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A 31ª edição do Sertões, maior rali das Américas, chegou ao fim neste sábado (19), na praia do Preá (CE), após nove dias e mais de 3.700 km percorridos pelos competidores, numa das edições mais desafiadoras, passando pelos estados de Pernambuco, Bahia e Ceará.
Entre os 42 carros na competição, o piloto Youssef Haddad e o navegador Igor Quirrenbach completaram a disputa com a conquista do título da categoria L200 Triton Sport R, nova premiação da Mitsubishi Motors e Sertões, e foram vice-campeões na categoria T2 Production, uma das mais disputadas da edição e que contou com sete carros.
A dupla correu junta pela primeira vez e esteve a bordo da Triton Sport R #380 da equipe Mitsubishi-SFICHIPS Racing. Youssef e Igor lideraram a T2 desde a terceira especial, depois de superarem com boa vantagem as etapas da Maratona. Foram cinco dos oito dias de disputas do Sertões na frente no acumulado. No final, em virtude de alguns imprevistos nas etapas finais, a dupla ficou com o vice-campeonato na T2.
“Foi uma das edições mais duras que eu participei. Nestes 18 anos, com certeza, está entre as três mais difíceis”, ressaltou Youssef, que concluiu seu 18º Sertões, o segundo como piloto, mas agora tendo um navegador ao seu lado. Em 2022, ele também foi vice-campeão da T2 e fez história ao seu tornar o primeiro competidor a completar a prova sozinho nos carros, acumulando as funções de piloto e navegador.
“Este ano, pilotei no Sertões pela primeira vez tendo um navegador ao meu lado e o saldo não poderia ter sido melhor. Vencemos na categoria Triton Sport R, ficamos na segunda colocação na T2 Production, então, estou muito feliz. Meu primeiro título como piloto e agora é descansar e analisar tudo o que deu certo, onde é possível melhorar e partir para o próximo desafio”, declarou Youssef.
Com o resultado, o paulista de 43 anos conquista um fato inédito, com a Tríplice Coroa do Sertões, sendo campeão como piloto, navegador e chefe de equipe. Youssef já havia sido tricampeão geral do Sertões como navegador nos carros (2010, 2011 e 2014) e bicampeão como chefe de equipe (2003 e 2004).
“Para encerrar, gostaria muito de agradecer a todos que torceram, à nossa equipe R Mattheis e aos nossos patrocinadores Mitsubishi Motors, SFI Chips e Hipper Freios, além da Sparco e Spinelli Racing, que também nos apoiaram”, completou Youssef.
Disputando seu sexto Sertões, o navegador Igor também avaliou de forma muito positiva a disputa deste ano e ressaltou o alto grau de dificuldades desta edição
“As outras edições que participei não foram fáceis, mas sem dúvida
essa foi a edição de maiores desafios técnicos de navegação e de trajeto
com especiais duras, com muita areia, pedras, erosões, rios e dunas”,
comentou o paranaense, de 43 anos, que já havia vencido o Sertões como
navegador em 2020 e 2021, nas categorias Regularidade Master e T2
Production.
“Saímos satisfeitos, com a sensação de dever
cumprido. Nossa L200 Triton Sport R foi muito valente e subimos a rampa
final com toda a mecânica funcionando”, lembrou.
“Nos oito dias de provas, não tivemos nenhum erro de navegação nos trechos de velocidade, não tomamos nenhum penal de radar e não varamos nenhum obstáculo que estava na planilha. Já a pilotagem do Youssef foi perfeita, com uma habilidade que parecia piloto das antigas”, destacou Igor.
“O nosso entrosamento foi evoluindo ao longo do rali e, como eu já esperava, consegui aprender muito com o Youssef, que é um dos navegadores mais experientes e vitoriosos do Brasil. Agora é hora de refletir, fazer um balanço do que acertamos e do que podemos melhorar e poder conquistar vitórias mais altas!”, continuou o navegador.
“Meu muito obrigado a todos que torceram por nós e aos patrocinadores, sem os quais esse desafio não seria realidade. Com certeza, levaremos para sempre a gratidão pela confiança em nós”, finalizou Igor.
Fonte: FGCom
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