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Os
resultados das corridas de abertura da Fórmula 2 deste
ano, pela primeira vez com pneus de 18 polegadas, são um sinal positivo
para 2022, quando a Fórmula 1 também adotará esta medida como parte de
um pacote de novidades técnicas.
Tendo
testado os pneus de 18 polegadas em uma série de sessões privadas no
ano passado,
a F2 vem competindo com o novo diâmetro maior desde o início desta
temporada, na Áustria. Quando a F1 adotar a medida maior dos pneus em
2022, os carros terão uma aparência diferente, por isso será difícil
comparar. Mas os carros da F2 deste ano estão praticamente
inalterados desde a temporada passada, com apenas pequenas modificações
no chassi. Isso permite uma comparação mais clara de diferentes
ângulos.
TEMPOS DE VOLTA MAIS RÁPIDOS.
As rodas e pneus maiores, além de outras modificações mencionadas
anteriormente, significam que um carro da F2 agora pesa cerca de 30 kg a
mais do que no ano passado. Isso, teoricamente, deveria resultar em
tempos de volta cerca de um segundo por volta mais
lentos, no entanto, as marcas na Áustria foram mais rápidas, mesmo
levando em conta a diferença nas condições climáticas. O aumento da
aderência e velocidade nas curvas resulta em tempos mais rápidos.
MELHOR SENSAÇÃO.
Não somente isso, mas os pilotos também gostaram da sensação dos novos
pneus de 18 polegadas. A Fórmula 2 adota uma filosofia um pouco
diferente da Fórmula 1, pois os pneus ainda têm um grau deliberado de
degradação, que é para ajudar os jovens pilotos a aprenderem
sobre o gerenciamento dos pneus.
MAIS CONSISTÊNCIA.
No entanto, os pilotos desfrutaram da consistência extra que lhes
permitiu forçar com mais constância durante todo o trecho, com menos
queda no desempenho. A degradação também foi reduzida e uma grande
variedade de estratégias foi vista nas corridas longas
e com brigas intensas.
FORTE NO MOLHADO.
Os pilotos da F2 também tiveram a oportunidade de experimentar os pneus
Cinturato de 18 polegadas na Áustria e na Hungria, relatando boa
dirigibilidade, mesmo em condições de chuva, como também pode ser visto
nas altas velocidades máximas registradas no final
da reta.
MARIO ISOLA, GERENTE MUNDIAL DE MOTORSPORT DA PIRELLI
-
"Embora não possamos ver os pneus de Fórmula 1 de 18 polegadas
em testes de pista até o próximo ano, o que já vimos na Fórmula 2 é um
sinal muito encorajador para o futuro. Os degraus de compostos são
semelhantes aos do ano passado e os carros são os mesmos, o que
significa que todas essas comparações entre pneus de 13
e 18 polegadas são válidas. Os carros da geração 2022 da F1 serão mais
pesados
e com
diferentes aerodinâmicas, o que deve diminuir um pouco o tempo geral
das voltas, mas podemos esperar mais consistência, menos
superaquecimento e um show ainda melhor, onde nossos novos pneus terão
um papel essencial para isso".
Fonte: Néctar Comunicação Corporativa / Assessoria de Imprensa da Pirelli
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