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Marcelo Medeiros resolveu usar de estratégia e optou por uma pilotagem mais cautelosa devido ao grau de dificuldade da segunda perna da maratona do 46º Dakar, correspondente à quarta etapa, entre Al Salamiya e Al Hofuf, disputada nesta terça-feira (09) e também às não tão boas condições de seu equipamento, devido ao tempo curto estipulado em regulamento da etapa para ajustes. O maranhense e seu Yamaha Raptor #177 finalizaram o percurso de 299 quilômetros do trecho em 3h45m42s, o terceiro melhor do dia entre os quadriciclos. Com o resultado, o piloto da Tag Racing mantém o terceiro tempo na classificação acumulada da categoria, com 22h15m55.
O trecho final da maratona reservou novos desafios aos competidores do Dakar 2024. Apesar de mais curta em relação às anteriores, o grau de exigência de pilotagem se manteve durante toda a especial. Na longa jornada até Al Hofuf, os pilotos passaram por pisos duros e pedregulhosos, trechos com muito fesh-fesh e areões, e nos quilômetros finais uma cadeia de dunas. E, dentro desse percurso, embora propício a uma maior aceleração um grande quebra-cabeça na navegação.
“Tivemos apenas duas horas para recuperar e revisar o quadriciclo no parque fechado e o tempo foi pouco para checar tudo. E o terreno de hoje foi um pouco complicado e resolvi não arriscar. Amanhã teremos um longo deslocamento e será uma especial curta antes do desafio inédito de 48 horas e quero estar seguro, bem e inteiro para completar a peleja com um bom posicionamento e, quem sabe, recuperar o tempo e conquistar novamente a liderança”, declara o maranhense que também busca valiosos pontos para o ranking da FIM.
A quinta etapa, nesta quarta-feira (10) parece aparentemente fácil, mas existem alguns perigos escondidos. Por um lado o percurso de deslocamento muito extenso até Shubaytah (cerca de 547km) pode desgastar a energia dos competidores e comprometendo seu desempenho. Por outro um mar de dunas no trecho que contorna o chamado “Bloco Vazio”, no qual cada quilômetro pode custar o dobro ou o triplo ao transpor o percurso, despencando a velocidade média. O que significa que apenas alguns competidores conseguirão chegar ao acampamento em Shubaytah antes do pôr do sol.
Resultado da quarta etapa – Quadriciclos:
1) #174 (ARG) Manuel Andujar, 7240 Team / Dragon Rally Service, 03h35m06s
2) #172 (FRA) Alexandre Giroud, Yamaha Racing – Smx – Drag'on, 03h35m38s(+32s)
3) #177 (BRA) Marcelo Medeiros, Taguatur Racing Team, 03h45m42s (+10m36s)
4) #170 (LTU) Laisvydas Kancius, Story Racing, 03h48m15s (+13m09s)
5) #175 (LTU) Antanas Kanopkinas, Cfmoto Thunder Racing, Team, 04h18m04s (+42m58s)
6) #171 (SVK) Juraj Varga, Varga Motorsport Team, 04h22m41s (+47m35s)
7) #176 (ESP) Toni Vingut, Visit Sant Antoni – Ibiza, 04h56m09s (+1h21m03s)
8) #179 (SAU) Alnoumesi Hani, Hani Alnoumesi, 0xhxxmxxs (+xhxmxs)
9) #178 (FRA) Samuel Desbuisson, Drag'on Rally Team, 0xh3xmxxs (+xmxs)
10) #173 (ARG) Francisco Moreno Flores, Dragon, (NL)
Classificação acumulada após quarta etapa – Quadriciclos:
1) #174 (ARG) Manuel Andujar, 7240 Team / Dragon Rally Service, 21h51m48s
2) #172 (FRA) Alexandre Giroud, Yamaha Racing – Smx – Drag'on, 22h13m12s
3) #177 (BRA) Marcelo Medeiros, Taguatur Racing Team, 22h15m55s
4) #171 (SVK) Juraj Varga, Varga Motorsport Team, 22h39m02s
5) #170 (LTU) Laisvydas Kancius, Story Racing, 23h38m33s
6) #175 (LTU) Antanas Kanopkinas, Cfmoto Thunder Racing, Team, 26h16m08s
7) #176 (ESP) Toni Vingut, Visit Sant Antoni – Ibiza, 26h21m40s
8) #179 (SAU) Alnoumesi Hani, Hani Alnoumesi, 34h51m47s
9) #178 (FRA) Samuel Desbuisson, Drag'on Rally Team,
10) #173 (ARG) Francisco Moreno Flores, Dragon,
SiG Comunicação
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