terça-feira, 31 de outubro de 2023

Léo Cavalcanti volta a enfrentar problemas mecânicos, mas salva 7º lugar na corrida 2 da F-Delta em Goiânia e agora foca no Brasileiro de Kart

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil      

A sétima etapa da Fórmula Delta, realizada no último final de semana (28 e 29), em Goiânia (GO), foi a mais complicada da temporada para o catarinense Léo Cavalcanti, que seguiu enfrentando problemas mecânicos com o seu carro.

Na corrida 1, pela primeira vez no ano, o piloto de 15 anos não conseguiu marcar pontos e terminou em 11º lugar. Na corrida 2, mesmo com as dificuldades na troca de marchas, Léo conseguiu “salvar” um sétimo lugar.

Não foi o resultado esperado pelo piloto, que correu pela primeira vez na pista goiana. Desde a tomada de tempos, os problemas mecânicos impediram a busca por um melhor resultado e prejudicaram o desempenho nas corridas.

“Foi um final de semana muito difícil, com muitos problemas, que infelizmente não foram resolvidos. Na corrida 2, mesmo largando lá de trás, cheguei a ficar em quarto lugar, mas duas voltas depois a marcha já não entrava mais e todo o pelotão me passou. Tentei de tudo, mas não entrava de jeito nenhum. Tentava reduzir e também não reduzia”, lamentou Léo, que tem apenas 15 anos.

Na temporada, o piloto tem dois pódios e ocupa a nona colocação, com 77 pontos. Com a última etapa da Fórmula Delta marcada para dezembro, em Interlagos (SP), Léo volta agora suas atenções para a disputa do Campeonato Brasileiro de Kart, que acontecerá dentro de 15 dias no kartódromo RBC Racing, em Vespasiano (MG).

HRacing Cup celebra primeiros campeões em Goiânia

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil    

A HRacing Cup confirmou no ano de 2023 que os campeonatos estilo "seat and drive" vieram para ficar e podem proporcionar experiências singulares tanto para pilotos conhecidos quanto para estreantes que querem se firmar como competidores.

Em equipamentos de alto nível de qualidade similares, acertados e gerenciados pela mesma equipe, onde a única preocupação é sentar e correr (ou aprender e evoluir), os pilotos da HRacing Cup decidiram a primeira temporada da história em Goiânia, no coração do Brasil.

A bordo dos modelos Hyundai HB20 preparados especialmente para as pistas, que estabeleceram a categoria irmã Copa HB20 como um dos maiores campeonatos do Brasil - e utilizados por eles até o ano passado -, os 29 pilotos que se inscreveram para a decisão encontraram dois novos desafios que apimentaram a final: o alto calor e um traçado inédito para boa parte do grid.

Muito bem posicionado na briga na Super Cup, competindo contra pilotos bem mais conhecidos e experientes (não só de carreira, mas com o próprio carro), como Marcus Indio, André Bragantini Jr. e Victor Andrade, para citar alguns, Adilson Jr. surgiu como uma grande revelação para o grande público.

Garoto revelação conquista o título da Fórmula Vee Open

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil    

Uma jovem promessa do automobilismo nacional levou o título da Fórmula Vee Open. Rafael Marques, de 18 anos, conquistou o campeonato para novatos da FVee ao vencer a prova final neste domingo (29/10), em Piracicaba. Outro garoto, Henrique Pettinari, de 19 anos, ficou com o vice.

Em sua terceira edição, a FVee Open reuniu 22 pilotos iniciantes, que tiveram a sua primeira oportunidade no automobilismo. Eles foram divididos em três séries: BraClean, GP Suspensão Peças e Serviços e F/Promo Racing. Rafael Marques foi o único a vencer todas as provas que disputou na sua série. Além da decisão, ele faturou também as três corridas na fase eliminatória.

“É incrível conquistar um título nesta categoria tão tradicional e que já revelou nomes como Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet, Niki Lauda e tantos outros”, disse o mato-grossense Rafael Marques. “Fico muito orgulhoso por fazer parte desta história e espero poder seguir os passos desses grandes campeões”.

O garoto de Lucas do Rio Verde (MT) chegou à final com três vitórias na série classificatória. Na grande decisão, uma surpresa: pista molhada devido a uma tempestade que atingiu o autódromo do ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo). Foi então que o campeão aproveitou-se de um trunfo.

“Este foi o primeiro campeonato no asfalto que eu disputei. Mas eu já tinha corrido muito na chuva no kart cross no Mato Grosso. Com certeza, isso me ajudou muito na final”, disse.

Grupo 2 do Brasileiro de Kart terá Felipe Massoni como piloto consultor da CBA

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil  

Com quase 30 anos de kart, o piloto e preparador Felipe Massoni será o piloto consultor da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) na disputa do Grupo 2 do 58º Campeonato Brasileiro de Kart, que acontecerá entre os dias 11 e 18 de novembro no kartódromo RBC Racing, em Vespasiano/MG.

Com 16 títulos ao longo de sua carreira como piloto e várias conquistas como preparador nos campeonatos nacionais e estaduais, Massoni assumirá pela primeira vez a função, que tem como objetivo colaborar com os procedimentos de análises e decisões ao lado dos comissários da CBA.

“São quase 30 anos de experiência como piloto e como mecânico/chefe de equipe. Cresci aprendendo sempre com o meu pai na equipe dele e acredito que posso acrescentar bastante, com minha experiência, tanto dentro quanto fora das pistas”, comentou Massoni, que nas pistas é conhecido como Filé.

“Algumas situações que acontecem na pista são mais fácies de serem entendidas por um piloto, o que pode ajudar a argumentar com os pilotos que estarão na disputa”, completou Massoni, que iniciou no kart em 1995 e também passou por categorias do automobilismo, como Stock Car Júnior e Stock Light.

STOCK SERIES Zezinho Muggiati leva mais dois pódios e cacifa pontos para a final

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil  

Nunca a expressão “correr com a cabeça” fez tanto sentido para o piloto paranaense Zezinho Muggiati. Ele cumpriu à risca a meta traçada para as etapas deste final de semana na quinta etapa da Stock Series disputada no Autódromo do Velocitta. Depois de vencer a corrida disputada sábado, ele garantiu mais dois pódios neste domingo, desta vez de segundo lugar, e construiu uma boa vantagem para a etapa decisiva do campeonato, marcada para os dias 16 e 17 de dezembro no Autódromo de Interlagos.
“Considerando as circunstâncias e o campeonato, foi um fim de semana muito bom. Tinha ritmo para vencer a Corrida 1, e na segunda prova eu meio que fui sobrevivendo porque sabia que tinha de fugir das confusões. Então foi muito bom em termos de pontos, abrimos mais no campeonato e vamos chegar em Interlagos com um respiro na frente. Não vai ser fácil, mas quem sabe não repetimos o feito de vencer as três corridas e, assim, buscar essa taça de campeão”, comentou o piloto que leva em seu carro as marcas do Grupo Potencial, ProConsult, Qualiserv, Fox Lux, Paybrokers, The Basement, Roggia Veículos, Sanepar, Copel e Prefeitura de Curitiba através dos projetos de incentivo ao esporte.

