quarta-feira, 31 de maio de 2023

Kartismo: Campeão do 1º turno, Gabriel Fernandes quer ampliar liderança na Copa São Paulo Light de Kart

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Campeão do 1º turno da Copa São Paulo Light de Kart, o carioca Gabriel Fernandes (Techspeed/Cinestúdio/Globo Construtora/Seepill Valves/Total Auto Center/3Marc/Pizza Crek/SOS Bike Móvel) participará neste fim de semana (2 e 3/6), no Kartódromo de Interlagos (SP/SP), da quinta rodada do principal certame regional do kartismo com ânimo e confiança redobrados.

“Venho de uma sequência grande de vitórias, nos três campeonatos que disputo, em kartódromos e circuitos diferentes. Isto me dá um grande ânimo para buscar outros bons resultados, e uma confiança enorme no meu kart Techspeed preparado pela equipe Nikima Racing/Dai Motorsport”, constata Gabriel Fernandes. “Isto me inspira pra vencer e vencer mais ainda”, afirma o piloto de 13 anos de idade.

A quinta etapa do Copa São Paulo abre o terceiro turno do campeonato, composto pelas 5ª e 10ª etapas, sem descarte de pior resultado. A pontuação em cada uma destas duas etapas é cerca de 1,5 vezes maior do que nos outros dois turnos, o que determina a extrema importância em já alcançar bons resultados.

“Vamos tentar vencer a quarta seguida no Light. Vou pra cima com tudo, confiante no meu equipamento. Minha expectativa é pontuar bem pra ampliar a liderança no campeonato”, espera o carioca de Nova Iguaçu.

Guilherme Moleiro conquista o vice-campeonato Sul-brasileiro pela Júnior Menor

 


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A 26ª edição do Sul-brasileiro de Kart, disputada no último final de semana no kartódromo Beto Carrero, em Penha-SC, foi de muito trabalho para o piloto e a equipe de Guilherme Moleiro. Com problemas em dois chassis o representante da cidade de Rolândia, no Paraná, conseguiu se manter na competição e conquistar o troféu de vice-campeão pela categoria Júnior Menor.

“Durante os treinos o Guilherme reclamou do desempenho do kart e constatamos que o chassi estava quebrado. Soldamos, mas não deu certo. Trocamos de equipamento para a tomada, mas só depois das classificatórias é que conseguimos um bom acerto, tanto que no warmup da final o kart estava muito bom. O Gui largou bem, e depois o kart parou de render, principalmente, nas retas. Depois da prova final vimos que o suporte de apoio do chassi estava quebrado”, explicou Beto Zanini, coach do piloto.

Guilherme Moleiro marcou o terceiro melhor tempo na tomada à 0.131s do pole position. Manteve a posição nas duas baterias classificatórias e foi o terceiro do grid na prova final. Com boa largada assumiu a liderança, mas a partir da sexta volta o kart começou a perder rendimento. No braço, o piloto conseguiu defender o segundo posto até a bandeirada final.

Enzo Vidmontiene vence corrida nos EUA e foca preparação para o SKUSA Pro Tour

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Jovem revelação do kartismo brasileiro nos Estados Unidos, Enzo Vidmontiene voltou a vencer uma bateria no último final de semana na abertura do Sunshine State Karting Challenge 2023. Atual tetracampeão da competição com títulos consecutivos de 2019 a 2022, Vidmontiene andou sempre entre os primeiros da etapa e venceu a pré-final do último domingo no Andersen Racepark, na Flórida.

A competição tem um formato com warmup, qualifying, pré-final e final, com essas mesmas sessões no sábado e no domingo.

“No sábado melhoramos a partir da classificação, quando conseguimos o terceiro lugar. Na pré-final liderei algumas voltas, mas na última curva da volta final acabei indo para o segundo lugar. Na final larguei em segundo e tinha até conseguido fugir do pelotão junto com o primeiro colocado, mas depois acabei levando um toque e fui jogado na grama, mas ainda assim consegui finalizar em quinto”, explica Vidmontiene.

O domingo acabou sendo de uma mistura de sentimentos para Vidmontiene, que compete com equipamento Parolin pela equipe MottazSport. O brasileiro venceu a pré-final, mas depois teve seu kart acertado por um adversário na corrida que valia o primeiro lugar da etapa.

Vicente da Silva é destaque no Campeonato Sul-Brasileiro de Kart

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Um dos mais novos talentos do kartismo brasileiro, Vicente da Silva foi um dos destaques do Campeonato Sul-Brasileiro de Kart, disputado no último final de semana no Kartódromo Beto Carrero, em Penha, no litoral de Santa Catarina. O piloto da classe Mirim foi o melhor nos treinos livres e andou na frente nas baterias classificatórias.

Na competição interestadual, depois de obter a sétima posição no grid de largada, Vicente mostrou bons desempenhos nas baterias classificatórias, terminando em oitavo na primeira bateria, quando chegou a andar em quarto, e o terceiro lugar na segunda, figurando como um dos candidatos a um lugar no pódio.

