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Em 14 de
julho, o icônico Autódromo de Interlagos sediará o Campeonato Mundial de
Endurance FIA-WEC pela terceira vez em sua história, após quase uma
década desde a última edição. A Michelin, pioneira na ciência de
materiais para fabricação
de pneus, é a fornecedora oficial de pneus da prova e disponibilizará a
linha MICHELIN Pilot Sport Endurance para os competidores.
Pilotos de 19
carros, colocados na pista por 9 importantes fabricantes de automóveis,
percorrerão as 15 curvas ao longo dos mais de 4,3 mil quilômetros em um
espírito de descoberta, tal como em Lusail (Qatar) ou em Ímola (Itália)
na primeira parte
da temporada.
A preparação
da Michelin Motorsport foi semelhante à das equipes de corrida, com a
análise detalhada dos dados disponíveis sobre a pista. “Desde o início
da temporada, nossos pneus têm apresentado um elevado nível de
desempenho em qualquer tipo
de circuito. Nossos simuladores permitiram perceber o que enfrentávamos:
uma pista exigente, que não deixa tréguas aos pilotos e aos pneus.
Interlagos é um circuito físico que conecta curvas em diferentes
velocidades e com uma curva acentuada que
alguns comparam ao Raidillon de l’Eau Rouge em Spa-Francorchamps.
Dependendo do setor, a carga sobre os pneus será mais ou menos elevada e
a sucessão de curvas para a direita das curvas 6 a 8 irá sobrecarregar
os pneus do lado esquerdo. No entanto,
não notamos qualquer alerta particular durante os nossos exercícios
preparatórios. Nossos pneus foram feitos para suportar este tipo de
stress e para oferecer desempenho a longo prazo em temperaturas muito
amplas”, explica Pierre Alves, Gerente de
Competições de Motorsport da Michelin.
Ao longo das décadas, a Michelin tem demonstrado globalmente seu desempenho com pneus de competição. Mais do que nunca, o automobilismo funciona como um acelerador tecnológico. As condições extremas inerentes ao esporte proporcionam a oportunidade de inovar, experimentar em tempo recorde, aprender, criar e acelerar o desenvolvimento de soluções.
Dessa forma, a Michelin promove a sua campanha #WeRaceForChange
com o objetivo de explicar como o motorsport contribui para a inovação e
é vetor de mudança na maneira como o mundo se movimenta. As competições
desempenham um papel
fundamental no desenvolvimento de uma estratégia baseada no progresso
tecnológico.
Para o grande
retorno do World Endurance ao circuito de Interlagos, os competidores da
categoria Hypercar se beneficiarão dos pneus MICHELIN Pilot Sport
Endurance com dois tipos distintos de compostos slick:
- Médio (medium): mistura versátil para terrenos secos;
- Duro (hard): para as temperaturas mais altas do solo, caso os termômetros subam, mesmo no inverno.
“Estamos
felizes de retornar ao Brasil para celebrar a inovação em uma pista
especial como é Interlagos. Como sempre, estaremos ao lado dos nossos
parceiros para os aconselhar sobre a sua estratégia de pneus”, continua
Pierre Alves. “Dependendo
do tempo, pode ser apropriado mudar do pneu médio (medium) para o duro
(hard) durante a tarde. Dado o tipo de circuito, a aceleração será
bastante rápida, qualquer que seja a escolha da borracha. Depois do S do
Senna, no setor 1, a série de curvas
será propícia a uma boa subida de temperatura, principalmente porque no
coração da tarde – e, portanto, no meio da corrida - o piso poderá
chegar aos 40°C”, espera.
Não há
previsão de chuva para a competição, mas, em caso de umidade, os
parceiros da Michelin poderão contar com o desempenho de alto nível do
MICHELIN Pilot Sport. Esse pneu permite permanecer na pista
independentemente da intensidade da chuva ou
se a trajetória começar a secar. É provável que seu desempenho
proporcione tempos de volta muito competitivos quando as condições mudam
e faz o elo perfeito com o regresso aos pneus slick.
Em Interlagos, o evento começará na sexta-feira, 12 de julho, com a primeira sessão de treinos livres. O sábado será data também da classificação e do procedimento Hyperpole, que determinará as posições de todos no grid de largada. Cada carro poderá usar 12 pneus para testes e 18 para qualificação e corrida. Os 10 pilotos qualificados na Hyperpole terão um conjunto de pneus Médios reservados para o exercício, que serão posteriormente utilizados em testes privados. A largada da Rolex 6 Horas de São Paulo será dada no domingo, 14 de julho, às 11h30.
textual.com.br
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