CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial
Quarenta pilotos se reúnem no final de semana
dos dias 12 e 13 de abril no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em
Londrina (PR). Com um grid recorde em 2025, a Copa Truck realiza a
segunda etapa da temporada após um início bastante equilibrado em Campo
Grande (MS), três semanas atrás. Agora, no circuito paranaense, além de
acelerar muito na busca pelos objetivos, o pedal do freio mostra uma
importância até maior no traçado – por suas características extremamente
técnicas.
A pista de Londrina, com seus 3.146 metros de
extensão, se diferencia por ter velocidades médias mais baixas em
comparação a outros autódromos da Copa Truck, como Interlagos, por
exemplo. O traçado é composto por curvas de baixa e média velocidade,
destacando-se especialmente pelos longos raios e pelas entradas extensas
das curvas que sucedem as principais retas.
Nessas áreas, os
pilotos precisam manter a frenagem por períodos prolongados, fazendo com
que os caminhões se inclinem significativamente. Além disso, o asfalto
abrasivo contribui para um maior desgaste dos pneus e elevação da
temperatura dos freios, exigindo máxima eficiência do sistema para um
desempenho ideal, conforme explica Francisco Jardim, engenheiro de
aplicação da Fras-le, fornecedora oficial das pastilhas de freio da Copa
Truck pelo sexto ano consecutivo.
Uma volta no circuito de Londrina com um caminhão da Copa Truck leva aproximadamente 1min40s, dos quais pouco mais de 30 segundos são dedicados à frenagem. O traçado, caracterizado por curvas de variados raios e poucas retas, impõe um uso prolongado dos freios. “Apesar de Londrina exigir menor intensidade nas frenagens, elas acontecem com frequência. Em um circuito mais travado e com menos retas, as pastilhas da Fras-le são acionadas durante 34% do tempo por volta. O grande desafio aqui é controlar as temperaturas, pois, ainda que a intensidade das frenagens seja menor que em Interlagos, o tempo de uso dos freios é significativamente maior. Apesar disso, a durabilidade das pastilhas não é comprometida em nenhum cenário”, destaca Jardim.
A expertise da Fras-le no desenvolvimento de materiais de fricção se reflete em sua atuação global e no compromisso com segurança e desempenho. Na Copa Truck, suas tecnologias são testadas em condições extremas, garantindo eficiência para veículos pesados. A linha premium Fras-le HD PRO, com revestimento extra, amplia a durabilidade e protege os discos de freio, oferecendo soluções robustas para diferentes aplicações. Mais do que produzir peças, a empresa impulsiona a mobilidade com inovação e compromisso ambiental.
A Frasle Mobility investe no futuro da mobilidade por meio do Movetech, seu centro de engenharia avançada. Com 160 especialistas e três laboratórios em Caxias do Sul (RS), o Movetech vai além dos materiais de fricção, explorando compósitos estruturais e polímeros para criar soluções seguras e eficientes. Integrado ao Centro Tecnológico Randon e ao Instituto Hercílio Randon, transforma desafios em inovações, como pastilhas de freio sem cobre e sapatas ferroviárias sustentáveis, atendendo às demandas de um transporte mais responsável.
A programação abre na sexta-feira (11) com os treinos livres. No sábado (12), a ação na pista começa com a classificação da Copa Truck a partir de 12h30. No domingo (13), a visitação de boxes inicia às 10h, com desfiles às 10h30. A largada para a segunda etapa da Copa Truck acontece às 14h40 – com transmissão ao vivo por Band, SporTV e canais de streaming - Copa Truck, Parc Fermé, CATVE, Esporte na Band e HighSpeed no YouTube.
P1 Media Relations

Nenhum comentário:
Postar um comentário