quinta-feira, 11 de julho de 2024

MICHELIN é a fornecedora oficial de pneus da Rolex 6 Horas de São Paulo

 

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Em 14 de julho, o icônico Autódromo de Interlagos sediará o Campeonato Mundial de Endurance FIA-WEC pela terceira vez em sua história, após quase uma década desde a última edição. A Michelin, pioneira na ciência de materiais para fabricação de pneus, é a fornecedora oficial de pneus da prova e disponibilizará a linha MICHELIN Pilot Sport Endurance para os competidores.

Pilotos de 19 carros, colocados na pista por 9 importantes fabricantes de automóveis, percorrerão as 15 curvas ao longo dos mais de 4,3 mil quilômetros em um espírito de descoberta, tal como em Lusail (Qatar) ou em Ímola (Itália) na primeira parte da temporada.

A preparação da Michelin Motorsport foi semelhante à das equipes de corrida, com a análise detalhada dos dados disponíveis sobre a pista. “Desde o início da temporada, nossos pneus têm apresentado um elevado nível de desempenho em qualquer tipo de circuito. Nossos simuladores permitiram perceber o que enfrentávamos: uma pista exigente, que não deixa tréguas aos pilotos e aos pneus. Interlagos é um circuito físico que conecta curvas em diferentes velocidades e com uma curva acentuada que alguns comparam ao Raidillon de l’Eau Rouge em Spa-Francorchamps. Dependendo do setor, a carga sobre os pneus será mais ou menos elevada e a sucessão de curvas para a direita das curvas 6 a 8 irá sobrecarregar os pneus do lado esquerdo. No entanto, não notamos qualquer alerta particular durante os nossos exercícios preparatórios. Nossos pneus foram feitos para suportar este tipo de stress e para oferecer desempenho a longo prazo em temperaturas muito amplas”, explica Pierre Alves, Gerente de Competições de Motorsport da Michelin.

Ao longo das décadas, a Michelin tem demonstrado globalmente seu desempenho com pneus de competição. Mais do que nunca, o automobilismo funciona como um acelerador tecnológico. As condições extremas inerentes ao esporte proporcionam a oportunidade de inovar, experimentar em tempo recorde, aprender, criar e acelerar o desenvolvimento de soluções.

Dessa forma, a Michelin promove a sua campanha #WeRaceForChange com o objetivo de explicar como o motorsport contribui para a inovação e é vetor de mudança na maneira como o mundo se movimenta. As competições desempenham um papel fundamental no desenvolvimento de uma estratégia baseada no progresso tecnológico.

Para o grande retorno do World Endurance ao circuito de Interlagos, os competidores da categoria Hypercar se beneficiarão dos pneus MICHELIN Pilot Sport Endurance com dois tipos distintos de compostos slick:

  • Médio (medium): mistura versátil para terrenos secos;
  • Duro (hard): para as temperaturas mais altas do solo, caso os termômetros subam, mesmo no inverno.

“Estamos felizes de retornar ao Brasil para celebrar a inovação em uma pista especial como é Interlagos. Como sempre, estaremos ao lado dos nossos parceiros para os aconselhar sobre a sua estratégia de pneus”, continua Pierre Alves. “Dependendo do tempo, pode ser apropriado mudar do pneu médio (medium) para o duro (hard) durante a tarde. Dado o tipo de circuito, a aceleração será bastante rápida, qualquer que seja a escolha da borracha. Depois do S do Senna, no setor 1, a série de curvas será propícia a uma boa subida de temperatura, principalmente porque no coração da tarde – e, portanto, no meio da corrida - o piso poderá chegar aos 40°C”, espera.

Não há previsão de chuva para a competição, mas, em caso de umidade, os parceiros da Michelin poderão contar com o desempenho de alto nível do MICHELIN Pilot Sport. Esse pneu permite permanecer na pista independentemente da intensidade da chuva ou se a trajetória começar a secar. É provável que seu desempenho proporcione tempos de volta muito competitivos quando as condições mudam e faz o elo perfeito com o regresso aos pneus slick.

Em Interlagos, o evento começará na sexta-feira, 12 de julho, com a primeira sessão de treinos livres. O sábado será data também da classificação e do procedimento Hyperpole, que determinará as posições de todos no grid de largada. Cada carro poderá usar 12 pneus para testes e 18 para qualificação e corrida. Os 10 pilotos qualificados na Hyperpole terão um conjunto de pneus Médios reservados para o exercício, que serão posteriormente utilizados em testes privados. A largada da Rolex 6 Horas de São Paulo será dada no domingo, 14 de julho, às 11h30.

 textual.com.br

 

 

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