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O calor surpreendeu os pilotos neste domingo (21) em Santa Cruz do Sul
(RS) para a 11ª e penúltima etapa de 2021 da Stock Car Pro Series. No
momento da largada, às 13h50, a temperatura ambiente era de 36 graus e a
do asfalto, 59ºC, medição recorde na atual temporada da principal
categoria do automobilismo brasileiro, superando os números registrados
em Goiânia (GO) nas etapas realizadas em setembro.
As duas
corridas, bastante disputadas, tiveram as vitórias de Thiago Camilo na
primeira e de Ricardo Maurício na segunda. Camilo chegou ao Rio Grande
do Sul na sétima posição da tabela e sai em terceiro, um ponto à frente
de Rubens Barrichello e 56 atrás do líder Casagrande. É o único piloto,
além do vice-líder Daniel Serra, a alimentar chances matemáticas –
embora remotas – de ser campeão: precisa fazer a pole position e vencer
as duas corridas de Interlagos, e ainda torcer para que Casagrande e
Serra não pontuem.
Thiago, que no sábado (20) marcou a 27ª pole
de sua carreira, venceu pela quarta vez nesta temporada e em Santa Cruz
do Sul teve a companhia de Julio Campos e Allam Khodair no pódio.
Casagrande e Serra fecharam os cinco primeiros.
A etapa foi uma guerra estratégica, especialmente em virtude do calor e do abrasivo asfalto da pista, que desgastava excessivamente os pneus e também representava um desafio ao sistema de freios, com os discos fornecidos pela Fremax sustentando temperaturas de até 720 graus e as pastilhas da Fras-le com até 840ºC. E Ricardo Maurício, que abandonou a primeira prova após um furo de pneu, largou na segunda prova para vencer pela sexta vez nesta temporada – é o piloto que mais ganhou corridas em 2021 na Stock Car Pro Series. Rafael Suzuki foi o segundo e Rubens Barrichello, o terceiro.
Os postulantes ao título fecharam a segunda prova em sexto (Casagrande) e décimo (Serra), com Camilo terminando em nono. O autódromo de Interlagos, em São Paulo, recebe a grande final do campeonato no dia 12 de dezembro. Os resultados de Santa Cruz do Sul permitiram a Gabriel Casagrande, da A-Mattheis Vogel, deixar o Sul com vantagem de 25 pontos sobre o tricampeão Daniel Serra, da Eurofarma-RC.
A FRAS-LE e a FREMAX são as fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da categoria, respectivamente, e trabalham em conjunto com as todas as equipes do grid para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência e confiabilidade. A Fremax é a fornecedora dos discos desde 2004 e a Fras-le, desde 2016.
Fala, piloto!
“Ganhar o título é praticamente impossível, mas não é impossível, já que o Ricardo Mauricio, esse ano, já conseguiu uma pole e duas vitórias no fim de semana. Enquanto houver uma chance a gente vai lutar muito. Mas o mais importante aqui foi fazer a pole, vencer uma corrida em condições duríssimas, com um calor bem acima de ontem, o asfalto tremendamente abrasivo e um desgaste de pneus absurdo, nesse traçado que é um dos mais técnicos do Brasil. E depois adotar uma estratégia diferenciada na segunda corrida e pontuar bem. Isso mostra que a equipe chegou ao fim do ano muito competitiva, e em fevereiro já começa uma nova temporada. Vamos começar com tudo”.
(Thiago Camilo, Ipiranga A-Mattheis, Toyota Corolla, #21) – Vencedor Corrida 1
Fala, piloto!
“Tem sido um ano difícil para mim, mas ao mesmo tempo muito gratificante. O Covid me derrubou um pouco, perdi as provas de Interlagos no começo do ano, tive três quebras, aqui tive um furo de pneu. E das 20 corridas que fiz esse ano foram seis vitórias, um recorde neste ano. Só tenho a agradecer à equipe, aos patrocinadores e trabalhar para ajudar o Daniel (Serra) a trazer este título para a equipe”.
(Ricardo Maurício, Eurofarma-RC, Chevrolet Cruze, #90) – Vencedor Corrida 2
Fonte: imprensa@p1media.com.br
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