Na final da competição, o piloto formado na escola Fittipaldi Brothers chegou a disputar as primeiras colocações. Um incidente na última volta, porém, fez com que Vicente rodasse, não conseguindo completar a corrida decisiva no litoral catarinense.

Kaká Freire segue na liderança da Old Stock Race


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

O ano de 2023 vem quebrando paradigmas para a Old Stock Race. A competição mais raiz do automobilismo brasileiro vê o público crescer a cada etapa, bem como aumentando o número de pilotos no grid.

A força dos motores dos Opalas e Caravans, com mais de 300cv de potência, sem qualquer auxílio eletrônico de pilotagem, tornam as corridas muito mais atrativas para pilotos e fanáticos por adrenalina sobre rodas.

Após a terceira etapa, realizada em 21 de maio, no Autódromo de Interlagos, é possível ver como o acerto dos carros vem sendo constante. Dentro das garagens das equipes, os mecânicos buscam dar o máximo de eficiência. Na pista, isso reflete em diferenças mínimas, na casa dos milésimos de segundo, entre os carros.

A liderança do campeonato, até o momento, segue com Kaká Freire, piloto da Caravan Cheirosa (134 pontos). Atrás dele está Kleber Eletric, com apenas oito pontos de distância (126 pontos). O terceiro é Thiago Lourenço, que figura com 114 pontos.

Copa Truck: Felipe Giaffone busca novas conquistas com o caminhão Volkswagen nas quatro corridas de Londrina

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

O final de semana da Copa Truck em Londrina (PR), no Autódromo Internacional Ayrton Senna, promete ser um dos mais importantes da temporada e Felipe Giaffone, piloto pentacampeão brasileiro de Truck, acredita que o desafio de conquistar bons resultados nas quatro corridas será fundamental para a sequência da temporada.

“Vamos entrar em uma fase importante do campeonato com quatro corridas em dois dias, então vamos precisar estar com o caminhão bem revisado para tentarmos a vitória. Londrina é uma pista que eu sempre curti bastante, então por ser duas rodadas duplas dentro de um mesmo final de semana é preciso acertar bem o nosso equipamento”, diz Giaffone, que acelera o caminhão Volkswagen Meteor da R9 Competições.

Segundo colocado na etapa passada em Interlagos, Giaffone estreou na temporada 2023 com vitória em Goiânia e atualmente ocupa a quarta colocação do campeonato com 55 pontos, sendo 10 pontos atrás do líder da tabela. A etapa de Londrina promete mexer bastante com a pontuação após quatro corridas no Paraná.

“É importante pensarmos no final de semana como um todo. Vamos tentar fazer um sábado limpo para que não comprometa nosso desenvolvimento para o domingo. Estou bem animado para essa nova fase do campeonato e o objetivo é seguir lutando pelas primeiras posições sempre”, completa Giaffone.

As provas de sábado serão exibidas ao vivo pelos canais SporTV e pelo canal da categoria no YouTube, que exibe também as duas tomadas de tempo. As corridas no domingo serão transmitidas ao vivo pela Band e também nos canais que exibem as atividades de sábado.

Leo e Rafa Reis defendem liderança da Nascar Brasil em etapa em Londrina com a D4U Immigration

 


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Líderes do campeonato da Nascar Brasil entre os competidores da classe ProAm, os irmãos Leo e Rafa Reis disputam neste final de semana a terceira etapa da temporada 2023, marcada para o Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina (PR). A dupla possui vitórias nas duas etapas do ano, disputadas em Goiânia e Interlagos, e busca manter este aproveitamento com o carro que leva as cores da D4U Immigration.

“Vamos para mais uma etapa da Nascar Brasil buscando mais um bom resultado. Meu irmão e eu conseguimos vitórias nas duas primeiras etapas e esse é o objetivo também em Londrina, uma pista mais travada e de ultrapassagens difíceis. Por isso, a classificação será importante neste final de semana”, disse Rafael Reis.

Além das características da pista, mais travada em relação aos outros dois circuitos em que a divisão brasileira da categoria americana já passou, a etapa no norte paranaense terá outra peculiaridade: a segunda corrida do final de semana será realizada no final da tarde, com largada às 17h30, com expectativa de chegada à noite.

Porsche Cup: Marcelo Tomasoni chega embalado para etapa em Goiânia

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Destaque da temporada 2023 da Porsche Cup na categoria Challenge, o piloto Marcelo Tomasoni está ainda mais motivado para acelerar neste final de semana nos 3.835 metros do autódromo internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO).

A pista receberá a terceira etapa da Sprint e Tomasoni chega embalado. O piloto já soma três vitórias e mais dois pódios em cinco corridas em 2023. Pela Sprint, tem duas vitórias e dois pódios nas rodadas duplas de Interlagos e Velocitta. Pela Endurance, também subiu ao lugar mais alto do pódio, na primeira etapa, em Interlagos, dividindo o carro com Gerson Campos.

Com os resultados, Tomasoni lidera ambas as categorias e espera manter a boa fase também em Goiânia. A pista abre a programação com treinos extras na quinta-feira (1) e treinos livres na sexta-feira (2). No sábado (3), o classificatório está previsto para as 10 horas, com a corrida 1 às 14h05. No domingo (4), a segunda prova também terá sua largada no mesmo horário.

“Na corrida do ano passado em Goiânia, conquistei dois segundos lugares, que nos colocaram na briga pelo campeonato na última etapa em São Paulo. Também fui segundo no grid, então, são resultados que aumentam nossa expectativa, principalmente porque este ano estamos com um carro ainda mais equilibrado. Além disso, os resultados alcançados até aqui nos deixam bem confiantes”, comenta Tomasoni, que que é patrocinado pela Ativa Investimentos, DSM e Plant Power.

Lourenço Varela conquista o título de campeão Sul-Brasileiro de Kart Cadete

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Disputada no último sábado (27), a 26ª edição do Sul-brasileiro de Kart reuniu mais de 250 pilotos de diversos estados, no kartódromo Beto Carrero em Penha, litoral catarinense. Na categoria Cadete 19 karts concorreram ao título definido em uma disputa acirradíssima em que Lourenço Varela (Art Home), de Itapema-SC, alcançou a vitória com uma condução caprichada e sem erros.

Terceiro na toma de tempos, à 0.017s do pole position, Lourenço Varela apresentou boas disputas na primeira e segunda classificatórias. Com um segundo lugar e uma vitória, respectivamente, foi o segundo na fila do grid para a corrida final. Com boa largada Varela assumiu a liderança no final da primeira volta e defendeu a posição, volta a volta, e até receber a bandeira quadriculada, conquistando o título de campeão da categoria.

O piloto brigou também pelo título da Rok Kids, mas alguns incidentes de pista atrapalharam o seu desempenho. O resultado do treino de classificação foi bem apertado, Varela marcou o quinto tempo à 0.380 do pole position. Na primeira bateria largou bem, mas uma disputa numa saída de curva fez o kart deslizar para cima da zebra, perdendo algumas posições. Do sétimo lugar, fez corrida de recuperação e foi o terceiro a cruzar a linha de chegada. Na segunda prova classificatória, um toque na roda dianteira o jogou para fora da pista e encerrou na quinta posição.

Famílias promovem renovação no automobilismo

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Ver dois membros de uma mesma família em um pódio no automobilismo não é um fato dos mais comuns. E é ainda mais raro quando se trata de pai e filha. Na Turismo Nacional, categoria que reúne alguns dos carros mais vendidos do Brasil, Ewerson Dias (56 anos) e sua filha, Bruna (29), travaram no último domingo (28/05) uma valente disputa por posição e terminaram na quarta e quinta colocações da divisão B, compartilhando pela primeira vez o mesmo pódio. Um banho de champanhe literalmente em família.

A prova foi disputada no Autódromo Internacional de Tarumã, na gaúcha Viamão, região da Grande Porto Alegre. A façanha em família foi também a estreia de Bruna na Turismo Nacional. A mineira nascida em Coromandel é a única competidora no grid da categoria nesta temporada, e integra com o pai a equipe Ricco Motorsport.

O automobilismo brasileiro vive um momento em que as famílias promovem uma renovação. Os pilotos mais experientes, alguns de grande renome, incentivam a nova geração a entrar na pista e buscar uma carreira profissional. É o caso também dos clãs Baptista, Barrichello, Giaffone e Lopes (veja detalhes abaixo). O caso da família Dias é o mais recente.
“Fico muito feliz por dividir a equipe com a Bruna, mas quando colocamos o capacete é cada um por si. Realmente, estou muito grato por ela estar aqui. Que em breve tenhamos muito mais mulheres conosco, o que é muito importante”, incentivou Ewerson. “Na corrida, nós andamos juntos por algumas voltas e deixei uma emoção extra para o finalzinho. Dei o pé [no acelerador] e passei por ela. Até para provar que aqui é uma competição, independentemente de ser pai e filha, e é assim que funciona”, completou.

Bruna endossou o sentimento de Ewerson. “Aqui dentro do box, nós somos família. Lá na pista, é diferente”, frisou ela. “Mas aconselho pais pilotos e suas filhas a fazerem o mesmo. Poder correr e ter o pai ao nosso lado não tem preço”, garantiu.

Kart: Álvaro Medeiros conquista o vice-campeonato Sul-brasileiro em estreia na pista do Beto Carrero

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Com foco na Copa Brasil de Kart, que será realizada em julho, o piloto Álvaro Medeiros faz boa estreia na pista do kartódromo Beto Carrero, em Penha, litoral de Santa Catarina. Com 19 participantes na categoria Mirim, primeira da base do kartismo brasileiro, o piloto conquistou, no último sábado (27), o título de vice-campeão Sul-brasileiro, considerada a terceira competição nacional mais importante da modalidade.

