segunda-feira, 7 de abril de 2025

Copa Truck vai a Londrina disputar etapa sem favoritos para a vitória

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial     

Três semanas após abrir a temporada 2025 em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, a Copa Truck pisa fundo no ritmo e chega a Londrina, no Paraná, para a segunda etapa do campeonato. Está será a primeira das duas etapas marcadas para a chamada "Capital do Café" - a outra será a penúltima do calendário em outubro, que definirá os grandes finalistas do ano.

Se a penúltima etapa servirá para definir os finalistas, a segunda servirá para mostrar a equipes e pilotos o primeiro desenho real de como será a ordem de forças da temporada. Na primeira etapa, um grande equilíbrio entre Volkswagen, Mercedes e Iveco foi apresentado nas duas classes, com os primeiros nomes começando a despontar.

Na classe Pro, são sete pontos separando os cinco primeiros, com mais destaque aos representantes de Mercedes e Volkswagen: Roberval Andrade e André Marques, vencedores das corridas 1 e 2, nesta ordem, são os líderes da tabela, com 36 e 34 pontos. Atrás deles, empatados em 30 pontos, surgem Raphael Abbate e o tricampeão Felipe Giaffone, com Cirino sendo o melhor Iveco com 29.

Além deles, outros nomes que tiveram destaque na etapa, mas que acabaram não pontuando, também merecem destaque, como Danilo Dirani e Leandro Totti, ambos da Iveco, assim como Beto Monteiro (VW), de volta após uma cirurgia cardíaca, e Jaidson Zini (MB), que também mostraram potencial de brigar entre os primeiros.

Já a classe Elite tem um Iveco, com Diogo Moscato, liderando Pedro Perdoncini, da Mercedes Benz, por um ponto (36 a 35), com o Volkswagen de Nicolas Giaffone logo atrás, com 33. Curiosamente, Moscato foi o único dos três a não ter vencido em Campo Grande, mas já faz uso de uma das armas mais importantes em um campeonato tão competitivo: a regularidade, tendo sido segundo colocado nas duas provas que abriram a temporada.

As características de Londrina são uma pimenta a mais nesta disputa: estreito e de difícil ultrapassagem para os largos caminhões, o Autódromo Internacional Ayrton Senna costuma proporcionar corridas agitadas e com muitas confusões - principalmente na largada.

"O segredo é a classificação, com certeza. Ultrapassar é complicadíssimo e você precisa sempre ousar e arriscar no lugar certo para conseguir. E não é uma pista que proporciona a você a chance de vencer as duas corridas, então, se você quiser ganhar, vai precisar escolher uma - e essa decisão depende da sua posição de largada", destaca Beto Monteiro, que já venceu no circuito em 2019 e 2024.

O argumento de Beto ganha mais força com as estatísticas: em todas as edições já disputadas em Londrina, o vencedor da corrida 1 sempre foi o que largou da pole; na corrida 2, a coisa é mais democrática por conta das tradicionais confusões que costumam acontece e somente em 2025 o vencedor largou da primeira posição.

"Na primeira prova é todo mundo mais comedido; já na segunda muita gente vai para o tudo ou nada. E esse tipo de corrida é essencial para quem pensa no campeonato como um todo, pois você pode construir no erro dos outros. Então, se não der para vencer, o ideal é somar a melhor combinação possível de resultados, com tanta velocidade quanto cuidado", completa o bicampeão da Copa Truck.

REPRESENTANTE DA CASA BUSCA VITÓRIA HISTÓRICA: Os apaixonados por automobilismo do Paraná, principalmente da região norte do Estado, possuem um motivo mais que especial para lotarem as dependências do Autódromo Internacional Ayrton Senna nos dias 12 e 13 de abril.

O motivo é uma dupla nascida e criada na região: Leandro Totti e a Vannucci Racing. Tricampeão entre os caminhões, Totti vive até hoje em Ibiporã, cidade localizada na Região Metropolitana de Londrina, onde fica a sede da Vannucci Racing, atual nome da LT Team, estrutura montada por Totti que possui três caminhões - além dele, que utiliza um Iveco na classe Pro em parceria com a equipe Dakar, também representam o time o também paranaense Rodrigo Taborda e o capixaba Hugo Cibien, ambos na divisão de acesso, a Elite, com um Volvo.

