudu fizeram o mesmo número de pontos (106), mas o piloto da Blau levou o Troféu Vivo Man of the Race por ter sido o vencedor da corrida principal.

O pódio foi completado por um piloto que, novamente, vem mostrando ser de “chegada”: em franca ascensão nesta reta final de campeonato, o bicampeão Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel) conseguiu uma importante terceira colocação no Uruguai. Resultado que, definitivamente, o coloca com chances reais de buscar o tri da Stock Car.

Felipe Massa (TMG Racing) concluiu a corrida principal no quarto lugar e manteve assim a liderança do campeonato. Autor da maior escalada do sábado, Gianluca Petecof (Full Time Sports) largou em 24º e finalizou na quinta posição, mas o paulista foi punido em 20s por acionar o push antes da relargada e caiu para 15º. Desta forma, Rafael Suzuki (TMG) fechou o top-5, terminando logo à frente de Ricardo Zonta (RCM Motorsport). Felipe Baptista (Crown Racing) encerrou a tarde como sétimo colocado, enquanto Julio Campos (Pole Motorsport) e Arthur Leist (Full Time Sports) vieram na sequência. Rubens Barrichello foi declarado décimo posicionado na sua 250ª corrida pela Stock Car.

Gabriel Casagrande conquista pódio em El Pinar e assume liderança da Stock Car na pontuação com descartes

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

 Atual campeão da Stock Car, Gabriel Casagrande foi o principal nome da categoria na soma das etapas internacionais realizadas na Argentina, no início de outubro, e neste sábado com as duas provas em El Pinar, no Uruguai. Após triunfar em Buenos Aires, o piloto do carro 83 conquistou o terceiro lugar na prova principal deste sábado e aniquilou os 133 pontos que tinha de desvantagem para o líder do campeonato antes destas duas etapas.

“Viemos com a mentalidade de fazer muitos pontos e descontar a pontuação para o líder. Conseguimos fazer isso. Sabemos que tem algumas pendências, mas pelas nossas contas, com descarte inclusive, a gente já está liderando o campeonato. Essa é uma conta que a gente já faz desde a metade do ano. Então estou bem contente, muito satisfeito com o que a gente fez por aqui. Uma pista difícil, diferente, onde ninguém tinha tido experiência. A equipe soube lidar muito bem com as adversidades que aconteceram”, diz Casagrande.

Com o terceiro e o sétimo lugares obtidos no Uruguai, Casagrande chegou aos 759 pontos conquistados na temporada e terá duas pistas pela frente em que tem na bagagem um histórico positivo de conquistas recentes: Goiânia e Interlagos.

Felipe Baptista garante Top-10 na Corrida Principal em El Pinar e segue com foco total no título de 2024 da Stock Car

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Felipe Baptista, da Texaco Racing, concluiu neste sábado (26) a 10ª etapa no Autódromo Víctor Borrat Fabini, em el Pinar, no Uruguai, com a oitava posição na Corrida Principal, conquistando 47 pontos e ocupa agora o terceiro lugar na tabela de classificação, totalizando 753 tentos. Com isso, segue firme na disputa pelo título da temporada 2024 da Stock Car Pro Series.

As disputas em El Pinar encerraram o mês internacional da categoria, que promoveu pela primeira vez em sua história, duas corridas fora do Brasil no mesmo mês. A próxima etapa será nos dias 23 e 24 de novembro, de volta ao solo brasileiro, em Goiânia, onde ocorrerá a 11ª etapa em que serão conhecidos, de forma definitiva, os candidatos ao título.

Felipe cumpriu o objetivo de pontuar o máximo possível. Fez corridas bem pensadas e garantiu importantes pontos visando ao campeonato. O piloto de 21 anos e sua equipe fizeram uma estratégia bem definida. O time soube dosar bastante o uso do push, tanto que Felipe chegou à Corrida Principal com 35 acionamentos à disposição. O equipamento #121 tinha ótima condição para brigar pelo pódio. Alguns incidentes de corrida e toques comprometeram o melhor resultado de Felipe. Mesmo assim, ele somou 69 pontos nas duas corridas.

