quinta-feira, 31 de julho de 2025

Sertões 2025: Marcelo Medeiros vence mais uma entre os quadriciclos

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial  

Marcelo Medeiros, piloto da Tag Team, foi o mais rápido e conquistou a vitória na 4ª etapa do 33° Sertões entre os Quadriciclos. O titular da Yamaha Raptor 700, #61, finalizou percurso entre as cidades baianas de Bom Jesus da Lapa e Xique-Xique, em 05h34m34s06. No acumulado geral da competição, o maranhense, hexacampeão do Sertões, manteve a constância e a liderança, com o total de 20h00m37s77.

A 4ª especial, nesta 4ª feira, cumpriu a promessa de ser uma das mais rápidas da edição, ao mesmo tempo que foi agradável aos olhos. Uma etapa em que predominou o prazer em conduzir e a contemplação de cenários maravilhosos.

Como em toda edição do Sertões, as etapas de maratona são as que mais exigem do conhecimento de pilotagem, de navegação e de mecânica dos competidores. Afinal, nestas provas eles se valem da própria experiência técnica com suas máquinas em caso de contratempos mecânicos, sem poder contar com o apoio externo da equipe. Nesta primeira perna de 478 quilômetros, a especial trouxe 276 quilômetros em trecho cronometrado que tiveram praticamente 13 destes de pura pedra e 10 quilômetros com trial, além de serra íngreme e caminhos sinuosos e outros estreitos.

“Hoje foi um daqueles dias em que tudo deu certo. Fui para a largada bastante focado e o quadri estava funcionando redondo e contribuiu para este excelente resultado mesmo preservando o equipamento. Foi um percurso de muitas variações de terreno, passamos por regiões bem difíceis com pedras. Consegui passar todos os quadriciclos e ganhar a etapa. Estou muito feliz com mais uma vitória”, comemora o maranhense.

Copa Brasil de Kart: Miguel Silva mostra que é um dos favoritos na F4 Junior

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial  

O paulista Miguel Silva (RodOil/Shield Oil/SOS Bike Móvel) já começou a dar mostras do que poderá alcançar na categoria F4 Junior na Copa Brasil de Kart, que teve início na quarta-feira (30/7) em Aracaju (SE). Ele dominou os treinos iniciais no Kartódromo Emerson Fittipaldi, ficando com a melhor marca do dia com o tempo de 50s986.

“Entramos na pista e o meu Techspeed já se mostrou rápido. Bastaram apenas cinco voltas para eu ficar com o melhor tempo do dia”, comemorou o piloto oficial da fábrica Techspeed.

No primeiro treino livre Miguel Silva foi 0s291 mais rápido do que o segundo colocado, em um grid de 26 concorrentes. Na segunda prática novamente fez o melhor tempo, desta vez 0s124 mais rápido. No terceiro teste a equipe Evolution Motorsport decidiu não manda-lo para a pista, para economizar o equipamento, já que o seu tempo não foi batido.

“Estou conseguindo os meus melhores tempos logo que esquento os pneus, e os demais pilotos tem que dar mais voltas para virar rápido. No primeiro treino foi na quinta volta, no segundo já foi na terceira volta e, depois, na décima baixei ainda mais. E no terceiro treino, que não andei, o mais rápido precisou de 11 voltas pra atingir a sua melhor marca”, contou o garoto de 13 anos de idade. “Por enquanto todos estamos acertando o equipamento, com certeza baixaremos os tempos amanhã, mas o fato de dominarmos os primeiros treinos mostra que estamos no caminho certo, os ajuste estão muito bons”, completou o piloto apoiado por RodOil, Shield Oil e SOS Bike Móvel, que no ano passado foi o piloto que conquistou mais pole position e vitórias na F4 Junior no Brasil.

Copa Brasil de Kart: Miguel Silva buscará título nacional para a fábrica Techspeed

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial  

Piloto com o maior número de vitórias e pole positions na categoria F4 Júnior no ano passado, Miguel Silva (RodOil/Shield Oil/SOS Bike Móvel) irá retornar à modalidade onde se consagrou campeão da Copa São Paulo Light de Kart e da V11 Aldeia Cup em 2024, além de quarto colocado na Copa Brasil. Ele participará nesta semana (30/7 a 2/8) da Copa Brasil de Kart, segundo certame mais importante no cenário nacional, no Kartódromo Emerson Fittipaldi, em Aracaju (SP), defendendo a fábrica de kart Techspeed.

“Estou muito animado para esta semana de provas. Tenho boa experiência na F4 Junior, já fiz muitas poles e vitórias nos últimos anos, e agora com o apoio oficial da Techspeed, creio que tenho todos os ingredientes para um excelente desempenho”, acredita Miguel, que terá o respaldo da Evolution Motorsport.

Este ano Miguel Silva disputou apenas uma rodada tripla de F4 Junior em Interlagos, com o intuito de medir força com os concorrentes desta temporada, e andou sempre entre os três primeiros e ainda fez a volta mais rápida. “Pela minha experiência e suporte técnico, acredito que tenho condições de brigar pelo título da Copa Brasil”, completou o paulista de 13 anos de idade, que tem o apoio de RodOil, Shield Oil e SOS Bike Móvel.

Fórmula E e ABB ampliam parceria estratégica global

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial  

A Fórmula E e a ABB anunciaram hoje que continuarão sua parceria, dando à ABB oportunidade renovada de promover seu novo posicionamento de marca por meio do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula, além de tecnologias que ajudam indústrias a se destacarem – de forma mais eficiente e limpa. 

Ao longo das últimas oito temporadas, a Parceria Principal proporcionou uma plataforma de crescimento para a ABB mostrar como a tecnologia pode ajudar as indústrias a se destacarem, interagir com clientes em todo o mundo e implementar suas próprias soluções na categoria para melhorar a confiabilidade e a eficiência. Isso agora irá garantir que a parceria ofereça uma oportunidade durante todo o ano para a construção e ativação da marca, comunicando a ABB e suas soluções tecnológicas a novos públicos globais, incluindo a base de fãs da Fórmula E. 

A ABB e a Fórmula E também trabalharão juntas para envolver uma nova geração de fãs, colaborando com influenciadores e criadores de conteúdo inesperados para contar histórias envolventes que tornem as tecnologias avançadas de eletrificação e automação tangíveis e empolgantes.  

Desde o início da parceria, em janeiro de 2018, a categoria tem demonstrado repetidamente sua capacidade de mostrar os benefícios de um desenvolvimento tecnológico significativo. O fim da troca de carros no meio da corrida, um aumento de 150 kW na potência, velocidades máximas 43% mais altas e recuperação de energia aumentando de 15% para 50% são indicativos do quanto a tecnologia da Fórmula E continuou a superar as expectativas dentro e fora das pistas. 

Sertões 2025: Pedro Queirolo e Lauro Sobreira mantém liderança na Ultimate Brasil com três vitórias consecutivas

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial  

Os três primeiros dias da 33ª edição do Rally dos Sertões foram de muita poeira, desafios, surpresas e superações. Desde a primeira etapa no domingo (27) os competidores já percorreram 1.386 km. Agora restam 2.096 km até o pórtico de chegada a Marechal Deodoro, na Praia do Francês, em Alagoas, no próximo domingo, 03 de agosto. Para Para Pedro Queirolo/Lauro Sobreira, da equipe RMattheis, que lidera na categoria Ultimate Brasil com três vitórias consecutivas, a terceira etapa foi uma prévia do que vai ser a primeira fase da etapa Maratona, nesta quarta-feira.

