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A Stock Car Pro Series retorna ao Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), para a oitava etapa da temporada 2022. No próximo fim de semana, o circuito paulista será palco de uma das etapas mais importantes do ano, marcando o retorno do vice-líder do campeonato Daniel Serra, que esteve fora das disputas em Interlagos por um compromisso nas 24 Horas de Spa-Francorchamps, onde competiu pela Ferrari. Agora com todos os pilotos na pista, todas as atenções se voltam para a briga pelo topo da tabela e como os líderes vão se comportar para sair do Velocitta com vantagem.
A
pista paulista é uma das mais desafiadoras do calendário atual no
quesito ultrapassagens e a frenagem pode ser decisiva para conquistar
posições. A frenagem mais forte do traçado é no final da reta oposta,
aonde os pilotos chegam em quinta e reduzem para a segunda marcha, em
descida, transferindo todo o peso para a dianteira do carro. O circuito
de Mogi Guaçu é um dos que mais exige do sistema de freios no atual
calendário; considerada das mais travadas da temporada, tem como freada
mais forte na aproximação para a curva 1, no final da reta principal e
uma freada em descida, para a sequência do “saca-rolhas”, uma seção que
traz uma sequência de três curvas – esquerda-direita-esquerda – em um
acentuado declive.
Como
há pouco espaço e tempo para que as rodas recebam para o resfriamento
do sistema de freios, a temperatura é um fator determinante na
pilotagem, especialmente quando os carros andam muito próximos uns dos
outros. No entanto, as pastilhas de freio que a Fras-le fornece para
todas as equipes são projetadas para suportarem temperaturas de até
840ºC, enquanto os discos fornecidos pela Fremax aguentam temperaturas
constantes de até 720ºC sem prejuízos ao desempenho e à segurança do
conjunto. No Velocitta, os pilotos passam 25% do tempo de volta com o pé
no pedal do freio.
Na primeira passagem da categoria pelo autódromo, em maio pela quarta etapa, Gabriel Casagrande somou pontos importantes e retomou a liderança da competição. O piloto do carro Chevrolet Cruze #83 largou da quinta colocação para a primeira corrida e terminou na quarta colocação. Serra não classificou bem e partiu apenas da 14ª colocação, terminando a primeira corrida em sexto lugar. Para a segunda corrida, Casagrande foi o 11º e Serra o nono.
Claro que tudo pode mudar, mas a previsão do tempo para o Velocitta é de um dia quente e ensolarado no domingo que recebe as duas corridas válidas pela oitava etapa, de acordo com o site Accuweather. A mínima do dia deve ficar em 13°C e a máxima em 24°C, com Sol entre nuvens e 14% de probabilidade de chuva.
A FRAS-LE e a FREMAX são as fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da categoria, respectivamente, e trabalham em conjunto com as todas as equipes do grid para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência e confiabilidade. A Fremax é a fornecedora dos discos desde 2004 e a Fras-le, desde 2016.
Fala, piloto!
“A freada mais forte do Velocitta com certeza é a freada da reta oposta. A gente vem numa descida a mais de 190km/h e reduz de quinta para a segunda marcha. É bem técnico porque é uma das freadas com o carro bem inclinado, a frente para baixo com a traseira bem alta. Geralmente a traseira da uma flutuada e a gente tem um travamento das rodas traseiras, é bem difícil e a gente acaba colocando muita pressão para parar o carro, praticamente só com os freios da frente. Com certeza é a curva mais técnica no Velocitta e onde a gente consegue ganhar mais tempo”.
(Gaetano di Mauro, KTF Sports, Chevrolet Cruze #11)
A pista do Velocitta na ótica da FRAS-LE & FREMAX
“A frenagem mais desafiadora é na aproximação da curva da reta oposta que é em descida. O carro chega numa velocidade alta e faz uma redução brusca porque é uma curva fechada e em descida. Isso faz com que o peso do carro seja transferido para a parte dianteira, sobrecarregando o freio dianteiro naquele ponto. A temperatura é mais alta, o piloto precisa de uma pressão maior de frenagem e é um ponto de ultrapassagem. Então naquele ponto o freio é fundamental para manter a estabilidade do carro, atacar a curva na posição correta e ainda tentar uma ultrapassagem”.
(André Brezolin, engenheiro de projeto FRAS-LE & FREMAX)
Calendário Stock Car Pro Series 2022
Etapa 8 – 04/09 – Velocitta (Mogi Guaçu, SP)
Etapa 9 – 25/09 – Santa Cruz do Sul (RS)
Etapas 10 e 11 – 23/10 – Goiânia
Etapa 12 – 20/11 – Brasília – Super Final BRB
8ª Etapa – Stock Car Pro Series 2022
MOGI GUAÇU (SP)
Autódromo do Velocitta
Extensão: 3.438 metros
Sentido: anti-horário
Curvas: 12 (8 à esquerda e 4 à direita)
Características técnicas (nível 1 a 5 do menor para o maior):
Abrasividade do asfalto: 3
Força lateral: 2
Nível de exigência dos freios: 4
Pneu mais exigido: traseiro direito
Inauguração: 2012
Previsão climática: Mínima de 12ºC e Máxima de 24ºC, Sol entre nuvens e 14% de probabilidade de chuva no domingo de acordo com o AccuWeather.
PROGRAMAÇÃO DA ETAPA
Sexta-feira, 2 de setembro
08h30 – Stock Car Pro Series – Treino Piloto Convidado
10h – Stock Car Pro Series – Treino Piloto Convidado
12h – Stock Car Pro Series – Treino Piloto Convidado
15h – Stock Car Pro Series – Shakedown
15h30 – Stock Car Pro Series – 1º treino, 1º Grupo
16h05 – Stock Car Pro Series – 1º treino, 2º Grupo
Sábado, 3 de setembro
8h25 – Stock Car Pro Series – 2º treino, 1º Grupo
9h – Stock Car Pro Series – 2º treino, 2º Grupo
13h30 – Stock Car Pro Series – Classificação
Domingo, 4 de setembro
13h10 – Stock Car Pro Series – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)
13h48 – Stock Car Pro Series – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)
Fonte: P1 Media Relations
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