terça-feira, 17 de maio de 2022

Pirelli F1: GP da Espanha - De volta à Europa com os compostos mais duros da gama

 

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DE VOLTA À EUROPA COM OS COMPOSTOS MAIS DUROS DA GAMA

OS PNEUS NA PISTA


  • A Pirelli traz os pneus mais duros da gama 2022 para a corrida onde é patrocinadora principal na Espanha, com o C1 como o P Zero Branco duro, o C2 como o P Zero Amarelo médio e o C3 como o P Zero Vermelho macio. É uma escolha bastante direta – que é a mesma do ano passado, embora usando uma família de pneus totalmente nova – com as demandas do circuito de Barcelona sendo extremamente conhecidas dos testes e corridas anteriores. Isso inclui a longa curva 3 e a curva 9: curvas que colocam muita energia nos pneus.
  • As equipas estiveram em Barcelona em fevereiro, há três meses, para testes de pré-temporada. No entanto, existem três grandes diferenças a serem consideradas: primeiro, as equipes se concentraram em testar compostos no meio da gama na época, e não os duros; em segundo lugar, as condições meteorológicas eram muito mais frias; e em terceiro lugar, os novos carros estavam em suas especificações de lançamento mais básicas. Os carros evoluíram consideravelmente desde então, e será interessante ver o quanto realmente é essa melhoria com as atualizações mais recentes.

 

  • Com Barcelona sendo um circuito muito usado, não haverá uma grande evolução da pista esperada ao longo do fim de semana, graças também a uma agenda lotada de corridas de apoio. As temperaturas devem ser secas e quentes, aumentando as altas exigências impostas aos pneus. A pista em si está inalterada em relação ao ano passado, quando a curva 10 foi modificada, aumentando ligeiramente o comprimento total do circuito.

A estratégia vencedora do ano passado foi a de duas paradas, que é tradicional para Barcelona, ​​com Lewis Hamilton, da Mercedes, triunfando da pole usando uma estratégia de pneus macio-médio-médio. Macio-médio-macio foi a estratégia usada por todos os que completaram a prova de 2º a 8º.

“É difícil falar algo sobre Barcelona que já não tenha sido dito, pois é possivelmente o circuito mais conhecido do calendário para os pilotos, com seu amplo layout que o torna um local perfeito para testes. Tem um pouco de tudo, com o setor final muito técnico sendo particularmente importante quando se trata de cuidar dos pneus. Como resultado, as equipes terão uma boa oportunidade de avaliar o progresso que fizeram com seus carros desde o início da temporada, embora as condições climáticas sejam muito mais quentes e provavelmente haverá muito mais uso dos pneus duros do que houve nos testes, que talvez sejam a chave para a corrida. No passado, Barcelona era tradicionalmente uma prova de duas paradas, por isso será interessante ver se a nova geração de pneus este ano leva alguém a mirar uma parada única”.

  • Os pneus P Zero Branco duro e o P Zero Vermelho macio foram indicados para a quarta rodada da temporada da Fórmula 2, na Espanha. Esta é a mesma indicação das últimas corridas do campeonato no circuito em 2020, e que já foi vista este ano na primeira rodada no Bahrein e no teste em Barcelona no mês passado. Cada piloto tem cinco conjuntos de pneus slick (três duros e dois macios) para usar durante o fim de semana, que inclui uma corrida sprint de 26 voltas no sábado à tarde e uma corrida de 37 voltas no domingo de manhã, quando ambos os compostos devem ser usados ​​se o piso estiver seco.
O pneu P Zero Branco duro é o nomeado para a terceira etapa da temporada de Fórmula 3. Os pilotos terão três conjuntos de compostos duros mais um conjunto de pneus P ​​Zero Amarelo médio trazidos da rodada anterior em Ímola para uso apenas nos treinos livres. O pneu duro também foi usado pela F3 em Barcelona no ano passado, bem como na primeira rodada de 2022 no Bahrein e nos testes realizados em Jerez e Barcelona no mês passado. A corrida sprint, com duração de 20 voltas, acontece no sábado de manhã e a corrida principal, com duração de 24 voltas, no domingo de manhã.
  • GT

A rodada de abertura do 2022 Intercontinental GT Challenge começou no icônico circuito de Bathurst, na Austrália, no último fim de semana, rodando exclusivamente com pneus Pirelli. Jules Gounon, Luca Stolz, Kenny Habul e Martin Konrad lideraram um 1-2-3 da Mercedes em um grid de 20 carros GT3, após 12 horas de corrida do amanhecer ao anoitecer.

  • WRC

O Rali de Portugal, quarta etapa do Campeonato do Mundo de Rali, é realizado no Porto no mesmo fim de semana do GP da Espanha, a cerca de 1.150 km. Esta é a primeira rodada de cascalho do campeonato, com a Pirelli trazendo as últimas evoluções de seus pneus Scorpion para este tipo de piso.

  • ERC

O Campeonato Europeu de Rali foi retomado nas Ilhas Canárias para a terceira rodada do campeonato no último fim de semana, com a Pirelli trazendo pela primeira vez seu novo pneu de asfalto P Zero RA5A, apresentando uma nova construção que melhora o desempenho e a confiabilidade. Nils Solans deu ao novo pneu uma estreia vencedora em seu Volkswagen Polo.

  • DAS PISTAS DE CORRIDA PARA A ESTRADA
A pista de testes de inverno da Pirelli em Flurheden, na Suécia, também está abrindo uma instalação de verão, garantindo pela primeira vez testes de pneus durante todo o ano no país. A instalação avançada – localizada a menos de 300 km da base do Rali da Suécia em Umea – é usada para desenvolver os mais recentes produtos de carros de estrada da Pirelli com base nas lições aprendidas no motorsport.
 
Fonte:  Néctar Comunicação Corporativa / Assessoria de Imprensa da Pirelli

 

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