sexta-feira, 31 de maio de 2024

Fantic Racing Brasil: Com a XEF 250 Trail, Flávio Volpi é o primeiro a competir com a marca no país

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil   

As primeiras motocicletas da Fantic chegaram em 2023 e a marca italiana é representada no Brasil pelo grupo 2W Motors. Já a Fantic Racing Brasil estreou no fim de semana passado na terceira rodada do Campeonato Brasileiro de Enduro, disputada em Venda Nova do Imigrante (ES). O capixaba Flávio Volpi é o primeiro piloto do país a competir de Fantic e defende a equipe, a partir de agora, com uma XEF 250 Trail.

Na estreia, Volpi conquistou o terceiro lugar no pódio da E4 e aprovou o desempenho da moto. “Estou muito feliz de ter finalizado nossa primeira prova de enduro com a Fantic. A moto se saiu super bem nas Especiais, suspensão, motor, tudo sem nenhum problema. Vou me dedicar muito para e evolução da moto e da equipe. Valeu demais e está sendo um prazer e um sonho defender a Fantic Racing Brasil”, afirma o piloto de 32 anos morador de São Roque do Canaã (ES) mas nascido em Itaguaçu.

Segundo o piloto fez questão de ressaltar, a XEF 250 Trail é totalmente original, passou apenas por alguns ajustes, tem ciclística muito leve que facilita nos trechos de subidas, suspensão dianteira invertida que foi perfeita para encarar as trilhas, sobretudo de mata fechada nas Especiais do fim de semana (25 e 26). Volpi está há uma década competindo e entre as conquistas é Tricampeão Capixaba de Enduro (E4, E1 e geral), Bicampeão Capixaba da Copa Litoral de MX e SX, já no Campeonato Brasileiro de Enduro foi três vezes Vice-Campeão na E4 (2023, 2021 e 2019).

Maurício Fernandes, sócio-diretor da Fantic no Brasil e da 2W Motors, destaca alguns componentes desse modelo da marca italiana com 56 anos de história. “A XEF 250 Trail tem escapamento Euro, manoplas Domino, suspensão com muita facilidade de regulagem. É um produto italiano muito bem acabado que realmente se diferencia dos demais”, explica. “Além disso a moto é alta, tem a altura como a de competição e dá a sensação de estar andando em uma moto Racing e possui uma ciclística excelente”, completa o empresário que também é piloto e chefe de equipe e compete no Brasileiro de Enduro, mas de Husqvarna, outra marca representanda pelo grupo no país.

quarta-feira, 29 de maio de 2024

"Le Mans é surreal": Nicolas Costa estreará na prova mais icônica do mundo

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil   

Para a maioria dos pilotos, disputar as 24 Horas de Le Mans parece um sonho distante, quase inalcançável. Assim era também a realidade para Nicolas Costa, que ao longo da sua trajetória nas pistas teve de interromper a carreira por falta de apoio em duas oportunidades. Mas uma virada na sua vida, que o levou a disputar e ser campeão da Porsche Cup Brasil, ajudou o carioca de 32 anos a escrever uma incrível história de superação: após anos de luta, Nicolas hoje compete na elite mundial do esporte.

Em 2024, Nicolas foi anunciado como um dos pilotos da United Autosports para correr com o McLaren 720S Evo LMGT3 #59 em toda a temporada do Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC), assegurando também a almejada oportunidade de estar no grid em Le Mans, a mais famosa corrida de endurance do calendário no automobilismo mundial.

“A ansiedade está alta, mas, com certeza, participar desta prova é um sonho. Pessoalmente nunca estive em Le Mans, jamais pisei na pista, então tudo é novidade para mim. E mais maravilhoso ainda é poder representar a United Autosports e a McLaren. É muito especial e estou muito ansioso para o que vai acontecer”, afirmou o piloto, que vem da conquista do seu melhor resultado no Campeonato Mundial de Endurance da FIA: um quarto lugar na classe LMGT3, na disputa da TotalEnergies 6 Horas de Spa-Francorchamps, em maio.

Flerte com a vitória – No circuito belga, Nicolas flertou com a vitória e chegou a liderar com a McLaren em sua categoria. O brasileiro, que corre em parceria com o suíço Grégoire Saucy e o britânico James Cottingham, ressaltou a importância do bom resultado em Spa antes das sonhadas 24 Horas de Le Mans.

Campeonato Carioca de Kart: Gabriel Fernandes mantém liderança na F4 Graduados

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil    

Um dos objetivos Gabriel Fernandes (Techspeed/SOS Bike Móvel/Cinestúdio/Seepill Valves/Globo Construtora) atingiu na terceira etapa do Carioca de Kart, ao manter a liderança no Campeonato. Na abertura do Estadual do Rio de janeiro, no entanto, ele ficou com a sexta posição. As provas foram realizadas no último fim de semana (25/5) no Kartódromo Internacional de Guapimirim, na região serrana do Estado.

“Como conquistei a pole position e venci a primeira bateria, ganhei pontos suficientes para manter a liderança no Carioca. E como não terminei a segunda bateria, fiquei em sexto no pódio, mas teremos mais três rodadas duplas para eu me recuperar para tentar o bicampeonato Estadual”, comentou o atual campeão da F4 Graduados no Estadual do Rio de Janeiro, e do Carioca da Júnior 125 e da F4 Júnior.

Na tomada de tempos para os dois campeonatos, o jovem de 14 anos de idade manteve a sua soberania e conquistou a pole position na F4 Graduados, o que deu-lhe a possibilidade de liderar de ponta a ponta, estabelecer a volta mais rápida, para vencer a quinta bateria consecutiva na temporada. Com a inversão obrigatória entre os cinco primeiros para a formação do grid da segunda corrida, Gabriel Fernandes largou em quinto e ainda na primeira curva foi jogado pra fora. Após cair para a última posição, ‘Biel’ empreendeu forte recuperação, fez a volta mais rápida do evento, e quando tentou passar o quarto colocado, ambos se tocaram.

“Naquela batida perdi todo o terreno que conquistei e tive que abandonar. Não quis prejudicar mais o meu kart e desgastar mais os pneus que terei que usar na próxima etapa. Preferi preservar todo o equipamento”, explicou o representante da Techspeed/SOS Bike Móvel/Cinestúdio/Seepill Valves/Globo Construtora, que subiu no pódio da etapa na sexta posição.

Campeão dá banho na chuva, assume a liderança e bate recorde na Fórmula Vee

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil    

 Numa etapa marcada por forte chuva, Levi Simões deu um banho em Interlagos. O atual campeão da Fórmula Vee faturou mais uma prova, assumiu a liderança do Campeonato Paulista e ainda se tornou o recordista de vitórias na Máster. Outro destaque da 4ª etapa da competição foi o piracicabano Edmar Silva, que conquistou a sua primeira vitória na FVee e cravou a volta mais rápida do ano.

O fim de semana registrou a melhor prova até agora da temporada. Numa disputa emocionante, Levi Simões e Edmar Silva batalharam deste a largada na primeira prova, disputada no sábado. Eles se revezaram o tempo todo na liderança, algumas vezes trocando de posições mais de uma vez na reta dos boxes. No final, Edmar Silva cruzou a linha de chegada com apenas 0s082 de vantagem.

Em seu ano de estreia no Campeonato Paulista, esta foi a primeira vitória do piloto piracicabano na FVee. Edmar Silva ainda registrou a melhor volta da temporada, ao cravar a pole position no sábado com 1min59s806, superando em 2 milésimos a marca anterior de Levi Simões, que havia feito as seis poles anteriores.

