terça-feira, 13 de setembro de 2022

Tarumã recebe a Copa Truck e desafio para os freios com etapa dupla na reta final da temporada

 

CURTA NOSSA FANPAGE : https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A Copa Truck volta ao Rio Grande do Sul para disputar duas etapas na temporada 2022. Desta vez o palco das disputas será o Autódromo de Tarumã, em Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre, nos dias 17 e 18 de setembro. Os pilotos dos brutos vão disputar a sétima e oitava etapa, cada uma com uma sessão de classificação e duas corridas. O traçado gaúcho tem uma das frenagens mais desafiadoras da temporada. De acordo com Roger Lusa, engenheiro de aplicação da Fras-le, as equipes devem optar por manter as pastilhas de freio de uma etapa para a outra. As quatro provas terão transmissão ao vivo pelo SporTV e pelo canal oficial da Copa Truck no YouTube, que também transmite os classificatórios. A Band também transmite as duas corridas ao vivo no domingo, com um compacto das duas corridas de sábado na abertura da transmissão.

Em 2021, Tarumã foi palco da quinta etapa da temporada da Copa Truck. Na ocasião, a pole position e a vitória na primeira prova ficaram com André Marques, então da Mercedes-Benz, que se sagrou campeão ao final do ano – hoje o piloto compete pela R9 Competições defendendo a Volkswagen. Na segunda corrida a vitória ficou com o “prata da casa” Regis Boessio, com o Volvo de sua equipe, a Boessio Competições.

O tradicional e desafiador traçado de 3.016 metros é um dos que trazem as maiores médias de velocidade por volta entre os autódromos brasileiros. Mas há um ponto em específico que traz grande exigência ao sistema de freios – e também às pastilhas de freio Fras-le desenvolvidas especialmente para a categoria: a curva 4, na qual os caminhões se aproximam a cerca de 170 km/h e na freada reduzem a velocidade para apenas 60 km/h em meros quatro segundos – e cerca de 130 metros.

A etapa gaúcha reserva grandes emoções para o campeonato. Na última rodada, em Interlagos (São Paulo/SP), Beto Monteiro assumiu a liderança com quatro pontos de vantagem sobre Wellington Cirino. Nada pode ser definido ainda no Rio Grande do Sul, já que com os 80 pontos em jogo, os pilotos ainda devem descartar seus dois piores resultados ao final da temporada. Se aplicado os descartes, neste momento Monteiro estaria com a mesma vantagem sobre Cirino, já que os dois descartariam 19 pontos.

As atividades de pista começam na sexta-feira (16) com três sessões de treinos livres. O sábado e o domingo receberão uma sessão de classificatório e duas corridas cada dia. No sábado, com cronograma válido pela 7ª etapa, a classificação será às 8h30 e as duas corridas em sequência com a primeira largada programada às 15h. No domingo o classificatório par aa etapa 8 começa às 8h e as corridas a partir das 13h55.

Fala, piloto!
“Tarumã é o quintal de casa, foi onde eu aprendi a guiar, e a gente sabe que a pista é muito rápida e desafiadora. A curva 1 é extremamente rápida, assim como a 2, e na curva 3 o caminhão vem com bastante velocidade. A curva do Laço (curva 4) exige uma freada muito forte: a gente chega a 170 km/h e ‘monta’ no freio para contornar ali a 60 por hora, que é uma curva de baixa e a saída ali é fundamental. E ainda bem que temos as pastilhas da Fras-le para segurar os brutos, porque depois tem a curva do Tala-Larga, que é bem técnica, e também a Curva 9, a última do circuito, e nela é importante um bom controle e contorno para ganhar boa velocidade na saída rumo à reta principal”.
(Regis Boessio, Boessio Competições, Volvo #83)

A pista de Tarumã na visão da FRAS-LE
“A pista de Tarumã tem a média de velocidade mais alta de toda a temporada, e por essa razão a torna uma pista com um traçado bastante técnico. A curva 4 e a curva do laço, exigem uma destreza muito grande do piloto, o qual precisa estar bastante atento e saber administrar muito bem a forte frenagem e ao mesmo tempo já se preparar para a retomada rápida de velocidade. Essa condição de pista normalmente faz com que o freio trabalhe mais frio do que em outras pistas mais exigentes e essa condição normalmente torna o processo de assentamento do material de atrito ao disco mais lento. Com isso, a estabilização da força de frenagem aplicada pelo piloto é mais demorada. Dessa forma, diferente de outras etapas, os pilotos e equipes acabam optando por manter os jogos de pastilhas por mais tempo, para garantir a melhor acomodação para os treinos qualificatórios e corrida. Por se tratar de uma rodada dupla, será muito interessante avaliar o comportamento das pastilhas ao longo de todo final de semana, bem como acompanhar a estratégia de cada piloto em manter as pastilhas já assentadas, com uma estabilidade de frenagem já bem definida, ou substituir por novas e iniciar todo processo de acomodação novamente.
(Roger Lusa dos Santos, Engenheiro de Aplicação da Fras-le)

7ª e 8ª Etapa – Copa Truck 2022
VIAMÃO (RS)
Autódromo Internacional de Tarumã
Extensão: 3.016 metros
Sentido: anti-horário
Curvas: 9 (4 à direita e 5 à esquerda)

Inauguração: 8 de novembro de 1970
Previsão climática: Sábado com probabilidade de chuva; mínima de 13ºC e máxima de 24ºC. Para o Domingo a condição é a mesma, com mínima de 13°C e máxima de 24°C.


PROGRAMAÇÃO DA ETAPA:
Sexta-feira, 16 de setembro
10h30 – Treino Livre 1
13h45 – Treino Livre 2
16h40 – Treino Livre 3

Sábado, 17 de setembro
8h15 – Warm Up
8h30 – Classificatório
15h02 – Largada Corrida 1
15h38 – Largada Corrida 2

Domingo, 18 de setembro
7h30 – Warm-up
8h – Classificatório
13h55 – Largada Corrida 1
14h32 – Largada Corrida 2

Classificação do campeonato (extra-oficial – Copa Truck):
1. Beto Monteiro – 192 pontos
2. Wellington Cirino – 188
3. Felipe Giaffone – 178
4. Paulo Salustiano – 156
5. Roberval Andrade – 154
6. Débora Rodrigues – 150
7. Jaidson Zini – 111
8. Adalberto Jardim – 82
9. Luiz Lopes – 82
10. Djalma Fogaça – 69
11. André Marques – 57
12. Regis Boessio – 46
13. Danilo Dirani - 40

Fonte: P1 Media Relations

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário