CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil
Pilotos, equipes e fornecedores da Stock Car Pro Series provaram
neste domingo (2) em Goiânia que a capacidade de adaptação é uma das
principais qualidades vistas na principal categoria do automobilismo
brasileiro. Na quente etapa de abertura, as vitórias foram de Daniel
Serra, da Eurofarma-RC, e de Thiago Camilo, da Ipiranga Racing.
O início da temporada 2023 trouxe novidades, a principal delas a
mudança no fornecimento de pneus. Assim, algumas alterações
aerodinâmicas foram feitas nos Toyota Corolla e Chevrolet Cruze V8: a
altura mínima do carro foi elevada e os carros passaram a usar também um
aerofólio traseiro mais largo.
As mudanças trouxeram um
verdadeiro show de disputas, ultrapassagens e também toques entre os
carros, empolgando o bom público presente às arquibancadas do autódromo
da capital goiana.
“Pneus novos e aerofólios traseiros maiores
trouxeram alguns desafios para o sistema de freios, especialmente para
os discos fornecidos pela Fremax e as pastilhas de freio da Fras-le. A
maioria das equipes conseguiu mexer até no próprio balanço de frenagem,
tirando um pouco da força na dianteira e jogar maior porcentagem para os
freios traseiros. Isso contribuiu para o bom desempenho dos conjuntos
porque as temperaturas máximas fossem menores para os discos e pastilhas
dianteiros e um pouco maior nos traseiros. No final das contas foi
muito bom, porque com todas as mudanças os conjuntos apresentaram ótimo
desempenho e segurança”, avaliou André Brezolin, engenheiro de projeto
da Fras-le e da Fremax, fornecedoras oficiais das pastilhas e discos de
freio da Stock Car.
O primeiro piloto a subir no degrau mais alto do pódio em 2023 foi o tricampeão Daniel Serra, mostrando forte desempenho desde os treinos livres. “Não dá para pedir um início melhor: vencendo a corrida e saindo de Goiânia na liderança do campeonato. Tenho que agradecer a equipe pelo trabalho, porque todos os carros do time estavam andando lá na frente; os mecânicos foram sensacionais nos pit stops, enfim, agora é comemorar um pouco e depois colocar os pés no chão para já pensar na próxima corrida”, disse.
Em segundo lugar na primeira prova terminou Bruno Baptista, autor da pole position. Ricardo Zonta também foi ao pódio, em terceiro lugar. Gabriel Casagrande, Nelsinho Piquet, Thiago Camilo, Ricardo Maurício, Allam Khodair, Julio Campos e Marcos Gomes fecharam os dez primeiros que inverteram as posições no grid para a corrida 2 – que foi, também, bastante disputada.
Thiago Camilo emocionou a todos os que estavam no Autódromo Internacional Ayrton Senna em seu reencontro com a vitória. Thiago perdeu recentemente o tio, Sergio Ruas, também ex-piloto da Stock Car, em um acidente de moto em Minas Gerais. “Estou no automobilismo graças ao meu pai e ao meu tio. São os dois incentivadores da minha carreira, e os caras que me apoiaram desde o começo. Se não fosse por eles, não estaria aqui. Então, doeu muito essa perda para mim, uma semana antes de começar o campeonato, eu que me preparo e me dedico tanto a isso para começar o campeonato bem, senti de fato, mesmo sendo muito frio neste momento. E o principal, uma perda por descaso. Não foi uma fatalidade, o acidente do meu tio, e é isso que me dói”, disse Camilo, homenageando o tio Sergio Ruas, que faleceu em um acidente de moto há duas semanas. “Ele com certeza estava comigo nessa corrida. Foi a corrida mais emocionante da minha vida e a mais simbólica, por ser a vitória que me coloca como maior vencedor em atividade”, completou o piloto do Toyota Corolla que correu nesta etapa excepcionalmente com o número 16, justamente como forma de homenagear Sergio Ruas.
Ricardo Maurício terminou em segundo, inicialmente com Rubens Barrichello em terceiro. O campeão de 2022, no entanto, foi punido com a adição de cinco segundos a seu tempo de prova por um toque com Gabriel Casagrande. Assim, Felipe Fraga subiu à terceira posição tendo Gaetano di Mauro na quarta colocação e Marcos Gomes em quinto. Felipe Baptista, Daniel Serra, Matías Rossi, Nelsinho Piquet e Denis Navarro fecharam os dez primeiros.
A ordem do campeonato após a primeira das 12 etapas tem Daniel Serra na liderança com 43 pontos, quatro a mais que Thiago Camilo, o vice-líder. Ricardo Maurício é o terceiro com 28, empatado com Bruno Baptista. Nelsinho Piquet deixa Goiânia com 27 pontos, enquanto Marcos Gomes, Ricardo Zonta, Rubens Barrichello, Allam Khodair e Gabriel Casagrande fecham os dez primeiros da pontuação. A segunda das 12 etapas da Stock Car Pro Series acontece dentro de três semanas, no dia 23 de abril no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP).
Fonte: P1 Media Relations
Nenhum comentário:
Postar um comentário