Pedro Queirolo avaliou os desafios da especial que chegou à cidade de Bom Jesus da Lapa, na Bahia. “A especial foi novamente bem dura, com variação de pisos, bastante pedra, areia, trechos de trial e em serra. Deu tudo certo, viemos um pouco mais seguros para não darmos muito trabalho à equipe, porque irão fazer uma revisão geral no carro visando a etapa Maratona. Estamos muito felizes, principalmente porque conseguimos manter a primeira posição em todos os dias até aqui na categoria”, conta o piloto.

O Sertões 2025 tem oito etapas no total, atravessa cinco estados – Goiás, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Alagoas –  e exige o máximo de resistência dos participantes e máquinas ao longo dos seus 3.482 km de extensão com 2.215 km de trechos cronometrados.

Histórico - Paulistano de 49 anos, Pedro Queirolo traz um currículo de respeito no automobilismo. Com mais de duas décadas nas pistas, soma passagens por categorias como Endurance Brasil, GT (Maserati, Porsche, Lamborghini e Viper). No fora de estrada, tem dois títulos no Rally Jalapão. É a quinta participação no Sertões, a segunda ao lado de Lauro Sobreira, cearense, navegador experiente que também fez parte da campanha vitoriosa no Brasileiro de 2024 e garantiu o segundo lugar no Rally Jalapão deste ano. É o atual campeão da categoria Ultimate BR no Campeonato Brasileiro de Rally Raid ao lado de Lauro Sobreira.

Sertões 2025: Equipe HP Racing afina sintonia e revela estratégia para as etapas de maratona

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial  

A dupla da equipe HP Racing - formada pelo piloto Victor Pudell e o navegador Claudemir Hubner – confessa que os três primeiros dias foram os mais duros que já enfrentou em quatro participações no Sertões. A bordo do Mitsubishi L200 #359 farão uma prova de recuperação e dois dias de provas em estilo maratona. Vitor e Claudemir ocupam a terceira posição na classificão geral acumulada da categoria Ultima PRO com o tempo de  22h14m28s13,

Depois de suar o uniforme em um trecho de trial recheado de erosões, pedras, buracos, subidas e descidas íngremes em serra, onde a destreza de Pudell foi testada como nunca, vieram trechos de velocidade máxima e um areião daqueles!

O caminho entre a cidade mineira de Januária e a baiana Bom Jesus da Lapa passou por estradas estreitas, de vegetação fechada, e trechos largos dentro de fazendas, com “pegadinhas” em trilhas com várias saídas. Imagine aí o quanto a atenção do navegador Hubner foi cobrada nesta hora, para acertar o percurso enquanto o piloto pisava fundo. Eles passaram também por um dos percursos mais intensos de areião do Sertões 2025.

Mas o pior pesadelo da dupla foi um contratempo com o Mitsubishi L200. “Infelizmente não terminamos, o carro deu um problema na polia do balanceiro. O apoio precisou prestar socorro e chegamos no box para os ajustes e troca da peça. Vamos trabalhar intensamente para deixar o carro apto para enfrentar as duas próximas etapas em Maratona. Tem muito rally pela frente”,

Dobradinha nos SSVs e foco no amanhã: MSL mantém ritmo forte na Bahia

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial  

A terça-feira (29) teve gosto de superação para a MSL Motorsports. Após deixarem Januária (MG), os competidores chegaram a Bom Jesus da Lapa (BA) depois de enfrentarem 434 quilômetros de percurso, sendo 290 cronometrados. Foi mais um dia de exigência física, técnica e emocional no Sertões 2025.

No comando do UTV Polaris #368, Patrícia Palma e Alison Pedroso conquistaram a vitória na categoria SSV em uma das especiais mais desafiadoras até aqui. O trecho alternava velocidade com terrenos técnicos, repletos de pedras, erosões e lombadas. “A prova de hoje foi muito dura de verdade. Exigiu muito do físico e do mental. Mas foi uma prova prazerosa também”, disse Patrícia.

Para encarar os desafios, ela apostou na precisão. “Brinco que minha estratégia é colocar as ‘patinhas’ do UTV no lugar certo. Vou olhando, faço uma varredura do terreno à frente e encaixo o veículo onde dá. Só acelero quando eu realmente enxergava bem”, observou.

A dupla Raquel Stein e Christina Xavier completou a dobradinha da MSL ao garantir o segundo lugar na categoria SSV. Apesar de contratempos no caminho, como o furo de pneu, a sintonia dentro do carro fez a diferença. “A prova foi animal”, resumiu Raquel. “Começamos velozes, aí veio um trecho tecnicamente muito difícil. Pegamos um tronco, furamos o pneu. Mas desta vez trocamos rápido”, disse.

“A navegação foi bem pesada, tive que ter muita atenção”, explicou Chris Xavier. “Trechos fortes de referência, subidas e descidas exigiram demais. Mas estivemos bem sincronizadas”, observou a navegadora do Polaris RZR PRO #387.

Braço Curto MotorSport avança no Sertões entre os primeiros colocados

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial  

 Terceira das oito etapas do Sertões 2025 completada e, para a equipe paranaense Braço Curto MotorSport, a participação segue positiva. Nesta terça-feira (29), pilotos e navegadores enfrentaram um percurso de 434km (290km deles cronometrados) que os levou de Januária (MG) a Bom Jesus da Lapa (BA). Pela frente, caminhos estreitos, areia, travessia de serra e trechos com pedras - uma combinação que fez do dia, para muitos, o mais difícil da 33ª edição da prova. 

O piloto Mario Marcondes e o navegador Artemio Pauluci voltaram a usar a estratégia para evitar riscos e  poupar o equipamento (a X Ranger da dupla), que resistiu bem ao desafio. Conquistaram uma posição na categoria e aparecem em nono na classificação geral. "A etapa atravessou alguns povoamentos e, por isso, a organização incluiu várias zonas de radar. Havia muitas pedras, erosões, piso liso, tinha de tudo. Nós temos por princípio terminar todas as etapas, cuidando do carro e sem levar nenhum susto. Sabemos da magnitude do rally e para completá-lo temos que concluir todos os dias", destacou Artemio.

Para Pedro Marcondes (filho caçula de Mário), a estreia no Sertões se transformou em sinônimo de vitórias. Ao lado de Celso Watashi, com uma Mitsubishi L200 Triton, a dupla voltou a ser a mais rápida na Ultimate SP, para confirmar a liderança na classificação acumulada. "Mais um dia terminado e novamente com um primeiro lugar na categoria. Cada quilômetro do rally tem sido um novo aprendizado para mim. Trazer o carro inteiro é o primeiro objetivo e o resultado até agora tem sido consequência disso". Igor Taques e Leonardo Silva (Mitsubishi L200 Evo) não conseguiram concluir a etapa. 

Sertões 2025 - Prova chega na BA e tem etapa Maratona

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial  

Os seis pilotos oficiais Honda alcançaram o Top 10 das motos no Sertões 2025, nesta terça-feira (29/7), em Bom Jesus da Lapa (BA). Acelerando a Honda CRF 450 Rally da equipe Monster Energy Honda HRC, Tosha Schareina venceu a terceira etapa da prova e ampliou vantagem na ponta da tabela da classificação geral e da categoria Moto 1, de acordo com os resultados extraoficiais. Martin Duplessis segue na vice-liderança das duas divisões, na frente de Romain Dumontier. 


Também com as motos CRF 450RX da equipe Honda Racing, Bruno Crivilin (5° da geral e 2° da Moto 2) e Tiago Wernersbach (6° da geral e líder Moto 3) são destaques. Para completar, com a CRF 250F, Alexandre Valadares "Brankim", ponteiro da classe Brasil, chegou ao décimo posto diante das motos importadas. 


A terceira etapa do rali foi de Januária, em Minas Gerais, até a cidade baiana de Bom Jesus da Lapa, com 434 quilômetros de percurso - 290 deles de trechos cronometrados. A especial começou travada, em área de mata fechada, seguindo por estradas vicinais e trechos de altas velocidades. 

Nesta quarta-feira (30/7), será realizada a quarta etapa da programação no formato Maratona, o qual não permite auxílio mecânico externo até o dia seguinte. Serão 478 km de roteiro até Xique-Xique (BA), incluindo 276 km contra o relógio.


Em sua 33ª edição, o Sertões percorre em 2025 o total de 3.482 quilômetros (2.215 de especiais). A prova teve início em Goiânia e inclui oito etapas. A chegada será no dia 3 de agosto, em Marechal Deodoro (AL). A equipe Honda Racing Brasil de Rally tem patrocínio de Pro Honda, Honda Seguros, Axalta, DID, NGK, Ogio e ASW.

Copa Brasil: Joaquim Emerick volta à pista para Grupo 2 e vai buscar pódio na Mini

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial  

 Hora de respirar fundo e seguir para a segunda semana da 26ª edição da Copa Brasil de Kart. O Kartódromo Emerson Fittipaldi, na capital sergipana, recebe mais uma das principais competições do kart do país, prometendo emoções intensas nas próximas disputas. Depois da participação dos irmãos Miguel e Joaquim Emerick (Escola Múltipla / Equipe: Múltipla Racing Team / Telemetria: VB55-Victor Barbalho / Mecânico: Wandel Pereira / Coach: Luiz Ricardo Pinheiro Corbacho) no Grupo 1 da competição, esta semana apenas Joaquim volta para a pista do Kartódromo Emerson Fittipaldi, na capital sergipana. 

O piloto capixaba se prepara para enfrentar novos desafios em busca de um resultado que corresponda ao seu potencial demonstrado. Emerick foi um dos pilotos que estiveram perto do pódio na Cadete, na primeira semana da competição  andando sempre entre os primeiros colocados, das classificatórias até a final. Entretanto, acabou ficando fora da zona de premiação. O desempenho consistente do piloto do Espírito Santo chamou atenção de quem esteve ao longo de toda a semana de disputas, em Aracaju.

"Fiquei muito triste com o que aconteceu na final da Cadete, mas agora é outra semana e vou para cima", declarou Joaquim Emerick, mostrando que já superou a frustração da etapa anterior, sem esconder a vontade de reverter o resultado obtido no Grupo 1.

O piloto capixaba disputa neste Grupo 2 a categoria Mini, karts equipados com o motor Vortex 60cc, mais rápidos que os Cadetes. A categoria representa um novo desafio técnico para Emerick, que vem disputando esta categoria na temporada 2025 da Copa São Paulo Light.

quarta-feira, 30 de julho de 2025

Equipe FIA Gilrs on Track Brasil enfrenta o desafio da etapa maratona do Sertões

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial  

 Com a pilota Raquel Stein e a navegadora Christina Xavier, a Equipe FIA Girls on Track Brasil (FIA GOT BR) teve mais um bom dia em sua primeira participação no Sertões. Na terça-feira, 29, elas terminaram a terceira etapa em 2º lugar na categoria SSV CBA e em 28º lugar na categoria Carros, depois de largar da 35ª posição, e rodar 434 km, dos quais 290 km cronometrados, de Januária (MG) a Bom Jesus da Lapa (BA), passando por estradas vicinais estreitas com piso duro, e por trechos de erosão e pedras.

Mas foi pegando um tronco que elas enfrentaram um pneu furado. “De novo foi uma especial animal, muito técnica, de navegação difícil, muito técnica, e de pilotagem também difícil e muito técnica. O pessoal começou a derrubar coisas na trilha, furamos o pneu batendo em um tronco. Mas trocamos em 15 minutos e fizemos uma prova impecável”, conta a pilota Raquel Stein.”Daqui em diante é concentração total, para que possamos completar bem todos os dias, ainda mais com a etapa maratona pela frente.”

Christina também gostou da performance delas na terceira etapa: “Foi uma prova técnica, com trecho de trial. Subidas e descidas fortes exigiram bastante de todo o nosso conhecimento. A navegação foi bem pesada, tive que ter muita atenção, trechos fortes de referência, mas estivemos bem sincronizadas!”

Maratona – Na manhã desta quarta-feira, 30, Raquel e Christina partem para disputar a quarta e a quinta etapas, retornando ao parque de apoio apenas no fim da quinta-feira, 31. Dormirão em acampamento do Sertões no meio do caminho, sem a companhia de mecânicos, e terão que dar conta elas próprias de deixar o carro em ordem para a segunda prova da famosa e desafiadora etapa maratona, dentro do tempo de 20 minutos estabelecido pelo regulamento.

Sertões 2025: Marcelo Medeiros amplia vantagem na liderança entre os quadriciclos

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial  

Marcelo Medeiros segue firme e focado em busca de seu sétimo título entre os Quadriciclos no Sertões. Nesta terça-feira, o maranhense da Tag Racing finalizou o percurso da 33ª edição do evento, correspondente à terceira etapa da competição, na liderança absoluta, concluindo o trecho de 434 quilômetros totais em especial do dia de 290 quilômetros, entre Januária (MG) e Bom Jesus da Lapa (BA), em 05h05min17seg0. O resultado alçou o piloto da Yamaha YFM 700R #100 a uma posição confortável na liderança da categoria. No acumulado geral de tempos, soma 5h22m47s55, vinte e oito minutos e 46 segundos a mais que o segundo colocado.

O percurso começou com trilhas estreitassem mata fechada, em pisos de cascalho, alternando com os areiões ainda no primeiro quarto de prova. A prova do dia ainda reservou buracos, valetas e erosões pelo caminho. Depois seguiram por estradas vicinais estreitas, de piso semelhante ao da região do Seridó.

“Larguei bem e mantive um ritmo sem nenhum risco. Alguns trechos de hoje foram com predominância de piso que estou acostumado a treinar no Maranhão, então me senti em casa. Estou bem satisfeito com o resultado e acredito que, administrando bem a vantagem, possamos conquistar mais um título”, afirma Marcelo Medeiros.

“Agora, vamos nos preparar para dois dias que prometem ser bem puxados com as etapas em estilo Maratona. É preciso preservar o equipamento para traspor a etapa e chegar ao parque fechado em Xique-Xique com pequenos ou quase nenhum ajuste para fazer. Nesta etapa apenas os competidores poderão realizar a manutenção dos veículos”, disse o piloto.

Copa Brasil: João Francisco desembarca em Aracaju para a disputa do Grupo 2 da competição

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial  

O Kartódromo Emerson Fittipaldi, localizado na praia de Atalaia, em Aracaju (SE), recebe nesta semana a 26ª edição da Copa Brasil de Kart, mas desta vez com as categorias do Grupo 2 da competição nacional mais importante do kartismo, juntamente com o Campeonato Brasileiro. Entre os competidores que buscam a glória nacional está João Francisco (Instituto de Cirurgia Vascular de Sorocaba / OMAST Medicina Especializada / Equipe: V11 Kart / Telemetria: Caio Miguel / Coach: Giulliano Forcolin), piloto que leva as cores de Sorocaba ao evento.

O piloto entra na pista nesta segunda semana da Copa Brasil nas disputas da categoria F4 Júnior, uma das mais competitivas do grid nacional. João Francisco já desembarcou em Sergipe e aguarda ansiosamente o início das atividades de pista para dar começar sua busca pelo sonhado título da competição, uma das mais tradicionais do kartismo no país.

"Espero encontrar o quanto antes o acerto ideal do kart. É uma pista completamente nova para mim e fazer uma estreia numa competição nacional traz muita responsabilidade. Sei que preciso me adaptar rapidamente", declarou João Francisco, mostrando que está pronto para encarar o desafio que tem pela frente.