A prova foi marcada ainda por uma disputa intensa entre cinco pilotos na briga pelo terceiro lugar. Numa chegada embolada, eles acabaram separados por apenas 1,5 segundo. Augusto Águila foi o terceiro, com Rafael Marques em quarto, Lucas Veloso em quinto, Manuela Geron em sexto e Felipe Oliveira em sétimo.

Vitória e liderança

Indy: Pietro Fittipaldi recebe toque e abandona 500 Milhas de Indianápolis

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil     

O brasileiro Pietro Fittipaldi disputou neste domingo (26) as 500 Milhas de Indianápolis, mais importante corrida do calendário da Indy, pela segunda vez na carreira. Com um carro da equipe RLL, o piloto abandonou a disputa no Indianapolis Motor Speedway ainda no giro inicial, após sofrer um toque de outro competidor após escapar de um acidente pouco antes.

Fittipaldi largou da décima fila e tinha boas expectativas para a disputa da corrida deste domingo. O brasileiro foi quem teve a melhor média de velocidade em ritmo de corrida no Carb Day, último treino livre antes da Indy 500, realizado na sexta-feira. O acidente logo na primeira volta, porém, impediu qualquer possibilidade de um bom resultado.

“Quis começar a corrida calmo, pois são 500 milhas, 200 voltas, e o piloto da minha frente pisou na grama e rodou, o (Marcus) Ericsson me passou por fora e acabou batendo nele. Eu coloquei meu carro pela linha de dentro, passei pelo incidente, mas um piloto me deu um toque de lado e me jogou para o muro”, disse Pietro.

TAG Heuer está de volta para a 81ª edição do Grande Prêmio de F1 de Mônaco

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil     

A relojoaria suíça de luxo organizou um evento glamoroso celebrando sua parceria de longa data com o Principado de Mônaco em 25 de maio de 2024, ao lado da parceira Oracle Red Bull Racing. 

Este ano marca o 20º aniversário da Oracle Red Bull Racing. Para homenagear Max Verstappen, Julien Tornare presenteou-o com um emocionante, personalizado e vanguardista TAG Heuer Monaco Split-Seconds Chronograph, uma obra-prima da relojoaria que foi lançada na última Watches and Wonders. 

Muitos amigos e VIPs da TAG Heuer estiveram presentes, como a embaixadora da marca Alexandra Daddario, a CEO da marca Senna, Bianca Senna, e o aclamado ator de “The Idea of You” Nicholas Galitzine. 

Um dos pontos altos da noite foi a apresentação especial do próprio “Príncipe do Reggaeton”, o cantor colombiano J Balvin. 

Monte-Carlo, Mônaco, 25 de maio de 2024: TAG Heuer, renomado relojoeiro suíço de luxo e relógio oficial do Grande Prêmio de Mônaco, organizou uma celebração glamorosa para a 81ª edição deste evento icônico. A noite espetacular aconteceu a bordo do majestoso navio Le Bougainville, ancorado no pitoresco Porto de Mônaco, uma tradição para o relojoeiro, proporcionando um cenário deslumbrante para uma noite de entretenimento inesquecível e espírito vanguardista à imagem da TAG Heuer. 

Ernani Kuhn celebra 50% de vitórias e a vice-liderança

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil     

Depois da incerteza em participar da etapa por conta do carro atingido pelas enchentes, Ernani Kuhn tem motivos de sobra para celebrar os resultados obtidos na terceira etapa da Turismo Nacional disputada no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel. O piloto cuiabano venceu três das seis provas disputadas e viu seu nome saltar na classificação do campeonato para a vice-liderança, reduzindo a diferença para o líder Rafael Reis.

“Foi um fim de semana de superação por tudo o que aconteceu na sede da equipe. Chegamos nos primeiros treinos tomando mais de um segundo dos concorrentes e saímos daqui com vários pódios e troféus. O primeiro objetivo foi conquistado, que é estar mais próximo da liderança. Agora, vamos trabalhar para a próxima etapa seguir com um bom ritmo e na luta pela liderança do campeonato, uma vez que tiramos bons pontos de diferença”, afirma o piloto do GM New Onix preparado pela Auto Racing e que tem as marcas da Ekal Transportes, Zapp Locadora, Pro Tune e Perfortech Motorsports­­­­.

As vitórias de Ernani Kuhn foram obtidas com belas ultrapassagens na pista mais veloz da temporada. No sábado, ele obteve vitórias nas corridas 1 e 2. Já no domingo, a vitória veio na corrida 5.

terça-feira, 28 de maio de 2024

Após estreia com pódio duplo na Áustria, Marcelo Tomasoni busca liderança da Porsche Sprint Challenge Suisse em Paul Ricard

 


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil   

Primeiro brasileiro a disputar uma temporada completa da Porsche Cup na Europa, Marcelo Tomasoni prepara-se para mais um desafio neste sábado (1º de junho), desta vez no técnico traçado de Paul Ricard, na França.

A segunda etapa da Porsche Sprint Challenge Suisse já terá os primeiros treinos na pista de 5,8 km e 15 curvas nesta quinta-feira (30). Tomasoni, que na estreia da temporada no Red Bull Ring, na Áustria, conquistou um segundo e um terceiro lugar, está animado para a disputa, especialmente por ter liderado os treinos de pré-temporada no circuito francês.

“Tivemos um final de semana muito forte na estreia da temporada na Áustria, no Red Bull Ring. Um resultado importante não só para o campeonato, como também para trazer a confiança da equipe. Estrear por aqui e ter o total apoio da equipe, logo na largada, é fundamental. Estou muito confiante para essa segunda etapa aqui na França e vamos com tudo em busca desta liderança”, comentou o brasileiro, vice-líder do campeonato, com 41 pontos.

A boa performance do piloto, desde os testes coletivos, tem sido muito elogiada pela equipe alemã Proton Huber Competition. “Estamos muito felizes, especialmente com a forma como o Marcelo se adaptou e vem evoluindo desde o seu primeiro teste na Europa”, elogiou o chefe da equipe, Christoph Huber.

Carioca de Kart: Letícia Pagy usou etapa como preparação para a Seletiva de Kart FIA Girls on Track Brasil

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil   

Um dos maiores desafios que a kartista carioca Letícia Pagy (Cantor Chininha/Só Tintas) enfrentará neste ano será a participação na Seletiva de Kart FIA Girls on Track Brasil, que será realizada no começo de junho (9), em Birigui (SP). Ela foi uma das 16 candidatas de todos o Brasil selecionadas pela Comissão Feminina de Automobilismo (CFA) da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), para concorrer à participação gratuita no Campeonato Brasileiro de Kart, competindo pela categoria F4 Júnior. Com o intuito de se preparar ela participou no último final de semana (25/5) em duas categorias da 3ª etapa do Campeonato Carioca de Kart, em Guapimirim (RJ).

“Foram corridas difíceis, mas fiquei feliz por ter liderado e permanecer bom tempo no pelotão da frente”, comentou a garota de 13 anos de idade.

Na categoria F4 Júnior Letícia Pagy largou da terceira fila, com o sexto tempo, e terminou a primeira bateria em quinto. Na segunda corrida, largando da pole position, ela liderou as cinco primeiras voltas, quando foi ultrapassada. Nas cinco voltas seguintes permaneceu em segundo, bem próximo ao líder, quando ele rodou sozinho. No intuito de evitar acidente, Letícia desviou, mas passou sobre uma zebra com deformações que rasgou um pneu, provocando o seu abandono.