“Foi uma etapa bem positiva para gente. Chegamos nessa etapa carregando uma punição de Buenos Aires, conseguimos escalar bastante o pelotão na Corrida Sprint, largando de último e terminando em 13º, pontuei bastante na prova da manhã. Na Corrida Principal, a nossa estratégia era muito legal, tínhamos bastante pushes, praticamente um por volta, e no fim até sobrou porque tivemos o safety car. O carro estava muito bom e rápido. Saímos do pit brigando pelo quarto lugar, e acabou que tive um toque na saída da parada de box, e perdemos muito tempo ali, o que deixou o carro bem prejudicado e difícil de guiar. Mas, ainda assim terminamos em uma boa posição, garantimos um Top-10 e conquistamos bons pontos. A meta é chegar bem forte nessas duas etapas finais do campeonato, se não estivermos na liderança, espero estar bem perto dela”, avaliou Felipe Baptista.  

TOYOTA GAZOO Racing conquista mais um pódio em El Pinar com Dudu Barrichello na Stock Car

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A Stock Car realizou as duas provas da etapa de El Pinar, no Uruguai, neste sábado (26) e a TOYOTA GAZOO Racing (TGR) conquistou bons resultados no circuito que fez sua estreia na categoria. Após Enzo Elias triunfar na corrida 1, Dudu Barrichello foi ao pódio na corrida 2 com o segundo lugar. O piloto do Toyota Corolla 91 comemorou bastante com a equipe e voltou ao top-5 do campeonato.

“Foi uma corrida bem bacana, acho que a gente evoluiu bastante o carro durante o final de semana, estou feliz com isso. A gente veio de um final de semana muito difícil em Buenos Aires e agora poder subir no meu primeiro pódio de corrida principal é muito bom. Eu fico feliz de poder estar nesse pódio repleto de pilotos novos, mas que eu admiro há muito tempo. Acho que eu preciso aprender muito ainda, tenho muita margem, e eu preciso agradecer demais a minha equipe Mobil Ale Full Time, que fez um trabalho excepcional” diz Dudu.

Arthur Leist também foi um dos destaques da etapa com o carro 81 nas cores da TOYOTA GAZOO Racing. O piloto obteve dois top-10, sendo um quarto lugar na corrida 1 e a nona posição na prova, conseguindo ultrapassagens bem marcantes durante a etapa uruguaia.

Felipe Massa mantém a liderança da Stock Car após a etapa do Uruguai

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Felipe Massa saiu da etapa histórica do Uruguai, a primeira da Stock Car no país vizinho, ainda como líder do campeonato. O piloto do Time Lubrax, patrocinado pela Vibra, soma agora 770 pontos e abriu uma vantagem de 11 sobre o segundo colocado.
 
“Foi um final de semana complicado. Apesar da boa classificação que me fez largar em segundo, sofri muitos toques nas duas corridas”, constatou Massa, explicando o que aconteceu.
 
“Na primeira prova, tomei um toque inaceitável do Thiago Camilo e perdi muitos pontos. Na segunda, também fui tocado ainda no início e quebrou alguma coisa no meu carro, que ficou muito mole e difícil de guiar. Pensei até que fosse pneu furado, mas não era. O carro ainda está em parque fechado e depois a equipe vai ver certinho o que aconteceu”, disse o piloto da equipe TMG, prosseguindo.
 
“O que realmente importa neste momento é que conseguimos pontos importantes para manter a liderança e seguirmos firmes na luta pelo título até o final”, finalizou o piloto #19, que foi 21º na corrida sprint pela manhã e quarto na prova principal.
 
Em clima de decisão, a Stock Car vai acelerar para a penúltima etapa da temporada em Goiânia, entre os dias 22 e 24 de novembro.

