CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil
A Ralliart,
famosa divisão de performance da Mitsubishi Motors completa, em 2024, 30
anos de existência e, ao contrário do que muitos podem deduzir, ela não
surgiu entre os comprometidos
engenheiros japoneses, famosos por sua quase obsessão pelo alto
desempenho nas pistas.
Coube a um lendário piloto escocês chamado Andrew Cowan, amigo de infância do bicampeão de Fórmula 1 Jim Clarck, o primeiro passo para a existência desse departamento que, em pouco tempo, marcaria de forma definitiva a história do circuito mundial de rally.
Na década de
70, Cowan era considerado o melhor piloto de rally do Reino Unido e,
após excelentes performances em provas como o Rally de Montecarlo e Tour
de France, no fim de 1972, ele assinou um contrato com a Mitsubishi
Motors.
A bordo dos
carros japoneses, o escocês venceu rallies longos como Londres – Sidney e
o South American Rally Marathon, tido como o maior do mundo, com mais
de 32 mil quilômetros de extensão.
Pela excelente relação que tinha com a Mitsubishi Motors, Cowan convenceu a fabricante japonesa a criar uma equipe própria para as competições de rally com base na Europa.
Em 1983, Cowan
fundaria a Andrew Cowan Motorsports (ACMS) com apoio da Mitsubishi e
base na cidade de Rugby, na Inglaterra. Essa era a equipe que, pouco
mais de um ano depois, daria origem à Divisão Mitsubishi Ralliart
Europa.
História de vitórias
O sucesso da equipe no Campeonato Mundial de Rally (WRC), com Cowan como Diretor Geral, seria inquestionável.
Ao longo dos anos, a divisão Ralliart conquistou quatro títulos mundiais de pilotos e um mundial de construtores no WRC.
De 1996 a
1999, a divisão de alta performance da Mitsubishi ganhou o campeonato
mundial de rally quatro vezes consecutivas, utilizando respectivamente:
Lancer Evo III, Lancer Evo IV, Lancer Evo IV e V e, por fim, Lancer Evo
VI.
Já a história
da Ralliart no Rally Dakar é memorável. A divisão acumula 12 títulos na
competição sempre com o intuito de mostrar ao mundo que os veículos de
produção da Mitsubishi Motors trazem consigo o mesmo DNA robusto e
resistente de suas
versões de competição.
Em uma das
edições do Dakar, foi a bordo de um Mitsubishi Pajero Evolution
desenvolvido pela Ralliart que, em 2001, a piloto alemã Jutta
Kleinschmidt se tornou a primeira mulher da história a vencer a
competição.
A divisão
automobilística da marca dos três diamantes investiu em grandes
competições de rally e teve seus trabalhos encerrados em 2010. No
entanto, após 11 anos, em 2021, a Mitsubishi Motors Corporation anunciou
o seu retorno.
Notória pelos
resultados de rallies em todo o mundo, a Ralliart voltou não somente às
competições como também com uma linha de peças e acessórios para os
carros da marca.
O retorno foi
marcado por um forte entusiasmo dos apaixonados pelo esporte após o
relançamento oficial durante o Salão do Automóvel de Tóquio em 2022. Na
ocasião, a grande atração do estande da Mitsubishi foi o Vision Ralliart
Concept,
carro-conceito que representa a volta da lendária divisão de performance
e incorpora a visão da marca no que diz respeito a design, engenharia e
paixão pela produção artesanal de um veículo, que os japoneses chamam
de
Monozukuri.
Atualmente, a
Ralliart compete o Rally Cross Country da Ásia (Asia Cross Country Rally
– AXCR). A corrida, que percorre regiões na Tailândia até o Camboja,
testa a robustez e a capacidade dos veículos e é um ótimo “laboratório”
para
montadoras inscreverem versões modificadas de seus veículos de linha.
Na edição de 2022, a Mitsubishi foi vencedora com a picape L200 Triton Ralliart. Já no ano passado, ficou em terceiro lugar.
Ralliart Brasil
Quando teve
seus trabalhos encerrados em 2010, a Ralliart abriu espaço para
subdivisões regionais em mais de 20 países, e o Brasil era um deles.
Investidora
massiva no automobilismo profissional e amador, no on-road e no
off-road, a Mitsubishi Motors do Brasil provou ser capaz de investir em
uma estrutura ainda maior e receber o legado que a divisão esportiva da
marca já tinha no currículo,
tornando-se então, em 2014, o 23º país a oficializar a Ralliart.
Ao todo foram
84 veículos de competição da Ralliart Brasil, entre eles as picapes L200
Triton RS e L200 Triton ER, o ASX Racing e o saudoso Lancer Evolution e
suas versões Evo X, Evo R e Evo RS.
Mitsubishi Motors do Brasil e sua história nos rallies
No Brasil, a
história da Mitsubishi Motors é essencialmente atrelada ao
automobilismo. A marca é a maior campeã do Rally dos Sertões, com 12
títulos, e em 2023, retornou oficialmente com equipe oficial para a
competição após um hiato de sete
anos.
O retorno como
equipe ao esporte a motor se deu por meio de uma parceria com a
Spinelli Racing e teve Guiga Spinelli, pentacampeão do Sertões e maior
vencedor da competição entre os carros, como piloto da equipe.
A volta da Mitsubishi Motors oficialmente ao esporte a motor reforça o compromisso da marca em usar todas as informações e aprendizado aos quais os carros de corrida são submetidos em situações extremas como o Sertões para o desenvolvimento de uma linha de produtos à altura das demandas de seus clientes, desde o profissional do agronegócio, que necessita de um veículo robusto para ser usado como ferramenta de trabalho, até os praticantes de esporte ao ar livre, que acessam lugares que poucos veículos conseguem acessar.
HPE Automotores
Nenhum comentário:
Postar um comentário