Álvaro Medeiros surpreendeu na rápida adaptação ao traçado. Marcou o melhor tempo na tomada para as baterias classificatórias, venceu as duas, e foi o mais rápido na pista na segunda disputa cruzando a linha de chegada com mais de três segundos de vantagem para o segundo colocado. Pole position na corrida final, Álvaro fez boa largada. Seguido de perto por outro concorrente, a briga pela liderança permitiu a aproximação do pelotão que vinha logo atrás. Com várias trocas de posições, o piloto brasiliense cruzou a linha de chegada em segundo lugar e é o vice-campeão Mirim, em sua estreia na competição e no traçado.

“Estamos muito felizes com a evolução do Álvaro na categoria. Ele tem conquistado bons resultados em todas as competições que está participando. Isso mostra o foco e a determinação do piloto. Ainda temos muitas corridas neste ano, mas com toda a vontade que ele está e com o  trabalho em equipe, os bons resultados devem continuar”, comentou Alex Grigoletto, coach do piloto, que conquistou o título de campeão Sul-brasileiro pela F4 Super Sênior.

Edson Reis vai disputar sua primeira noturna na NASCAR Brasil

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

O curitibano Edson Reis, da Maxon Racing, está nos seus preparativos finais para seu terceiro desafio na NASCAR Brasil Sprint Race. O responsável pela direção do ER#12, da classe AM, disputará a próxima etapa da competição no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina (PR), no sábado, 03 de junho, em que a corrida principal do evento será noturna (#NightChallenge).

“Estou me preparando fisicamente e estudando o traçado da pista de Londrina. Esse traçado longo que a NASCAR vai fazer, na verdade nunca andei. Então, tenho que aprender e entender, treinar em simulador, para ‘pegar as manhas da pista’, e aí vamos pra cima. Minha expectativa é alta, pois é uma pista que gosto bastante”, relata o piloto de 40 anos.

A corrida noturna também será um marco na carreira de Edson Reis. “Nunca andei numa prova a noite, no escuro. Vai ser minha primeira vez em disputas desse tipo. Além disso, Londrina é uma pista técnica e rápida, que dá muito pouca margem para erros, com curvas complexas e pouca área de escape, tem que tomar certo cuidado”, conta.

Embora seja paranaense, Reis só disputou duas provas oficiais em Londrina – uma pelo Campeonato de Turismo Nacional, em 2019, e outra pela Copa HB20 em 2020. Mas a pista traz ao piloto boas recordações. “Foi ali que estreei no Turismo Nacional e saí de lá com a segunda posição na minha categoria. E lá começou também a minha briga pelo campeonato daquele ano, no qual me sagrei vice-campeão. É por isto que guardo altas expectativas na disputa da próxima etapa e espero que conquiste um bom resultado neste evento”, revela.

Porsche: Terceira etapa da temporada Sprint será em Goiânia, um dos mais desafiadores da temporada para os freios

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

O Autódromo Ayrton Senna, em Goiânia (GO), é um circuito que costuma agradar aos pilotos da Porsche Carrera Brasil. Com trechos de alta, média e baixa velocidade, o traçado do Centro-Oeste brasileiro vai receber a terceira etapa do campeonato Sprint (corridas curtas) da categoria dos carros de corrida mais produzidos do mundo nos dias 3 e 4 de junho. Se há circuito técnico e com trechos de alta e baixa velocidade, há exigência para os discos de freios Fremax, que equipam os carros da categoria desde 2008.

Com a proximidade da metade da temporada, quem chega à frente do ranking de pilotos é o gaúcho Miguel Paludo com 91 pontos somados em quatro corridas disputadas, oito pontos a mais que Alceu Feldmann, que soma 83 pontos. Em terceiro está Marçal Müller, com 73. Essa pontuação ainda não considera os dois descartes obrigatórios previstos no regulamento.

Goiânia é uma pista em que os pilotos reduzem mais de 100 km/h em poucos metros, fazendo com que os discos trabalhem intensamente em temperaturas elevadas. Com isso, os pilotos não podem apenas pensar em acelerar, é preciso pensar em resfriar o conjunto dos freios, segundo Ronaldo Chremonezi, gerente de Engenharia de Produto Fremax.

“Goiânia é uma pista bastante exigente para os discos de freio, com trechos de alta velocidade sucedidos por fortes frenagens que reduzem as velocidades em mais de 100 km/h em poucos metros. Outro desafio interessante que o traçado goiano proporciona aos pilotos e principalmente aos carros são as temperaturas, geralmente muito altas; assim, o trabalho do piloto nas retas passa a ser, além de ganhar velocidade, também resfriar o conjunto de freios. As curvas 3, 5 e a curva final do circuito são pontos particularmente interessantes do ponto de vista dos freios. É um traçado de média para alta velocidade em um dos melhores autódromos do Brasil e os discos da Fremax proporcionam aos pilotos essa elasticidade em termos de temperatura sem comprometer a eficiência e segurança dos freios”, analisa o engenheiro.

terça-feira, 30 de maio de 2023

COPA TRUCK: Cirino adota ajustes europeus para busca pódio em Londrina

 


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A terceira e quarta etapas da temporada da Copa Truck acontecem neste final de semana no Autódromo de Londrina com a disputa de quatro corridas e o fechamento da primeira metade da temporada. Com um time depois de 25 anos nos caminhões, o paranaense Wellington Cirino está em busca de sua primeira vitória com o novo caminhão Iveco e aposta em novos ajustes trazidos da Europa para conquistar o resultado.

