segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Fusca, Brasília, Passat e Gol revivem antigas categorias nacionais nos 500 Km de Interlagos



CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Categorias como Divisão 3, Divisão 1 e Torneio Passat, disputadas nas décadas de 1970 e 1980, fizeram história no automobilismo brasileiro e deixaram saudades. Quem comparecer aos 500 Km de Interlagos poderá reviver essa época com um toque moderno. Entre os inscritos para a corrida, que terá largada às 15 horas deste sábado (21 de dezembro), estão modelos como Fusca, Brasília, Passat e Gol, que se destacaram nas categorias mencionadas.

O Fusca dos matogrossenses Marcelo Coelho/Caio Dias disputa a categoria Turismo 2.0. Sua aparência é idêntica à dos Fuscas que lotavam os grids da Divisão 3 na década de 1970, com carroceria modificada por para-lamas maiores (para abrigar pneus mais largos) e elementos aerodinâmicos. Dentro do capô, entretanto, um motor VW a água de quatro cilindros em linha e 2 litros substitui o tradicional motor boxer refrigerado a ar. Um motor desse tipo, entretanto, permanece na Brasília do trio Marcelo Servidone/Luís Finotti/Marcelo Fortes, outro antigo modelo Volkswagen que estará nos 500 Quilômetros. Na Divisão 3, o Fusca foi o carro usado por praticamente todos os campeões brasileiros entre 1971 e 1980. A exceção aconteceu em 1974, quando Ingo Hoffmann ficou com o título pilotando uma Brasília.

Em 1981, a Divisão 3 teve seu nome mudado para Hot Car e, por coincidência, entrou em uma nova fase, na qual os campeões pilotavam carros Passat. Nos 500 Km, este modelo estará representado por Wesley Cordeiro/Paulo Fiorini. O carro deles tem visual mais parecido com o dos que disputaram os campeonatos de Divisão 1 e, em 1979 e 1980, o Torneio Passat monomarca. O Passat foi vitorioso também no Campeonato Brasileiro de Marcas entre 1986 e 1989. O mais recente entre os modelos Volkswagen inscritos nos 500 Km é o Gol 2.0 de Carlos Vallone/Carlos Asciutti, fabricado no início da década de 2000 e especialmente preparado para corridas de longa duração. Desde seu lançamento, em 1980, o Gol foi usado em várias categorias do automobilismo nacional.


A Volkswagen nunca venceu os 500 Km de Interlagos na classificação geral, mas outra marca do grupo, a Audi, faturou a edição de 2004. Neste ano, a Audi estará representada pelo modelo A3 DTCC da dupla Eduardo Bernasconi/Felipe Pilli.

A lista provisória de inscritos para os 500 Km de Interlagos é esta:

0        Marcelo Coelho/Caio Dias - Fusca 2.0 AP Divisão 3        
2        Eduardo Bernasconi/Felipe Pilli - Audi DTCC                         
7        Paulo “Loco” Figueiredo/Silvio Zambello – Aldee Coupé      
10      Roberto Dal Pont/Luiz Abbade – Spyder               
12      Mauro Kern/Humberto Guerra Jr. – MCR-VW 2.0        
14      Wesley Cordeiro/Paulo Fiorini – VW Passat                         
16      Luiz Fernando Baptista/Euclides ”Kid” Aranha – Ford Maverick V8    
17      Leandro Guerra/Ciro Paciello/Rodrigo Conti – Spyder                  
18      Iures Delfino/Estêvão Alexandre/Rogério Dudu – Sandero RS          
21      Marcelo Ferraz/Thiago Lourenço/Fabiano Rocha – Chevrolet Corsa    
22      Erick Grosso/Fernando Kfouri/Luiz Braga - Alfa Romeo 156       
44      Roberto Amaral “Coruja” - Chevrolet Opala                     
51      Rodrigo Pereira/Renan Casetta/João Barret - Fiat Linea Turbo                        
71      Marcelo Servidone/Luís Finotti/Marcelo Fortes - VW Brasília                    
73      Totti – Spyder                                                    
74      Totti – Spyder                                                    
75      Totti – Spyder                                                         
76      Totti – Spyder                                                    
77      Edras Soares/Esdras Soares/Juarez Soares - Vectra V8 Stock                  
87      Amauri Rhormens/Ennio Palladini Rhormens/Tiago Régis–Sandero RS     
118    Peter William Januário/Peter William Januário Jr. - Spyder 2.0                
122    Paulo Gomes/Georges Lemonias/Ricardo Di Maria – Chevrolet Opala      
151    Sérgio Pistili/Deninho Casarini – Spyder                             
178    Ricardo Lilla/Carlos Salto/Arthur Mazzucato – Ford Courier       
222    Carlos Vallone/Carlos Asciutti – VW Gol 2.0 “D3”             
510    Marcos Paulo/Thiago Pereira/Konrad M. Viehman - Chevrolet Corsa        
777    Marco Scalamandré/Rodrigo Garcia/Fernando Julianelli – Mitsubishi Lancer Turbo Turismo
971    Ricardo Cimatti/Tadeu Jaime – Renault Sandero RS   
    
Sem número definido  
Daniel Dini/Eduardo Keller – Chevrolet Celta                 
Reinaldo Cangueiro - Farus Lotus                   
Ernest Perenyi/Denis Perenyi - Renault Clio         
Cláudio Ramenzoni/Conrad – Chevrolet Celta           

Fonte:  Assessoria de imprensa: LetraNova Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário