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A Copa Truck continua o tour pelo Paraná. Depois da etapa dupla em
Londrina (PR), nos dias 3 e 4 de junho, agora é a vez de Cascavel (PR)
receber uma etapa dos brutos. No próximo fim de semana (dias 1 e 2), os
caminhões vão acelerar no autódromo Zilmar Beux em um dos traçados mais
“tranquilos” para o sistema de freios nesta temporada. As altas
velocidades do traçado do oeste paranaense colaboram para uma melhor
refrigeração do sistema de freios dos caminhões, que são equipados com
as pastilhas de freio da Fras-le.
O circuito de 3.058 metros
vai receber os caminhões mais velozes do mundo e o traçado é considerado
o mais rápido do país, com apenas oito curvas, e quase todas de raio
longo, com grandes desafios, como a famosa curva do Bacião, a curva 8,
que leva à reta principal, e também a curva 6, que traz a freada mais
forte do traçado.
“Em uma pista com curvas de raio longo, que
permite desenvolver altíssimas velocidades; a refrigeração dos freios é
mais eficiente, além das próprias características do traçado exigirem
menos do sistema como um todo. Duas curvas trarão certamente grandes
emoções e desafio aos pilotos durante a prova, com grande destaque a
curva do Bacião, onde os pilotos buscarão o limite para realizar a
frenagem em busca de boas ultrapassagens, e também a curva 8, que leva à
reta principal. O grande desafio para a Fras-le é desenvolver um
material de atrito capaz de adaptar-se em condições não somente de
extrema exigência e altas temperaturas, mas também em condições menos
exigentes e com temperaturas de trabalho mais brandas, como é o exemplo
do circuito de Cascavel”, avalia Roger Lusa dos Santos, Engenheiro de
Aplicação da Fras-le.
Leandro Totti vê o traçado de Cascavel
como o mais desafiador do calendário. “A pista de Cascavel, para mim, é a
pista mais desafiadora do calendário. O famoso Bacião, é uma curva que a
gente chega na freada a 190km/h e mergulha. Então, é um curvão e para
mim é pista mais desafiadora”, avalia Totti. “Não é uma pista que exige
tanto dos freios, mas a Curva 6 é uma curva que a gente sobe forte em
sexta marcha e tem que parar muito para entrar, logo na entrada da
antiga reta. Essa sexta curva é a que mais exige dos freios. No geral é
uma pista de alta, os caminhões viram muito rápido e essa é a curva mais
travada mesmo”, completou.
As velocidades alcançadas se aproximam dos 200 km/h e a média de velocidade dos caminhões durante uma volta em Cascavel chega a 140 km/h. Com mais de quatro toneladas de peso e mil cavalos de potência, são naturais as grandes exigências com o sistema de freios. E desde o início da temporada, os caminhões da Copa Truck são parados pelas pastilhas produzidas pela Fras-le, que suportam mais de 800ºC de temperatura.
A cidade do oeste paranaense recebeu a Truck em quatro oportunidades: 2018, 2019, 2020 e 2021. Wellington Cirino e Beto Monteiro são os únicos pilotos a conquistarem mais de uma vitória na pista – foram duas cada um.
O campeonato chega com mudanças na liderança. Após a etapa dupla de Londrina (PR), Beto Monteiro tomou a ponta de Jaidson Zini. São apenas três pontos de diferença (116 a 113), mas André Marques também tem a mesma soma de Zini, e Felipe Giaffone é o quarto, um ponto atrás da dupla, enquanto Roberval Andrade fecha o top-5 da classificação geral com 103 pontos.
A programação prevê dois treinos livres na sexta-feira (30), às 11h30 e às 15h. No sábado os pilotos terão mais uma sessão de treino livre antes da classificação, que está prevista para começar às 15h. A largada da primeira corrida acontece no domingo (2) às 12h40 e a segunda, às 13h13. As corridas terão transmissão ao vivo pela Band, SporTV e pelo YouTube oficial da Copa Truck.
A Fras-le segue pelo terceiro ano consecutivo como fornecedora
oficial e exclusiva das pastilhas de freio da Copa Truck. A empresa é a
maior fabricante de materiais de fricção da América Latina e uma das
líderes mundiais no segmento. A empresa, fundada em 1954 em Caxias do
Sul (RS), oferece produtos de qualidade e foco na segurança e no
controle de movimentos nas ruas, estradas, pistas de pouso, trilhos e
também pelos autódromos do país por meio do fornecimento oficial e
exclusivo de pastilhas de freio à Copa Truck e também à Stock Car.
Programação do evento:
Sexta-feira, dia 30 de junho
10h45 – Treino Livre 1 – Copa Truck Super
11h30 – Treino Livre 1 – Copa Truck
14h15 – Treino Livre 2 – Copa Truck Super
15h – Treino Livre 2 – Copa Truck
Sábado, dia 1º de julho
10h – Treino Livre 3 – Copa Truck Super
10h45 – Treino Livre 3 – Copa Truck
15h – Classificação – Copa Truck Super
15h20 – Top Qualifing – Copa Truck Super
15h40 – Classificação – Copa Truck
16h – Top Qualifing – Copa Truck
Domingo, dia 2 de julho
8h10 – Warm up
11h55 – Desfile dos pilotos
12h20 – Abertura de box
12h40 – Largada Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)
13h13 – Largada Corrida 2 (25 minutos + 1 volta)
Classificação do Campeonato (Top-10 Copa Truck)
1. Beto Monteiro – 116 pontos
2. Jaidson Zini – 113
3. André Marques – 113
4. Felipe Giaffone – 112
5. Roberval Andrade – 103
6. Raphael Abbate – 99
7. Debora Rodrigues – 89
8. Paulo Salustiano – 78
9. Danilo Alamini – 67
10. Victor Franzoni - 64
Fonte? P1 Media Relations
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