Há 15 dias, Wellington Cirino acompanhou a etapa em Misano do FIA European Truck Racing, uma espécie de campeonato europeu de caminhões, e verificou alguns ajustes que podem ser adotados para as corridas por aqui.

“Existem algumas diferenças de regulamento esportivo e da parte técnica dos caminhões. Mas aproveitei muito para observar questões ligadas à suspensão, aos pneus, e o controle de emissões. Foi um fim de semana de muito aprendizado e tem muita coisa que pretendo aplicar já nesta etapa em Londrina”, contou o piloto que acelera o caminhão da Equipe Iveco Usual Racing com as marcas da Iveco, Nexpro, FPT, Usual Brinquedos, Cresol, Librelato, Industrias Marrucci, Nino Faróis, Cirino Sabadin, Embreagex, Piloto Diesel e Meritor.

“Sabemos que estamos em uma fase de desenvolvimento do novo caminhão. Então, teremos uma etapa muito importante para seguir evoluindo e, de preferência, para que possamos comemorar bons resultados”, concluiu o piloto paranaense.

A programação de treinos em Londrina começa na sexta-feira, com três sessões – 10h05, 13h05 e 16h00. No sábado, o treino de classificação acontece às 9h, com as corridas da terceira etapa acontecendo a partir das 14h50. O domingo será dedicado à quarta etapa, com quali às 9h10 e corridas a partir das 12h35.
 

Cirino segue com foco no desenvolvimento do caminhão Crédito - Rafa Catelan
Caminhão Iveco terá novos ajustes em Londrina. Crédito - Rafa Catelan
Londrina recebe rodada dupla a partir de sexta-feira. Crédito - Rafa Catelan
Fonte: JR Assessoria de Imprensa

Mitsubishi Cup: Giovanni Dias se destaca como Melhor Piloto Estreante da etapa de Indaiatuba

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

São oito categorias em disputa no maior campeonato de rali monomarca cross country de velocidade da América Latina. A diversão é fazer em menor tempo possível os três trechos cronometrados de aproximadamente 30 km cada. Seja para os pilotos mais experientes ou para os que chegaram agora, a adrenalina e a poeira compensam qualquer perrengue. O piloto da equipe FD Rally Team, Giovanni Dias (carro#12), está em sua primeira temporada na Mitsubishi Cup e já na terceira prova foi premiado como Melhor Piloto Estreante, da 3ª etapa, realizada no último fim de semana (27), na Fazenda Pimenta, em Indaiatuba/SP.

A dupla Giovanni Dias/Dalmo Bergantin #12 fechou a etapa em 6º na L200 Triton Sport R. “Foi a prova mais difícil de todas até agora. Na primeira volta cometi alguns erros, mas depois soube que vários erraram também. Na segunda fomos bem e na última volta tivemos problemas e perdi alguns minutos. Mais uma vez terminamos em 6º, por um ponto apenas não subimos ao pódio, mas logo chegaremos lá!”, explica Giovanni que compete em uma categoria com várias duplas experientes. “Fiquei muito feliz por ter recebido esse troféu de Melhor Piloto Estreante e fiz questão que Dalmo subisse ao pódio porque o navegador é fundamental”, completa o jovem de 21 anos, que carrega o DNA Off-Road dos pais, os pilotos Glauber Fontoura e Sandra Dias.

Dalmo Bergantin ressalta a busca de Giovanni pela evolução em um ano de aprendizado: “A pista foi a mais técnica e desafiadora, muito difícil a navegação e uma prova exaustiva. A pilotagem exigiu muito do piloto, mas Giovanni já evoluiu muito, enxerga a pista como piloto, está mais à vontade a cada prova”.

Porsche Carrera Brasil: Werner Neugebauer e a conexão histórica com o autódromo de Goiânia

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Depois de atingir a marca de 100 corridas na Porsche Carrera Brasil com uma vitória na última etapa disputada pelo campeonato Endurance, em Interlagos, São Paulo (SP), agora o piloto Werner Neugebauer vai relembrar outro capítulo de sua carreira. Palco da próxima etapa do campeonato Sprint (corridas curtas) nos dias 3 e 4 de junho, o autódromo de Goiânia também é especial para Neugebauer. Goiânia foi onde o gaúcho voltou a atuar no automobilismo em 2016, justamente na sua estreia pela Porsche, após uma pausa de oito anos.

A corrida número um de Neugebauer com os carros de corrida mais produzidos do mundo foi uma prova Endurance em parceria com Fábio Alves. Após classificar o carro #54 na oitava colocação, a dupla fechou a corrida com um pódio no quinto lugar da classe principal. Foi o primeiro contato do piloto com carros de turismo.

