sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

Felipe Fraga ou Gaetano Di Mauro: as campanhas dos finalistas e a matemática do título da BRB Stock Car

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.faceook.com/paddockbrasiloficial       

O duelo caseiro travado pelos pilotos da Eurofarma RC vai determinar quem será o campeão da temporada 2025 da BRB Stock Car Pro Series. No primeiro ano da geração de carros SUVs, a principal categoria do automobilismo brasileiro verá a decisão do título entre os colegas do time, Felipe Fraga e Gaetano Di Mauro, no fim de semana de 13 e 14 de dezembro no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo, na Super Final do campeonato.

Campeão da Stock Car em 2016, Felipe Fraga tenta seu segundo título quase uma década depois da primeira conquista. Atualmente com 30 anos, o piloto nascido em Jacundá (PA) e criado em Palmas (TO) construiu sua campanha ao longo de 2025 com números impressionantes: foram duas vitórias, oito pódios, duas poles e quatro troféus Vivo Man of the Race de maior pontuador de uma etapa. Em 21 corridas disputadas, Fraga completou 19 delas — seu resultado mais adverso foi um 17º lugar — e finalizou 16 provas entre os dez primeiros colocados. 

Com 856 pontos somados — já aplicados os descartes das cinco piores pontuações —, Fraga vai para a Super Final com vantagem importante perante seu companheiro de equipe.

Paulista de 28 anos, Gaetano Di Mauro está, tal qual Fraga, em sua primeira temporada correndo pela consagrada Eurofarma RC. Finalista de forma inédita em 2025 na Stock Car, o piloto do Mitsubishi Eclipse Cross #11 já faturou quatro vitórias — recordista na estatística até agora no campeonato —, somou oito vitórias, além de uma pole e um troféu Vivo Man of the Race de maior pontuador.

Das 21 corridas realizadas neste ano, Gaetano completou 18 delas, sendo 14 entre os dez primeiros. Sua colocação mais atrás foi um 24º lugar, impulsionado por uma punição de 20s em razão de um incidente na corrida principal da etapa de Cuiabá.

Gaetano vai para a decisão precisando de um pequeno milagre, já que o paulistano soma 742 pontos, 114 de déficit em relação a Fraga.

Com os números postos a mesa, quais os resultados que cada um dos finalistas precisa para conquistar o título neste fim de semana?

Como Felipe Fraga pode ser campeão — Antes de chegar ao número necessário para Fraga sagrar-se bicampeão, é importante relembrar quantos pontos estão em jogo em cada etapa e também na Super Final da Stock Car. O máximo de tentos que um piloto pode somar em um fim de semana é de 137: 80 pela vitória na corrida principal, 55 pelo triunfo na sprint e mais dois pontos extras pela pole position. Desde 2019 não há pontuação dobrada em etapas finais da Stock Car, de modo que serão 137 pontos colocados em jogo neste fim de semana em São Paulo.

Mesmo que Gaetano Di Mauro marque todos os 137 pontos em jogo em Interlagos, sua pontuação máxima seria de 879. Portanto, caso Fraga marque 24 tentos, independentemente dos resultados do seu companheiro de equipe, então o piloto do Eclipse Cross #88 ficará com o bicampeonato.

Esses 24 pontos podem ser marcados com um 12º lugar na corrida sprint, de sábado, ou então dois 20º lugares, nas provas sprint e principal, por exemplo.

Entre as muitas combinações que podem levar Fraga o segundo título na BRB Stock Car, caso Gaetano repita os resultados que o companheiro de equipe obteve em Brasília (vitória na corrida sprint e segundo lugar na corrida principal), o paulista chegaria a 871 pontos, de modo que Felipe precisaria de apenas 16 (16º na corrida sprint ou 25º na sprint e 23º na prova principal) para levantar o Troféu dos Campeões.

Como Gaetano Di Mauro pode ser campeão — O cenário para Gaetano sair de Interlagos como futuro campeão da Stock Car é bem mais complexo porque seria necessário um revés que Fraga ainda não sofreu na atual temporada. Além de não depender apenas das próprias forças, ‘Gae’ precisaria de uma conjuntura pouco provável de resultados dado o contexto da atual temporada até agora.

Di Mauro teria de registrar a pontuação máxima do fim de semana — quem mais chegou perto de alcançar tal façanha nesta temporada foi o tricampeão Ricardo Maurício, que somou 135 dos 137 tentos possíveis em Cuiabá — e torcer para que seu companheiro de equipe some no máximo 23 pontos (13º para baixo na corrida sprint e sem pontos na corrida principal ou 21º lugar nas provas de sábado e domingo).

No caso de um eventual empate em pontos, Gaetano ficaria com o título por ter mais vitórias (primeiro critério de desempate previsto por regulamento).