Participando da categoria Rental Leve, que usa karts parecidos com os que serão utilizados na Seletiva de Kart FIA Girls on Track Brasil, Letícia Pagy andou sob chuva e terminou em nono. “Foi um bom treino, pois são karts que não sou acostumada e ainda com pneus slicks no piso molhado. Valeu a pena”, completou a Vice-campeã Carioca Light de Kart em 2023 e vice-campeã da categoria F4 Júnior na Copa Sérgio Maurício de Kart 2024.

 

 

Quarta etapa da Copa São Paulo de Kart KGV contou com corridas equilibradas nas categorias Rotax

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil   

O Kartódromo Granja Viana recebeu nesse sábado (25) a quarta etapa da Copa São Paulo de Kart KGV, etapa que foi especial para os competidores das categorias Rotax. A rodada no kartódromo localizado em Cotia (SP) contou pontos para o torneio que definirá os pilotos que competirão no Mundial de Rotax, marcado para o mês de setembro, na Itália. São elegíveis pilotos das categorias Rotax Max Masters, Rotax Mini Max, Rotax Júnior Max, Rotax Max, Rotax DD2 e Rotax DD2 Masters.

Na Rotax DD2, Giuliano Raucci venceu as duas baterias da etapa e saiu com a vitória, que teve Leonardo Reis com a segunda posição, seguido por Tito Giaffone. Já na Rotax DD2 Masters, João Cunha foi o vencedor da etapa ao somar mais pontos nas duas baterias. André Nicastro foi o segundo, enquanto Fernando Guzzi completou o top-3.

Pela Rotax Júnior Max, Felipe Lancelotti saiu com a vitória do KGV, com Pedro Lozov e Pedro Lima fechando a lista dos três melhores do final de semana. Pietro Belizário foi o ganhador na Rotax Micro Max, que teve Bernardo Gubert em segundo, e Murilo Dominguez na terceira posição. Na Rotax Mini Max, Francisco Rocha venceu, seguido por Théo Morgado e Matías Domínguez.

3 Horas da Pro 500 e boas disputas da Shifter marcam sábado de frio na Copa São Paulo de Kart KGV

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil      

O frio e a chuva não foram problema para os pilotos das categorias Shifter e Pro 500 da Copa São Paulo de Kart KGV, que teve sua quarta etapa realizada no Kartódromo Granja Viana, em Cotia (SP), no último sábado. Os pilotos batalharam pela vitória tanto nas duas baterias da Shifter, quanto na prova única da divisão dos karts carenados.

Pela Shifter, que teve suas corridas na parte da manhã, a vitória ficou com Filippo Fiorentino, que foi o melhor nas duas baterias do final de semana. Cláudio Baida foi o segundo colocado, enquanto Adriano Amaral completou o top-3. Pela Shifter Super Sênior, Eduardo Violante saiu de Cotia com a vitória, enquanto Luís Sousa foi o ganhador entre os pilotos da Shifter Super Sênior Master.

Na Pro 500, que contou com uma disputa de três horas já no final da tarde, o kart 731 da DRC David/Peperony, saiu com a vitória, ficando à frente do time do kart número 1 da One – Jornada Rumo a Vitória. O grupo dos três melhores ainda teve o kart 72 da Evoy-Otto/Peterson Nakamura, que saíram vitoriosos na Pro 500 Sênior. O numeral 18 da Reis Office venceu na Pro 500 Light.

A Copa São Paulo de Kart KGV terá prosseguimento no dia 22 de junho, quando será disputada a quinta etapa da temporada, novamente no Kartódromo Granja Viana.

Paulista Digital

 

 

Copa São Paulo de Kart KGV tem quarta etapa com batalhas pelas vitórias nas categorias Cadete, Mirim, F4 e F4 Júnior

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil      

Pilotos das categorias Cadete, Mirim, F4 e F4 Júnior protagonizaram uma tarde de disputas quentes no último sábado (25) no Kartódromo Granja Viana, que recebeu a quarta etapa da temporada 2024 da Copa São Paulo de Kart KGV. Em um dia de frio e chuva, os competidores batalharam pelas vitórias nas baterias realizadas no kartódromo localizado em Cotia (SP)..

Pela Cadete, Thalyson Fernandes saiu com a vitória na soma de pontos das duas baterias da etapa no Kartódromo Granja Viana. A segunda posição ficou com Davi Honório, enquanto Fábio Fernandes Bianchi completou o top-3. Já entre os competidores da categoria Mirim, a vitória acabou nas mãos de Alexandre Gomes.

Pela F4 Júnior, Gabriel Tesser terminou com a vitória em uma etapa da qual Marcella Assumpção e Guilherme Freire completaram o grupo dos três melhores. Na F4 Graduados, João Victor dominou a etapa ao triunfar nas duas baterias, com Paulo Jorge ficando em segundo e Enzo Foglia na terceira posição. Marcos Borenstein venceu na F4 Light, e Márcio Gazquez, na F4 Sênior.

A Copa São Paulo de Kart KGV terá prosseguimento no dia 22 de junho, quando será disputada a quinta etapa da temporada. O encontro ocorrerá mais uma vez no Kartódromo Granja Viana.

Paulista Digital

 

"Ganhar em Le Mans é inesquecível": Daniel Serra tenta terceira vitória em La Sarthe

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil    

Dos seis brasileiros inscritos para a edição de 2024 das 24 Horas de Le Mans, Daniel Serra é um dos mais experientes. Paulistano de 40 anos, o piloto já disputou a mais famosa corrida de resistência do automobilismo em sete oportunidades, de forma consecutiva entre 2017 e 2023, sempre inscrito em categorias do tipo GT. Daniel subiu ao topo do pódio da prova em duas oportunidades e venceu logo no seu ano de estreia, em 2017, com a Aston Martin Racing; e dois anos depois, com a Ferrari da equipe AF Corse, ambas na classe LMGTE-Pro. Ao lado de outros cinco brasileiros, o tricampeão da Stock Car será uma das atrações da Rolex 6 Horas de São Paulo. Com ingressos já à venda, a prova será disputada em Interlagos no dia 14 de julho, no Autódromo de Interlagos 

Em 2024, Serrinha vai em busca da sua terceira vitória em Le Mans. Piloto oficial da Ferrari em corridas de GT, o tricampeão da Stock Car Pro Series (2017, 2018 e 2019) vai acelerar o carro da mais famosa marca do esporte a motor pela sétima vez seguida, mas agora representará a equipe britânica GR Racing. Pela classe LMGT3, Daniel será o piloto de graduação platina no trio formado também pelo italiano Riccardo Pera (prata) e o inglês Michael Wainwright (bronze).

A tripulação vai competir com a Ferrari 296 LMGT3, carro que Daniel Serra conhece muito bem e com o qual triunfou nas 24 Horas de Daytona disputadas em janeiro deste ano.

“É muito legal poder estar a caminho da minha oitava participação em Le Mans. Venho fazendo todos os anos, desde 2017, e é uma das corridas que mais gosto de disputar, um dos maiores eventos do automobilismo. O evento é incrível, a semana toda é muito legal. Vencer em Le Mans é demais, inesquecível, então estou bem empolgado por poder disputar Le Mans mais uma vez”, ressaltou o piloto.