Essa corrida marcou o retorno do gaúcho ao automobilismo após oito anos afastado. “Goiânia é especial para mim, foi o meu primeiro contato com Porsche, a primeira corrida foi lá e terminei em quinto ao lado do Fábio Alves... essa foi a corrida mais marcante na pista, pois o foi a minha volta ao automobilismo, foi o primeiro contato com o carro e tivemos um pódio”, disse o piloto que foi campeão Sprint em 2018 e Overall em 2019.

Das 100 corridas disputadas por Werner, 14 foram em Goiânia. São nove pódios, duas vitórias e três pole positions. “É um circuito bem completo com curvas de alta, média e baixa velocidade. A curva um e a dois são bem rápidas, depois tem um cotovelo seguido do S de baixa... então isso faz com que a pista seja bem legal. Mas as curvas de alta são as minhas preferidas”, avalia o piloto da Mahrte Racing Team.

F4 Espanhola: Pedro Clerot mantém liderança do campeonato após faturar top-5 em Aragón

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Um dos destaques do automobilismo brasileiro na Europa, Pedro Clerot disputou neste final de semana a segunda etapa da temporada 2023 da F4 Espanhola, disputada no circuito do MotorLand Aragón, na cidade de Alcañiz, na Espanha. Com um carro da MP Motorsport, o brasileiro obteve um top-5 e chegou nas três corridas da etapa entre os dez melhores, mantendo a liderança do campeonato.

O melhor desempenho do piloto do carro número 22 no final de semana ocorreu na segunda corrida do final de semana, na madrugada deste domingo, quando terminou com a quarta colocação. Sempre no grupo da liderança, Clerot conseguiu se defender dos ataques dos adversários para se garantir entre os cinco melhores.

Também no domingo, o campeão da F4 Brasil em 2022 obteve a sexta colocação na corrida que completou o final de semana, em uma corrida que contou com duas intervenções do Safety Car. Na abertura da etapa realizada ainda no sábado, Clerot obteve a décima colocação.

Turismo Nacional fecha etapa com grandes provas e competidora no pódio em Tarumã

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Categoria dos carros mais vendidos do Brasil, a Turismo Nacional concluiu neste domingo (28) a segunda etapa da temporada 2023 com outras duas corridas bastante movimentadas no Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão (RS), na região metropolitana de Porto Alegre. Fabrício Lançoni (Chevrolet New Onix) e Juninho Berlanda (Toyota Yaris) venceram as disputas na classe A, enquanto o estreante Fernando Trennepohl (New Onix) gabaritou o dia com dois triunfos na divisão B. Também ‘rookie’, Bruna Dias (New Onix Sedan), única mulher no grid da Turismo Nacional em 2023, coroou sua estreia com um pódio no autódromo gaúcho.

Mesmo com lastro de 25 kg pela condição de líder do campeonato, Juninho Berlanda repetiu a campanha de Goiânia, no primeiro fim de semana de abril, e venceu cinco das seis provas da etapa de Tarumã, chegando assim a dez triunfos na temporada até agora. Outro destaque foi Fernando Trennepohl. O gaúcho de Não-Me-Toque faturou quatro corridas na classe B. Já na divisão Sênior, as conquistas foram repartidas, com três vitórias para Ewerson Dias e outras três para o ‘rookie’ Wilson Pinheiro.

Berlanda exaltou o trabalho da equipe para sair como o maior vencedor em Tarumã. “Pensávamos que o lastro nos atrapalharia mais, para ser sincero, mas compensamos esse sobrepeso no carro com o acerto. A equipe Pein Competições fez um belo trabalho, e saímos muito satisfeitos e já focados em Interlagos. Vamos com tudo para buscar esse campeonato”, disse o catarinense.

Fernando Trennepohl vibrou por estrear tão bem na Turismo Nacional neste fim de semana. “Estava muito ansioso para saber como seria correr aqui, com muitas novidades, sobretudo o carro. Procurei fazer corridas muito limpas, tanto que o meu New Onix praticamente não teve nenhum arranhão. E, particularmente, gostei muito da categoria, muito profissional, com ótima estrutura, que atende bem aos pilotos, e todos com motor e câmbio igual, o que mostra o talento do competidor. Saio muito feliz daqui”, comentou.

F4 Italiana: Matheus Ferreira garante quinto lugar geral e é o segundo melhor novato na corrida 3 na Bélgica

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Um dos destaques do esporte a motor brasileiro na Europa, Matheus Ferreira garantiu a quinta colocação na corrida que fechou a terceira etapa da Fórmula 4 Italiana, disputada neste domingo (28) no circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica. Mais do que isso, o piloto da academia da Alpine foi o segundo melhor novato da prova no tradicional autódromo belga.

Ferreira largou da sétima colocação e logo no início da prova subiu duas posições. Correndo com um equipamento preparado pela equipe Van Amersfoort, o piloto, que faz sua primeira temporada no automobilismo, se manteve no grupo que batalhou pela primeira colocação ao longo de toda a corrida, garantindo o quinto lugar geral e o segundo entre os rookies.