Assessoria Felipe Massa: Alfredo Bokel / Fotos: Rodrigo Guimarães

 

 

Campeão da FRECA, Rafa Câmara conquista pódio na abertura da última etapa do ano

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

O brasileiro Rafa Câmara conquistou mais um pódio na temporada da FRECA neste sábado (26), ao terminar a primeira corrida da etapa de encerramento do campeonato com a segunda posição no Autódromo Nacional de Monza, na Itália. O piloto, que integra o Ferrari Driver Academy e que já é o campeão de 2024, teve uma corrida combativa, e terminou com a melhor volta após os 30 minutos de disputa com pista molhada no veloz circuito italiano.

Câmara largou da terceira posição, mas ainda nas primeiras voltas avançou ao segundo lugar. Nas voltas finais, após uma relargada, o brasileiro chegou a disputar a vitória, mas terminou com o segundo posto. O resultado amplia os números da campanha vencedora de Câmara na temporada deste ano. Agora são 11 pódios no campeonato, sendo seis deles com vitórias, além de sete poles positions.

“Foi uma corrida difícil pois a pista estava molhada e foi secando durante a disputa. Estava me aproximando do líder quando tivemos a entrada do Safety Car. Com a relargada para apenas uma volta, tentei buscar um ataque, mas estou feliz com o segundo lugar. Amanhã vamos buscar encerrar essa história na FRECA com um novo bom resultado”, diz Rafa Câmara.

A FRECA fecha a temporada 2024 neste domingo (27). Às 3h30 ocorre a classificação que determinará as posições de largada, enquanto a corrida que fecha o campeonato tem início marcado para 10h55. O YouTube exibe o qualy e a prova ao vivo.

Paulista Digital

 

 

 

TOYOTA GAZOO Racing vence primeira corrida da história da Stock Car no Uruguai com Enzo Elias e triunfa pela décima vez no ano

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil  

A TOYOTA GAZOO Racing (TGR) colocou seu nome na história da Stock Car mais uma vez ao ver Enzo Elias vencer a primeira corrida da categoria no Uruguai. O piloto do Toyota Corolla número 28 faturou a vitória da corrida Sprint na décima etapa do campeonato, disputada neste sábado (26) no Autódromo Victor Borrat Fabini, em El Pinar, após tomar a liderança na parte inicial da prova. É a décima vitória da TGR no ano após 19 corridas.

O resultado torna a TOYOTA GAZOO Racing a primeira fabricante da história da Stock Car a vencer em três países da Ámerica do Sul. Além das vitórias deste sábado no Uruguai e das corridas no Brasil, a TGR possui um triunfo na Argentina, obtido em 2023 por Matías Rossi. De quebra, Enzo venceu pela primeira vez na temporada, após obter pódios em Cascavel, Velocitta e Belo Horizonte. Antes disso, o piloto havia triunfado em uma Corrida de Duplas em 2022.

“Essa vitória estava engasgada. Estou muito feliz. O carro estava incrível. Obrigado a todos da equipe Crown Racing e a todos que me ajudaram. Eu queria mandar um beijo para meu pai e para minha mãe que não puderam estar aqui. Amo vocês e obrigado por tudo que vocês fizeram. Essa vitória, com certeza, é de vocês”, disse Enzo Elias, após a corrida.

Enzo Elias vence corrida sprint na estreia da Stock Car Pro Series no Uruguai

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil  

A Stock Car Pro Series conheceu nesta manhã de sábado (26 de outubro) o seu primeiro vencedor no Uruguai. Integrante da nova geração de talentos da principal categoria do automobilismo brasileiro, Enzo Elias teve desempenho marcante para triunfar na corrida sprint de El Pinar após superar o conterrâneo Lucas Foresti nas voltas iniciais. Depois, o piloto da Crown Racing adotou a estratégia de acelerar ao máximo com seu Toyota Corolla #28, garantiu vantagem confortável e terminou na frente. Daniel Serra (Eurofarma RC) faturou mais um pódio no ano e finalizou na segunda colocação, enquanto Foresti (A.Mattheis Vogel) completou o pódio.