Esta temporada 2025 tem sido excepcional para o sorocabano, que vem se destacando em duas importantes competições regionais. Na Copa São Paulo Light e na V11 Cup, João Francisco tem mostrado consistência e velocidade que o colocaram entre os principais candidatos aos títulos de ambas.

11º Rally Serra Azul acontece no Rodoserv Stop no último final de semana de agosto

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial  

Daqui um mês, nos dias 29 a 31 de agosto, o Complexo Rodoserv Stop de Pardinho, às margens da Rodovia Castelo Branco (SP-280), recebe o Rally Serra Azul. A prova é válida para a quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Baja 2025. O tradicional evento reunirá as melhores equipes do país e competidores de diversos estados brasileiros que estarão no comando das motocicletas, quadriciclos e UTVs. As inscrições estão abertas no www.arenarally.com.br.

A emoção é garantida para dois dias de competição com parque de apoio que ficará montado em anexo ao Posto Rodoserv Stop. O organizador Henrique Arena destaca que é um evento para toda família e o acesso é livre.

“A população de Pardinho e região terá a oportunidade de assistir grandes provas e ver de perto como funciona uma categoria do automobilismo profissional. Preparamos tudo pensando em presentear os amantes da velocidade com um final de semana recheado de adrenalina”, aponta.

As vistorias técnicas, administrativas e shakedown terão início na sexta-feira, 28 de agosto. As disputas contra o relógio terão percurso com aproximadamente 300 quilômetros, contando com os trechos cronometrados e deslocamentos. A premiação será no domingo no Restaurante do Hotel Rodoserv a partir das 14h30.

A 11ª edição do Rally Serra Azul é uma realização da Arena Promoções e Eventos. Tem patrocínio do C6 Bank e apoio da do Posto Rodoserv Stop e Anube Sport. A Supervisão é da CBM - Confederação Brasileira de Motociclismo. Acompanhe pelo Instagram @arenarally. A cronometragem ficará a cargo da Chronosat (chronosat.com.br).

Rafael Suzuki volta à Europa pronto para o desafio de Magny-Cours

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial  

Rafael Suzuki está confirmado neste fim de semana na quarta etapa do GT World Challenge Sprint Europa. O piloto vai dividir novamente o cockpit do Aston Martin #270 da equipe belga Comtoyou com Ricardo Baptista, desta vez na tradicional pista de Magny-Cours, na França.

Suzuki havia ficado fora da última etapa, na Itália, por conta de um conflito no calendário, mas agora está pronto para acelerar no maior grid da história do GT World Challenge Sprint em Magny-Cours: são 40 carros inscritos, 12 só na categoria Bronze Cup de Suzuki e Baptista.

“Eu não corri em Misano, porque bateu com a data da Stock Car. Foi o Serginho Sette Câmara no meu lugar, que é um amigo de longa data. O Ricardo e o Serginho conseguiram um top-5 na Bronze Cup, que é a categoria que nos interessa, e a gente já tinha conseguido um oitavo lugar na primeira etapa, em Zandvoort (Holanda). Então, o objetivo é continuar com essa evolução para ajudar o Ricardo a somar pontos no campeonato”, afirmou Suzuki.

Sobre o desafio de correr numa categoria tão disputada, com alto nível de pilotos, e numa pista que já recebeu 18 GPs de Fórmula 1 entre 1991 e 2008, este último vencido por Felipe Massa, companheiro de equipe de Suzuki na Stock Car, o piloto é só elogios.

26ª edição da Copa Brasil de Kart dá a largada para disputas do Grupo 2 em Aracaju

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial  

A 26ª edição da Copa Brasil de Kart segue no Kartódromo Emerson Fittipaldi, em Aracaju (SE), com a disputa do Grupo 2 até sábado (dia 2), quando acontecerão as Finais e serão conhecidos mais nove campeões nacionais.

Organizada pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), a edição de 2025 tem a parceria da Federação Sergipana de Automobilismo (FSA) e já revelou no último domingo (27) 11 campeões (confira os nomes abaixo).

Nesta quarta-feira (30), tiveram início os treinos livres para as categorias Mini, Novato, Sênior AM X30, F4 Júnior, OK N Master, Super Sênior, Grand Super Sênior / 60+ e F4 Graduado. No total dos dois grupos, a 26ª edição somou 265 inscrições. Veja a lista completa aqui: https://www.dropbox.com/scl/fi/uo74jjpuwwh3v16dkvqn2/Lista-de-Inscritos-Copa-Brasil-Aracaju.xlsx?rlkey=mrs5v3wvx085qd4lhygc8u2x7&st=wbjljxk5&dl=0 

As atividades seguem nesta quinta-feira (31) com as tomadas de tempo. Na sexta-feira (1), acontecerão as baterias classificatórias e, no sábado (2), a programação das Finais começa às 10h20 com a Solenidade de Abertura e transmissão ao vivo no Youtube CBA Kart (https://www.youtube.com/@cba_kart).

Rubens Carcasci, presidente da Comissão Nacional de Kart da CBA, fez um balanço muito positivo da primeira semana do evento, especialmente sobre a principal novidade da Copa deste ano, que foi a estreia dos motores OKN em competições nacionais, com bons grids e boas brigas na disputa do Grupo 1.

Rodrigo Varela vence terceiro dia no Rally dos Sertões

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial  

O terceiro dia do Rally dos Sertões 2025 reafirmou o alto nível da competição. Na terça-feira (29), Rodrigo Varela e o navegador Matheus Mazzei conquistaram sua primeira vitória da edição ao liderar a especial de 290 km entre Januária (MG) e Bom Jesus da Lapa (BA) com 4h55min15s04. O tempo foi 44 segundos mais rápido que o marcado pela dupla Zé Hélio e Ramon Sacilotti, da equipe HPS, que ficou em segundo lugar.

Mas Rodrigo não foi o único representante da Varela Can-Am Monster Energy a se dar bem no dia repleto de trechos estreitos e piso duro, já que Gabriel Varela e Michael Masson tiveram o seu melhor dia até o momento, fechando a especial no quarto lugar geral, com 4h59min11s72. O resultado rendeu a vitória na classe UT1.

Reinaldo Varela e Tulio Taniguchi tiveram um dia consistente, finalizando em terceiro na Challenger, com 5h15min47s81, apenas 2min12 atrás dos vencedores do dia, Nuno Corvo e Fernando Imperatrice, da Varela Rally Team. Já Bruno Varela e Ari Fiuza, que venceram na segunda-feira, tiveram problemas e quebraram faltando 20 km para o fim da especial. A dupla liderava as últimas parciais, mas não conseguiu completar o percurso.

Pipo Derani foca no desenvolvimento do carro da Genesis Magma Racing no FIA WEC e não disputará o restante da temporada 2025 da ELMS

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial  

O brasileiro Pipo Derani e a equipe CLX Motorsport anunciaram nesta terça-feira (29) o encerramento da parceria na temporada 2025 do European Le Mans Series (ELMS).

A decisão tem como motivo principal a agenda intensa do piloto no desenvolvimento do GMR-001, carro da equipe Genesis Magma Racing, marca de luxo da Hyundai Motorsport, e que estreará no FIA WEC em 2026.

“Em virtude dos conflitos de agenda com os meus compromissos como piloto da Genesis Magma Racing, decidi não terminar a temporada de 2025 do ELMS com a CLX Motorsport”, comentou Derani.

"Preciso me concentrar totalmente nos meus compromissos com a GMR e não achei certo continuar com a CLX sem poder dedicar 100% do meu tempo a eles”, continuou o brasileiro, que é bicampeão do IMSA WeatherTech SportsCar Championship.

O GMR-001 está programado para ser lançado em agosto, quando deve completar sua primeira sessão de testes. Além de Derani, o time já anunciou o alemão André Lotterer como um de seus pilotos.

