CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.faceook.com/paddockbrasiloficial
Antes mesmo da virada de ano, Ricardo Forte (Equipe: Russo Racing / Coach: Renato Russo) decidiu trocar o descanso total por treinos na pista. O piloto paulista desembarcou em Portugal para alguns dias de férias em família, mas fez questão de incluir no roteiro uma nova vivência no kartismo, desta vez em solo europeu. A experiência internacional abriu caminhos para novos aprendizados.
Aproveitando a passagem pelo país, Forte realizou dois dias de testes no Kartódromo Internacional de Braga, localizado no Norte de Portugal. A pista, conhecida por seu traçado desafiador, serviu como um importante laboratório para o piloto, que teve contato com um novo ambiente, diferentes referências de pilotagem e uma estrutura distinta das que está acostumado no Brasil e outras que competiu nos Estados Unidos.
Mesmo com as temperaturas mais baixas do inverno europeu, Ricardo Forte se sentiu em casa. Como também tem cidadania portuguesa, o piloto destacou a identificação com o país e a receptividade encontrada desde sua chegada. O clima frio não foi obstáculo, mas sim parte do desafio que tornou a experiência ainda mais enriquecedora dentro e fora da pista.
“Os treinos foram bem legais. A pista é nova para mim, o motor é diferente e eu gostei muito de tudo. Fui muito bem recebido pela equipe e me senti à vontade desde o primeiro dia”, contou Forte.
Para as atividades em Braga, Ricardo utilizou um kart Micro Max equipado com motor Rotax, da Júnior Racing Team, comandada por Mário Almeida. A equipe é uma das mais respeitadas de Portugal e ofereceu todo o suporte técnico necessário para que o piloto pudesse aproveitar ao máximo cada saída para a pista.
Os dois dias intensos de treinos chamaram a atenção do chefe da equipe portuguesa. Mesmo em condições pouco comuns para quem vem do kartismo brasileiro, Forte mostrou rápida adaptação e consistência, deixando uma impressão bastante positiva nos boxes do kartódromo.
“O Ricardo anda muito bem, sabe exatamente o que está a fazer. Conseguiu bons tempos e isso ainda mais no inverno, o que não é fácil. Foram treinos muito bons”, destacou Mário Almeida, elogiando o desempenho do piloto paulista durante os testes.
Ricardo Forte encerra o ano com o título da Race Kart Sport (RKS), um lugar no Top 3 do Campeonato Paulista Light e o vice-campeonato da V11 Cup, todos conquistados na categoria Mirim. Os resultados reforçam a evolução do piloto e aumentam as expectativas para os próximos passos na carreira.
“Em 2026 eu vou subir de categoria e quero ir bem, ou até melhor do que foi na Mirim. Quero aprender bastante e brigar por bons resultados”, disse Ricardo Forte.
Além da
mudança de categoria, outras novidades para 2026 devem ser anunciadas em
breve pela equipe e pela família de Ricardo Forte. O período de testes
em Portugal, além de fechar o ano em alta, simboliza um passo importante
na formação do piloto, que segue ampliando horizontes e acumulando
experiências valiosas no kartismo nacional e internacional.
Texto por Kako Marques / KMCom Assessoria

Nenhum comentário:
Postar um comentário