Foi a segunda vez que Enzo Elias venceu uma prova na Stock Car. O primeiro triunfo foi conquistado na segunda prova da Corrida de Duplas, disputada em fevereiro de 2022, em Interlagos. Na ocasião, o brasiliense correu como parceiro de Galid Osman e concluiu na frente na disputa exclusiva para os convidados. Inclusive, o numeral #28 usado pelo jovem é o mesmo do feito alcançado no autódromo paulistano. Como titular, é a primeira vitória de Enzo na categoria.

A conquista do piloto de 22 anos reforça a jornada vencedora dos “New Kids on the Track” na Stock Car. Além de Enzo, a nova geração da categoria triunfou com Felipe Baptista, Dudu Barrichello e Gianluca Petecof, enquanto Zezinho Muggiati — atual campeão da divisão de acesso Stock Series — conquistou um pódio, no Velopark.

Outro “New Kid on the Track”, Arthur Leist (Full Time Sports) concluiu grande escalada para terminar em quarto após ter largado em 12º. Rafael Suzuki (TMG Racing) foi o quinto na prova, seguido por Rubens Barrichello (Mobil Ale Full Time), Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel), Dudu Barrichello (Mobil Ale), Gaetano Di Mauro (Cavaleiro Sports) e Ricardo Zonta (RCM Motorsport), fechando o top-10. 

Felipe Baptista (Crown Racing) largou em último — cumprindo punição aplicada em Buenos Aires — e conquistou 14 posições para finalizar em 13º. Felipe Massa (TMG Racing) cruzou a linha de chegada em 21º, de modo que os dois estão empatados na liderança do campeonato, com 706 pontos, mas com Baptista à frente pelo primeiro critério de desempate (maior número de vitórias).

51 Prêmio da Fórmula 1 no Brasil chama a atenção para organização

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Fabiola Falciano Bonadie, conhecida como a “Rainha das Arquibancadas”, construiu uma carreira brilhante no mercado de eventos esportivos internacionais. Com mais de 25 anos de experiência, começou como staff em 1999 e, ao longo dos anos, conquistou posições elevadas tornando-a uma profissional competente e confiável. Hoje gerencia eventos de alta complexidade, incluindo a Fórmula 1. “Organizar esses eventos não é só sobre logística, é sobre criar uma experiência única para cada pessoa presente. Esse é o diferencial”, destaca.

Ao longo de sua carreira, ela enfrentou desafios significativos, como a adaptação a diferentes públicos e a superação de barreiras em um setor amplamente dominado por homens. Determinada e meticulosa, se destacou por seu planejamento cuidadoso e toque pessoal, que transforma cada evento em uma experiência única. “Eu sempre digo que entender o público é fundamental. É essa conexão que faz com que cada detalhe faça sentido”, comenta.

E sua competência não passa despercebida por quem já trabalhou ao seu lado. “A Fabiola é um exemplo de profissional dedicada e resiliente. Não se deixa vencer por nenhuma adversidade. Destaca-se pela sua capacidade em resolver problemas inesperados e gerir todas as demandas das arquibancadas públicas do evento. Tenho excelentes recordações e experiências ao lado dessa profissional incrível”, ressaltou Rosangela Rodrigues de Melo, que atuou com Fabíola na organização do Grande Prêmio de São Paulo da Fórmula 1.

Barrichello, 250: bicampeão da Stock Car alcança marca emblemática no Uruguai

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil 

A jornada válida pela décima e antepenúltima etapa da temporada 2024 será especial para a Stock Car Pro Series e também para Rubens Barrichello. Em mês totalmente internacional, a categoria faz sua estreia no Uruguai e corre no Autódromo Victor Borrat Fabini, em El Pinar, distante 31 km da capital, Montevideo. E para o bicampeão, o sábado (26 de outubro) será a oportunidade para completar 250 largadas na Stock Car, em mais um momento da sua história de amor pelo automobilismo.

