segunda-feira, 30 de junho de 2025

Pirelli F1: GP da Áustria - McLaren começa com o pé direito em Spielberg

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial  

O primeiro dia de treinos para o GP da Áustria viu a McLaren brilhar, com Lando Norris (1min04s580) e Oscar Piastri (1min04s737) liderando a tabela de tempos na segunda sessão, a mais representativa de uma sexta-feira. Apenas um outro piloto conseguiu superar a barreira de 1min05s, Max Verstappen, com tempo de 1min04s898. 

Vale observar que, no TL1, Alex Dunne estreou em um evento de F1, pilotando a McLaren de Norris. Foi a primeira vez que um irlandês participou de uma sessão da Fórmula 1 desde que Ralph Firman pilotou no GP do Japão em 2003, sua primeira e única temporada com a Jordan Grand Prix. 

O DIA NA PISTA 

Todos os três compostos foram utilizados durante os 120 minutos de pista. 17 dos 20 carros em ação utilizaram um conjunto de Duros, com os únicos que não testaram o C3 sendo Max Verstappen e a dupla da Haas com Esteban Ocon e Ollie Bearman. 

A utilização dos pneus foi distribuída de forma bastante homogênea: 494 voltas (38%) com o Médio, 463 (35,62%) com o Macio e 343 (26,38%) com o Duro.

Com direito a pódio na Copa Joy Chevrolet e estreia na AMG Cup, Eber Gomes destaca final de semana em Velocitta

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial  

O piloto Eber Gomes encarou uma jornada intensa neste final de semana em Mogi Guaçu, interior paulista. Além de disputar a quarta etapa da temporada 2025 da Copa Joy Chevrolet, Eber também marcou presença na segunda etapa da AMG Cup, onde compete pela categoria S45 Sport.

Na Copa Joy, a etapa teve um sabor especial: Eber (Prêmios na Bet, Blitzpay, Engegomes e o Portal e TV High Speed Brazil) contou com o retorno de seu irmão, Jeff Gomes, que assumiu o carro na primeira corrida. Após largar da nona colocação, Jeff protagonizou boas disputas, evoluiu ao longo da prova e cruzou a linha de chegada em sexto lugar, somando pontos importantes para o campeonato.

Na segunda prova, sem inversão de grid, Eber largou bem, chegou a figurar entre os ponteiros e disputar o Top 3, mas enfrentou forte concorrência na disputa da categoria Extreme. Ao fim, também finalizou na sexta colocação — tanto na categoria quanto no geral.

“Estamos de volta à Velocitta — fazia um tempinho que a gente não guiava aqui. É uma pista muito bacana!
Fomos bem nos treinos livres, mas no classificatório tivemos um probleminha e acabamos largando em nono.
Hoje conseguimos terminar em sexto, e foi muito bacana, sensacional poder voltar a acelerar aqui e ainda somar mais alguns pontinhos no campeonato.” — Jeff Gomes

Samuel Damin conquista pódio no Velocitta

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial  

Depois de encarar os desafios da Copa Hyundai HB20 em Tarumã, o piloto Samuel Damin voltou à pista no último final de semana para mais uma prova de alto nível. Dessa vez, ele esteve no grid da categoria Turismo 1.4, válida pelo Campeonato Paulista de Automobilismo, realizada no autódromo de Velocitta, no interior de São Paulo.

Samuel dividiu o carro com Thiago Arns, que ficou responsável pela corrida de sábado. Já no domingo, foi a vez de Damin  (Blue M – Oxygen For Health, Doctor Assistant AI, Arcanjo Bonés e do Portal e TV High Speed Brazil) acelerar. Ele teve um bom desempenho, chegou a figurar no Top 3 da categoria, e, apesar das dificuldades enfrentadas na pista, cruzou a linha de chegada na quinta colocação, garantindo presença no pódio da classe Pro AM.

O piloto destacou o trabalho da equipe, a performance do companheiro e o esforço realizado para conquistar o resultado:

“A gente veio na quinta-feira e fizemos um treino. Voltei no domingo para disputar a corrida 2. Ontem, meu parceiro Thiago Arns fez uma bela prova de recuperação: largou da 22ª posição no geral (7º na categoria) e levou o carro até o 14º lugar no geral, fechando em 5º na nossa categoria.”

NASCAR Brasil: alternância na liderança marca equilíbrio entre equipes e máquinas

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial  

A temporada 2025 da NASCAR Brasil tem sido marcada como um dos campeonatos mais equilibrados dos últimos anos. Com quatro etapas já concluídas, a alternância na liderança da classificação geral e da categoria Challenge evidencia o nível técnico das equipes e o equilíbrio entre os dois modelos que protagonizam o grid: o Chevrolet Camaro e o Ford Mustang.

A liderança agora volta para as mãos da Team RC, que assume o topo da tabela em duas frentes: Galid Osman é o novo líder da Geral, enquanto seu companheiro de equipe, Jorge Martelli, aparece como líder da categoria Challenge e vice-líder na classificação Geral, apenas dez pontos atrás de Osman.

Para Galid Osman, a fase atual reflete um trabalho que começa nos treinos. “Acredito que um dos fatores determinantes para estarmos na liderança do campeonato nesse momento seja nossa velocidade nas classificações. Largamos entre os quatro primeiros em três de quatro etapas nesse ano, e isso, acredito que tenha ajudado bastante”, avalia o piloto paulistano, de 39 anos.

Martelli, atual campeão da Challenge, valoriza o momento da equipe e destaca a regularidade como fator chave. “Essa volta à liderança é fruto de consistência e também de saber escolher os momentos certos para ser mais agressivo. O foco tem sido somar pontos em todas as etapas, mas sem abrir mão de brigar por pódios e vitórias”, afirma o piloto catarinense de 37 anos, atualmente radicado em Tapurah (MT).

O campeonato começou com Vitor Genz, da RMattheis, liderando na Geral e Jorge Martelli na classe Challenge. Após Londrina, Jorge assume nas duas tabelas de classificação. Na terceira, em Interlagos, a Full Time reagiu com uma dobradinha de Rubens Barrichello que mudou a ordem momentaneamente. Mas a virada veio em Tarumã, na quarta etapa, onde a Team RC retomou o controle com desempenho sólido e uma estratégia de corrida precisa. Portanto, três das quatro equipes já lideraram a tabela de classificação até aqui.