“Tive um bom desempenho nesta terceira corrida. Ganhei duas posições logo no início e estive no grupo da frente, andando próximo dos meus adversários e somando pontos importantes para o campeonato. Foi um bom final de semana e espero manter este bom momento pelo restante da temporada”, disse Matheus, que obteve no sábado a décima colocação na primeira corrida do final de semana.

O campeonato da F4 Italiana segue nos próximos dias 23, 24 e 25 de junho, em mais um circuito de alta velocidade: o do Autódromo Nacional de Monza, na Itália.

Fonte:  Paulista Digital

Fórmula 2: Enzo Fittipaldi volta atenções para etapa da Espanha após abandonar corrida em Mônaco

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Único brasileiro no grid da Fórmula 2, Enzo Fittipaldi já pensa na sexta etapa da temporada 2023, marcada para o próximo final de semana no Circuito de Barcelona, na Espanha. Neste domingo (28), o piloto da academia da Red Bull disputou a segunda corrida da rodada dupla de Mônaco, no circuito montado nas ruas de Monte Carlo, mas uma quebra o fez abandonar a prova.

"Tem sido um começo de temporada difícil, mas vamos seguir em frente. A próxima etapa é em Barcelona e a gente vai seguir trabalhando", disse o piloto, que destacou o ritmo forte que o carro da Carlin apresentou na corrida deste domingo até apresentar o problema.

"O problema ocorreu de uma hora para outra. Comecei a perder potência, começou a sair fumaça e eu tive que parar o carro. A corrida acabou ali. A gente tinha um ritmo muito forte", seguiu Enzo Fittipaldi, que tem os patrocínios de Eurofarma, Claro, Snapdragon, OakBerry, PneuStore, Baterias Moura, Stake, PLGG e Fantom.

Kartismo: Tocantinense Pedro Ricardo termina em terceiro no Sul-Brasileiro

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

O tocantinense Pedro Ricardo Almeida (Naval Navegações/Bravo Serviços Marítimos) terminou muito bem o primeiro desafio da ‘Tríplice Coroa’, composta pelos três mais importantes certames do kartismo nacional. No último fim de semana (27/5) no Kartódromo Beto Carrero, em Penha (SC), o representante de Palmas largou em sétimo debaixo de muita chuva na bateria final, para receber a bandeirada no terceiro posto do Campeonato Sul-Brasileiro de Kart. “Fiquei muito feliz com a minha evolução e do kart, que estreamos aqui no Beto Carrero”, resumiu o piloto da equipe Evolution Motorsport.

Apesar da expectativa de brigar pelo título, a jornada do tricampeão tocantinense foi tumultuada. Em virtude de problemas elétricos na tomada de tempos, largou em quarto na primeira bateria classificatória. Depois de estabelecer a volta mais rápida (51s196) de sua categoria em todo o evento, recebeu a quadriculada em terceiro. Na segunda classificatória estava em terceiro, quando levou uma batida em sua traseira, rodou e teve que abandonar. No treino de aquecimento para a bateria Final, realizado com piso seco, Pedro Ricardo foi o mais rápido, mostrando que tinha condições de brigar pelo título. “Estávamos bem rápido, fiz a melhor volta já na primeira corrida e também no warm-up. Então, tínhamos um saldo bastante positivo para a prova final”, imaginava.

Só que para surpresa do tocantinense, a corrida decisiva foi realizada sob chuva. Partindo da sétima posição, Pedro mostrou a sua habilidade para rapidamente se estabelecer no terceiro posto. “Não sou muito experiente em chuva, mas consegui fazer uma boa largada e manter a posição. De qualquer maneira, fiquei feliz com o resultado”, reiterou o representante da Naval Navegações/Bravo Serviços Marítimos.

Confira os seis primeiros no Sul-Brasileiro de Kart: 1) João Pedro de Souza, 18 voltas em 13min14s464; 2) Arthur Bertoncello, a 17s301; 3) Pedro Ricardo de Almeida, a 28s541; 4) Felipe Freire, a 37s825; 5) Roberto Amaral, a 48s229; 6) Henrique Scotti, a 57s591.

Fonte:  MasterMidia Marketing

Após mais um pódio, Cristiano Rocha e Minae Miyauti mantêm liderança na Outlander Sport R PRO da Mitsubishi Cup

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Três pódios, sendo duas vitórias e um terceiro lugar, em três etapas. Este é o saldo positivo de Cristiano Rocha e Minae Miyauti #20, a 3º dupla mais rápida da Outlander Sport R PRO, deste sábado (27), da Mitsubishi Cup. A terceira etapa do campeonato de rally cross country de velocidade foi realizada na Fazenda Pimenta, em Indaiatuba (SP). A prova foi dividida em três Especiais de 30 quilômetros e agradaram as 58 duplas pelo circuito desafiante.

“Prova boa, prazerosa e difícil porque exigiu muito do carro e como tivemos um pneu furado na primeira volta fomos forçados a abortar. Depois na segunda e terceira voltas garantimos as duas vitórias. Dessa forma, na soma do dia conseguimos o 3º lugar e seguramos a liderança no campeonato”, explicou Cristiano, que conta com um título de campeão e um vice-campeonato da Mitsubishi Cup.