A vantagem de Zezinho para Gabriel Robe agora é de 19 pontos depois da etapa deste fim de semana em Mogi Guaçu. O paranaense soma 349 pontos, contra 330 do seu maior adversário na luta pelo título. Arthur Gama está em terceiro no geral, com 275 tentos, seguido por Felipe Barrichello Bartz, com 248. Empatados na quinta posição estão Mathias de Valle e Pietro Rimbano, com 218.

“É uma boa vantagem, mas que não garante nada. Temos mais três corridas pela frente, 84 pontos em disputa, sem contar que é preciso lançar os descartes. Então, na prática, essa pontuação ainda será muito alterada. Seguirei trabalhando para buscar esse título”, finaliza o paranaense.

Etapa quente: Stock Car vai ao limite no Velocitta

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil  

A Stock Car Pro Series realizou a décima e antepenúltima etapa de uma empolgante temporada 2023 neste domingo (29). O Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), foi palco de duas grandes corridas, que foram vencidas pelos pilotos da Eurofarma RC. Na primeira prova do dia, Daniel Serra superou Felipe Fraga (Blau Motorsport) na estratégia de pit-stop e venceu pela terceira vez no campeonato, enquanto Felipe Baptista (KTF) foi o terceiro depois de superar Gabriel Casagrande na última volta.
Ricardo Maurício repetiu a tática adotada pelo companheiro de equipe na Corrida 2, mas também precisou segurar a forte pressão de Felipe Massa (Lubrax Podium) nas voltas finais para vencer pela segunda vez na temporada e a 37ª na Pro Series, empatando com Cacá Bueno (KTF) como o segundo maior vencedor em atividade na categoria. Fraga ficou na terceira posição.
Com um quarto e um décimo lugares neste domingo, Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel) conseguiu abrir ainda mais vantagem perante seus concorrentes diretos. O campeão de 2021 tem agora 279 pontos, 31 a mais que o novo vice-líder da temporada, Felipe Fraga, que foi o maior pontuador do fim de semana em Mogi Guaçu.

Estratégia leva Serra à vitória — Pole position, Fraga sustentou a liderança, com Serra em segundo e Casagrande em terceiro. Com o desenrolar da prova, o piloto da Blau conseguiu abrir vantagem na frente e controlou a disputa até a abertura da janela para pit-stop obrigatório.
Fraga foi justamente o primeiro piloto a fazer a parada nos boxes, sendo seguido por Casagrande, enquanto Serra adotou estratégia diferente, optou por ter pista livre e tentar buscar a liderança da corrida. Daniel partiu para os boxes na volta 11, fez o pit-stop, teve sucesso na sua tática e voltou logo à frente do Chevrolet Cruze #88 da Blau.
Os minutos finais de prova entregaram muita emoção com o duelo de campeões. Serra conseguiu sustentar a liderança e cruzou a linha de chegada na frente para vencer pela terceira vez na temporada e a 24ª na sua laureada carreira. Fraga confirmou o segundo lugar, enquanto Felipe Baptista fez a ultrapassagem na última volta, superou Gabriel Casagrande e foi o terceiro.
“Foi um misto de performance com estratégia. Paramos na hora certa e, como seguimos na pista [antes da parada obrigatória], viramos tempos bem rápidos. A equipe fez um pit-stop perfeito, mais uma vez, e voltamos em primeiro. Tivemos um pouquinho de sufoco ali depois do safety-car, mas depois deu tudo certo”, comemorou Daniel.

Gabriel Casagrande segue líder da Stock Car com 31 pontos de vantagem após quarto lugar no Velocitta

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil  

O paranaense Gabriel Casagrande, líder da Stock Car, fechou a décima etapa da temporada com um quarto lugar no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu (SP). Em busca do segundo título na categoria, Casagrande carrega 30 kg de lastro e precisou ter cautela em alguns períodos das provas deste domingo, principalmente pensando na pontuação do campeonato. Com os resultados de hoje, o piloto da AMattheis Vogel chegou aos 279 pontos, enquanto o segundo colocado é Felipe Fraga com 248.

“Considero que foi um final de semana positivo por inteiro. Uma vantagem de 35 pontos para o vice-líder passou para 31 pontos, agora o (Felipe) Fraga é o vice-líder. Faltam duas etapas, quase todos os pilotos já têm os descartes obrigatórios, então ninguém pode vacilar nesse final”, diz Casagrande, que tem os patrocínios de Baterias Júpiter, Axalta, ArcelorMittal, OnPetro, Raumak Packaging, Panter, Conquista Medicamentos, STP, Cresol, Pay4Fun, KTO e Atacadão Pneus.

A prova 1 deste domingo teve um momento decisivo na briga pelo pódio, em que Casagrande precisou tirar o carro para não ser acertado por um adversário na disputa pela terceira colocação na última volta. Na segunda corrida, o piloto do Chevrolet número 83 ficou no top-10.

Tony Kanaan fica perto de top-10 com boa performance da Texaco Racing no Velocitta

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil  

Piloto da Texaco Racing, Tony Kanaan ficou bem perto de um resultado entre os dez melhores na décima etapa da Stock Car, disputada neste domingo (29) no Velocitta, em Mogi Guaçu (SP). Mas ele viu o resultado escapar por conta de um toque nos momentos finais da segunda corrida do dia. Ainda assim, o piloto completou mais uma etapa na zona de pontos no interior paulista.

O piloto do Toyota Corolla número 6 seguiu uma estratégia inicial de ir em busca de ganhar posições para se posicionar bem para a segunda corrida. Kanaan obteve sucesso, conseguindo passar pela primeira corrida sem problemas para priorizar a segunda disputa do dia no circuito de 3.443 metros.

Entretanto, logo após sua parada, Kanaan foi coletado em uma disputa entre dois pilotos que resultou na perda de controle do carro de Lucas Foresti, que atingiu o carro do piloto baiano, forçando-o para fora da pista, impedindo uma chegada entre os dez melhores da prova.

Stock Car: Cacá Bueno lidera corrida e garante dois top-10 no Velocitta

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil  

Pentacampeão da Stock Car, Cacá Bueno foi um dos destaques da décima etapa da temporada 2023, disputada neste domingo (29) no Velocitta, em Mogi Guaçu (SP). O piloto da KTF Sports garantiu dois top-10, e liderou a maior parte da segunda corrida do dia no interior paulista, mas um incidente com um companheiro de equipe nas voltas finais o fez terminar em sétimo na prova, após garantir a décima posição na corrida 1.

O dono do Chevrolet Cruze número 0 largou da 13ª colocação na primeira corrida e conseguiu avançar ao décimo posto, o que lhe garantiu a primeira posição para a largada na segunda corrida do dia. Nesta prova, o piloto liderou até a rodada de paradas nos boxes, quando retornou à pista em terceiro. Já nas voltas finais, um incidente com um companheiro de equipe o fez acabar em sétimo.