Fórmula E acelera em crescimento global e mostra o futuro do automobilismo

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial  

A Fórmula E confirmou hoje um crescimento sem precedentes na audiência na TV e nas mídias sociais para o primeiro semestre da Temporada 2024-25, com base na análise de dados da Kantar Media (TV) e da Emplifi (redes sociais), com sua audiência acumulada prevista para ultrapassar 500 milhões até o final da Temporada 11. 

Segundo os últimos números da Kantar Media, um público recorde de 44 milhões de espectadores assistiu à Rodada 2 (Cidade do México), em janeiro, enquanto a cobertura da CBS nos EUA da mesma corrida atingiu 11 milhões de espectadores - a corrida de Fórmula E mais assistida no país - um novo marco para as emissoras de Fórmula E nos EUA e um número que superou significativamente a audiência dos concorrentes no mesmo mercado. 

O público digital analisado pela Emplifi também mostrou um crescimento impressionante, com visualizações de vídeos sociais e engajamento aumentando 13% e 12% respectivamente, ressaltando a comunidade de fãs vibrante e interativa que a série continua a construir. 

Somente na Temporada 11 do Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA - que começou em São Paulo, em dezembro de 2024, e terminará em Londres, de 26 a 27 de julho de 2025 - tivemos algumas das corridas mais emocionantes do automobilismo mundial, ao mesmo tempo em que foram ultrapassados continuamente os desempenhos para o automobilismo elétrico. 

A prova inicial, o E-Prix de São Paulo de Fórmula E (7 de dezembro de 2024), teve lotação máxima de público no Anhembi, com 21 mil pessoas (lotação máxima, ao mesmo tempo em que registrou recorde de audiência global de TV, sendo a etapa de abertura mais assistida no Reino Unido e nos EUA desde a criação do Campeonato, com um total de 40 milhões de expectadores em todo o mundo. 

Domínio dos poles e disputa entre irmãos marcam a etapa na Copa Joy Chevrolet

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial  

Em um grande final de semana, a Copa Joy Chevrolet mostrou por que é uma das competições mais emocionantes do automobilismo nacional. Desde a definição do grid de largada — que colocou Luiz Cirino (#59) na pole da categoria Extreme, André Magno (#19) na Sport e Rafael Rubio (#1) na Novatos — o que se viu foram duas provas repletas de disputas e adrenalina no último sábado.

Na corrida da manhã, Luiz Cirino segurou bem as investidas dos adversários e, além de manter a posição de honra, marcou a volta mais rápida e venceu de ponta a ponta. Na categoria Sport, André Magno manteve um ritmo forte e venceu mais uma vez. Já Rafael Rubio confirmou o bom momento na Novatos e garantiu mais uma vitória, sendo, até o momento, o piloto com mais triunfos na temporada.

Entre os destaques da primeira prova, Jeff Gomes voltou a pilotar o carro #32 em 2025 e conquistou um excelente top-6. Já Henry Couto, do carro #0, enfrentou problemas após lutar pelas primeiras posições e foi forçado a abandonar a corrida.

Confira a classificação final da primeira corrida:

CBA abre inscrições para campeonato de automobilismo virtual feminino na Fórmula 4

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial  

Após uma pré-apresentação às participantes da FIA Girls on Track Brasil Seletiva de Kart realizada pela Comissão Feminina de Automobilismo (CFA) da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) em maio, estão abertas as inscrições para a primeira edição do Campeonato de E-Sports FIA Girls on Track, que será realizado em parceria com a Comissão Nacional de Automobilismo Virtual (CNAV). 

A competição terá seis etapas, de julho a setembro, e será disputada por meio do jogo iRacing no carro de Fórmula 4. Podem se inscrever garotas e mulheres de qualquer idade de todo o Brasil. Não há pré-requisitos e não há limite de inscrições, que estarão abertas até 10 de julho. A participação é gratuita. 

Após a inscrição, o jogo será disponibilizado para as pilotas realizarem uma prova seletiva, até 10 de julho, com setup fixo do carro, no circuito de Okayama, com tempos de volta registrados nos servidores do CNAV. As 15 pilotas mais rápidas se classificarão para disputar o campeonato, que terá a primeira etapa em 22 de julho, também no circuito de Okayama. 

“O automobilismo virtual é um segmento importante. A FIA está investindo nisso na América do Sul, criou um campeonato mundial do FIA Girls On Track, e nos orientou nesse sentido. É bacana porque atinge muito mais meninas e mulheres. É muito mais barato do que correr de kart, categoria em que a maioria se inicia. Vamos dar a assinatura do jogo gratuitamente para as 100 primeiras inscritas que ainda não o possuem. E vamos ter premiação em dinheiro para o top 3 do campeonato: R$ 8 mil para a campeã, R$ 5 mil para a vice-campeã, e R$ 2 mil para a terceira colocada”, diz Bia Figueiredo, presidente da CFA, criada em 2023 por Giovanni Guerra, presidente da CBA, e representante do Brasil no FIA Girls on Track desde 2021. 

Fórmula eVolution: Mais uma vitória de Lucas Freitas agora no Velocitta

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial  

O piloto Lucas Freitas (Action, Dogão da Praça, Lindoya Brasil, VoandoJá) voltou a vencer na Fórmula eVolution nº 11 durante a 4ª etapa da temporada 2025 que aconteceu no Autódromo Velocitta (Mogi-Guaçu/SP) no último domingo (22).

Com quatro vitórias na temporada, mesmo sem ter participado da etapa de abertura, Freitas é o vice-líder, 13 pontos atrás de André Eidt no campeonato; aplicando os descartes obrigatórios em regulamento, o piloto paulista assumiria a liderança na tabela de classificação.