Outro exemplo de resultado remete à jornada em que Di Mauro foi o maior pontuador da etapa do Velocitta, na quarta rodada do campeonato. Naquela jornada, o paulista marcou 116 pontos. Mesmo se repetir tal pontuação na Super Final, o piloto chegaria a 858 pontos. Aí bastaria três tentos a Fraga (um 28º lugar na corrida sprint ou um 30º na corrida principal) para finalizar como campeão de 2025.

Programação e transmissão — Em fim de semana especial que contemplará também as disputas finais de temporada do TCR South America Banco BRB, TCR Brasil Banco BRB, BRB Fórmula 4 Brasil, Turismo Nacional e do campeonato virtual E-Stock, as atividades da Stock Car em Interlagos terão sequência com treinos livres nesta sexta-feira e sessões tendo início às 10h30 e 14h10.

O sábado começa com a sessão classificatória que definirá o último dono do Troféu Pole Position Snapdragon do ano, às 9h20. Pouco depois, os fãs terão a chance de vivenciar um momento de grande interação com seu ídolo durante a visitação aos boxes, às 11h30. Ainda no sábado, a corrida sprint que poderá coroar o grande campeão da temporada terá largada às 13h25 para 30 minutos mais uma volta de duração.

A manhã de domingo reserva uma nova edição da visitação aos boxes a partir de 10h. E às 12h10, a BRB Stock Car larga para seu último ato de 2025 com a corrida principal e a conclusão da temporada, a primeira da nova era dos carros SUVs.

A BRB Stock Car Pro Series tem transmissão ao vivo ao longo da temporada 2025 pelo canal oficial da categoria no YouTube, Band na TV aberta e canais SporTV e BandSports, emissoras por assinatura, além do canal Esporte na Band, também no YouTube.

Super Final, programação em Interlagos
Sexta-feira, 12 de dezembro
08h00 – BRB Fórmula 4 Brasil – Treino Livre 1
08h50 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Shakedown
09h10 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Treino Livre 1
09h50 – Turismo Nacional – Treino Livre 2
10h30 – BRB Stock Car Pro Series – Treino Livre 1
11h50 – BRB Fórmula 4 Brasil – Treino Livre 2
12h40 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Treino Livre 2
13h30 – Turismo Nacional – Treino Livre 3
14h10 – BRB Stock Car Pro Series – Treino Livre 2
15h30 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Classificação
16h25 – BRB Fórmula 4 Brasil – Classificação
16h55 – Turismo Nacional – Classificação

Sábado, 13 de dezembro
08h20 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 1 – 6ª etapa (30 minutos + 1 volta)
09h20 – BRB Stock Car Pro Series – Classificação
10h40 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)
11h30 – Visitação aos Boxes
13h25 – BRB Stock Car Pro Series – Corrida sprint (30 minutos + 1 volta)
14h45 – Turismo Nacional – etapa Endurance (3 horas mais uma volta)

Domingo, 14 de dezembro
08h50 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 2 – 6ª etapa (20 minutos + 1 volta)
09h40 – BRB Stock Car Pro Series – Warm Up (grupo único)
10h00 – Visitação aos Boxes
12h10 – BRB Stock Car Pro Series – Corrida principal (50 minutos + 1 volta)
14h10 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)
15h30 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 3 – 6ª etapa (30 minutos + 1 volta)

Classificação do campeonato de pilotos
1º Felipe Fraga (finalista), 856 pontos
2º Gaetano Di Mauro (finalista), 742
3º Nelson Piquet Jr., 666
4º Arthur Leist, 649
5º Guilherme Salas, 640
6º Gabriel Casagrande, 626
7º Enzo Elias, 608
8º Thiago Camilo, 604
9º Julio Campos, 552
10º Rafael Suzuki, 539
11º Felipe Baptista, 490
12º Ricardo Maurício, 472
13º Lucas Foresti, 461
14º Daniel Serra, 457
15º Allam Khodair, 456
16º Gianluca Petecof, 453
17º Cesar Ramos, 452
18º Rubens Barrichello, 448
19º Felipe Massa, 447
20º João Paulo de Oliveira, 443
21º Átila Abreu, 432
22º Cacá Bueno, 413
23º Arthur Gama, 397
24º Denis Navarro, 360
25º Ricardo Zonta, 353
26º Bruno Baptista, 325
27º Zezinho Muggiati, 301
28º Rafael Reis, 237
29º Lucas Kohl, 234
30º Helio Castroneves, 216
31º Vicente Orige, 183
32º Antonella Bassani, 25

Classificação do campeonato de equipes
1º Eurofarma RC (campeã), 1451
2º Crown Racing, 1170
3º Valda Cavaleiro Sports, 1056
4º A.Mattheis Vogel, 1006
5º Ipiranga Racing, 993
6º Scuderia Bandeiras, 949
7º TMG Racing, 923
8º CAR Racing KTF, 920
9º Blau Motorsport, 899
10º Scuderia Bandeiras Sports, 825
11º Full Time Gazoo Racing, 793
12º Full Time Cavaleiro, 762
13º RCM Motorsport, 640
14º Scuderia Chiarelli, 633
15º CAR Racing Sterling, 514
16º A.Mattheis Motorsport, 215
17º RTR Sport Team, 1