“O carro era maravilhoso, eu tive que forçar o ritmo na corrida 1, gastei um pouco mais de pneus que os outros, e essa dificuldade de motor condicionou a corrida 2. O pit stop também, a gente vai estudar porque a gente colocou quase três segundos a mais de combustível, e parou em primeiro e voltou em terceiro. Se não fosse o Safety Car, a gente chegaria tranquilamente em terceiro, e mostramos que a gente tem carro para brigar por vitórias. Feliz pela equipe, que avançou”, disse Cacá Bueno, que tem os patrocínios de icarros, Itaú, Paraflu, Red Bull, Tek Bond, Prime You e ACDelco.

Felipe Massa conquista o segundo lugar na corrida 2 do Velocitta

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil    

Depois de dois pódios na mesma etapa, em Interlagos, Felipe Massa, da equipe Lubrax | Podium Stock Car Team, patrocinada pela Vibra, voltou a frequentar a festa do champagne neste domingo, no Velocitta. Com um ritmo e uma estratégia impecáveis, Massa terminou em segundo na corrida 2 da 10ª etapa da temporada.

Na primeira corrida da rodada dupla, Massa largou em sétimo e terminou em quinto, marcando 17 pontos. Com os 20 do segundo lugar, Massa somou expressivos 37 pontos na etapa.

O destaque do dia foi a segunda corrida de Massa. Largando em sexto, ele pulou para quarto logo nos primeiros metros, ultrapassou Thiago Camilo para chegar a terceiro e, com uma parada de box perfeita, ganhou a posição de Cacá Bueno para assumir o segundo lugar.

Mais rápido que o líder Ricardo Maurício, Massa foi se aproximando, mas já faltava pouco tempo para a corrida acabar e cruzou a linha na cola do vencedor.

Stock Series: Robe e Gama vencem no Velocitta e Muggiati vai para decisão na liderança

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil   

 O domingo (29) de desfecho da quinta e penúltima etapa da temporada 2023 da Stock Series foi de vitórias para a Garra Racing Team no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, no interior de São Paulo. Gabriel Robe triunfou na segunda prova do fim de semana e a primeira do dia. O complemento da jornada marcou a conquista de Arthur Gama, que triunfou pela primeira vez na categoria de acesso à Stock Car. O gaúcho de 18 anos suportou a forte pressão de Zezinho Muggiati nas voltas finais e subiu ao topo do pódio no Velocitta.

Embora não tenha vencido neste domingo, Muggiati teve dois resultados bastante importantes para o campeonato. Depois de ter triunfado no sábado, o paranaense da W2 Racing ProGP terminou as duas provas do dia na segunda colocação e somou pontos bem importantes, mantendo assim uma vantagem considerável, de 19 pontos, para Gabriel Robe no campeonato, restando agora uma etapa, em Interlagos, para a definição do campeão e de quem vai conquistar o superprêmio: o equivalente a R$ 2,5 milhões para assegurar uma vaga no grid da Stock Car Pro Series em 2024.

Muggiati deixa Mogi Guaçu satisfeito, sobretudo com sua condição na ponta da temporada e restando só três provas para o término do calendário. “Considerando as circunstâncias e o campeonato, foi um fim de semana muito bom. Tinha ritmo para vencer a Corrida 1, e na segunda prova eu meio que fui sobrevivendo porque sabia que tinha de fugir das confusões. Então foi muito bom em termos de pontos, abrimos mais no campeonato e vamos chegar em Interlagos com um respiro na frente. Não vai ser fácil, mas quem sabe não repetimos o feito de vencer as três corridas e, assim, buscar essa taça de campeão.”

Bia Figueiredo volta a acelerar um stock car depois de 4 anos

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil    

Bia Figueiredo não sentava num cockpit de um stock car desde 2019. Depois de quatro anos, a piloto deu uma volta rápida no traçado do Velocitta a convite da Vibra, patrocinadora da equipe Lubrax | Podium Stock Car Team, dos pilotos Felipe Massa e Julio Campos.

“Não é exatamente o carro que os pilotos guiam nas corridas, mas ainda assim foi possível sentir de novo um pouco da adrenalina e do calor que faz dentro de um stocão. Foi muito divertido andar e transpirar um pouquinho aqui no Velocitta”, brincou Bia, referindo-se aos 30°C deste domingo, em Mogi Guaçu, onde a Stock Car disputa a 10ª etapa do ano.

Atualmente na Copa Truck, a piloto foi convidada para uma série de ativações com Massa e Julio para celebrar a recém-lançada gasolina Petrobras Podium Carbono Neutro.

Ela fez live e gravou um quiz com os dois pilotos, que, na verdade, são amigos de longa data. Desde quando eram pequenos e disputaram o Brasileiro de kart em 1995, em Florianópolis.

segunda-feira, 30 de outubro de 2023

AMG Cup Brasil: Bruno Alvarenga conquista objetivo do pódio em Goiânia

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil    

A sétima etapa da AMG Cup Brasil movimentou o Autódromo Internacional Ayrton Senna em Goiânia neste final de semana, 28 e 29 de outubro. As duas corridas que aconteceram neste domingo foram cheias de ultrapassagens e muita disputa no traçado de 3.820 metros de extensão do Centro-Oeste brasileiro.

O piloto paulista Bruno Alvarenga (Rodoil) conseguiu superar os desafios de acertos no AMG CLA #99 com a equipe nos treinos e largar da quarta fila no grid e depois de um belíssimo desempenho na corrida levou o troféu de quinto colocado na primeira corrida. “Estou muito feliz com o pódio da corrida da manhã, o carro esteve perfeito”, comentou o piloto.

O mesmo não ocorreu na segunda corrida, um toque a pouco mais da metade do tempo regulamentar de prova frustrou os planos do segundo pódio.

“Na corrida ao meio dia não foi como o esperado. Larguei da quarta posição, conquistei algumas posições e já estava em segundo quando recebi um toque, me fez rodar, bater no guard-rail e não tive condições de voltar para a prova. Vamos pensar no campeonato e garantir mais quatro bons resultados nas rodadas finais”, disse o piloto.

Stock Car: Etapa do Velocitta marcada por disputas e guerras estratégicas nas vitórias de Serra e Maurício

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil  

O autódromo do Velocitta foi palco da penúltima etapa da temporada 2023 da Stock Car Pro Series. Daniel Serra e Ricardo Maurício, da Eurofarma-RC, foram os vencedores das duas corridas disputadas no interior paulista neste domingo (29). Os dois pilotos usaram a mesma estratégia, deixando para fazer suas paradas obrigatórias após os líderes e ganhando tempo na pista. A disputa do campeonato segue em aberto, com Gabriel Casagrande liderando com 30 pontos de vantagem para o novo vice-líder Felipe Fraga. 

Na corrida inaugural, Felipe Fraga, da Blau Motorsports, largou da pole, mas foi Serra quem cruzou a linha de chegada em primeiro. Fraga e Felipe Baptista completaram o pódio da primeira prova, que teve alguns momentos de tensão. Gaetano Di Mauro, que largaria da terceira colocação, teve um problema elétrico na saída para a volta de apresentação e não largou para a primeira corrida. Fraga liderava a prova com Serra sempre próximo, mas optou por fazer seu pit stop logo na abertura da janela obrigatória, enquanto Serra usava seus botões de ultrapassagem para ganhar tempo com pista livre à frente. Fraga voltou em meio ao tráfego e perdeu tempo – e a corrida. Voltou em segundo, atrás de Serra, que venceu pela segunda vez na temporada.