Segundo Miyauti, o entrosamento e sintonia da dupla fazem a diferença, sobretudo em uma prova curta e rápida como Cup. “Cristiano é muito tranquilo e desde o ano passado quando começamos a competir juntos, tudo flui perfeitamente bem”, afirma. “Foi uma prova com muitas curvas, referências próximas, trechos travados e de alta velocidade e diversidade de terrenos. Agora é focar na próxima etapa”, afirma a competidora.

Nesta temporada, a Mit Cup é dividida em oito categorias – de acordo com o carro e nível de experiência dos competidores. São elas: Outlander Sport R, Outlander Sport R Pro, L200 Triton ER, L200 Triton ER Pro, L200 Triton Sport R, L200 Triton Sport R Pro, L200 Triton Sport RS e L200 Triton Sport RS Pro.

Kartismo: Gabriel Fernandes vence em Guapimirim e assume a liderança do Campeonato Carioca

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

O piloto de Nova Iguaçu Gabriel Fernandes (Techspeed/Cinestúdio/Globo Construtora/Seepill Valves/Total Auto Center/3Marc/Pizza Crek/SOS Bike Móvel) teve uma jornada perfeita na terceira etapa do Campeonato Carioca de Kart. Neste sábado ele largou da pole position no Kartódromo Internacional de Guapimirim e venceu as duas baterias da categoria Junior 125, assumindo a liderança do certame estadual.

“Felizmente desta vez deu tudo certo e venci as duas corridas. Preciso manter esta mesma performance nas próximas etapas pra buscar o título de meu Estado”, comenta o representante da Techspeed/Cinestúdio/Globo Construtora/Seepill Valves/Total Auto Center/3Marc/Pizza Crek/SOS Bike Móvel.

Agora Gabriel Fernandes é o líder de todos os três campeonatos que disputa: Carioca de Kart, Copa São Paulo Light de Kart, e V11 Aldeia Cup. Depois de viajar por 500 quilômetros, na manhã de domingo (28/5) ele estará em Barueri (SP) para participar da quarta etapa da V11 Aldeia Cup e defender a sua liderança na F-4 Júnior.

Matheus Ferreira fatura top-10 em primeira corrida da F4 Italiana na Bélgica

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Um dos talentos do esporte a motor brasileiro na Europa, Matheus Ferreira conquistou neste sábado (27) a décima colocação na corrida que abriu a terceira etapa da F4 Italiana, disputada no circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica. O piloto da academia da Alpine, que garantiu seus primeiros pontos na temporada, ainda foi o sexto melhor entre os novatos da temporada.

A corrida em Spa-Francorchamps teve largada com o Safety Car puxando o pelotão, e só teve a bandeira verde quando o relógio apontava pouco mais de 10 minutos para o encerramento da prova, que tem 25 minutos no total. Ferreira seguiu entre os dez melhores no curto período de corrida para valer, já que a prova foi encerrada em bandeira vermelha.

“O resultado foi bom em uma corrida bastante complicada. A gente teve pouco tempo de corrida para valer, e consegui me manter no grupo dos dez melhores. Temos mais duas corridas neste domingo e espero avançar ainda mais, seja entre os novatos, seja no geral”, disse Ferreira, que disputa sua primeira temporada na F4 Italiana defendendo a equipe Van Amersfoort.

A programação da F4 Italiana em Spa-Francorchamps terá sequência neste domingo com mais duas corridas. A primeira delas será realizada a partir das 5h35, enquanto a segunda está marcada para 12h20. As duas provas contarão com transmissão ao vivo do canal da categoria no YouTube.

Fonte: Paulista Digital

Kiko Porto garante novo top-10 na etapa de Indianápolis da USF Pro 2000

 


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Principal nome brasileiro no programa Road to Indy, Kiko Porto alcançou mais um top-10 na temporada 2023 da USF Pro 2000. O piloto da equipe DEForce Racing completou a quarta etapa do campeonato, disputada na noite de sexta-feira (26) no Lucas Oil Indianapolis Raceway Park na décima colocação, em uma corrida que contou com 90 voltas no pequeno oval de 1.100 metros.

O pernambucano largou da 11ª colocação e se manteve batalhando por um lugar no top-10 da corrida ao longo de toda a disputa, conseguindo entrar neste grupo já nas voltas finais. O resultado garante para Kiko Porto sua quinta chegada entre os dez melhores em sete corridas, desempenho que o coloca na quinta colocação do campeonato.

“Foi uma corrida difícil em que tentei me colocar entre os dez primeiros. Só consegui isso na parte final da prova, que acabou em bandeira amarela. Vendo pelo lado positivo, somei alguns pontos e sigo entre os melhores do campeonato, mas temos que evoluir para a sequência da temporada”, disse Kiko Porto, que tem os patrocínios de Banco Daycoval, Royal Mortage USA e Lúcio Santana.

A próxima etapa da USF Pro 2000 será disputada entre os dias 15 e 18 de junho, no circuito de Road América, em Elkhart Lake.

Fonte: Paulista Digital