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Jake Dennis, da Andretti FE, largou na pole position e conquistou a vitória no E-Prix Google Cloud de São Paulo de 2025, apesar da corrida agitada de 30 voltas ter sido tudo menos tranquila do início ao fim.
Abertura da Temporada da Fórmula E pela segunda vez, sendo a quarta prova realizada em território brasileiro, a corrida realizada no Sambódromo do Anhembi reuniu 23 mil pessoas nas arquibancadas e camarotes, novo recorde de público em São Paulo.
O campeão mundial da Temporada 9 garantiu a Julius Baer Pole Position (após punição de Pascal Wehrlein, da Porsche) e largou bem, liderando o pelotão. O britânico se manteve na ponta ao longo da prova, com poucas trocas, numa estratégia de paciência, até desbancar o Citroën de Nick Cassidy – que havia feito uma arrancada impressionante no final da corrida – para o que seria a manobra decisiva na volta 27.
Um forte acidente envolvendo o estreante Pepe Marti (CUPRA KIRO) - que voou espetacularmente por cima de António Félix da Costa (Jaguar) - e, felizmente, conseguiu aterrissar em segurança, resultou em uma bandeira vermelha no final da corrida e um sprint de uma volta até a linha de chegada. Dennis conseguiu segurar o atual campeão Oliver Rowland (Nissan), que largou em 13º, e Cassidy.
Essa foi a primeira vitória de Jake Dennis desde a corrida em Diriyah, em 2024, se tornando o primeiro a vencer largando da primeira fila no Sambódromo de Anhembi.
Drugovich: de quinto para 12º após a bandeirada
Wehrlein,
que chegou a liderar a corrida e teve um incidente semelhante ao de
Marti aqui na temporada passada, completou a prova em quarto lugar, com o
brasileiro Felipe Drugovich,
em quinto, em sua estreia completa pela Andretti. Isso garantiria dois
pilotos entre os seis primeiros para a equipe americana, ambos
administrando bem a corrida com o uso tardio do MODO DE ATAQUE.
No entanto, uma penalidade pós-corrida por ultrapassagem sob bandeira amarela, com Drugovich ultrapassando Nick Cassidy, da Citroën, deixou o brasileiro na 12ª posição após punição de cinco segundos serem aplicados ao seu tempo de corrida.
Isso significou os primeiros pontos para o piloto da Lola Yamaha ABT, Zane Maloney, na Fórmula E, que terminou em 10º lugar.
O outro piloto brasileiro, Lucas di Grassi, também da Lola, teve um toque que acabou prejudicando sua performance no trecho final da corrida – ele terminou na 18ª posição.
Como foi o E-Prix Google Cloud de São Paulo de 2025
Dennis
largou bem e conseguiu manter a liderança, enquanto os dois Mahindras
saíram da pista na primeira chicane e Dan Ticktum se viu em apuros,
caindo para o final do pelotão na saída das duas primeiras curvas.
Isso deixou Dennis na liderança, seguido por Wehrlein, Mortara (Mahindra) - que se recuperou após o incidente na primeira curva - Nato, da Costa e de Vries (na outra Mahindra), completando os seis primeiros. Poderia ter sido muito pior para a equipe indiana - e foi de Vries quem errou a freada na Curva 1, atingindo o CUPRA KIRO de Ticktum, causando um furo de pneu e acabando com as chances do britânico de cara.
Na terceira volta, as posições e a liderança mudaram, com Wehrlein assumindo a ponta. Dennis, satisfeito em preservar a posição por enquanto, caiu para a quarta colocação. Enquanto isso, Mortara foi penalizado com cinco segundos por sua participação no incidente na primeira curva. O suíço liderou na quarta volta, mas sua corrida agora estava seriamente comprometida.
Vergne e di Grassi foram os primeiros a aproveitar o primeiro dos seus dois impulsos de 50 kW do MODO DE ATAQUE com tração integral, enquanto a liderança alternou novamente na volta 6 entre os ex-companheiros de equipe da Porsche, da Costa e Wehrlein. O bicampeão da Citroën retomou a liderança do pelotão assim que seu impulso de quatro minutos expirou.