Ricardo Maurício, na segunda corrida, mostrou por que é um dos grandes nomes da categoria. Largando da segunda posição, ele soube aproveitar a estratégia de pit stop para ultrapassar Cacá Bueno e garantir a vitória. Felipe Massa ficou em segundo, e Felipe Baptista completou o pódio.  

Após as corridas, a tabela do campeonato sofreu mudanças significativas. Gabriel Casagrande continua na liderança com 277 pontos, mas Felipe Fraga e Thiago Camilo se aproximam do líder. Daniel Serra, com sua vitória, subiu três posições e agora está em quinto lugar. Ricardo Maurício agora figura na nona colocação. Rubens Barrichello, então vice-líder, foi 11º na primeira prova e não completou a segunda nos pontos após batida que envolveu, além dele, Daniel Serra, Bruno Baptista e Rafael Suzuki.

Copa São Paulo Light de Kart: Carioca Gabriel Fernandes é campeão antecipado após sétima vitória

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil    

A nona etapa da Copa São Paulo Light foi de consagração para o piloto carioca Gabriel Fernandes (Techspeed/Cinestúdio/Globo Construtora/Seepill Valves/Total Auto Center/3Marc/Pizza Crek/SOS Bike Móvel). Afinal, além de garantir no Kartódromo Internacional Aldeia da Serra a sétima vitória em nove etapas disputadas, no sábado (28/10) ele conquistou o segundo turno e também foi o campeão antecipado da F-4 Júnior.

“Estou feliz com estas conquistas no principal e mais competitivo campeonato regional do kartismo brasileiro. Vencer sete de nove etapas mostra o quanto foi eficiente a equipe Nikima Racing/Dai Motorsport e o merecimento que temos. Espero que estes resultados abram novas portas para avançarmos neste esporte tão exigente”, comemora o piloto de apenas 14 anos de idade, que já havia sido o campeão do primeiro turno e lidera também o terceiro turno. A décima e última etapa do campeonato acontecerá em formato de rodada tripla nos dias 8 e 9 de dezembro, no Kartódromo de Interlagos (SP), finalizando o terceiro turno.

Na tomada de tempos Gabriel Fernandes fez o quarto tempo, a 0s187 do pole Victor Tieri, o que dava o direito de largar da segunda fila. Após a classificação, a equipe Nikima Racing/Dai Motorsport descobriu duas rachaduras no chassi Techspeed e fizeram as soldas, que deixariam o kart mais rígido. No entanto, poucos minutos antes da largada da primeira prova o piloto teve indisposição estomacal e chegou a enjoar já dentro de seu kart na saída para alinhamento, o que causou apreensão na Nikima Racing/Dai Motorsport.

Na primeira bateria Gabriel esqueceu de todos os problemas e logo partiu pra cima de seus oponentes, e na terceira volta já estava liderando. A partir daí só foi aumentando a sua vantagem na frente, que chegou a quase quatro segundos, e nas quatro últimas voltas diminuiu o ritmo para economizar pneus para a segunda bateria. Venceu com 2s451 de folga sobre Gui Bittencourt.

Mit Cup: Cristiano Rocha e Minae Miyauti são top 4 na penúltima etapa da temporada 2023

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil   

 Neste sábado, 28 de outubro, na cidade de São João da Boa Vista, interior paulista, foram disputadas três provas válidas para a sexta e penúltima etapa da Mitsubishi Cup, o maior rally monomarca da América Latina. Cristiano Rocha e Minae Miyauti (#20) mostraram suas habilidades no treino classificatório e nas três provas no em circuito de 30 quilômetros.

A dupla da equipe Accert Competições garantiu a pole position, um terceiro, um primeiro e um nono lugar, que levaram a dupla para a quarta posição do pódio da categoria Outlander Sport R Pro. “Foi uma especial de média e alta velocidade bem preparada pela organização e que deixou a etapa com muitos desafios”, contou o piloto.

No roteiro, estradas de fazenda e vários quilômetros margeando plantações e a concentração esteve no Parque de Apoio localizado na Sociedade Esportiva Sanjoanense. “Vamos para a etapa final, no mês que vem, com o mesmo objetivo: a busca do título”, finalizou Cristiano Rocha.

A sétima e decisiva etapa do campeonato será no dia 25 de novembro, no traçado de terra aos arredores do autódromo do Velocitta em Mogi Guaçu/SP. 

Fonte: SIG Comunicação | sig@sigcomunicacao.com.br

Caio Castro homenageia Ayrton Senna em teste com carro de Fórmula 1 na França

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil    

O piloto Caio Castro provou a experiência única de realizar um teste em um carro da Fórmula 1 no autódromo Magny Cours localizado na cidade de Nevers, na França. E para que a vivência fosse ainda mais inesquecível, aproveitou a oportunidade para homenagear o maior piloto brasileiro de todos os tempos, Ayrton Senna. 

Durante a corrida, Caio Castro vestiu o capacete personalizado, que une a identidade do piloto, como ele conta: “Fiz questão de unir o meu layout com o de Senna para que as pessoas vejam essa combinação na pista, com tudo isso feito pelo artista Mosca”.

“Senna é uma inspiração para todo e qualquer piloto, profissional ou não”, conta Caio. “As histórias e mensagens de Ayrton deixaram para mim uma motivação para minha carreira nas pistas. Eu esperei minha vida toda por esse momento”, completa.

Reposicionamento Marca Senna

Em maio deste ano, a Marca Senna passou por um reposicionamento com mote “Busque Sua Verdade”, que englobou uma série de ativações e parcerias com Galvão Bueno, Acelerados e o rapper Mv Bill, além do lançamento de novos produtos, como o tênis GEL-Cumulus Senna, realizado em colaboração com ASICS.
 

 

sexta-feira, 27 de outubro de 2023

Após pódio na TC2000, Nelson Piquet Jr volta a acelerar na Stock Car com a Universal Soluções Automotivas

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil    

Depois de conquistar um pódio na prova de 200 km da TC2000 em Buenos Aires, no mesmo final de semana em que acelerou na Argentina pela Stock Car, Nelson Piquet Jr volta a correr na categoria brasileira no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), com o carro nas cores da Universal Soluções Automotivas. Piquet Jr acredita que o aprendizado da etapa passada será importante para essa próxima rodada dupla.

“Espero que tudo que aprendemos sobre o conceito do ajuste do nosso carro na Argentina sirva para ter um carro mais competitivo no Velocitta. Essas últimas provas são muito importantes para acharmos o melhor caminho no nosso setup se quisermos pensar em título no ano que vem. Então a expectativa é de ter um bom resultado e buscar o pódio em Mogi Guaçu”

Piquet Jr esteve no top-5 da Stock Car em cinco corridas nesta temporada. O piloto da equipe Crown Racing é o 11º colocado na tabela com 158 pontos, mesmo sem ter participado de uma das etapas de Interlagos neste ano.

A Universal Soluções Automotivas segue apoiando o projeto Lendas da Stock Car, incentivando a participação dos pilotos Ingo Hoffmann, Chico Serra e Paulo Gomes durante as ações promovidas em conjunto com a categoria.

Sul-Americano de Esports: programação e formato de disputa da final definidos

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil  

Dentro de exatamente uma semana será conhecido o primeiro campeão Sul-Americano de Esports. Daqui uma semana, no dia 2 de novembro, 11 pilotos de seis países da América do Sul irão duelar pelo título na MAX Arena, na capital paulista, na semana em que a Fórmula 1 está no Brasil. Ao vencer no virtual, o campeão passa para o real para acompanhar de perto o final de semana do GP São Paulo de F1 direto do Autódromo de Interlagos.

O Campeonato Sul-Americano de Esports é uma iniciativa de Fabiana Ecclestone, Vice-Presidente da FIA para o Esporte na América do Sul, com apoio da FIA (Federação Internacional do Automóvel) e também da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo). “Já na primeira fase, pudemos ver o grau de dedicação e talento destes participantes na busca por seus objetivos. Tanto que o equilíbrio entre eles foi muito grande, digno do que vemos nas melhores categorias reais”, destacou Fabiana.

“Eu me sinto muito honrado pelo Brasil ter sido escolhido para sediar o primeiro Campeonato Sul-Americano de E-Sports da FIA e de poder colaborar para que essa importante competição, criada por nossa vice-presidente de esportes da FIA para a América do Sul, Fabiana Ecclestone, possa acontecer. Fabiana tem sido incansável na ampliação e desenvolvimento do automobilismo no continente. Nesse sentido, a Confederação Brasileira de Automobilismo está inteiramente alinhada com essa política, sempre a postos para dar o suporte necessário para as diversas iniciativas, como é o caso deste Sul-Americano”, declarou o presidente da CBA, Giovanni Guerra.

As eliminatórias foram disputadas online entre 27 de setembro e 5 de outubro. Foram 333 jogadores de todo o continente buscando vaga entre os 11 finalistas. Marcando voltas rápidas na plataforma iRacing com carros de especificação FIA Fórmula 4, pilotos de toda a América do Sul marcaram suas melhores voltas tendo como palco de disputa o tradicional circuito de Laguna Seca, nos Estados Unidos. O equilíbrio foi tão grande que apenas meio segundo separou os tempos dos 11 finalistas, que vêm de seis países.

quinta-feira, 26 de outubro de 2023

Coluna Bruno Baptista – Novo desafio em Velocitta traz atenção ainda maior com a estabilidade do carro

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil   

A Stock Car terá mais um desafio nesta temporada no moderno traçado de Velocitta, em Mogi Guaçu. Considero Velocitta um circuito completo, porque ele exige todo o conhecimento dos pilotos para manter-se em máxima performance mesmo diante de várias curvas em alta, outras em baixa, com angulação e subida.

Outro detalhe tornará a corrida ainda mais interessante: o asfalto novo. A presença do piso moderno qualifica a disputa e também permite uma velocidade ainda maior dos carros.

Para ganharmos mais velocidade com estabilidade e segurança, é fundamental olharmos para dentro do carro, mais precisamente nas estruturas que compõem o meu carro RCM Motorsport. Em uma prova de Stock Car, há uma enorme pressão exercida sobre eixos, rolamentos, buchas e outras estruturas, afinal corremos sempre no limite.

Curioso pensar como os adesivos trava-roscas Loctite, aparentemente simples e conhecidos como vermelhinhos, se tornam gigantes quando aplicados para a fixação de peças cilíndricas. Esse poder de adesão das peças mantém a estabilidade do carro resistindo a impactos, tensões, vibrações e temperaturas extremas. 

Copa São Paulo Light de Kart: Carioca Gabriel Fernandes quer vencer o segundo turno neste sábado

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil    

O carioca Gabriel Fernandes (Techspeed/Cinestúdio/Globo Construtora/Seepill Valves/Total Auto Center/3Marc/Pizza Crek/SOS Bike Móvel) estará neste sábado (28/10) de volta ao Kartódromo Internacional Aldeia da Serra, em Barueri (SP), onde no último final de semana venceu e praticamente garantiu o título de campeão da F-4 Júnior na V11 Aldeia Cup. Desta vez, ele quer vencer o segundo turno da Copa São Paulo Light de Kart, durante a nona e penúltima etapa do principal campeonato regional do kartismo brasileiro.

“A minha equipe (Nikima Racing/Dai Motorsport) tem boas receitas de acerto para o meu Techspeed em qualquer circuito de Aldeia da Serra. Isto me dá a confiança para voltar a andar na frente e buscar os pontos necessários para vencer o segundo turno e quem sabe ampliar a liderança no campeonato”, planeja o piloto de Nova Iguaçu, que vem de seis vitórias no certame.

Além de ser o campeão do primeiro turno, o representante da Techspeed/Cinestúdio/Globo Construtora/Seepill Valves/Total Auto Center/3Marc/Pizza Crek/SOS Bike Móvel lidera o terceiro turno – que será definido apenas na última rodada tripla -, e está em primeiro também no segundo turno, que será encerrado nesta etapa, somando 33 pontos, contra 23 de Nicolas Amaral, e 22 de Tieri, o terceiro colocado.

Tony Kanaan busca manter sequência de etapas nos pontos no Velocitta com a Texaco Racing

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil    

A Stock Car retoma sua temporada 2023 neste final de semana, com a disputa da décima etapa, marcada para o Velocitta. Piloto da Texaco Racing na mais importante categoria do esporte a motor nacional, Tony Kanaan busca manter a sequência de etapas na zona de pontos no circuito localizado em Mogi Guaçu (SP), que chegou a quatro rodadas duplas após a passagem pela Argentina.

O dono do Toyota Corolla número 6 vem pontuando seguidamente desde a primeira passagem pelo autódromo localizado no interior paulista. Com o carro apresentando evolução desde então, Kanaan espera poder brigar por posições mais à frente do pelotão nas corridas marcadas para o circuito de 3.443 metros de extensão.

“O carro vem mostrando boa evolução, e tínhamos condições até de brigar por um top-10 na Argentina. Nossa sequência de etapas nos pontos começou no Velocitta, que é uma pista extremamente técnica. Mais uma vez a classificação será determinante para que a gente possa brigar por bons resultados”, disse Tony Kanaan.

As atividades da Stock Car no interior paulista serão abertas nesta sexta-feira (27) com o primeiro treino livre do final de semana. O sábado terá mais um treino e a classificação. As corridas serão disputadas no domingo, a partir do meio-dia. Band, Sportv, Canal GB e plataformas digitais da categoria mostram a rodada dupla ao vivo.

Brasileiro de Kart: Categorias Graduado, Sênior AM, Sênior Pro, Júnior Menor, Júnior e Novatos terão escapamentos sorteados

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil         

As categorias Graduado, Sênior AM, Sênior Pro, Júnior Menor, Júnior e Novatos – que serão disputadas dentro do Grupo 2 do 58º Campeonato Brasileiro de Kart – terão seus escapamentos sorteados durante a competição nacional, que acontecerá entre os dias 11 e 18 de novembro no kartódromo RBC Racing, em Vespasiano/MG.

Após licitação, a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) já divulgou adendo (https://cba.org.br/upload/downloads//710/58-brasileiro-de-kart-regulamento-geral-2023-g-2-adendo-6-.pdf) com as marcas que cada uma das categorias deverá utilizar:

Spinery: Graduado, Sênior Am e Sênior Pro;
Roma: Júnior Menor, Júnior e Novatos.

Além destas seis categorias, o Grupo 2 do Brasileiro de Kart ainda terá a disputa entre os pilotos da Mini 2T, Super Sênior, Super Sênior Master, Sênior 60+, Shifter Graduados, Shifter Sênior e Shifter Super Sênior.

As inscrições seguem abertas até o dia 7 de novembro no site da CBA: https://inscricoes.cba.org.br/pt/eventos/g2-brk-2023-58a-campeonato-brasileiro-de-kart- 

Mais informações, acesse: www.cba.org.br 

Comunicação CBA

Massa terá novas cores inspiradas na gasolina Petrobras Podium carbono neutro

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil       

Felipe Massa, da equipe Lubrax | Podium Stock Car Team, patrocinada pela Vibra, vai estrear novas cores na etapa do Velocitta, a 10ª da temporada. O piloto #19 vai correr com carro e macacão inspirados na recém-lançada gasolina Petrobras Podium carbono neutro, o combustível oficial de todos os carros da principal categoria do país desde 2015.

“É importante para a toda a sociedade pensar em energias renováveis, como a Vibra vem fazendo com muita seriedade e profissionalismo. Além disso, a nova pintura ficou bem bonita. Aprovadíssima. Que nos traga grandes resultados no Velocitta”, disse Massa, que vai usar as novas cores nas três etapas que restam até o fim da temporada.

A pintura usada até aqui na temporada equilibrava as cores verde, amarela e azul. Agora, o carro de Massa será predominantemente preto, com detalhes em azul e verde, destacando a frase 'carbono neutro'. O macacão todo azul também muda, seguindo o layout do carro.

Sobre a gasolina Petrobras Podium carbono neutro

Pedro Clerot está na final da Seletiva que definirá novo piloto do Ferrari Driver Academy

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil       

Um dos novos talentos do esporte a motor nacional, Pedro Clerot se classificou para a fase final da seletiva que escolherá o novo piloto do programa Ferrari Driver Academy.

Nesse programa a equipe italiana visa formar pilotos para atuar na Fórmula 1 e em categorias de topo do esporte a motor mundial.

Clerot tem se destacado nos monopostos desde a última temporada. O brasiliense se tornou o primeiro campeão da história da F4 Brasil, em 2022. Neste ano, o piloto atua na F4 Espanhola, onde possui duas vitórias e uma pole position.

Na pista, o piloto encerra a temporada 2023 da F4 Espanhola entre os dias 11 e 12 de novembro, em Barcelona.

Fonte: Paulista Digital

terça-feira, 24 de outubro de 2023

F4 Brasil: Vinícius Tessaro lidera cincos dos seis treinos com os pneus Pirelli que serão utilizados na etapa do GP Brasil de Fórmula 1

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil     

Depois de dois meses sem acelerar, o piloto Vinícius Tessaro voltou a sentar no carro da Fórmula 4 Brasil da equipe Cavaleiro Sports. Na última sexta-feira (19) e sábado (20), as equipes tiveram dois dias de testes coletivos da categoria no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), visando a adaptação dos carros e pilotos para os pneus Pirelli que serão utilizados na quinta – e penúltima etapa – da temporada, no GP Brasil de Fórmula 1, nos dias 4 e 5 de novembro, em Interlagos, São Paulo (SP). Tessaro, que lidera o campeonato, foi o mais rápido em cinco das seis sessões de treinos realizadas.

Na sexta-feira, o piloto do #30 da Cavaleiro Sports foi o mais rápido nas três sessões realizadas. “Tivemos um primeiro teste aqui no Velocitta antes da etapa mais importante do ano, junto com a Fórmula 1 em Interlagos. Teremos dois dias de teste após a troca dos pneus Hankook para os da Pirelli. Hoje foi um dia muito produtivo para nós, lideramos os três treinos que aconteceram e conseguimos evoluir bem o acerto do carro com o novo pneu. Ainda temos muitas coisas para testar e seguir evoluindo com esse pneu e espero que amanhã seja um dia muito produtivo para mim e para a equipe. Estamos desde o começo do ano fazendo um ótimo trabalho, hoje a máquina era perfeita”, comemorou o piloto de 16 anos.

No segundo dia de testes, Tessaro liderou mais duas sessões de treino: a primeira e a terceira do dia. "Tivemos os dois dias de testes aqui no Velocitta e conseguimos usar o pneu da Pirelli que vai ser o composto da etapa da Fórmula 1. Foram dias interessantes, lideramos 5 dos 6 treinos aqui em Mogi e conseguimos testar bastante coisa que queríamos para a etapa de Interlagos. O desempenho aqui nos mostrou que vamos brigar na frente em São Paulo, sigo como líder do campeonato e isso é importante, uma boa etapa pode garantir o campeonato para nós”, avaliou Tessaro.

Brasileiro de Turismo VNT tem inscrições abertas para decisão

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil     

A partir desta quarta-feira (25) estarão abertas as inscrições para a última etapa do VNT Brasil, o Campeonato Brasileiro de Velocidade na Terra. Além de uma disputa acirrada pelo título da categoria Autocross, que terá sua quinta etapa, a final também terá a etapa única para definir o campeão brasileiro na categoria Turismo VNT. A etapa está marcada para acontecer entre 31 de novembro e 2 de dezembro, no Autódromo Bom Futuro, em Cuiabá (MT).

Na Turismo VNT, serão apenas 36 vagas para pilotos de todo o Brasil que utilizam os carros com motorização 1.6, de tração dianteira e com preparação limitada. O regulamento técnico específico para cada uma das marcas mais utilizadas está disponível no site da Confederação Brasileira de Automobilismo, www.cba.org.br, onde também deverá ser feita a inscrição através do link https://inscricoes.cba.org.br.

“Na etapa passada tivemos a participação da categoria Kartcross, e as 80 vagas quase se esgotaram rapidamente. Então, esperamos que com a categoria Turismo VNT ocorra o mesmo, especialmente pela tradição de diversos estados com este formato de disputa e crescimento do campeonato. Como existe esse limite, é bom que os pilotos e preparadores não deixem para última hora”, ressaltou Gian Pasquali, diretor-executivo da Associação Nacional de Velocidade na Terra – ANVT, responsável pela organização do campeonato com a chancela da Confederação Brasileira de Automobilismo.

Tradicionalmente, os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Bahia, Espírito Santo e Mato Grosso são os que apresentam o maior número de inscritos. Na temporada passada, o título também foi definido em etapa única, disputada em Telêmaco Borba (PR), e o campeão foi o catarinense Jorge Augusto Marques.