Brasileiro de Enduro: Husqvarna PowerHusky/ Itaminas vence a 3ª rodada consecutiva com Humberto Martin "Machito" na E35

 


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil    

A Husqvarna PowerHusky/Itaminas segue liderando na E35 e na geral Open com a terceira vitória consecutiva de Humberto Martin “Machito” (FE 350), em Venda Nova do Imigrante (ES), que segue invicto no Campeonato Brasileiro de Enduro. A 3ª rodada foi disputada no último fim de semana, 25 e 26, e a equipe conquistou mais três pódios e subiu no ranking do campeonato. Danilo Sfalsim (FE350) conquistou a 2ª posição na EJ e 8º na geral Elite e assumiu a vice-liderança, Renato Paz (FE 350) foi 3º na E2 e 6º na geral Elite e está em 3º no ranking, Luciano Rocha (TE 300) garantiu a 4ª posição na E3 e 13º na geral Elite e segue na vice-liderança do campeonato. Maurício Fernandes (TE 300) manteve a 4ª classificação da E50, após a 6ª colocação na rodada.

“Foi muito bom o resultado. Tiveram duas Especiais em mata fechada e com bastante raiz que exigiram cautela, já na Especial Cross Teste me senti mais em casa, tanto que no sábado fiz a melhor volta, entre os pilotos da Elite e da Open. A moto está excelente e a equipe fez um excelente trabalho”, afirma o venezuelano Machito que ampliou ainda mais sua liderança na E35 e na Open.

O único capixaba da equipe conquistou mais um bom resultado e subiu para a vice-liderança do campeonato na EJ.  “É muito bom correr no meu estado também e, em  uma prova como essa. Fiquei bem satisfeito com o 2º lugar e, agora, é seguir treinando, evoluindo com a moto e conquistando  posições”, diz Danilo Sfalsim, piloto de Aracruz (ES). 

Na E2, o piloto de Bragança Paulista (SP) também aprovou as Especiais técnicas “Foi um final de semana de muito aprendizado e estou contente por saber aonde posso evoluir. A minha FE350 foi impecável durante toda prova, estou extremamente feliz em ter uma motocicleta que realmente entrega tudo o que eu preciso”, destaca Renato Paz que agora subiu para o Top5 da geral Elite no campeonato.

segunda-feira, 27 de maio de 2024

Victor Manzini é o líder entre os rookies do Campeonato Overall da Turismo Nacional

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil    

Correndo pela primeira vez no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel (PR), Victor Manzini não teve vida fácil na terceira etapa da Turismo Nacional (TN), a segunda do Campeonato Sprint, realizada no último fim de semana, sob baixas temperaturas, em pista umedecida por chuva e garoa em muitos momentos.

Na classificação que definiu o grid de largada da primeira das seis corridas da etapa, ele obteve a 17ª posição. No resultado geral, foi do 18º lugar na primeira prova ao 15º na última. Na categoria B, em que Victor corre, terminou as seis corridas em sexto lugar. E na categoria Rookie, que reúne estreantes, concluiu três provas em segundo lugar e três em terceiro.

Os resultados não condizem com as boas expectativas com que ele e a Equipe Roberto Manzini Centro Pilotagem (RMCP) chegaram ao Paraná, apesar de Victor não conhecer a pista de alta velocidade, famosa por não admitir erros de pilotagem, e de só ter conseguido treinar em simulador nos dois últimos dias antes de viajar para disputar esta etapa.

“Não tivemos os melhores resultados, infelizmente, mas foi um fim de semana de muito aprendizado. Cascavel é uma pista difícil, em que precisa ter muita técnica, precisa frear muito dentro das curvas, precisa arriscar muito para tentar ultrapassagens. Evoluímos bastante no fim de semana. Porém, o que conseguimos não foram os resultados que a gente queria e esperava. Mas eu sou um humilde estreante e vou continuar trabalhando para evoluir mais. Vamos para a próxima!”, diz o piloto paulistano de 16 anos, o mais jovem da TN, que corre com patrocínio da Roberto Manzini Blindagens.

Arena Cross: Husqvarna PowerHusky/Itaminas abre temporada com vitórias na 50cc e 65cc

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil    

Com disputas eletrizantes, no fim de semana, os três pilotos da Husqvarna PowerHusky/Itaminas mostraram que talento não vai faltar para o futuro do motocross brasileiro. Pietro Fraga #152, 9 anos, venceu na 50cc e Lorenzo Ricken #16, 10 anos, na 65cc na abertura da temporada do Arena Cross, em Caraguatatuba, no litoral norte paulista. Henrique Spinassé #232 subiu ao pódio em 3º na 50cc e, por pouco, não deu dobradinha da equipe.

A primeira prova da noite empolgou o público de aproximadamente seis mil pessoas que lotou as arquibancadas da pista montada no estacionamento do Serramar Shopping. Na 50cc, com sua Husqvarna 50cc, Pietro Fraga largou na ponta e mostrou uma pilotagem segura. Com pouco mais de 3 minutos de prova foi ultrapassado, mas logo depois reassumiu a liderança e conquistou a vitória. 

“Estou muito feliz por ter vencido a corrida. Larguei na ponta, escorreguei, depois recuperei a primeira posição. Foi uma corrida bonita e vamos para a próxima”, disse Pietro, mineiro de Coronel Fabriciano que, antes, já havia vencido dos treinos livres e o classificatório.

Na mesma prova, a briga pela segunda posição também foi um espetáculo à parte, pois o capixaba Henrique Spinassé (TC50) botou pressão com uma pilotagem técnica e bons saltos. Vitor Brito se chocou com Henrique levando os dois para o chão, voltaram para a disputa, mas em uma corrida de 10 minutos e uma volta, o tempo foi apertado para mais ultrapassagens e o piloto da Husqvarna PowerHusky/Itaminas fechou em terceiro no pódio. “A pista estava legal. Eu havia treinado bastante para este estilo de pista e estava bem à vontade com minha moto. Agora é treinar para próxima etapa em Jundiaí”, afirmou Henrique, piloto de João Neiva (ES).

Francisco Rocha vence na Mini Max, é Campeão do 1º Turno da KGV e assume liderança na corrida pela vaga no Mundial

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil  

Um fim de semana perfeito para o piloto paulista Francisco Rocha (Equipe: Car Racing / Coaches: Alberto Cattucci, Léo Reis, Rafa Reis), na quarta etapa da Copa São Paulo Light, disputada neste sábado (25) na pista do Kartódromo da Granja Viana, em Cotia-SP. Líder da categoria Rotax Mini Max na temporada regular, Francisco fez a pole position de sua categoria, venceu as duas baterias válidas pela etapa e, com direito à volta mais rápida na corrida um, assumiu a classificação para os pilotos que buscam vaga no Mundial Rotax, na Itália, em outubro.

A vitória de Francisco Rocha neste fim de semana, em Cotia-SP, marcou também seu primeiro título na temporada: o de Campeão do 1º Turno da Copa São Paulo KGV. Título concedido aos pilotos que terminam na primeira colocação na soma da primeira até a quarta etapa na classificação da competição. Uma conquista que é fruto de muito trabalho e dedicação aos treinos ao longo dos últimos meses.

Rocha já mostrava como seria esta etapa do Paulista KGV nas sessões livres, com a cronometragem oficial, colocando-se sempre entre os mais rápidos. Na tomada de tempo que definiu o grid de largada, não deu outra: ele foi o mais rápido de sua categoria, garantindo o lugar na primeira fila e na pole position da Mini Max.

Logo depois, na largada da primeira bateria, Francisco Rocha foi mais uma vez o destaque, assumindo a ponta da prova já na primeira curva para vencer de ponta a ponta. Além disso, fez a melhor volta da primeira bateria, com a marca de 46s673. Na segunda bateria, Francisco assumiu a ponta da corrida novamente. Sem sofrer pressão dos demais adversários na sua categoria, mais uma vez cruzou a linha de chegada em primeiro lugar na Mini Max e garantiu a vitória na etapa.

