CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil
Nuno Fojo (Polaris RZR Pro R / Polaris Factory - Cotton Racing), nos UTVs; e Ricardo Benedetti (Kawasaki KX 450 / Sokapot) fizeram história neste domingo (04) em São Carlos (SP), como os vencedores da primeira edição do Rally Terra Verde - evento organizado pela Rallymakers, e que decidiu a temporada 2022 do Brasileiro de Rally Baja. Assim como na véspera, o segundo dia da prova se mostrou desafiador por causa das condições meteorológicas.
Se a primeira das duas voltas pela especial cronometrada de 65 quilômetros foi em boa parte com piso seco e poeira, quem partiu mais atrás nos UTVs se deparou com chuva forte, poças e lama. Cenário que se repetiu na passagem final, exigindo atenção redobrada no percurso em meio a canaviais, com vários saltos e curvas de nível.
Português radicado no Brasil, Fojo começou o dia como segundo na classificação geral, atrás do companheiro de equipe Marcus Cotton. A briga entre eles terminou na última especial, quando Cotton enfrentou problemas mecânicos – Fojo venceu no acumulado e na categoria UTV 1. A partir daí, Juliano Meira (Can-Am Maverick / One Rally Team) assumiu a segunda posição, como melhor na UTV 2 – foi ainda o mais rápido do domingo. E Reinaldo Varela (Can-Am Maverick / Monster Energy Varela Racing), tricampeão mundial, fechou o desafio em terceiro.
"A prova estava espetacular. É claro que a chuva trouxe um complicador para todos. Se estava difícil na primeira volta do sábado (também com piso úmido), hoje foi muito pior. Como eu estava brigando pelo campeonato, corri com a cabeça e não quis arriscar tudo nesse dilúvio, estava muito alagado. Não pensei na classificação do rally, tirei o pé e ainda assim venci a disputa e conquistei o título. Estou muito feliz", comemorou Fojo, que com os resultados das duas últimas etapas, sagrou-se tetracampeão Brasileiro de Rally Baja.
Ele ainda aproveitou a ocasião para revelar que foi a sua última temporada completa. "Em 2012, venci minha primeira etapa no Brasil organizada pela Rallymakers, e agora venço fechando esse ciclo. Não digo que não vou fazer uma prova ou outra, mas foi meu último campeonato", salientou ele, que é hoje um dos principais dirigentes da divisão internacional de competições da Polaris.
Sobre duas rodas, um problema com o campeão brasileiro antecipado na categoria MT2 Bissinho Zavatti (Honda CRF 450RX / Honda Racing Brasil) abriu caminho para a vitória de Benedetti, sua primeira na geral em uma etapa do Brasileiro. "Pegamos chuva nos dois dias, e hoje ficou bem mais divertido. Procurei manter um ritmo forte com cuidado e consegui vencer. Venho do Enduro FIM e essa foi apenas minha sexta prova no Baja", destacou.
Os campeões brasileiros de Rally Baja serão premiados em um evento de gala em São Paulo na segunda quinzena de janeiro. Na ocasião será divulgado o calendário para 2023.
Rally Terra Verde
Brasileiro de Rally Baja: São Carlos (SP)
Classificação final
Moto
- Ricardo Benedetti (Kawasaki KX 450 / Sokapot), (1)MRG, 4h00min57
- Luiz Henrique Cunha (Kawasaki KLX 450 / Telekon - SP Óticas), (2)MRG, 4h12min19
- Nelson Gonçalves Jr. (Yamaha WR 450 / Tchobi), (1)MT3, 4h28min43
UTV
- Nuno Fojo (Polaris RZR Pro R / Polaris Factory - Cotton Racing), (1)UT1, 3h31min31
- Juliano Meira (Can-Am Maverick / One Rally Team), (1)UT2, 3h32min24
- Reinaldo Varela (Can-Am Maverick / Monster Energy Varela Racing), (1)UOP, 3h33min48
- Richard Fliter (Polaris RZR Pro XP / Polaris One), (2)UT1, 3h34min09
- Conrado Matsumoto (Can-Am Maverick / Boreal Powersports), (2)UT2, 3h36min46
Brasileiro de Rally Baja
Campeões
UTV
Geral: Nuno Fojo
UTV1: Nuno Fojo
UTV2: Juliano Meira
UTV3: Júnior Siqueira
UTV4: Richard Carida
UTV Over Pro: Reinaldo Varela
UTV Over: Marcelo Romcy
UTV Double: Daniel Malzoni
UTV Start: Bruno Azevedo
UTV Experimental: Rafael Cassol
Moto
Geral: Gabriel Soares
Moto1: Gabriel Soares
Moto2: Bissinho Zavatti
Moto3: Nelson Gonçalves Jr
Moto: Over: Francine Rossi
Moto: Rally Brasil: Rafael Espíndola
Fonte: Liberdade de Ideias
Nenhum comentário:
Postar um comentário