O VNT Brasil é organizado pela Associação Nacional de Velocidade na Terra - ANVT, com apoio do grupo SR e supervisão técnica e desportiva da Confederação Brasileira de Automobilismo e Federações de Automobilismo nos estados onde será realizado. Para realização do campeonato deste ano o VNT Brasil conta com patrocínio master da UPL OpenAg e FG Empreendimentos; e, patrocínio platinum da Petronas, Inpasa, TMG, RZK Rental, e fornecedores oficiais Carvalima Transportes, Chapéus Pralana, Nordeste Emergências e Stamp Uniformes.

 

Fonte:  JR Assessoria de Imprensa

 

Kartismo: Carioca Gabriel Fernandes vence a F-4 Jr e é o virtual campeão na V11 Aldeia Cup

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil    

Bastaram cinco vitórias em sete etapas, para que o carioca Gabriel Fernandes (Techspeed/Cinestúdio/Globo Construtora/Seepill Valves/Total Auto Center/3Marc/Pizza Crek/SOS Bike Móvel) seja considerado o virtual campeão da categoria F-4 Júnior na V11 Aldeia Cup. No último fim de semana (21/10), o piloto de Nova Iguaçu foi o pole position da penúltima rodada do certame do Kartódromo Internacional Aldeia da Serra (Barueri/SP) e venceu novamente, para somar 128 pontos, abrindo 46 de folga sobre o vice-líder Miguel Silva. A oitava e última rodada será realizada dia 26 de novembro, com 43 pontos ainda em jogo.

“O meu Techspeed estava bem acertado e me ajudou a vencer novamente. Agora vou para a rodada tripla final com mais tranquilidade, pensando em cumprir a tabela do campeonato, mas também com vontade de vencer o terceiro turno”, planeja o rapaz de 14 anos de idade.

Na tomada de tempos da sétima etapa Gabriel garantiu a sua terceira pole position, apenas 39 centésimos de segundo mais rápido que o seu companheiro de equipe Miguel da Silva (Duvale Distribuidora de Petróleo e Álcool/SOS Bike Móvel), que largou melhor e assumiu a ponta da primeira bateria. Sem querer se envolver em disputa desnecessária, terminou em segundo, colado em Miguel.

Com a inversão do grid entre os quatro primeiros para a segunda prova, Gabriel foi mais agressivo partindo em quarto, e na abertura da segunda volta já estava na liderança. Com tranquilidade foi abrindo vantagem, para vencer com 2s225 de folga sobre João Paulo Guedes. Na somatória de pontos das duas corridas, os dois companheiros na equipe Dai Motorsport/Nikima Racing fizeram a terceira dobradinha da temporada.

AMG Cup: Grid Racing muda estratégia para prova em Goiânia

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil    

No próximo final de semana a cidade de Goiânia será o palco da sétima etapa da AMG Cup Brasil, categoria com o grid formado apenas pelos carros Mercedes-Benz modelos CLA e C300. Atual líder do campeonato, a equipe Grid Racing desembarca no centro-oeste com uma nova estratégia para buscar a maior vantagem possível em busca do título da temporada. Depois de Goiânia restará, apenas, a etapa final em Interlagos, com pontuação dobrada.

A dupla formada pelos irmãos Rodrigo e Rogério Detílio vai correr em carros separados. Eles lideram a categoria C300 com 13 pontos de vantagem sobre o vice-líder.

“Viemos juntos até aqui, e os resultados mostram que temos chances reais de conquistar o título. Em carros separados temos a chance de somar mais pontos e de fazer uma prova com estratégias diferentes”, conta Rodrigo Detílio, que venceu uma das corridas disputadas na etapa anterior.

Alexandre Dante também espera somar pontos que o coloquem na briga pelas primeiras colocações da categoria CLA. O primeiro objetivo é pular do oitavo para o quinto lugar.

Pilotas protagonizam pódios em categorias Rotax na oitava etapa da Copa São Paulo de Kart KGV

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil      

A Copa São Paulo de Kart KGV teve neste último final de semana a disputa da penúltima etapa, realizada no Kartódromo Granja Viana, em Cotia (SP). Os pilotos das categorias Rotax protagonizaram boas corridas na região metropolitana de São Paulo, em um encontro que foi protagonizado por dois pódios femininos.

Entre os competidores da Rotax Mini Max, quem saiu com a vitória foi Edward Kirst, que superou Marcella Assumpção para ficar com a vitória na etapa. Já na Rotax Júnior Max, Pedro Lima somou mais pontos e foi o ganhador da oitava etapa, com Giovana Marinoski e Pedro Lozov completando o top-3.

Pela Rotax Micro Max, Pedro Campos foi o vencedor da oitava etapa do campeonato após vencer as duas baterias realizadas no sábado, sendo seguido por Francisco Rocha. A terceira posição na soma de pontos acabou nas mãos de Lucca Menossi

Pilotos de Shifter e Pro500 dão show em penúltima etapa da Copa São Paulo de Kart KGV

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil      

A Copa São Paulo de Kart KGV teve nesse sábado (21) a disputa da oitava e penúltima etapa da temporada 2023, realizada no Kartódromo Granja Viana, em Cotia (SP). O final de semana foi marcado por boas disputas pelas vitórias entre os competidores da categoria Shifter, e por uma corrida de três horas de duração na Pro500, a categoria dos karts carenados.

Pela Shifter Graduados, quem saiu com a vitória foi Waldir Belizário, que venceu as duas baterias do final de semana. A segunda posição na tabela de pontos acabou nas mãos de Leonardo Reis, enquanto Lucca Croce completou a lista dos três primeiros colocados.

Entre os competidores da Shifter Super Sênior, Wagner Ebrahim foi o vencedor da etapa, superando Adriano Amaral na soma de pontos das duas baterias. Amaral terminou com a segunda colocação, enquanto Alexandre Trita fechou o grupo dos três melhores.

Luís Sousa foi o ganhador entre os competidores da categoria Shifter Super Sênior Master, com vitória nas duas baterias disputadas no Kartódromo Granja Viana. Fábio Mendonça ficou com a segunda posição, enquanto Lazarini fechou o top-3 desta categoria.

Copa SP de Kart KGV: pilotos de Mirim, Cadete, F4 Júnior e F4 protagonizam boas disputas na penúltima etapa

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil    

A Copa São Paulo de Kart KGV teve neste final de semana a disputa da penúltima etapa da temporada 2023. Pilotos das categorias Cadete, Mirim, Fórmula 4 Júnior e Fórmula 4, nas divisões Graduados, Light e Sênior, protagonizaram boas disputas no Kartódromo Granja Viana, em Cotia (SP), em batalhas pelas vitórias nas baterias.

Pela categoria Cadete, a vitória da etapa ficou com Francisco Rocha, que venceu as duas baterias para triunfar. A segunda posição acabou nas mãos de David Lozov, enquanto Rafael Coura completou a lista dos três primeiros colocados neste final de semana.

Na Mirim, o top-3 se repetiu nas duas baterias e, por consequência, na etapa. Pedro Campos saiu com a vitória, sendo seguido por Gabriel Cayres e Lucas Bertanha. O mesmo ocorreu na F4 Júnior, categoria que viu Nick Martinez triunfar, sendo seguido por Luiz Fernando e por Guilherme Freire.