Dudu Ferraz sobe ao pódio da corrida 1 no fim de semana da Fórmula Delta, em Interlagos

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil  

Variações no tempo, com pista seca, úmida e molhada, marcaram um fim de semana frio na capital paulista para mais uma etapa da Fórmula Delta, no Autódromo de Interlagos. Foi a terceira rodada dupla da categoria nesta temporada 2024, com corridas no sábado e no domingo (25-26). O piloto pernambucano Dudu Ferraz (Magnum Tires / Setta Combustíveis / Sambaíba / Coach: Elder Martins) chegou a São Paulo com o objetivo de voltar ao pódio da categoria e, logo na corrida um, ele conseguiu o segundo lugar na Rookie, categoria para os estreantes do ano.

Na sexta-feira (24), Dudu Ferraz participou do treino livre da Fórmula Delta, que acabou sendo a única sessão de testes antes da tomada de tempo, já que o segundo treino livre foi cancelado. Na tomada de tempo, Ferraz garantiu a marca de 1min44seg860, o que lhe colocou na décima primeira posição, abrindo a sexta fila no grid de largada da primeira corrida da rodada dupla.

No sábado (25), com pista seca, Dudu Ferraz passou na primeira volta da corrida, após a largada, em décimo segundo, mas veio ganhando posições volta a volta. Ele já estava na nona colocação quando conseguiu mais duas posições na última volta. A prova foi marcada por um acidente envolvendo os dois líderes da corrida, mas felizmente foram apenas danos no equipamento, sem gravidade para os pilotos. O Resultado final, na Rookie, deu a Dudu a segunda colocação no pódio.

Dudu Salamonde leva kart "no braço" até o final da prova na 4ª etapa da Copa São Paulo KGV

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil  

Um fim de semana de muita velocidade e disputas na pista do Kartódromo da Granja Viana, em Cotia-SP. No último sábado (22), tivemos a Copa São Paulo KGV, em sua quarta etapa da temporada de 2024, que também contou como a segunda prova válida para a classificação do Campeonato Mundial Rotax, que será disputado em outubro, na Itália. Na categoria Júnior Max, o paulista Dudu Salamonde (DKR / RL Eng. Design / Casa Barô / Vero Coco / SOMA Blindados / Equipe TR3 / Walter Travaglini) mostrou raça e superação ao levar seu kart até a linha de chegada com o braço de direção completamente torto, após ser “atropelado” na largada da segunda bateria.

Nos treinos de preparação para a quarta prova do ano da Copa São Paulo KGV, Dudu Salamonde se destacou sempre entre os melhores pilotos da categoria Júnior Max, chegando a terminar na frente no treino de quinta-feira (23). Na tomada de tempo, neste sábado (25), Dudu conseguiu a marca de 45s077, apenas três décimos da marca da pole position, e garantiu um lugar abrindo a quarta fila no grid de largada de sua categoria.

No sinal verde da primeira corrida, válida pela etapa, Dudu Salamonde fez uma prova consistente, mantendo-se sempre no pelotão da frente. Nas voltas finais, já ocupava a quarta colocação, mas um toque a mais na zebra fez com que perdesse aderência e caísse para o sexto lugar, posição na qual completou a corrida. Na segunda bateria, logo na largada, Dudu foi “atropelado” por um adversário. No acidente, a barra de direção de seu kart quase se transformou em uma letra “u”. Mas, mesmo assim, ele levou o kart até o final das 16 voltas, cruzando a linha de chegada bravamente na décima primeira posição.

Honda Racing amplia domínio no Brasileiro de Enduro após prova no ES

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil      

Hegemonia mantida pela Honda Racing no Brasileiro de Enduro. Em Venda Nova do Imigrante (ES), pela terceira prova do calendário 2024, a equipe voltou a vencer as quatro categorias que participa, além de confirmar dobradinha na Elite, a classificação combinada das principais divisões. Com isso, ampliou liderança no campeonato.

Correndo em seu estado natal, Bruno Crivilin, com a Honda CRF 250RX, voltou a ser o melhor na E1 e na Elite. O capixaba foi o mais rápido nos dois dias de prova, fazendo valer todo o seu talento e experiência. "É sempre bom andar no Espírito Santo e, pela primeira vez, em Venda Nova do Imigrante. A equipe trabalhou muito bem, as trilhas estavam interessantes, mais travadas no meio da mata. Muito feliz por ter ampliado vantagem no campeonato, agora vou trabalhar para manter a invencibilidade", disse o 10 vezes campeão brasileiro.


Vinicius Calafati também manteve o domínio na E2 com a CRF 450RX. Além disso, foi o segundo colocado na Elite. "Foi um fim de semana muito bom para mim e para o time. Consegui andar bem, mais próximo do Bruno, fiz boas especiais. Vamos continuar trabalhando para manter o ritmo e melhorar cada vez mais", destacou o paulista.


Em busca do quarto título na E4, Alexandre Valadares, o Brankim, considerou a prova bastante técnica, especialmente com o passar das voltas pelo circuito de 40 quilômetros, que contava com o Cross Teste Honda e dois Enduro Testes. "Gostei muito da etapa, foi bem difícil, as especiais se desgastaram muito, apareceram várias raízes, mas consegui vencer os dois dias", resumiu o mineiro, que comanda a CRF 250F.

AMG Cup Brasil: Bruno Alvarenga fecha a quarta etapa com balanço positivo

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil    

 Bruno Alvarenga, da equipe HRS Racing, fechou a quarta etapa da temporada 2024 da AMG Cup Brasil, disputada no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos (SP), com um balanço positivo. Após conquistar o quarto lugar nos treinos classificatórios de sábado, o piloto do CLA #99 conquistou um pódio no fim da primeira corrida, na manhã deste domingo cruzando a linha de chegada em quarto.

Na prova que fechou os trabalhos, à tarde, Bruno, que largou em quinto, vinha administrando bem sua posição até a volta final, quando intercorrências afetou diretamente o desempenho do carro, que perdeu sete posições, finalizando na 12ª posição da classe CLA.

“Analisando bem, saímos de Interlagos com um bom desempenho e com a certeza que temos condições de reverter a situação em Goiânia. Largamos confiantes em função dos resultados da etapa passada, conquistamos um pódio, e apesar do resultado da corrida final, o carro correspondeu bem e isso me deixa satisfeito e com fé de que podemos virar o revés. Confio na minha equipe”, relata o paulista, que integra a HRS Racing.

A meta do piloto da CLA#99 é continuar somando pontos rumo à liderança da divisão. “Fizemos um vice na etapa passada e um quarto agora, pontos importantes que me mantém na disputa do posicionamento na classificação. Acredito muito que possamos melhorar esse desempenho na tabela”, aponta Alvarenga.