Largando na segunda colocação, Lucas precisou apenas de uma volta para assumir a liderança, abrindo vantagem em relação aos adversários; restando cinco voltas para o final da primeira corrida do final de semana, o Safety Car foi acionado para remover um carro da categoria que sofrera um acidente entre as curvas 9 e 10 do circuito do interior paulista.

Na relargada o piloto da San Race não deu chance aos adversários e levou seu Fórmula eVolution #11 à vitória, a quarta na temporada 2025: “Foi uma corrida muito boa, o carro estava perfeito e consegui impor um bom ritmo; mesmo com a entrada do carro de segurança juntando o pelotão, consegui abrir vantagem e alcançar mais uma vitória na temporada’, comentou o piloto.

Depois de Nürburgring, a Pirelli agora está pronta para as 24 Horas de Spa

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial  

Uma corrida de 24 horas após a outra. Mal havia terminado a prova em Nürburgring, e a equipe da Pirelli já viajava 100 quilômetros a oeste, rumo à Bélgica, para encarar uma segunda corrida de 24 horas no intervalo de oito dias. O evento deste fim de semana em Spa é o mais importante dos dois em termos de quantidade de pneus e pessoal envolvido, além de esforço logístico geral necessário para sua realização.

Como de costume, a Pirelli assume o controle do circuito de Spa, mobilizando pessoal e equipamentos suficientes para garantir o suporte necessário aos 76 carros inscritos na 77ª edição do clássico belga, um número recorde.

O esforço logístico e organizacional liderado pela Pirelli, fornecedora exclusiva não apenas para as 24 Horas, mas também para os principais eventos de apoio, é conduzido por uma equipe central de 140 pessoas no circuito, composta por técnicos, engenheiros e outros profissionais. Todas as funções-chave da empresa estão representadas, vindas não apenas da sede em Milão, mas também de outros centros de P&D e de Motorsport, espalhados por quatro continentes. A equipe conta com sistemas de monitoramento e análise que utilizam tecnologias de ponta, aliadas à experiência da Pirelli em mais de 350 corridas ao redor do mundo.

Um comprometimento tão significativo, raro no motorsport internacional, é necessário devido à magnitude do evento. Além das equipes que competem nas 24 Horas, tanto na GT World Challenge Europe Endurance Cup quanto na Intercontinental GT Challenge, também participam 44 carros da GT4 European Series e mais de 30 equipes entre a GT2 European Series e a McLaren Trophy. Esses números recorde reforçam a crescente importância das 24 Horas de Spa no cenário das corridas privadas ao redor do mundo.

Rafael Marques vence no Velocitta e segue na briga pelo bicampeonato da Fórmula Vee Júnior

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial  

O mato-grossense Rafael Marques faturou a sua quarta vitória na temporada do Campeonato Paulista da Fórmula Vee Júnior, no último domingo no autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, e se mantém na briga pela conquista do inédito bicampeonato.

O jovem piloto de Lucas do Rio Verde venceu logo na primeira prova da FVee Júnior, válida pela 4ª etapa do Paulista. Mesmo com problemas no acerto do carro, ele fez uma corrida de alto nível, sempre brigando pelas primeiras colocações.

“Foi uma prova muito complicada, porque não conseguimos fazer um bom acerto do carro. Mesmo assim, me mantive entre os primeiros e venci mais uma vez na Júnior”, disse Rafael Marques, que soma quatro vitórias em oito corridas neste ano.

Na segunda prova na categoria para jovens de 14 a 21 anos, o mato-grossense foi surpreendido com o travamento dos freios e caiu para o último lugar.

“O freio travou logo na largada e só soltou depois de duas voltas. Fiz uma boa prova de recuperação e garanti o terceiro lugar na Júnior, que acabou sendo um bom resultado no campeonato”, afirmou o garoto, que conta com o apoio da BRF, da Prefeitura e da Secretaria de Esporte e Lazer de Lucas do Rio Verde.

Coluna Antiquerace | Modismo, polêmica e monotonia - Retratos da F1 atual

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial  

Por Eduardo Farah 

                 Muitos de vocês com certeza já pensaram no rumo em que TUDO está tomando no mundo moderno, não é mesmo? Pois bem, na Formula 1 não é diferente! Novas normas (umas inúteis e outras nem tanto), novas equipes e novos pilotos.
 Mudanças sempre ocorreram, entretanto a impressão que se tem é que antes elas eram gradativas, já hoje, cada vez mais bruscas.

                O ano de 2025 está sendo marcado por um "boom" sobre o tema, o que inevitavelmente traz consequências boas mas também ruins.  Os verdadeiros amantes de F1 não deixam de prestigiar as novas mídias, porém as mesmas estão criando um público "secundário" que na mesma proporção em que traz lucro, esmaga a parte saudosista da coisa. Não precisamos (e nem acho certo) elitizar o público, mas convenhamos que a quantia de pessoas que começaram "ontem" e se autointitulam "especialistas" do dia para a noite com pouca ou nenhuma bagagem é assustadora e enoja.
                Sinto saudades de quando o incômodo eram os que não gostavam de F1 e não os "sennalovers" de Netflix. (A série é relevante, mas, para quem vai a taça? Primeiro do mais, segundo do mesmo ou terceiro do ok? rs).

                E já que passamos pelo final de semana do conturbado porém tedioso GP da Áustria, não poderia deixar de citá-lo aqui onde mais uma vez a monotonia laranja entra em pauta, os erros de estratégia mais uma vez se fizeram presentes em praticamente todas as escuderias e tirando os (merecidos) primeiros pontos de Gabriel Bortoleto, FALTOU SAL EM TUDO!

No início do ano essa temporada parecia promissora, diferente, competitiva, mas ATÉ ONDE? Acho que me enganei.
Red Bull brincando de dança das cadeiras ao invés de se focar em melhorias no pavoroso RB21, Mclaren com uma briga entre seus pilotos que sequer parece uma briga e NADA de emoção em lugar nenhum.

Sobra dinheiro, falta paixão e se você não está apaixonado por aquilo que está fazendo, esqueça! Faço votos de que a categoria venha a ser mais INTENSA nas próximas etapas.

