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O final de semana da sétima etapa da temporada 2023 da Stock Car Pro
Series foi das mais emocionantes. As corridas de número 599 e 600 da
história da principal categoria do automobilismo brasileiro tiveram um
pouco de tudo: altíssimas velocidades, muitas disputas por posição,
estratégias variadas e também acidentes.
As vitórias ficaram
com Cesar Ramos (Ipiranga Racing) na primeira corrida e com Átila Abreu
(Pole Motorsport) na segunda. O pódio da primeira prova foi completado
por Nelsinho Piquet e Lucas Foresti, enquanto na segunda, Abreu foi
ladeado no pódio pelo companheiro de equipe Rafael Suzuki e por Rubens
Barrichello. Nas disputas do anel externo de 2.695 metros, os carros
chegaram a superar os 260 km/h nas duas longas retas de Goiânia. Felipe
Baptista atingiu a maior velocidade: 262,1 km/h.
Na primeira
corrida, Cesar Ramos conseguiu converter a sua vantagem na pole position
em vitória. O piloto gaúcho fez uma boa largada e adotou a estratégia
de parar logo no início da janela de pit stops obrigatórios e trocou
apenas o pneu traseiro direito. Após 36 voltas e pouco mais de 31
minutos, o piloto do Toyota Corola #30 foi o primeiro a ver a bandeira
quadriculada com Nelson Piquet Jr em segundo e Lucas Foresti em
terceiro.
“Estou muito feliz, é óbvio, quando a gente faz a
pole a gente quer ganhar, mas a gente sabe da dificuldade aqui no anel
externo. No ano passado eu fiquei em segundo e muito perto do Rubinho o
tempo todo, mas eu não consegui dar um ataque como o Nelsinho me deu
hoje, então foi uma das corridas mais difíceis da minha vida. Essa
vitória foi merecida, a gente começou a construir ela na sexta-feira,
nos primeiros treinos”, disse Ramos. “A gestão do carro foi difícil, é
uma pista que parece fácil, mas são duas freadas muito agressivas por
causa da velocidade, o calor estava extremo, e as altas temperaturas
prejudicam um pouco o desempenho dos freios. É um desafio grande. Se o
carro começa a perder performance, a gente tem que lidar com tudo isso
sem perder ritmo. Consegui concretizar meu objetivo, que era ganhar
corrida e ser o maior pontuador do final de semana”, completou.
Ricardo Zonta, Rafael Suzuki, Felipe Fraga, Gabriel Casagrande, Átila Abreu, Gaetano di Mauro e Dudu Barrichello fecharam os dez primeiros que inverteram as posições no grid. Então vice-líder da tabela, Daniel Serra abandonou a disputa da primeira corrida com problemas em seu carro, enquanto Thiago Camilo, então líder do campeonato, resistia bravamente em sexto lugar até levar um toque de Julio Campos e sair da pista, caindo para 17º.
Com a inversão de grid, Dudu Barrichello e Gaetano Di Mauro dividiram a primeira fila. Na largada, Átila Abreu se posicionou por dentro e dividiu a curva com Gaetano Di Mauro enquanto Dudu Barrichello se manteve na liderança. Na saída da curva dois, vários carros se envolveram em incidentes que forçaram o abandono de Matias Rossi, Thiago Camilo e Guilherme Salas, acionando o Safety Car, que só deixou a pista após quatro voltas e 21 minutos no regressivo.
Dudu teve problemas de câmbio na relargada e abandonou a prova, tendo
sido ultrapassado por Abreu, Di Mauro, Suzuki e Zonta. Na abertura da
janela, Di Mauro liderava a prova quando entrou para a sua parada
obrigatória. Enquanto isso Abreu continuou na pista e entrou apenas na
volta 10.
Na volta 21, a cerca de sete minutos do final, uma
disputa de posição envolvia seis carros. Piquet tentou ultrapassar
Casagrande por dentro na reta principal; o piloto do #83 tentou fechar a
trajetória – tarde demais: os dois carros se tocaram, Casagrande rodou e
foi acertado em cheio pelo carro de Cacá Bueno, que ficou com três
rodas. Felipe Massa também foi atingido por destroços e deixou a
corrida. Ninguém se feriu. O safety car voltou à pista, mas por conta do
acidente, a direção de prova encerrou a corrida com bandeira vermelha,
faltando pouco mais de três minutos para o final. Átila Abreu ficou com a
vitória, Rafael Suzuki com o segundo lugar e Rubens Barrichello
completou o pódio.