Tendo o Autódromo Internacional Ayrton Senna como principal base de testes - e eles aproveitam bastante o benefício de terem uma pista no "quintal da oficina" -, o time também vem empolgado após uma atuação maiúscula na etapa de abertura de Campo Grande: Totti andou todos os treinos entre os primeiros, mas um problema de excesso de emissão de fumaça gerou uma punição que o tirou da briga pela pole e o fez largar no meio do grid - e, por causa disso, Totti foi atingido por Bia Figueiredo e acabou não convertendo a velocidade em resultado.

"Chegamos com um caminhão novo, zero quilômetro, que nasceu muito bom logo de cara e mostrou muita velocidade. Mesmo o resultado não tendo sido o esperado, não nos frustramos, pois o desempenho foi muito acima da média. Para Londrina, a animação é a melhor possível e vamos atrás de um grande sonho particular, que seria vencer em casa com a minha equipe em uma conquista 100% da região", destaca Totti.

ESQUADRÃO PARANAENSE: Casa das corridas de caminhões no Brasil, o Paraná está muito bem representado na Copa Truck, campeonato que chega a Londrina no próximo fim de semana (12 e 13 de abril) para a primeira de três etapas no estado paranaense na temporada 2025.

São oito os pilotos paranaenses representando a região no grid da Copa Truck: Wellington Cirino (Francisco Beltrão), Leandro Totti (Ibiporã), Jaidson Zini (Cascavel), Debora Rodrigues (Bela Vista do Paraíso), Rodrigo Taborda (Curitiba) Pedro Perdoncini e Thaline Chicoski (ambos de Campo Mourão) são nascidos no Paraná.

Deles, Cirino, com quatro títulos, e Totti, com três, possuem status de lendas das pistas. Cirino é o que tem a conquista mais recente ,com o título de 2022, enquanto Perdoncini vêm de vitória em Campo Grande, Zini foi quinto e sexto nas provas, Totti estreou um caminhão novo disputando pole e pódio; já Taborda foi terceiro na Elite no ano passado, enquanto a veterana Débora e a estreante Thaline representam a força das mulheres ao lado de Bia Figueiredo.

"O Paraná é a casa das corridas de caminhões no Brasil. A primeira corrida aconteceu em Cascavel em 1987, e a cultura caminhoneira aqui é muito forte - não é a toa que um terço da temporada acontece no Paraná: teremos duas corridas aqui em Londrina e uma em Cascavel. O público é muito fiel e esperamos casa cheia na semana que vem. Uma coisa é certa: vamos dar um grande espetáculo", destaca Débora, que celebra em 2025 a marca de 27 anos competindo de caminhões.

"Sou nascido aqui e nossa equipe possui sede na região, então a animação é a melhor possível e vamos atrás de um grande sonho particular, que seria vencer em casa com a minha equipe em uma conquista 100% da região", destaca Totti, cuja equipe também possui outros dois caminhões do grid, um deles com o conterrâneo Taborda.

Além da Copa Truck, o fim de semana também contará com as corridas dos campeonatos parceiros NASCAR Brasil e Copa Hyundai HB20, configurando assim seis corridas em dois dias de evento. 

Horários: está definida a programação do maior evento de velocidade do Brasil, com corridas da Copa Truck, NASCAR Brasil Series e Copa Hyundai HB20, que realiza nos dias 12 e 13 de abril a etapa de Londrina no Autódromo Internacional Ayrton Senna.

A única diferença em relação ao formato tradicional do fim de semana é a já conhecida corrida no fim da tarde do sábado da NASCAR Brasil - as outras categorias seguem com suas programações padrão.

A Copa Truck disputa suas duas provas no domingo com transmissão ao vivo da Band, do SporTV e do streaming; a NASCAR Brasil corre no sábado e no domingo, sendo exibida pela RedeTV, ESPN e streaming, assim como a Copa HB20, cujas provas passam na RedeTV, no Canal UOL e no streaming.

