sábado, 25 de julho de 2020
Stock: o experiente piloto de F-1 Zonta faz a pole e seu jovem parceiro Bruno Baptista tem problema no câmbio
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Apesar de muito mais equilibrada do que a Fórmula 1 nos tempos de voltas dos 25 pilotos que participarão da prova de abertura, amanhã (domingo), às 11h30, no Autódromo de Goiânia, o Campeonato Brasileiro de Stock Car já mostrou também no primeiro treino oficial de hoje que os pilotos mais experientes terão maior chance de sair com vitórias nas duas provas desta primeira etapa.
Em relação à idade de pilotos, o repeteco da F-1, onde Lewis Hamilton, de 35 anos, ganhou os dois últimos GPs e o seu companheiro Valtteri Bottas (31) venceu o primeiro, deve ocorrer hoje também na principal categoria do automobilismo brasileiro.
Isso porque os concorrentes que competem há mais tempo dominaram os treinos classificatórios de Stock, com a pole-position conquistada pelo ex-piloto de Fórmula 1, Ricardo Zonta (44 anos), com o novo Toyota Corolla da equipe RCM. Na primeira e segunda fila do grid ficaram mais dois pilotos da RCM, porém, que competem com Chevrolet Cruze: Ricardo Maurício, o segundo mais rápido, com 137 milésimos de segundo atrás e o tricampeão Daniel Serra, em terceiro, com 227 milésimos de segundo mais lento que o pole.
O quarto lugar ficou para o Corolla de Rafael Suzuki (418 milésimos atrás). O companheiro de equipe de Zonta, o jovem Bruno Baptista, de 23 anos, teve problemas de não entrar a segunda marcha do câmbio de seu carro, utilizada em quatro curvas do circuito, e vai largar no 23º lugar para fazer corrida de recuperação.
Mas se a categoria brasileira está também com os mais experientes na frente em relação à competitividade, ela não perdeu em nada comparado à do ano passado, mesmo com as alterações feitas no Chevrolet Cruze atual e com a entrada do novo Toyota Corolla, que passaram a ter carroceria monobloco de base tubular em vez do chassi tubular com carroceria do tipo bolha e mais leve do Stock anterior.
Pelo contrário, bem diferente da F-1 onde todos praticamente já sabem o carro que vai ganhar entre as 10 equipes e seus 20 pilotos participantes, na Stock 2020, ainda com apenas 2 tipos de carros e um pouco mais de 10 times e 25 concorrentes, não dá pra apostar qual o carro, a equipe e o piloto que vencerá a primeira prova e, muito menos, a segunda, onde terá grid invertido entre os 10 primeiros colocados da primeira.
Além de uma acirrada disputa na frente entre os mais experientes que a gente não vê há bom tempo na F1, a etapa de abertura da Stock está prometendo também bons pegas de pilotos novos e experientes. Como já é a maior atração da F1 nas brigas entre os garotos Norris (20 anos), Verstappen (22), Sainz (25), Stroel (21), Albon e Leclerc (22) com o tetra campeão mundial Vettel (33), o campeão Räykonnen (40), o veloz Riccardo (31), o arrojado Grosjean (34) e o imprevisível Perez.
Um dos “Norris” da Stock atual é o piloto Bruno Baptista, que está competindo em sua terceira temporada consecutiva e, por ter vencido uma prova do ano passado, pode tentar surpreender provavelmente na segunda prova de amanhã, caso consiga ficar entre os 10 primeiros colocados da disputa inaugural.
“Na classificatória de hoje, o meu maior objetivo era o de classificar entre os 10 primeiros do grid, mas infelizmente tive um problema no câmbio que tirou qualquer chance de fazer um bom tempo. A 2ª marcha não entrava e aqui, em Goiânia, tem quatro curvas que são feitas com ela. Utilizando a terceira acabei tendo que arriscar e, justamente, na minha última volta cronometrada, escapei e fiquei com o tempo da penúltima”, explicou Bruno que vai defender a equipe Toyota RCM Racing, atualmente apoiada pelas empresas Webmotors, HERO, Pro Automotive, Loctite e NGK do Brasil. Com o tempo de 1 minuto, 27 segundos e 600 milésimos, Bruno vai largar na 23ª posição do grid e espera fazer uma boa corrida de recuperação.
Fonte: Charles Marzanasco Filho
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