quarta-feira, 30 de julho de 2025

Coluna Antiquerace | Grande Prêmio da Bélgica - parte 2

 

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 Por Carla Giampaoli 

o Grande Prêmio em Spa é um dos mais clássicos presente no calendário da F1. e a previsão para a corrida era de chuva. o que seria um caos completo que eu gosto e você também que eu sei.

até então, tudo se encaminhava para termos uma corrida. com pneus intermediários e com o carro acertado para a chuva, algumas equipes com mais e outras com menos asa. a direção de prova avisou que a volta de apresentação seria através do safety car para checar as condições de pista e os pilotos darem seus pontos de vista.

com a baixa visibilidade reportada por eles, foi decidido dar bandeira vermelha. porque como a maior parte da pressão aerodinâmica é gerada pelo assoalho do carro, eles produzem mais spray na pista, ocasionando baixa visibilidade. e o pneu de chuva não funciona? nesse caso geraria muito mais spray, dificultando ainda mais a visibilidade.

então, a decisão de esperar a chuva parar foi uma decisão cautelosa para evitar que acontecesse algo com os pilotos. Max Verstappen e Lewis Hamilton que tinham carros configurados para a corrida na chuva, ou seja, um carro com mais asa, não curtiram. enquanto, Gabriel Bortoleto e Carlos Sainz acharam que foi o certo a se fazer.

a largada que estava prevista para acontecer às 15h na Bélgica (10h no horário de Brasília) foi acontecer somente 1 hora e 20 minutos depois. 2 voltas atrás do safety car e largada em movimento (sendo que daria para ser uma largada parada). Lando Norris não durou muito na ponta e foi ultrapassado por Oscar Piastri, exatamente no lugar onde Max ultrapassou o australiano na sprint. 

e aí Oscar ditou o ritmo e não deu para ninguém. nem mesmo para o seu companheiro que fez uma estratégia diferente em que optou por utilizar pneus duros ao invés de médio (uma cartada que poderia dar certo caso o australiano tivesse realizado mais uma parada já que estava de médio, o qual dura menos).

para o restante do grid foi um final de semana de altos e baixos. pilotos que foram bem na sprint, como Carlos, Esteban e Ollie tiveram um domingo para esquecer. ao contrário do que aconteceu com Pierre Gasly e Alex Albon. o francês que teve problema no carro na sprint, no domingo conquistou P10 e o tailandês que no dia anterior teve um resultado ruim, na corrida terminou em P5.

mas quem realmente se superou foi o heptacampeão Lewis Hamilton. após ter tido um péssimo resultado na classificação (P18) por ter a sua volta deletada, conquistou a sétima posição na corrida. “largando do pit lane” depois de ter trocado componentes do carro, ganhou 11 posições. isso foi possível graças a configuração do carro e por ter parado na volta 10 para realizar a troca de pneu (nessa a Ferrari acertou muito). e nada mais justo ele ter sido escolhido o piloto do dia.

com uma performance impecável, segundo o chefe da Sauber Jonathan Wheatley, Gabriel conquistou mais um ótimo resultado no fim de semana. garantiu a nona posição na corrida após ter pedido para trocar de posição com seu companheiro de equipe, por estar mais rápido. e dessa vez, conquistou 2 pontos.

já um piloto que não teve um fim de semana nada bom foi Kimi Antonelli. e a verdade é que a oscilação que ele vem tendo era esperada, algo normal para um rookie. ele está aprendendo, assim como os outros e não é hora para criticá-lo, porque erros acontecem. e outra verdade, se ele não fosse bom, Toto Wolff não teria escolhido ele.

bom, a McLaren conquistou sua sexta dobradinha no ano, estabelecendo o maior número desde 1988, quando a dupla era Senna e Prost em que obtiveram 10 dobradinhas. e o que tudo indica é que a dupla papaya ultrapassará esse número nessa temporada.

e para terminar, um dado bem legal do GP da Bélgica. Charles Leclerc (P3) e Max Verstappen (P4) tiveram uma diferença média de tempo de APENAS 1 MILÉSIMO.

e agora vamos para o último GP antes do summer break!

 

*Esta coluna teve a participação da jornalista Carla Giampaoli 

Fonte: https://cagiampaoli.substack.com/p/grande-premio-da-belgica-parte-2?utm_source=share&utm_medium=android&r=yuh51&triedRedirect=true

Sobre o autor:

Eduardo Farah, proprietário da Antiquebug Autoparts, empresa especializada em restauração e compra e venda de peças e veículos da linha Vw clássica com ênfase em originalidade. Atua desde 2005 no ramo, e além de sua empresa, trabalhou como piloto de testes para o site Racionauto, ama raposas e é apaixonado por esporte à motor e por seu trabalho em iguais proporções. contatos: @eduardommfarah / ilhadasraposas@gmail.com / 19-997506483 

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