Turismo Nacional completa etapa com desfecho de cinema em Cascavel

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil     

A Turismo Nacional fechou a terceira etapa da temporada 2024 com duas grandes corridas neste domingo (26). Depois das quatro provas realizadas no último sábado, a categoria dos carros mais vendidos do Brasil acelerou novamente no Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel (PR), com disputas onde os vencedores foi definido nos milésimos. Pela manhã, Ernani Kuhn segurou o líder do campeonato, Rafa Reis, para terminar na frente por 0s286. E a prova que concluiu a rodada no oeste do Paraná teve um piloto da casa no topo do pódio. Em desfecho sensacional, Gui Sirtoli triunfou pela primeira vez com sua equipe própria, a GS Sports, depois de superar o tricampeão Juninho Berlanda somente na linha de chegada, por meros 0s017.
Há quase sete anos, em 28 de maio de 2017, Sirtoli foi o primeiro vencedor da Turismo Nacional, então correndo na categoria B. Agora, o cascavelense triunfou novamente em casa, na divisão principal, deixando para trás um dos grandes nomes da história da competição. Na classe B, os triunfos do dia foram novamente divididos entre João Cardoso (piloto que corre em dupla com Pedro Pinheiro) pela manhã e Daniel Nino — novo líder do campeonato Sprint — no período da tarde.
O fim de semana também trouxe a sequência da campanha “Movimento pelo RS”, com pedido de doações em dinheiro, por meio do Pix doe@movimentopelors.com.br, ou em mantimentos às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Antes da largada, todos os pilotos do grid da Turismo Nacional prestaram solidariedade ao povo gaúcho.
Resultado da união entre a Vicar e a Federação Varejista do Rio Grande do Sul, a campanha “Movimento pelo RS” para arrecadação de fundos e bens de consumo que serão direcionados para as vítimas da enchente no estado seguirá ativa pelo menos até o fim da temporada 2024 e envolve as categorias Turismo Nacional, TCR South America, TCR Brasil, Stock Series e BRB Fórmula 4 Brasil Credenciada pela FIA, todas promovidas e organizadas pela Vicar, promotora da Stock Car Pro Series.

USF2000: Lucas Fecury destaca evolução em estreia em circuitos ovais em Indianápolis

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil   

O brasileiro Lucas Fecury teve uma estreia em circuitos ovais das mais duras no Indianapolis Raceway Park, onde a USF2000 teve a disputa da quarta etapa da temporada. Em uma corrida realizada no sábado (25), após adiamento por chuva, o piloto da DEForce Racing obteve a 14ª posição após uma disputa de 75 voltas no traçado de 1.100 metros.

O piloto do carro número 10 destacou o quão desgastante fisicamente foi a disputa para ele. Fecury também falou sobre a evolução que teve com o equipamento preparado pela DEForce Racing, além do entendimento sobre circuitos ovais, algo que o maranhense não havia experimentado ainda na carreira nos monopostos.

“A corrida foi uma das mais físicas que fiz na vida, com 75 voltas. Meu braço estava destruído no final. E a gente conseguiu extrair o que tinha do carro. Eu evoluí bastante durante a semana em um oval, e nesse tipo de circuito, não seria fácil. Nosso foco volta agora para os circuitos mistos, onde estou mais habituado”, disse Lucas Fecury.

A USF2000 terá prosseguimento nos entre os dias 6 e 9 de junho, com a disputa da rodada dupla de Road America, autódromo localizado em Elkhart Lake.

Paulista Digital

 

FRECA: Rafael Câmara fecha final de semana perfeito com nova vitória em Spa-Francorchamps

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil   

O brasileiro Rafael Câmara completou neste domingo (26) uma etapa perfeita na FRECA, ao vencer a segunda corrida do final de semana no circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica. O piloto da Prema largou da pole position e travou boa disputa pela vitória com Tuukka Taponen, levando a melhor ao final da prova. O dono do carro número 5 já havia vencido a corrida de sábado.

O resultado representa a terceira vitória de Câmara em quatro corridas disputadas. Além das duas vitórias em Spa-Francorchams, o integrante do Ferrari Driver Academy venceu também uma das provas em Hockenheim, na etapa de abertura do campeonato. Naquela rodada dupla, o brasileiro também obteve uma segunda posição.

“Estou muito feliz com esse resultado, especialmente para o campeonato. Tudo correu muito bem em Hockenheim, mas aqui foi um fim de semana perfeito. Essa pista é muito especial para mim e, independentemente dos resultados, adoro correr aqui. Um agradecimento especial à equipe pelo excelente trabalho de ontem também. Precisamos seguir em frente e continuar trabalhando duro”, disse Câmara, que agora soma 93 pontos dos 100 já disputados na temporada.

A próxima etapa da FRECA será disputada nos dias 8 e 9 de junho, no circuito de Zandvoort, na Holanda.

Paulista Digital

 

    

Enzo Gianfratti vence em Interlagos e mantém liderança da AMG Cup Brasil

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil      

O domingo (26) da quarta etapa da AMG Cup Brasil contou com mais uma vitória de Enzo Gianfratti na temporada 2024. O piloto do Mercedes-Benz número 19 foi o melhor na primeira das duas corridas disputadas no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), além de obter a sexta colocação na segunda disputa do dia, mantendo a liderança do campeonato com seis vitórias em oito corridas.

A primeira corrida do dia teve Gianfratti na pole position e foi disputada debaixo de chuva. O líder do campeonato chegou a perder a liderança, mas se recuperou e seguiu para vencer a prova. Na segunda disputa, Enzo largou da oitava posição e chegou a aparecer em terceiro, próximo dos líderes. Com o tráfego, o piloto paulista acabou a prova em sexto.

“Eu nunca tinha corrido na chuva e cheguei a sofrer algumas ultrapassagens na primeira corrida, mas me recuperei. Foi uma corrida sensacional. Na segunda, larguei de oitavo e completei em sexto”, disse Enzo Gianfratti, que tem os patrocínios de RodOil, Shield Oil, Hi Tech Automotive, G Racing, AutoShine e Lattine Group.

A próxima etapa da AMG Cup Brasil será disputada entre os dias 22 e 23 de junho, mais uma vez no Autódromo de Interlagos.

Paulista Digital

 

Rafael Reis encerra etapa de Cascavel com cinco pódios e liderança da Turismo Nacional

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil      

A etapa de Cascavel (PR) da Turismo Nacional foi marcada por bons desempenhos de Rafael Reis ao longo do final de semana. O piloto da equipe Car Racing garantiu nada menos do que cinco pódios nas seis corridas que compuseram a etapa disputada no Autódromo Zilmar Beux, e manteve a liderança do campeonato.

O dono do Chevrolet Onix número 301 teve nada menos do que quatro chegadas com a segunda posição, incluindo a corrida que abriu as atividades deste domingo, além de um terceiro lugar na prova que deu início a etapa, e uma quarta posição. Desta forma, Reis mantém a liderança da tabela de classificação, somando 212 pontos, 54 a mais em relação ao segundo colocado.

“Nosso carro esteve bem rápido ao longo de todo o final de semana. A gente fez a volta mais rápida do final de semana. Foi uma etapa com quatro segundos lugares, então a gente bateu muito na trave, mas mantivemos a liderança do campeonato, que é o nosso objetivo”, disse Rafael Reis, logo após o encerramento da etapa no interior paranaense.

A próxima etapa da Turismo Nacional será disputada entre os dias 20 e 21 de julho, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP).

Paulista Digital)

 

 

sexta-feira, 24 de maio de 2024

Dudu Salamonde chega para a 4ª etapa da Copa São Paulo KGV para retomar a liderança da Júnior Max

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil      

No próximo sábado (22), pilotos que disputam a temporada 2024 da Copa São Paulo KGV vão acelerar na pista do Kartódromo da Granja Viana, em Cotia-SP, para a quarta etapa da competição. Além disso, esta será a segunda, das quatro provas que valem pontos para a classificação do Campeonato Mundial Rotax, na Itália. O paulista Dudu Salamonde (DKR / RL Eng. Design / Casa Barô / Vero Coco / SOMA Blindados / Equipe TR3 / Walter Travaglini) vem para este desafio com o objetivo de voltar a ocupar a ponta na tabela de classificação da categoria Júnior Max.

Dudu ocupa, até o momento, a terceira colocação na classificação de pilotos de sua categoria, com 73 pontos, a apenas 8 do líder da categoria. Alcançar a ponta e voltar à liderança da Júnior Max é uma missão difícil, mas não impossível para o piloto da Equipe TR3.

Podemos somar a isso o estímulo de que esta prova também contará pontos para quem busca uma vaga na Final Mundial Rotax MAX Challenge, competição que vai acontecer no Circuito Internazionale di Napoli, em Sarno, no fim de outubro.

Turismo Nacional comemora aniversário em Cascavel, na pista onde nasceu

 


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil    

De volta às origens, a Turismo Nacional disputará a terceira etapa da temporada 2024 entre 24 e 26 de maio e vai acelerar em um dos palcos mais importantes da sua história: Cascavel, no oeste do Paraná. Foi exatamente no Autódromo Internacional Zilmar Beux, em 28 de maio de 2017, que a categoria realizou a primeira corrida da sua trajetória. Sete anos depois, a Turismo Nacional ganhou corpo e notoriedade, se apresenta repaginada e representa um dos degraus que pode levar o piloto ao grid da Stock Car Pro Series.
A primeira prova da história da competição, que à época se chamava Campeonato Brasileiro de Turismo 1.600, teve na divisão principal a vitória de Edoli Caús Júnior, a bordo de um Chevrolet Celta. Guilherme Sirtoli triunfou na categoria B correndo com um Ford Ka.
Hoje, a Turismo Nacional se consolidou como a categoria dos carros mais vendidos do Brasil. Desde 2021, é organizada e promovida pela Vicar, empresa promotora também da Stock Car Pro, Stock Series, TCR South America e TCR Brasil, e passou a fazer parte do calendário dos maiores eventos do esporte a motor no Brasil.

Palco de campeões — O traçado cascavelense de 3.058 metros e oito curvas é o mais veloz de todo o calendário da Turismo Nacional. É lá que costumam ser registradas as maiores médias horárias, em uma pista que possui uma das curvas mais fascinantes do automobilismo brasileiro: o Bacião. De raio longo, com início em descida, é percorrido em alta velocidade e finalizado em subida, sem que o piloto consiga ver o próximo segmento do trecho, ou seja, uma “curva cega”, no jargão dos competidores.
A última vez que a Turismo Nacional correu em Cascavel foi em dezembro do ano passado. A sexta e última etapa definiu os títulos para Juninho Berlanda (categoria A), Augusto Freitas (B), Fernando Trennepohl (Rookie), Beto Pontes (Sênior A) e Ewerson Dias (Sênior B). Nas duas classes principais, os catarinenses Berlanda e Augusto Freitas viveram um fim de semana perfeito com pole position e vitórias nas corridas que compuseram a etapa final.

Como está a temporada — Em 2024, o campeonato ganhou nova cara e também novos ‘players’. Na corrida Endurance que abriu a temporada, em 24 de fevereiro, a vitória ficou com a dupla formada por Augusto Freitas — promovido para a categoria A neste ano — e Fabiano Cardoso, a bordo de Chevrolet New Onix da Fast Racing. 

Kart: Irmãos Kuhn conquistam bons resultados em Londrina

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil     

A segunda etapa do campeonato disputada no sábado (18), no kartódromo Luigi Borghesi, em Londrina, reuniu pilotos de vários estados brasileiros, e assim como na primeira, o piloto curitibano Lourenzo Kuhn marcou a pole position e venceu as duas provas da categoria Mirim.

Com este resultado, Lorenzo Kuhn mantém a liderança da competição e desenvolve a pilotagem no traçado, que terá a disputa do campeonato Brasileiro de Kart 2T, em novembro. O jovem piloto de 8 anos iniciou no kartismo em 2022, estreou em competições federadas em 2023 e já conquista bons resultados. Foi campeão Metropolitano de Curitiba no ano passado e é o atual vice-campeão Sul-brasileiro.

O irmão mais velho, Lucas Kuhn, de 12 anos, integrou, no final de semana, a categoria Ok Júnior, etapa válida pela classificatória da Regional Cup. Fez o quarto melhor tempo na tomada e foi o quinto colocado na etapa, entre os 11 pilotos participantes. “Faltou experiência para conseguirmos uma das quatro vagas para a final do Regional Cup, mas, com muito treino, foco e dedicação, alcançaremos o objetivo nas outras classificatórias da competição”, comentou Lucas.

sábado, 18 de maio de 2024

Dudu Barrichello repete 2023 e vence em Cascavel na Stock Car

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil     

A família Barrichello tem realmente uma história de amor com Cascavel. Há pouco mais de dez anos, em 2013, o Autódromo Internacional Zilmar Beux foi palco da primeira vitória do patriarca, Rubens Barrichello, na Stock Car Pro Series. Uma década depois, em junho de 2023, foi a vez do filho mais velho, Dudu, escrever seu nome na galeria dos vencedores da categoria. Agora, quase um ano depois, na tarde deste sábado (18), o jovem de 22 anos voltou a escalar o topo do pódio, novamente tendo o oeste do Paraná como cenário.

A segunda vitória de Dudu Barrichello na Stock Car foi construída logo na largada. Em terceiro no grid, o piloto do Toyota Corolla #91 da Mobil Ale Full Time deixou dois grandes nomes do automobilismo brasileiro para trás nas primeiras voltas: Ricardo Maurício, ainda nos primeiros metros, e Ricardo Zonta, pouco depois. Daí em diante, o paulista contou com um grande trabalho do time no pit-stop, não foi mais superado e cruzou a linha de chegada na frente.

Dudu ressaltou a chance de ter deixado para trás dois nomes vitoriosos da Stock Car e valorizou o trabalho feito pelos mecânicos da Mobil Ale Full Time. “A gente teve um carro muito bom hoje. Foi um fim de semana que começou bem difícil nos treinos. Mas evoluímos bastante, e estou muito feliz. Segurar Ricardo Zonta e o Ricardo Maurício, dois caras que até pouco tempo atrás jogava no vídeo game, foi demais. Ainda preciso sentar e entender como isso aconteceu. Estou muito feliz, sei que todo o time trabalhou muito”, disse.

“Tenho de agradecer a muita gente, especialmente meus mecânicos, que fizeram um pit-stop muito bom. Essa foi a chave para a vitória: eles fizeram um trabalho excepcional. Saímos muito mais à frente [de Zonta e Maurício] do que esperávamos. Foi uma vitória do coletivo”, concluiu.
Com o Corolla da RCM Motorsport, o paranaense Zonta confirmou a segunda posição e faturou seu quinto pódio em Cascavel. E o tricampeão Ricardo Maurício (Eurofarma RC) finalizou em terceiro lugar, chegando assim ao seu 90º top-3 na história da categoria. Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel) foi o quarto, seguido por Rafael Suzuki (TMG Racing).

Bruno Varela fatura Rally Minas Brasil; Rodrigo comanda última especial

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil     

O grande campeão do Rally Minas Brasil, terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Raid é Bruno Varela. Junto ao navegador Ari Fiuza, o piloto da Varela Can-Am Monster Energy fechou a última especial do rally neste sábado (18/05), em Araxá, Minas Gerais, com o quarto melhor tempo, garantindo a primeira colocação do acumulado geral. A especial foi liderada por Rodrigo Varela, também integrante da equipe, ao lado do navegador Matheus Mazzei.