Rafael Guimarães disputa título da Copa Brasil de Kart em Aracaju

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial  

 O piloto mineiro Rafael Guimarães está em Aracaju (SE) para disputar a 26ª edição da Copa Brasil de Kart – Grupo II, uma das competições mais importantes do calendário nacional. A prova será realizada no Kartódromo Emerson Fittipaldi, onde Rafael acelera na categoria Mini com foco total na briga pelo título.

Atual campeão brasileiro da categoria Mini 2T – título conquistado no Campeonato Brasileiro de Kart em 2024 –, Rafael chega à capital sergipana como um dos grandes favoritos ao pódio. O piloto também acumula conquistas importantes na categoria atual, como o título do Regional FIA Cup e do Troféu Ayrton Senna. Além disso, o mineiro vive uma excelente fase na temporada e lidera a Copa São Paulo Light, um dos campeonatos estaduais mais disputados do país.

Para intensificar a preparação, Rafael realizou treinos extras no circuito, neste mês de julho, aproveitando para se adaptar ao traçado do Kartódromo Emerson Fittipaldi e acertar os últimos detalhes do equipamento.

"Eu acho muito bom o kartódromo em Aracaju. A pista é técnica, tem alguns pontos difíceis, outros fáceis. Outros que priorizam saída ou reta. Estou achando bem legal essa edição da Copa Brasil", comentou o piloto.

Com ritmo de ponteiros, Mitsubishi Triton Ultimate completa dia mais forte no Sertões

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial  

A Mitsubishi Triton Ultimate Racing vem comprovando sua evolução dia após dia na 33ª edição do Sertões. Nesta terça-feira (29), dia da terceira etapa, os competidores percorreram 290 quilômetros cronometrados de um total de 434 entre as cidades de Januária e Bom Jesus da Lapa, deixando Minas Gerais e entrando de vez no estado da Bahia. Guiga Spinelli e Youssef Haddad fecharam como a terceira dupla mais veloz do dia na categoria carros, com o tempo de 4h59min04s12, a apenas 2min27s dos vencedores da etapa.

“Hoje foi a melhor perfomance e melhor resultado que já conseguimos com a Triton Ultimate. Consegui andar mais no limite do carro, e com isso andamos quase todas as parciais no ritmo dos ponteiros do rally. Chegamos a andar na frente de todos eles e conseguimos terminar em terceiro. Só nas duas últimas parciais que perdemos a vantagem, mas já sabemos o motivo. O melhor saldo é andar nesse ritmo e o carro ter largado e chegado exatamente da mesma forma”, analisou Spinelli.

Segundo ele, a Triton Ultimate da Mitsubishi Spinelli Racing, único carro 100% brasileiro na categoria T1+ - a mais rápida do Sertões -, resistiu perfeitamente à exigência que foi exposto. “Estou muito satisfeito com o carro, sem dúvida o melhor e mais rápido que já pilotei em toda minha carreira do rally raid. Outro ponto muito positivo é ver como o Youssef está navegando. Parece que nunca parou de navegar e que estamos correndo juntos todos os meses. Não parece que fazia anos que não andávamos juntos. A navegação dele está perfeita. Agora vamos nos preparar para as duas etapas da maratona que começam amanhã”, seguiu.

O navegador Youssef Haddad, dono de três títulos do maior rally das Américas ao lado de Spinelli, se sente cada vez mais à vontade na Mitsubishi Triton Ultimate Racing. “Estou mais acostumado com o carro, ajustando o tempo das instruções. A cada quilômetro, ganho mais confiança e me sinto mais à vontade”, disse o navegador, que ainda analisou o trecho da terceira etapa. “A especial de hoje foi bem interessante: na maior parte do tempo, de alta velocidade. Ela começou estreita e travada e foi ganhando velocidade; e na segunda metade da prova, após o abastecimento, aconteceu o efeito contrário, com as médias diminuindo em razão das pedras e erosões. No fim das contas, foi uma especial limpa”, disse Youssef.

Noah Diamantino brilha na estreia nacional e é vice-campeão da Copa Brasil de Kart

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial  

 O piloto Noah Diamantino, natural do Pará e radicado em Brasília, conquistou os holofotes na 26ª edição da Copa Brasil de Kart, disputada entre os dias 23 e 27 de julho em Aracaju-SE. Aos 9 anos e com pouco mais de seis meses de experiência nas pistas, Noah estreou em competições nacionais com coragem e desempenho notável, saindo do evento como vice-campeão da categoria Mirim.

Antes das provas oficiais, o garoto aproveitou os treinos livres para se adaptar à pista e não hesitou em compartilhar espaço com pilotos mais experientes das categorias Cadete e Mini 2T. A ousadia rendeu frutos na disputa pelo título da categoria Mirim. Na tomada de tempos, Noah registrou a melhor volta do grid marcando 56.070s na pista de 1.360 metros de extensão, venceu as duas classificatórias e liderou boa parte da final, protagonizando uma disputa acirrada com o paranaense Igor Ohpis até a bandeirada.

A atuação chamou atenção do chefe da equipe Pro Kart Racing, Diogo Broka, que destacou o talento precoce de Noah e o trabalho técnico por trás do desempenho. O trabalho em conjunto com o telemetrista Erick Lutum, a equipe de mecânicos e o pai Winston Diamantino, um grande estrategista, vem contribuindo para a evolução rápida do jovem piloto, que já é capaz de fornecer feedbacks precisos sobre o setup do kart, algo raro em pilotos iniciantes e tão jovens. Após a final, o Noah também surpreendeu pela atitude: parabenizou o vencedor e demonstrou respeito ao adversário, reforçando o espírito esportivo que o acompanha.

O próximo desafio será defender a liderança na categoria Mirim Rookie da Copa São Paulo Light, no dia 16 de agosto, em Interlagos. Em novembro, Noah encara o Campeonato Brasileiro no kartódromo Beto Carrero. Agradecido pelo apoio da equipe e da família, o piloto segue acelerando com confiança, somando experiência e aprendizado em cada curva.

Jornalista responsável: Eni Alves / Fotos: Cristiano Rodrigues e Eni Alves

Pirelli F1: GP da Hungria - Hungria bate os 40 antes da pausa de verão

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial  

 Hungaroring será o palco dos últimos dias de Fórmula 1 antes da pausa de verão. A corrida deste final de semana celebrará o quadragésimo aniversário

do GP da Hungria. O autódromo também será utilizado na terça-feira e quarta-feira, 5 e 6 de agosto, quando a Pirelli realizará testes de desenvolvimento para os pneus de 2026. Ferrari, Racing Bulls e McLaren participarão de apenas um dos dias de teste, enquanto a Alpine participará dos dois dias. O teste tem como objetivo avaliar a construção dos pneus para o próximo ano, já que, de acordo com os regulamentos, eles devem ser homologados até 1º de setembro. Além disso, os testes visam avaliar alguns compostos protótipos. Neste caso, esses compostos devem ser homologados até 15 de dezembro. Após a sessão em Hungaroring, há mais seis dias de testes programados: dois em Monza, dois em Mugello e dois na Cidade do México.   

Os compostos  

O trio de compostos de pneus slick é o mesmo do ano passado: C3 como Duro, C4 como Médio e C5 como Macio. Até o último ano, essa seria a gama mais macia de todas, mas neste ano foi introduzido o C6. Porém, esse novo composto seria uma escolha extrema para um circuito que impõe um alto nível de densidade energética nos pneus a cada volta. Embora as cargas reais não sejam tão altas em termos absolutos, o fato de a volta ser curta faz com que esse esforço se acumule de forma significativa a cada passagem. Outro fator relevante é a alta temperatura que normalmente acomete o fim de semana húngaro, gerando uma degradação predominantemente térmica, agravada pelo asfalto muito escuro do circuito. A corrida do ano passado registrou a maior temperatura de pista da temporada, com 58,6°C.  