Até o momento, o piloto tem 248 corridas realizadas na Stock Car. Neste sábado, Barrichello fará duas corridas no Uruguai: na sprint, com largada às 9h, o competidor do Toyota Corolla #111 vai partir do terceiro lugar no grid. E na prova principal da etapa, a partir de 13h40, Rubens vai alcançar a emblemática marca de 250 largadas na mais importante categoria do automobilismo brasileiro.

Barrichello fez sua estreia na categoria em 16 de outubro de 2012 no saudoso Autódromo Internacional de Curitiba. Naquele fim de semana, o piloto debutou estampando em seu carro o número mais vitorioso da história da Stock Car, o #17 eternizado por Ingo Hoffmann e usado como forma de homenagear o doze vezes campeão.

A partir de 2013, Rubinho passou a acelerar com o #111, numeral que virou uma das marcas de maior sucesso na história recente da Pro Series. Sempre defendendo a Full Time Sports, equipe chefiada por Maurício Ferreira, o ‘Mau Mau’, e sediada em Vinhedo (SP), Barrichello pavimentou caminho de muito sucesso.

sexta-feira, 25 de outubro de 2024

Gabriel Casagrande abre a segunda fila do grid da Stock Car no Uruguai após qualy com pista molhada

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil   

Atual campeão da Stock Car, Gabriel Casagrande conquistou o terceiro lugar na classificação para a 10ª etapa da temporada, realizada nesta sexta-feira (25) em El Pinar, no Uruguai. O piloto da AMattheis Vogel cravou sua melhor marca no Q3 em 1min22s536 e vai abrir a segunda fila da prova principal neste sábado.

“Estou bem contente e feliz com o resultado. O nosso qualy foi o melhor possível. Realmente o (Felipe) Fraga estava um pouquinho mais à frente, mas foi bem positivo ter voltado para as primeiras posições. Estamos em excelentes posições para as duas largadas pensando nos pontos. Vamos largar em décimo na primeira prova por conta da inversão dos 12 primeiros. Tentaremos alguns pontos importantes e aí vamos focar realmente na corrida 2, que vale mais pontos, quando largaremos em terceiro. Em Buenos Aires tivemos um ritmo muito bom de corrida e com os pneus usados nosso carro tem sido ótimo”, diz Casagrande.

Vencedor da prova passada na Argentina, Casagrande é o atual quarto colocado na tabela com 656 pontos, está 40 atrás do líder e segue na disputa pelo terceiro título na Stock Car, restando três rodadas duplas para o término da temporada. O piloto da AMattheis Vogel elogiou o comportamento do carro tanto no seco quanto no molhado em El Pinar.

Destaque da Nascar Brasil, Léo Reis pode se tornar o primeiro brasileiro a ser campeão mundial de Rotax DD2

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil     

Campeão da Nascar Brasil em 2023 na classe ProAm e terceiro colocado no campeonato nacional em 2024, Léo Reis tem chances reais se tornar o primeiro brasileiro a ser campeão mundial na Rotax DD2. O piloto paulista foi o terceiro colocado na pré-final do seu grupo, disputada nesta sexta-feira (25) em Sarno, na Itália, local que recebe o Rotax Max Challenge Grand Finals, e está motivado para decisão deste sábado.

“Fomos P3 na nossa pré-final da Rotax DD2 e acredito que largaremos no top-5 na final. Nosso kart está super competitivo e é possível sonhar com esse título sim. Conto com a torcida dos brasileiros para gente levar e troféu para casa”, diz Léo, que tem 20 anos é pentacampeão brasileiro de kart.

O Rotax Max Challenge Grand Finals reúne os melhores pilotos do mundo para uma competição exclusiva com motores Rotax. Disputando uma categoria com 72 karts, Léo sempre esteve entre os primeiros na classificatórias, conseguindo dois terceiros lugares e outro top-10. O piloto largou em quarto na pré-final e conseguiu avançar uma posição.