“Para essa corrida a gente fez uma escolha
errada do acerto, perdendo velocidade e isso no circuito oval na
classificação, um décimo de segundo faz diferença. Eu sabia que meu
carro era bom de corrida, porque nos treinos eu estive bem, eu fui
quarto, terceiro, mas eu precisava largar bem. Eu consegui; pulei ali já
para perto do décimo, negociei muito bem as ultrapassagens, e houve um
momento crucial que eu ‘descasei’ o push e na volta seguinte eu consegui
passar cinco carros e me coloquei numa situação muito boa”, disse o
piloto do #51. “Estou muito feliz com todas as decisões e quero
parabenizar a equipe, os mecânicos... Que esses caras trabalham muito e
sem eles isso não seria possível. Então, é bom vencer novamente e agora
que seja o restante de campeonato com novos ares”, completou.
Gianluca Petecof foi o quarto colocado, seguido de Daniel Serra em boa
recuperação, Bruno Baptista, Enzo Elias, Ricardo Zonta, Felipe Baptista e
Cacá Bueno fechando os dez primeiros em apenas três rodas depois de se
envolver no acidente que colocou final à segunda prova.
Para o
então líder do campeonato, um desastre. Camilo somou apenas quatro
pontos e caiu para o quarto lugar, com 168. Daniel Serra reassumiu a
liderança, agora com 179 pontos, oito a mais que Gabriel Casagrande.
Ricardo Zonta subiu para terceiro com os mesmos 168 de Camilo. Rubens
Barrichello manteve-se em quinto, com 165, seguido por Rafael Suzuki
(159), Cesar Ramos (153), Felipe Baptista (127), Gianluca Petecof (125) e
Nelsinho Piquet com 124.
Agora, a principal categoria do
automobilismo brasileiro nos dias 16 e 17 de setembro no Velopark, em
Nova Santa Rita, na região metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande
do Sul.
Resultado da Corrida 1 (extraoficial)
1. Cesar Ramos, 36 voltas em 31:13.119
2. Nelson Piquet Jr, a 0.514
3. Lucas Foresti, a 1.286
4. Ricardo Zonta, a 2.950
5. Rafael Suzuki, a 7.048
6. Felipe Fraga, a 10.300
7. Gabriel Casagrande, a 10.711
8. Átila Abreu, a 11.614
9. Gaetano Di Mauro, a 12.263
10. Eduardo Barrichello, a 13.319
11. Matias Rossi, a 14.956
12. Felipe Massa, a 25.890
13. Gianluca Petecof, a 31.460
14. Ricardo Maurício, a 34.156
15. Rubens Barrichello, a 38.529
16. Felipe Baptista, a 1 volta
17. Thiago Camilo, a 1 volta
18. Tony Kanaan, a 1 volta
19. Marcos Gomes, a 1 volta
20. Julio Campos, a 2 voltas
21. Cacá Bueno, a 2 voltas
22. Enzo Elias, a 3 voltas
23. Denis Navarro, a 3 voltas
24. Allam Khodair, a 4 voltas
25. Guilherme Salas, a 7 voltas
Não completaram
Bruno Baptista
Sérgio Jimenez
Digo Baptista
Lucas Kohl
Raphael Teixeira
Daniel Serra
Resultado da Corrida 2 (extraoficial)
1. Átila Abreu, 23 voltas em 25:32.483
2. Rafael Suzuki, a 1.185
3. Rubens Barrichello, a 3.077
4. Gianluca Petecof, a 3.915
5. Daniel Serra, a 5.537
6. Digo Baptista, a 6.596
7. Enzo Elias, a 8.865
8. Ricardo Zonta, a 10.556
9. Felipe Baptista, a 11.209
10. Cacá Bueno, a 13.713
11. Gaetano Di Mauro, a 15.586
12. Marcos Gomes, a 17.764
13. Lucas Foresti, a 19.913
14. Denis Navarro, a 22.009
15. Digo Baptista, a 23.735
16. César Ramos, a 25.117
17. Lucas Kohl, a 26.677
18. Tony Kanaan, a 27.942
19. Raphael Teixeira, a 29.680
20. Sérgio Jimenez, a 32.271
21. Felipe Massa, a 2 voltas
22. Gabriel Casagrande, a 3 voltas
23. Nelson Piquet Jr, a 3 voltas
Não completaram
Ricardo Maurício
Dudu Barrichello
Allam Khodair
Felipe Fraga
Julio Campos
Matias Rossi
Thiago Camilo
Guilherme Salas
Classificação do Campeonato após 7 etapas (top-10 extra-oficial)
1. Daniel Serra – 179 pontos
2. Gabriel Casagrande – 171
3. Ricardo Zonta – 168
4. Thiago Camilo – 168
5. Rubens Barrichello – 165
6. Rafael Suzuki – 159
7. Cesar Ramos – 153
8. Felipe Baptista – 127
9. Gianluca Petecof – 125
10. Nelsinho Piquet - 124
Fonte: P1 Media Relations
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