João Bertoldi sobe ao pódio em sua estreia nacional na Copa Brasil de Kart

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial  

 Na primeira participação em uma competição nacional, o catarinense João Bertoldi, de apenas 11 anos, surpreendeu no kartódromo Emerson Fittipaldi, em Aracaju. Ele disputou a 26ª edição da Copa Brasil de Kart entre os dias 23 e 27 de julho e conquistou um expressivo 3º lugar na concorrida categoria Cadete, após uma prova marcada por superação e desempenho crescente.

João chegou à competição como novato em eventos desse porte, mas já traz na bagagem passagens por campeonatos de destaque como a Copa São Paulo Light e a Copa Bradesco de Kart. Após um apertado qualifying que o posicionou em 11º lugar à 0.243s do pole position, na primeira classificatória uma manobra o tirou da disputa. Na segunda bateria, partindo do final do grid com 23 karts, o piloto iniciou uma escalada de 10 posições, finalizando em 12º mesmo com o eixo do kart danificado. Este resultado o colocou na 18ª posição para a largada da prova final, estabelecendo um cenário desafiador para a decisão.

Na corrida derradeira, a determinação do jovem catarinense se manifestou em cada volta. Com uma largada estratégica, Bertoldi iniciou uma progressão constante pelo pelotão, realizando ultrapassagens precisas e demonstrando um ritmo forte. A cada movimento, ele avançava posições, culminando em uma chegada emocionante na terceira colocação.

Guilherme Moleiro conquista pódio na Copa Brasil de Kart após corrida de recuperação

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial  

 O piloto paranaense Guilherme Moleiro, de 14 anos, garantiu um lugar no pódio da Copa Brasil de Kart, realizada no Kartódromo Emerson Fittipaldi, em Aracaju (SE), no último domingo (27). Representando a equipe Bravar na categoria OKN Júnior, Moleiro teve desempenho de destaque, mesmo enfrentando contratempos ao longo da competição.

Rápido nos treinos e com o quarto melhor tempo na tomada, a primeira bateria apresentou um obstáculo inesperado: um problema mecânico o impediu de pontuar. Na segunda, largou do fim do grid formado por 16 karts, escalou posições e cruzou a linha de chegada em quinto lugar. A pontuação o colocou na 12ª posição no grid da final.

Na corrida decisiva, Guilherme Moleiro repetiu o feito da segunda classificatória. Fez boa largada, impôs ritmo forte cruzando a linha de chegada em terceiro, assegurando um pódio importante diante das circunstâncias. “Fiz uma boa corrida de recuperação, o kart respondeu bem. Pena que largamos de trás e os dois primeiros abriram vantagem”, comentou o piloto que fez questão de agradecer o apoio incondicional de sua família e o trabalho fundamental da equipe Bravar com o mecânico Bruno, o preparador de carburador “Gago”, do coach “Zé Bolão” e da RBC Motores.

Agora, Moleiro segue focado na preparação para o Campeonato Brasileiro de Kart, que acontecerá em novembro no Kartódromo Beto Carrero, em Santa Catarina. Até lá, continua sua rotina de treinos e competições na Copa São Paulo Light.

 Jornalista responsável: Eni Alves / Fotos: Cristiano Rodrigues e Eni Alves

Equipe FIA Girls on Track Brasil termina com entusiasmo a segunda-feira no Sertões

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial  

Raquel Stein e Christina Xavier terminaram bem a segunda etapa do Sertões, disputada de Unaí a Januária, em Minas Gerais, na segunda-feira, 28. A bordo do UTV #387 da Equipe FIA Girls on Track Brasil, elas largaram da 27ª posição no geral e 2ª na categoria SSV CBA, e terminaram em 2º lugar na categoria e em 35º na classificação geral.  

Elas percorreram o total de 416 km, dos quais 301 km cronometrados da especial mais longa, e umas das três mais difíceis, desta edição. O roteiro começou por estradas rápidas entre fazendas, teve uns 100 km de serra. Após o reabastecimento, mudou para rotas mais travadas, por estradas estreitas e sinuosas de areia, para chegar à parte final em caminhos entre pequenos sítios, com alguns trechos de trial (sem estrada, com muita dificuldade, conhecido como quebradeira). 

Obstáculos – “O dia foi animal, dia de rally completo. A gente começou a especial, acelerando muito, mas, aos 50 km, comecei a sentir o carro puxando, olhamos, não conseguimos descobrir o que era, e seguimos. Na parada para reabastecimento também não conseguimos identificar nada. Na segunda parte, a gente estava igual a moto, sambando no areião, e aí entramos em um rio cheio de pedra”, relata Raquel Stein. 

Quando saíram da água, ela e Chris Xavier viram fumaça. Era a roda dianteira esquerda partida ao meio com o freio pendurado e esguichando fluido. O macaco não colaborou, mas elas acabaram por conseguir trocar a roda, em uns 40 minutos paradas. Depois, rodaram 150 km da especial e o pequeno trecho de deslocamento final sem freio. Mas a segunda etapa acabou bem para elas, apesar dos perrengues que enfrentaram. 

Coluna Antiquerace | Grande Prêmio da Bélgica - parte 2

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial  

 Por Carla Giampaoli 

o Grande Prêmio em Spa é um dos mais clássicos presente no calendário da F1. e a previsão para a corrida era de chuva. o que seria um caos completo que eu gosto e você também que eu sei.

até então, tudo se encaminhava para termos uma corrida. com pneus intermediários e com o carro acertado para a chuva, algumas equipes com mais e outras com menos asa. a direção de prova avisou que a volta de apresentação seria através do safety car para checar as condições de pista e os pilotos darem seus pontos de vista.

com a baixa visibilidade reportada por eles, foi decidido dar bandeira vermelha. porque como a maior parte da pressão aerodinâmica é gerada pelo assoalho do carro, eles produzem mais spray na pista, ocasionando baixa visibilidade. e o pneu de chuva não funciona? nesse caso geraria muito mais spray, dificultando ainda mais a visibilidade.

então, a decisão de esperar a chuva parar foi uma decisão cautelosa para evitar que acontecesse algo com os pilotos. Max Verstappen e Lewis Hamilton que tinham carros configurados para a corrida na chuva, ou seja, um carro com mais asa, não curtiram. enquanto, Gabriel Bortoleto e Carlos Sainz acharam que foi o certo a se fazer.

a largada que estava prevista para acontecer às 15h na Bélgica (10h no horário de Brasília) foi acontecer somente 1 hora e 20 minutos depois. 2 voltas atrás do safety car e largada em movimento (sendo que daria para ser uma largada parada). Lando Norris não durou muito na ponta e foi ultrapassado por Oscar Piastri, exatamente no lugar onde Max ultrapassou o australiano na sprint. 

terça-feira, 29 de julho de 2025

Na segunda etapa do Sertões 2025, a Braço Curto MotorSport volta a ser destaque

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial  

 O Sertões 2025 chegou nesta segunda-feira (28/7) a Januária (MG). A cidade mineira foi o ponto final da segunda etapa, iniciada em Unaí (MG), com a especial cronometrada mais extensa desta edição: 301km - o percurso total do dia foi de 416km. Como na véspera, as duplas da equipe paranaense Braço Curto MotorSport se destacaram, concluindo entre os primeiros de suas categorias.

As longas retas, intercaladas com trechos sinuosos e de areia marcaram o dia. Mario Marcondes e Artemio Pauluci fecharam novamente com a terceira posição na categoria Ultimate BR, a bordo da XRanger do time. "Foi uma etapa mais difícil que a anterior. Os primeiros 100km estavam gostosos de pilotar, bastante rápidos. Depois do abastecimento, pegamos muita areia, trechos estreitos e trial. Ela exigiu bastante fisicamente e da pilotagem", destacou o piloto Mario. Na classificação acumulada, a dupla aparece também no terceiro lugar.

Pedro Marcondes, filho caçula de Mario, mostrou que a vitória da véspera na Ultimate SP não veio por acaso. Ao lado de Celso Watashi, ele levou a Mitsubishi L200 Triton ao terceiro lugar da categoria. Mais do que suficiente para confirmar a liderança no acumulado. "Mais um dia muito bom, a prova foi rápida e gostosa demais. Está tudo bem com o carro, conseguimos trazê-lo inteiro, tiramos um pouco o pé na parte final, de trial, e não passamos nenhum susto".

Equipe FIA Girls on Track Brasil termina com entusiasmo a segunda-feira no Sertões

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial  

Raquel Stein e Christina Xavier terminaram bem a segunda etapa do Sertões, disputada de Unaí a Januária, em Minas Gerais, na segunda-feira, 28. A bordo do UTV #387 da Equipe FIA Girls on Track Brasil, elas largaram da 27ª posição no geral e 2ª na categoria SSV CBA, e terminaram em 2º lugar na categoria e em 35º na classificação geral.  

Elas percorreram o total de 416 km, dos quais 301 km cronometrados da especial mais longa, e umas das três mais difíceis, desta edição. O roteiro começou por estradas rápidas entre fazendas, teve uns 100 km de serra. Após o reabastecimento, mudou para rotas mais travadas, por estradas estreitas e sinuosas de areia, para chegar à parte final em caminhos entre pequenos sítios, com alguns trechos de trial (sem estrada, com muita dificuldade, conhecido como quebradeira). 

Obstáculos – “O dia foi animal, dia de rally completo. A gente começou a especial, acelerando muito, mas, aos 50 km, comecei a sentir o carro puxando, olhamos, não conseguimos descobrir o que era, e seguimos. Na parada para reabastecimento também não conseguimos identificar nada. Na segunda parte, a gente estava igual a moto, sambando no areião, e aí entramos em um rio cheio de pedra”, relata Raquel Stein. 

Quando saíram da água, ela e Chris Xavier viram fumaça. Era a roda dianteira esquerda partida ao meio com o freio pendurado e esguichando fluido. O macaco não colaborou, mas elas acabaram por conseguir trocar a roda, em uns 40 minutos paradas. Depois, rodaram 150 km da especial e o pequeno trecho de deslocamento final sem freio. Mas a segunda etapa acabou bem para elas, apesar dos perrengues que enfrentaram. 

Raquel Stein e Christina Xavier desbravam terras mineiras a bordo de um SSV e seguem firmes no Sertões 2025

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial  

A dupla feminina da MSL Motorsports, Raquel Stein e Christina Xavier, completou a segunda-feira (28) com um resultado sólido no Sertões 2025. A bordo do Polaris RZR PRO #387, elas cravaram o segundo melhor tempo entre os UTVs da categoria SSV na exigente etapa entre Unaí e Januária (MG), que teve 301 quilômetros cronometrados em meio a terrenos variados, areião e travessias técnicas.

O começo de prova foi animador. Com ritmo forte, as duas fizeram várias ultrapassagens já nos primeiros quilômetros. “O dia foi animal, dia de rally completo. Começamos a especial muito bem, acelerando muito”, contou Raquel.

A prova, no entanto, rapidamente exigiu jogo de cintura. Por volta do km 50, Raquel começou a perceber um comportamento estranho no veículo. “Comecei a sentir o carro puxando”, relatou. Pouco depois, veio à constatação: o freio havia quebrado. Mesmo assim, seguiram tentando manter o ritmo, ultrapassando outros competidores.

A situação se agravou em uma travessia de rio com pedras. “Vimos que a roda dianteira estava partida ao meio e o freio pendurado. Perdemos 40 minutos para trocar a roda”, explicou a pilota. Com o UTV comprometido, elas ainda enfrentaram os cinco quilômetros finais da especial e todo o deslocamento sem freio.

Atvos Bioracing/Accert Competições amplia liderança na Ultimate PRO com nova vitória de Crisiano Rocha e Anderson Geraldi

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial  

A segunda etapa do Sertões 2025 manteve o ritmo forte da Atvos Bioracing/Accert Competições. Depois de vencer a categoria Ultimate PRO na abertura da competição, Cristiano Rocha e Anderson Geraldi repetiram o resultado nesta segunda-feira (28), no trecho entre Unaí e Januária, em Minas Gerais. A bordo do Mitsubishi Triton CR #371, a dupla fechou o dia com o 1º lugar na classe e a 17ª colocação na classificação geral.

A especial do dia — a mais longa em trecho cronometrado de toda a edição, com 301 quilômetros — combinou velocidade e técnica em um percurso de 416 km no total. Rocha e Geraldi souberam dosar agressividade e cautela para vencer os obstáculos da etapa, marcada por uma variedade de terrenos e armadilhas naturais.

“Foi uma prova bem rápida, completa, com areia, pedra e até um mini trial”, descreveu Cristiano Rocha. “Quando finalizamos o trecho cronometrado e entramos no deslocamento final, tivemos um pneu furado. Trocamos e agora é esperar o apoio chegar, provavelmente no meio da noite. É o tipo de aventura que também faz parte do Sertões”, comentou, rindo.

Para o navegador Anderson Geraldi, a leitura do terreno foi determinante: “A etapa de hoje exigiu muita pilotagem e navegação. Passamos por mataburros, setores de três 'curecas', riachos e áreas de alta velocidade. Foi dura e rápida”, explicou.

Sertões 2025: Marcelo Medeiros garante a sua segunda vitória entre os quadriciclos

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial  

 Após a disputa da segunda etapa do Sertões 2025, nesta segunda-feira (28/7), o piloto da equipe Tag Racing manteve-se no pelotão da frente na classificação geral dos quadriciclos. Agora, ele se prepara para avançar no desafio em direção ao interior da Bahia nesta terça-feira com chegada em Bom Jesus da Lapa. O percurso, novamente longo, será de 290 quilômetros, 434 deles de especiais (trechos cronometrados).

A segunda etapa da prova teve início em Unaí (MG) com 416 km totais, incluindo 301 de especiais. O piloto Marcelo Medeiros, que compete a bordo da YFM700R #100, foi o mais rápido do dia – mesma posição que ocupa na classificação geral dos quadriciclos -; e foi o 22º colocado na geral entre as motos e quadris com o tempo de 04h29m59s83.

“Uma etapa bem mais rápida do que a primeira, andei limpo, então fez com que eu viesse imprimindo um ritmo mais forte. No começo foi bem travado, mas depois começou abrir em velocidade máxima. Vamos revisar o quadri porque o rally está duro”, declarou Marcelo Medeiros.

O rali passará ainda por cinco estados e pelas cidades de Bom Jesus da Lapa (BA), Xique-Xique (BA), Petrolina (PE), Delmiro Gouveia (AL), Marechal Deodoro (AL), onde será a chegada no dia 03 de agosto na Praia do Francês, e sediará a cerimônia de premiação.

Histórico – Marcelo Medeiros, natural de São Luís (MA), 36 anos, após a conquista do título de hexacampeão do Sertões está de volta à sua 15ª participação na maior competição nacional do gênero e é o maior vencedor na categoria quadriciclos. No Sertões, o maranhense coleciona títulos conquistados em 2012, 2015 e como vice em 2013, 2019, 2020, 2022 e 2024.