Confira abaixo a programação completa:

Sexta-feira, 11 de abril de 2025
Portões fechados para o público

09h10 - Copa HB20 - Treino Livre
09h50 - Copa Truck - Treino Livre classe Elite
10h35 - Copa Truck - Treino Livre classe Pro
12h30: Copa HB20 - Treino Livre
13h10 - NASCAR Brasil - Shakedown
13h40 - NASCAR Brasil - Treino Extra classe Challenge
14h30 - Copa Truck - Treino Livre classe Elite
15h15 - Copa Truck - Treino Livre classe Pro
16h40 - Copa HB20 - Treino livre duplas
17h35 - NASCAR Brasil - Treino oficial

Sábado, 12 de abril de 2025
Abertura dos portões: 08h00

08h30 - Copa HB20 - Treino Livre
09h15 - Copa Truck - Treino Livre classe Elite
10h00 - Copa Truck - Treino Livre classe Pro
10h45 - Copa HB20 - Classificação
11h40 - NASCAR Brasil - Treino oficial
12h35 - Copa Truck - Classificação classe Elite
13h17 - Copa Truck - Classificação classe Pro
14h15 - NASCAR Brasil - Classificação
14h55 - NASCAR Brasil - Top Qualifying
15h20 - Copa HB20 - Corrida 1
16h30 - Ação promocional
18h00 - NASCAR Brasil - Corrida 1

Domingo, 13 de abril de 2025
Abertura dos portões: 08h00

08h00 - NASCAR Brasil - Warm Up
08h20 - Copa Truck - Warm Up
09h00 - Ação Promocional
10h00 - Visitação aos Boxes
10h30 - Desfile de caminhões
11h00 - Desfile de pilotos NASCAR
11h45 - Copa HB20 - Corrida 2
12h40 - NASCAR Brasil - Grid Walk
13h20 - NASCAR Brasil - Corrida 2
14h00 - Desfile de pilotos Copa Truck
14h40 - Copa Truck - Corrida 1
15h13 - Copa Truck - Corrida 2


Ingressos: está aberta a venda de ingressos para a grande festa da velocidade em Londrina, palco da segunda etapa das temporadas 2025 da Copa Truck, NASCAR Brasil Series e Copa Hyundai HB20.

Será uma oportunidade única de ver na pista tanto os grandes nomes da Truck e da NASCAR como Felipe Giaffone, Rubens Barrichello, Bia Figueiredo, Cacá Bueno, Débora Rodrigues e Gabriel Casagrande, entre outros, quanto a mistura de experiência e novos talentos que proporcionam corridas incríveis na Copa Hyundai HB20.

São dez modalidades de ingresso a partir de 25 reais que podem ser adquiridos exclusivamente por meio do site https://trucknascarbrasilhb20.byinti.com/ até o dia 11. As bilheterias físicas funcionarão apenas no sábado e no domingo do evento. 

Setores disponíveis:

- Paddock sábado e domingo
- Paddock domingo
- Passe de Visitação Arquibancada
- Passe de Visitação Alambrado
- Ingresso Arquibancada
- Ingresso Arquibancada Meia Entrada
- Ingresso Alambrado
- Ingresso Alambrado Meia Entrada
- Ingresso Caixa D'Água
- Ingresso Caixa D'Água Meia Entrada


Principais horários:

Sábado
Classificação Truck: 12h30
Classificação NASCAR: 14h15
Corrida HB20: 15h30
Corrida NASCAR: 18h00

Domingo
Visitação: 10h00
Desfiles: 10h30
Corrida HB20: 11h45
Corrida NASCAR: 13h20
Corridas Truck: 14h40


Bilheteria física:

Sábado: 08:00 às 17h00
Domingo: a partir das 08:00 


Abertura dos portões:

12/04 (sábado) – 08:00
13/04 (domingo) – 08:00 

Estacionamento

Localizado no Setor Caixa D'Água - não incluso no ingresso, cobrado na hora e lotação de acordo com a chegada. Valor de 50 reais pelos dois dias.


Classificação etária

- Cinco anos
- Menores de cinco anos não terão acesso ao evento;
- Menores entre cinco e 15 anos só terão acesso acompanhados de responsável legal e de documentos.

CALENDÁRIO 2025

Etapa 1 - 23 de março - Campo Grande (MS)
Etapa 2 - 13 de abril - Londrina (PR)
Etapa 3 - 18 de maio - Interlagos (SP)
Etapa 4 - 15 de junho - Rio Grande do Sul (RS)
Etapa 5 - 13 de julho - Cascavel (PR)
Etapa 6 - 24 de agosto - Santa Cruz do Sul (RS)
Etapa 7 - 21 de setembro - Curvelo (MG)
Etapa 8 - 19 de outubro - Londrina (PR)
Etapa 9 - 7 de dezembro - Interlagos (SP) 

Comunicação Copa Truck

Nenhum comentário:

Postar um comentário