Rafa Câmara crava terceiro tempo mais rápido do dia em treinos da FRECA em Monza

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil     

Com o título da temporada garantido na etapa passada em Barcelona, na Espanha, Rafa Câmara está se despedindo da FRECA no Autódromo Nacional de Monza, na Itália, e o piloto pernambucano segue acelerando forte em busca de bons resultados na última rodada dupla de 2024. O piloto da Prema cravou 1min47s932 na segunda sessão, garantindo o terceiro melhor tempo do treino e do dia.

“Foi uma sexta-feira de muito trabalho por conta da chuva aqui em Monza, mas conseguimos evoluir bastante da primeira sessão para o segundo treino e estamos no caminho certo para garantir uma boa posição do no grid de largada”, analisa Câmara, que cravou a pole position em Monza na temporada passada.

Com um assento garantido na F3 para o ano que vem, Câmara segue focado em sua última etapa na FRECA e tenta ampliar os seus números positivos. São seis vitórias, dez pódios e sete pole positions na temporada até aqui.

A programação da FRECA em Monza terá sequência neste sábado (26), dia em que será realizada a classificação, marcada para 3h30, e a corrida que abre a etapa italiana, às 8h20. No domingo a programação será semelhante para o encerramento da temporada, com classificação às 3h30 e a prova final às 10h55. O YouTube exibe todas as sessões ao vivo.

Paulista Digital

 

 

Pedro Clerot inicia decisão da FRECA com segundo melhor tempo do primeiro treino da categoria Rookie na Itália

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil     

Em busca do título da categoria Rookie da FRECA, Pedro Clerot iniciou as atividades da última etapa da temporada 2024, que é realizada no Autódromo Nacional de Monza, na Itália, com a segunda posição de sua classe e o quarto lugar geral. O resultado do piloto da equipe Van Amersfoort foi obtido no primeiro treino livre do final de semana.

Em uma sexta-feira marcada pela chuva no mais veloz circuito da temporada 2024, Clerot ficou apenas um décimo do melhor tempo da sessão inicial. O desempenho foi visto como positivo pelo piloto de Brasília, que ocupa a vice-liderança do campeonato da categoria Rookie.

“Foi importante começar o final de semana com um desempenho forte na primeira sessão do dia. Na chuva tudo é mais desafiador, mas terminamos o treino com o segundo tempo e ainda podemos evoluir mais na condição de seco. Vamos trabalhar para ter um carro rápido tanto na classificação quanto na corrida”, disse Pedro Clerot, que tem o patrocínio do Banco BRB.

As atividades da FRECA na Itália terão sequência neste sábado (26), dia que contará com a classificação, marcada para 3h30, e a corrida que abre a etapa de Monza, às 8h20. No domingo a programação se repete para o encerramento da temporada, com classificação às 3h30 e corrida às 10h55. O YouTube mostra todas as sessões.

Paulista Digital

 

Brasileiro de Kart: Categoria OK Júnior definirá o representante do Brasil no Troféu Academy da FIA de 2025

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil   

A Confederação Brasileira de Automobilismo anunciou nesta sexta-feira (dia 25) os critérios para a vaga destinada ao representante do Brasil no Troféu Academy da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) na edição de 2025.

A vaga ficará com o kartista brasileiro mais bem colocado na 59ª edição do Brasileiro de Kart na categoria OK Júnior e que esteja dentro dos critérios estabelecidos pela FIA para a competição (dentre eles ter idade entre 12 e 14 anos completados em 2025).

A OK Júnior fará parte da programação do Grupo 2 do Brasileiro de Kart, que será realizado entre os dias 11 e 16 de novembro no Kartódromo Luigi Borghesi, em Londrina/PR. As inscrições para o evento seguem abertas no site da CBA: https://inscricoes.cba.org.br/pt/ 

Criado em 2010, o Troféu Academy tem como objetivo revelar novos talentos, reunindo cerca de 50 pilotos do mundo todo, indicados pelas entidades do automobilismo de cada país. Para garantir a igualdade na disputa, todos os equipamentos (chassis, motores e pneus) são idênticos, abrindo espaço para o talento dos pilotos aparecer na pista.