Rowland foi o próximo dos 10 primeiros a participar do ATTACK e se viu lado a lado com Vergne no final, disputando a liderança e conquistando-a na volta 9.
Na volta 11, o líder da Costa, Evans, Nato, Mortara, Buemi e Barnard partiram para o ataque, com a ordem da prova sendo ainda mais alterada.
No final das contas, Wehrlein assumiu a liderança, seguido por Dennis, Mortara, Nato, da Costa, Rowland, Buemi, Mueller e Evans, os 10 primeiros. A segunda metade do pelotão ainda não havia passado pela zona de ativação do MODO DE ATAQUE, o que definiu uma verdadeira corrida de duas metades.
Na volta 17, Rowland e Nato se envolveram em um incidente, ambos sofrendo danos, mas Nato mais do que o britânico, resultando em um furo de pneu e o afastando completamente da disputa. Rowland conseguiu se manter na oitava posição, enquanto Guenther ultrapassou os dois.
Na volta 19, Dennis liderava, seguido por Wehrlein e Cassidy. O novato da Citroën repetiu a estratégia no MODO DE ATAQUE para ultrapassar seis pilotos na reta principal e se colocar na disputa. Algumas curvas depois, o neozelandês também ultrapassou Wehrlein, antes de se aproximar de Dennis, que estava na frente.
Na volta 22, a segunda rodada de ativações do MODO DE ATAQUE
começou e a ordem da corrida mudou. Rowland assumiu a liderança, seguido
por Dennis, Cassidy, Wehrlein, da Costa, Mueller, Eirksson, Drugovich,
Mortara e di Grassi.
Uma volta depois, um toque
entre Mortara e di Grassi na curva 6 deixou o Mahindra sem saída, o que
resultou na entrada do Safety Car e no abandono da dupla.
Na volta 27, a bandeira verde voltou a aparecer, com Rowland à frente de Cassidy, seguido por Dennis, Wehrlein, da Costa, Mueller, Eriksson, Drugovich, Guenther e Buemi. Os Andrettis estavam de olho no resultado, com energia e o MODO DE ATAQUE ativado.
Dennis ultrapassou Cassidy e Rowland no último setor da volta 27, com Drugovich subindo para sexto.
Uma forte colisão envolvendo Pepe Marti resultou em bandeira vermelha depois que o CUPRA KIRO passou por cima da traseira do Jaguar de da Costa - com a bandeira amarela de pista inteira sendo acionada devido ao outro Jaguar, de Mitch Evans, ter batido no muro pouco antes.
O espanhol estava bem, assim como da Costa e Mueller - e depois que a pista foi limpa, a corrida recomeçou faltando apenas uma volta para o final das 30.
Dennis conseguiu vencer com tranquilidade a volta de classificação, com Rowland em segundo e Cassidy em terceiro, garantindo o primeiro pódio da Citroën.
Dennis lidera o campeonato de pilotos e Andretti o de equipes, com a Porsche na liderança do campeonato de construtores, rumo ao México no dia 10 de janeiro.
Veja o resultado completo do E-Prix Google Cloud de São Paulo de 2025:
https://fiaformulae.com/en/
Novidades da Temporada 12
O
Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E retornará à vibrante cidade
litorânea de Sanya (China) pela primeira vez desde a Temporada 5,
juntando-se a Xangai no calendário 2025/26, que marca a maior e mais
abrangente temporada da Fórmula E até o momento - 17 corridas em 11
locais diferentes.
A Temporada 12 terá duas corridas na China, reforçando sua importância como um mercado estratégico e histórico para o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E. O circuito de rua de Sanya promete um desafio único e um cenário tropical espetacular para a expansão do campeonato.
Nas atualizações esportivas, foram feitas alterações no popular formato de classificação e no MODO DE ATAQUE da ABB FIA Fórmula E. Na Classificação, as Fases de Grupos foram reduzidas para 10 minutos cada, com tempos de Duelos revisados, criando um formato mais rápido, competitivo e atraente para o público, que cabe em uma hora.
DiversaCom

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