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O novo regulamento de homologações para produtos/equipamentos de kart produzidos no Brasil foi divulgado esta semana pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), por meio de sua Comissão Nacional de Kart (CNK).
O documento apresenta os critérios para as homologações, passos a
seguir pelos fabricantes, calendário dos procedimentos, entre outros
detalhes importantes, e já está disponível no site da CBA: https://cba.org.br/upload/
Em 2024, os produtos que serão validados para o triênio 2025-2027 são:
Chassis Grupo 2;
Freios Grupo 2;
Carenagem e ferragens Grupo 2;
Para-choque traseiro Grupo 2;
Conjunto de Fixação / Painel Dianteiro (Bico).
*Os equipamentos do Grupo 2 são destinados às categorias Junior Menor ou assemelhadas em diante.
Para o quadriênio 2025-2028, serão validados este ano:
Motores;
Carburadores;
Escapamentos;
Filtros (silenciadores de admissão);
Abafadores de escapamento;
Embreagens 4T.
Com relação aos painéis dianteiros, conhecidos como “Bicos”, a CBA também está estudando implementar este ano o teste de recuo, para aferir o correto funcionamento do dispositivo de recuo em face a impactos.
“Desta forma, pretendemos garantir a igualdade entre todos os fabricantes nacionais, bem como nivelamento aos importados”, comenta o engenheiro Ricardo Molina, responsável técnico na CNK.
“Este teste já é realizado pela FIA na Europa, mas a primeira intenção da CNK/CBA é estabelecer parceria com laboratórios no Brasil, para termos o teste disponível e realizá-lo outras vezes durante o período de validade da homologação, para fazer checagens periódicas”, completa Molina.
A homologação é o instrumento oficial da CNK/CBA de identificação de equipamentos para uso específico nas competições de kart, tendo em vista sua fabricação em série e em quantidade suficiente para o atendimento da demanda de cada item. Somente fabricantes reconhecidos poderão receber a homologação oficial CNK/CBA.
Mais informações, acesse: www.cba.org.br
Comunicação CBA
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