terça-feira, 4 de agosto de 2020

Vitória da Stuttgart Motorsport na estreia do novo Porsche 911 GT3 R



Não poderia ter sido melhor. Na estreia do novo Porsche 911 GT3 R, Marcel Visconde e Ricardo Mauricio levaram a Stuttgart Motorsport à vitória na categoria GT3 nas 4 Horas de São Paulo, realizadas no sábado (1º de agosto) no autódromo de Interlagos. A dupla campeã de 2017 terminou uma volta à frente dos Mercedes AMG GT3 de Xandinho Negrão/André Negrão e Guilherme Figueirôa/Júlio Campos, respectivamente segundo e terceiro colocados na classe.

Visconde assumiu a liderança da GT3 na largada e manteve o primeiro lugar durante oito voltas, até ser superado pelo carro dos Negrão. O Mercedes abriu distância, mas sempre com o Porsche relativamente próximo. Durante a primeira metade da prova, os dois carros trocaram duas vezes de posição, tanto na pista quanto após os pit stops obrigatórios. Na segunda metade, com Ricardo Mauricio ao volante, o Porsche assumiu definitivamente a liderança da GT3 após a terceira e última bateria de pit stops. Foi a primeira vitória da Stuttgart Motorsport no Endurance Brasil após a conquista do título de Visconde e Mauricio na classificação geral na temporada de 2017, também com um Porsche 911 GT3 R.

Para Visconde, a vitória confirmou a expectativa provocada pela chegada do 911 GT3 R da nova geração: “Demoramos um pouco para entender o novo 911 GT3 R nos testes de pré-temporada e depois veio a paralisação causada pela pandemia. Fiquei alguns meses sem pilotar e me senti um pouco ‘enferrujado’, mas aqui pude constatar que o carro novo dá muita confiança nas freadas e curvas de alta. Além disso, ele tem ar condicionado, o que gera mais conforto, especialmente no calor. Para um ‘gentleman driver’, isso faz diferença”, explica. “Estávamos desde o fim de 2017 sem ganhar. Em 2018 não deu, e em 2019 chegamos perto em Santa Cruz do Sul, houve um acidente com um retardatário a duas voltas do fim. Desta vez, as coisas se encaixaram. Isso é bom para dar moral para a equipe.”

Visconde admite que, antes da corrida, sua maior preocupação era com a largada: “Depois de tanto tempo parado, todo mundo estava numa expectativa muito grande para correr. Nossa dupla está muito equilibrada, o ritmo dos dois pilotos foi maravilhoso, e ainda temos o que melhorar no carro, especialmente em termos de acerto. Felizmente, deu tudo certo”.

Ricardo Mauricio considerou “brilhante” o trabalho da equipe Stuttgart Motorsport. “Foi um fim de semana diferente, em que começamos a trabalhar com um carro novo, com muito mais tecnologia e eletrônica disponível. Ele é confiável, mais rápido e mais fácil de guiar do que o anterior. Na corrida, o Marcel fez dois turnos excelentes. Os meus também foram bons e a equipe fez uma boa estratégia. É um bom começo de campeonato para nós”, comemorou.

Além de vencer na GT3, o Porsche da Stuttgart Motorsport foi o único carro de sua categoria a receber a bandeirada na mesma volta do trio vencedor na classificação geral, formado por Tiel Andrade/Júlio Martini/Nelsinho Piquet, com um protótipo AJR da categoria P1 (a mais rápida do Endurance Brasil, aberta aos protótipos especiais de corrida). A disputa pelo primeiro lugar foi decidida nas voltas finais, quando Nelsinho ultrapassou o AJR da dupla Pedro Queirolo/David Muffato.

Porsche 935 – Na primeira das duas voltas de apresentação para a corrida, a Stuttgart Motorsport teve dois carros na pista. Enquanto Marcel Visconde se preparava para largar com o 911 GT3 R, Ricardo Mauricio comandou o pelotão ao volante do único Porsche 935 existente na América Latina. Durante os dois dias de programação, o carro ficou exposto em um box exclusivo e foi uma das grandes atrações da etapa de abertura do Endurance Brasil. Além dele, a Stuttgart forneceu o Safety Car (911 Carrera) e o Medical Car (Macan).

Construído sobre a base do 911 GT2 RS Clubsport, o Porsche 935 teve apenas 77 unidades produzidas e é equipado com motor biturbo de 6 cilindros contrapostos, com 700 HP de potência. Ele foi desenvolvido como carro de corrida livre, sem seguir um regulamento específico, e também não é homologado para uso em vias públicas. Sua presença em Interlagos fez parte da ação da Stuttgart Porsche para promover a marca e gerar maior interesse pelo evento. “Desde 2017, a Stuttgart tornou-se não apenas participante, mas também patrocinadora do Endurance Brasil. Confiamos no potencial deste campeonato e ele fica melhor a cada ano que passa. Temos muito orgulho de ter contribuído para o Endurance Brasil chegar a 2020 com tantos carros bons e um nível técnico e esportivo tão elevado”, finaliza Marcel Visconde.

Fonte:  Assessoria de Imprensa – Stuttgart Porsche


Nenhum comentário:

Postar um comentário