Histórico da BRB Stock Car Pro Series em Interlagos
Autódromo Internacional José Carlos Pace
Extensão atual da pista: 4.309 metros
Curvas: 15
Sentido: anti-horário

Corridas disputadas: 157
Primeira corrida: 13 de maio de 1979
Primeiro pole: Affonso Giaffone Jr. (Chevrolet Opala)
Primeiro vencedor: Affonso Giaffone Jr. (Chevrolet Opala)
Última corrida: 4 de maio de 2025
Último pole: Felipe Fraga (Mitsubishi Eclipse Cross)
Último vencedor: Felipe Fraga (Mitsubishi Eclipse Cross)

Maior vencedor da História da Stock Car em Interlagos
Em todos os tempos: Ingo Hoffmann, 26 vitórias (*)
Em atividade: Ricardo Maurício, 8 vitórias
*Três vitórias conquistadas correndo em dupla: 1991, 1992 e 1993

Os maiores vencedores
Ingo Hoffmann (*), 26 vitórias
Chico Serra, 15
Paulo Gomes, 13
Fábio Sotto Mayor, 10
Ricardo Maurício, 8
Adalberto Jardim, Cacá Bueno e Thiago Camilo, 7
Ricardo Zonta, 5
Alencar Jr., Marcos Gracia, Marcos Gomes e Felipe Fraga, 4
Affonso Giaffone Jr., Ângelo Giombelli (*), Djalma Fogaça, Xandy Negrão e Gabriel Casagrande, 3
*Três vitórias conquistadas correndo em dupla

Recordistas de pódios em Interlagos
Na história: Ingo Hoffmann, 55; Chico Serra, 29; Paulo Gomes, 28
Em atividade: Cacá Bueno, 18; Ricardo Maurício, 16; Thiago Camilo, 15

Recordes de volta mais rápida*
Recorde absoluto em classificação
1min36s152, média de 161.332 km/h, Felipe Fraga (Chevrolet Cruze), em 2019

Recorde absoluto em corrida
1min36s058, média de 161.489 km/h, Ricardo Maurício (Chevrolet Cruze), em 2019

Recorde com geração de carros SUVs em classificação
1min36s922, média de 160.050 km/h, Felipe Fraga (Mitsubishi Eclipse Cross), em 2025

Recorde com geração de carros SUVs em corrida
1min37s920, média de 158.419 km/h, Gaetano Di Mauro (Mitsubishi Eclipse Cross) em 2025


Rei da Pista: melhor retrospecto dos pilotos em atividade em Interlagos
Ricardo Maurício
Idade: 46 anos (07/01/1979)
Vitórias em Interlagos: 8 (2007, 2010, 2017, 2019, 2020, 2021, 2022 e 2023)
Largadas na Stock Car: 362
Vitórias: 39
Poles: 20
Pódios: 94
Voltas mais rápidas: 35
Campeão em: 2008, 2013 e 2020
Equipe atual: Valda Cavaleiro Sports
Carro: Chevrolet Tracker
Número: #90

Todos os campeões da BRB Stock Car
1979 – Paulo Gomes
1980 – Ingo Hoffmann
1981 – Affonso Giaffone Júnior
1982 – Alencar Junior
1983 – Paulo Gomes
1984 – Paulo Gomes
1985 – Ingo Hoffmann
1986 – Marcos Gracia
1987 – Zeca Giaffone
1988 – Fábio Sotto Mayor
1989 – Ingo Hoffmann
1990 – Ingo Hoffmann
1991 – Ingo Hoffmann/Ângelo Giombelli
1992 – Ingo Hoffmann/Ângelo Giombelli
1993 – Ingo Hoffmann/Ângelo Giombelli
1994 – Ingo Hoffmann
1995 – Paulo Gomes
1996 – Ingo Hoffmann
1997 – Ingo Hoffmann
1998 – Ingo Hoffmann
1999 – Chico Serra
2000 – Chico Serra
2001 – Chico Serra
2002 – Ingo Hoffmann
2003 – David Muffato
2004 – Giuliano Losacco
2005 – Giuliano Losacco
2006 – Cacá Bueno
2007 – Cacá Bueno
2008 – Ricardo Maurício
2009 – Cacá Bueno
2010 – Max Wilson
2011 – Cacá Bueno
2012 – Cacá Bueno
2013 – Ricardo Maurício
2014 – Rubens Barrichello
2015 – Marcos Gomes
2016 – Felipe Fraga
2017 – Daniel Serra
2018 – Daniel Serra
2019 – Daniel Serra
2020 – Ricardo Maurício
2021 – Gabriel Casagrande
2022 – Rubens Barrichello
2023 – Gabriel Casagrande
2024 – Gabriel Casagrande

Nenhum comentário:

Postar um comentário