CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil
Dos 34 pilotos que estão inscritos para a terceira etapa do Campeonato
Brasileiro de Stock Car Pro Series 2022, que acontece neste domingo
(10), a partir das 13h20, na nova pista do aeroporto do Galeão, onze
irão correr pela primeira vez no Rio de Janeiro. A maioria deles é
justamente de mais jovens, com menos de 28 anos que, com a desativação e
a demolição do autódromo de Jacarepaguá, em fins de 2012, praticamente
não tiveram oportunidade de participar de uma corrida de carro na
cidade considerada a mais encantadora do país.
É o caso, por
exemplo, do paulista Bruno Baptista, de 25 anos que, depois de dois anos
correndo de Kart, começou a sua carreira no automobilismo, em 2014,
quando foi campeão sul-americano da primeira temporada da F4 em nosso
continente. Depois de mais três anos na Europa, Bruno voltou a correr no
Brasil, em 2018, na própria Stock Car, onde faz este ano a sua quinta
temporada consecutiva pelo Team RC, um dos mais competitivos da
principal categoria do automobilismo brasileiro.
“Comecei no
kart, com 15 anos, em 2012, justamente naquele ano em que a maioria das
pessoas ligadas ao automobilismo achava um absurdo e criticava os
governantes pelo encerramento das atividades do autódromo de Jacarepaguá
para abrigar instalações dos Jogos Olímpicos da Rio-2016. Confesso que,
naquele momento, nem dei muito valor para o fato em si. Mas, agora, com
essa corrida de Stock, no Galeão, eu vejo que se não tivessem terminado
com o autódromo, eu provavelmente até poderia ter feito algumas
corridas no Rio de Janeiro: talvez, na própria F4 Sul-americana e, com
certeza, na Stock Car”, lembra Bruno Baptista.
Bruno argumenta que “não dá para uma cidade do porte do Rio de Janeiro ficar fora de um calendário de qualquer categoria importante do automobilismo brasileiro ou até sul-americano. É o maior ponto turístico de todo o país, tem a segunda melhor economia e a terceira maior população. Assim, não tenho a menor duvida de que a etapa deste domingo da Stock será a mais atraente de todas que competi até agora. Ainda mais com a realização inédita de duas corridas numa pista de aviões e dentro de um dos aeroportos comerciais mais movimentados do país”.
Além de Bruno Baptista, de 25 anos, que já acumula duas vitórias e uma pole-position na Stock Car, entre os pilotos que competiram como titulares nas duas etapas já realizadas deste campeonato brasileiro e que também nunca correram no Rio de Janeiro, por ordem de idade, destacam-se também: Felipe Baptista (18 anos), Giancarlo Petecof (19), Pedro Cardozo (22), Gaetano Di Mauro (24), Rodrigo Baptista (25), Gustavo Frigotto (27), Guilherme Salas (27), Gabriel Casagrande (27), Cesar Ramos (32) e Mattias Rossi (39 anos). Ou seja, o único que passa da média atual de idade entre todos os pilotos titulares da atual temporada, de exatos 35 anos, é o argentino Rossi, de 38 anos, que faz a sua terceira temporada de Stock Car.
MAIS FAMOSOS DA F1 JÁ COMPETIRAM NO RIO DE JANEIRO
Como a maioria dos pilotos mais experientes da Stock Car Pro Series 2022, os quatro pilotos da atual temporada que representaram o Brasil na Fórmula 1 já correram no Autódromo de Jacarepaguá. Três deles (Rubens Barrichello, Felipe Massa e Nelson Piquet Júnior), inclusive, muito antes de entrar na principal categoria do automobilismo brasileiro.
Atualmente com 49 anos, Barrichello participou no Autódromo de Jacarepaguá da etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Ford disputada no dia 2 de setembro de 1989, vencida pelo goiano Tom Stefani, o campeão daquela única temporada completa que Rubinho fez no Brasil antes de começar a se destacar na F1, em 93.
Na Stock, Barrichello estreou exatamente no dia 21 de outubro de 2012, em Curitiba, numa corrida vencida por Allam Khodair, sendo que a última corrida da Stock em Jacarepaguá foi também vencida por Khodair e disputada no dia 15 de julho da temporada de 2012. Assim, no Galeão, Rubinho fará a sua primeira corrida na principal categoria do automobilismo brasileiro no Rio de Janeiro.
Mesmo competindo dois anos na Fórmula 3 Sul-americana, onde foi campeão de 95, Ricardo Zonta (46 anos) fez a sua primeira corrida no Rio de Janeiro, no dia 18 de novembro de 2007, na própria Stock Car, dois anos depois de ter saído da F1.
Já Felipe Massa (40 anos) correu pela primeira vez em Jacarepaguá de Fórmula Chevrolet, no Campeonato Brasileiro de 99. Também não venceu a nona etapa daquele certame, chegando em quarto lugar, mas foi o campeão, na décima e última etapa, em Interlagos, com apenas dois pontos de vantagem sobre o vice, Fábio Carbone.
O mais novo dos quatro representantes da F1 na atual Stock Car, Nélson Piquet Júnior (36 anos), participou de sua primeira disputa em Jacarepaguá na Fórmula 3 sul-americana, no dia 19 de outubro de 2002. Nelsinho venceu e ainda foi o campeão daquela temporada da F3.
TRANSMISSÃO AO VIVO
A partir das 13h20, será realizada a primeira corrida da Stock no Galeão, com 30 minutos de duração mais uma volta. Em seguida, acontece a segunda prova, com posições invertidas entre
os 10 primeiros colocados com os carros em movimento e o mesmo período de duração. As disputas serão transmitidas ao vivo pela Band TV e SportTV 3.
Jornalista responsável: Charles Marzanasco Filho, mtb 12079
Nenhum comentário:
Postar um comentário