Sobre o autor:

Eduardo Farah, proprietário da Antiquebug Autoparts, empresa especializada em restauração e compra e venda de peças e veículos da linha Vw clássica com ênfase em originalidade. Atua desde 2005 no ramo, e além de sua empresa, trabalhou como piloto de testes para o site Racionauto, ama raposas e é apaixonado por esporte à motor e por seu trabalho em iguais proporções. contatos: @eduardommfarah / ilhadasraposas@gmail.com / 19-997506483 


sexta-feira, 27 de junho de 2025

100 Milhas e Night Challenge se fundem em prova inédita da NASCAR Brasil

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial  

A etapa marcada para 12 de julho no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel (PR), será um ponto fora da curva, no melhor sentido. Pela primeira vez, a NASCAR Brasil combina dois formatos consagrados de prova em uma única disputa: a corrida noturna, batizada de #NightChallenge, e a prova de resistência conhecida como #100Miles. O resultado é uma corrida longa, sob os refletores, em um dos circuitos mais velozes do país.

Cascavel entra no mapa das corridas noturnas após um processo de modernização iniciado em 2024 e finalizado neste ano. A pista agora conta com iluminação completa, tanto para garantir visibilidade em alta velocidade quanto para atender aos padrões exigidos pelas transmissões ao vivo. A mudança de Londrina para Cascavel acompanha essa atualização da estrutura. “O autódromo recebeu investimentos da prefeitura e agora tem iluminação adequada não só para os carros, mas também para as transmissões televisivas”, afirma Thiago Marques, representante da NASCAR Brasil.

A corrida será disputada em dois estágios, com pit stop obrigatório. Cada fase vale 25 pontos, o que exige dos pilotos cuidado com o carro e estratégia bem definida. A estimativa é de 1h10 de prova, tempo suficiente para que qualquer erro comprometa não só o resultado da etapa, mas a sequência no campeonato.

Além da etapa da NASCAR, o fim de semana inclui duas corridas da Copa Truck – uma delas também à noite, no sábado. O público que for ao autódromo poderá assistir às provas dos dois campeonatos, com ingressos válidos para os dois dias de evento. A recomendação é agasalhar-se bem: o frio na região oeste do Paraná deve marcar presença.

Pedro Bezerra encerra final de semana com pódios e estreia na AMG GT3

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial  

O final de semana de Pedro Bezerra foi marcado por desafios, superação e muito aprendizado nas pistas. Acostumado a competir na categoria GT4, o piloto não pôde contar com o seu tradicional Tubarão #76, devido a problemas técnicos. Com isso, precisou mudar de equipamento e assumiu o volante de uma poderosa AMG GT3.

Apesar da mudança repentina, Bezerra (Log Place Logística Inteligente, VizioXtech, Max Arena, O Padrinho Podcast e Trouw) usou a oportunidade para acelerar o processo de aprendizado. Após diversas voltas de adaptação, o piloto foi à pista para disputar a etapa da GT Series, composta por duas corridas de uma hora cada.
O resultado? Dois pódios, muito conhecimento adquirido e uma grande porta aberta para o restante da temporada 2025.

“Às vezes é aquele ditado, né? Quando uma porta se fecha, Deus abre não só uma janela, mas um portão. Tivemos um pequeno problema no nosso GT4, que é o carro com o qual venho correndo, e a equipe me deu o privilégio de pilotar um GT3”, destacou Pedro.

“Lógico que aceitei o desafio. Foi um final de semana de muito aprendizado. Tem pilotos que andam de GT3 há mais de 10 anos, e mesmo assim conseguimos nos classificar com diferença mínima, mesmo tendo treinado com o carro apenas nos treinos livres deste fim de semana. Estou muito satisfeito com o resultado, foi um aprendizado enorme. Agora é ver o que o restante da temporada na GT Series nos reserva.”

MSL Motorsports retorna às disputas da Mitsubushi Cup

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial  

A MSL Motorsports voltará ao elenco da Mitsubishi Cup a partir da terceira da temporada 2025. O encontro no próximo sábado, dia 28 de junho, será Pirassununga, no interior paulista. Gunter Hinkelmann terá no cockpit a companhia do navegador Cesinha Pereira na picape de numeral #88 irá concorrer pela categoria L200 Triton Sport RS. Os treinos livres e classificatórios acontecem nesta sexta-feira, 27, no período da tarde.

“Temos um conjunto bem preparado para seguirmos na edição daqui em diante. Por isso, a nossa expectativa é de que teremos uma excelente máquina nas mãos”, destaca o piloto da equipe paulista MSL Motorsports. “Como dupla já adquirimos uma boa dinâmica, vamos com a meta de excelentes resultados”, menciona.

Cesinha Pereira, que estreou na MSL em 2023, revela estar ansioso para o desafio no interior paulista. “Como sempre um prazer andar ao lado do Gunter, um piloto experiente o qual já estivemos juntos em duas temporadas da Mit Cup. Ansioso para voltar a acelerar neste final de semana!”, aponta.

Em 2025, a Mitsubishi Cup está dividida em dez categorias, de acordo com o carro e a experiência dos competidores: L200 Triton Sport R PRO, L200 Triton Sport R CUP, L200 Triton ER PRO, L200 Triton ER CUP, L200 Triton Sport RS PRO, L200 Triton Sport RS CUP, Outlander Sport R PRO, Outlander Sport R CUP, Eclipse Cross R PRO e Eclipse Cross R CUP.

26ª Copa Brasil de Kart supera 200 inscrições confirmadas para disputa em Aracaju

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial  

Com 201 inscrições confirmadas até o momento (veja a lista completa abaixo), a Copa Brasil de Kart dará início a sua 26ª edição no dia 23 de julho, no Kartódromo Emerson Fittipaldi, localizado na bela orla do Atalaia, em Aracaju (SE), seguindo até 2 de agosto.

Segunda maior competição do kartismo nacional e organizada pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), a Copa Brasil deste ano será realizada em parceria com a Federação Sergipana de Automobilismo (FSA) e a expectativa é de superar o sucesso alcançado em 2022, quando Aracaju recebeu o evento pela primeira vez, com quase 250 inscrições.

No último sábado (dia 21), foi aberto o lote final de inscrições, que seguirá disponível até a data do evento ou de acordo com o limite de vagas por categoria, conforme divulgado anteriormente.

As inscrições podem ser feitas por meio do link: https://inscricoes.cba.org.br/pt/eventos/26a-copa-brasil-de-kart-2025-2025-26a-copa-brasil-de-kart-2025 

A 26ª edição da Copa Brasil terá como principal novidade a estreia dos motores OK N nos nacionais de kart, uma importante evolução implantada pela gestão do presidente da CBA Giovanni Guerra, possibilitando que os pilotos do Brasil possam utilizar os equipamentos mais modernos e que já são usados nos principais eventos do mundo, como o Europeu e Mundial.

Automobilismo gaúcho tem final de semana de rally em Ipiranga do Sul

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial  

Começa nesta sexta-feira, dia 27, a programação do Rally de Ipiranga do Sul, quarta etapa do Campeonato Gaúcho de Rally de Velocidade 2025.

O primeiro dia de atividades terá abertura do parque de assistência para as equipes instalarem os boxes de apoio mecânico, além da secretaria de prova, tudo no entorno do CTG Herança dos Tauras, centro da cidade.

Ainda nesta sexta os competidores começam a fazer o reconhecimento das especiais. A corrida acontece no sábado, dia 28, a partir das 11h40, em estradas de terra no interior de Ipiranga do Sul, cidade que é considerada o “berço do plantio direto”.

No sábado ainda acontece a premiação aos vencedores em jantar junto ao CTG Herança dos Tauras.

O diretor de Rally de Velocidade da Federação Gaúcha de Automobilismo, Luís Felipe Trentin celebra o atual momento do Campeonato e a presença dos competidores no grid. “Até aqui tivemos as etapas compostas por bom número de carros, o que que demonstra a importância cada vez maior que o nosso estadual vem tendo no País, com competidores de outros estados vindo correr aqui”, enfatiza.

Pirassununga é a próxima cidade anfitriã da Mit Cup

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial  

Neste sábado – 28 de junho – tem rally em São Paulo. A cidade de Pirassununga – a cerca de 200 km da capital – recebe a 3ª etapa da Mit Cup, reconhecido como o maior campeonato de rally raid de velocidade do país. Com um grid de mais 60 veículos, atraí competidores de diversos estados brasileiros, que se dividem nas categorias Eclipse Cross R, Outlander Sport R, Triton ER, Triton Sport RS e Triton Sport R. 

O PiraHall é a base do parque de apoio e, de acordo com a organização do evento, os participantes vão encarar um circuito fechado de 30,37 km, com três baterias realizadas, totalizando 91,11 km de pé fundo no acelerador. Porém, o percurso – que passa em meio a um canavial – pede cuidado e estratégia, pois é bastante sinuoso com variação de terreno, entre chão duro e arenoso. A cana-de-açúcar está alta e, portanto, exigirá experiência e precisão dos navegadores. 

“Temos pela frente mais um grande desafio”, afirma o jovem piloto Pedro Marcondes, que faz a sua primeira temporada no rally e, na última etapa – realizada em Canitar (SP), conquistou o quinto lugar na categoria Triton ER. “Foi uma grande surpresa, logo na minha terceira experiência no esporte, conquistar um lugar no pódio; principalmente, porque essa é uma competição extremamente acirrada e que reúne grandes nomes da modalidade”, salientou Pedro. Ele faz dupla com Artêmio Pauluci e juntos representam a equipe Braço Curto MotorSport. 

A etapa tem início na sexta-feira (27), com os treinos livres em um trajeto de 5,18 km. O acesso é separado por horário e categoria, conforme regulamento interno. No sábado (28), a largada da primeira prova está marcada para às 8h, com as demais largadas previstas para às 10h20 e 12h40. A premiação das cinco melhores duplas de cada categoria será às 16h.

Liberdade de Ideias

 

 

 

quinta-feira, 26 de junho de 2025

Mitsubishi Cup: Accert Competições está pronta para explorar os desafios da etapa de Pirassununga

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial  

No próximo final de semana, nos dias 27 e 28 de junho, o elenco da 26ª edição do Mitsubishi Cup - mais tradicional rally monomarca cross country de velocidade da América Latina – irá reunir no parque de apoio montado no Pirahall Eventos e percorrerá  terchos  na Fazenda Santa Rosa em Pirassununga, interior de São Paulo, a pouco mais de 200 quilômetros da capital paulista ao Centro-Leste do estado, para disputa terceira etapa do calendário. Para a equipe Accert Competições será a terceira vez em trilhas na cidade.

A equipe Accert Competições estará otimista para o novo desafio e para a etapa representada por três duplas: na L200 Triton Sport R com Kaio Cardoso/Aline Cardoso (#27); na Eclipse Cross R com Cristiano Rocha/Minae Miyauti (#20) e Leonardo Giacchetta/ Fábio Pedroso (#18).

O navegador Fábio Pedroso já participou de diversas etapas em Pirassununga. “Sempre foi uma etapa bem técnica com muita navegação, principalmente entre canavial. Nós estamos procurando fazer uma temporada de evolução, tentando primeiramente diminuir a diferença de tempo entre os pilotos mais experientes da categoria. A nossa estratégia é sempre a manter uma constância no desempenho, mas sempre sendo consistente. Até agora concluímos todas as etapas, e isso tem nos dando um grande resultado no campeonato com a vice-liderança”, destaca.

Cristiano Rocha e Minae Miyauti buscarão bons resultados a bordo do Eclipse Cross R (#20). “Estamos empolgados e vamos para essa etapa para escalar na tabela de classificação”, destaca o piloto Cristiano Rocha, nascido em Irati /PR e que reside em Goiânia (GO).

Rafael Brocchi encara desafio internacional na Porsche Cup: Sprint em Portimão será a próxima parada!

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial  

A jornada de Rafael Brocchi na Porsche Cup ganha ares internacionais nesta semana. O piloto capixaba desembarca no sul de Portugal para acelerar no icônico Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, na disputa da etapa Sprint da categoria Challenge Rookie – a primeira de duas provas internacionais previstas no calendário de 2025.

O desafio europeu marca uma nova fase na estreia de Brocchi no automobilismo profissional, após um início de temporada animador no Brasil com múltiplos pódios logo nas primeiras etapas. Desta vez, o circuito técnico e ondulado de Portimão exigirá habilidade, preparo físico e adaptação rápida, num fim de semana que promete ser intenso dentro e fora da pista.
“Eu venho me preparando há dois meses no simulador para o circuito de Portimão. Na quinta-feira, veremos se os treinos impactaram positivamente. Estou ansioso para o final de semana”, declarou Brocchi, que está focado em aproveitar ao máximo sua estreia em solo europeu.

Mas as emoções não param por aí: além da corrida Sprint, Brocchi também foi confirmado na Endurance Series, a modalidade de provas mais longas da Porsche Cup, ao lado do experiente piloto Vitor Genz, com quem dividirá o cockpit na disputa em duplas.

Guilherme Moleiro encara estreia desafiadora na Fórmula Delta com garra e aprendizado

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial  

O norte-paranaense Guilherme Moleiro deu seus primeiros passos nos monopostos ao estrear na Fórmula Delta, no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu (SP). Enfrentando a dupla inexperiência de um carro novo e um circuito nunca antes pilotado, Moleiro rapidamente mostrou sua capacidade de adaptação, pulando da oitava para a sexta posição na largada da primeira prova. Um salto notável que acendeu as expectativas para o restante do fim de semana.

Contudo, a promissora jornada foi acompanhada por um persistente desafio técnico: a quinta marcha do monoposto, ainda em fase de ajuste, apresentava falhas de engate, que comprometeu a velocidade final e exigiu de Moleiro uma pilotagem estratégica e constante adaptação. Com apenas 40 voltas de treino para se familiarizar com o veículo e o traçado, o piloto utilizou intensivamente a telemetria e análises de onboard para afinar sua performance, aprendendo e evoluindo a cada saída.

Encerrando nas posições 11ª e 9ª nas corridas, o desempenho de Moleiro ficou aquém do seu potencial. "Tínhamos um carro competitivo, e se não fosse a falha da quinta marcha, poderíamos ter brigado por pódio", lamentou o piloto. Essa situação, embora frustrante, serviu como um combustível para a determinação de superar os obstáculos e mirar ainda mais alto.

Higor Becker conquista título inédito no Sul-brasileiro de Kart com estreia heroica em pista desconhecida

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial  

O jovem talento do kartismo, Higor Becker, sagrou-se campeão da categoria Cadete do Sul-Brasileiro de Kart, evento que agitou o Kartódromo Techspeed, em Nova Santa Rita, Região da Grande Porto Alegre-RS, no último final de semana. Em sua primeira vez no desafiador traçado gaúcho, a conquista de Becker não foi apenas um título, mas uma demonstração da sua adaptabilidade e garra, que o consolidou como uma promessa no esporte a motor.

A jornada rumo ao título foi marcada por desafios superados com maestria. Após conquistar o segundo melhor tempo debaixo de muita chuva, Higor teve que enfrentar uma pista seca na primeira bateria, uma condição inédita para ele naquele circuito levando em consideração a chuva que caiu a semana toda. Caindo para a quinta posição nas duas primeiras voltas e perdendo quase cinco segundos para os líderes, o piloto protagonizou uma recuperação eletrizante, tirando a desvantagem volta a volta e cruzando a linha de chegada na frente, com quase dois segundos de vantagem sobre os concorrentes. Essa virada cravou a marca de sua resiliência e foco.

A consistência de Higor Becker se manteve nas corridas seguintes. Na segunda bateria, com a pista completamente seca e a inexperiência com pneus slick naquele traçado, ele garantiu um respeitável terceiro lugar mesmo após sofrer um toque e cair para a oitava posição na primeira volta. Na corrida final, uma boa largada e a conquista da segunda posição foram suficientes para somar os pontos necessários para sagrar-se campeão da 28ª edição do Sul-Brasileiro de Kart. Sua pilotagem chamou a atenção de todos os presentes, solidificou sua performance e garantiu seu primeiro título interestadual.

Ivan Montik e Rubens Barrichello, da SOFTSWISS, são homenageados no Gaming Excellence Awards 2025 de Malta

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial  

A SOFTSWISS, fornecedora global de soluções de software par iGaming, celebra uma dupla vitória no prestigiado Gaming Excellence Awards de Malta (MiGEA) 2025. Duas das principais figuras da empresa foram reconhecidas pelo seu impacto na indústria de iGaming – Ivan Montik, fundador da SOFTSWISS, e Rubens Barrichello, Diretor Não Executivo da SOFTSWISS na América Latina e lendário piloto de Fórmula 1.

Ivan Montik recebeu o Lifetime Achievement Award, uma distinção que homenageia os indivíduos pelas suas contribuições de longo alcance para o setor. Entretanto, Rubens Barrichello foi nomeado Melhor influenciador iGaming do ano para ampliar a presença da empresa através de iniciativas de marketing e sociais em todo o mundo.

Ivan fundou a SOFTSWISS em 2009, tornando-a uma das primeiras empresas a introduzir criptomoedas no espaço iGaming. Desde então, tornou-se um fornecedor de serviços completos com mais de 2.000 funcionários e Operações em mais de 20 países. 

No ano passado, Ivan impulsionou iniciativas-chave que fortaleceram a presença global e a visão de futuro da empresa. Sob sua liderança, a SOFTSWISS expandiu sua presença na América Latina e na África do Sul, prolongou a colaboração com a lenda da F1 Rubens Barrichello e transformou o agregador de jogos SOFTSWISS em um dos maiores centros de conteúdo do mercado, oferecendo mais de 30.000 jogos. O compromisso de Ivan com a indústria foi demonstrado através do lançamento do relatório iGaming Trends 2025, uma previsão de mais de 100 páginas baseada em mais de 53.000 fontes de mídia e insights de especialistas. 

quarta-feira, 25 de junho de 2025

McDonald’s lança com exclusividade miniaturas de carros de F1® — O Filme

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial 

Unindo duas grandes paixões — o sabor de Méqui e o universo da velocidade — o McDonald’s, patrocinador oficial da Fórmula 1® na América Latina, anuncia um reforço de peso: o McMenu F1® O Filme, uma edição limitada, com o novo Quarterão com Bacon e duas miniaturas exclusivas de carros que celebram a adrenalina das pistas e o clima do longa que estreia esta semana. A novidade chega aos restaurantes da rede em todo o Brasil a partir de 25 de junho. 

O Quarterão, um dos clássicos do cardápio do McDonald’s, ganha um toque especial com bacon crocante, deixando esse ícone ainda mais irresistível. Ele chega acompanhado de dois novos carrinhos temáticos de Fórmula 1®, que podem ser adquiridos individualmente ou como parte do McMenu F1® O Filme. Tudo isso em uma embalagem exclusiva da F1, tornando o momento ainda mais especial para os aficionados por automobilismo. 

Enquanto um dos carrinhos possui pintura estilizada inspirada nas cores do McDonald’s, o outro homenageia F1 — O Filme. A fictícia equipe APXGP saiu das telonas e chegou nos restaurantes da rede com uma miniatura especial, inspirada em um dos carros presentes no longa.

CBA levará dois programas da FIA ao Rolex 6 Horas de São Paulo do WEC

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial 

Estão abertas até 30 de junho as inscrições para interessados em participar da FIA Girls on Track Brasil (FIA GOT BR) Experiência para Estudantes e da segunda edição mundial do CareerShift, novo programa da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), para estudantes de ambos os sexos,  no Rolex 6 Horas de São Paulo,  5ª  etapa do FIA WEC – o Campeonato Mundial de Endurance, no Autódromo de Interlagos, de 11 a 13 de julho. Há 50 vagas disponíveis gratuitamente em cada uma das ações.

“Teremos o prazer de levar nossa Experiência para Estudantes pela primeira vez ao WEC e a oportunidade de colaborar com a FIA nesse novo programa, o CareerShift, lançado nesta temporada, com foco em estudantes universitários, aberto a moças e rapazes. É uma iniciativa fantástica em parceria com várias categorias internacionais. Foi inspirado no Girls on Track, que existe em vários países, e tem a mesma essência: mostrar como é o trabalho em automobilismo e informar sobre as muitas possibilidades de carreira que existem”, explica Bia Figueiredo, presidente da Comissão Feminina de Automobilismo (CFA), criada em 2023 por Giovanni Guerra, presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

Em 10 de julho, a quinta-feira anterior à abertura da etapa, a FIA Girls on Track Brasil Experiência para Estudantes reunirá garotas com idades de 12 a 18 anos completados em 2025. Em 11 de julho, sexta-feira, primeiro dia oficial do Rolex 6 Horas de São Paulo, o FIA CareerShift receberá moças e rapazes, preferencialmente universitários, que tenham de 18 a 24 anos completados em 2025, para um dia nos bastidores do evento.

Carro da Fórmula eVolution em exposição no lançamento do filme da F1

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial 

Um dos filmes mais aguardados para os amantes de automobilismo, em especial de Fórmula 1 será lançado oficialmente no Brasil nesta quinta-feira (26): F1, o filme conta com um elenco estrelado: Brad Pitt, Joseph Kosinski, Lewis Hamilton, Jerry Bruckheimer, Chad Oman, Dede Gardner, Jeremy Kleiner .

A convite do Shopping Market Place, em São Paulo, o carro da Fórmula eVolution estará em exposição a partir desta terça-feira (24) para promover o filme e ficará no piso térreo, próximo a entrada principal até o dia 20 de julho.

O filme conta a história de Sonny Hayes, piloto promissor da Fórmula 1 na década de 1990 até que um acidente na pista quase encerrou sua carreira. Trinta anos depois, o proprietário de uma equipe de Fórmula 1 em dificuldades convence Sonny a voltar a correr e se tornar o melhor do mundo..

O Shopping Market Place fica localizado na Av. Dr. Chucri Zaidan, 902, zona sul da cidade de São Paulo, próximo às avenidas das Nações Unidas/Marginal Pinheiro e Doutor Roberto Marinho.

Fórmula eVolution: Lucas Freitas e André Eidt vencem no Velocitta

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial 

O Autódromo Velocitta localizado no município de Mogi-Guaçu a 180km da capital paulista recebeu no último domingo (22) a 4ª etapa do Campeonato Paulista de Fórmula eVolution com ótimas corridas extremamente disputadas.

A pole position ficou com o atual líder do campeonato, o baiano André Eidt (Thomaz Race), com 1min43s692 superando Lucas Freitas (San Race) em 0s029; estreando nessa etapa, o piloto Lélio Assumpção (Thomaz Race) ficou com o terceiro melhor tempo no grid. Na divisão rookie Everaldo Tozzi (Rosset Racing) foi o mais rápido.

Na primeira corrida do final de semana, Eidt largou na frente e conseguiu defender o ataque de Freitas que largava logo atrás; Lélio mantinha o terceiro lugar, seguido do bicampeão Heitor Nogueira Filho (HEVE Racing). Humberto Guerra Jr. (West Racing) que largou na 11ª colocação já era o sexto colocado no fechamento da primeira volta e mostrava muito ritmo.

Lucas Freitas assumiu a ponta na segunda volta e começou a abrir distância, deixando a disputa entre Eidt e Assumpção. Três voltas depois, Guerra já encostava em Nogueira; os quatro protagonizaram ótimas disputas.

Restando cinco voltas para o final uma grande susto: a roda dianteira do carro do estreante Antônio Clark (Elder Racing 55) escapou entre as curvas 9 e 10 tornando o piloto passageiro até se chocar contra a barreira de proteção; apesar do susto o piloto nada sofreu, mas o Safety Car foi acionado e a vantagem de Freitas caiu por terra.

Pirelli F1 - Um verão quente de Fórmula 1 começa na Áustria

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial 

Depois de um breve intervalo no Canadá, a Fórmula 1 está de volta à Europa para quatro corridas no período de seis semanas antes das férias de verão. O início será neste fim de semana, com o GP da Áustria no Red Bull Ring, a instalação que pertence à empresa austríaca de bebidas energéticas de mesmo nome.

Nos últimos três anos, este evento foi realizado no formato Sprint, mas agora retorna ao padrão, com três sessões de treinos livres, duas na sexta-feira e uma no sábado, seguidas pela classificação no sábado à noite e a corrida no domingo.

Os compostos

A escolha dos compostos que as equipes podem utilizar é a mesma do ano passado, ou seja, C3 como duro, C4 como médio e C5 como macio. A superfície da pista no Red Bull Ring é bastante antiga e altamente abrasiva, mas o desgaste não é um fator importante. Com pouquíssimas curvas, a pista não é muito severa em termos de forças laterais exercidas sobre os pneus, enquanto a degradação é principalmente de origem térmica, o que se deve ao traçado da pista, com vários pontos de frenagem e aceleração fortes. Gerenciar o superaquecimento dos pneus, principalmente no eixo traseiro, é um desafio significativo. Além disso, as temperaturas do ar e da pista podem ser bastante altas nesta época do ano.

Em 2024

A corrida do ano passado foi muito linear, pelo menos nos dois primeiros terços. Como esperado, a estratégia mais eficaz foi a de duas paradas. Os que fizeram três ou mais – Verstappen, Leclerc, Alonso e Sargeant – o fizeram por imprevistos, não por opção. Todos os pilotos se alinharam no grid com pneus Médios, enquanto Zhou, largando dos boxes, foi com o Duro. O C4 e o C3 foram os protagonistas indiscutíveis desta corrida, com o C5 aparecendo apenas no final, utilizado por Verstappen nas últimas sete voltas após sua parada forçada e por Alonso, que estava tentando fazer a volta mais rápida da corrida, que de fato conseguiu. Daniel Ricciardo fez o stint mais longo da prova, o terceiro e último, de 34 voltas com o pneu Duro. O prêmio nos Médios foi para Pierre Gasly, que fez 29 voltas e, também nesse caso, o piloto francês da Alpine fez isso em seu último stint.

A pista

Das pistas do calendário atual, o Red Bull Ring tem o menor número de curvas (dez), com o menor tempo de volta (1min02s939, estabelecido por Valtteri Bottas em uma Mercedes em 2020). Ele está em segundo lugar geral, depois de Spa-Francorchamps, em termos de mudança de elevação, com uma diferença de 63,5 metros entre os pontos mais alto e mais baixo da pista. Os três setores são muito diferentes um do outro: o primeiro é todo em subida, com duas retas, enquanto o segundo começa com uma forte frenagem na curva 3, antes de descer até a entrada da curva 7. A partir daí, a pista volta a subir levemente, seguida por outra descida até a reta mais longa e as duas últimas curvas de alta velocidade. Há três zonas de DRS, o que torna essa corrida uma das mais movimentadas do calendário.

O local é bastante utilizado, com corridas sobre quatro e duas rodas, portanto a pista apresenta bastante borracha desde as primeiras atividades de pista. O início do verão pode trazer altas temperaturas, mas a localização nas montanhas da Estíria e as florestas ao redor costumam causar mudanças repentinas no clima, com nuvens de chuva se formando rapidamente.

Palavra-chave: porosidade

Pneus de Fórmula 1 desenvolvem porosidade na superfície como resultado do intenso esforço mecânico e térmico a que são submetidos. O pneu se deforma especialmente durante a aceleração e a frenagem, mais ainda em superfícies ásperas, e isso faz com que a energia e o calor se acumulem nos compostos. Se as temperaturas excederem a janela de operação ideal, podem se formar microcavidades e irregularidades na superfície, e essa porosidade pode levar à degradação prematura. As microcavidades também podem levar à formação e à expansão de bolhas de gás ou vapor entre a carcaça e a banda de rodagem. O excesso de calor pode separar parcialmente as camadas de borracha e essas bolhas podem evoluir para crateras ou buracos na superfície da banda de rodagem. Isso é conhecido como blistering, geralmente visíveis como faixas escuras ou áreas danificadas na banda de rodagem. Esse fenômeno é mais comum em pistas com pouca borracha, com altas temperaturas na superfície e com um estilo de direção muito agressivo.

Área de Estatísticas

A corrida deste ano é a 38ª edição do GP da Áustria, enquanto a Fórmula 1 comemora sua 40ª aparição na Estíria. A primeira foi em 1964, numa pista que utilizava o campo de aviação militar de Zeltweg, a poucos passos da sede atual. A corrida foi transferida para Spielberg em 1970, quando a pista era conhecida como Österreichring, sua casa até 1987. Após uma pausa de dez anos, o evento foi realizado por mais seis anos em uma pista mais curta, conhecida como A1-Ring. Em 2014, ela foi renomeada para Red Bull Ring. Em 2020 e 2021, a pista também sediou o GP da Estíria, em paralelo com a corrida austríaca, como parte dos calendários especiais nos anos da Covid.

Max Verstappen é o piloto de maior sucesso na Áustria, com quatro vitórias neste GP e uma no GP da Estíria de 2021. O holandês também lidera a tabela de pole positions (5) e pódios (8). 26 pilotos venceram pelo menos uma vez na Áustria, onze deles campeões mundiais – o já mencionado Verstappen, Alain Prost, Alan Jones, Mika Hakkinen, Michael Schumacher, Nico Rosberg, Emerson Fittipaldi, Niki Lauda, Nigel Mansell, Jacques Villeneuve e Lewis Hamilton. O vencedor do ano passado foi George Russell.

A equipe de maior sucesso na Áustria é a Mercedes, com um total de sete vitórias, embora, no atual GP da Áustria, a marca com a estrela de três pontas compartilhe o primeiro lugar com Ferrari e McLaren. O que faz a diferença é a vitória de Lewis Hamilton no GP da Estíria de 2020. A Ferrari lidera o número de poles, com oito, e também tem o maior número de pódios, com 29.

Néctar Comunicação Corporativa / Assessoria de Imprensa da Pirelli