terça-feira, 27 de janeiro de 2026

Adaptação relâmpago: Vicente Capela faz pole position em sua 1ª corrida na categoria Junior

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.faceook.com/paddockbrasiloficial     

 O ano de 2026 começou de forma promissora para o piloto português Vicente Capela (Interkrarn / DPK / Equipa: Axion Racing / Motorista: Alexis Araújo / Mecânico: Adrian Vaz). Mesmo com o desfecho alheio à sua pilotagem na Final, o desempenho demonstrado ao longo do fim de semana na 12.ª edição da Hivern Karting Comunitat Valenciana (Ckcv) deixou claro que a transição para a categoria X30 Júnior está no caminho certo. A competição realizada no Kartódromo de Chiva, em Valência, em Espanha, serviu como palco para a estreia de Capela na nova classe, onde competiu com chassis diferente e maior potência de motor em relação à época anterior.

Logo nos treinos classificatórios, Vicente demonstrou perfeita sintonia com o novo equipamento. O piloto português registou o melhor tempo do seu grupo, a garantir a pole position para o 1.ª Manga Classificatória da competição. O resultado mostrou que o trabalho de preparação realizado durante a pré-temporada surtiu efeito, a colocar Capela entre os protagonistas da prova valenciana desde o início.

"Não estava à espera disto! Consegui fazer pole logo na minha estreia na Júnior, contra vários pilotos internacionais com muito mais experiência do que eu", declarou Vicente.

A arrancar da pole position no primeiro Heat, Capela administrou bem a corrida e cruzou a linha de chegada na terceira colocação. O resultado consolidou a boa impressão deixada nos treinos e confirmou que o piloto português tinha ritmo para brigar na parte de cima da grelha.

O segundo Heat trouxe, no entanto, dificuldades para o piloto português. Vicente cruzou a linha de chegada na décima posição, mas com uma penalização de 16 segundos, acabou por recuar para o fim da grelha. Apesar do revés, a equipa manteve o foco e trabalhou nas estratégias para as etapas decisivas da competição.

Na Pré-final, Vicente largou em quarto lugar e conseguiu manter a posição até ao final da corrida. A consistência demonstrada ao longo das voltas garantiu um excelente posto de partida para a Final, que reservou emoções contraditórias para Vicente Capela. Na quinta fila, o piloto português fez um arranque agressivo e nas primeiras voltas já estava a disputar o quarto posto com os adversários.

Apesar disto, quando tudo caminhava para um desfecho positivo, uma avaria obrigou Vicente a abandonar a Final prematuramente, a encerrar uma participação que havia sido altamente competitiva até aquele momento. O problema mecânico impediu que o piloto português completasse a prova e eventualmente conquistasse uma posição no pódio.

"Foi pena a corrente partir na Final. Eu vinha com hipóteses reais de subir ao pódio, estava a conseguir andar num ritmo muito bom. Mas, de qualquer forma, acho que mostramos que vamos ter uma boa temporada na minha nova categoria, a Júnior. Aprendi bastante e agora é seguir a trabalhar", analisou o piloto.

Enquanto competia em Valência, Vicente não pôde comparecer pessoalmente ao Prémio da Gala da FPAK, realizado na última sexta-feira (23), que celebrou as conquistas dos pilotos portugueses em 2025.

O seu pai representou o piloto na cerimónia, a receber o reconhecimento pelas vitórias alcançadas na época anterior. Mesmo à distância, Capela fez questão de enviar um vídeo de agradecimento à Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, a demonstrar gratidão pelo apoio recebido e a reafirmar o compromisso de representar Portugal com dedicação na nova etapa da sua carreira no kartismo internacional.

Texto por Kako Marques / KMCom Press Office

Nenhum comentário:

Postar um comentário