quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

Dakar 2024: Na décima etapa, carro da MSL Rally faz o 12º tempo entre os Challenger

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil  

Gunter Hinkelmann e Fabrício Bianchini cruzaram a chegada da décima etapa do 46º Dakar, nesta quarta-feira (17), eufóricos com sua melhora de desempenho. A dupla completou os 371 quilômetros da especial em forma de laço em torno da região de Al’Ula com o 12º melhor tempo entre os carros da Challenger (UTVs T3), em 4h07m03s. O resultado influiu diretamente na tabela classificatória acumulada da divisão, na qual o conjunto subiu mais duas posições e agora figura no 23º lugar, somando 89h11m08s.

Nesta décima especial da competição, que teve formato de laço em torno das rochas monumentais da região de Al’Ula, a dificuldade maior foi na navegação. Um trecho cronometrado que pôs a prova a perícia e astúcia dos competidores. O percurso foi formado por um labirinto, com muitas mudanças de direção, poucas retas, muitas pegadinhas e waypoints escondidos. Desta vez, teve menos dunas do que nas etapas anteriores, mas isso não significou que os obstáculos fossem menores. Um trajeto que exigiu muita estratégia e foco. E qualquer erro poderia significar a perda de minutos preciosos na cronometragem.

Com a MSL Rally não foi diferente. A  UTV T3 Max (FIA) Taurus #343 desenvolveu bem ao longo do  percurso. Nos primeiros pontos de controle, o conjunto oscilou entre o quarto e o quinto melhor tempo da categoria, mas no caminho para o quarto WP (km 180) a dupla perdeu as referências de navegação e precisou recalcular a rota, chegando em 10º. Desde então a dupla gerenciou o tempo, brigando entre o 10º e o 12º lugar, posição que ocupou ao cruzar a linha final do trecho cronometrado.

“No Dakar nós não podemos chegar achando que vai acelerar com tudo. Tem que vir, conhecer e voltar pra correr de verdade. Nós só fomos entender a dinâmica da competição a partir da quinta etapa. E desde então, estamos competindo tentando entender como melhor se encaixar na prova”, comenta Gunter Hinkelmann.  “Hoje, eu considero que foi um dos melhores dias que tivemos. Quero agradecer a equipe BBR que preparou um carro excelente pra nós. Nos próximos dias, nossa estratégia não será olhar mais o resultado na geral, mas ficaremos focados em evoluir todo dia”, aponta.

O piloto da MSL destaca que o maior desafio do Dakar são as dunas. “E um tipo de piso que não temos tanto no Brasil, mas aqui é completamente diferente. É um excesso delas. No começo foi complicado, mas ao passar dos dias, nós aprendemos a lidar com elas e agora ficou um pouco mais fácil”, conclui.

O último deslocamento do Dakar 2024 promete uma verdadeira prova de resistência. No caminho ate Yanbu, uma especial de 480 quilômetros, a maior parte em piso duro, terreno árido e acidentado, com buracos e depressões ao longo do trajeto. Um verdadeiro desafio físico para os pilotos.

O Dakar é o maior rali off-road do mundo e acontece sob regulamento do W2RC, o Mundial organizado pela FIA que conta com cinco etapas. A distância total percorrida pelos competidores da edição 2024 é de 7.891 km, nos quais 4.727 km são de especiais cronometradas. Este ano, o percurso do Dakar terá até 60% de trechos inéditos e em quase todas as etapas passam por dunas.

Esta é a estreia da MSL Rally no Dakar, mas não é a primeira vez da parceria de Gunter Hinkelmann e Fabrício Bianchini em eventos internacionais. A dupla atuou em conjunto no South América Rally Race (SARR), em fevereiro do ano passado, na Argentina, na qual ganhou a última etapa; no Rally Marrocos, em que venceu oito etapas; a última edição realizada do Rally Sertões, em que terminou na segunda colocação na categoria T1-FIA; e o Baja Portalegre 500, em setembro passado, disputado em Portugal, em que ficou em segundo lugar na categoria T8 no primeiro dia de competições.

O Dakar 2024 conta pontos para o Mundial de Rally Cross Country (FIA e FIM).

  • Resultado da décima etapa – Challenger

1) #318 (Bra) Marcelo Tiglia Gastaldi/ (Bra) Carlos Sachs, Team Bbr, 03h44m13s

2) #312 (Arg) Nicolas Cavigliasso/ (Arg) Valentina Pertegarini, Taurus Factory Team, 03h45m39s

3) #308 (Arg) David Zille/ (Arg) Sebastian Cesana, South Racing Can-Am, 03h50m46s

4) #300 (Ltu) Rokas Baciuska/ (Esp) Oriol Vidal Montijano, Can-Am Factory Team, 03h51m42s

5) #306 (Esp) Cristina G Herrero/ (Esp) Pablo M Huete, Red Bull Off-Road Jr Team Usa By Bfg, 03h51m53s

6) #303 (Usa) Mitchell Guthrie/ (Usa) Kellon Walch, Taurus Factory Team, 03h52m25s

7) #305 (Usa) Austin Jones/ (Bra) Gustavo Gugelmin, Can-Am Factory Team, 03h52m52s

8) #315 (Prt) Ricardo Porem/ (Arg) Augusto Sanz, Mmp, 03h57m59s

9) #337 (Prt) Joao Monteiro/ (Prt) Nuno Morais, South Racing Can-Am, 04h03m50s

10) #311 (Sau) SalehAlsaif/ (Qat) Nasser Alkuwari, Dark Horse Team, 04h04m28s

12) #343 (Bra) Gunter Hinkelmann/ (Bra) Fabricio Bianchini, Team Bbr, 04h07m03s

 

  • Classificação acumulada após 10 etapas:

1) #303 (Usa) Mitchell Guthrie/(Usa) Kellon Walch, Taurus Factory Team, 46h01m50s

2) #306 (Esp) Cristina G Herrero/(Esp) Pablo M Huete, Red Bull Off-Road Jr Team Usa By Bfg, 46h29m53s

3) #301 (Chl) Francisco Lopez Contardo/(Chl) Juan Pablo Latrach, Can-Am Factory Team, 47h15m38s

4) #300 (Ltu) Rokas Baciuska/(Esp) Oriol Vidal Montijano, Can-Am Factory Team, 47h124m03s

5) #305 (Usa) Austin Jones/(Bra) Gustavo Gugelmin, Can-Am Factory Team, 47h29m32s

6) #311 (Sau) SalehAlsaif/(Qat) Nasser Alkuwari, Dark Horse Team, 49h46m48s

7) #315 (Prt) Ricardo Porem/(Arg) Augusto Sanz, Mmp, 49h47m12s

8) #318 (Bra) Marcelo Tiglia Gastaldi/(Bra) Carlos Sachs, Team Bbr, 50h32m42s

9) #312 (Arg) Nicolas Cavigliasso/(Arg) Valentina Pertegarini, Taurus Factory Team, 53h02m11s

10) #336 (Nld) Paul Spierings/(Nld) Jan Pieter Van Der Stelt, Dakarteam Spierings, 53h25m46s

23) #343 (Bra) Gunter Hinkelmann/ (Bra) Fabricio Bianchini, Team Bbr, 89h11m08s

Sig Comunicação

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário