quinta-feira, 14 de setembro de 2023

Stock Car: Temperatura será desafio para os freios na pista mais curta do calendário

 

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Depois das altíssimas velocidades do circuito oval de Goiânia, na sétima etapa, agora a Stock Car Pro Series deixa o Centro-Oeste em direção à região Sul. O destino é o circuito do Velopark, em Nova Santa Rita (RS), o mais curto de toda a temporada. Previsão de temperaturas altas na pista, nas pastilhas de freio da Fras-le, nos discos de freio Fremax e também com a disputa pela liderança do campeonato em ebulição.

Apesar de uma baixa velocidade média na volta (cerca de 145 km/h), os freios são bastante exigidos. O nível de demanda, em uma escala de 1 a 5 (da menor para a maior exigência) é 4 segundo os departamentos de engenharia da Fras-le e da Fremax, que fornecem, respectivamente, as pastilhas e discos de freio da categoria. Isso porque o circuito tem duas retas que terminam em curvas de baixa velocidade. Na primeira curva do traçado, por exemplo, os carros reduzem de 215 km/h para cerca de 95 km/h em 140 metros, em uma freada de três segundos que gera 1,6 G de desaceleração. A curva 6, ao final da reta oposta, exige que os pilotos reduzam de 215 para 75 km/h em 155 metros e quatro segundos.

“É, talvez, uma das pistas mais complicadas para a refrigeração dos freios”, aponta Cacá Bueno. “Nem tanto pela força das freadas, porque as retas são curtas e a gente não desenvolve uma velocidade tão alta no momento da freada neste circuito como é em Goiânia, em Interlagos... Mas o Velopark é a pista que menos refrigera: é um circuito bem abafado, bem fechado. Apesar de ser no Rio Grande do Sul, geralmente nesta época já faz calor. E se tem uma pista em que podemos enfrentar algum tipo de dificuldade com superaquecimento, é o Velopark. É o circuito mais drástico e temos de cuidar muito bem da refrigeração”, disse o pentacampeão da Stock Car.

E de fato, a previsão do tempo aponta um aumento progressivo de temperatura ambiente a partir da sexta-feira (15): máxima de 21 graus, com o sábado (16) podendo chegar a 28 e a até 33 no domingo (17) da corrida. A possibilidade de chuva é extremamente baixa, segundo Climatempo e Weather Channel.

Isso, além do tamanho reduzido do circuito (2.278 metros e uma volta na casa de 55 segundos) e o fato de os carros andarem bem próximos uns dos outros e também dos muros, discos e pastilhas de freio poderão atingir seus picos de temperatura. De acordo com estimativas da Fras-le e da Fremax, as temperaturas médias do conjunto devem ser superiores às dos circuitos mais tradicionais. Os discos da Fremax são projetados para suportar até 720ºC sem afetar durabilidade, segurança e eficiência, enquanto as pastilhas de freio Fras-le podem resistir a temperaturas superiores a 840ºC.

“O Velopark tem duas retas com duas frenagens bem fortes, de 215 para 75 km/h. Temos desacelerações maiores no calendário, mas esta pista em particular é muito fechada nas laterais, então não há muita ventilação e os carros andam muito juntos. É um circuito travado, de difícil ultrapassagem. As temperaturas, sempre nas duas freadas das retas são altas, e é um circuito que trabalha com freio mais quente e um circuito bastante travado na questão da ventilação”, reforça André Brezolin, engenheiro de projeto Fras-le e Fremax na Stock Car Pro Series.

O final de semana começa com um treino livre na sexta-feira e o sábado com mais um ensaio e a classificação para definição do grid de largada às 13 horas. No domingo (17), a largada da primeira corrida será dada às 12h10 (e a segunda, com a inversão dinâmica dos dez primeiros colocados, às 12h50). A transmissão televisiva, ao vivo, fica a cargo de Band e canais SporTV.

Na oitava das 12 etapas do ano, é Daniel Serra quem chega ao Velopark na liderança do campeonato. O tricampeão soma 179 pontos, contra 171 de Gabriel Casagrande campeão de 2021. Terceiro e quarto colocados, Ricardo Zonta e Thiago Camilo, somam 168, três a mais que Rubens Barrichello, o quinto colocado.

Pela oitava temporada seguida, a Fras-le é a fornecedora oficial e exclusiva das pastilhas de freio da Stock Car Pro Series e de sua categoria de acesso, a Stock Series. A empresa é a maior fabricante de materiais de fricção da América Latina e uma das líderes mundiais no segmento. A empresa, fundada em 1954 em Caxias do Sul (RS), oferece produtos de qualidade e foco na segurança e no controle de movimentos nas ruas, estradas, pistas de pouso, trilhos e também pelos autódromos do país por meio do fornecimento oficial e exclusivo de pastilhas de freio à Stock Car e Stock Series, e também à Copa Truck.

A Fremax é uma das parceiras mais longevas da principal categoria do automobilismo brasileiro. Desde 2004 que a empresa com sede em Joinville (SC) entrega tecnologia, durabilidade, segurança e desempenho no fornecimento dos discos de freio da Stock Car Pro Series e Stock Series. Líder em discos de freio, a Fremax produz mais de cinco milhões de peças no ano e no portfólio dos maiores distribuidores brasileiros de autopeças e em mais de 70 países, com produtos reconhecidos por sua segurança, qualidade, desempenho e durabilidade – atributos severamente testados no ambiente de competição da Stock Car Pro Series, uma das categorias mais competitivas do mundo.

PROGRAMAÇÃO DA STOCK CAR PRO SERIES EM GOIÂNIA:
Sexta-feira, dia 15

10h10 – Shakedown – Stock Car
13h00 – Treino Livre 1  - Stock Car
Sábado, dia 16
09h15 – Treino Livre 2 – Stock Car
13h00 – Classificação – Stock Car
Domingo, dia 17
10h10 – Visitação aos boxes
12h10 – Corrida 1 – Stock Car – 30 minutos + 1 volta
12h50 – Corrida 2 – Stock Car – 30 minutos + 1 volta

Fonte: P1 Media Relations

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