Desde o início da competição mineira, Bruno demonstrou bom ritmo e entrosamento com seu navegador. Guiando o Maverick X3 #116, o piloto venceu duas das três especiais que compuseram a rodada, liderando parciais e mantendo cautela em alguns instantes. Na etapa deste sábado, Bruno e Ari garantiram o quarto melhor tempo: 2h12min58s. A posição foi o suficiente para concretizar a vitória entre os UTVs, com acumulado de 6h36min38s e vantagem de 4min56s sobre a dupla vice.

Já Rodrigo começou o rally com desvantagem, tendo problemas no primeiro dia. Na segunda especial, um quarto lugar ajudou a renovar as energias para o terceiro e último dia de atividades. O aproveitamento da dupla composta por Rodrigo e Matheus foi excelente, com a vitória na especial de 170 km, anotando 2h12min31s, garantindo lugar entre os 12 melhores da classe UTV 1 com o Maverick X3 #102.

De ponta a ponta, Enzo Bedani vence Corrida 1 da Stock Series e leva dois troféus em Cascavel

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil     

Enzo Bedani viveu um sábado (18) praticamente perfeito no Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel (PR). Na Corrida 1 da segunda etapa da temporada 2024 da Stock Series, o paulista de 16 anos levou o carro #98 da W2 Racing ProGP ao primeiro lugar em uma corrida onde liderou todas as voltas e ainda cravou a volta mais rápida da prova. A disputa no início desta tarde começou com pista seca, mas a chuva deu as caras e impôs mais um desafio aos pilotos da categoria de acesso. Nem assim a vitória de Bedani foi ameaçada. O jovem ainda consolidou o triunfo entre os “rookies”, faturando assim dois troféus nesta tarde.

Líder do campeonato e pole position na Corrida 2, que será realizada neste domingo, Arthur Gama cruzou a linha de chegada na segunda posição com o carro #09 da Artcon Racing. O gaúcho de 18 anos tentou pressionar Bedani nas voltas finais para buscar a vitória, mas terminou 1s276 atrás. No pódio, Arthur levou a bandeira do Rio Grande do Sul.

O top-3 foi completado por outro piloto da Artcon Racing. Gustavo Frigotto completou sua terceira corrida seguida entre os três primeiros depois de ter sido declarado terceiro lugar nas provas 2 e 3 da etapa de Interlagos. Bruna Tomaselli, da Garra Racing Team, foi a quarta colocada, enquanto o novato Alfredinho Ibiapina, da W2 Racing ProGP, terminou em quinto.

Bedani festejou a jornada bem-sucedida no oeste paranaense. “Fui pouco ameaçado na corrida, mas mesmo assim foi muito difícil por conta da chuva. Ainda não tínhamos andado no molhado, nem aqui e nem em lugar algum. Dificultou um pouco, mas também tornou a disputa mais divertida, especialmente para o público. Amanhã largo em segundo e com um potencial muito bom”, declarou o vencedor do dia na Stock Series.

Brasileiro de Motocross: Invicta há três etapas, Husqvarna PowerHusky/Itaminas defende a liderança na 50cc e 65cc em Palmas

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil   

 Neste fim de semana, 18 e 19, Palmas (TO) sediará a 4ª etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross e a Husqvarna PowerHusky/ Itaminas vai acelerar para buscar mais pódios e, sobretudo, defender a liderança nas duas categorias nas quais está invicta há três etapas. Pietro Fraga #152 lidera na 50cc, seguido do companheiro de equipe Henrique Spinassé #232, na vice-liderança. Já na 65cc, Lorenzo Ricken #16 assumiu a liderança que apenas mudou de mãos, mas não de time. Antes, Heitor Matos #300 abriu 2024 com duas vitórias mas três dias antes da 3ª etapa quebrou o braço e está afastado das competições temporariamente.

Aos 9 anos de idade, o mineiro de Coronel Fabriciano, Pietro Fraga, está mais focado do nunca no campeonato e tem o capixaba, companheiro de equipe, para garantir ótimos pegas durante as corridas com a TC50. A competitividade acirrada só engrandece mais o esporte. “Estou bastante animado para essa etapa de Palmas. Gostaria de ter treinado mais, mas o tempo foi curto e tive atividades da escola também e vamos buscar a vitória”, afirma Henrique Spinassé, 9 anos, de João Neiva (ES), que venceu a etapa de abertura da temporada, em Sorocaba (SP).

Na 65cc, o catarinense Lorenzo Ricken, 10 anos, também está confiante em um bom resultado, nesta rodada na região Norte do país. “É a primeira vez que corro em Palmas. Como lá no sul está muita chuva não deu para treinar muito, mas estou bem confiante e espero ganhar”, destaca Lorenzo, 10 anos, que pilota uma TC65, que completa: “É um sonho estar competindo na equipe, a PowerHusky é muito top, as motos são muito boas!”

Já o gaúcho Pietro Piroli, 15 anos, nem retornou para Tapejara após a 3ª etapa, foi direto para o Paraguai disputar o Campeonato Nacional de motocross, em Salto de Guaíra, e conquistou a vitória na MX2JR. O piloto chegou em Palmas mirando o pódio. “O último fim de semana foi muito bom, foi minha segunda vez no Paraguai e, desta vez, o resultado foi bem positivo. Espero conquistar um ótimo resultado, manter um bom ritmo nas corridas e conseguir pontos importantes para o campeonato”, ressalta o vice-líder da MX2JR que compete com uma FC250.

Hora de conhecer os campeões do Rally Minas Brasil

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil    

Reta final para o Rally Minas Brasil, válido pelo Brasileiro de Rally Raid CBA (terceira prova) e CBM (segunda). Neste sábado (18/5), o percurso de 204 km, sendo 174 deles cronometrados, com largada e chegada em Araxá (MG) definirá os campeões desta edição. Após a segunda das três etapas, os líderes nas motos, carros e UTVs contam com uma vantagem relativamente confortável, embora nada esteja definido.

É o que mostrou a disputa entre os carros, que ganhou novos líderes após a segunda etapa, com 237 km (especial de 192 km). Rodrigo Aché / Luís Eckel (Ford Ranger V8 / X Rally), que comandavam, e Gunter Hinkelmann / Weidner Moreira (Ford Ranger V8 / MSL Rally), que começaram o dia em segundo, enfrentaram problemas. O que abriu caminho para a vitória de Glauber Fontoura / Rodrigo Khezam (Toyota Hilux V8 IMA / FD Rally Team), com direito a susto.

"Logo no primeiro quilômetro bati em uma lombada e o carro virou de frente, depois de lado, mas parou de pé. Vi que estava tudo bem e voltei a acelerar, mantendo um ritmo não tão agressivo para terminar a etapa. Agora é uma prova de estratégia, sem muitos riscos, para terminar. É um rally maravilhoso", disse o piloto Glauber. Com o resultado, ele e Khezam chegam à especial decisiva 17min42 à frente de José Silmar / Alyson Antunes (Ford Ranger V8 / X Rally).

Sobre duas rodas, o dia foi do norte-americano Mason Klein (Honda CRF 450RX / Honda Racing). Ele superou o francês Adrien Metge (Yamaha WR 450 F / IMS Yamaha) por apenas 13 segundos. Na geral, as posições se invertem, com Metge 1min40 à frente do rival. Terceira posição na etapa e na geral para o argentino Martin Duplessis (Honda CRF 450RX / Honda Racing). "Estou andando no limite o tempo todo e entendendo melhor o terreno e o rally. Não vejo a hora de voltar a acelerar no último estágio", comentou Klein.