Sertões 2025 - Espanhol assume liderança das motos

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial  

 Os pilotos Honda ditaram o ritmo da segunda etapa do Sertões 2025, realizada nesta segunda-feira (28/7) entre as cidades de Unaí e Januária, em Minas Gerais. Mais rápido do dia, o espanhol Tosha Schareina, com a motocicleta Honda CRF 450 Rally da equipe Monster Energy Honda HRC, assumiu a liderança da classificação geral e da categoria Moto 1, de acordo com os resultados extraoficiais. Em seguida, aparecem na tabela o argentino Martin Duplessis e o francês Romain Dumontier, pilotando as Honda CRF 450RX da equipe Honda Racing. O time nacional ainda está na liderança das classes Moto 3, com o capixaba Tiago Wernersbach, e Brasil, com o mineiro Alexandre Valadares "Brankim". 

O trajeto da segunda etapa somou 416 quilômetros, incluindo 301 de trechos cronometrados - a mais longa especial desta edição do Sertões. Nos primeiros 100 km contra o relógio, entre fazendas e passagem por serra, a prova foi marcada por altas velocidades. Depois o caminho ficou mais travado, com estradas de areia estreitas e técnicas, além de muitas curvas e alguns pontos de trial. 

Atual vice-campeão do Dakar e terceiro colocado no Mundial de Rally Raid, Schareina andou forte desde o início para assumir a liderança das motos. Com o desempenho, ele possui 1min30seg60 de vantagem para Duplessis na geral e na categoria Moto 1. Dumontier aparece em seguida, a quase 6min de Schareina. 

Pela Moto 2, o capixaba Bruno Crivilin largou como líder, mas teve problemas no fim da especial, contando com a ajuda do companheiro de time Wernersbach para completar o dia. Mesmo com as dificuldades, ele está em segundo lugar da categoria, a apenas 1min54seg03 do atual ponteiro, e ainda ocupa o sexto lugar da geral. Crivilin, que possui 12 títulos nacionais de enduro no currículo, faz a sua estreia no Sertões. 

Atvos anuncia equipe ‘Atvos Bioracing’ para correr o Sertões 2025

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial  

A Atvos, uma das líderes na transição energética e entre as maiores produtoras de biocombustíveis do Brasil, estará presente, pelo quarto ano consecutivo, no Sertões, um dos mais importantes eventos automobilísticos da América Latina. Neste ano, a empresa contará com uma equipe própria, a ‘Atvos Bioracing’, composta por quatro carros movidos a etanol que vão atravessar os 3.482 Km do percurso em cinco estados, começando por Goiânia (GO) até a Praia do Francês, em Marechal Deodoro (AL). 

A equipe, que até então participava do rali sob a chancela da Accert Competições, contará com uma nova identidade visual nesta edição, incluindo carros, macacões, capacete e carretas, além de todo o material de apoio, como camisetas, tendas, placas e demais peças promocionais. Ao todo, a Atvos fornecerá oito mil litros de etanol para que as quatro duplas da Atvos Bioracing corram o prólogo e as oito etapas deste ano nas categorias Classic, Ultimate Brasil e Ultimate PRO, esta última liderada pelo piloto Cristiano Rocha e navegador Anderson Geraldi, campeões em 2024. 

“A cada ano, a Atvos vem ampliando sua participação no Sertões, disseminando e fortalecendo mensagens sobre os benefícios dos biocombustíveis no universo do automobilismo esportivo, já que o etanol pode emitir até 90% menos poluentes em comparação aos combustíveis fósseis. Deter os naming rights de uma equipe era um objetivo que tínhamos há bastante tempo e concretizar esse projeto ao lado de parceiros de longa data como a Accert Transportes e Logística deixa essa experiência ainda mais especial. Tenho certeza de que a Atvos Bioracing vai marcar história como a equipe mais sustentável da competição”, declara Fábio Rímoli, gerente executivo de Comunicação Corporativa, Marketing e ESG da Atvos

"Estamos felizes pela renovação e extensão da parceria da Accert Competições com a Atvos, desde 2023 e que agora no 33º Sertões é Atvos Bioracing. A Accert já aposta em biocombustíveis desde a sua fundação há 13 anos e está alinhada com a estratégia de negócios e visão de sustentabilidade da Atvos. Esse patrocínio mostra nosso comprometimento com o setor sucroenergético em prol da energia limpa”, ressalta Cristiano Rocha, diretor e piloto da equipe. “Estamos todos unidos pelo mesmo propósito e reforçarmos ainda mais o nosso DNA sustentável”, afirma. 

Henrique Krüger enfrenta fim de semana desafiador na terceira etapa da Fórmula Delta

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial  

 A Fórmula Delta, categoria escola do automobilismo brasileiro, recebeu os pilotos para a terceira etapa da temporada 2025 no lendário Autódromo de Interlagos. Entre os competidores estava o capixaba Henrique Krüger (MedSênior / Timenow / TBS Saúde / FUCAPE / Veronord / F-Delta / Coach: Maurizio Sala), que vem se destacando após a transição do kartismo para as categorias de fórmula. O piloto do carro número 4 chegou a São Paulo com expectativas altas, mas enfrentou um fim de semana repleto de adversidades que testaram sua resistência e determinação.

As atividades de pista começaram sob condições climáticas instáveis na capital paulista. Durante os treinos livres de sexta-feira, Krüger demonstrou bom ritmo e adaptação ao traçado paulistano, conquistando o oitavo lugar na sessão um. No entanto, tivemos chuva duas horas antes do segundo treino livre. Com a pista ainda úmida para a sessão, a maioria dos competidores, incluindo Krüger, decidiu economizar os pneus e partir diretamente para a tomada de tempo.

Na manhã de sábado (26), a classificação trouxe as primeiras dificuldades do fim de semana para o representante capixaba. Krüger conseguiu o nono tempo, garantindo uma posição na quinta fila do grid de largada. Resultado aquém das expectativas, devido um problema no câmbio de seu carro, detectado por Henrique.

A primeira corrida do sábado começou de forma animadora para Krüger. Aproveitando uma largada consistente, o piloto capixaba conseguiu ganhar quatro posições logo nas primeiras voltas, saltando do décimo primeiro para o sétimo lugar. No entanto, as dificuldades mecânicas voltaram durante a prova, comprometendo significativamente seu ritmo e suas chances de um resultado ainda melhor e completou as 12 voltas em oitavo lugar na categoria Rookie.

Copa Brasil: Irmãos Emerick encerram primeira competição nacional com experiência valiosa

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial  

 A pista do Kartódromo Emerson Fittipaldi, em Aracaju (SE), recebeu neste domingo (27) as finais do Grupo 1 da 26ª edição da Copa Brasil de Kart. Entre os competidores que marcaram presença no evento nacional, os irmãos capixabas Miguel e Joaquim Emerick (Escola Múltipla / Equipe: Múltipla Racing Team / Telemetria: VB55-Victor Barbalho / Mecânico: Wandel Pereira / Coach: Luiz Ricardo Pinheiro Corbacho) representaram o Espírito Santo com determinação em suas respectivas categorias.

Os irmãos Emerick desembarcaram na capital sergipana carregados de expectativas. Miguel, competindo na categoria Mirim, e Joaquim, na Cadete, se dedicaram intensamente aos treinos e ajustes de setup na preparação para a tomada de tempo da sexta-feira (25), buscando os melhores acertos de seus karts.

Na categoria Mirim, Miguel conseguiu marcar o nono melhor tempo durante a sessão classificatória. No entanto, uma penalização pelo desarme do painel frontal prejudicou severamente sua posição de largada, obrigando o piloto capixaba a partir do final do grid na primeira corrida classificatória.

O sábado (26) trouxe o dia das provas, e o piloto do kart número 279 enfrentou dificuldades para progredir no pelotão durante a primeira prova, terminando na décima primeira posição. Na segunda classificatória, Miguel mostrava sinais de recuperação e vinha entrando no top 10 quando na volta dois, um toque lateral o enviou para a grama e novamente para as posições finais do grid.