Regularidade: a base da campanha dos principais candidatos ao título da Stock Car

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil      

A Stock Car Pro Series vive tempos de decisão. Na esteira de um histórico mês internacional, a categoria vai acelerar pela primeira vez no Uruguai: o Autódromo Victor Borrat Fabini, em El Pinar — distante 31 km da capital, Montevideo —, recebe a décima etapa da temporada 2024 neste fim de semana (24 a 26/10). Será a penúltima oportunidade que os pilotos terão para buscar bons resultados e uma pontuação relevante para assegurar um lugar entre os finalistas que vão lutar pelo Troféu dos Campeões na Super Final BRB, marcada para o Autódromo de Interlagos (SP), entre 14 e 15 de dezembro.

Historicamente, a Stock Car premia com o título competidores que se notabilizam pela regularidade. Muito mais que empilhar vitórias, o fundamental para trilhar uma campanha bem-sucedida sempre foi somar bons pontos em todas as etapas. E é justamente esta a receita adotada pelos competidores que vêm habitualmente frequentando a relação dos primeiros colocados da atual temporada.

Dos pilotos que integram o top-10 depois de nove etapas (ou 18 corridas) já disputadas neste ano, seis deles estão posicionados no grupo dos dez primeiros desde o primeiro fim de semana do calendário, realizado nos dias 2 e 3 de março, no Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna.

Líder da tabela com 696 pontos, Felipe Massa (TMG Racing) jamais esteve abaixo do sexto lugar no campeonato. Com um triunfo e seis pódios no ano, o ex-Fórmula 1 é um dos três pilotos que ocuparam o topo da lista em mais de uma oportunidade, após o término das etapas de Belo Horizonte e Buenos Aires.
Já o vice-líder da temporada, o jovem Felipe Baptista (Crown Racing), teve como pior posição uma quarta colocação na tabela, de modo que esteve entre os três primeiros em sete das nove etapas. Na esteira de três vitórias e sete pódios, o paulista também liderou o campeonato duas vezes: no complemento das etapas 5, no Velocitta, e 8, no Velopark.

Bia Martins e Walter Savaglia, parceiros da Volda, disputam neste fim de semana mais uma etapa da categoria HB20 Racing Cup

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil    

 Os pilotos Bia Martins e o Walter Savaglia, parceiros da Volda, disputarão neste final de semana a quarta etapa da categoria HB20 Racing Cup, no tradicional Autódromo Velocitta, em Mogi das Cruzes (SP). A primeira disputa acontecerá no dia 25 (sexta-feira), com o primeiro treino às 11h45 e o segundo às 15h15. No dia 26 (sábado), a sessão de classificação terá início às 8h35, seguida pela corrida nº 1 às 15h10. No dia 27 (domingo), a segunda corrida será realizada às 8h35.

Walter Savaglia iniciou sua trajetória no kart aos 13 anos e, após um período de pausa, retornou ao automobilismo fundando a Scuderia PCR. Ao longo de sua carreira, trabalhou com grandes nomes como Bia Figueiredo, Beto Monteiro, Antonella Bassani e Felipe Nasr. “Hoje, meu foco principal é promover o empoderamento de mulheres no automobilismo, oferecendo suporte e orientação para que elas possam conquistar seu espaço nas pistas”, afirma Savaglia.

Caçula de uma família de pilotos, Bia herdou a paixão pelo automobilismo que começou com seu avô e foi fortalecida pelo legado de seu pai e irmãos. Recentemente, mudou-se para São Paulo.  Além de pilota, atua como preparadora física de pilotos, unindo sua experiência nas pistas com a dedicação ao preparo físico de outros competidores.