Entre os competidores da classe Fórmula 4 Graduados, Erick Dantas ficou com a vitória na soma de pontos das duas baterias. A segunda posição terminou nas mãos de João Victor, enquanto Lucas Capelossi completou a lista dos três melhores em Cotia.

NASCAR Brasil divulga seu calendário para 2024 com etapas em oito diferentes traçados

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil    

Nesta segunda-feira (23/10) a organização da NASCAR Brasil anuncia as datas e locais previstas para acelerar na temporada 2024. O campeonato terá, ao todo, oito etapas em diferentes traçados. Dentre as principais inovações do próximo calendário, o destaque fica para a pista do Autódromo Orlando Moura, em Campo Grande (MS), que receberá a categoria pela primeira vez, na abertura, em 17 de março.

Outra grande novidade será a inédita prova de longa duração – a #100miles –, na sexta etapa programada para 1º de setembro, no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel (PR). A temporada ainda conta com um fator surpresa, previsto para a quarta etapa, dia 16 de junho, em que o local será divulgado mais próximo do evento.

A NASCAR Brasil seguirá o modelo consagrado dos últimos anos, repletos de novos atrativos. A garantia é de muita velocidade e emoção, componentes que acompanham a categoria, desde a sua fundação em 2012. Duas das oito etapas (seis corridas) serão destinadas ao torneio Special Edition, no qual os pilotos aceleram sozinhos ou em duplas.

A tradicional Corrida Noturna (#NightChallenge), uma das maiores disputas de seu calendário, acontecerá pela 13ª vez em Londrina (PR), no sábado, dia 11 de maio. E todas as disputas serão realizadas em conjunto com a Copa Truck.

Copa Truck divulga pré-calendario de 2024 com novidades

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil    

A Mais Brasil Esportes, promotora da Copa Truck, divulgou nesta segunda-feira o pré-calendário da temporada 2024, que seguirá acontecendo em conjunto com a NASCAR Brasil.

Ao contrário do que aconteceu nos últimos anos, que contavam com nove etapas em sete datas, sendo duas rodadas duplas, a partir do ano que vem serão oito etapas, uma por mês entre março e novembro, com um intervalo em julho.

Entre as praças, Campo Grande retorna após uma ausência de cinco anos abrindo o calendário, com duas datas no Rio Grande do Sul ainda com seus palcos a confirmar por conta de obras que precisam ser efetuadas.

A etapa de Interlagos, ponto alto do calendário, está marcada para o dia 04 de agosto, com Goiânia sendo a única cidade a receber duas etapas, uma delas o encerramento da temporada no dia 17 de novembro.

Luciano Burti será o comissário da CBA no GP São Paulo de Fórmula 1

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil  

Ex-piloto das equipes Jaguar e Prost, Luciano Burti será o comissário indicado pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) no GP São Paulo de Fórmula 1, a convite do presidente Giovanni Guerra. Em todas as provas do Mundial, a FIA reserva uma posição no time de comissários para um representante da confederação local. Desde o início da atual gestão, somente Roberto Moreno havia atuado até então.

Segundo o dirigente, Burti foi convidado por sua experiência e o conhecimento que acumulou em todos esses anos. “Fiquei muito feliz em contar com o Burti como integrante da equipe CBA e tenho certeza de que fará um trabalho brilhante”, disse o presidente.

Apesar dessas credenciais, Burti decidiu encarar o desafio “para aprender, uma experiência nova, do outro lado do balcão”. Como piloto, reconhece que sempre foi muito crítico em relação ao trabalho dos comissários. “Erros de interpretação das regras podem prejudicar um final de semana inteiro, o que sempre é muito frustrante”.

Mesmo assim, é solidário porque “o trabalho dos comissários não é fácil, pois precisam, em fração de segundos, tomar decisões que podem impactar e mudar todo o panorama de uma corrida”. Para ele, “não poderia perder a oportunidade de passar por esse experiência e, claro, vou dar o meu melhor para colaborar com os comissários da FIA”.

Kartismo: Miguel da Silva vence pela quarta vez e dispara na liderança da F-4 Jr Rookie na V11 Aldeia Cup

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil     

A sétima etapa da V11 Aldeia Cup, realizada no último fim de semana (22/10) no Kartódromo Internacional Aldeia da Serra, em Barueri (SP), mostrou um novo talento que vem despontando na categoria F-4 Júnior. Em sua primeira temporada completa no kartismo, Miguel da Silva (Duvale Distribuidora de Petróleo e Álcool/SOS Bike Móvel) venceu pela quarta vez na classe Rookie, e ainda ficou em segundo no resultado geral. Com isso, ampliou a sua liderança entre os Novatos, com 26 pontos de vantagem sobre João Paulo Guedes e na classificação geral assumiu a vice-liderança, com 46 de diferença para Gabriel Fernandes.

“Estou contente com mais esta vitória na minha classe, e principalmente por ter terminado em segundo no geral e assumido a vice-liderança do campeonato. Isto demonstra a minha evolução e continuarei buscando mais experiência no esporte”, vibra o representante da Duvale Distribuidora de Petróleo e Álcool/SOS Bike Móvel, que nesta etapa garantiu o título de Campeão do segundo turno.

Na tomada de tempos Miguel da Silva deixou de garantir a pole position por meros 39 centésimos de segundo, largando na primeira fila ao lado do virtual campeão Gabriel Fernandes (Techspeed/Cinestúdio/Globo Construtora/Seepill Valves/Total Auto Center/3Marc/Pizza Crek/SOS Bike Móvel). Logo que foi autorizada a partida da primeira corrida Miguel assumiu a ponta, onde permaneceu até a bandeira, vencendo com 0s266 de vantagem justamente sobre Fernandes, seu companheiro na equipe Dai Motorsport/Nikima Racing.

Pietro Fittipaldi é contratado pela Rahal Letterman Lanigan Racing para correr temporada completa da Indy em 2024

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil     

A Rahal Letterman Lanigan Racing (RLL) anunciou hoje que Pietro Fittipaldi, atual piloto reserva e de testes da Haas F1 Team, vai pilotar o carro de número 30 da equipe em sua primeira temporada completa da NTT INDYCAR SERIES em 2024.

Multicampeão em categorias de fórmulas e vencedor no WEC (Mundial de Endurance), Fittipaldi retorna à categoria depois de ter feito nove provas em 2018 e 2021 pela Dale Coyne Racing. Detalhes sobre o patrocínio da inscrição serão anunciados posteriormente.

“Estou extremamente orgulhoso e honrado em pilotar para a equipe Rahal Letterman Lanigan Racing. Com a experiência que adquiri nos últimos anos na F1 e em outras categorias, estou ansioso pelo desafio de correr na INDYCAR, uma das séries mais competitivas e versáteis do mundo. Quero agradecer Bobby Rahal, Mike Lanigan e David Letterman pela oportunidade e confiança depositada em mim. Mal posso esperar para começar”, diz Fittipaldi.

Bobby Rahal, co-proprietário da Rahal Letterman Lanigan Racing, comentou a nova contratação da equipe.