sexta-feira, 10 de maio de 2024

Ferrari é pole da TotalEnergies 6 Horas de Spa-Francorchamps. "Damas de Ferro" saem na frente na LMGT3

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil   

A sexta-feira (10 de maio) foi de festa para as marcas italianas Ferrari e Lamborghini no FIA WEC, o Campeonato Mundial de Endurance da FIA. Na sessão classificatória que definiu o grid de largada da TotalEnergies 6 Horas de Spa-Francorchamps, terceira etapa da temporada 2024, Antonio Fuoco repetiu o feito da Ferrari AF Corse em Ímola e conquistou a pole position na classe Hypercar com a 499P #50 depois de superar o Porsche 963 #5 pilotado por Matt Campbell, piloto da Porsche Penske Motorsport. E Alex Lynn posicionou o Cadillac V-Series.R #2 da Cadillac Racing na terceira posição.

Na classe LMGT3, o grande nome do dia foi a dona da casa, a belga Sarah Bovy consolidou a forte performance exibida pela equipe Iron Dames nos treinos livres e cravou a pole position a bordo do Lamborghini Huracan LMGT3 Evo2 #85. James Cottingham, parceiro de equipe United Autosports do brasileiro Nicolas Costa, posicionou a McLaren 720S Evo #59 na Hyperpole e vai largar em quinto. Darren Leung, companheiro de Augusto Farfus no BMW M4 LMGT3 #31 do Team WRT, fechou a classificação em 13º lugar.

Ferrari na frente em Spa — A abertura da classificação na classe Hypercar entregou inicialmente um equilíbrio de forças, com três marcas diferentes no top-3. Fuoco foi o mais rápido com a Ferrari 499P #50 ao virar 2min02s462, enquanto Brendon Hartley, a bordo do Toyota GR010 – Hybrid #8, fechou em segundo, a apenas 0s124 do tempo do italiano, e o Porsche 963 #5 em terceiro com Matt Campbell guiando o carro da equipe Porsche Penske Motorsport. Quem também foi bem foi a Ferrari da AF Corse, com Robert Kubica ao volante, na quarta colocação, o Alpine A424 conduzido por Charles Milesi, em quinto, e a Cadillac Racing, que avançou à Hyperpole com Alex Lynn fechando o top-10.

Por outro lado, a Ferrari 499P #51, guiada na classificação por James Calado, e o Toyota GR010 – Hybrid #7 de Kamui Kobayashi, não conseguiram passar para a definição do pole position em Spa-Francorchamps.

A Porsche chegou a colocar quatro carros nas quatro primeiras posições no início da Hyperpole, com Matt Campbell puxando a fila com o Porsche Penske #5. Mas Fuoco reafirmou o favoritismo da Ferrari e deixou os alemães para trás ao cravar 2min02s600, exatamente 0s507 mais rápido que Campbell, o suficiente para comemorar a pole position pela segunda vez consecutiva.

Alex Lynn colocou a Cadillac Racing na terceira posição do grid, em desempenho ainda melhor do que na primeira parte da classificação. Na sequência, vieram três Porsche 963: o da Proton Competition #99, guiado por Julien Andlauer; Callum Ilott com o #12 da Hertz Team JOTA, e Kévin Estre com o Porsche Penske #6. Fecharam o top-10 do grid Brendon Hartley com a Toyota, Charles Milesi, da Alpine, Robert Kubica com a Ferrari 499P da AF Corse, e Robin Frijns com a BMW M Hybrid V8 #20 do Team WRT.

‘Damas de Ferro’ na pole — Com 18 carros na classe LMGT3, a primeira parte da classificação foi liderada pelo Lamborghini Huracan Evo2 da Iron Dames. Sarah Bovy foi a responsável por colocar a equipe em primeiro lugar, avançando com o conjunto para a Superpole com o tempo de 2min20s527, num prenúncio do que estava por vir.

Ahmad Al Harthy, com o BMW M4 #46 do Team WRT se colocou em segundo, com o Porsche 911 GT3 R #91 da Manthey EMA em terceiro, com Yasser Sahin ao volante. 

Entre os dez carros que avançaram à fase decisiva estava a McLaren 720S Evo #59 pilotada por James Cottingham, companheiro de equipe do brasileiro Nicolas Costa na United Autosports, assim como o McLaren #95 pilotado por Joshua Caygill . Darren Leung, colega de tripulação de Augusto Farfus no BMW M4 LMGT3 #31 do Team WRT, fechou a tomada de tempos na 13ª colocação.

Um grande susto marcou a sessão com a forte batida sofrida por Malykhin, que escapou na saída da Eau Rouge e bateu muito forte na barreira de pneus. A Hyperpole teve de ser interrompida com bandeira vermelha. O piloto foi encaminhado ao hospital para exames de praxe, mas estava bem, reportou a transmissão oficial do FIA WEC. 

A tomada de tempos foi retomada quando restavam pouco mais de sete minutos para o fim e consolidou a forte performance da Iron Dames. Saray Bovy confirmou a pole position ao marcar 2min20s755. Joshua Caygill colocou a McLaren #95 da United Autosports na segunda colocação, 0s337 atrás da belga, e Ahmad Al Harthy foi o terceiro com a BMW M4 #46. Cottingham colocou a McLaren pilotada também por Nicolas Costa em quinto lugar no grid da LMGT3.

Gestão de pneus vai desafiar pilotos — Nicolas Costa comemorou muito o resultado na classificação. Pela primeira vez na temporada a McLaren #59 da United Autosports vai largar no top-5. “Foi maravilhoso. Não poderia ter sido melhor. Foi muito positivo esse salto para a gente”, destacou.

Ao falar sobre a prova deste sábado, o carioca de 32 anos reforçou o desafio com o consumo dos pneus, mas mostrou confiança na conquista de um bom resultado no seu reencontro com Spa 13 anos depois. “Será uma corrida de gestão, os pneus estão sofrendo muito aqui, mas acreditamos que temos um bom carro em ritmo de corrida e que vamos conseguir brigar ali para se manter no top-5. Esperançoso de que vamos fazer uma boa corrida. Minha única prova aqui foi em 2011, com um carro completamente diferente, um Formula Abarth. Então, praticamente aprendi a pista nos treinos que tivemos e fiz o melhor para evoluir o máximo. Me sinto bem competitivo para a corrida amanhã”, concluiu.

A largada da TotalEnergies 6 Horas de Spa-Francorchamps está marcada para 8h (horário de Brasília) de sábado.

O BandSports transmitirá a corrida pela TV por assinatura e integralmente por meio do canal no YouTube Esporte na Band, site da Band e no aplicativo Bandplay. Nestes, a transmissão começa às 7h30 de sábado. Por meio do seu canal no YouTube, o site Grande Prêmio também exibirá a prova ao vivo na íntegra. 

maisbrasil.com.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário